Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (05/12/24)

 O Senhor Dos Anéis: a Guerra Dos Rohirrim

Sinopse: Ambientado 183 anos antes dos eventos narrados na trilogia original de filmes, "O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim" conta o destino da Casa de Helm Martelo de Pedra, o lendário Rei de Rohan. 


O Conde de Monte Cristo

Sinopse: Alvo de uma trama sinistra, o jovem Edmond Dantès é preso no dia de seu casamento por um crime que não cometeu. Após quatorze anos na prisão da ilha de Château d'If, ele consegue fugir. Agora rico, ele assume a identidade do Conde de Monte Cristo e se vinga dos três homens que o traíram.


INEXPLICÁVEL

Sinopse: Baseado em uma história real. Quando um menino de 8 anos apaixonado por futebol é diagnosticado com uma doença gravíssima, sua família precisa de força e fé para encarar as complicações da doença.


SALÃO DE BAILE: THIS IS BALLROOM

Sinopse: Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia a cultura ballroom. Um retrato dos dramas, das performances de voguing e da arte do shade, 50 anos depois do seu início em Nova Iorque. Rio is burning!


Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 5 A 11 DE DEZEMBRO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A Dama Oculta 

Nossa nova cinesemana destaca o lançamento de OS SONHOS DE PEPE, documentário sobre o político uruguaio que conquistou o mundo. Também entra em cartaz por aqui A FAVORITA DO REI, ambientado na França de Luiz XV. Imperdível é a MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO, com títulos restaurados do principal estúdio do Leste Europeu – incluindo o clássico “Vá e Veja”. Três filmes brasileiros se despedem da nossa programação nesta semana: o documentário “Nas Ondas de Dorival Caymmi”, a adaptação literária “Retrato de um Certo Oriente”, e a comédia distópica “O Clube das Mulheres de Negócios”.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em

www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


15h15 - OS SONHOS DE PEPE – Estreia! Assista o trailer aqui.

(Los Suenõs de Pepe – Uruguai, 2024, 86min). Documentário de Pablo Trobo. Pandora Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme nos aproxima de Pepe Mujica, um dos principais políticos da América Latina. Prestes a completar 90 anos, ele segue com um discurso sobre como deixar um mundo melhor para as gerações futuras. Também viaja aos Estados Unidos, Japão, Brasil, Reino Unido, Alemanha e ao interior do Uruguai, se encontrando com grandes líderes mundiais e com pessoas tão simples quanto ele.


17h - A FAVORITA DO REI Assista o trailer aqui.

(Jeanne Du Barry – França, 2023, 120min). Direção de Maïwenn, com Maïwenn, Johnny Depp, Benjamin Lavernhe. Mares Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Na França do século XVIII, a jovem Jeanne Vaubernier aproveita sua beleza para sair da condição miserável em que nasceu. Como amante de um conde, ela se aproxima de ninguém menos que o rei Luis XV – e se torna uma das companhias mais frequentes e envolventes do poderoso monarca. Durante cinco anos, a despeito das regras da corte, Luis XV e Jeanne viveram intensamente sua paixão e entraram para os livros de História. O filme, que abriu o Festival de Cannes em maio passado, causou polêmica por conta da presença de Johnny Depp, que fez sua primeira aparição pública após as denúncias feitas pela sua ex-mulher.


19h15 - O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS – exibições nos dias 6, 7 e 8 Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Anna Muylaert, com Cristina Pereira, Louise Cardoso, Grace Gianoukas, Luis Miranda, Rafa Vitti, Katiuscia Canoro. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Em um mundo distópico, os estereótipos de gênero estão invertidos. Um grupo de mulheres poderosas se diverte em seu clube de campo, enquanto os homens passam por intimidações e ameaças. Mas todo o poder e as mentiras são postos à prova quando três onças escapam do cativeiro e espalham o terror no lugar.


19h15 - SESSÃO ESPECIAL ALMANAQUE 21 – HITCHCOCK: A DAMA OCULTA

(The Lady Vanishes, 1938, 100min). Um dos principais filmes da fase britânica do diretor Alfred Hitchcock, o roteiro de suspense acompanha as investigações de uma garota (Margareth Lockwood) sobre o desaparecimento de uma simpática senhora durante uma viagem de trem.

Sessão: na quarta, dia 11, às 19h15min, seguida de debate com Rodrigo de Oliveira, crítico e editor da Almanaque 21. Ingressos a R$ 8,00 (meia entrada para todos).


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 - BLACK TEA, O AROMA DO AMOR – EXIBIÇÕES NOS DIAS 5 E 10 DE DEZEMBRO Assista o trailer aqui.

(Black Tea - França/Luxemburgo/Taiwan/Mauritânia, 2024, 110min). Direção de Abderrahmane Sissako, com Nina Mélo, Chang Han, Wu Ke-Xi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aya, uma jovem africana, deixa o noivo no altar e sai da Costa do Marfim para começar uma nova vida na China. Vivendo numa zona marcada pela diáspora africana, ela começa a trabalhar em uma loja de exportação de chá onde conhece Cai, um chinês de 45 anos. Os dois começam um relacionamento e terão que enfrentar preconceitos e histórias do passado para seguirem juntos. O filme competiu no Festival de Berlim de 2024.


14h45 – TESOURO – EXIBIÇÕES NOS DIAS 6, 8 E 11 DEZEMBRO Assista o trailer aqui.

(Treasure - EUA/Polônia/Alemanha/França, 2024, 110min). Direção de Julia von Heinz, com Stephen Fry, Lena Dunham, André Hennicke, Zbigniew Zamachowski. California Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Uma jornalista americana viaja para a Polônia com seu velho pai para visitar os lugares onde ele passou a infância e com o objetivo de retomar os laços familiares. Mas o homem, que é um sobrevivente do Holocausto, resiste a reviver seu trauma e não quer voltar a determinados cenários. Enquanto tenta sabotar a viagem, o pai cria algumas situações inusitadas e é obrigado a se reconectar com a filha.


14h – RETRATO DE UM CERTO ORIENTE – MOSTRA FRAPA ACESSÍVEL  Assista o trailer aqui.

Exibição no dia 07 de dezembro, sábado, com acessibilidades abertas, incluindo legendas, audiodescrição e Libras. Entrada franca.


17h15 - NAS ONDAS DE DORIVAL CAYMMI – EXIBIÇÕES NOS DIAS 5, 7 E 10 Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 90min). Documentário de Locca Faria. Bretz Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme revela a criação das obras musicais do poeta Dorival Caymmi (1914-2008) a partir de depoimentos de pesquisadores, jornalistas e amigos que conviveram com ele e puderam desfrutar da sabedoria e do talento do artista. Com arquivos e imagens inéditas, o documentário aborda a trajetória do repertório musical do compositor por meio da interpretação de grandes músicos.


17h15 - RETRATO DE UM CERTO ORIENTE – EXIBIÇÕES EM 6, 8 E 11

(Brasil, 2023, 93min). Direção de Marcelo Gomes, com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto. O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: No final dos anos 1940, os irmãos católicos Emilie e Emir fogem da guerra no Líbano e embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável e usará suas diferenças religiosas para separá-los. O filme é inspirado no premiado livro de Milton Hatoum, que trata da chegada dos libaneses à região amazônica.


MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO – MEIA ENTRADA PARA TODOS


Quinta, dia 5, 19h

OS SINOS DA NOITE (1973, 107 min).  Direção de Vassily Shukshin, com Vassily Shukshin, Lidiya Fedoseeva, Ivan Ryzhov e Marya Skvortsova. 14 anos.

Sinopse: Yegor Prokudin acaba de cumprir pena e deixa a prisão. Homem simples e gentil, ele deseja a qualquer custo uma vida nova, e viaja para a aldeia onde mora Lyuba, com quem trocava cartas enquanto estava preso. Decidido a romper para sempre com seu passado, Prokudin descobre que as coisas não serão tão simples assim. Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2019.


