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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 2 de abril de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: CINDERELA (2015)



Sinopse: Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino.
Depois da releitura corajosa de A Bela Adormecida vista no filme Malévola, seria questão de tempo que o estúdio Disney buscasse outra de suas princesas para serem readaptadas para os novos tempos e a escolhida agora é Cinderela. Porém, diferente do filme estrelado por Angelina Jolie, Cinderela não é uma releitura, mas sim uma adaptação em live-action com algumas mudanças significativas, como os ratos que, diferente do filme original, não falam e o destino do pai do Príncipe Encantado é completamente modificado. Contudo, Cinderela consegue criar uma boa história para toda a família, com cenas contagiantes, apesar de ter problemas em alguns momentos, se alongando muito em algumas sequências das quais poderia nos poupar.
Basicamente, todos os personagens que o filme possui já estão na sinopse e no geral, os atores se saem bem, mas não exatamente de uma forma exemplar a todo o momento. Felizmente Lily James (Fúria de Titãs 2) como Cinderela, em minha opinião, consegue nos convencer e faz jus a personagem, mesmo quando aplica nela o lema de ser pura e gentil, que foi passado por sua mãe antes de vir a falecer. Poderia soar forçadamente, mas a atriz consegue nos convencer ao passar a força da virtude vinda de sua personagem.       
Não citado na sinopse, também temos Helena Bonham Carter (Clube da Luta) como a fada madrinha, mas que acaba tendo apenas uma participação especial, porém se tornando um dos pontos altos da trama. Entretanto, quem rouba a cena em todos os momentos em que aparece, e é de longe a melhor atuação do filme, é Cate Blanchett (Blue Jasmine) como a madrasta má, cometendo apenas algumas ações um tanto que previsíveis, mas nada que apague seu brilho durante o filme.
O figurino, assim como maquiagem, é fantásticos, muito bem trabalhados. A direção de arte e fotografia possui um casamento maravilhoso, onde cada cena é um quadro vivo em movimento. Atenção para a cena em que Cinderela se apresenta ao baile, onde todas as partes técnicas se alinham, para criar um dos grandes momentos do filme.
Embora não seja um trabalho original vindo de sua mente, Kenneth Branagh (Hamlet) injeta toda a sua criatividade e sua forma de se fazer cinema. Na cena do baile, por exemplo, Branagh novamente se esbalda com os seus movimentos frenéticos de câmera (visto muito bem em filmes que ele fez como Frankenstein de Mary Shelley) e nos criando a sensação de estar em movimento  junto com os protagonistas. Pelo visto, Branagh pegou gosto em dirigir super produções (como Thor), mas sempre conseguindo criar aprofundamento shakespeariano como ele bem gosta de fazer.
Agora, a trilha sonora me surpreendeu muito. Original, instrumental e melódica, as músicas sempre se encaixam muito bem com o momento do filme, emoções da protagonista e tudo mais, criando cenas de uma sensibilidade imensa. De longe, outro dos grandes pontos fortes do filme. 
O novo filme da Cinderela cria um sentimento de nostalgia para aqueles que viram o original, mesmo mantendo certos valores e estereótipos que, hoje em dia, podem soar um tanto que forçados, mas sendo bem conduzidos, pode sim agradar as famílias do nosso tempo. Nada de  revolucionário como Malévola, mas não significa que seja algo dispensável aos nossos olhos.
Nota: Antes de assistir Cinderela, curta Frozen: Febre Congelante, que dá continuidade as aventuras das irmãs Ana e Elsa e serve como um pequeno aperitivo para o futuro Frozen 2.   


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Cine Dicas: Estreias do final de Semana (02/04/15)



O Ano Mais Violento
 
Sinopse: Na cidade de Nova York em 1981 um imigrante luta para proteger os seus negócios e a sua família durante o ano mais perigoso da história da cidade.


Michael Kohlhaas - Justiça e Honra
Sinopse: No século XVI, na região de Cévennes, no centro-sul da França, vive o vendedor de cavalos Michael Kohlhaas (Mads Mikkelsen). Ele tem uma vida tranquila e próspera, até sofrer uma grande injustiça de um nobre poderoso. Michael, homem religioso e íntegro, não vai medir esforços para conquistar novamente sua honra, mesmo que seja preciso iniciar uma guerra por todo o país. 

