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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 8 de julho de 2019

Cine Dica: CineDhebate Direitos Humanos promove sessão especial do clássico Chinatown; mostra Recam e William Blake continuam


A Sala Redenção – Cinema Universitário tem, na semana de 8 a 12 de julho, a continuação da bem-sucedida mostra Simetrias Fantásticas – William Blake na cultura pop, com curadoria do bolsista da Difusão Cultural, Vitor Cunha. O ciclo dialoga com a exposição que está na Sala Fahrion (2º andar do prédio da Reitoria da UFRGS) desde 10 de maio, O Matrimônio de Céu e Inferno, desenvolvida a partir de adaptações em quadrinhos da obra original do poeta e pintor fantástico William Blake. Os premiados Ilha do Medo, de Martin Scorsese e Blade Runner – O Caçador de Androides, de Ridley Scott, fazem parte da programação de quatro filmes hollywoodianos que referenciam a obra do gravurista inglês. 
Além deles, o CineDhebate Direitos Humanos promoverá sessão com debate na quarta-feira, 10, às 19h, com o clássico Chinatown (1974), dirigido por Roman Polanski e estrelado por Jack Nickolson (detetive Jake Gittes). Nos dias 11 e 12, a Sala Redenção recebe mais uma vez a mostra Recam, com diversos filmes da América Latina.  

Mostra Simetrias Fantásticas – William Blake na Cultura Pop
Como que construindo um percurso a partir da exposição Matrimônio do Céu e Inferno, realizada na Sala Fahrion desta universidade entre maio e junho, a Sala Redenção, em parceria com o curador da exposição Eneias Tavares, apresenta a mostra Simetrias fantásticas – William Blake na cultura pop, contendo quatro filmes americanos que se utilizaram, de uma forma ou outra, da obra do poeta e gravurista inglês, cujas temáticas reverberam na cultura popular até hoje.

Mostra Recam
Encontro Especializado de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) foi criada em dezembro de 2003 e é um órgão consultivo do MERCOSUL no tema cinematográfico e audiovisual, formado pelas mais altas autoridades governamentais nacionais no assunto. Entre os seus objetivos, Busca-se aprofundar o desenvolvimento do Audiovisual dos Países participantes, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, garantindo o direito do telespectador a uma pluralidade de opções que incluem especialmente expressões culturais e audiovisuais do Mercosul.

CineDhebate Direitos Humanos
O CineDHebate Direitos Humanos é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em uma parceria entre a Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS e a Sala Redenção – Cinema Universitário. Cada exibição é seguida de debate com a participação de convidados, dos organizadores e do público.

Veja a programação completa no site Difusão Cultural-UFRGS clicando aqui. 

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Cine Dicas: Estreias no Final de Semana (05/07/19)

A Árvore dos Frutos Selvagens 

Sinopse: Sinan é apaixonado por literatura e sempre quis ser escritor. De volta à aldeia onde nasceu, se empenha em juntar o dinheiro que precisa para ter seu trabalho publicado.


Boas Intenções 

Sinopse:  Sempre envolvida com trabalhos humanitários, uma professora de francês se vê diante de turbulências pessoais enquanto precisa descobrir como se conectar com sua turma.

Cézanne e Eu 

Sinopse: A história de amizade e rivalidade entre o pintor Paul Cézanne e o escritor Émile Zola. 

Neville D' Almeida: Cronista da Beleza e do Caos 

Sinopse: Por meio de imagens raras de arquivos, entrevistas e um vasto material iconográfico e de audiovisual, o documentário busca resgatar o papel do cineasta Neville D’Almeida. 
Um Homem Fiel 

Sinopse: Marianne deixa Abel por Paul, o melhor amigo dele e pai de seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. 


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Cine Dica: Suspíria, Longa Jornada Noite Adentro, Sessão Vagalume e Noites na Cinemateca (6 a 10 de julho)

SUSPÍRIA E LONGA JORNADA NOITE ADENTRO EM CARTAZ NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS
Veja a minha analise especial sobre o filme clicando aqui. 


REPRISE DE ALIEN DE RIDLEY SCOTT
A partir de 6 de julho, sábado, a Cinemateca Capitólio Petrobras retoma a exibição de Suspíria – A Dança do Medo, de Luca Guadagnino. No mesmo dia, entra em cartaz o drama chinês Longa Jornada Noite Adentro, de Bi Gan. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos. Na quarta-feira, 10 de julho, às 15h, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta uma reprise de Alien, O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott.

O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
A programação do fim de semana ainda apresenta a primeira Sessão Vagalume, com filmes para crianças de todas as idades, e a nova edição do projeto Noites na Cinemateca, uma maratona de filmes na madrugada de sábado para domingo, com a presença da grande atriz brasileira Nicole Puzzi.

FILMES

LONGA JORNADA NOITE ADENTRO
(Di qiu zui hou de ye wan)
140 minutos, 2018, China/França, DCP
Direção: Bi Gan
Distribuição: Zeta Filmes
Classificação: 12 anos
Luo Hongwu retorna a Kaili, cidade natal de onde havia fugido há vários anos. Começa, então, sua busca pela mulher amada e nunca esquecida. Ela disse que se chamava Wan Quiwen...

SUSPÍRIA – A DANÇA DO MEDO
(Suspiria)
Itália, 152 minutos, DCP
Direção: Luca Guadagnino
Elenco: Dakota Johnson, Tilda Swinton, Mia Goth, Chloë Grace Moretz, Jessica Harper, Sylvie Testud
Distribuição: Playarte Pictures
Classificação: 16 anos
Susie Bannion (Dakota Johnson), uma jovem bailarina americana, vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim. Ela chega assim que Patricia (Chloë Grace Moretz) desaparece misteriosamente. Tendo um progresso extraordinário, com a orientação de Madame Blanc (Tilda Swinton), Susie acaba fazendo amizade com outra dançarina, Sara (Mia Goth), que compartilha com ela todas suas suspeitas obscuras e ameaçadoras.

GRADE DE HORÁRIOS
6 a 10 de julho de 2019

6 de julho (sábado)
14h – Sessão Vagalume: Programa de Curtas
17h – Longa Jornada Noite Adentro
19h30 – Suspíria – A Dança do Medo
23h59 – Noites na Cinemateca: Cinema e Erotismo

7 de julho (domingo)
14h – Sessão Vagalume: Programa de Curtas
17h – Longa Jornada Noite Adentro
19h30 – Suspíria – A Dança do Medo

9 de julho (terça)
15h – Suspíria – A Dança do Medo
18h – Sessão Teccine 1 - Filmes de Conclusão do Curso de Produção Audiovisual da PUCRS
20h – Sessão Teccine 2 - Filmes de Conclusão do Curso de Produção Audiovisual da PUCRS

10 de julho (quarta)
15h – Alien, O Oitavo Passageiro
17h – Longa Jornada Noite Adentro
19h30 – Suspíria – A Dança do Medo

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: ‘Homem Aranha - Longe de Casa’ - Diversão e Nostalgia Pura

Sinopse: Peter e sua turma da escola vão viajar para Europa. Porém, ele recebe uma missão de Nik Fury para enfrentar as estranhas criaturas chamadas de Os Elementais e que estão atacando por lá. Além disso, o heroi terá ajuda do mais novo personagem, Mystério.   

