Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (30/01/25)

 Emilia Perez

Sinopse: Acompanhamos Rita (Saldãna), uma advogada de um grande escritório que está mais interessada em libertar os criminosos do que em levá-los à justiça. Certo dia, ela recebe uma inesperada proposta: o líder do cartel, Manitas (Gascón), a contrata para ajudá-lo a se retirar de seu negócio e realizar um plano que vem preparando secretamente há anos: tornar-se a mulher que ele sempre sonhou ser. 


COVIL DE LADRÕES 

Sinopse: Após executar seu plano com maestria e enganar a todos, incluindo o Big Nick (Gerard Butler), Donnie (O Shea Jackson Jr.) planeja um novo assalto elaborado em COVIL DE LADRÕES 2, focado agora em diamantes. 


SETEMBRO 5

Sinopse: Na noite de 5 de setembro de 1972, um grupo terrorista chamado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Munique e fez atletas da delegação israelense reféns.


A Verdadeira Dor

Sinopse: Dois primos viajam à Polônia após a morte da avó para ver de onde vieram e acabam fazendo uma visita ao Holocausto.


Viva a Vida
Sinopse: Viva a Vida! é uma comédia dramática brasileira que segue a trajetória de Jessica (Thati Lopes), uma jovem dedicada ao trabalho e às responsabilidades, que leva uma vida regrada e cheia de contas a pagar.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 30 DE JANEIRO A 5 DE FEVEREIRO DE 2025

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A cinesemana que começa em 30 de janeiro traz a estreia de TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, produção que combina música e política e que está na lista dos indicados ao Oscar de melhor documentário. Para pensar sobre as relações amorosas, entra em cartaz CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA, com dois grandes nomes do cinema francês: Sandrine Kiberlain e Vincent Macaigne.

Seguimos com dois representantes do cinema iraniano que são sucesso de público: A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, indicado pela Alemanha ao Oscar de filme internacional, e MEU BOLO FAVORITO, premiado no Festival de Berlim. Para quem ainda não viu, temos mais uma semana de exibições do documentário LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL, um dos destaques entre os títulos sobre a música brasileira.

Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h30 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


16h30 – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


19h30 – SEBASTIAN (NOS DIAS 30 E 1) Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/Finlândia/Bélgica, 2024, 110min). Direção de Mikko Mäkelä, com Ruaridh Mollica, Hiftu Quasem, Jonathan Hyde. Imovision, 18 anos. Drama.

Sinopse: Max é um escritor freelancer de 25 anos que vive em Londres. Durante a noite, ele se apresenta como Sebastian, um profissional do sexo. Sebastian é, na verdade, um personagem que Max criou para inspirar seu romance de estreia. Conforme Max luta para equilibrar essa vida dupla, ele recebe o reconhecimento pelos seus textos e começa a questionar se Sebastian é apenas uma ferramenta criativa ou se há algo mais em jogo.


19h30 – BABY (NOS DIAS 31, 2 E 5) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 106min). Direção de Marcelo Caetano, com João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Após ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington se vê sozinho nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com os pais ou recursos para reconstruir a vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro que lhe ensina novas formas de sobrevivência. Prêmios de melhor filme e ator no Festival do Rio.


SESSÃO ACCIRS

DIA 4 ÀS 19h30 – INGRESSOS À R$ 8,00.


PASTRANA + ATÉ QUE A MÚSICA PARE

Exibição dos filmes vencedores do Prêmio Accirs de melhor curta-metragem gaúcho (“Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta) e longa-metragem gaúcho (“Até que a Música Pare”, de Cristiane Oliveira).

Na sessão, haverá bate-papo com as equipes dos filmes e serão entregues os certificados da premiação.

SALA EDUARDO HIRTZ


15h – CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Chronique d'une liaison passagère - França, 2023, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Charlotte é uma mulher divorciada, independente e bem resolvida. Simon é casado e tem um jeito mais introspectivo. Eles se conhecem em uma festa e, apesar de terem personalidades opostas, acabam se envolvendo. A princípio, seria um caso sem compromisso e feito de encontros furtivos, mas aos poucos a situação assume outra dimensão e o casal precisa repensar suas convicções.


17h – LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 75min). Documentário de Alessandra Dorgan. Embaúba Filmes, 12 anos.

Sinopse: Carioca do Morro do Estácio, Luiz Melodia (1951 - 2017) é um dos principais representantes da música brasileira dos anos 1970 e 1980, lembrado pela sua originalidade e mistura de ritmos. O filme, com narrativa em primeira pessoa, traz imagens raras e vídeos de arquivo que contam a história de canções como “Estácio Holly, Estácio”, “Pérola Negra” e “Juventude Transviada”, além das parcerias com Gal Costa, Elza Soares, Jards Macalé e outros artistas. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival In-Edit de 2024.


