Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 2 A 8 DE MAIO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 ZONA DE EXCLUSÃO


Passada a maratona do Fantaspoa, a cinesemana de 2 a 8 de maio tem várias novidades para o nosso público. Uma delas é a estreia do aguardado documentário VERISSIMO, do diretor Angelo Defanti, sobre a rotina do escritor Luis Fernando Verissimo às vésperas dos seus 80 anos.

Também temos ZONA DE EXCLUSÃO, o novo longa da veterana diretora Agnieszka Holland com foco no drama de um grupo de refugiados, e o audacioso CLUBE ZERO, de Jessica Hausner, que aborda os distúrbios alimentares. Para fechar a lista de estreias está PLANO 75, da japonesa Chie Hayakawa, uma ficção distópica sobre envelhecimento.

Seguem em cartaz os longas brasileiros A PAIXÃO SEGUNDO G.H., NADA SERÁ COMO ANTES e SAUDOSA MALOCA, todos com boa procura do público. DIAS PERFEITOS, de Wim Wenders, já está entre os destaques do ano, com 12 semanas de exibição e sessões que seguem lotadas.  Esta é a última semana para conferir o longa italiano LA CHIMERA, de Alice Rohrwacher, e 20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS, da espanhola Estibaliz Solaguren.


Confira nossa programação completa e portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h30 – VERISSIMO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 90min). Documentário de Angelo Defanti. Vitrine Filmes, Livre.

Sinopse: O filme foi rodado em setembro de 2016, às vésperas de Luis Fernando Verissimo completar 80 anos. Dentro de sua casa e rodeado pelos seus familiares, nosso cronista maior leva uma rotina simples, de movimentos lentos e uma predileção por ficar escrevendo no computador. Também não gosta de jogar conversa fora - seu estilo é o de prestar atenção para depois criar crônicas antológicas. Verissimo é, ao mesmo tempo, engraçado e sério, leve e profundo. O diretor Angelo Defanti já adaptou textos de Verissimo para a ficção, incluindo o longa "O Clube dos Anjos" (2022).


16h15 – ZONA DE EXCLUSÃO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Zielona Granica - Alemanha/Bélgica/França/Polônia, 2023, 145min). Direção de Agnieszka Holland, com Jalal Altawil, Maja Ostaszewska, Behi Djanati Atai, Tomasz Wlosok. A2 Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: A fronteira entre a Polônia e a Bielorússia é marcada por uma floresta imensa e de onde vem muitos relatos sobre pessoas que cruzam por ali para chegar à Europa. É neste cenário que os destinos de alguns personagens se cruzam no início dos anos 2020: uma família de refugiados sírios, um velho professor de inglês afegão, uma ativista recém-formada e um guarda de fronteira. Mas o momento também é de tensão política e todos ficam à mercê do governo autoritário da Polônia. A diretora, de 75 anos, optou por filmar em preto e branco para dar um tom documental ao filme - que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2023.


19h15 – CLUBE ZERO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Club Zero - Reino Unido/França/Alemanha, 2023, 110min). Direção de Jessica Hausner, com Mia Wasikowska, Ksenia Devriendt, Luke Barker. Pandora Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: Miss Novak acaba de entrar para o quadro de educadores de uma escola de elite e forma um forte vínculo com cinco alunos que têm objetivos de vida distintos. Mas a filosofia da professora é bem controversa, já que ela incentiva os jovens a não se alimentarem. O filme trata de maneira original temas como os distúrbios alimentares e a autoimagem, mas causou polêmica no Festival de Cannes, quando foi exibido em 2023, na competição oficial.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – PLANO 75 - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Plan 75 - Japão/França/Filipinas/Qatar, 2022, 105min). Direção de Chie Hayakawa, com Chieko Baishô, Hayato Isomura, Stefanie Arianne. Sato Company, 16 anos. Drama.