Sexta, dia 6, 19h

MOSCOU NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS (1979, 148 min). Direção de Vladimir Menshov, com Vera Alentova, Raisa Ryazanova, Irina Muravyova e Aleksei Batalov. Livre.

Sinopse: As jovens Katya, Antonina e Lyudmila chegam a Moscou vindas do interior, em 1958. Elas sonham encontrar um bom trabalho e um amor para toda a vida. Ao longo de duas décadas, desde a juventude até a maturidade, acompanhamos suas vitórias e fracassos, seus amores, desejos e desilusões. As três passarão por situações que testarão suas forças, mantendo, no entanto, sua amizade inabalada. Oscar de melhor filme estrangeiro em 1981. Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2010.


Sábado, dia 7, 19h

VÁ E VEJA (1985, 143min). Direção de Elem Klimov , com Aleksei Kravchenko, Olga Mironova, Vladas Bagdonas e Lyubomiras Lautsyavichyus. 18 anos.

Sinopse: Em 1943, o adolescente Floria, de uma aldeia bielorrussa, encontra um fuzil e se junta ao movimento guerrilheiro de resistência contra os nazistas. A ocupação da Bielorrússia foi de uma selvageria sem precedentes. Das 9.200 localidades destruídas na URSS durante a 2ª Guerra Mundial, 5.295 estavam situadas n região. Mais de 600 vilas, como Khatyn, foram aniquiladas, junto com toda sua população. 2.230.000 soviéticos, um terço dos habitantes da Bielorrússia, foram mortos durante os anos da invasão alemã. Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2017.


Domingo, dia 8, 19h

ASAS (1966, 85min). Direção de Larisa Shepitko, com Maya Bulgakova, Serguei Nikonenko, Zhanna Bolotova e Pantelejmon Krymov. Livre.

Sinopse: Nadezhda Petrukhina, ex-piloto de caça na Segunda Guerra Mundial, luta para se adaptar à nova vida em tempos de paz. Agora diretora de uma escola técnica, Petrukhina tem que lidar com as questões comportamentais dos jovens estudantes e a desconexão com sua filha, e a vontade de voltar a voar sempre vem à tona. Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2024.


Terça, dia 10, 19h

NÃO PODE SER!  (1975, 92 MIN). Direção de Leonid Gayday, com Mikhail Pugovkin, Nina Grebeshkova, Vyacheslav Nevinniy, Oleg Dahl. Livre.

Sinopse: Três histórias curtas sobre casamento, baseadas em obras do humorista e escritor russo Mikhail Zoshchenko: “Crime e Castigo”, “Uma Aventura Divertida” e “Incidente de Casamento”.  A obra de Mikhail Zoshchenko está entre os melhores conteúdos humorísticos produzidos na URSS. Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2017.


Quarta, dia 11, 19h

ROMANCE DE ESCRITÓRIO (1977, 150min). Direção de Eldar Ryazanov, com Alisa Freyndlikh, Andrei Myagkov, Lia Akhedzhakova e Oleg Basilashvili. Livre.

Sinopse: O dia a dia de um escritório de estatística de Moscou vira de pernas para o ar com o romance entre o tímido funcionário Anatoly Novoseltsev e sua chefe, a severa “Bruxa”. O filme é uma das comédias mais populares da Rússia e sua matriz foi restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2012.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'Robô Selvagem'

Sinopse: Robô naufraga em uma ilha desabitada e precisa aprender a se adaptar ao ambiente hostil. 

No início dos anos 2000, a DreamWorks Animation havia se tornado a principal rival da Disney, ao lançar animações divertidas e cujo carro chefe era a sua franquia "Sherk".  Porém, no decorrer dos anos, a mesma acabou decaindo em continuações desnecessárias, personagens desinteressantes e histórias rasas. "Robô Selvagem" (2024) vem para revitalizar em termos de criatividade e provando que toda boa animação precisa também de coração.

Dirigido por Chris Sanders, de "Como Treinar o Seu Dragão" (2010), acompanhamos as aventuras do robô chamado Roz, criado por uma grande empresa para auxiliar pessoas que precisam de ajuda. Porém, durante um naufrágio, Roz acaba parando em uma ilha cheia de animais silvestres e dentre eles ela faz amizade com uma raposa chamada Astuto. Ao mesmo tempo, Roz cria um pequeno filhote de ganso e desse relacionamento nasceu uma incrível história de amor e superação.

Embora a trama aparente ser original, ela possui certos elementos narrativos que nos lembram de outros filmes animados, em especial da concorrente Disney/Pixar e que vai de "WALL-E" (2008) a "Zootopia" (2016). Porém, isso não diminui a qualidade da animação como um todo, principalmente pelo seu visual lírico e cheio de detalhes vindos daquela floresta que me fez relembrar os bons tempos que assistia a série animada "Animais do Bosque dos Vinténs" através da TV Cultura. Além disso, o longa transita entre elementos de computação para o desenho até mesmo tradicional e mantendo essa tendência sentida vinda dos estúdios desde "Homem-Aranha no Aranhaverso" (2018).

Mas é no desenvolvimento dos personagens que o filme nos conquista, principalmente pela forma gradual como Roz vai ganhando maior personalidade a partir da sua interação entre os animais, especial com o pequeno ganso e a raposa Astuto. Ao serem personagens carismáticos nós acabamos se importando com eles, ao ponto de temermos o pior que está por vir e que pode ser, ou não, a chegada do homem. Curiosamente, o retrato visto aqui sobre a humanidade fica somente pela superfície, sendo que dá a entender que a mesma sofreu com as mudanças climáticas, mas sobrevivendo através da tecnologia avançada.

O filme toca em um assunto até mesmo espinhoso, porém, muito bem vindo com relação ao sistema cheio de regras que é imposto a Roz, mas que ela precisa quebrá-los para então seguir os seus próprios sentimentos. Uma mensagem interessante para passar a essa nova geração tão presa ao sistema cheio de regras, redes sociais e que fazem diversas pessoas de hoje se desprenderem cada vez mais do mundo real. Nada melhor que um filme para todas as idades e que nos passe certas lições e que nos crie uma boa reflexão.

"Robô Selvagem" é um sinal de que há ainda vida inteligente dentro do estúdio DreamWorks Animation e que tem a capacidade de construir uma história inteligente, reflexiva e emocional na medida certa. 

Onde Assistir: Apple tv, Goople Play Filmes e Amazon Prime Vídeo  

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DA CINEFILIA EM PORTO ALEGRE



De 10 a 15 de dezembro, a Semana Mundial da Cinefilia apresentará na Cinemateca Capitólio sessões duplas apresentadas por convidados dos dois países, clássicos inesperados, obscuridades preciosas de diversas cinematografias, e projeções especiais em 35mm de obras produzidas no Brasil e na Argentina.

Programação completa: https://www.capitolio.org.br/novidades/8011/semana-mundial-da-cinefilia-programacao/

Na terça-feira, 10 de dezembro, a sessão de abertura apresenta uma obra-prima desconhecida do mestre italiano Luigi Comencini: A Maleta dos Sonhos. Lançado em 1953, a obra narra história de um velho ator do cinema mudo que ganha a vida projetando filmes condenados à destruição. No domingo, 15 de dezembro, a sessão de encerramento da mostra apresenta uma projeção em 35mm de Falsa Loura, o último longa-metragem do diretor brasileiro Carlos Reichenbach, lançado em 2007.

A Selección oficial apresentará três sessões duplas elaborados por programadores convidados a partir da inspiração de um marco do punk argentino, o álbum Si el placer es un pecado… bienvenidos al Infierno, da banda Flema.

O diálogo entre as cinematografias argentinas e brasileiras é a tônica desta edição: veremos, lado a lado, curtas essenciais das diretoras pioneiras Helena Solberg, do Brasil, e Eva Landeck, da Argentina; filmes noir produzidos nos dois países; e dois longas-metragens de um grande mestre argentino que foi protagonista da história do cinema nos dois territórios: Carlos Hugo Christensen.

A amizade também se celebra com presentes: um filme surpresa com a participação de Odete Lara, será exibido em 35mm, em uma cortesia do Museo del Cine, de Buenos Aires. Vento Norte, de Salomão Scliar, o primeiro longa de ficção do cinema sonoro produzido no RS, será exibido no mesmo formato, com a cópia em 35mm acervada no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, instituição parceira da Cinemateca Capitólio.

No foco Hoteles japoneses, um passeio pela história do cinema japonês revela a presença dos hotéis em obras realizadas em diferentes períodos por Yasujiro Ozu, Hiroshi Shimizu, Mikio Naruse, Chusei Sone e Shinji Sômai.

Para completar a semana de alegria cinéfila, a programação apresentará a edição 300 do Projeto Raros, a sessão mais tradicional da cinefilia porto-alegrense, iniciada em 2003 na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro. A maratona festiva começa na noite da sexta-feira 13, às 23h, com a exibição da cópia restaurada do cultuado longa brasileiro Onda Nova, de José Antônio Garcia e Ícaro Martins, e segue até a manhã de sábado com filmes que narram histórias insólitas, perigosas e pitorescas no mundo do cinema.


GRADE DE HORÁRIOS

10 de dezembro (terça-feira)

20h – A Maleta dos Sonhos (Luigi Comencini, 1953, 84 minutos)


11 de dezembro (quarta-feira)

15h30 – Hoteles japoneses: Nuvens Dispersas (Mikio Naruse, 1967, 108 minutos)

18h – Helena y Eva (A entrevista 19′, Horas extras 17′, Meio-dia 10′, O emprego 25′) + conversa sobre a programação

20h30 – Souvenir brasileiro: Memória (Roberto Henkin, 1990, 14 minutos) + Vento Norte (Salomão Scliar, 1951, 75 minutos) 35mm


12 de dezembro (quinta-feira)

15h – Hoteles japoneses: Grampo Ornamental (Hiroshi Shimizu, 1941, 75 minutos)

16h30 – Hoteles japoneses: Love Hotel (Shinji Somai, 1985, 88 minutos)

18h – SELECCIÓN OFICIAL: A Vida de um Homem Amoroso (Yukio Abe, 1991, 55 minutos) + L.A. Plays Itself (Fred Halsted, 1972, 55 minutos)

20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Uma Menina Decente (Klaus Lemke, Peter Hajek, 1968, 10 minutos) + Rocker (Klaus Lemke, 1972, 86 minutos)


13 de dezembro (sexta-feira)

15h – Hoteles japoneses: Dias de Juventude (Yasujirô Ozu, 1928, 104 minutos)

17h – Hoteles japoneses: Tripas de Anjo: Sala Vermelha (Chûsei Sone, 1979, 76 minutos)

18h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Os Homens que Eu Tive (Tereza Trautman, 1973, 80 minutos)

20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Não Quero Ser Um Homem (Ernst Lubitsch, 1918, 45 minutos)


PROJETO RAROS 300

23h – Onda Nova (José Antônio Garcia e Ícaro Martins, 1983, 93 minutos)

01h – Crime Wave (John Paizs, 1985, 80 minutos)

02h45 – Hollywood 90028 (Christina Hornisher, 1973, 87 minutos)

04h30 – Drive-in (Rod Amateau, 1976, 96 minutos)


14 de dezembro (sábado)

15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: A Besta Deve Morrer (Román Viñoly Barreto, 1952, 95 minutos)

17h – SELECCIÓN OFICIAL: Arrebato (Ivan Zulueta, 1979, 105 minutos)

19h – SELECCIÓN OFICIAL: Travolta e Eu (Patricia Mazuy, 1993, 60 minutos)

20h30 – Souvenir argentino: Sábado à Noite, Cinema (Fernando Ayala, 1960, 97 minutos) 35mm


15 de dezembro (domingo)

15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: Veneno (Gianni Pons, 1952, 75 minutos)

16h30 – Christensen Argentino: Nunca Abras Essa Porta (Carlos Hugo Christensen, 1952, 85 minutos)

18h – Christensen Brasileiro: O Homem Sensorial (Eugenio Puppo, 2013, 15 minutos) + O Menino e o Vento (Carlos Hugo Christensen, 1967, 100 minutos) 35mm

20h30 – Encerramento: Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2007, 103 minutos) 35mm

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Moana 2'

Sinopse: Moana viaja para os mares distantes depois de receber uma ligação inesperada de seus ancestrais.

"Moana" (2017) é um daqueles casos em que os Deuses do cinema sorriram para os estúdios Disney e nascedo assim um clássico instantâneo. Ao explorar o universo dos povos das ilhas da Polinésia, o filme não somente provou o seu lado diversificado, como também soube conquistar aquele público que estava esperando por algo novo.

Inicialmente projetado para ser uma série de tv, "Moana 2" (2024) tem a missão ingrata de dar continuidade ao sucesso do filme original, mas não significa que isso é de todo mal. Na trama, acompanhamos o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros.

Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. A história segue uma linha narrativa similar se formos comparar a obra original, principalmente ao vermos Moana novamente buscar novos horizontes e para assim chegar em um novo patamar, tanto para ela, como também para o seu povo. Por conta disso ela embarca em uma jornada que nos passa a impressão que ela poderia ser melhor encaixada em uma série de tv, principalmente em passagens da trama em que se fecha um núcleo narrativo e começa outro.

Neste ponto, portanto, se nota que o estúdio correu o risco de desperdiçar um grande projeto, mas que na visão deles se encaixaria na tela grande e nisso não posso negar, pois assim como o original, essa segunda parte precisa ser vista na tela grande.  Ao menos visualmente o filme ainda é um espetáculo de um verdadeiro show de luz e cores e cuja as cenas ganham até mesmo uma nova dimensão para aqueles que forem assistir no formato em 3D. Esses momentos, por exemplo, são embalados pelos já costumeiros números musicais e dos quais colocam os personagens em meio aos momentos em que a fantasia e realidade se entrelaçam de forma corriqueira para dizer o mínimo.

É uma pena que quase nenhuma dessas músicas não se tornaram tão marcantes quanto a música "Saber Quem Sou" e que conquistou o coração de inúmeras meninas pelo mundo afora. Dos personagens novos se destaca uma aparentemente vilanesca, Matangi (Lara Suleiman) que simplesmente rouba a cena mesmo em pouco mais de dez minutos de cena. E se por um lado os parentes de Moana não se empolgam durante essa cruzada, o mesmo não se pode dizer de Maui que novamente rouba a cena graças a sua personalidade cativante e pretensiosa.

Não me surpreenderia se futuramente o personagem tivesse o seu próprio filme. O ato final nos entrega momentos emocionantes, principalmente em uma cena que fará muitos chorarem, mas para logo em seguida enxugar as lágrimas para os momentos alegres. Se por um lado a jornada de nossa heroína termina bem, do outro, o estúdio já começa a preparar dicas sobre uma eventual terceira parte e fazendo com que Moana tenha novos desafios pela frente. A própria Disney, portanto, se rende a famigerada cena pós-crédito, mas que ao meu ver essa ideia já se encontra cansada até mesmo dentro dos filmes da Marvel.

Apesar de não superar a aventura anterior, "Moana 2" é uma agradável, colorida e emocionante aventura  que levará o público aplaudir sem medo algum.  

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 05 A 11 DE DEZEMBRO DE 2024

 ESTREIA:


OS SONHOS DE PEPE

Uruguai/ Documentário/2024/ 86min

Direção: Pablo Tropo

Sinopse: Em um planeta a caminho do colapso climático, onde a humanidade persegue um modelo predatório de desenvolvimento e consumo, a filosofia do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acende um alerta em todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo está se esgotando e não pode ser recuperado.


EM CARTAZ:

MALU

Brasil/Ficção/ 2024/ 103 min.

Direção: Pedro Freire

Sinopse: Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e com sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.

