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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Cine Dicas: Estreias do final de semana (27/10/16)





A Garota no Trem
Sinopse:Rachel (Emily Blunt) leva uma vida solitária e gosta de criar histórias para pessoas que vê diariamente no trem. Certo dia, Rachel rotula um casal com a vida perfeita e acaba testemunhando um crime envolvendo essas pessoas e passa a correr perigo por causa disso.

  Amnésia (2016)

Sinopse:Nos anos 1990, Jo sai de Berlim e vai para Ibiza com o sonho de se tornar um DJ de sucesso. Sua sorte pode começar a mudar com a chance de tocar na badalada boate Amnesia. Enquanto isso, ele faz amizade com a vizinha, uma mulher de meia-idade que por muitos anos preferiu manter o passado esquecido. 
  
Fora do Rumo

Sinopse: Um detetive de Hong Kong (Jackie Chan) precisa proteger um vigarista americano (Johnny Knoxville) que se meteu numa grande encrenca. O cara acabou testemunhando um crime e agora está na mira da máfia chinesa.
 
Lolo: O Filho da Minha Namorada

Sinopse: A quarentona Violet (Julie Delpy) está solteira há um bom tempo até que conhece o atrapalhado Jean-René (Danny Boon). Os dois começam a namorar e se depender do filho adolescente dela, Lolo (Vincent Lacoste), esse relacionamento tem prazo de validade, transformando a vida do namorado da mãe num inferno.
 
Trolls

Sinopse: Poppy (dublada em inglês por Anna Kendrick) é a líder dos Trolls e é conhecida por ser insanamente feliz. Todos do vilarejo onde vivem estão com medo com a chegada do gigante faminto Berguen, que sequestra vários Trolls. Agora, Poppy tem de unir forças com o irritadinho Branch (dublado em inglês por Justin Timberlake) para conseguir salvar seus amigos.
 

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quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: OUIJA - ORIGEM DO MAL



Sinopse: Nos anos 60, uma viúva é capaz de se comunicar com espíritos por meio do tabuleiro de Ouija. Ela faz isso para tirar dinheiro de pessoas céticas. Certa noite, a mulher usa o tabuleiro e acaba convocando, sem querer, uma entidade maligna que possui o corpo de sua filha caçula. 

Com um orçamento de apenas R$ 5 milhões de dólares, Ouija - O Jogo dos Espíritos acabou arrecadando mais de R$ 100 milhões e se tornando um dos filmes mais bem sucedidos de 2014. Porém, as péssimas críticas da época foram tantas, que me fizeram não ir para assistir a obra. Contudo, não cometi esse mesmo erro com Ouija - Origem do Mal, do qual conseguiu a proeza de me assustar e me surpreender, mesmo usando velhas fórmulas tão manjadas dentro do gênero.
Dirigido por Mike Flanagan (O Sono da Morte) acompanhamos o dia a dia de uma mãe e de suas duas filhas, que vivem ganhando a vida usando métodos para enganar pessoas através da clara vidência. Certo dia, a mãe decide comprar um tabuleiro de Quija, para então melhorar o atendimento durante as sessões. Mal sabe ela que isso desencadeará sérias consequências para o futuro próximo.
Claro que, quando surge o tabuleiro em cena, todo mundo já imagina o que irá acontecer em seguida. Mas uma coisa é a gente já conhecer as regras desse tipo de filme, outra é saber como elas serão idealizadas ao longo da projeção. Pelo visto Flanagan pensou duas vezes em não cair numa vala comum, pois é curioso observar como ele consegue nos convencer a  prestarmos atenção no que irá acontecer em seguida.
Todas as fórmulas dos filmes de terror atuais estão lá: sustos inesperados, vulto nas sombras, portas com rangidas e família desesperada perante o inexplicável. A carta surpresa do cineasta é então usar essas fórmulas e inserir situações das quais nos engane facilmente, pois se achamos que uma determinada situação tem uma explicação da qual já conhecemos, pode ter certeza que é muito pelo contrário do que nós imaginamos.
Além disso, os efeitos que, embora simples, nos impressionam, principalmente quando eles surgem fora do foco e criando uma sensação de desconforto. Fora isso, é preciso dar palmas pela boa reconstituição da época, já que a moda e a cultura dos anos 60 estão presentes a todo o momento durante a projeção. Se nos filmes de Invocação do Mal isso deu muito certo, aqui não seria diferente, desde que fosse realmente bem feito.
Mas independente da mão segura do cineasta, ou da parte técnica sob medida, nada disso funcionaria se o pequeno elenco não funcionasse na tela, ao começar pela pequena atriz Lulu Wilson. Interpretando a pequena Doris, Lulu surpreende ao apresentar a sua personagem como um ser dócil, mas que aos poucos vai demonstrando um comportamento dúbio, logo que começa os estranhos eventos dentro da casa. A jovem atriz com certeza possui aquele ar angelical, mas que não esconde uma aura perversa e que facilmente ela usa no decorrer do filme quando as forças do mal dominam o cenário como um todo.
Perante a isso, os interpretes Elizabeth Reaser,,Annalise Basso e Henry Thomas pouco podem fazer para incrementar algo de diferente nos seus respectivos personagens, a não ser se tornarem peças de um xadrez, cujo o cheque mate logo irá os alcançar. Aliás, é preciso dar crédito para o terceiro ato e final da trama, pois além de ser amedrontador, ele nos proporciona momentos bem fora do convencional, principalmente para aqueles que buscam algo mastigado, mas nenhum pouco desafiador. Com isso, diferente do bom, mas previsível Quando as Luzes se apagam, aqui testemunhamos algo poucas vezes visto no cinema atual de horror e fazendo da obra muito mais corajosa e atraente do que o normal.
Ouija - Origem do Mal, pode até nos apresentar elementos já vistos tantas vezes em outros filmes, mas é graças aos seus desdobramentos assustadoramente bem orquestrados dentro da trama que fazem então toda a diferença.  




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Cine Curiosidade: Cris Lopes divulga filme sobre suicidio e excesso de consumo e fala de valorização da vida

Att: Redação - Sugestão de Pauta: (abaixo com link da entrevista no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=v_BVdZ2ivf8
Cris Lopes divulga filme sobre suicidio e excesso de consumo e fala de valorização da vida
A atriz de cinema Cris Lopes está divulgando o filme que atuou sobre suicidio, AGS - Agence Générale du S... com direção de Rodney Borges, que tem obtido sucesso nos festivais de cinema no Brasil e em breve estréia no circuito internacional. A personagem de Cris, é uma madame francesa extremamente consumista que procura a agência AGS para encomendar sua morte fazendo exigências como requinte e conforto, aparenta ter dupla personalidade e descreve um de seus problemas como não ter ido a Paris este ano por causa da crise econômica.  Cheia de dúvidas sobre morrer e com muito bom gosto até para seu último momento, Madame Christie (atriz Cris Lopes) muito preocupada com a beleza, ela se interessa por serviços da curiosa agência como por exemplo, uma sessão de selfies para o dia de seu suposto "evento" apresentados pelo atendente, o personagem Monsieur (ator Euler Santi) através de um catálogo de produtos que o cliente escolhe como quer morrer.
O filme AGS traz várias críticas, satirizando o excesso de consumo com muito humor negro e ironia, mostrando que os prazeres da vida são tão agradáveis e confortantes do que qualquer depressão ou desejo de planejar a própria morte.
AGS é uma produção de R30 Filmes e Alterea Filmes, com roteiro baseado na obra francesa "AGS" do francês Jacques Rigaut adaptado por Euler Santi.
Assista aqui a entrevista com os protagonistas do filme, Cris Lopes e Euler Santiatores experientes que já atuaram em emissoras como Globo e Rede Record, além de diversos filmes.

CRÉDITOS:  Foto: atriz internacional Cris Lopes (posters: Filme AGS e  filme: FREER canadian film)  Entrevista: Web Reporter News / Tv Uol
Divulgação no Brasil : Filme AGS Página Oficial @filmeags
Cris Lopes, Atriz, Actress - FanPage @crislopesoficial . Twitter @crislopesOFC . Instagram @crislopes.oficial.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cine Especial: Abbas Kiarostami: A invenção do real: Parte 1



Nos dias 12 e 13 de novembro eu irei participarei do curso Abbas Kiarostami: A invenção do real, criado pelo Cine Um ministrado pela jornalista Ivonete Pinto. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu irei relembrar um pouco de cada um dos seus filmes, dos quais ele transmitia o seu lado mais criativo. Algo que infelizmente se encontra cada vez mais raro  no cinema atual.  


O Relatório (1977)



Sinopse: Um funcionário público do Ministério das Finanças é acusado de corrupção; ao mesmo tempo, seu casamento está em crise. Após uma violenta discussão com a esposa, ela tenta o suicídio.


O negativo original de O Relatório foi aparentemente destruído durante a revolução, ou golpe, iraniana. A única cópia sobrevivente é uma master de vídeo feita a partir da cópia do lançamento na Inglaterra. Exibido na sessão Raros da sala PF Gastal de Porto Alegre deste ano, o público teve o privilegio de assistir um Irã não muito diferente do que se via com relação aos costumes do ocidente, mas já dando indícios de que algo de diferente iria mudar no país como um todo.
Neste que é uma de suas primeiras obras, Kiarostami já demonstra dotes de um grande cineasta que viria a ser reconhecido anos mais tarde pelo mundo.

 

Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987)



Sinopse: Menino de oito anos precisa devolver bloco de anotações que pegou por engano de um amigo ameaçado de ser expulso da escola.


O diretor Kiarostami, já nos créditos iniciais, prepara o caminho para um ensaio visual de ritmo lento sobre o cotidiano de uma pequena aldeia no interior do Irã. Através do pequeno herói protagonista da trama, podemos passar de porta em porta, onde vemos ele pedindo às pessoas que o ajudem. Em cada parada Ahmad vai construindo sua jornada e adquirindo informações. Nós que assistimos, ficamos apreensivos pela possível punição que ele sofrerá quando retornar para casa. Não só isso, mas tememos também que algo de muito pior aconteça. Em pouco tempo, nos encontramos nervosos, sem nunca sabermos o que iremos encontrar no próximo beco. É nessa idas e vindas que testemunhamos um cotidiano pacato de pessoas simples e de como estas sobrevivem ao longo do seu dia a dia. 
  

Close-up (1990)



Sinopse: Jovem cinéfilo apaixonado pelo trabalho do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf acaba preso ao se fazer passar pelo famoso diretor e vai a julgamento, acusado por uma família rica de falsidade ideológica, roubo e extorsão. 


Abbas Kiarostamis sempre preferiu trabalhar com amadores e fora dos estúdios. O som direto, a falta de música e os silêncios prolongados compõem o espaço sonoro do cinema deste realizador. Detrás do silêncio, existe uma atitude reflexiva vinda dele. O cinema de Kiarostami se concentrava na economia das palavras e oferece-se uma alternativa viável ao excessivo cinema dito de mainstream. Close Up de 1990, é um documentário com atores reais de uma historia também real, em que um homem se faz passar por um realizador Iraniano famoso.
O filme tem imagens reais como foi no tribunal ou quando o personagem principal estava na prisão, às restantes imagens são fictícias, embora sempre com as personagens reais.

 

E a Vida Continua (1991)



Sinopse:Após a tragédia do terremoto de Guilan, na busca de pessoas que trabalharam com ele anos atrás, um diretor de cinema e seu filho encontram a fé e a esperança em pessoas que perderam tudo após o acontecimento. 


Embora muitos considerem esse filme como parte de uma trilogia que o cineasta criou (ao lado de Onde fica a Casa do meu Amigo? e Através das Oliveiras) é uma obra que pode ser vista também independente de ter ou não visto os filmes anteriores. A busca dos dois protagonistas da trama por pequenos atores é feito com um velho automóvel percorrendo a árida paisagem devastada pelo terremoto no Irã. Tudo apontará para o trágico. Mas não trilha por esse caminho, certamente mais fácil, Kiarostami. Ele prefere a vida. A reconstrução dos seus moradores a partir dos escombros, com o barulho intermitente de caminhões, britadeiras, marretadas, todos os sons e imagens se dirigem para os elementos vitais, como se a vida fluísse involuntariamente aos sentimentos que poderíamos impingir pelas milhares de mortes que sabemos presentes.   

 

Através das Oliveiras (1994)



Sinopse: Uma cidade no norte do Irã, arrasada por um terremoto, serve de locação para um filme. O diretor contrata atores locais, sem saber que os intérpretes dos protagonistas foram impedidos de se casarem, na vida real, pela família da moça. Durante as filmagens, ele tenta conquistar a amada.


A lente de Kiarostami nos mostra uma história de amor que surge gradualmente entre um casal de atores. Há um forte caráter metalingüístico e há também um apurado e pessoal olhar do diretor para as pessoas simples que são recrutadas para trabalhar no filme. Através das Oliveiras é uma obra que passa uma grande sensibilidade e beleza. E que não perde o seu principal foco que é apresentar o lado mais humano de cada um dos personagens.  



Mais informações e inscrições você confere clicando aqui.



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