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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Cine Dica: Caminhoneira trans e supremacia branca são temas da nova programação da Sala Redenção

Euller Miller entre Dois Mundos 

Pela terceira vez,  a Sala Redenção recebe a Mostra Sesc de Cinema durante o mês de novembro com uma programação recheada de novas tendências e  temáticas nos 50 filmes incluídos, permeando produções nacionais e regionais, assim como aquelas voltadas para o público infantil. O projeto, no intuito de contribuir na difusão da produção cinematográfica brasileira e incentivar a linguagem audiovisual, arrecada filmes do país todo, nas modalidades curta, média e longa-metragem. Dessa maneira, a proposta possibilita reconhecimento, visibilidade e janelas de exibição às produções, encontrando no Cinema Universitário espaço acolhedor e parceiro dessa ideia. 
Para estrear a semana, as telas mostram as aventuras da caminhoneira Fabiana, pelo olhar da diretora Brunna Laboissière, na produção que leva o mesmo nome da protagonista. Ela, mulher trans, se depara com os tempos solitários e, ao mesmo tempo, desafiadores da aposentadoria. 
Vivendo uma fase da vida completamente diferente, o longa Euller Miller entre Dois Mundos (2017), com direção de Fernando Severo, conta os dilemas enfrentados pelo jovem indígena Euller ao deixar sua tribo no interior do Mato Grosso do Sul para cursar Odontologia na capital paranaense. Enquanto uma personagem precisa deixar a estrada, a outra está apenas começando o longo trajeto que está a sua frente.
Já na quarta-feira, a obra recente de Tai Linhares, Parda (2019), nos convida a uma distopia  de um regime autoritário, que planeja instaurar a supremacia branca no Brasil. Numa medida radical, o governo exige o retorno de todos os brasileiros brancos que vivem no exterior. Em meio ao caos político, Tai precisa provar que não é branca, mas se depara com a própria incerteza sobre sua identidade racial. Na mesma sessão, a nostalgia e o sonho tomam espaço, através do filme A Câmera de João (2019). Dirigido por Tothi Cardoso, a história acompanha as descobertas e as paixões do garoto João pela fotografia, ao ressurgir as memórias e heranças do seu avô Zeca. 
E, como cinema também é coisa de criança, não poderia faltar atração para os pequenos. De Poética de Barro (2019) ao Vivi Lobo e o Quarto Mágico (2019), os curtas trazem experiências de como lidar com as incógnitas da vida com animação e muita diversão. A fantástica histórica de Cravo, Lírio e Rosa (2018) nos prova que solidão, assédio e vulnerabilidade do corpo são temas que podem ser discutidos também com as crianças. A vida de Cê e sua irmã Sara convida todos para trabalhar essas questões com seriedade e muita descontração, ao mesmo tempo. 

Veja a programação do site oficial clicando aqui.

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (31/10/19)

A Cidade Dos Piratas
Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

A Família Addams 

Sinopse: Os Addams são uma família rica e excêntrica, que adora o macabro e que, ao mesmo tempo, não se dá conta, ou simplesmente não se importa, que outras pessoas os achem bizarros ou assustadores. 

A Odisséia Dos Tontos 
Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

Amor Em Jogo 

Sinopse: Ami Shushan, jogador de futebol israelense, é forçado pelo chefe da máfia local a se passar por homossexual como punição por flertar com sua namorada.

Intruso 

Sinopse: Tudo parecia tranquilo para uma família do subúrbio, até que seus integrantes são obrigados a receber um visitante misterioso que estabelece regras bizarras, como proibir que as pessoas saiam de casa.
Maria do Caritó

Sinopse: Cansada da vida solitária que leva, Maria sonha em encontrar um verdadeiro amor. Prometida pelo pai para ser entregue virgem a São Djalminha, um santo de quem ninguém nunca ouviu falar, só mesmo um milagre poderia ajudar. 

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio 
Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 

Papicha 

Sinopse:  Em 1997, a Argélia se encontra controlada por grupos que desejam transformar o país num arcaico Estado Islâmico. Nedjma, estudante universitária apaixonada pela moda, quer lutar contra a opressão que o governo exerce sobre mulheres.    

Rogéria: Senhor Astolfo Barroso Pinto 

Sinopse: O documentário conta a vida e a trajetória artística de Rogéria, abordando uma dualidade entre o artista e a personagem. 

Segredos Oficiais

Sinopse: Depois de passar anos trabalhando como tradutora de mandarim, Katharine Gun se tornou famosa ao expor segredos confidenciais da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e da britânica Government Communications Headquarters.


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Cine Dica: Em Cartaz: 'A Odisseia Dos Tontos' - 8 Hermanos e Um Segredo

Sinopse:  é uma história situada em um pequeno povoado da província de Buenos Aires (Argentina), ao final de 2001. Um grupo de amigos e vizinhos perde o dinheiro que havia conseguido reunir para recuperar uma antiga cooperativa agrícola.

América latina é farta de altos e baixos com relação ao cenário político, mas dos quais servem para inspirar os cineastas na realização de suas obras ao longo do tempo. Walter Salles, por exemplo, havia lançado em 1996 "Terra Estrangeira" e do qual sintetizava o estado de espirito do brasileiro daqueles tempos e sem nenhuma boa expectativa. Já recentemente, mais precisamente no país vizinho, chega o filme "A Odisseia Dos Tontos" que fala do jogo de gato e rato de um grupo de amigos da argentina e que tentam driblar os problemas vindos da crise política.
Dirigido por Sebastián Borensztein, que havia dirigido "Um Conto Chines" (2011), o filme conta a história de uma cidade distante na província de Buenos Aires. Durante a crise econômica, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns sitios abandonados em uma propriedade agroindustrial. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, um golpe faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça.
Embora o primeiro ato comece lentamente, o filme avança na medida que as adversidades começam a surgir em cena. Transitando entre o humor e o drama, o filme ganha vida graças aos personagens extremamente humanos e cuja as adversidades vistas na tela acabam sendo até mesmo familiares para os nossos olhos. Não deixa de ser curioso, por exemplo, a crise política da argentina no início do século vinte e um vista na tela e cuja a situação não é muito diferente do que foi da nossa durante a década de noventa.
Mas é a partir do momento em que os personagens centrais se unem para fazer justiça que o filme realmente engrena. Sai de cena os momentos dramáticos e dando lugar para situações de humor simplório, porém, muito gostoso de ser assistido. Na medida em que a trama avança, o filme se transforma em um verdadeiro "11 Homens e Um Segredo" (2001), mas tendo para si a sua identidade própria como um todo.
Logicamente, Ricardo Darín rouba a cena, ao fazer um personagem não muito diferente dos que ele já havia interpretado recentemente, mas que os fãs certamente irão adorar. Dos demais da ala masculina, cada um se destaca da sua maneira, cuja as suas caracteristas são universais e facilmente identificaveis para nós. Mas se por um lado o filho de Ricardo Darín fica devendo em termos de atuação, em contrapartida, as atrizes Verónica Llinás e Rita Cortese se destacam mesmo em poucos momentos em cena.
O ato final reserva diversos momentos de pura emoção, do qual o filme presta uma boa homenagem ao subgênero de filmes de roubos e cujo os minutos finais são extremamente acelerados. Embora previsivel em aguns momentos, o filme consegue o feito de nos entreter, mesmo em uma trama que tinha todos os igredientes para se transformar em um melodrama político."A Odisseia Dos Tontos" é divertido do seu começo ao fim mas permitindo também que a gente possa refletir com humor sobre as adversidades dos tempos atuais. 


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Cine Dica: Noites na Cinemateca: Cinema & Horror

MADRUGADA DE HORROR NO DIA DOS MORTOS

A quarta e última edição 2019 do projeto Noites na Cinemateca, que promove maratonas cinematográficas temáticas na madrugada, ocorre no sábado, 02 de novembro, às 23h59. Coincidindo com o Dia de Finados, o tema desta noite será Cinema & Horror, apresentando produções como os longas-metragens A Bruxa de Blair, de Eduardo Sánchez e Daniel Myrick, que celebra 20 anos em 2019, Os Olhos da Cidade são Meus, clássico do terror metalinguístico do espanhol Bigas Luna, e um filme surpresa (o primeiro – e sangrento – longa-metragem de um dos principais nomes de Hollywood). A programação também destaca três importantes curtas-metragens do gênero realizados no Rio Grande do Sul: Paulo e Ana Luiza em Porto Alegre, de Rogério Brasil Ferrari, Ne Pas Projeter, de Cristian Verardi e um filme surpresa.
O Noites na Cinemateca faz parte das ações do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – Programação Especial 2019. Entre os meses de março e novembro deste ano, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove uma programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e produção da Fundacine e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura/Coordenação Cinema e Vídeo.
O ingresso para o Noites na Cinemateca tem o valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), para estudantes e idosos, e é válido para as três sessões da maratona. Entre uma sessão e outra, haverá pequenos intervalos para os espectadores dispostos a atravessarem essa madrugada de terror para poderem recarregar suas energias. Caso haja disponibilidade de lugares, também serão colocados à venda ingressos para quem desejar assistir a apenas parte da programação. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão.

A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 http://www.capitolio.org.br/ | https://www.facebook.com/cinemateca.capitolio

FILMES
Paula e Ana Luiza em Porto Alegre
Brasil, 1998, 15 minutos, 35mm
Um simpático casal portoalegrense. Gostam de viagens, discos antigos, gastronomia. Inventam jogos... Jogos estranhos.

A Bruxa de Blair
(The Blair Witch Project)
Estados Unidos, 1999, 105 minutos, HD
Direção: Eduardo Sánchez e Daniel Myrick
Um grupo de três jovens cineastas desaparece ao entrar em uma floresta de Maryland para gravar um documentário sobre uma lenda local conhecida como A Bruxa de Blair. Anos depois, a câmera que usavam é encontrada.

Ne Pas Projeter
Brasil, 2015, 13 minutos, HD
Direção: Cristian Verardi
Um projecionista de cinema tem sua rotina afetada de forma drástica após encontrar uma misteriosa lata de película contendo as advertências: "Não abrir. Não projetar".

Os Olhos da Cidade São Meus
(Angustia)
Espanha, 1986, 86 minutos, HD
Direção: Bigas Luna
John é funcionário de uma clínica de oftalmologia, mas acaba perdendo o emprego por causa de sua incompetência profissional. Ele vive sob os domínios de sua estranha mãe, uma velha psicótica e vingativa, que o hipnotiza e ordena que saia pelas ruas coletando olhos humanos. Todos os olhos da cidade serão nossos, ela profetiza. A partir daí, mergulhamos num delirante estudo sobre o poder hipnótico do cinema, quando a violência nas telas confunde-se com acontecimentos da vida real.

Curta Surpresa (11 minutos)
Importante curta-metragem de horror produzido no Rio Grande do Sul.
Longa Surpresa (91 minutos)
O primeiro – e sangrento! – longa-metragem de um dos mais prestigiados diretores de Hollywood, um mestre contemporâneo do cinema de fantasia. 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO
23h59
Paula e Ana Luiza em Porto Alegre + A Bruxa de Blair
02h30
Ne Pas Projeter + Os Olhos da Cidade São Meus
04h30
Curta Surpresa + Longa Surpresa

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'O Exterminador do Futuro' - Destino Sombrio

Sinopse: Dani Ramos (Natalia Reyes) tinha uma vida tranquila, mas seu presente mudou com algo inesperado, vindo do futuro.  

Acostumada a fazer várias continuações de franquias, por vezes, desnecessárias, a Hollywood de hoje decidiu que a melhor fórmula para obter sucesso é passar a borracha e recomeçar tudo de novo e de novo. No recente "Halloween" (2018), por exemplo, o filme funciona muito bem ao desconsiderar tudo o que já havia sido feito e sendo oficialmente hoje a única continuação do clássico de John Carpenter que merece crédito. "O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio" segue uma proposta parecida, mas que acabou chegando muito atrasada.
Dirigido por Tim Miller, que havia feito o primeiro "Deadpool" (2016), o filme é uma continuação do segundo filme, "O Exterminador do Futuro 2 - Julgamento Final" (1991) e mostra o que aconteceu com Sarah Connor (linda Hamilton) em sua encruzilhada para fugir de um futuro sombrio. Assim como no passado, um cyborg assassino (Gabriel Luna) é enviado do futuro para eliminar a jovem Dani Ramos (Natalie Reyes), que terá um papel importante no futuro no combate contra as maquinas. Porém, Grace, interpreta pela atriz Mackenzie Davis do filme "Blade Runner 2049" (2017) veio com a missão de protege-la.
O grande problema de "O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio", talvez, nem seja o filme em si, mas sim por ter existido tantas continuações anteriores dispensáveis e que muitos ainda não esquecem. Porém, os primeiros minutos já nos forçam para a gente esquecer tudo o que já havia sido feito, em um momento até mesmo corajoso e que nos pega desprevenido. Mas, a partir dali o filme nos coloca para presenciar uma linha narrativa familiar, como se várias ideias dos filmes anteriores fossem usadas aqui.
Embora o filme possua os mesmos moldes dos dois primeiros filmes, em contrapartida, a trama é apresentada de uma forma um tanto que simplificada e que não complica muito o marinheiro de primeira viagem que desembarca nesta franquia. Aliás, há um cuidado para ser melhor apresentado as duas figuras novas e centrais da trama, que é no caso de Grace e Dani e cuja a química das duas atrizes funciona muito bem em cena. No acaso de Mackenzie Davis, convenhamos, ela possui um porte físico surpreendente e cuja a sua presença sempre se destaca quando a trama foca somente nela.
Mas para a velha guarda, é sempre bom rever Linda Hamilton no papel que lhe consagrou na carreira. Ao vermos uma Sarah mais velha, constatamos que ela comeu o pão que o diabo amassou ao longo dos anos, mas seguindo com o intuito de eliminar todos aqueles que ameaçam a humanidade e o seu próprio futuro. É uma pena, portanto, que o seu personagem se apresente aqui como uma coadjuvante, mas que se destaca pelo seu potencial e pela sua carga dramática.
Mas, como eu havia destacado acima, o filme sofre com um déjà vu frequente, como se embalagem do bombom fosse nova, mas contendo o mesmo tipo de chocolate que havíamos experimentado anteriormente. É claro que também é bom, por exemplo, rever Arnold Schwarzenegger no papel que o consagrou e ao lado de linda Hamilton se cria aquela sensação de nostalgia e que todo mundo hoje em dia gosta. Essa fórmula, aliás, funciona tão bem que a gente até se esquece dos furos vistos no roteiro e cuja as situações são até mesmo forçadas para dizer o mínimo.
Mas embora com os seus furos, os roteiristas até que foram engenhosos em nos dizer que serão os excluídos da sociedade que salvarão a humanidade. Ao colocar uma latina como peça fundamental pela sobrevivência do mundo, o filme dá um recado até mesmo corajoso contra o Presidente dos EUA e dizendo que a salvação vem muito além dos muros que nos separam. É uma pena, portanto, que os realizadores se preocupem em alguns momentos, principalmente em seu ato final, em se entregar ao show de ação e efeitos visuais, pois só com essa premissa já valeria o ingresso da sessão.
Com uma inevitável pista de que haverá novamente uma continuação, "O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio" é o melhor filme da franquia desde "T2", mas que, infelizmente, talvez tenha chegado tarde demais. 


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Cine Dica: Sessão Vagalume e A Cidade dos Piratas (31 de outubro a 6 de novembro)

ZARAFA NA SESSÃO VAGALUME  REPRISE DA PRÉ-ESTREIA DE A CIDADE DOS PIRATAS
Zarafa

A programação da semana na Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta sessões da mostra Cinema de Invenção, a última edição de 2019 do projeto Noites na Cinemateca, com filmes de horror durante toda a madrugada, e mais uma edição da Sessão Vagalume, com filmes para crianças de todas as idades. A sessão de Viva a Morte e Adyos, General desta sexta-feira, 1º de novembro, às 20h, foi cancelada por problemas com as cópias.  
Apresentaremos, em substituição, uma reprise da pré-estreia de A Cidade dos Piratas, novo filme de Otto Guerra que teve sesão lotada no último fim de semana. Jessica Forever, Carta para Além dos Muros e O Clube dos Canibais seguem em exibição ao longo da semana. 

ZARAFA NA SESSÃO VAGALUME
Nos dias 2 e 3 de novembro, a Sessão Vagalume apresenta a animação Zarafa, de Rémi Bezançon e Jean-Cristophe Lie, 2012. Maki, um pequeno sudanês de dez anos, consegue enganar mercadores de escravos na savana africana do fim do século XIX e foge para a noite no deserto. Perseguido por traficantes pela savana iluminada pela lua, Maki conhece Zarafa, uma girafa bebê – e também órfã como ele – e o nômade Hassan. Hassan os leva a Alexandria para uma audiência com o paxá do Egito, que ordena que ele entregue o animal exótico como presente ao rei Carlos da França. Inspirado na verdadeira história da primeira girafa a visitar a França, Zarafa é uma aventura animada e emocionante.
Reconhecendo a importância da formação de uma cultura cinematográfica desde a infância, a Sessão Vagalume, projeto do Programa de Alfabetização Audiovisual, apresenta um circuito alternativo de cinema infantil, ampliando a programação da Cinemateca Capitólio Petrobras a este público. As sessões acontecem sempre no primeiro final de semana do mês, às 14h, com ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00.

GRADE DE HORÁRIOS
31 de outubro a 6 de novembro de 2019

31 de outubro (quinta-feira)
14h - Creche-Lar + Carta para Além dos Muros 
16h - Era uma Vez + Jessica Forever
18h - Longo Caminho da Morte
20h - O Jardim das Espumas

1º de novembro (sexta-feira)
14h – Curto Circuito + O Clube dos Canibais
16h – Era uma Vez + Jessica Forever
18h – Curtas de Edgard Navarro
20h – A Cidade dos Piratas (pré-estreia)

2 de novembro (sábado)
14h – Sessão Vagalume: Zarafa
16h – Era uma Vez + Jessica Forever
18h – Sessão Sylvio Lanna
19h – Sagrada Família
20h30 – Bang Bang
23h59 – Noites na Cinemateca: Cinema & Horror  

3 de novembro (domingo)
14h – Sessão Vagalume: Zarafa
16h – Era uma Vez + Jessica Forever
18h – Hitler III Mundo
20h – O Anjo Nasceu

5 de novembro (terça-feira)
14h – Creche-Lar + Carta para Além dos Muros 
16h – Era uma Vez + Jessica Forever
18h – Bandalheira Infernal
20h – Letícia Parente: Regras Para Ser Livre

6 de novembro (quarta-feira)
14h – Curto Circuito + O Clube dos Canibais
16h – Era uma Vez + Jessica Forever
18h – República da Traição
20h – Longo Caminho da Morte

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

Cine Dica: URUGUAI NA VANGUARDA, estreia no CineBancários, dia 31 de outubro, às 19h, com debate com o diretor Marco Antonio Pereira


URUGUAI NA VANGUARDA entra em cartaz no Cinebancários a partir de 31 de outubro, na sessão das 19h. Com um planejamento de lançamento diferenciado, Porto Alegre já estreou em Montevidéo e Rio de Janeiro, sendo Porto Alegre a terceira cidade a receber o filme.
Garantia de direitos trabalhistas, lei de cotas, equidade de gêneros, reconhecimento político da diversidade sexual, matrimônio igualitário, interrupção voluntária da gravidez, regulamentação do uso da maconha – todas essas conquistas do povo uruguaio nos últimos 30 anos estão na pauta do documentário Uruguai na Vanguarda. A coprodução Brasil-Uruguai da Urbano Filmes é dirigida e produzida por Marco Antonio Pereira.
Com a participação de cientistas políticos e sociais, historiadores, ativistas, educadores, políticos e artistas, o filme vai atrás das raízes desses movimentos que colocaram o pequeno país da América do Sul na linha de frente da justiça social no século XXI.
Nenhum processo histórico surge de repente. Os depoimentos colhidos por Marco Antonio Pereira remontam às reformas do battlismo, na primeira metade do século XX, quando se firmou o estado laico no Uruguai e criaram-se as bases de uma sociedade reformista e progressista. A ditadura civil-militar instalada em 1973, que durou 12 anos, interrompeu esse processo, mas criou um lastro de resistência que iria florescer nos movimentos sociais a partir de meados da década de 1980.
Foi quando os diversos agrupamentos reivindicatórios começaram a se articular e se fortalecer mutuamente, estimulados pela vitória da Frente Ampla esquerdista em 1990. Estava aberto o caminho para os futuros governos de Tabaré Vasquez (2005-2010 / 2015-2020) e José Mujica (2010-2015). Os movimentos sociais levavam, enfim, suas causas das ruas para as agendas do poder político.
Uruguai na Vanguarda aborda cada aspecto importante dessa bela história de triunfos sociais. Destaca a participação das mulheres na saída da ditadura e na descriminalização do aborto. Ressalta o papel dos jovens na liberação do uso controlado da maconha. Enfatiza o lugar do candombe, o tradicional ritmo de tambores africanos, na resistência contra o autoritarismo e na luta contra o racismo dissimulado num país que recalca sua parcela afrodescendente.
Através dos múltiplos pontos de vista enfocados, o filme traz, ainda, uma discussão sobre a identidade nacional uruguaia. Fala-se de um país que se pretende "europeu", domesticamente tranquilo e internacionalmente avançado, mas por outro lado contraditório e com bolsões de hipocrisia. Ou seja, nem o inferno, nem o paraíso.
As vozes também se levantam para criticar a inutilidade prática de algumas leis, que só beneficiam pequenas parcelas da sociedade ou sobrecarregam os cidadãos de exigências a ponto de desestimularem o seu uso. A vanguarda tem um preço, e no caso do Uruguai esse preço é seguir lutando pela ampliação dos direitos e por formas mais participativas de democracia.
Uruguai na Vanguarda tempera sua análise histórica com um olhar poético sobre Montevidéu, suas praças e ruas ora sossegadas no cotidiano, ora tomadas pela pulsação dos frequentes atos políticos. Um ponto da cidade que merece atenção especial é o antigo cortiço "Medio Mundo", no Barrio Sur, tido como o berço do candombe. Seus moradores foram desalojados pela ditadura em 1978, e o local é hoje uma réplica sem alma. Mas os tambores jamais se calaram.
A trilha sonora do documentário reúne sucessos de Ana Prada e outros compositores uruguaios, incluindo milongas e candombe.

Sinopse
História de como os movimentos sociais no Uruguai colocaram na agenda do presidente José Mujica reivindicações como a legalização da maconha, o matrimônio igualitário, o aborto e a lei de cotas para afrodescendentes, assuntos que posicionam o país na vanguarda da luta pela justiça social no século XXI.


C i n e B a n c á r i o s 
Rua General Câmara, 424, Centro 
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 
Fone: (51) 34331205