 O Último Ato
Sinopse: Desde os 13 anos a vida do lendário ator de teatro Simon Axler se resume aos palcos. Quando sente que está perdendo o dom para atuação ele entra em crise e parte para um retiro na floresta. Sua vida segue tranquila até a chegada da filha de um de seus melhores amigos para uma visita . Aos poucos o caos se instala. Baseado no livro de Philip Roth esta é a história de um homem que viveu uma vida dentro de sua própia imaginação e agora não pode mais voltar. Do mesmo diretor de Bom dia Vietnã Rain Man e Sleepers - A vingança adormecida. Festivais de Veneza e de Toronto 2014.

 14 Estações de Maria 
 
Sinopse: Maria (Lea Van Acken) se encontra dividida entre dois mundos. Na escola, a menina de 14 anos tem todos os interesses típicos de uma adolescente de sua idade, mas quando está em casa com a família, ela precisa seguir com rigidez os tradicionais ensinamentos católicos. Qualquer coisa que Maria faça ou pense deve ser examinado por Deus, o que a deixa com um medo constante de cometer algum pecado. Preocupada em agradar a todos, a menina logo se vê em meio ao fogo cruzado: como conciliar seus sentimentos pelo colega de classe com seus votos de pureza em nome de Deus?


Um Momento Pode Mudar Tudo
 
Sinopse: Kate é diagnosticada com ELA. Bec é uma estudante impertinente e aspirante a cantora de rock que aceita uma tentativa desesperada de emprego para dar assistência a Kate. Enquanto o casamento de Kate e Evan se deteriora ambas passam a se apoiar em algo que se torna um laço nãoconvencional.


Velozes e Furiosos 7 - 3D

Sinopse: Sétimo filme da série Velozes & Furiosos. Dirigido por James Wan e estrelado por Vin Diesel Paul Walker Jordana Brewster e Dwayne Johnson.




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quarta-feira, 1 de abril de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: A Série Divergente: Insurgente



Sinopse: Sequência de Divergente (2014) filme de ficção científica baseado no romance homônimo de Veronica Roth. A trama segue a aventura de Tris em um mundo distópico onde ele deve esconder o fato de não pertencer a nenhuma facção oficial.



Um dos maiores acertos da série de filmes iniciada em “Divergente” eram seus ótimos efeitos especiais, mostrando um mundo que usa e abusa da realidade virtual, criando locações imensas, maravilhosas, algumas vezes destruindo tudo e situações inserindo diferentes pessoas em variados contextos. E em “A Série Divergente: Insurgente“, a situação se mantém, com a computação gráfica sendo o grande chamariz do longa. Em “Insurgente”, Shailene Woodley volta como Tris, a menina que não se encaixa em nenhuma das facções do mundo pós-apocalíptico da série.
E se no primeiro filme a moça precisava evoluir, como quem sai da infância para adolescência, pode-se dizer que neste segundo ela precisa lidar consigo mesma, com quem realmente ela é. O segundo filme da série é quase um grito de aceitação, mostrando Tris tendo de amadurecer e aceitar seu papel na distópica sociedade. Novamente fazendo um paralelo com as fases da vida humana, se o primeiro filme era a passagem da infância para a adolescência, “A Série Divergente: Insurgente” é um adolescente rebelde que busca compreender o seu papel no universo que vive.
Do restante dos personagens, é meio complicado se identificar com alguns deles, sendo que cada um deles devem um pouco de  personalidade própria. Apenas o Peter de Miles Teller como o salvador da pátria, volta e meia criando situações de conflito com Tris. Tirando isso, é preciso concordar com relação à preocupação em trazer efeitos visuais ainda mais belos do que os do filme anterior, gerou a criação de um longa que conta com alguns dos melhores efeitos de computação gráfica do cinema recente, mas não há nada que justifique o 3D na produção, sendo que ele somente esta ali unicamente para lhe cobrar mais caro o ingresso.
Mesmo com a mudança de diretor, com a entrada de Robert Schwentke no lugar de Neil Burger, Insurgente ainda herdou de Divergente o óbvio do “bem vence o mal”, que se passa em uma sociedade futurista onde existe uma divisão muito rígida e delimitada por grupos com divergências econômicas e de status. Aqueles que possuem mais poder encontram sempre a culpa vindo do mal de outro grupo. Aí é que Tris cresce no filme. Ela precisa encontrar aliados, além de ter que conviver com todas as coisas envolvidas da vida de sua família contra a sedenta líder da Erudição. 
Boas sequências de ação e diálogos, mas o ritmo é um tanto quanto truncado. Vale destacar também a concepção do cenário das facções (ou das cidades) no futuro. Tudo bem elaborado. O ponto alto de Insurgente fica para o final. Tris tem que passar por um teste exigindo de sua Erudição: lealdade, perdão, amor ao próximo para abrir uma caixa que contém a suposta solução por essa Chicago do futuro segregada por diferentes facções. Com um final redondinho e meio que previsível, A Série Divergente: Insurgente, por incrível que pareça, consegue a proeza de criar segundos finais, que nos fazem desejar ver o quanto antes a conclusão dessa saga literária no cinema.



