Confira a minha analise sobre abertura de um dos melhores filmes do mestre Sergio Leone.
Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Pesquisar este blog
sábado, 22 de dezembro de 2018
Cine Especial: Cinematv: O Ambiente Sonoro de Era Uma Vez no Oeste.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Curiosidade: Inauguração do Pub Galpão 58 tem casa lotada e recebe celebridades em São Paulo na cidade turística de São Miguel Arcanjo
A atriz internacional Cris Lopes e o diretor de cinema Rodney Borges marcaram presença como convidados especiais com amigos. O Pub Galpão 58 inaugurou em grande estilo com presença de artistas e convidados especiais em sua sede no estado de São Paulo na cidade turística de São Miguel Arcanjo. Estiveram presentes na inauguração: atriz internacional de cinema e tv premiada Cris Lopes, o diretor de cinema Rodney Borges, Secretário de Cultura e Turismo Aelson Apolinário e sua esposa Camila G. Ferreira, o cantor Edinho Ribeiro, o fotógrafo Eigi Iwasaki (Mostra Fotográfica Inspirações), a produtora de eventos Eliana Lopes Nogueira e o Dr. José Antonio Moura Lopes que atua na segurança pública.
A chopperia já conquistou o público e se tornou o novo point do verão, com casa lotada e muitos elogios.Com amplo espaço rústico e moderno, paisagismo e iluminação aconchegante, o Galpão 58 tem diversos ambientes para relaxar, se divertir e reunir amigos e oferece uma ótima estrutura para eventos com área ao ar livre, além de muito chopp e diversas porções de petiscos com direção da casa de Alessandro Pereira Lopes e Edson Ivasaki. Com som ao vivo, a casa teve esta semana a presença especial do cantor Edinho Ribeiro que está lançando seu novo CD.
Próximo a Sorocaba e Itapetininga, o destino turístico de São Miguel Arcanjo está crescendo cada vez mais e se destacando pelo turismo ecológico, com grandes áreas verdes, cachoeiras com reservas naturais com Mata Atlântica Preservada como o Parque Estadual Carlos Botelho e o Parque do Zizo, e o turismo religioso com milhares de devotos do padroeiro da cidade que se deslocam de diversos pontos do país para visitar a Basilica de São Miguel Arcanjo reconhecida pelo Vaticano este ano.
Mais informações: Pub Galpão 58: www.facebook.com/galpao58sma
Fan Page Cine & TV @crislopesoficial Atriz internacional Cris Lopes (tv, entrevistas e trailers Brasil e exterior): https://www.facebook.com/crislopesoficial
Crédito Fotos: Foto 1: Atriz internacional Cris Lopes, Diretor Rodney Borges, Eigi Iwasaki, Eliana Lopes e Dr. José Antonio Lopes
Divulgação:
Brasil/Portugal/Argentina/Canadá/USA/Japão:IMPRENSACL:(5511) 3582.7654/3835.7205 - Entrevistas WHATSAPP: (5511) 99653.0651 email: imprensacl@terra.com.br
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
quinta-feira, 20 de dezembro de 2018
Cine Dicas: Estreias do final de semana (20/12/18)
O RETORNO DE MARY POPPINS
Sinopse: Mary Poppins desce mais uma vez dos céus para reencontrar seu fiel amigo Jack e ajudar Michael e Jane Banks, agora adultos trabalhadores, que sofreram uma perda pessoal.
ASAKO I & II
Sinopse: Asako tem 21 anos e mora em Osaka. Ela se apaixona por Baku, um rapaz de espírito livre e misterioso. Porém, ele desaparece de sua vida de repente.
CONQUISTAR, AMAR E VIVER INTENSAMENTE
Sinopse: Jacques é um escritor e dramaturgo que vive em Paris. Arthur é um jovem estudando em Rennes. Eles se encontram na esquina entre um teatro e cinema.