Embora esteja conectado aos eventos que ocorrem no restante do universo cinematográfico Marvel, "Homem Aranha - De Volta ao Lar" (2017) foi uma agradável surpresa para os fãs do teioso, pois além de respeitar o universo do personagem, é uma aventura divertida, descompromissada e de muita energia. Após os inesperados eventos em que o personagem se envolveu em "Vingadores - Guerra Infinita" (2018) e, principalmente, "Vingadores - Ultimato", muitos se perguntavam como o novo filme do herói iria se comportar com tamanha bagagem de informações. Felizmente, “Homem Aranha - Longe de Casa” não só consegue driblar essas adversidades, como também nos brinda com uma aventura envolvente, divertida e surpreendente.
Novamente dirigido por Jon Watts, o filme começa logo após os eventos de "Vingadores - Ultimato", onde vemos Peter (Tom Holland) e seus colegas da escola se reajustando nessa nova realidade em que a metade da humanidade voltou novamente a vida. O protagonista deseja declarar a sua paixão pela MJ (Zendaya) e pretende fazer isso quando ele e seus demais colegas estiverem viajando em uma excursão pela Europa. Porém. Nick Fuy (Samuel L. Jackson) o convoca para enfrentar os misteriosos seres Elementais e tendo ajuda de um novo herói que se chama Mystério (Jake Gyllenhaal).
Falar muito sobre a história em si seria estragar diversas surpresas que o filme nos brinda, mesmo para os velhos fãs que sabem de cor a verdadeira natureza de determinados personagens que surgem na tela. Dito isso, o filme é mais do que um novo capitulo do teioso, como também é uma aventura juvenil, com muito bom humor e que remete os bons tempos de filmes adolescentes dos anos 80, como no caso do clássico "O Clube dos Cinco" (1985). Curiosamente, os roteiristas foram habilidosos na explicação dos eventos dos filmes anteriores que o personagem se envolveu e criando uma criativa, além de hilária, abertura para aventura.
Com relação em termos de ação, ela somente acontece quando Peter, MJ, Ned (Jacob Batalon) e os demais jovens personagens viajam para Europa, onde a sua primeira parada é em Veneza. Felizmente, o filme não se polui com efeitos visuais desnecessários, pois afinal de contas eles são essenciais, metaforicamente falando. Digo isso com relação ao personagem Mystério, cujo o seu poder é com relação ao ilusionismo e gerando momentos visualmente surpreendentes e que se equiparam aos que foram vistos em "Doutor Estranho" (2017).
Das caras novas, Jake Gyllenhaal se destaca em seu respectivo personagem, ao criar inúmeras camadas subliminares para o seu papel e gerando para nós inúmeros pontos de interrogação. Mas o coração do filme fica na interação entre os personagens Peter, MJ, Ned e os demais jovens, que precisam lidar com sentimentos conflituosos em meio ao universo louco da Marvel sempre em movimento. Embora os fãs da velha guarda guardem uma imensa saudade com relação ao casal Peter ( Tobey Maguire)  e MJ ( Kirsten Dunst) apresentado na trilogia comandada por Sam Raimi, é preciso reconhecer que começamos a sentir imenso carinho pelos novos interpretes, principalmente por Zendaya que, desde o filme anterior, ela soube criar uma personalidade forte e independente para a personagem.
Voltando para ação, ela acaba se concentrando mais em seu ato final, onde acontece números momentos de pura emoção e de grandes revelações. Revelações essas, aliás, que irão mexer com o coração de quaisquer fãs, principalmente por aqueles nostálgicos que sempre desejam cada mais referências ao universo do teioso. Portanto, não saia da cadeira durante os créditos, pois o filme somente termina após subirem as últimas linhas.
"Homem Aranha - Longe de Casa" é um filme gostoso para ser visto e revisto e que irá agradar em cheio qualquer fã nostálgico. 



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Cine Dica: O OLHO E A FACA, de Paulo Sacramento, entra em cartaz no CineBancários , dia 04 de julho, na sessão das 19h


O OLHO E A FACA, terceiro longa-metragem de Paulo Sacramento, conta a história de Roberto (Rodrigo Lombardi), um petroleiro que se encontra num momento de grande transformação em sua vida pessoal e profissional. Roberto é pai de dois filhos, mantém um romance fora do casamento e está constantemente entre o mar e a terra. Uma promoção no trabalho o leva à reflexão de sua existência.
O longa tem produção da Gullane, TC Filmes e Olhos de Cão em coprodução com HBO Latin America e distribuição da Califórnia Filmes. Também estão no elenco do filme os atores Roberto Audio, Esther Góes, Genézio de Barros, Débora Nascimento, Simone Iliescu e as crianças Antonio Haddad e João Sabino.
O OLHO E A FACA foi exibido na Mostra Internacional de Cinema e no Festival do Rio, ambos em 2018. Além de filmar em São Paulo e Rio de Janeiro, Paulo Sacramento rodou mais da metade do longa em alto mar, em uma plataforma de petróleo.

SINOPSE CURTA
Roberto trabalha há anos em uma plataforma de petróleo, onde criou fortes vínculos de amizade. Uma inesperada promoção, no entanto, abala a estabilidade de suas relações profissionais em um momento em que vive também uma grave crise familiar.

SINOPSE LONGA
Aos 42 anos, Roberto tem uma vida estável como sempre planejou: é casado, tem dois filhos e um bom emprego.
Ele trabalha em uma plataforma de petróleo, onde faz turnos de 14 dias corridos. Ali Roberto tem um grupo de amigos muito próximos: Wagner, que considera como um irmão mais velho, Luizão, o mais sério do grupo, e Deco, um homem espirituoso e focado em planos para o futuro.
Uma inesperada promoção no entanto força Roberto a tomar decisões que o levam a perder a amizade de Wagner e a confiança de seus outros colegas. Roberto sente-se a cada dia mais isolado em alto-mar, na plataforma que sempre considerou sua segunda casa.
Em sua família Roberto também vive uma grave crise, uma avalanche de problemas. Enquanto seu casamento se desfaz ele não consegue melhorar o relacionamento com seu pai doente, condição que o atormenta.
Roberto é posto à prova pela força esmagadora do destino. A saída de tal labirinto, no entanto, estará dentro dele mesmo, começando por uma reeducação de seus sentidos.


FICHA TÉCNICA
Direção: Paulo Sacramento
Roteiro: Eduardo Benaim e Paulo Sacramento
Elenco: Rodrigo Lombardi (Roberto), Roberto Birindelli (Wagner), Maria Luisa Mendonça (Cris), Caco Ciocler (Zé Carlos), Roberto Audio (Silas), Lourinelson Vladmir (Luizão), Vinícius Faria Zinn (Deco), Daniel Costa (Caio), Clayton Mariano, Antônio Haddad (João) e João Sabino (Lucas)
Participação especial: Luís Melo (Dutra), Esther Góes (Eulália), Débora Nascimento (Camila), Genézio de Barros (Dr. Antunes) e Simone Iliescu (Juju)
Direção de Fotografia: José Roberto Eliezer, ABC e Jacob Solitrenick, ABC
Direção de Arte: Adrian Cooper, ABC
Montagem: Paulo Sacramento
Trilha sonora original: Paulo Beto
Produção: Gullane, TC Filmes e Olhos de Cão
Coprodução: HBO Latin America
Distribuição: California Filmes

DIRETOR
PAULO SACRAMENTO é formado em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), onde também deu aulas de montagem como professor convidado. O diretor acumula mais de 30 prêmios recebidos em festivais no Brasil e no exterior com o curta Juvenília (1994) e o documentário de longa-metragem O Prisioneiro da Grade de Ferro (2004).
Em seu último trabalho dirigiu, produziu e montou o longa-metragem Riocorrente (2013), que teve grande destaque no circuito de festivais e ganhou os prêmios de Melhor Filme na Mostra Internacional de Cinema, dado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e Melhor Diretor de Cinema, segundo a Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
Como produtor, assina os longas Amarelo Manga (Cláudio Assis) e Encarnação do Demônio (José Mojica Marins). Foi também premiado como montador pelos filmes Querô (Carlos Cortez), Chega de Saudade (Laís Bodanzky) e É Proibido Fumar (Anna Muylaert).

HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS DE 04 A 10 DE JULHO (não há sessões nas segundas):

Dia 04 de julho:
15h:DIVINO AMOR
17h:DIVINO AMOR
19h: O OLHO E A FACA

Dia 05 de julho:
15h:DIVINO AMOR
17h:DIVINO AMOR
19h: O OLHO E A FACA

Dia 06 de julho:
15h:DIVINO AMOR
17h:DIVINO AMOR
19h: O OLHO E A FACA

Dia 07 de julho:
15h:DIVINO AMOR
17h:DIVINO AMOR
19h: O OLHO E A FACA

Dia 09 de julho:
15h:DIVINO AMOR
17h:DIVINO AMOR
19h: O OLHO E A FACA

Dia 10 de julho:
15h:DIVINO AMOR
17h:DIVINO AMOR
19h: O OLHO E A FACA

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com. Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados,portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

Confira a minha analise sobre o filme no site Cinema e Movimento clicando aqui. 

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Divino Amor' - O Futuro está Entre Nós

Sinopse: Em um futuro próximo, Joana trabalha como escrivã em um cartório e, profundamente religiosa e devota à ideia da fidelidade conjugal, sempre tenta demover os casais que volta e meia surgem pedindo o divórcio. Porém, a situação muda quando ela própria enfrenta uma crise em seu casamento. 

Os filmes de ficção, digo aqueles que propõem que a gente faça uma reflexão, nos apresentam quase sempre tramas que são na realidade uma metáfora com relação ao nosso próprio presente. Em tempos nebulosos atuais do Brasil, onde a igreja evangélica tenta ditar as regras no Supremo, isso acaba servindo para se fazer com que a gente pense sobre o nosso futuro inconclusivo. "Divino Amor" é corajoso ao recriar um futuro não muito distante do nosso Brasil, mas que fala muito sobre esses tempos conservadores de hoje e que, por vezes, soam muito hipócritas.
Dirigido por  Gabriel Mascaro, do filme "Boi Neon" (2015), o filme conta a história de Joana (Dira Paes), que trabalha como escrivã em um cartório, do qual é profundamente religiosa, devota à ideia da fidelidade conjugal e que sempre tenta demover os casais que volta e meia surgem pedindo o divórcio. Por esse posicionamento firme consigo mesma, ela sempre fica na espera de algum reconhecimento, pelos esforços feitos e no desejo de um dia ser mãe. Contudo, a situação muda quando ela própria enfrenta uma crise e que fará ela se testar perante sua fé.
Embora se passe no futuro, mais precisamente no ano de 2027, "Divino Amor" não se distancia visualmente do nosso mundo atual, principalmente ao possuir uma fotografia e edição de arte que remete esses tempos de nostalgia com relação aos anos 80. Ao mesmo tempo, se assemelha ao universo da ficção vista em “1984”, do escritor inglês George Orwell, e ou “Metrópolis”, do cineasta alemão Fritz Lang e cujas as obras eram uma metáfora sobre a época em que elas haviam sido criadas. "Divino Amor" é sobre o Brasil atual, cada vez mais embriagado por lições hipócritas de algumas religiões, mas que por de trás da cortina há planos maiores para se contestar.
Não que Gabriel Mascaro esteja jogando pedras contra aos evangélicos, pois ao meu ver, o que é mostrado ali não é muito diferente do que se é mostrado nos infindáveis cultos que se espalham nas tvs abertas hoje em dia. Mas, curiosamente, há uma informação que o Brasil daquele futuro ainda é laico, mas uma única religião domina os meios burocráticos e que, por vezes, tornam as pessoas muito mais fáceis de se tornarem um novo rebanho. Esse rebanho, aliás, se torna o combustível para os que dizem que servem a Deus, quando na verdade há uma grande hipocrisia por detrás de cada palavra.
A protagonista Joana é uma grande devota, incapaz de recuar no que acredita, mesmo quando os seus sonhos quase nunca são alcançados. Na medida em que a trama avança, percebemos uma figura forte por fora, mas prestes a desmoronar por dentro, mesmo continuando no que acredita como um todo. Dira Paes obtém uma ótima atuação em cena, já que Joana é uma pessoa que guarda para si uma força que ela própria não compreende, mas que acredita cegamente em uma força maior para ser seguida fielmente.
No momento em que ela realiza o seu sonho tão desejado, é aí que a hipocrisia e a burocracia, da qual ela tanto convive no seu dia a dia, é direcionado contra ela, mesmo tendo sido devota até o seu final. Embora o ato final já tenhamos uma ideia do que irá acontecer, é interessante ressaltar a coragem dos realizadores em nos trazer uma proposta como essa e que nos faça pensar, independente de qual religião você tiver. “Divino Amor” é uma pequena obra contestadora e que experimenta contestar sobre o caminho em que o Brasil pode chegar. 


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Cine Dica: Curso - New American Cinema

INSCRIÇÕES ABERTAS


Apresentação

 Um dos momentos mais instigantes da história do cinema norte-americano é a tomada do poder por uma novíssima geração que iniciou uma transformação a partir do final dos anos 60. Pela primeira vez na América chegavam à indústria jovens realizadores provenientes das escolas de cinema. Este período histórico se consolidou e marcou um movimento que ficou conhecido como o New American Cinema, que tinha na agenda a construção de uma “Nova Hollywood”.




Objetivos

O curso NEW AMERICAN CINEMA: A REINVENÇÃO DE HOLLYWOOD NOS ANOS 70, ministrado por Leonardo Bomfim, aborda as principais características de um dos momentos mais radicais da história do cinema americano, com o surgimento de uma nova geração após um momento de grande tensão entre indústria e vanguarda na explosão do cinema moderno dos anos 1960.
 



A partir da análise de trechos de obras emblemáticas realizadas entre 1968 e 1980, quatro tópicos que se entrelaçam serão destacados durante as duas aulas do curso:
1 – O mal-estar da sociedade americana revelado em boa parte dos filmes já nos primeiros suspiros da Nova Hollywood.
2 – O retrato realista da classe trabalhadora nos anos 1970. a presença feminina em um cinema extremamente masculino, a relação entre indivíduo e coletivo. As obras-primas realizadas na periferia de Hollywood.
3 – As tentativas políticas: o fracasso do Vietnã, a radicalização da luta negra, a paranoia conspiratória, os escândalos republicanos. A relação entre o cinema, a mídia e os acontecimentos da década.
4 – Os sintomas do desencanto (e os monstros da sexualidade) a partir das novas abordagens dentro do cinema de horror.
 



Curso
New American Cinema:
A Reinvenção de Hollywood nos Anos 70

de Leonardo Bomfim

Datas: 13 e 14 de Julho (sábado e domingo)
 

Horário: 14h às 17h
 

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
 

Local: Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - 3º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)
 

Investimento
- Pagamento p/ Cartão de crédito: R$ 95,00
- Pagamento p/ Depósito: R$ 90,00
***
Promoção: R$ 80,00
(Para as primeiras 10 inscrições c/ pagamento por depósito)
 

Formas de pagamento
Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito
 

Material
Certificado de participação e Apostila
 

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714
 


Inscrições
www.cinemacineum.blogspot.com.br