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Cine Especial: Ficção Científica dos Anos 50: Parte 6

Para mim será agora que 2015 começa, pois em início de abril, eu estarei retornando para as atividades do Cena Um (agora Cine Um). Nos dias 06, 07,08 e 09 de abril participarei do curso de cinema Ficção Científica dos anos 50, que será ministrado pelo Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial Carlos Primati. Enquanto os dias da atividade não chegam, irei postar por aqui sobre os melhores filmes que melhor sintetizaram o temor e a paranoia da civilização nos anos 50.


VAMPIROS DE ALMAS
Sinopse: A trama é sobre o médico Miles Bennell. Após voltar de um congresso para a sua cidade natal, ele se depara com um fenômeno estranho: diversas pessoas afirmam que seus parentes não são os mesmos, apesar de manterem a aparência física e as lembranças. Incrédulo no início, aos poucos Bennell vai descobrindo que tudo faz parte de uma invasão alienígena, que assume a forma das pessoas para conquistar seu objetivo.
Numa época (anos 50) em que tanto povo americano como o próprio governo viviam com a paranoia de comunistas infiltrados em todos os lugares (e que causou a caça as bruxas dentro do cinema americano), o diretor Don Siegel (Fuga de Alcatraz) cria uma parábola desta época de perseguição, por meio de uma simples, mas eficaz conto de ficção cientifica. O filme se beneficia ainda mais pelo econômico roteiro escrito por David Mainwaring, para tornar a historia agiu e com um clima de paranoia em que os personagens passam durante o processo e fazendo acreditarem que qualquer um pode não ser mais o que dizem que são, e com isso, cria-se uma verdadeira corrida contra o tempo, sem muito uso de efeitos especiais. Aqui, tudo é mais sugestivo e muito bem elaborado em clima de suspense e tensão.
Atenção para a fantástica cena onde o protagonista, o dr. Bennell está correndo como um louco em meio a carros numa avenida. Uma das cenas mais clássicas do cinema de terror e ficção de todos os tempos.

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terça-feira, 31 de março de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: BRANCO SAI, PRETO FICA


Sinopse: Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.


Branco sai preto fica, o cineasta Adirley Queirós namora com o Cinema marginal dos anos 60 e 70, nitidamente se inspirando em filmes de Rogério Sganzerla e Andrea Tonacci (O bandido da luz vermelha e Bang bang). Aqui as regras da verossimilhança são quebradas na construção da trama: desdém aos gêneros, quadrinhos, animação, musical, cultura pop, satírico, documental, ficção, tudo misturado num imenso liquidificador e criando um sabor genuíno. Nessa salada, Queirós deixa o cinéfilo com a pulga atrás da orelha, pois a ficção e documentário se misturam a todo o momento (lembrando obras recentes como Castanha). Pegando um evento traumático que ocorreu na metade dos anos 80, na cidade satétite de Ceilândia, o cineasta quer falar sobre preconceito e a separação das classes sociais em Brasília (e o Brasil como um todo). Durante um baile funk, policiais militares saíram invadindo e atacando a socos as pessoas negras do local. Aos gritos, a pessoa que se diz autoridade disse: "Branco sai preto fica". Entre os sobreviventes, acompanhamos as historias de dois dos dançarinos: Marquim e Sartana. Marquim perdeu o movimento das pernas e Sartana usa perna mecânica, consequência da selvageria policial. Sonhos arruinados, os dois, na parte fictícia, criam um esquema para destruir a capital do país: lançar uma bomba "cultural", que contém músicas e outros itens que eles consideram importantes e que serão usados como arma contra o preconceito. O filme se passa em três tempos: passado (por meio das fotos e matérias de época, além da narração off e depoimentos), presente ( a vida atual dos dois sobreviventes, que moram em Ceilândia e sofrem com a questão da pobreza e do fato de serem deficientes físicos.) e futuro (um  vingador vem do futuro para colher registros que comprovem a violência criada pelos policiais). É justamente na parte ficção científica em que o filme nos puxa certas risadas e ganha atenção total do cinéfilo: de uma forma bem simples tecnicamente, mostra um dialogo através de um telão, sendo que esses momentos remete o clássico seriado Jornada nas Estrelas. Mostra uma viagem pelo espaço usando trilhos do metrô e um quiosque metálico onde o personagem viaja pelo tempo. Ame ou odeie o filme, uma coisa não há como negar de forma alguma: a coragem do cineasta em querer fazer o seu filme, da sua maneira e sem se intimidar com as suas consequências. Tendo a segurança pelo que faz, apenas pela paixão de gostar naquilo que está criando, se inspirando numa história trágica de seus protagonistas, em meio a uma trilha que remete os bons tempos dos bailes funk, para não dizer de uma época que se tornou mais dourada conforme os anos passam.    




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Cine Dica: Musical pioneiro de King Vidor na Sessão Aurora

Neste sábado, 4 de abril, às 18h, a Sessão Aurora exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o musical Aleluia! (1929), de King Vidor, um dos filmes seminais do início do cinema falado. Com entrada franca, a exibição faz parte do ciclo Histórias do Cinema Americano, produzida pelos editores do Zinematógrafo, fanzine de crítica de cinema de Porto Alegre. Depois do filme, acontece um debate. Projeção digital com legendas em português.
Um dos primeiros filmes hollywoodianos com protagonistas negros, Aleluia! marca um momento de pura ousadia de King Vidor, realizador influente do período clássico americano. Após o sucesso absoluto de A Turba (1928), que deu prestígio e encheu os cofres da MGM, Vidor abriu mão do seu salário, fugiu dos estúdios e encontrou nos estados do Tennessee e do Arkansas o cenário para filmar o drama de Zeke, um homem na encruzilhada entre a espiritualidade e a carnalidade.
Ao longo das décadas, o texano Vidor recebeu críticas e elogios pela obra, um marco na delicada transição entre o silencioso e o sonoro, com uma preciosa coleção de canções tradicionais. Houve quem celebrasse a ousadia da pioneira representação da cultura negra norte-americana em um período ainda marcado pela forte segregação racial. Em contrapartida, muitos críticos condenaram certo olhar paternalista de um branco em relação aos personagens e seus dramas.
SINOPSE: Zeke, o filho mais velho de uma família que cultiva algodão, vai até a cidade para vender sua colheita. Por causa de seu interesse por uma mulher muito sedutora, Chick, ele acaba perdendo toda o dinheiro da venda e se envolve em uma tragédia, tornando-se depois um pastor e casando com uma amiga. Porém, seu destino e o de Chick voltam a se cruzar.

SESSÃO AURORA ALELUIA! (Hallelujah!, 1929, 109 minutos)
Direção: King Vidor
Elenco: Daniel L. Haynes, Mae McKinney, William Fountaine, Harry Gray Parson, Fanny Belle.
Exibição digital com legendas em português
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133