DETETIVES DO PRÉDIO AZUL 2: O MISTÉRIO ITALIANO
Sinopse: Durante a Expo-Bruxos, a maior feira de bruxos do mundo, Pippo, Bento e Sol viajam até a Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice, que foi sequestrada pelos bruxos Máximo e Mínima Buongusto.
DIAMANTINO
Sinopse: Diamantino é uma estrela do futebol mundial, até que, de repente, perde todo o seu talento e se aposenta como um fracasso aos olhos da opinião pública.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Curiosidade: Humor negro premiado "AGS" com Cris Lopes e Euler Santi será exibido em São Paulo na 2a Mostra de Cinema em Sorocaba
Direção de Rodney Borges, "Agence Générale du Suicide" esteve na Espanha, Argentina, Uruguai, Cine Sesc São Paulo e diversos festivais de cinema no Brasil, com prêmios de Melhor Atriz para Cris Lopes, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Montagem. Dias 14 e 15 de dezembro (sexta e sábado às 19:30h) será realizada em São Paulo na cidade de Sorocaba, a 2° Mostra Nacional de Cinema Curtas de Terror, Suspense, Sci-fi e Fantasia. Dois dias de filmes do Brasil inteiro, com o que há de melhor do gênero no País com os mais diversos autores.
O filme AGS Agence Générale du Suicide que já rodou o mundo será exibido na Mostra no sábado dia 15/12 às 19:30h. AGS é uma agência dos anos 20 que realiza o desejo de seus clientes na escolha da forma como gostariam de morrer, porém com muito humor negro, proporciona a todos os luxos e mimos "contratados para o evento". Com os protagonistas: a atriz internacional Cris Lopes que vive uma madame francesa exótica, a cliente que quer o máximo de conforto e glamour nos seus "serviços" e o ator Euler Santi que se destaca como o gerente da peculiar agência de suicidio, além de grande elenco, a ironia dos diálogos chocam e ao mesmo tempo arrancam risadas do público por onde o filme passa.
AGS esteve na Espanha, Argentina, Uruguai, Cine Sesc São Paulo e diversos festivais de cinema no Brasil e ganhou muitos prêmios como Melhor Atriz para Cris Lopes, roteiro para o ator e roteirista Euler Santi e Direção de Fotografia e Montagem para o Diretor Rodney Borges.
O filme acaba passando a mensagem de valorização da vida mostrando como é dificil o desapego dos confortos deste mundo na hora de planejar a própria morte. Roteiro de Euler Santi, baseado na obra do poeta francês Jacques Rigaut.
Assista aqui o trailer de AGS com Cris Lopes e Euler Santi: https://www.youtube.com/watch?v=W8tnO05edfQ
Confira aqui a programação da 2a Mostra de Cinema:
Exposição fotográfica "Rock Horror Photo Show" com fotos de diversas bandas underground - Fotos de Cleiner Micceno
Dia 14/12 – Sexta - 19:30h:
Ultima Puella – Dir: Jota Bosco
Autômatos - Dir: Leo Miguel
O Descadeirado – Dir: Fernando Paulino
O Bladador Tabagista/ O Amigo especial/ Jaiz – Dir: Cleyton Xavier e Sófocles Bolowsckjück
A Triste Figura - Dir: Calebe Lopes
Aquilo Que Me Olha – Dir: Felippy Damian
A Ultima Cova – Armando Fonseca e Raphael Borghi
Delirium Tremens – Dir: Orlok Sombra
Vermibus - Dir: Rubens Mello
Panorama da Carne - Dir: E. Mattus
A Gueixa - Dir: Gilberto Bruno
Inside/Scratches: Dir: Joel Caetano
Recalcitrante - Dir: Daniel Levin
Mal Passado - Dir. Julio Wong
Lixo Humano - Dir: Jorge Castro
Oni - Dir: Diogo Hayashi
Pesadelo - Dir: Lucas Pereira de Oliveira
Incontinências - Dir: Paulo Dumaresq
Sexta Feira da Paixão – Dir: Ivo Costa
Você Morto – Dir: Raphael Araújo
Dia 15/12 - Sábado - 19:30h