Elenco: Yara de Novaes, Juliana Carneiro da Cunha, Carol Duarte, Átila Bee´


O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS

Brasil/ ficção/ 2024/ 95 min.

Direção: Anna Muylaert

Sinopse:Ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.

Elenco: Rafael Vitti, Luis Miranda, Irene Ravache


HORÁRIOS DE 05 a 11 DE DEZEMBRO(não há sessões nas segundas):

15h: MALU

17h: O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS

19h: OS SONHOS DE PEPE


Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'O Pequeno Diabo'

 Nota: Filme para associados no dia 30/11/24 

Sinopse: O Pequeno Diabo conta a história de um padre que, durante um exorcismo, se depara com um demônio que, em vez de partir, decide permanecer ao seu lado.  

O brasileiro não gosta de Roberto Benigni. Dito isso talvez alguns se perguntem porque, mas a história se encontra lá atrás, mais precisamente na noite do Oscar de 1999. Roberto Benigni estava concorrendo ao Oscar de melhor direção, ator e filme estrangeiro pelo seu "A Vida é Bela" (1998) enquanto nós estávamos torcendo para o nosso "Central do Brasil" (1998). Ao final da história todos nós conhecemos, sendo que posteriormente foi revelado que o produtor da Miramax da época ,Harvey Weinstein, recebeu muitos votos para os seus filmes através de jantares particulares e fazendo daquela noite uma das piores da história do cinema.

Mas verdade seja dita, Roberto Benigni talvez não tivesse culpa com relação a tudo isso, sendo que quando vejo seus filmes eles nada mais são do que puras comédias italianas, das quais até mesmo serviram de inspiração para o nosso próprio cinema ao longo da história. Porém, naquela época do Oscar de 1999 eu ainda era jovem e não estava caindo de cabeça 100% como eu faço hoje em dia com relação ao cinema e a filmografia de Roberto Benigni ainda era para mim um tanto quanto desconhecida. Bom exemplo disso é esse "O Pequeno Diabo" (1988), filme puramente Benigni e cujo seu humor remete a tempos mais inocentes da comédia.

Na trama, Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos "ares", o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno Ser está relutante em retornar para "casa" e por isso, resolveu esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre.

Foi uma grande surpresa para mim testemunhar Walter Matthau nesta produção italiana, mas a escolha não poderia ser mais do que acertada, já que a química entre ele e Benigni é digna de nota. Já o ator e diretor parece sempre interpretar o mesmo tipo de personagem, mesmo com origens diferentes, mas é interessante observar de como ele nos transmite tamanha energia em cena, como se cada momento fosse uma bela desculpa para ele colocar para fora a sua força interior. No caso deste filme, ao ser um Diabo inocente perante ao mundo em que ele pisa acaba se tornando uma bela desculpa do filme explorar questões sobre o que nos faz sermos humanos hoje em dia.

Por conta disso, nos deliciamos quando ele interage com as pessoas, enquanto essas mesmas acabam baixando a guarda perante a situação, já que ninguém sabe lidar com alguém que parece que a recém nasceu para aquela realidade. Ao assistir o filme se percebe similaridade com outras obras, onde o protagonista vai seguindo em frente mesmo com toda a sua ingenuidade e ao mesmo tempo fazendo com as pessoas em sua volta tenham até mesmo os seus destinos modificados ao longo dessa encruzilhada que chamamos de vida.

Destaque para Nicoletta Braschi, uma das musas do diretor ao longo da carreira, que aqui interpreta uma intrigante personagem que surge do nada, mas que leva o nosso ingênuo protagonista para os grandes prazeres da vida. O filme como um todo é um convite do realizador para nos ensinar a desfrutar da vida ao máximo, mesmo quando ela nos leve para situações que não correspondiam com os nossos planos. O brasileiro pode até não gostar de Roberto Benigni, mas nunca é demais deixar de lado certas rivalidades.

"O Pequeno Diabo" é um pequeno clássico do cinema Italiano e que sintetiza toda a energia de Roberto Benigni como um todo.

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok