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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Cine Dica: Estreias do Final de Semana (11/11/22)

PANTERA NEGRA – WAKANDA PARA SEMPRE


Sinopse: Após a morte de T‘Challa, Wakanda fica sem um Pantera Negra. Enquanto as potências mundiais clamam para obter acesso ao Vibranium, um novo inimigo rompe as fronteiras de Wakanda. A rainha Romonda deve escolher entre unir forças com essa nova ameaça ou potencialmente colocar seu povo em risco. Enquanto isso, Shuri, Okoye, Nakia, M‘Baku e alguns heróis inesperados devem superar a dor de perder um dos maiores super-heróis do mundo e enfrentar esse poderoso adversário e tomar seus lugares entre os lendários heróis de Wakanda.



A MÃE

Sinopse: Maria, uma mãe solo que vive na periferia de São Paulo, volta para casa à noite e não encontra seu filho adolescente. Depois de uma busca ininterrupta pela vizinhança, ela começa a ameaçar a tranquilidade dos traficantes locais que decidem contar que Valdo foi assassinado pela Polícia. Incrédula ela começa uma busca vertiginosa pela verdade. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 10 A 16 DE NOVEMBRO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

 EU, UM OUTRO


AVISOS DA SEMANA

A CINEMATECA NÃO ABRIRÁ DIA 15, TERÇA.

A SALA PAULO AMORIM ESTÁ FECHADA PARA REFORMA.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


15h – NOITES DE PARIS Assista o trailer aqui.

(Les Passagers de la Nuit - França, 2022, 110min). Direção de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início dos anos 1980, a eleição do socialista François Mitterrand é festejada com esperança pelos franceses - mas Elizabeth acaba de se separar do marido e precisa cuidar sozinha dos dois filhos adolescentes. O emprego noturno em uma rádio surge como fonte de renda alternativa e também como uma possibilidade de recomeçar, principalmente depois que a protagonista decide levar para casa uma jovem problemática chamada Talulah. O filme faz várias citações à obra do cineasta francês Jacques Rivette (1928 - 2016), que Hers considera seu grande mestre.

*Não haverá exibição na quinta-feira, dia 10, devido à programação especial da Sessão Quintaninha.*


17h – FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO

*SINOPSES E HORÁRIOS DOS FILMES ABAIXO*


19h – FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO

*SINOPSES E HORÁRIOS DOS FILMES ABAIXO*


DIA 10, QUINTA


17h – TOILET

(Toilet, 90 min). Direção e atuação de Gabriele Pignotta.

Sinopse: Flavio Brittany está a caminho da reunião de negócios mais importante de sua vida. Entre telefonemas dos clientes, mensagens da secretária e ligações da ex-mulher, ele não percebe que pegou a direção errada e para em um posto de serviços. Ainda no telefone, ele vai ao banheiro – e, quando tenta sair, a porta está trancada. Ele grita por socorro, mas ninguém responde. Lá fora, a sua vida segue sem ele...


19h – HILL OF VISION – A INCRÍVEL HISTÓRIA DE MARIO CAPECCHI

(Hill of Vision - L’incredibile Storia di Mario Capecchi - 105min). Direção de Roberto Faenza, com Laura Haddock, Edward Holcroft, Elisa Lasowski.

Sinopse: Depois que sua mãe é presa por fascistas, Mario passa a infância nas ruas. Em 1947, depois da Segunda Guerra Mundial ele e sua mãe são milagrosamente reunidos e começam uma nova vida na América. O roteiro é baseado na vida de Mario Capecchi, Prêmio Nobel de Medicina de 2007.


 DIA 11, SEXTA


17h – CARROSSEL

(Calcinculo - 95min). Direção de Chiara Bellosi, com Gaia Di Pietro, Andrea Carpenzano, Barbara Chichiarelli.

Sinopse: Quando o carrossel gira rápido, a sensação é a de que estamos voando e que nunca iremos descer. É o que acontece com Benedetta depois que conhece Amanda e decide segui-la em seu mundo perdido.


19h – OS IRMÃOS DE FILIPPO

(I Fratelli De Filippo - 140min). Direção de Sergio Rubini, com Giancarlo Giannini, Mario Autore, Domenico Pinelli.

Sinopse: O roteiro é baseado na história dos De Filippo, uma família de artistas famosa na Itália. No início dos anos 1900, Eduardo, Peppino e Titina vivem junto com sua mãe, Luisa De Filippo. O pai deles é o famoso comediante Eduardo Scarpetta, que não tem qualquer apreço pelos filhos. Mesmo assim, o trio herdou o amor pelo teatro.


DIA 12, SÁBADO


17h – SECA

(Siccitá - 100min). Direção de Paolo Virzi, com Monica Bellucci, Silvio Orlando, Valerio Mastandrea.

Sinopse: Não chove em Roma há três anos e a falta d’água distorce as regras e os hábitos. Na cidade que morre de sede e proibições, as vidas de todos estão interligadas de maneira trágica: jovens e velhos, marginalizados e bem-sucedidos, vítimas e aproveitadores.


19h – ÁGUA E ANIS

(Acqua e Anice - 115min). Direção de Corrado Ceron, com Stefania Sandrelli, Silvia D'Amico, Paolo Rossi.

Sinopse: Aos 70 anos, Olímpia, uma lenda dos bailes, decide colocar sua banda de volta na estrada. Desta vez, porém, não é para fazer uma turnê, mas para embarcar em uma jornada com as pessoas que a amavam e os lugares que fizeram dela uma estrela.


 DIA 13, DOMINGO


17h – COMEDIANS

(Comedians - 95min). Direção de Gabriele Salvatore, com Alessandro Besentini, Francesco Villa, Natalino Balasso, Demetra Bellina.

Sinopse: As apresentações começam e cada comediante sobe ao palco com um grande dilema: respeitar os ensinamentos de seu professor, dedicado à comédia inteligente e intransigente, ou mudar seus números para satisfazer o gosto pouco refinado do “caça-talentos”?


19h – NOSTALGIA

(Nostalgia - 115min). Direção de Mario Martone, com Pierfrancesco Favino, Tommaso Ragno.

Sinopse: Baseado no romance homônimo de Ermanno Rea, o roteiro segue Felice, um homem que retorna ao lugar onde nasceu depois de 40 anos. Trata-se do bairro de Sanità, no centro de Nápoles, onde ele reencontra os lugares em que andava, os códigos do bairro e um passado ainda marcante. O filme foi indicado pela Itália para concorrer ao Oscar de filme internacional.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


14h – O CLUBE DOS ANJOS Assista o trailer aqui.

(Brasil/Portugal, 2022, 100min). Direção de Angelo Defanti, com Otávio Müller, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Marco Ricca, Augusto Madeira, André Abujamra. Vitrine Filmes, 16 anos.

Sinopse: Sete amigos mantêm, há anos, o Clube do Picadinho, com encontros mensais regados a bom vinho e boa comida. Quando acham que a confraria já não faz mais sentido, surge um cozinheiro misterioso que começa a preparar banquetes inesquecíveis. O filme é baseado na novela homônima obra de Luis Fernando Verissimo.


15h50 – EU, UM OUTRO  *ESTREIA*  Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 85min). Direção de Silvia Godinho, com Luca Scarpelli, Raul Capistrano e Thalles Rocha. O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: Luca, Thalles e Raul têm em comum o fato de terem nascido como mulheres biológicas, fizeram a transição de gênero e agora querem viver suas novas vidas. Luca decide ir atrás de Ana, seu primeiro amor, que ele não via desde que era uma menina. Raul é um estudante de filosofia que quer ser professor, enquanto Thalles trabalha como segurança e enfrenta burocracia e preconceito para registrar seu nome masculino.


17h30 – SEGREDOS EM FAMÍLIA Assista o trailer aqui.

(Algunas Bestias - Chile, 2019, 100min). Direção de Jorge Riquelme Serrano, com Paulina García, Alfredo Castro, Consuelo Carreño. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Uma família viaja para uma ilha deserta no sul do Chile, com o sonho de construir um hotel no local. Quando o homem que os ajudou a atravessar desaparece, a família fica presa na ilha. Com frio, sem água e sem expectativas de serem salvos, os ânimos se exaltam, revelando o lado animal que existe em cada um.


19h20 – COM AMOR E FÚRIA

(Avec Amour et Acharnement - França, 2022, 120min). Direção de Claire Denis, com Juliette Binoche, Vincent Lindon, Grégoire Colin. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Sara e Jean estão juntos há 10 anos e têm um bom relacionamento. Mas Sara começa a questionar sua vida quando François reaparece – ele foi uma antiga paixão dela e é um dos melhores amigos de Jean. Prêmio de melhor direção no Festival de Berlim 2022.


PROGRAMAÇÃO DE 16 DE NOVEMBRO DE 2022

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

SESSÃO ESPECIAL DA SEMANA


DIA 16, QUARTA


17h – KEVIN

(Brasil, 2021, 85min). Documentário de Joana Oliveira. Embaúba Filmes, 12 anos.

Sinopse: É a primeira vez que Joana, uma brasileira, visita sua amiga Kevin na Uganda. Elas se tornaram amigas há 20 anos quando estudaram juntas na Alemanha e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar a matéria do vivido e um elo de amor e sororidade que resiste à distância e ao tempo.


DIA 16, QUARTA – ENTRADA FRANCA


19h – CANTATA SETE POVOS – EPISÓDIO 1

(Brasil, 2022, 20min). Direção de Omar L. de Barros Filho.

Exibição do primeiro episódio da série documental baseada na obra do compositor Raul Ellwanger. A sua “Cantata Sete Povos” - uma suíte popular de 12 canções em diferentes estilos - narra a saga guarani em busca da Terra-Sem-Males e sua relação com os religiosos europeus. O episódio de estreia mostra o músico em diferentes situações em seu trabalho artístico e criativo.

Sessão seguida de conversa com o diretor e o compositor, junto com a equipe da série.

--

PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).

CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 10 A 16 DE NOVEMBRO

 A MÃE

Brasil/ drama/ 2022/ 80min

Direção: Cristiano Burlan

Sinopse: Maria, uma mãe solo que vive na periferia de São Paulo, volta para casa à noite e não encontra seu filho adolescente. Depois de uma busca ininterrupta pela vizinhança, ela começa a ameaçar a tranquilidade dos traficantes locais que decidem contar que Valdo foi assassinado pela Polícia. Incrédula ela começa uma busca vertiginosa pela verdade.

Elenco: Marcelia Cartaxo, Mawusi Tulani, Helena Ignêz

PALOMA

Brasil/ Drama/ 2022/ 104 min.

Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Paloma é uma agricultora que sonha com um casamento tradicional na igreja. Ao procurar o padre local para realizar a cerimônia com seu namorado Zé, tem seu pedido recusado. Mas Paloma, que é uma mulher trans, vai lutar para realizar seu sonho.

Elenco: Suzy LopesKika SenaAnita de Souza MacedoSamya De Lavor

CARVÃO

Direção: Carolina Markowicz

Brasil/ drama/ 2022/1h47.

Sinopse: No interior do Brasil, uma família que se esforça para cuidar de seu patriarca tem suas vidas mudadas quando uma enfermeira oferece um acordo diabólico: colocar o mais velho da família para descansar e hospedar um traficante argentino que precisa urgentemente de um lugar para se esconder.

Elenco: Camila Márdila, Maeve Jinkings, César Bordón, Jean Costa, Pedro Wagner.

HORÁRIOS DE 10 A 16 DE NOVEMBRO:

(não há sessões nas segundas-feiras)


15h: CARVÃO

17h: A MÃE

19h: PALOMA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Com Amor e Fúria'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA 

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 12/11/2022, sábado, às 10:15 da manhã


"Com Amor e Fúria" (Avec Amour et Acharnement)

França, 2022, 120 min, 14 anos

Direção: Claire Denis

Elenco: Juliette Binoche, Vincent Lindon, Grégoire Colin

Sinopse: Sara e Jean estão juntos há 10 anos e têm um bom relacionamento. Mas Sara começa a questionar sua vida quando François reaparece – ele foi uma antiga paixão dela e é um dos melhores amigos de Jean. Prêmio de melhor direção no Festival de Berlim 2022.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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Cine Dica: Em Cartaz - 'Força Bruta'

Sinopse: No Vietnã para extraditar o suspeito de um crime, um policial forasteiro acaba se deparando com um assassino. 

O cinema da Coreia do Sul explora todos os gêneros conhecidos, mas sendo quase todos em um grau elevado e que se diferencia dos outros países. Em filmes de ação, por exemplo, pode-se esperar um número elevado de mortes, por vezes, exageradas e quase cartunescas diga-se passagem. "Força Bruta" (2022) é um filme policial em larga escala, violento, muito bem filmado, mesmo não trazendo nada de novo ao gênero.

Protagonizado por Don Lee (Os Eternos e Invasão Zumbi), o ator dá vida ao policial  Ma Seok-do que utiliza a força física de uma forma exagerada para executar suas missões. Em viagem ao exterior para repatriar um criminoso, a confusão é armada quando o policial percebe que a boa vontade do criminoso parece ser grande demais para quem será preso após confessar o conhecimento e participação em tantos assassinatos brutais. É então que ele começa uma investigação nada protocolar e segue uma trilha sangrenta até chegar ao assassino Hae-sang (vivido por Sukku Son).

O filme possui todos aqueles ingredientes de filmes de ação policial, desde ao protagonista ser durão, algo recorrente desde os tempos de "Perseguidor Implacável" (1971), como também ser protagonizado por uma dupla que protagoniza alguns momentos cômicos e sendo algo que foi bastante visto na franquia "Máquina Mortífera" (1987). Agora, pegue todas essas fórmulas conhecidas e misture com tudo que já foi apresentado no cinema coreano em termos de violência, vide "Old Boy" (2003) ou "Invasão Zumbi" (2016) e tem um filme que se destaca dentro do gênero que hoje, convenhamos, se encontra desgastado.

Para o começo de conversa, é interessante que quase não é usado armas de ambos os lados do conflito, sendo que o protagonista usa mais os punhos enquanto os vilões, principalmente o principal, usa fações. O resultado é um banho de sangue e violência, desde ao típico interrogatório politicamente incorreto, como também determinadas lutas no corredor em que os personagens irão perder uma mão ou uma orelha. Não espere explicações sobre o porquê do vilão ou os seus comparsas serem tão violentos, pois não há explicação plausível, sendo que eles são apenas vilões que praticam a violência com gosto e sem nenhum remorso.

Curiosamente, o filme possui alguns momentos de desaceleração com relação a violência e dando mais espaço para o humor justamente através do protagonista e de seus colegas que se atrapalham perante as atitudes imprevisíveis do mesmo em fazer justiça.  Don Lee é um daqueles casos de atores grandalhões, mas que possui certo talento, sendo que o seu desempenho me lembra um pouco de Dave Bautista, do filme Guardiões da Galáxia (2014), porém, com muito mais talento na veia. Como não poderia deixar de ser, o final é previsível e dando espaço, logicamente, para uma inevitável continuação.

"Força Bruta" é um filme de ação Coreano em larga escala, com trama simplória, mas com alto grau de violência e que respinga sangue para o lado de fora da tela.     


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terça-feira, 8 de novembro de 2022

Cine Especial: Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Noites de Paris'

 Nota: Filme exibido para os associados no último Domingo (06/11/22)  

Sinopse: No início dos anos 1980, a eleição do socialista François Mitterrand é festejada com esperança pelos franceses - mas Elizabeth acaba de se separar do marido e precisa cuidar sozinha dos dois filhos adolescentes. O emprego noturno em uma rádio surge como fonte de renda alternativa e também como uma possibilidade de recomeçar, principalmente depois que a protagonista decide levar para casa uma jovem problemática chamada Talulah. 

Em um momento em que o Brasil está vivendo uma espécie de transição após as últimas eleições é sempre interessante assistirmos um filme que fale de eleições passadas como pano de fundo enquanto acompanhamos a história dos protagonistas. No recente "Mudança", por exemplo, vemos o amor e a amizade entre pai e filho enquanto cada um caminha em cruzadas distintas enquanto o Brasil retorna para redemocratização, pois a trama se passa em 1985. Já "Noites de Paris" a trama se passa na França, porém, com a mesma proposta, onde as eleições com a vitória socialista servem como pano de fundo enquanto os protagonistas terão que administrar as suas próprias vidas para seguirem em frente enquanto os rumos do país ainda se encontram indefinidos naquele ponto.

Com direção de  Mikhaël Hers, o filme começa em 1981, onde ocorrem eleições, as comemorações que vão se espalhando pelas ruas e há um ar de esperança e mudança em Paris. Mas para Elisabeth, seu casamento está chegando ao fim e agora ela terá que sustentar a si mesma e seus dois filhos adolescentes. Após ser deixada por seu marido, Elisabeth se vê sozinha, responsável pelo cuidado diário de sua família. Ela consegue um emprego em um programa de rádio noturno, onde conhece Talulah, uma adolescente problemática que ela decide acolher, a convidando para sua casa. Com eles, Talulah experimenta o calor de uma família pela primeira vez e seu espírito livre tem uma influência transformadora naquela casa. Elisabeth e seus filhos ganham confiança e começam a correr riscos, mudando também a trajetória de suas vidas.

Com várias citações à obra do cineasta francês Jacques Rivette (1928 - 2016), que Hers considera seu grande mestre, o filme começa com cenas que, ao que tudo indica são realmente reais, mostra o povo francês socialista comemorando com as suas bandeiras enquanto testemunhamos a aparição da primeira protagonista da trama. Talulah (Noée Abita) parece vagar na noite enquanto tenta escolher um destino para se locomover enquanto os demais franceses comemoram sem se preocupar com o amanhã. Talulah seria uma parte dessa sociedade em metamorfose francesa daqueles tempos, da qual se encontra perdida nesta realidade e buscando um meio de se encontrar antes que acabe caindo e sem chances de voltar.

Já Elisabeth (Charlotte Gainsbourg) não é muito diferente de Talulah, já que ela se encontra perdida agora sem o marido, sem emprego e não sabendo ao certo como se sustentar e tão pouco os seus filhos. Porém, com a Talulah ela procura não somente em fazer uma boa ação, como também buscar uma redenção para si e para que se possa se reerguer. O que ela põe em prática, portanto, seria uma espécie de síntese com relação aos percursos em que o país estava passando, ao estender a mão para ajudar o próximo e se criando assim uma união maior para não cair nas armadilhas da apreensão de um futuro incerto.

Com relação a isso, por exemplo, os filhos de Elisabeth representam os dois lados da moeda daquele universo francês dos anos 80. Enquanto o seu filho ainda não sabe ao certo os rumos em que irá trilhar, sua filha, por sua vez já tem consciência sobre o acredita e começando a pôr em prática a sua vida política em meio as transições e mudanças que ocorre pelo país e dentro de sua família. Neste último caso, por exemplo, Elisabeth começa a sentir as mudanças, ao ponto em tentar se realizar aos poucos com as pessoas, mas tendo ainda a sombra do passado batendo a sua porta.

O passado, aliás, é algo corriqueiro que acontece durante a trama, já que determinadas figuras ligadas aos personagens nunca aparecem, desde o marido ausente de Elisabeth como no caso dos pais de  Talulah que não sabemos ao certo o destino deles. Em ambos os casos vemos as protagonistas tentando amadurecer perante a essa nova realidade, pois se não tomam uma providencia ficarão para trás durante os anos que viram a seguir. Das duas, Talulah é o que corre um risco maior de se perder pelo caminho, mas é graças a boa vontade da família de Elisabeth é que ela pode começar um novo percurso.

Curiosamente, é através da cultura francesa que se torna uma das principais armas para que os protagonistas tomem novas iniciativas. Se Elisabeth se encontra através de um trabalho pela rádio e na leitura dos livros, por outro lado, Talulah se reencontra através da magia do cinema e onde o realizador presta uma grande homenagem ao já citado Jacques Rivette. Além disso, é preciso destacar os momentos em que a trilha sonora, composta pelo compositor David Sztanke, se acentua, principalmente quando os protagonistas se sentem sozinhos, mas ao mesmo tempo se colocando novamente nos trilhos.

Na reta final da trama, testemunhamos cada vez mais esses personagens se unindo para continuarem sobrevivendo, mesmo que cada um caminhe na estrada pessoal que escolheram. Elisabeth talvez não estivesse preparada com relação as mudanças em que o país e sua família iriam passar. Contudo, é importante olhar para trás e se dar conta que talvez não tenha sido tão difícil enfrentar o tempo que nunca pára e que devemos saber dançar conforme vai tocando a música.

"Noites de Paris" fala sobre a união familiar em meio as mudanças políticas de um país, mas é justamente a partir das mudanças que se pode caminhar em uma nova direção e para sim obter um rumo melhor.  

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Cine Dica: Mostra Campus Antropoceno Brasil

Um filme para Ehuan

De 8 a 16 de novembro, a Cinemateca Capitólio recebe a mostra Campus Antropoceno Brasil. A programação apresenta produções contemporâneas que nos oferecem uma visão ecológica ampliada, apontando para uma visão de mundo que contempla múltiplas formas de existência e relações humanas e não-humanas. Os títulos tratam da crise climática, das cosmovisões de povos originários, do extrativismo, do consumo e do desperdício e das utopias sobre o futuro. Uma seleção de filmes internacionais – com documentários e experimentações etnográficas – e nacionais – notadamente do cinema indígena.

A sessão de abertura apresenta, na terça-feira, 8 de novembro, às 19h, a sessão comentada de dois filmes, Tava, a casa de pedra, Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho, Patricia Ferreira e Ariel Duarte Ortega, e Opy’i regua, de Sérgio Guidoux e Julia Gimenes.


Toda a programação tem entrada franca.


Curadoria: Anelise De Carli

A Mostra Campus Antropoceno Brasil é uma correalização com o Goethe-Institut Porto Alegre, com apoio da Cinemateca Capitólio, da Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à COVID-19 (PARI-c), do Sensory Ethnography Lab da Harvard University e do forumdoc.bh.


Mais informações: https://campusantropocenobrasil.com/mostra/


GRADE DE HORÁRIOS

8 a 16 de novembro de 2022


08/11 TERÇA

15h  “Ecocídio”, Andres Veiel

16h30  “Quando o meu mundo era mais mundo”, Déborah Danowski e Frederico Benevides

17h “Um filme para Ehuana”, Louise Botkay

“Urihi Haromatipë – Curadores da terra-floresta”, Morzaniel Yanomami


19h SESSÃO COMENTADA

“Tava, a casa de pedra”, Ariel Kuaray Ortega

“Opy’i regua”, Sérgio Guidoux” e Julia Gimenes


09/11 QUARTA

15h Seleção de curtas PARI-c

16h30 “Ah humanity!”, Ernst Karel, Véréna Paravel, Lucien Castaing-Taylor

“Single Stream”, Pawel Wojtasik, Toby Kim Lee, and Ernst Karel

17h “Fukushima, mon amour”, Doris Dörrie

19h “Como se vê”, Harun Farocki


10/11 QUINTA

15h “Tava, a casa de pedra”, Ariel Kuaray Ortega

“Opy’i regua”, Sérgio Guidoux e Julia Gimenes

17h “Comedores de ferro”, Shaheen Dill-Riaz

19h “Leviathan”, Véréna Paravel e Lucien Castaing-Taylor


11/11 SEXTA

15h “Queridas crianças do futuro”, Franz Böhm

17h “The New Serenity, 2038”, Christopher Roth

19h “Quando o meu mundo era mais mundo”, Déborah Danowski e Frederico Benevides

“Urihi Haromatipë – Curadores da terra-floresta”, Morzaniel Yanomami


12/11 SÁBADO

15h Seleção de curtas PARI-c

17h “Tava, a casa de pedra”, Ariel Ortega

“Opy’i regua”, Sérgio Guidoux e Julia Gimenes

18h30 “Como se vê”, Harun Farocki


13/11 DOMINGO

15h “Leviathan”, Véréna Paravel e Lucien Castaing-Taylor

17h “The New Serenity, 2038”, Christopher Roth

19h “Fukushima, mon amour”, Doris Dörrie


15/11 TERÇA

15h “Comedores de ferro”, Shaheen Dill-Riaz

17h “Queridas crianças do futuro”, Franz Böhm

19h “Como se vê”, Harun Farocki


16/11 QUARTA

16h “Ah humanity!”, Ernst Karel, Véréna Paravel, Lucien Castaing-Taylor

“Single Stream”, Pawel Wojtasik, Toby Kim Lee, and Ernst Karel

17h Ecocídio, Andres Veiel

18h30 “Quando o meu mundo era mais mundo”, Déborah Danowski e Frederico Benevides

19h “Um filme para Ehuana”, Louise Botkay

“Urihi Haromatipë – Curadores da terra-floresta”, Morzaniel Yanomami