8 Patas - Dir: Fabricio Rabachim
Cartas Da Loucura - Dir: Cleiner Micceno
2000 Anos Pra Isso? - Dir: Petter Baiestorf
O Receptor - Dir: Emmanoel Ximendes
AGS - Dir: Rodney Borges
Mal Passado - Dir: Julio Wong
A Única Noite - Dir: Rafael Toschi Chiafarelli
Arrepio - Dir: Gilberto Bruno
Vampiro - Dir: Diego Camelo
Essa Dor no Peito – Dir: Adriana Zattar
Coleção de Humanos Mortos - Dir: Fernando Rick
Tecnoismo: Marcos Lamoreux
Em Torno do Sol - Dir: Julio Castro e Vlamir Cruz
Encosto - Dir: Joel Caetano
A Esposa - Dir: Jeziel Bueno
O Corpo Que Me Pertence - Dir: Érico José
Limerence - Dir: Larissa Anzoategui
Erivaldo - Dir: Gurcius Gewdner
Covil dos Condenados - Dir: João Vitor Ferian
Vilarejo Libertino – Danilo Morales
Abismo - Dir: Ivan de Angelis
Dias 14 e 15 de Dezembro à partir das 19:30 H, entrada franca.
Local: Barracão Cultura em Sorocaba (antiga Estação Ferroviária)
Curadoria: Cleiner Micceno
Realização: Secultur Sorocaba
Crédito Fotos: Atriz internacional Cris Lopes, ator e roteirista Euler Santi e Diretor Rodney Borges @filmeags @crislopesoficial
Fan Page Cine & TV: atriz internacional Cris Lopes (entrevistas e trailers Brasil e exterior):
https://www.facebook.com/crislopesoficial
Divulgação:
Brasil/Portugal/Argentina/Canadá/USA/Japão: IMPRENSA CL: (5511) 3582.7654/3835.7205 - Entrevistas WHATSAPP: (5511) 99653.0651 email: imprensacl@terra.com.br
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Cine Dica: Qual será o filme secreto de encerramento da Cinemateca Capitólio???
CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO ANO COM SESSÃO SURPRESA
ENCERRA PROGRAMAÇÃO DO ANO COM SESSÃO SURPRESA
Para encerrar suas atividades de 2018, ano que além de marcar o 90º aniversário de abertura do espaço, se caracterizou por uma intensa e diversificada programação, que teve como reflexo um aumento significativo de sua taxa de ocupação (uma média de 33 espectadores por sessão, índice excelente para os padrões brasileiros) e uma ampla repercussão na imprensa, a Cinemateca Capitólio Petrobras oferece um presente a seus espectadores: o lançamento de um novo projeto, intitulado Sessão Surpresa, cuja característica principal será a exibição de obras de grande apelo junto ao público cinéfilo, preferencialmente nunca exibidas nas salas de cinema da cidade. Com entrada franca, esta primeira Sessão Surpresa acontece no dia 21 de dezembro, às 23 horas – véspera do início do recesso de final de ano do espaço, que retoma sua programação normal em 8 de janeiro de 2019.
O título escolhido para esta última sessão do ano é assinado por um dos grandes diretores do cinema contemporâneo, com várias obras-primas no seu currículo. Será uma oportunidade única – e portanto imperdível – para os espectadores fruírem na tela imensa do Capitólio, com sua reconhecida qualidade de projeção e de som, de um trabalho realmente extraordinário, que recebeu aclamação unânime pela crítica internacional.
Este novo projeto será acompanhado por uma promoção especial. As duas primeiras pessoas que adivinharem qual o título escolhido para a Sessão Surpresa receberão cinco ingressos de cortesia, para serem utilizados em qualquer sessão da Cinemateca Capitólio Petrobras. As mensagens, com o título Sessão Surpresa, devem ser enviadas para o e-mail cinematecacapitolio@gmail.com até as 18h do dia 21 de dezembro.
A partir de 2019, a Sessão Surpresa entra na programação regular da Cinemateca Capitólio Petrobras, como um de seus projetos permanentes.
