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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 6 de abril de 2010

Cine Clássicos: LUXÚRIA DE VAMPIROS

Segunda parte da trilogia da famosa vampira aumenta na dose de horror e erotismo
Sinopse:
Carmilla Karustein reencarna no corpo de uma linda jovem (Yutte Stensgaard) durante um ritual de magia negra. A vampira inicia então uma terrível seqüência de depravação sexual entre as jovens de uma escola para garotas. Mas, o propósito de Carmilla não param por ai. Ela precisa se alimentar e os moradores do vilarejo sabem que precisaram se unir para derrotar esse terrível mal.
O filme tem como característica principal a exploração do erotismo feminino ao mostrar belas mulheres semi nuas em cenas envolvendo vampirismo e lesbianismo, situações que começaram a ser apresentadas no filme anterior da trilogia. A também aqueles clichês góticos característicos como um castelo imponente no alto de uma colina, um vilarejo próximo atormentado pelo medo, as carruagens, os túmulos, o nevoeiro rasteiro na floresta fantasmagórica à noite, e todo aquele clima de horror que imperava na Europa de alguns séculos atrás. Yutte Stensgaard fica devendo na interpretação se comparado a atriz Ingrid Pitt do filme anterior, embora seja uma linda atriz. Em contra partida temos a presensa iponente de Mike Raven que aqui faz o Conde Karnstein mas a primeira vista parece que é o propio Christopher Lee em cena, sendo que ambos os atores se parecem muito um com outro.

Cine Clássicos: CARMILLA, A VAMPIRA DE KARNSTEIN

Ousado filme da fase decadente dos estudios Hammer
Sinopse:
Quando uma misteriosa condessa viaja para o exterior para visitar um amigo doente, o general Spielsdorf oferece sua hospitalidade para cuidar de sua filha Carmilla. O que o general não imagina é que Carmilla é a reencarnação de uma terrível vampira que inicia um ritual macabro para saciar sua sede de sangue. Primeiro filme da trilogia Karnstein que explora a personagem criada pelo escritor irlandês Joseph Sheridan LeFanu.

Baseado no livro Carmilla", escrito pelo igualmente irlandês Sheridan Le Fanu (1814 / 1873), o filme foi uma das inúmeras alternativas dos estúdios Hammer no início da década de 70 em se manter firme, pois após alguns filmes regulares, o estúdio andava que mau das pernas na época. Com uma proposta ousada naquele tempo, o filme carregada um certa dose de erotismo e lesbianismo, algo raro na época e curiosamente em nenhum momento o filme possui algum toque de humor tendo um clima bem sério e sombrio.
Destaque para a participação de Peter Cushing, o eterno lendário caçador de vampiros Prof. Van Helsing e claro para atriz polonesa Ingrid Pitt que se tornou uma das mais sensuais vampiras do cinema com esse filme e acabou participando de outros inúmeros tipos do gênero como A Condessa Drácula

CINE ESPECIAL: ALICE NO PAIS DAS MARAVILHAS

LOCAIS DE INSPIRAÇÃO



Na Grã-Bretanha existe muitos lugares aonde o escritor Lewis Carroll usou como inspiração para a criação de seu maior conto. Atualmente muitos desses lugares estão se tornando em pontos turisticos, confiram:




 Antony House
Que integra a The National Trust (fundação nacional de locais de interesse historico), é uma mansão clássica do século 18, situada na Cornualha, proxima a Plymouth e foi a unica locação real para as filmagens de Alice.
Para comemorar o filme a National Trust está tranformando a Antony House na terra de fantasias imaginada por Lewis Carrol criando um espetaculo teatral atualmente.



A igreja Croft Church

Igreja que o pai do escritor era pastor, dizem que boa parte de Alice no Pais das Maravilhas foi criada dentro e nas imediações da paróquia e da igreja. Alguns historiadores dizem que o famoso gato do conto foi inspirado numa escultura que se localiiza dentro da igreja.



OXFORD
Foi onde o escritor estudou e posteriormente lecionou e onde provavelmente tambem serviu de fontes de idéias para o seu conto.



O Mount Cemetery
Se encontra em Guildford, é a ultima morada de Carroll, Guilford també abriga Chestnuts, a casa alugada pelo autor e os jardins de Alice onde se encontra a estatua de Alice e a St, Mary Church, que é a construção mais antiga do vilarejo e local do funeral de Carroll.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Cine Clássicos: FOME DE VIVER