18h45 – TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Soundtrack to a Coup d'État – Bélgica/Holanda/França, 2024, 150min). Documentário de Johan Grimonprez. Pandora Filmes, 14 anos.

Sinopse: No início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, Estados Unidos e Bélgica se uniram para impedir a posse de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente na República do Congo. Em jogo, estavam os interesses comerciais das grandes nações do Ocidente e também da URSS nas riquezas do país africano. Em protesto, os instrumentistas Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU e fizeram uma apresentação musical. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong foi enviado ao Congo para gerar uma cortina de fumaça sobre os planos norte-americanos de depor Patrice. O diretor Johan Grimonprez parte deste episódio para refletir sobre as conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz. Um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário, o filme traz um rico material de arquivo com imagens da música e da política da época.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Cine Dica: Streaming - 'Round 6 -2ª Temporada'

Sinopse: Após vencer o sádico e famoso torneio, Gi-hun (Lee Jung-jae) busca vingança.

Hwang Dong-hyuk criou um dos maiores fenômenos da Netflix nos últimos tempos. "Round 6" (2021) retrata um reality show não muito diferente do que se vê no mundo real, mas cuja palavra "eliminado" significa ser morto durante o processo. Essa segunda temporada dá continuidade aos eventos vistos no ano anterior, mas alcançando um novo patamar e cuja violência se torna cada vez mais extrema.

Neste segundo ano, Gi-hun (Lee Jung-jae) decide investigar quem está por trás da competição para colocar um fim no cruel reality show. Usando o dinheiro que ele adquiriu na última competição, ele financia uma investigação particular para tentar localizar primeiramente o homem de terno que lhe deu o convite no passado. Porém, durante essa busca Gi-hun acaba retornando ao jogo e decide tentar salvar o maior número de vidas possíveis durante esse processo.

Embora a premissa seja semelhante ao ano anterior o personagem  Gi-hun não esconde em seu rosto as cicatrizes emocionais que ele adquiriu no passado após ter enfrentado inúmeros desafios. Portanto, vemos um protagonista maduro, entendedor sobre onde está pisando e procurando fazer com que os demais competidores esqueçam do grande prêmio e decidam em se manter vivos. Porém, os personagens vistos na tela se dividem entre a ganância e o desejo de resolver as suas vidas fora do jogo.

Por mais absurdo que seja a escolha de muitos ali dentro da história em continuar nesta competição mortal, a série é o retrato de uma sociedade cada vez mais presa na necessidade de continuar existindo através de um sistema capitalista que fazem com que o indivíduo se torne cada vez mais miserável, endividado e preso ao símbolo do poder do dinheiro. Se  Gi-hun aprendeu com duras penas que dinheiro não é tudo, por outro lado, conhecemos novos personagens que não possuem o mesmo pensamento, desde a influencer como também pessoas comuns endividadas e que se sentem em um beco sem saída.

Hwang Dong-hyuk nos apresenta personagens dos quais nos identificamos facilmente e fazendo com que as suas mortes se tornem ainda mais sentidas no decorrer dos jogos. Ao mesmo tempo, a aflição aumenta ainda mais a partir do momento que sabemos que os líderes desse misterioso e mortal reality show não facilitará a vida do protagonista e usando métodos que o fará acreditar que pode sim driblar esse sistema. O segundo ano termina de uma forma abrupta e fazendo com que o protagonista se sinta impotente perante as consequências de suas próprias ações.

Com um tremendo gancho para o terceiro ano, 'Round 6 -2ª Temporada' dá continuidade ao enorme sucesso da Netflix, mas não se deixando cair no óbvio e indo para um novo patamar em temos de desdobramentos dentro do enredo.

Onde Assistir: Netflix. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Curiosidade: Retrospectiva Clube de Cinema de Porto Alegre | 2024

 
Confira o que os cinéfilos associados do clube assistiram em 2024 clicando aqui. 


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - ''Anora"

Sinopse: Anora é uma prostituta do Brooklyn que casa impulsivamente com o filho de um oligarca russo. Mas o seu conto de fadas é ameaçado quando a família dele quer anular o casamento.

Sean Baker já pode ser apontado facilmente como um dos melhores diretores norte americanos que surgiram nos últimos tempos. Se eu forcei essa observação basta pegarmos títulos como "Projeto Flórida" (2018) para termos uma dimensão de sua criatividade através de tramas que exploram a vida complexa da vida das pessoas por mais simplória que ela seja. Em "Anora" (2024) o realizador cria uma análise sobre a geração Z completamente perdida dentro da nossa realidade cada vez mais absurda.

Na trama, acompanhamos Anora (Mikey Madison), uma dançarina que trabalha em uma boate no Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite normal, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, pois acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar de forma impulsiva com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Porém, não demora muito para a mesma se dar conta que tudo o que ela sonhou pode desmoronar, pois ela não conhece o seu marido como deveria.

Assim como foi em "Projeto Flórida", o diretor Sean Baker procura filmar de uma forma um pouco mais crua, com a sua câmera quase tremendo e parecendo que em alguns momentos a ficção se torna um curioso documentário. Essa sensação aumenta ainda mais quando os protagonistas contracenam com pessoas que, podem ser figurantes, ou simplesmente pessoas normais que estavam passando no decorrer da filmagem e fazendo tudo mais verossímil e ao mesmo tempo dando a chance para os intérpretes agirem com maior naturalidade. Isso, porém, logo vai dando a lugar a situações que beiram ao absurdo, mas cujo o mundo real não é muito diferente do que é apresentado na história como um todo.

Alguns apontam "Anora" como uma espécie de "Uma Linda Mulher" (1990) do século vinte um, mas tiramos o lado de conto de fadas inserido naquela trama e temos então uma realidade nua e crua e cujo o termo "felizes para sempre" fica apenas na superfície. Brilhantemente interpretada por Mikey Madison, Anora sabe onde está pisando, mesmo quando aceita de forma impulsiva o pedido de casamento de Ivan. No lado de cá da tela sabemos que isso não acabará bem, mas jamais imaginávamos de que maneira começaria.

Sean Baker cria uma história que transita entre a comédia pastelão para dramática e culminando em situações absurdas a partir do momento que os responsáveis de Ivan descobrem que ele havia se casado. Se a câmera do realizador já estava frenética durante as cenas de festas e sexo entre os protagonistas, aguardem para os momentos em que o sonho de Anora se desmancha e participando de situações que beiram quase ao surrealismo. Só mesmo um filme não convencional como esse é que veríamos russos agirem de uma forma mais humana, menos grotesca e ao mesmo tempo atrapalhada.

Neste último caso, o personagem russo Igor, vivido pelo ator Yura Borisov, se torna uma espécie de representante do nosso olhar com relação aos principais eventos que ocorrem a partir do momento que o conto de fadas da protagonista acaba. Com ele, nós procuramos compreender a dimensão de toda a situação, além de tentarmos aceitar o fato que Anora, por mais que tivesse os dois pés no chão, ainda tinha um fio de esperança em achar que havia encontrado a felicidade que tanto procurava. Portanto, a cena final dela com Igor seriamos nós com desejo de abraçá-la para consolá-la, pois vivemos com uma geração de jovens que se dizem adultos cada vez mais alienados e fazendo com que certos valores acabem cada vez mais se perdendo ao vento.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024, "Anora" é uma comédia extremamente humana, da qual ficamos de frente perante uma situação absurda, porém, muito mais próxima de nossa realidade do que a gente imagina. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 30 de janeiro a 5 de fevereiro

VIVA – A VIDA É UMA FESTA NA SESSÃO VAGALUME

A primeira Sessão Vagalume do ano apresenta Viva – A Vida é uma Festa (2017), nos dias 01 e 02 de fevereiro, às 15h. Produzido pela Pixar e vencedor do Oscar de Melhor Animação, o filme é uma celebração emocionante da música, família e das tradições mexicanas!

Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/8179/sessao-vagalume-viva-a-vida-e-uma-festa/


SALÃO DE BAILE, KASA BRANCA E SOL DE INVERNO EM CARTAZ

Na quinta-feira, 30 de janeiro, três filmes entram em cartaz na Cinemateca Capitólio: Kasa Branca, de Luciano Vidigal, Salão de Baile, de Juru e Vitã, e Sol de Inverno, do japonês Hiroshi Okuyama. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/programacao/


HOMENS DE BARRO – PRÉ-ESTREIA

Na terça-feira, 4 de fevereiro, às 19h30, a Cinemateca Capitólio recebe uma sessão especial de pré-estreia de Homens de Barro, de Angelisa Stein. Rodado no Rio Grande do Sul, o longa-metragem conta a história de um amor proibido entre dois homens em meio a rivalidades familiares. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/8174/homens-de-barro/


GRADE DE HORÁRIOS

30 de janeiro a 5 de fevereiro


30 de janeiro (quinta-feira)

15h – Kasa Branca

17h – Sol de Inverno

19h – Salão de Baile


31 de janeiro (sexta-feira)

15h – Kasa Branca

17h – Sol de Inverno

19h – Salão de Baile


1º de fevereiro (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Viva – A Vida é uma Festa

17h – Sol de Inverno

19h – Salão de Baile


2 de fevereiro (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Viva – A Vida é uma Festa

17h – Kasa Branca

19h – Salão de Baile


4 de fevereiro (terça-feira)

15h – Kasa Branca

17h – Misericórdia

19h – Homens de Barro (pré-estreia)


5 de fevereiro (quarta-feira)

15h – Kasa Branca

17h – Sol de Inverno

19h – Misericórdia

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Conclave'

Sinopse: O filme acompanha os eventos da votação de um novo Papa mas tendo desdobramentos surpreendentes. 