SERVIÇO
ata: 21 de dezembro de 2018
Horário: 23 horas
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085)
Entrada Franca
(distribuição de senhas meia hora antes da sessão)
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dica:Projeto Raros e Uma Noite com Galeano (20 e 21 de dezembro)
PROJETO RAROS APRESENTA CLÁSSICO DO TERROR JAPONÊS
SESSÃO ESPECIAL DE EDUARDO GALEANO VAGAMUNDO
Os dois últimos dias de programação da Cinemateca
Capitólio
Petrobras em 2018 apresentam sessões especiais. Na quinta-feira, 20
de dezembro, às 20h, acontece o evento Uma
Noite com Galeano com exibição do filme Eduardo Galeano Vagamundo, de Felipe Nepomuceno, e leituras da obra do grande escritor
uruguaio. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e
idosos.
Na sexta-feira, 21 de dezembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio
Petrobras apresenta a última edição de 2018 do Projeto Raros com a exibição de O Fantasma de Yotsuya (Tôkaidô Yotsuya kaidan, 1959, 76
minutos), clássico do terror japonês dirigido por Nobuo Nakagawa. Com projeção digital e legendas em português,
a sessão tem entrada franca. Após a sessão, acontece um debate com os
pesquisadores Laura Cánepa e Carlos
Thomaz Albornoz.
O FANTASMA DE YOTSUYA NO ÚLTIMO PROJETO RAROS DE 2018
Na sexta-feira, 21 de dezembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio
Petrobras apresenta a última edição de 2018 do Projeto Raros com a exibição de
O Fantasma de Yotsuya (Tôkaidô Yotsuya kaidan, 1959, 76 minutos), clássico do
terror japonês dirigido por Nobuo Nakagawa. Com projeção digital e legendas em
português, a sessão tem entrada franca. Após a sessão, acontece um debate com
os pesquisadores Laura Cánepa e Carlos Thomaz Albornoz.
SINOPSE Uma mulher enganada pelo marido, um
samurai ronin, morre e retorna para assombrar os dias dele, até que seja
vingada por todos os seus sofrimentos. Baseado na história de Oiwa, escrita por
Nanboku Tsuruya, adaptada nove vezes para as telas do cinema no Japão. O
Fantasma de Yotsuya é um clássico do terror dirigido pelo mestre Nobuo
Nakagawa, autor de mais de cem filmes entre 1934 e 1982, incluindo a obra-prima
Inferno, de 1960.
O FANTASMA DE YOTSUYA
(Tôkaidô Yotsuya kaidan)
Japão, 1959, 76 minutos
Direção: Nobuo Nakagawa
Elenco: Shigeru Amachi (Iemon Tamiya),
Noriko Kitazawa (Sode), Katsuko Wakasugi (Iwa), Shuntarō Emi (Naosuke)
EDUARDO GALEANO VAGAMUNDO NA CINEMATECA CAPITÓLIO
PETROBRAS
O documentário Eduardo Galeano Vagamundo, de
Felipe Nepomuceno, inédito em Porto Alegre, será exibido no dia 20 de dezembro
(quinta-feira), às 20h, na Cinemateca Capitólio Petrobras. No filme, amigos e
profissionais do mundo artístico contam suas lembranças do escritor e
jornalista uruguaio Eduardo Hughes Galeano (1940-2015). O início e o final da
sessão serão acompanhados de leituras da obra do artista.
A trajetória de Galeano, autor dos livros
"As Veias Abertas da América Latina" e "Livro dos Abraços",
foi fortemente marcada por seu desejo de conhecer o mundo através do contato
com a realidade latino-americana. A produção traz depoimentos de personalidades
como Ricardo Darín, Paulo José e Mia Couto, entre outros. Estreia na direção de longas do
diretor, escritor e artista plástico paulista Felipe Nepomuceno,
o filme participou do recente Festival da Fronteira, Cine Ceará, Atlantidoc
(Uruguai), Festival Caminhos do Cinema (Portugal), Peloponissos Documentary
Festival (Grécia), entre outros.
"Eduardo Galeano Vagamundo" é uma
realização da Nepomuceno Filmes
e Canal Brasil. "O documentário foi produzido a partir
de uma entrevista realizada com Eduardo Galeano em sua casa em Montevidéu, em
2009, para uma série de TV", relembra o diretor. "Após a morte do
escritor, tornou-se inevitável fazer um filme a partir do material não
utilizado na série, também como uma forma de celebrar a obra de Galeano",
complementa. "O encontro com o público de Porto Alegre será uma extensão
do filme ao vivo, uma noite de abraços com Galeano", promete o diretor, em
referência ao livro do autor. Ao todo, foram registradas para a produção mais de 50
depoimentos em diversas cidades do mundo, entre elas Lisboa, Buenos Aires,
Montevidéu e Rio de Janeiro. A edição final conta com 14, que incluem nomes
como o ator argentino Ricardo Darín, o gaúcho Paulo José, o escritor moçambicano Mia Couto,
o poeta carioca Armando
Freitas Filho, o
fotógrafo Walter Carvalho (que também trabalhou no longa) e
Helena Villagra (viuva do escritor). "A intenção inicial era diminuir a
saudade do Galeano e, de alguma forma, seguir conversando com ele. O filme e as
suas exibições acabaram se tornando um lugar de encontro de seus leitores e
suas historias, e uma maneira de descobrir, para aqueles que não conhecem, sua
literatura", acredita o cineasta.
Sessão comentada "Eduardo Galeano
Vagamundo" (2018)
(Brasil), de Felipe Nepomuceno - 70min;
Quando: Dia 20/11 (qui), às 20h;
Onde: Cinemateca Capitólio
Petrobras (R. Demétrio Ribeiro, 1085);
Ingressos: R$ 10,00; Meia entrada: R$ 5,00 -
(idosos acima de 60 anos, estudantes, municipários e funcionários da
Petrobras);
Classificação Etária: Livre.
GRADE DE HORÁRIOS
15 a 21
de dezembro de 2018
15 de dezembro (sábado)
14h – A Misteriosa Morte de Pérola
15h45 – Programa de curtas: parceria
FestiFrance (Mostra de Cinemas Africanos)
18h – Martha & Niki (Mostra de Cinemas
Africanos)
20h30 – Em Chamas
16 de dezembro (domingo)
14h – Programa de curtas: filmes de Ekwa
Msangi + Árvore sem frutos (Mostra de Cinemas Africanos)
16h – M de Menino (Mostra de Cinemas
Africanos)
18h – Curta na Cinemateca: Sessão Distruktur
20h30 – Em Chamas
18 de dezembro (terça)
14h – Torre. Um Dia Brilhante
16h – Tinta Bruta
18h – 14ª Mostra Unisinos de Cinema
(Documentários e Animações)
20h – 14ª Mostra Unisinos de Cinema
(Ficção 1)
19 de dezembro (quarta)
14h – A Misteriosa Morte de Pérola
16h – Tinta Bruta
18h – 14ª Mostra Unisinos de Cinema
(Ficção 2)
20h - 14ª Mostra Unisinos de Cinema
(Ficção 3)
20 de dezembro (quinta)
14h – Tinta Bruta
17h – Em Chamas
20h – Uma Noite com Galeano
21 de dezembro (sexta)
14h – Tinta Bruta
17h – Em Chamas
20h – Projeto Raros (O Fantasma de Yotsuya)
23h – Sessão Surpresa
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: ROMA
Sinopse: No bairro Roma, cidade do México, acompanhamos a rotina a de uma família de classe média dos anos 70 que é controlada pela mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, acontecimentos imprevisíveis começam a afetar a vida de todos os moradores da casa e iniciando a uma série de mudanças.
Embora com poucos títulos de sua autoria, Alfonso Cuarón já é considerado um verdadeiro gênio na elaboração de seus filmes, cuja as tramas, talvez, não sejam magnificas, mas da forma como ele as dirige é o que as tornam fantásticas. Se em Filhos da Esperança ele havia feito um extraordinário filme apocalíptico realista, em Gravidade ele faz com que o cinéfilo embarque em uma aventura espacial e de sobrevivência. Embora aparente ser mais simples, Roma é disparado o seu filme mais ambicioso, épico e pessoal.
A trama se passa no início dos anos 70, onde acompanhamos o dia a dia da babá e doméstica Cleo (Yalitza Aparicio), que trabalha num bairro chamado Roma da cidade do México. A trama se passa durante um ano, onde acompanharemos os altos e baixos dessa família de classe média onde Cleo trabalha. Ao mesmo tempo inúmeros acontecimentos vão acontecendo e desencadeando situações que não há mais retorno.
Além do roteiro e direção, Cuaón também assina a montagem e fotografia, sendo que essa última se destaca do começo ao fim de sua obra. Na abertura, por exemplo, vemos um piso sendo lavado, porém, quando a água cria o seu reflexo, percebemos que o cenário não há teto e testemunhamos um avião passando naquele momento. Isso é uma pequena mostra do que o cineasta nos apresentará no decorrer do filme, já que cada cena servirá de teste para desafiar o olhar do cinéfilo.
Assim como os já citados Gravidade e Filhos da Esperança, Alfonso Cuarón cria inúmeros plano-sequências, mas dos quais se difere e muito de suas realizações anteriores. Para começar, a sua câmera foca um plano, que começa indo sempre para a direita, ou para esquerda e registrando os inúmeros detalhes que se encontram próximo a sua lente ou que se encontram ao fundo do cenário. Assim como clássicos como, por exemplo, Blade Runner, Roma possui tantos detalhes em cena que fica até mesmo difícil numa primeira sessão conseguir fisgar todas elas.
Além disso, a bela fotografia em preto e branco é outro trunfo do diretor. É como se cada quadro fosse uma foto tirada daquela época, mas estando a imagem sempre em movimento, pois uma maquina fotográfica comum não registra todo um cenário que testemunhamos. Aliás, isso sintetiza a obra como um todo, já que estamos diante, talvez, das lembranças do próprio cineasta e do qual o mesmo tinha um imenso carinho pela sua babá na época.
A babá Cleo, por sua vez, é interpretada pela desconhecida, porém, com um intenso talento pela atriz Yalitza Aparicio, cujo o olhar de sua personagem se tornam a nossa guia perante as situações que vão acontecendo ao longo do seu percurso. Por ela, enxergamos essa família da qual ela trabalha entrar numa fase de declínio, fazendo com que a mãe (Marina de Tavira) comece, então, a despertar para uma nova realidade. Ao mesmo tempo, Cleo precisará enfrentar dilemas dos quais testarão a sua força de vontade, não somente em situações pessoais, como também os eventos que acontecem no próprio país.
Falando nisso, os eventos históricos que acorreram no México estão sempre presentes na trama, seja em situações corriqueiras que os personagens estão passando, como também em momentos de pura tensão. Pelo fato de sua câmera estar sempre em movimento, Cuarón testa as nossas expectativas e fazendo com que fiquemos impotentes perante uma situação desesperadora: a reconstituição da chacina de 1971, chamada El Halconazo, da qual provocou a morte de manifestantes é, talvez, ápice do filme.
Em seu ato final, Alfonso Cuarón nos diz que é preciso esquecermos das diferenças de classes e abraçarmos uns ao outros perante as adversidades que nos aflige. Se em Gravidade, por exemplo, a protagonista teve de lidar sozinha contra os obstáculos para sobreviver, aqui, a situação é inversa, já que as adversidades do dia a dia se tornam muito mais cruéis do que qualquer outra ameaça vinda do espaço. Portanto, a cena dos personagens principais se abraçando na praia após uma situação angustiante, simboliza um momento de união entre o próximo perante os tempos de incertezas vindas do mundo.
Roma não é somente uma obra prima, como também fala sobre a nossa própria encruzilhada do dia a dia.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)