FILME DE HORROR A FRENTE DO SEU TEMPO
sinopse:
Manhattan, Nova York. Miriam Blaylock (Catherine Deneuve) é uma vampira que consegue se manter "viva" e bela através dos séculos com o sangue dos seus amantes. Em retribuição os jovens e as moças que se envolvem com ela não envelhecem, até Miriam ter tirado bastante sangue deles. Infelizmente seu atual parceiro, John (David Bowie), está tendo um envelhecimento extremamente rápido e a expectativa de vida é de apenas 24 horas. Desesperado, ele procura a ajuda da médica Sarah Roberts (Susan Sarandon), que é especialista em envelhecimento prematuro. Inicialmente ela não crê na história de John, mas pede para esperá-la. Ao voltar, 2 horas depois, vê que ele envelheceu décadas naquele curto espaço de tempo. Ela pensa em tentar fazer alguma coisa, mas John deixa o local bem irritado e frustrado, pois sabe que para ele seu tempo acabou. Sem ter a menor noção do que está acontecendo, Sarah vai até a casa dele e acaba conhecendo Miriam. Após uma conversa e uma bebida elas acabam indo para cama e logo Sarah descobre que sua vida tomou um rumo totalmente inesperado.
Filme a frente do seu tempo que acabou rapidamente se tornando um grande Cult. Dirigido na época por Tony Scott (Nevoeiro) o filme apresenta uma nova abordagem sobre o vampirismo nunca antes vista. Fotografia, montagem, trilha e maquiagem na medida certa, retratando o mundo gótico que os 80 vivia e que na época era pura moda. Mas o destaque mesmo vai pelo ótimo elenco formado por David Bowie, Catherine Deneuve e Susan Sarandon, essas duas alias protagonizam uma alucinante cena de sexo que chocou as platéias naquela época.

Cine Clássicos: CONDE DRÁCULA

O MAIS VIOLENTO FILME DOS ESTÚDIOS HAMMER 
SINOPSE:
Uma vez de volta à vida, o eterno "Príncipe das Trevas" Drácula (Christopher Lee) continua a matar as belas jovens do vilarejo vizinho de seu imponente castelo gótico, sugando-lhe o sangue pelo pescoço. Revoltados, os aldeões se reúnem.

O sexto filme da série e o quinto estrelado pelo eterno Christopher Lee. O filme pertence a fase que os estúdios Hammer infelizmente já não estava nos seus melhores tempos, mesmo assim o filme é mais um otimo exemplo do bom e velho filme de horror, com castelo fantasmagórico, camponeses amedrontados, e viajantes que acabam se metendo no lugar errado e na hora errada. Vale nota que esse é o mais violento filme de toda a série, não falta cenas fortes, como Drácula matando a punhaladas uma de suas servas, ou numa chacina dentro de uma igreja, onde várias mulheres foram mortas por morcegos a serviço do conde. Tudo para dar mais audiência e atrair mais o publico que o estúdio estava começando a perder e uma pequena mostra do que os filmes de terror iriam apresentar no restante da década de 70.

Cine Clássicos: Drácula: O Principe das trevas

Filme que somente provou uma coisa: Christopher Lee sempre será lembrado como Drácula
Sinopse
Jovens casais viajando em férias são aconselhados por moradores de um pequeno vilarejo na região das Montanhas Carpathians a desistir de seus planos. Segundo os habitantes da região uma maldição vive escondida no interior da floresta. Julgando tratar-se de mera superstição dos moradores locais, os viajantes ignoram o aviso e partem em direção ao desconhecido. Abandonados pelo cocheiro em pleno interior da floresta, eles caminham até um castelo onde poderão contar apenas com a hospitalidade do Conde Drácula.
Seqüência do clássico O Vampiro na noite e novamente estrelado pelo eterno Drácula Christopher Lee. O filme apesar de ser inferior em laguns aspectos (a ausencia do otimo Van Helsing (Peter Cushing) é sentida) o filme é um otimo exemplar da boa e velha experiência de se assistir um bom filme de horror do pioneiro estúdios Hammer. Curiosamente neste filme Drácula não fala nenhuma palavra, isso porque Lee não gostou do roteiro que foi escrito por Jimmy Sangster (creditado como John Sansom), a partir de uma história do produtor Anthony Hinds (sob o pseudônimo de John Elder). Tanto que para evitar a possibilidade de uma repercussão insatisfatória de seu personagem, ele pediu que sua participação fosse silenciosa, ou seja, o vampiro não diz uma única palavra no filme inteiro, apenas atuando com expressões faciais, e somente entrou em cena após quase cinqüenta minutos de história. Mesmo não falando nada, a presença de Christopher Lee é sempre marcante.

Cine Clássicos: O VAMPIRO DA NOITE

Filme que fez de Christopher Lee um dos melhores Dráculas de todos os tempos
Sinopse:
Jonathan Harker ataca Drácula no seu castelo, e o vampiro resolver se vingar atacando a família da noiva dele. Harker pede ajuda do dr. Van Helsing, estudioso de vampiros determinado a destruir Drácula.
Com a direção de Terence Fisher (A Maldição de Frankenstein) o filme foi o sucesso definitivo dos estúdios Hammer que acabou se tornando o melhor estúdio na época para se fazer filmes de terror e suspense. Christopher Lee encarnou pela primeira vez Conde Drácula nesta película e acabou entrando para historia como um dos melhores Drácula de todos os tempos. Com poucas palavras mas com uma presença marcante, Lee simplesmente criou um Drácula assustador, com seus caninos afiados e seus olhos vermelhos que ainda hoje assusta. O filme também tem como grande destaque o personagem caçador de vampiros dr. Van Helsing interpretado com elegância pelo ator Peter Cushing se tornando a versão Van Helsing definitiva do cinema. O embate dos dois protagonistas é marcante e ambos os atores sempre contracenariam em outros filmes de horror do estúdio.