Sinopse: No Japão, o programa governamental Plano 75 incentiva cidadãos idosos a serem voluntários de uma morte assistida como solução para lidar com o envelhecimento da sociedade. Neste contexto, uma senhora idosa cujos meios de sobrevivência estão desaparecendo, um vendedor pragmático do Plano 75 e uma jovem trabalhadora filipina precisam lidar com suas escolhas.


16h45 – A PAIXÃO SEGUNDO G.H. 

(Brasil, 2023, 126min). Direção de Luiz Fernando Carvalho, com Maria Fernanda Candido e Samira Nancassa. Paris Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Lançado há 60 anos e considerado um marco na trajetória da escritora Clarice Lispector (1920 - 1977), o romance traz as reflexões de uma mulher sobre amor, solidão, arte e morte. Transposto para o cinema, o monólogo ganha a força das imagens e dá um rosto e uma voz para esta personagem madura, linda e rica que resolve arrumar o quarto da empregada e se desespera diante de uma barata. A experiência mostra a perda de sua identidade e a faz questionar todas as convenções sociais que aprisionam, até hoje, o feminino.


19h – DIAS PERFEITOS (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 8) Assista o trailer aqui.

(Perfect Days – Japão/Alemanha, 2023, 125min). Direção de Wim Wenders, com Koji Yakusho, Min Tanaka, Arisa Nakano, Tokio Emoto. O2 Play/Mubi, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hirayama vive em Tóquio e é responsável pela limpeza de vários banheiros públicos. Além do trabalho modesto, ele preenche seus dias com a paixão pela música, pelos livros e pela fotografia de árvores. Hirayama parece perfeitamente feliz com sua rotina metódica, mas alguns encontros inesperados trazem revelações surpreendentes sobre o passado do protagonista. O filme estreou no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios do júri ecumênico e melhor ator para Koji Yakusho, e foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional.

SALA NORBERTO LUBISCO


15h – LA CHIMERA Assista o trailer aqui.

(Itália/França/Suíça, 2023, 130min). Direção de Alice Rorhwacher, com Josh O’Connor, Carol Duarte, Alba Rohrwacher, Isabella Rossellini. Filmes da Mostra, 16 anos. Drama.

Sinopse: Arthur é um jovem arqueólogo inglês que perdeu seu grande amor, Beniamina. Para aplacar sua angústia, ele volta ao lugar onde a conheceu, na região italiana da Toscana - e também onde se associou a um grupo de ladrões de túmulos antigos. Neste retorno, Arthur vai encarar uma instigante jornada que contrapõe o mundo dos vivos e dos mortos, a floresta e a cidade, as celebrações e a solidão. Em comum, todos tentam encontrar a sua quimera e realizar seus sonhos mais inacessíveis.


17h30 – NADA SERÁ COMO ANTES – SESSÕES DIAS 2, 4 E 7 (QUINTA, SÁBADO E TERÇA) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 78min). Documentário de Ana Rieper. Sessão Vitrine Petrobrás, Livre.

Sinopse: O filme mostra o momento da criação de "Clube da Esquina", um dos discos mais importantes da MPB e que foi lançado no início dos anos 1970. Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros artistas falam sobre suas trajetórias e as influências de paisagens, histórias e poesias que resultaram em músicas inesquecíveis.


17h30 – SAUDOSA MALOCA – SESSÕES DIAS 3, 5 E 8 (SEXTA, DOMINGO E QUARTA) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 110min). Direção de Pedro Serrano, com Paulo Miklos, Leilah Moreno, Gero Camilo, Gustavo Machado. Elo Studios, 14 anos. Drama.

Sinopse: Inspirado no samba “Saudosa Maloca”, uma das músicas mais conhecidas de Adoniran Barbosa, o filme recupera episódios da vida do compositor tendo como cenário uma São Paulo que não existe mais. Entre botequins e rodas de samba, aparecem seus amigos, suas paixões e outros personagens eternizados pelo músico.


19h30 – 20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS Assista o trailer aqui.

(20.000 Especies de Abejas - Espanha, 2023, 125min). Direção de Estibaliz Solaguren, com Sofía Otero, Patricia López Arnaiz, Ane Gabarain. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aitor tem oito anos e não gosta que as pessoas lhe chamem pelo seu nome - prefere ser tratado como uma menina, que é como se sente de verdade.  Durante as férias de verão no País Basco, entre as colmeias de propriedade da família, a menina transgênero explora sua feminilidade e expõe seus questionamentos. Com isso, faz com que todos à sua volta reflitam sobre suas próprias vidas. A protagonista Sofía Otero ganhou o prêmio de melhor atuação no Festival de Berlim 2023.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'A PAIXÃO SEGUNDO GH'

Sinopse: Depois de demitir sua empregada, G. H. precisa arrumar o quarto de serviço. Enquanto limpa, ela reflete sobre sua vida e a possibilidade de ter perdido sua essência. 



Por muito tempo alguns livros clássicos foram consideráveis impossíveis para serem levados para o cinema, já que a linguagem literária, em alguns casos, funciona somente nas páginas Por muito tempo, por exemplo, "Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago, era apontado por muitos especialistas como algo impensável de ser levado para as telas, até chegar Fernando Meirelles e fazer uma ótima adaptação em 2008. "A Paixão Segundo GH" (2024), por sua vez, é algo ainda mais complexo, mas sendo também levado agora para as telas e onde temos uma dimensão do peso da linguagem literária e da responsabilidade dos realizadores em fazer com que desse certo fora das páginas.

Dirigido por Luiz Fernando Carvalho, do filme "Lavoura Arcaica" (2001), o filme é baseado na obra literária escrita por Clarice Lispector. A trama se passa no ano de 1964, onde conhecemos G.H, (Maria Fernanda Cândido), que após o término de um relacionamento ela decide arrumar o seu apartamento, já que a sua empregada havia ido embora no dia anterior. Ao chegar no quarto em que a empregada dormia a protagonista se depara com uma barata e a partir desse encontro se gera um confronto e do qual a protagonista terá que lidar consigo mesma.

De origem Ucraniana, Clarice Lispector viveu boa parte de sua vida no Rio de Janeiro e sendo que por lá testemunhou o mundo mudando, desde ao cenário político como também existencial. Neste último caso, por exemplo, pode-se dizer que ela sempre teve uma predileção pelo papel da mulher daqueles tempos, principalmente em um momento em que o papel do patriarcado disfarçado de democrático estava começando a ruir e fazendo com que o papel da mulher se tornasse cada vez mais relevante. Portanto, "A Paixão Segundo GH" é moldado por diversas camadas, desde a questão de dilemas existenciais como também questões sobre a divisões de classes e sendo moldada de uma forma bem peculiar.

A narrativa é toda moldada pelas palavras da protagonista, da qual ela transita entre a realidade, sonhos, pensamentos e lembranças sobre tempos que possuíam maior brilho. Uma vez que uma relação se termina ela encara uma realidade dura e seca, da qual ela convivia, mas ao mesmo tempo não se dando conta de sua existência. A empregada que partiu, por sua vez, possuía um rosto, mas da qual jamais era notado, mas ganhando vida através do encontro da protagonista com a barata encontrada no quarto.

Deste encontro enigmático podemos tirar diversas interpretações, desde ao fato de a protagonista comparar a pequena criatura com a empregada, como também ao fato dela jamais encarar uma faceta existencial do dia a dia. É como se ela tivesse vivido somente em sua bolha da qual se sentia segura, para então encarar a existência de um simples inseto que a faz enfrentar os seus próprios demônios interiores e dos quais podem estar lhe destruindo. Por mais absurdo que seja, pelo texto isso se tornava até mesmo crível, mas para as telas ninguém tinha coragem de levar esse material para fora das páginas.

Porém, Luiz Fernando Carvalho soube moldurar a narrativa através de uma edição de cenas em que transitam entre o verossímil para o abstrato e moldurado por uma trilha sonora que nos deixa ainda mais desconcertado. É como se as cenas fossem se estilhaçando dentro da protagonista para que assim se criasse um mosaico de informações espalhados pelo longa e sendo todos acolhidos pela mulher cada vez mais a beira da insanidade. Se o material possui tamanha complexidade era preciso ser representado por um grande talento e Maria Fernanda Cândido soube conduzir com grande êxito.

Narrando a trama para nós e para consigo mesma, Maria Fernanda Cândido consegue colocar para fora toda confusão mental e existencial da personagem, fazendo com que vários momentos, por exemplo, se quebrem a quarta parede e chegando ao ponto de o longa possuir uma linguagem quase teatral e fazendo a gente imaginar como seria a trama sendo apresentado ao vivo em um palco para o grande público. O encontro dela com a barata não exige somente uma interpretação convincente, como também um preparo físico onde ela age como se estivesse expulsando um veneno interior que a fizesse se contorcer em cena de uma forma peculiar e enigmática. Um filme de duas horas protagonizado por uma única atriz em cena, mas Maria Fernanda Cândido cumpre com louvor esse grande desafio e se tornando o melhor desempenho de sua carreira.

É claro que não é um filme para aqueles que estão acostumados pelo convencional, principalmente para aqueles que acreditam que cinema somente existe através do cinemão norte americano. Encarar o filme é o mesmo que adentrar um território desconhecido, mas fazendo com que a experiência se torne inesquecível e lhe tirando da zona de conforto. Para saborear algo novo é preciso degustá-lo, nem que para isso o gosto se torne peculiar em um primeiro momento.

"A Paixão Segundo GH" é uma experiência sensorial enigmática e que pegará muitas pessoas que forem ao cinema de forma desprevenida.  

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

Cine Dica: SESSÃO ESPECIAL DE FILME SOBRE LUIS FERNANDO VERISSIMO

Às vésperas de completar 80 anos, em setembro de 2016, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo se tornou o centro do documentário VERISSIMO, de Angelo Defanti (O Clube dos Anjos). O longa, que teve sua primeira exibição ao público na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros no Festival É Tudo Verdade, agora estreia em todo o país no dia 2 de maio. No mesmo dia, acontece sessão comentada na Cinemateca Capitólio, às 19h30min, com a participação do diretor, da jornalista Fernanda Verissimo, filha do escritor, e do cineasta Jorge Furtado. O título entra em cartaz na Capital e interior do estado, incluindo Cruz Alta, terra do pai de Luis Fernando, Érico Verissimo. O filme é produzido pela Sobretudo Produção, Lacuna Filmes e Canal Brasil, e a distribuição é da Boulevard Filmes em codistribuição com  a Vitrine Filmes e Spcine.

Os ingressos podem ser comprados no horário de funcionamento da bilheteria (30 minutos antes de cada sessão). O valor é R$ 16,00.


Sinopse: Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos. 


Ficha Técnica

Direção Angelo Defanti

Família Verissimo: Luis Fernando, Lucia Helena, Clarissa, Fernanda, Mariana, Pedro, Lucinda, Davi, Andrew, Ricardo, Mafalda (in memoriam) e Erico (in memoriam). 

Direção de fotografia Angelo Defanti e Bruno Polidoro 

Montagem Eduardo Aquino 

Desenho e edição de som Felippe Mussel 

Mixagem Bernardo Adeodato 

Coordenação executiva Veronika Berg 

Produtor associado Daniel Ribeiro 

Produção executiva Bárbara Defanti e Diana Almeida 

Produzido por Bárbara Defanti, Diana Almeida, Angelo Defanti

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 02 a 08 DE MAIO DE 2024

 ESTREIA:

VERÍSSIMO

Brasil/Documentário/2024/90min.

Direção: Angelo Defanti

Sinopse: Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos. Com Família Verissimo: Luis Fernando, Lucia Helena, Clarissa, Fernanda, Mariana, Pedro, Lucinda, Davi, Andrew, Ricardo, Mafalda (in memoriam) e Erico (in memoriam).


EM CARTAZ:


DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS

Brasil/ Documentário/ 2023/ 90min.

Direção: Daniela Broitman

Sinopse: Uma viagem irresistível pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil e influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para Bossa Nova e a Tropicália. Traduzindo sensorialmente os versos de Caymmi, o filme passeia pela atmosfera vibrante dos pescadores baianos, as referências de raiz africana, a religiosidade e espiritualidade no candomblé, e suas histórias de amor.

SEM CORAÇÃO

Brasil/Drama/ 2023 / 91min

Direção:Nara Normande,Tião

Sinopse:Sem Coração se passa durante o verão de 1996, no litoral de Alagoas. Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

Elenco:Maya de Vicq,Eduarda Samara,Alaylson Emanuel


HORÁRIOS DE 02 a 08 DE MAIO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: SEM CORAÇÃO

17h: DORIVAL CAYMMI – UM HOMEM DE AFETOS

19h: VERÍSSIMO


Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

cinebancarios@sindbancarios.org.br

terça-feira, 30 de abril de 2024

CIne Dica: PROGRAMAÇÃO DA SALA PAULO AMORIM PARA O DIA 1º DE MAIO DE 2024

Clube Zero


 14h15 – CLUBE ZERO - PRÉ-ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Club Zero - Reino Unido/França/Alemanha, 2023, 110min). Direção de Jessica Hausner, com Mia Wasikowska, Ksenia Devriendt, Luke Barker. Pandora Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: Miss Novak acaba de entrar para o quadro de educadores de uma escola de elite e forma um forte vínculo com cinco alunos que têm objetivos de vida bem distintos. Mas a filosofia da professora é bem controversa, já que ela incentiva os jovens a não se alimentarem. O filme trata de uma maneira original temas como os distúrbios alimentares e a autoimagem, mas causou polêmica no Festival de Cannes, quando foi exibido em 2023, na competição oficial.


16h30 – ZONA DE EXCLUSÃO - PRÉ-ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Zielona Granica - Alemanha/Bélgica/França/Polônia, 2023, 145min). Direção de Agnieszka Holland, com Jalal Altawil, Maja Ostaszewska, Behi Djanati Atai, Tomasz Wlosok. A2 Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: A fronteira entre a Polônia e a Bielorrússia é marcada por uma floresta imensa e de onde vem muitos relatos sobre pessoas que cruzam por ali para chegar à Europa. É neste cenário que os destinos de alguns personagens se cruzam no início dos anos 2020: uma família de refugiados sírios, um velho professor de inglês afegão, uma ativista recém-formada, um guarda de fronteira. Mas o momento também é de tensão política e todos ficam à mercê do governo autoritário da Polônia. A diretora, de 75 anos, optou por filmar em preto & branco para dar um tom documental ao filme - que ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza 2023.


19h15 – VERISSIMO - PRÉ-ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 90min). Documentário de Angelo Defanti. Vitrine Filmes, Livre.

Sinopse: O filme foi rodado em setembro de 2016, às vésperas de Luis Fernando Verissimo completar 80 anos. Dentro de sua casa e rodeado pelos seus familiares, nosso cronista maior tem uma rotina simples, de movimentos lentos e uma predileção por ficar escrevendo no computador. Também não gosta de jogar conversa fora - seu estilo é o de prestar atenção para depois criar crônicas antológicas. Verissimo é, ao mesmo tempo, engraçado e sério, leve e profundo. O diretor Angelo Defanti já adaptou textos de Verissimo para a ficção, incluindo o longa "O Clube dos Anjos" (2022).


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 30 de abril a 08 de maio de 2024

 A Fantástica Fábrica de Chocolates

 CINEMAS AFRICANOS NA CINEMATECA CAPITÓLIO

A partir de 30 de abril, a mostra Volta ao Mundo – Diálogos Africanos apresenta na Cinemateca Capitólio uma viagem cinematográfica pelo continente africano. Na sexta-feira, 03 de maio, às 19h30, uma sessão gratuita promovida pela Aliança Francesa Porto Alegre, com os filmes Sobre a Duna da Solidão (1964), de Timité Bassori, e Kaka yo (1966), de Luc Siassia et Sébastien Kamba, será comentada por Pedro Henrique Gomes, pesquisador das cinematografias do continente, curador da mostra Câmeras da África (2022).  


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/7232/volta-ao-mundo-dialogos-africanos/


A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE NA SESSÃO VAGALUME

A Sessão Vagalume do mês de maio vai transformar a Cinemateca Capitólio em uma grande fábrica de chocolates! Nos dias 4 e 5, às 15h, será exibida a versão dublada de A Fantástica Fábrica de Chocolates, de Tim Burton. O valor do ingresso é R$ 4,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7270/sessao-vagalume-a-fantastica-fabrica-de-chocolate-2/


CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS DEBATE CINEMA EXPLOITATION

No domingo, 05 de maio, às 18h30, o Cineclube Academia das Musas apresenta a sessão do filme Janie, de Roberta Findlay, marco do cinema exploitation dos EUA. Depois do filme, será realizado um debate conduzido por integrantes do coletivo que pesquisa obras dirigidas por mulheres na história do cinema. Entrada franca.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7275/cineclube-academia-das-musas-janie/


FALOS, DE NÓS PARA VOCÊS E HAMLET EM CARTAZ

A partir da primeira semana de maio, a Cinemateca Capitólio apresenta duas produções do RS em cartaz: Falos, de Nós Para Vocês, de André Arieta, e Hamlet, de Zeca Brito. O valor do ingresso é R$ 16,00.

Na terça-feira, 30 de abril, às 19h, uma sessão especial de pré-estreia de Falos, de Nós Para Vocês será apresentada por integrantes da equipe. 


GRADE DE HORÁRIOS

30 de abril a 08 de maio de 2024


30 de abril (terça-feira)

15h – Nome

17h – Nha Fala

19h – Falos, de nós para vocês


01 de maio (quarta-feira)

15h – A Bola de Ouro

17h – O Acidente + Tabataba

19h – A Capela


02 de maio (quinta-feira)

15h – Falos, de nós para vocês

16h30 – Hamlet

18h – Tabataba

19h30 – Veríssimo + debate


03 de maio (sexta-feira)

15h – Falos, de nós para vocês

16h30 – Hamlet

18h – Zinder

19h30 – Sobre a Duna da Solidão + Kaka yo + debate 


04 de maio (sábado)

15h – Sessão Vagalume: A Fantástica Fábrica de Chocolate

17h – Hamlet

19h – Nome


05 de maio (domingo)

15h – Sessão Vagalume: A Fantástica Fábrica de Chocolate

17h – Falos, de nós para vocês

18h30 – Cineclube Academia das Musas: Janie


07 de maio (terça-feira)

15h – Falos, de nós para vocês

16h30 – Hamlet

18h – A Mulher do Coveiro

19h30 – Josepha + Nós, Estudantes!  


08 de maio (quarta-feira)

15h – Falos, de nós para vocês

16h30 – Hamlet

18h – Nha Fala

19h30 – Zinder


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok  

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Até o Cair da Noite'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 28/04/24 

Sinopse: O filme combina elementos de tramas policiais com drama romântico para contar a história do investigador Robert e Leni, sua namorada trans. Eles têm uma relação complicada, mas precisam se unir para prender Victor, um traficante perigoso.  

O subgênero "noir", iniciado no final dos anos trinta no cinema norte-americano,  ainda gera até hoje interesse dos cineastas em buscar uma forma de homenagear esses filmes que mesclam elementos do gênero policial, luz, sombras e damas fatais. O problema está entre fazer uma homenagem e tentar buscar uma tentativa de nos transmitir algo de novo no enredo para não ficar repetitivo. "Até o Cair da Noite" (2023) transita entre a criatividade ao desiquilíbrio e cujo resultado irá dividir muitos.

Dirigido por Christoph Hochhäusler, o filme conta a história de Robert (Timocin Ziegler) um agente secreto da polícia que tem como objetivo prender um determinado traficante. Para este trabalho, ele finge ser o companheiro de uma mulher trans chamada Leni (Thea Ehrlich) e ambos procuram fazer amizade com o determinado suspeito através de uma escola de dança. O problema que Robert e Leni já tinham um relacionamento no passado e se tornando uma relação mais complexa do que nós imaginamos.

Se formos resumir a trama ela nos soa até mesmo simples e sem nenhuma novidade dentro do subgênero. Porém, Christoph Hochhäusler procura nos passar certo frescor de novidade através da sua forma de dirigir a história ao pegarmos, por exemplo, a cena de abertura, onde há uma transformação no ambiente de um determinado apartamento e do qual será uma peça central da trama como um todo. Essa metamorfose visual se liga aos dois personagens principais, sendo que ambos tiveram uma vida cheia de reviravoltas e todas girando em meio a mudanças que revelaram o verdadeiro caráter de cada um em cena.

Robert, por exemplo, nos passa um certo conflito interno com relação a Leni, sendo que ele gosta dela, porém, esse sentimento surgiu em um passado em que Leni ainda se encontrava em transformação e cujo resultado faz com que Robert não saiba ao certo o que realmente ele quer com ela. Esse conflito sentimental acaba se tornando uma tensão muito maior do que a própria investigação que ambos estão envolvidos e o que faz do filme ficar um tanto quanto aquém do esperado.

Diante disso, Christoph Hochhäusler faz com que essa relação conflituosa seja a válvula de escape da história, ao ponto que os movimentos de sua câmera geram certa tensão em nós sobre o que irá acontecer em seguida. Em uma determinada cena, por exemplo, o casal central está pronto para fazer sexo, mas a câmera vai se afastando de lado, como se não quisesse que nós testemunhássemos os próximos passos desse ato. Curiosamente, a câmera retorna umas quatro vezes ao menos, para que só então nos déssemos conta do resultado desastroso provocado pelos impulsos de Robert.

O filme joga em nosso colo a tese que a vida de infiltrado em uma investigação faz com que o profissional corra o certo risco de se transformar e obter um caminho sem volta durante o percurso. Neste último caso isso até visto na tela como um todo, já que Robert cada vez mais vai caindo em um buraco sem fundo, mas não somente pelo fato de estar correndo perigo, como também possuir um conflito interno sobre leni que o está estilhaçando por dentro. Porém, Leni nos passa certa segurança em alguns momentos, como se nos dissesse que sabe o que realmente quer para ela, mesmo sofrendo também o conflito dessa relação complicada.

Ao final, existe um certo jogo de gato e rato que fará com que todos os personagens se colidem em um único ato e fazendo com que as máscaras caiam de forma repentina. E quando achamos que o filme terminará de forma até mesmo previsível, eis que uma surpresa acontece no minuto final, mas que contradiz com tudo o que nós vimos até aqui. Talvez uma forma de Christoph Hochhäusler nos dizer que criou algo de novo, mas nos deixando com uma sensação conflituosa por dentro e nos questionando sobre o que realmente havíamos assistido.

"Até o Cair da Noite' é um filme policial curioso dentro do subgênero noir, mas que nos dá a impressão que faltou uma peça primordial neste jogo de xadrez de paixão e medo. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948


Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok