Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Cine Dica: Inscrições abertas para o curso Pocket Cinema: da telinha para o telão

Pocket Cinema: da telinha para o telão 
 Curso inédito abordará todas as etapas da produção audiovisual profissional:
roteiro, planejamento, realização das filmagens, edição e pós-produção
Vagas limitadas!

Estão abertas as inscrições para o Pocket Cinema: da telinha para o telão, um curso completo, da teoria à prática, abrangendo todas as etapas da produção audiovisual. As aulas serão ministradas de 12 de outubro a 09 de dezembro, por profissionais reconhecidos do mercado: Alfredo Barros, Cassio Tolpolar, Daniel Dode e Kiko Ferraz.
Em 9 encontros serão abordadas todas as etapas de elaboração de um projeto de video: roteiro, planejamento, realização das filmagens, edição e pós-produção. Com exercícios práticos, os participantes serão guiados na realização de seus próprios curtas-metragens, captados com seus celulares. Por fim, os filmes produzidos no curso serão exibidos no cinema.
O curso é voltado aos interessados em aprender o processo para a criação de produtos audiovisuais (filmes), seja ficção, documentário, filme publicitário ou para Youtube e outras redes sociais. Não é necessário experiência prévia ou equipamentos específicos.
Mais informações pelo e-mail cursopocketcinema@gmail.com ou whatsapp: (51) 9998.6691. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no https://www.sympla.com.br/pocket-cinema__632361

* 4 finais de semana e apresentação final, entre outubro e dezembro 2019;
* 9 encontros;
* 45h de aula;
* Serão produzidos até 5 filmes de 90 segundos;
* Apresentação em sala de cinema com presença de críticos e profissionais da área.

Mais informações:
cursopocketcinema@gmail.com | whatsapp: (51) 9998.6691
Programação completa e inscrições: https://www.sympla.com.br/pocket-cinema__632361
📱💥Preço especial para inscrições até 19/09! 📱💥

CONTEÚDO:
PRIMEIRO FINAL DE SEMANA – 12 e 13/OUT
Local: Cinemateca Capitólio, R. Demétrio Ribeiro, 1085

Aula 1 - ROTEIRO – 12/10 (sábado)  – das 14h às 17h
- Apresentação do curso: desafios e regras;
- Logline, sinopse, argumento e roteiro;
- Exemplos de curtas;
- Exercício;
- Divisão em grupos;

Aula 2 - ETAPAS DA REALIZAÇÃO -  13/10 (domingo) – das 14h às 17h
- Pitching - apresentação e escolha dos roteiros a serem produzidos
- Distribuição de tarefas;
- Descrição das etapas de realização: pré-produção, filmagem e pós-produção;
- Visualizando o roteiro: planificação – do papel para a tela;
- Exercício: escaleta do roteiro;

SEGUNDO FINAL DE SEMANA – 09 e 10/NOV 
Local: Cinemateca Capitólio, R. Demétrio Ribeiro, 1085

Aula 3 - A IMAGEM E O TEMPO  – 09/11 (sábado) – das 14h às 17h
- Apresentação de dúvidas;
- Fragmentação = decupagem + articulação;
- Intenções criativas, motivação autoral;
- A construção do plano;
- A construção da cena;
- Questões técnicas de filmagem;
- Exercício.

Aula 4 - A MONTAGEM E O SOM – 10/11 (domingo)  – das 14h às 17h
- Ritmo e narrativa
- Aplicativos e softwares aceitos no curso;
- Recursos técnicos da montagem;
- Questões técnicas de captação de som;

TERCEIRO FINAL DE SEMANA – 23 e 24/NOV
Local: Ilha de Edição, Rua Marquês do Herval

Aula 5 - PRÁTICA DE EDIÇÃO 1 – 23/11 (sábado) – das 9h às 21h
- Edição dos curtas por ordem de chegada;
- Exportação do material para pós de imagem e som.

Aula 6 - PRÁTICA DE EDIÇÃO 2 – 24/11 (domingo) – das 9h às 21h
- Edição dos curtas por ordem de chegada.
- Exportação do material para pós de imagem e som.

QUARTO FINAL DE SEMANA – 30/NOV e 01/DEZ 
Local: Post Frontier e KF Studios - Rua João Abbot

Aula 7 - PÓS PRODUÇÃO 1 – 30/11 (sábado) – das 9h às 21h
- Color Grading;
- Edição de som; 
- Mixagem.

Aula 8 - PÓS PRODUÇÃO 2 – 01/12 (domingo) – das 9h às 21h
- Color Grading;
- Edição de som; 
- Mixagem.

ÚLTIMO ENCONTRO - SEGUNDA FEIRA – 09/DEZ
Local: Cinemateca Capitólio, R. Demétrio Ribeiro, 1085
Aula 9 – APRESENTAÇÃO DOS FILMES – das 19h às 21h
Apresentação dos filmes e debate sobre o processo em sessão especial na Cinemateca Capitólio Petrobras, com presença de crítica especializada e profissionais do setor.



PROFESSORES:

Alfredo Barros
Montador profissional, graduado em Jornalismo pela UFRGS e especialista em Marketing e Comunicação pela ESPM, trabalhou na Casa de Cinema de Porto Alegre de 1998 a 2005. Dentre os trabalhos mais recentes, destaca-se a série Notas de Amor (Netflix); Mulher de Fases (HBO) e Doce de Mãe (Globo - Emmy Internacional 2015). Entre 2016 a 2019, montou os longas-metragens Legalidade; Yonlu; Depois do Fim; Pra Ficar na História e O Método (Canal Curta), além da série documental De Carona com os Ovnis (Canal History - Prêmio de Melhor série Documentário pela Rio2C e indicada na categoria Melhor Série Documentário do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019). Atualmente é professor de audiovisual nos cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Jornalismo da ESPM, onde atua desde 2007.

Cassio Tolpolar
Estreou como diretor e roteirista com o curta Vênus, exibido em diversos países e ganhador de prêmios como Melhor Diretor e Melhor Fotografia nos Festivais de Gramado e Brasília respectivamente. Isso o levou a dirigir para a TV e, consequentemente, se mudar para os Estados Unidos para cursar o mestrado em Cinema pelo San Francisco Art Institute. Nos Estados Unidos, trabalhou com instituições como Sundance, DeLuxe Studios e Los Angeles Latino International Film Festival. Também dirigiu vários curtas-metragens experimentais, programas para a TV e documentários. Após 11 anos, retornou a Porto Alegre com mais um filme pronto, o documentário Mamaliga Blues, que foi exibido em diversas salas no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em 2014, ministrou aulas sobre linguagem cinematográfica para alunos e professores de escolas gaúchas de segundo grau e em 2015 foi consultor de roteiros para o programa Garagem Criativa da PUCRS. Em 2016, deu aulas de roteiro e pitching no programa de extensão da FAMECOS/PUCRS e foi o único artista brasileiro selecionado para a residência Asylum Arts em Nova Iorque. Em 2017 finalizou o curta documentário Uma viagem à Philippson, exibido no Museu Judaico Contemporâneo de São Francisco, EUA. No momento, dá aulas de cinema na ESPM, Instituto Ling, Casamundi e Fluxo, além de desenvolver o projeto de longa-metragem Recall. 

Daniel Dode
Colorista e supervisor de pós-produção, em mais de uma década atuando na Inglaterra junto a alguns dos mais importantes broadcasters do mundo bem como vários estúdios de pós-produção, especializou-se em narrativas de longo formato e acumulou larga experiência servindo clientes como BBC, Walt Disney Company, Discovery Channel, Channel 4 e MTV. Na Europa, foi responsável pela finalização da série Wonders of the Universe da BBC, indicada a dois prêmios BAFTA em 2012, além de assinar a montagem e a supervisão de pós-produção no longa metragem Il Cielo Sopra di Me, do premiado diretor Italiano Gian- Vittorio Baldi. No Brasil desde 2014, sua lista de créditos já inclui quase duas dezenas de filmes de longa metragem, além de diversas séries de TV, como . É sócio-diretor da POST FRONTIER, estúdio de pós-produção integrada, com sede em Porto Alegre - RS. Professor no curso de Pós-graduação em Criação e Produção de Narrativas Multimídia – ESPM, e também no curso de Especialização em Produção Fotográfica e Audiovisual – UNISC/Santa Cruz do Sul - RS.

Kiko Ferraz
Formado em Publicidade pela PUC-RS e em "Recording Engineering" pelo Musicians Institute, de Hollywood, Kiko Ferraz dirige a KF Studios, onde realiza a pós-produção sonora de filmes e programas de TV, dublagem de jogos de video-game e produção de discos e trilhas sonoras. Professor da ESPM Porto Alegre desde 2007, ministra disciplinas de Produção Audiovisual e Produção de Som em cursos de graduação e pós-graduação. Em televisão, foi supervisor de som das séries “Doce de Mãe” (TV Globo), "Mulher de Fases" (HBO), "Decamerão" (TV Globo), "A História do Amor" (TV Globo) entre outras, e também dos telefilmes "Doce de Mãe" e "Homens de Bem" (TV Globo). A série "Doce de Mãe", dirigida por Jorge Furtado, foi vencedora do Prêmio Emmy International 2015 de melhor série de comédia. Em cinema, assinou a supervisão de som e mixagem final dos longa-metragens "Ponto Zero", de José Pedro Goulart (2015), “Rasga Coração”, “Real Beleza” e “O Mercado de Notícias" de Jorge Furtado (2018, 2015 e 2014), "Prova de Coragem", de Roberto Gervitz (2015), "Entreturnos", de Edson Ferreira (2014), "Il Cielo Sopra di Me", de Gian Vittorio Baldi (2013), "Menos Que Nada", de Carlos Gerbase (2012), "Simone", de Juan Zapata (2013), entre outros. Vencedor do Kikito de Melhor Som em Longa-Metragem no Festival de Gramado 2015 pelo longa-metragem "Ponto Zero", de José Pedro Goulart, ganhou duas vezes o prêmio de Melhor Foley do Brasil no Festival Cinemúsica de Conservatória, em 2013 por "Era Uma Vez Eu, Verônica", de Marcello Gomes, e em 2014 por "Tatuagem", de Hilton Lacerda. Ganhou dois "Candangos" de melhor som no Festival de Brasília: um deles em 2011, pelo curta-metragem "De Lá Pra Cá", de Frederico Pinto e o outro em 2012 pelo curta-metragem documentário "A Cidade", de Liliana Sulzbach.

Comanche e anuncie na Rádio Cultura Cigana.

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Legalidade' - Problemático, Mas Necessário

Sinopse: Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. 

Nos últimos tempos, adaptar a vida de uma figura política não tem sido nada fácil, pois na maioria dos casos, o interprete fica preso naquela figura histórica e ficando até mesmo difícil de inventar alguma coisa de especial em cena. Em “Getúlio”, por exemplo, Tony Ramos parecia estar no piloto automático ao interpretar um dos maiores ícones da nossa história política e fazendo o filme valer mais pela sua boa reconstituição de época. É aí que chegamos em 'Legalidade', filme com diversos problemas, mas também com algumas qualidades que merecem ser vistas e debatidas hoje em dia.
Dirigido por Zeca Brito, do filme "97 Era Assim"(2018), o filme se passa no ano de 1961, quando Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil, o vice-presidente João Goulart torna-se o sucessor natural ao cargo, porém, setores da sociedade, liderados pelos militares, clamavam pelo impedimento da posse de Jango, temerosos de suas posições de esquerda. Liderado por Leonel Brizola (Leonardo Machado), o movimento Legalidade é criado para garantir a posse do vice-presidente, colocando grande parte do Rio Grande do Sul contra o núcleo do exército.

Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana. https://radioculturacigana.minhawebradio.net/

Zeca Brito foi feliz na reconstituição da Porto Alegre de 1961, mesmo com poucos recursos à disposição. Ao invés de criar grandes cenários para reconstituir os fatos, o cineasta usa os verdadeiros monumentos históricos da cidade de Porto Alegre para moldar a sua história, usando assim planos fechados e esconder o ambiente atual de nossa cidade. Não deixa de ser surpreendente, por exemplo, a cena em que se passa na Igreja Nossa Senhora das Dores e comprovando o perfeccionismo e esforço do cineasta como um todo.
Além disso, devido à falta de recursos, os realizadores também foram sábios ao usarem registros históricos da época, cuja as imagens reais se entrelaçam com as cenas reconstituídas e criando assim um interessante jogo de cena entre fatos históricos e ficção. Esses momentos, aliás, se tornam bastante ricos se for comparado por situações que mais parecem que foram inventadas para melhorar na dramaticidade da trama, mas que fica difícil de engolir algumas delas: a cena em que se passa em um aeroporto em Canoas sintetiza muito bem essa dúvida.
Falando em invenções, as subtramas inseridas dentro da trama principal se tornam o ponto mais negativo na obra como um todo. Em meio à turbulência política e social, um triângulo amoroso é formado entre Cecília (Cleo Pires), Luis Carlos (Fernando Alves Pinto) e Tonho (José Henrique Ligabue) e fazendo disso uma espécie de versão de “Casablanca” mas de muito mal gosto. Mas, se por lado Cleo Pires se apresenta em cena com uma de suas piores atuações de sua carreira, em contrapartida, Fernando Alves Pinto faz o que pode numa interpretação convincente em uma subtrama monótona e dispensável.
O filme só não vai ladeira abaixo graças a presença de Leonardo Machado na pele de Leonel Brizola. No ato final da trama, por exemplo, há o famoso discurso do governador na época e que fez muitos gaúchos se levantarem contra o possível golpe que poderia acontecer a qualquer momento naquele período. Curiosamente, Machado imita com exatidão a voz do falecido político e faz com ela se case muito bem nos momentos em que a voz do verdadeiro Brizola entra em cena.
É um momento que, particularmente, eu acho que possui uma grande força perante os tempos de hoje em que políticos tentam ser fortes com fake news mas que jamais chegaram aos pés dos verdadeiros líderes políticos. Mesmo tendo somente o recurso do rádio naqueles tempos longínquos, Brizola mobilizou vários gaúchos em acreditar em uma ideia, de um país livre de um possível golpe e de fortalecer a democracia acima de tudo. Infelizmente a vida dá voltas para quem vive no Brasil e cabe seguirmos exemplos como de Brizola para que o mal atual que nos governa não piore as nossas vidas.
"Legalidade" é um filme de altos e baixos, mas cuja mensagem principal é mais do que necessária para tempos atuais e nebulosos.   





Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana. 


Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Werner Herzog em Porto Alegre



O cineasta colecionador de prêmios e referências no universo cinematográfico, Werner Herzog,  traz para a Sala Redenção algumas das suas principais obras produzidas em mais de 50 anos de carreira, na mostra que leva seu nome. Além da programação semanal de parte de sua filmografia, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, em realização com o Goethe-Institut, recebe Herzog para compartilhar sua genialidade em uma discussão aberta, no dia 23 de setembro, às 18h. Para participar do evento (todo em inglês e sem tradução), mediado por Francisco Azevedo – produtor do projeto Fronteiras do Pensamento -, basta retirar senhas de acesso na Sala Redenção no dia a partir das 17h.
A Mostra Werner Herzog, uma parceria conjunta  do cinema da UFRGS e o Goethe-Institut, exibe nove títulos de curta, média e longa metragens, entre os dias 16 e 23 de setembro. O ciclo conta com produções como Aguirre – A Cólera dos Deuses (1972), filme honrado com prêmios como o da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema, de Melhor Fotografia, e o Prêmio de Cinema Alemão, também na mesma categoria. A obra, realizada em solo peruano e baseada em fatos históricos, relata a ambiciosa expedição de conquistadores espanhóis em busca do Eldorado, a lendária cidade de ouro, com enfoque nos efeitos mentais e emocionais sofridos por homens em situações-limite. A produção idealizada na natureza primitiva divide as telas com o cenário de temperaturas extremas, em Fata Morgana (1971),  considerado um dos filmes mais visionários do alemão Herzog. A produção que se passa na região do Saara é composta pelo enredo de uma aventura impressionante e carregada de críticas à civilização. Os créditos e os direitos de imagens da Werner Herzog Film GmbH.
Além da exibição de produções herzogianas, a Sala Redenção abre as portas para mais uma edição da bem sucedida Sessão Incluir. O cinema acessível, com audiodescrição para o público com deficiência visual, convida a todos para prestigiar a obra de Daniela Sallet, diretora e roteirista de Hermenegildo (2019). O documentário denuncia o acidente ambiental no extremo sul do Brasil, na Praia do Hermenegildo, através dos olhares sensíveis do jornalista Marco Antônio Villalobos após quarenta anos do maior desastre ecológico do Estado. A sessão é gratuita e acontece no dia 18 de setembro, às 14h. Ainda na próxima quarta-feira, 18, o Cinema Universitário conta com a exibição de Piratas da Informática – Piratas do vale do silício (1999). A obra dirigida por Martyn Burke faz parte da Sessão Inovação nas Telas, uma série de cinedebates que pauta temas como empreendedorismo e inovação, tanto na tela quanto na conversa com personalidades referentes nas áreas. 
Ainda nesta semana, a Sala Redenção transmite o documentário de Ana Flauzina, Além do Espelho (2017), no dia 19 de setembro, às 19h. A produção compõe o projeto Cinemas em Rede, uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Governo Federal. Resistência negra, o cenário internacional contemporâneo e os desafios do racismo são alguns dos temas provocados pelo jornalista Edson Cardoso e o cineasta etíope Haile Gerima. As reflexões continuam após a sessão, agora propostas por Flauzina, em um debate gerado e transmitido a partir da Universidade Federal da Bahia, UFBA.

Veja a programação completa pelo site oficial clicando aqui. 




Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana.


Cine Dica: Anuncie na Rádio Cultura Cigana

Está Precisando Divulgar a Sua Arte, o seu Studio de Dança?

Nós Temos a Divulgação Ideal para você. Divulgamos a sua Arte no Google e nas principais redes sociais através do nosso Site. Sua marca ou serviço para mais de 21,000 ouvintes de todo o Brasil e do Mundo.  

Maiores Informações no fone WhatsApp. 51.986.385.102.
email. radioculturacigana@gmail.com👇

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (13/09/19)

Legalidade 

Sinopse: Brasil, 1961. Quando Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil, o vice-presidente João Goulart torna-se o sucessor natural ao cargo. No entanto setores da sociedade, liderados pelos militares, clamavam pelo impedimento da posse de Jango, temerosos de suas posições de esquerda. 

Rainha de Copas 

Sinopse: Anne é uma advogada do direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada com lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido Peter que acaba de se mudar para sua casa.


Quem Você Pensa que Sou

Sinopse: Desconfiada de seu marido Ludo, Claire Millaud, de 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. Alex, amigo de seu marido, é uma das pessoas com a qual o avatar interage. O homem acaba se apaixonando por Clara, enquanto Claire, por trás das telas, também nutre um sentimento de amor por Alex. 

Marés
 
Sinopse: Valdo (Lourinelson Vladmir) é um fotógrafo muito talentoso que está se separando de esposa, Clara (Julieta Zarza), com quem tem uma filha de três anos. Depois de anos negligenciando o alcoolismo em sua vida, ele se vê em uma situação muito arriscada e percebe que dar continuidade a essa condição significa perder a guarda da filha que tanto ama.
Divaldo - O Mensageiro da Paz

Sinopse: "Divaldo - O Mensageiro da Paz” traz para o cinema a biografia do líder humanitário brasileiro Divaldo Franco, desde sua infância no interior da Bahia até sua consagração como filantropo e orador em prol da divulgação da doutrina espírita no Brasil e no mundo.

Tsé

Sinopse: Tsecha Szpigel foi uma judia polonesa que migrou para o Brasil em 1949, onde morreu mais de 50 anos mais tarde. Contada pela própria Tsé, por seus netos e bisnetos, a sua jornada começa no ponto em que sua mãe a atira, ainda criança, de um trem que as leva para um campo de concentração durante o regime nazista.

Peterloo

Sinopse: Em 1819, as forças britânicas matarem quinze pessoas e feriram mais de setecentas durante um protesto pacífico pelos direitos à voto em Manchester, Inglaterra. O episódio ficou conhecido mundialmente como o Massacre de Manchester.

Adeus à Noite

Sinopse: Muriel (Catherine Deneuve) é uma mulher idosa que viveu na Argélia durante muitos anos, e hoje comanda uma fazenda na França, onde diversos jovens de talento são treinados para a equitação. Ela possui um carinho especial pelo neto Alex (Kacey Mottet Klein), com quem não se encontra há anos.

Vai Que Cola 2: O Começo

Sinopse: Antes de Dona Jô ter uma pensão. Antes de Jéssica conhecer Máicol. Assim que Ferdinando desembarcou no Rio e quando Terezinha ainda vivia com Tiziu... Era uma vez "Vai Que Cola - O Começo". Uma feijoada no Morro do Cerol põe juntos pela primeira vez os personagens que conquistaram o público na TV e no cinema. 

Abigail e A Cidade Proibida

Sinopse: Lá, vive uma jovem chamada Abigail (Tinatin Dalakishvili), que, ainda criança, teve seu pai levado da cidade onde moravam por ter sido afetado por essa doença misteriosa. Mais velha, Abigail decide quebrar as regras e passar por cima das autoridades da região para ir à procura de seu pai.

A Música do Tempo

Sinopse: O documentário aborda a trajetória e a importância do Grupo de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, que se debruça sobre a musicalidade medieval e renascentista.

Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana. 


Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine DIcas: Próximas Atrações do Clube de Cinema de Porto Alegre

No próximo Sábado as 13h50 na Cinemateca Capitólio Petrobras assistiremos ao filme "O fim da viagem, o começo de tudo" (Tabi no Owari Sekai no Hajimari).  

Pré-estreia do mais recente filme de Kiyoshi Kurosawa.
Ingressos para o público em geral: R$ 16,00 e R$ 8,00.
Associados do Clube de Cinema não pagam.
​Duração: 119 min
Nacionalidade: Japão, Uzbequistão, Qatar
Data de lançamento: 12 de setembro de 2019 (Brasil)
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Cinematografia: Akiko Ashizawa
Roteiro: Kiyoshi Kurosawa
Indicações: Variety Piazza Grande Award, Prix du Public UBS
Sinopse: A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Apesar do perfil internacional do programa, Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudaram sua visão da vida.

No próximo DOMINGO (15/09) as 10h15 na Sala Paulo Amorim, Casa de Cultura Mário Quintana; assistiremos ao filme "Entre Tempos" (Ricordi?). 

Duração: 106 minutos. 
Nacionalidade: Itália / França, 2018. 
Direção: Valerio Mieli
Elenco: Luca Marinelli, Linda Caridi, Giovanni Anzaldo
Sinopse: Casados há alguns anos, Lui e Lei têm uma vida em comum marcada por lembranças, tempos felizes, algumas dificuldades e um amor intenso. O que chama a atenção é que os dois são completamente diferentes: enquanto ela é positiva e acredita em um futuro brilhante, Lei não consegue deixar de viver no passado e sempre prefere ver os fatos com um tom mais sombrio.

Sessão gratuita apenas para associados. 
Demais presentes pagarão meia entrada: R$ 7,00.  


Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  
Mais informações através das redes sociais:
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Histórias Assustadoras para Contar no Escuro'

Sinopse: A cidade de Mill Valley é assombrada há décadas pelos mistérios envolvendo o casarão da família Bellows.  

Em tempos de nostalgia, principalmente com relação aos anos oitenta, era questão de tempo que alguém fosse resgatar um material literário daqueles anos e para serem então adaptados para o cinema atual. Mesmo correndo o risco de déjà vu, ao menos, os realizadores possuem um público garantido e ganhando assim uma bela fatia do bolo. Porém, é preciso destacar que "Histórias Assustadoras para Contar no Escuro" possui as suas qualidades, mesmo que a intenção ali seja para se criar uma nova franquia em meio a tantas hoje em dia.
Dirigido por André Øvredal, do filme "A Autópsia" (2017) e produzido pelo mestre Guilherme Del Toro, o filme conta a história da cidade de Mill Valley, que é assombrada por vários anos pelos mistérios envolvendo a casa da família Bellows. No final do século 19, a jovem Sarah Bellows, uma garota que mantinha um mau relacionamento com os pais, foi ao porão para escrever um livro repleto de histórias aterrorizantes. Vários anos depois, mais precisamente em 1968, um grupo de adolescentes descobre o livro e começa a investigar o passado de Sarah, mas as histórias do livro começam a se tornar  verdadeiras.


Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana. https://radioculturacigana.minhawebradio.net/

O filme adapta um contemporâneo de Stephen King, Alvin Schwartz, cuja série de "terror de acampamento" se estendeu por três coleções de contos, publicadas entre 1981 e 1991. Schwartz e King pegaram a época áurea do horror juvenil, pois só no ano de 1981 foram lançados "Um Lobisomem Americano em Londres", "Grito de Horror", "A Morte do Demônio", o segundo "Sexta-Feira 13" e o segundo "Halloween", além de "Pague para Entrar, Reze para Sair". Agora no cinema, "Histórias Assustadoras" inevitavelmente levanta comparações, em meio ao revival do horror teen.
Porém, é preciso destacar que o filme possui as suas qualidades, pois o roteiro usa eventos de 1968 como pano de fundo e sintetizando os temores daqueles tempos longínquos. Logo de cara o filme presta uma homenagem ao clássico "A Noite dos Mortos Vivos" (1968), que por sua vez era uma crítica social dentro do seu argumento proposto. Vale destacar que foi o ano que Richard Nixon foi eleito presidente, o Vietnã estava explodindo e com ele elevando o número de corpos de soldados norte-americanos.
Portanto, o horror do mundo real fica em volta dos jovens protagonistas da trama, sendo que, talvez, as raízes desse horror em solo norte americano tenham criado um monstro e do qual não descansa devido a tanto ódio. É aí que a fórmula de horror teeen entra em cena e fazendo com que essa nova geração atual se lembre da série "Stranger Things". Porém, são duas histórias distintas se formos compara-las uma com a outra, mesmo usando fórmulas de sucesso um tanto que parecidas.
Aliás, é preciso destacar que, tecnicamente, o filme é certeiro ao não exagerar nos efeitos visuais, mas sim usando velhos recursos, principalmente com alguns vistos nos anos oitenta. Em tempos em que os efeitos visuais não impressionam mais, as técnicas de maquiagem, alinhadas com bonecos animatrónicos, trazem, portanto, um novo frescor aos olhos. Não há como não se assustar com a sequência do corredor vermelho, desde já o momento mais assustador do longa como um todo.
Infelizmente, ou não, o filme fica em aberto para uma eventual sequência. Logicamente é uma forma para se adaptar outras histórias do livro de Alvin Schwartz, mas que nos vem também aquela sensação de que tudo é uma forma para nascer uma nova franquia e fazendo assim o estúdio ganhar um grande lucro através dela. Polêmicas à parte, "Histórias Assustadoras para Contar no Escuro" é um ótimo entretenimento para os fãs do horror, mesmo quando alguns sentirem uma pequena sensação de déjà vu. 



Conheça e anuncie na Rádio Cultura Cigana. 


Joga no Google e me acha aqui:  

Me sigam no Facebook,  twitter, Linkedlin e Instagram.