Edward Berger surpreendeu o mundo com o seu filme de guerra "Nada de Novo no Front" (2022), filme que foi conquistando o público e a crítica aos poucos e levando diversos prêmios. Era só uma questão de tempo para que o realizador pudesse adquirir um projeto que chamasse novamente a nossa atenção. Em "Conclave" (2024) vemos um realizador seguro de si, mesmo correndo sério risco de comprar briga com a Igreja Católica por um longo tempo.

Baseado na obra de Robert Harris em 2006, o filme conta sobre os eventos de uma das votações mais secretas do mundo que é a escolha para um novo Papa. O Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) é encarregado de executar esse processo de votação após a morte do Papa anterior. Porém, na medida em que a votação avança, o Cardeal descobre certos segredos do falecido Pontífice e que pode afetar diversos cardeais que estão na disputa.

Quando eu soube que o filme era baseado em um livro de sucesso em que a trama se passava no Vaticano logo me veio à mente a série de livros de Dan Browm, dos quais funcionam muito bem no universo literário, mas que se tornaram vazios quando foram adaptados para o cinema. Felizmente Edward Berger consegue fazer com que a trama se torne verossímil para os padrões da sétima arte, mesmo com os desdobramentos que acontecem no decorrer do enredo quase a todo momento. Porém, essas reviravoltas fazem com que a nossa atenção se torne ainda mais redobrada e para que assim analisemos os principais personagens vistos na história.

Logicamente Ralph Fieenes é o melhor em cena do começo ao final da obra, ao criar para si um Cardeal Lawrence ambíguo, do qual não aceita a possibilidade de ser o próximo Papa. Porém, no decorrer do tempo, suas ações para descobrir os mistérios que envolvem a morte do Pontífice o faz descobrir segredos que põem em xeque a conduta de vários candidatos e ao mesmo tempo fazendo com que se fortaleça durante a votação. Contudo, a todo momento ele deixa claro que não deseja esse fardo, mas Fiennes se sobressai ao construir um personagem que transita entre o desejo e a falta de fé perante as mudanças que a Igreja adquiriu nos últimos anos.

O filme em si fala sobre o status da igreja Católica atual, sendo cada vez mais ofuscada pelas demais religiões e sendo afundada por acusações nos últimos anos que chocaram o mundo.   Edward Berger, portanto, cria um cenário que não é muito diferente de um "Game Of Trones", onde o jogo político, traições e revelações não são nenhum pouco diferentes do que acontece por detrás das cortinas dos mais diversos poderes do mundo, mas cuja última diferença é a palavra de Deus no meio e da qual influencia todos os cantos do globo. Todos presentes na trama desejam ser o futuro Papa, mas não escondem o fato de também serem seres humanos com diversas falhas, mas das quais são suficientes para perder a chance ao trono.

Embora muitas cenas tenham sido filmadas no Vaticano, a produção foi proibida de filmar dentro da Capela Sistina. Isso, porém, não impediu Edward Berger em montar uma incrível cópia do lugar e fazendo com que a edição de arte se torne um dos grandes pontos positivos da parte técnica. Vale destacar o belo casamento nas edições de cena com a trilha musical, fazendo com que a votação secreta se torne dinâmica e aumentando um certo grau de suspense na medida em que a trama avança. Isso culmina em uma situação inesperada e fazendo com que a trama tome um rumo inesperado.

Neste último caso, devo reconhecer que o escritor Robert Harris foi corajoso na finalização de sua obra, cuja intenção talvez seja fazer uma crítica ácida contra a própria igreja e cuja mesma se afunda em um conservadorismo ao invés de abrir as portas atualmente para a diversidade. Portanto, a cena final do protagonista vendo e ouvindo os risos das irmãs correndo no pátio seria um sinal de que certas mudanças precisam ser aceitas, mesmo quando elas ainda são cobertas por medo ou preconceito cego e que prejudica o resto do mundo. É uma pena portanto que boas ideias ainda permaneçam na ficção.

"Conclave" é um filme envolvente, corajoso e que mostra as entranhas de um Vaticano movido por política, ambição e o medo perante as novas mudanças que ocorrem no mundo. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok