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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sábado, 4 de novembro de 2017

Cine Dica: Em Cartaz: Mulholland Drive - Cidade dos Sonhos


Sinopse: Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane.

Foi a partir desse filme, que conheci finalmente o universo bizarro de David Lynh. Mais precisamente, foi numa edição, da saudosa revista SET (com o ET na capa), em que além da crítica sobre o filme, tinha matéria especial falando um pouco de cada filme que ele criou. Isso foi o suficiente para eu ir à caça, para assistir a essa obra, mas nem imaginava que ela me pegaria de jeito, muito menos ter imaginado se tornando o meu segundo filme preferido da minha vida (perdendo apenas para Blade Runner).

MUITO ALÉM DAS CORTINAS VERMELHAS

Para David Lynch, os filmes não precisam fazer sentido, pois a própria vida não faz. Com essa opinião (e dentre muitas), é o que serve de impulso para ele criar filmes, um tanto que inusitados e diferentes de tudo que se vê por ai e o público há de gostar ou odiar. Quando Mulholland Drive estreou no início dessa primeira década do século 21, acabou não só gerando debates, como inúmeras teorias levantadas em diversas mídias, como a internet por exemplo. Nem mesmo Matrix, com todas as suas engrenagens filosóficas, superou em termos de debates, discutições e teorias levantadas ao longo do tempo. 
Se muitos ficaram admirados com número de buscas na rede para entender os mistérios da série Lost, pode-se dizer que foi Lynch que começou com essa mania. Isso graças ao fato de, não somente esse filme, como também outros de sua filmografia, deixar mais perguntas do que respostas nas mentes das pessoas. Para se ter uma ideia da dimensão do cenário da  época que estreou Mulholland Drive houve muitas salas de cinema, que pediam as pessoas (após terem assistido o filme), para que não contasse os mistérios e revelações da trama para aquelas pessoas que iriam pegar a sessão seguinte. Contudo, Mulholland Drive sendo visto por uma segunda ou terceira vez, consegue matar a charada, o que não quer dizer que tenhamos uma resposta para tudo que é mostrado em cena. Digamos que, do primeiro até o final do segundo ato, estejamos (aparentemente) assistindo uma história com começo, meio e fim. Mas ao surgir o enigmático (e melhor cena) momento do Clube Silêncio de uma forma inesperada, tudo que assistimos até ali é revertido e o cineasta nos joga em uma realidade, da qual num primeiro momento, ficamos sem saber o que esta acontecendo realmente.
Mas o diretor nos deixa a ficar vendo navios? Não exatamente, pois com um belo jogo de câmera, Lynch nos proporciona um passeio por inúmeras pistas que surgem na tela. Mas não espere ele explicando as cenas, pois é a pessoa que irá assistir que terá que fazer um verdadeiro quebra cabeça mental com as cenas que são jogadas para ele, desde personagens chaves que surgem em cena, como determinados objetos simbólicos que aparecem, como uma chave azul e um piano miniatura como exemplo. Além disso, no decorrer da trama, mesmo com poucos recursos, Lynch gosta de brincar com nossa perspectiva, deixando a gente boiando em alguns momentos, fazendo a gente acreditar, que o que estamos vendo é uma coisa, quando na verdade é outra. Bom exemplo disso é quando surge uma cena de uma atriz cantando, no que aparentemente parece ser um palco, mas a câmera afasta e revela ser um estúdio, que por sua vez revela não estar num prédio, mas sim num deserto do entardecer, mas que por fim, quando a câmera finalmente para de se afastar, é revelado que tudo aquilo está num grande estúdio de cinema.
Na época, o filme acabou consagrando, até então a desconhecida atriz Naomi Watts, num papel que exigiu trabalho em dobro e para aqueles que já viram o filme, sabem do que estou falando. O seu desempenho foi tão elogiado, que muitos lamentaram ela não ter sido indicada ao Oscar, o que não quer dizer que não choveram inúmeros convites para filmes, que somente levantariam mais o seu status de ótima atriz, como Senhores do Crime, 21 Gramas, King Kong e dentre outros.  Vale lembrar, que originalmente Mulholland Drive foi realizado para a TV, como filme piloto que daria origem a uma série, mas, como a rede ABC rejeitou o projeto por achá-lo pesado demais, David Lynch decidiu levá-lo ao cinema. A idéia do filme surgiu quando ele visualizou a placa Mulholand Drive, a mítica estrada de Los Angeles, que atravessa as colinas de Santa Mônica, passando por Hollywood até a praia de Malibu, na Costa Oeste. Durante o último Festival de Cannes, Lynch disse que se inspirou na visão da placa sendo iluminada pelos faróis dos carros que passam pela estrada à noite, permeada pela inocência perdida de seus fantasmas que queriam conquistar Hollywood. "Que as pessoas entrem, então, nesta viagem por Mulholand Drive e sintam algo que não se explica", disse o cineasta à rede ABC de televisão.
Mulholland Drive rendeu-lhe indicação ao Oscar de Melhor Direção em 2002 e a conquista da Palma de Ouro na mesma categoria no Festival de Cannes 2001, cujo júri foi presidido pelo próprio Lynch. O filme também foi indicado a quatro Globos de Ouro (Filme-Drama, Direção, Roteiro e Trilha Sonora) e venceu na categoria Melhor Fotografia o Independent Spirit Award, além de ter sido eleito o Melhor Filme de 2001 pelas Associações de Críticos de Cinema de Nova York, Boston e Chicago. Com tudo isso, ao longo do tempo, Mulholland Drive veio a se tornar um dos mais importantes filmes da primeira década do século 21. Um filme que mexe com os sentidos do espectador, o faz pensar e adentrar ainda mais no universo de Lynch. Seja por esse filme, ou por outros de sua (quase) impecável filmografia cheia de mistérios.   
Agora não me cobro mais por eu não ter assistido ao filme no cinema na época.   

Onde assistir: O filme está passando na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre. Veja programação completa clicando aqui. 


quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Cine Dicas: Estreias do final de semana (02/11/17)

Depois daquela montanha

Sinopse: Com roteiro baseado no romance homônimo de Charles Martin, o filme conta a história de Ben, um médico que sobrevive a um acidente aéreo e tem que cuidar de outra sobrevivente, Ashley, em estado de saúde crítico. Ben tem costelas quebradas, e Ashley apresenta uma grave fratura na perna. Nenhum dos dois tem perspectivas de ser resgatado. Ainda de luto devido à perda recente de sua esposa, ele acaba se apaixonando por Ashley.

O Estado das Coisas

Sinopse: Riqueza, poder e festas ou o aconchego da vida familiar? Para Brad (Ben Stiller) a vida dos amigos parece muito melhor que a sua. Seja nas redes sociais, na tv ou nas revistas todos parecem estar muito melhor que ele. Ele errou nas escolhas? Por que a grama dos amigos é sempre mais verde?


Gabriel e a Montanha

Sinopse:Antes de entrar para uma Universidade americana de prestígio, Gabriel Buchmann decide viajar o mundo por um ano, carregado de sonhos. Depois de dez meses na estrada, ele chega ao Quênia determinado a descobrir o continente africano. Até chegar ao topo do Monte Mulanje, seu último destino.

Terra Selvagem

Sinopse: Cory (Jeremy Renner), caçador de coiotes e predadores traumatizado pela morte da filha adolescente, encontra o corpo congelado de uma menina em meio ao nada e inicia uma investigação sobre o crime com o auxílio de uma agente novata do FBI (Elizabeth Olsen) que desconhece a região.

Deserto (2017)

Sinopse: O filme acompanha Moises (Gael García Bernal) que, junto a um grupo de pessoas, tenta atravessar a pé a fronteira do México com os Estados Unidos, buscando uma nova vida no Norte. No caminho eles se deparam com um solitário homem, Sam (Jeffrey Dean Morgan), que patrulha por sua própria conta a fronteira e se diverte em sua caça aos imigrantes. Todos terão de achar um jeito de sobreviver nessa paisagem incrivelmente brutal antes do deserto consumi-los.

Em busca de vingança

Sinopse: Estrelado por Arnold Schwarzenegger, o longa de Elliott Lester conta a saga de um homem em busca de vingança depois de perder a esposa e o filho em um acidente aéreo causado por negligência.

A Noiva

Sinopse: A peculiar prática de fotografar parentes mortos durante o século XVIII na Rússia irá conectar uma jovem mulher com seu noivo, quando eles visitam a sinistra casa da família dele.

Historietas assombradas - o filme

Sinopse: Pepe é um menino de 12 anos que mora com sua avó, uma bruxa-empresária. Após descobrir que é adotado e que seus pais estão vivos, ele decide sair em busca deles, mas assim acaba atraindo a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa de Pepe para concretizar seu enorme plano maléfico: usar a energia do menino para conquistar a imortalidade da sua espécie.

Big pai, big filho

Sinopse: Adam é um adolescente que precisa descobrir o mistério por trás do desaparecimento de seu pai. Para isto ele se aventura numa floresta tentando localizar o pai. Quando ele encontra-o descobre que ele é ninguém mais, ninguém menos, do que o lendário Pé Grande. Ele tem se escondido na floresta há anos para proteger a si e sua família de uma grande corporação que quer fazer experimentos científicos com ele. Pai e o filho começam a passar um tempo juntos e Adam logo descobrirá que ele também tem super poderes, além de sua imaginação.


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Cine Dica: Cidade dos Sonhos, Na Praia à Noite Sozinha e Certo Agora Errado Antes em cartaz

OBRA-PRIMA DE DAVID LYNCH ENTRA EM CARTAZ NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS


A partir de quinta-feira, 2 de novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras exibe a cópia restaurada de Cidade dos Sonhos, uma das obras-primas de David Lynch. Na mesma data, entra em cartaz o novo filme de Hong Sang-soo, Na Praia à Noite Sozinha. Para comemorar a estreia do filme sul-coreano, apresentamos também três sessões de um de seus filmes mais elogiados, Certo Agora, Errado Antes. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove as sessões de despedida de outros dois filmes coreanos: O Lamento, de Na Hong-jin, e Filha de Ninguém, de Hong Sang-soo. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

FILMES

Cidade dos Sonhos
Mulholland Drive
um filme de David Lynch
147 min., 2001, EUA, DCP
Distribuição: Zeta Filmes

sinopse Quando a morena Rita, machucada e amnésica, encontra a loira aspirante a atriz Barbie Betty, ambas iniciam uma jornada em busca da verdade por trás da identidade de Rita. Ao longo de Mulholland Drive, nada é o que parece. Ambientada no universo irreal de Los Angeles, David Lynch explora a natureza esquizofrênica da cidade numa mistura desconfortável de inocência e corrupção, amor e solidão, beleza e depravação. Lynch constrói habilmente um enigma hipnotizante, impulsionando-nos através de um misterioso labirinto de experiências sensuais até alcançarmos o cruzamento onde sonhos e pesadelos se encontram. Classificação indicativa: 14 anos


Na praia à noite sozinha
Bamui haebyun-eoseo honja
um filme de Hong Sang-soo
101 min., 2017, Coréia do Sul, DCP
Distribuição: Zeta Filmes  

sinopse Após ter um relacionamento com um homem casado, a famosa atriz coreana Younghee resolve dar um tempo e viaja para a cidade de Hamburgo, na Alemanha. Lá, em uma conversa com uma amiga, ela se pergunta se o amante a seguirá ou se ele sente sua falta tanto quanto ela. Ao retornar à Coreia, reencontra alguns velhos amigos na cidade costeira de Gangneung, onde comem e bebem juntos. Já meio bêbados, Younghee provoca, insulta e irrita os amigos. As conversas entre eles ficam cada vez mais fora de controle, revelando descobertas e verdades. Em seguida, ela se retira para uma praia deserta. Qual é a importância do amor na vida de alguém? Younghee quer saber.

Certo agora, errado antes
Jigeumeun Matgo Geuttaeneun Teullida
um filme de Hong Sang-soo
121 min., 2015, Coréia do Sul, DCP
Distribuição: Zeta Filmes

sinopse O diretor de cinema Ham Chunsu chega à cidade de Suwon um dia antes de uma sessão, seguida de debate, de um de seus filmes. Com tempo livre, ele visita um antigo e restaurado palácio, onde conhece a artista plástica Yoon Heejung. Dividido em duas partes, o filme acompanha Chunsu e Heejung ao longo de um dia. Juntos eles visitam o estúdio da pintora, comem sushi no jantar, bebem soju com os amigos dela e veem crescer a intimidade entre eles. Quando a artista lhe pergunta se ele é casado, o diretor não tem outra opção senão revelar a verdade. Na segunda parte do filme, uma história similar de "encontro e diversão" se desenrola. Eles vão nos mesmos lugares, mas algo ali se revela.

FILHA DE NINGUÉM
(Noogooui Daldo Anin Haewon)
90 minutos, 2013, Coréia do Sul
Direção: Hong Sang-soo
Distribuição: California Filmes

Uma estudante de cinema sonha em se tornar atriz. Quando descobre que sua mãe está se mudando para o Canadá e que seus colegas estão falando mal dela por conta do relacionamento que teve com um professor casado, ela se enche de dilemas existenciais. Exibição em DCP

O LAMENTO
(Goksung)
156 minutos, 2016, Coréia do Sul
Direção: Na Hong-jin
Distribuição: California Filmes

Um vilarejo pacífico começa a testemunhar assassinatos cruéis cometidos pelos moradores. Os criminosos parecem estar fora de si, e as autoridades pensam que talvez tenham consumido cogumelos venenosos. No entanto, o inspetor de polícia Jong-Goo (Kwak Do-Won) suspeita que os casos tenham uma origem sobrenatural, ligada a um forasteiro que acaba de chegar ao local. Exibição em DCP

GRADE DE HORÁRIOS
31 de outubro a 8 de novembro de 2017

31 de outubro (terça)
19h - O Lamento 

1 de novembro (quarta)
20h - Filha de Ninguém 

2 de novembro (quinta)
15h - Certo Agora, Errado Antes
17h30 – Na Praia à Noite Sozinha
19h30 – Cidade dos Sonhos

3 de novembro (sexta)
18h – Cidade dos Sonhos 
20h30 – Projeto Raros Especial Semana do Dia das Bruxas (O Estigma de Satanás) 

4 de novembro (sábado)
15h - Certo Agora, Errado Antes
17h30 – Na Praia à Noite Sozinha
19h30 – Cidade dos Sonhos 

5 de novembro (domingo)
15h - Certo Agora, Errado Antes
17h30 – Na Praia à Noite Sozinha
19h30 – Cidade dos Sonhos

7 de novembro (terça)
17h30 – Na Praia à Noite Sozinha
19h30 – Cidade dos Sonhos

8 de novembro (quarta)
17h30 – Na Praia à Noite Sozinha
19h30 – Cidade dos Sonhos

Cine Dica: Venezuelano “El Amparo” estreia no CineBancários

A produção venezuelana “El Amparo”, de Robert Calzadilla, entra em cartaz no CineBancários na quinta-feira, 02/11, nas sessões das 15h e 19h. O filme aborda a vulnerabilidade do homem contra o poder, através do testemunho de dois sobreviventes de um massacre policial ocorrido na cidade de El Amparo, Venezuela, em 1988. Inspirado neste fato real, o longa é um documento doloroso do combate de dois heróis anônimos que tiveram de lutar contra a impunidade, com seus próprios esforços, para trazer à luz a trágica verdade. 


Nosso cinema funciona de terça a domingo e os ingressos podem ser adquiridos no local ou no site ingresso.com a R$10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$5,00. Aceitamos os cartões Banricompras, Visa e Mastercard.
 
Sinopse
Em 1988, na cidade de El Amparo, fronteira com a Colômbia, dois pescadores sobrevivem a um ataque armado nos canais do rio Arauca, no qual 14 de seus companheiros morreram. O Exército venezuelano os acusa de serem guerrilheiros e tenta tirá-los da prisão onde estão sob custódia de um policial e de um grupo de moradores locais que impedem que os levem dali. Ambos dizem que são simples pescadores, mas a pressão para eles reproduzirem a versão oficial é grande.

Prêmios
Melhor Filme e Melhor Roteiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo / Prêmio do Público no Festival de Biarritz / Prêmio Martin Luther King no Havana Film Festival / Prêmio do Público no Milan African Film Festival / Melhor Filme e Prêmio do Júri Jovem no Rencontres du Cinéma Sud – Américain de Marseille.
 
Festivais
San Sebastian Film Festival / AFI Latin American Film Festival / Miami Film Festival / International Havana Film Festival / Palm Springs International Film Festival / Filmar In Latin America, Geneva / Goteborg International Film Festival.
 
O diretor
Rober Calzadilla é um cineasta, roteirista e produtor nascido na Venezuela, em 1975.
Primeiramente, ele se formou em Artes Dramáticas, e depois em Cinema, pela Escola de Artes da Universidade Central da Venezuela. Em 2013, escreveu, dirigiu e editou o média-metragem “El País de Abril”, um trabalho experimental em preto e branco coproduzido com Portugal.
O projeto que deu origem a “El Amparo” participou da seção Films in Progress do Festival de San Sebastian, em 2015. “El Amparo” é seu longa de estreia.
 
Ficha técnica
Venezuela / Colômbia / Drama / 2016 / 99 min
Direção: Rober Calzadilla
Fotografia: Michell Rivas
Música: Andres Levell
Montagem: Mariana Rodríguez e Gustavo Rondón Córdova
Direção de arte: Matías Tikas
Produção: Rober Calzadilla, Giovanni García e Karin Valecillos
Empresas produtoras: Tumbarrancho Films e Películas Prescindibles
Elenco: Vicente Quintero, Giovanny García, Vicente Peña, Samantha Castillo, Rossana
Hernandez e Tatiana Mabo

Grade de horários
(Não abrimos nas segundas-feiras)

02 de novembro (quinta-feira)
15h – El Amparo, de Rober Calzadilla
17h – Retrospectiva Sessão Vitrine Petrobras: Jonas e o Circo Sem Lona, de Paula Gomes
19h – El Amparo, de Rober Calzadilla

03 de novembro (sexta-feira)
15h – El Amparo, de Rober Calzadilla
17h – Retrospectiva Sessão Vitrine Petrobras: Jonas e o Circo Sem Lona, de Paula Gomes
19h – El Amparo, de Rober Calzadilla

04 de novembro (sábado)
15h – El Amparo, de Rober Calzadilla
17h – Retrospectiva Sessão Vitrine Petrobras: Nove Crônicas para um Coração aos Berros, de Gustavo Galvão
19h – El Amparo, de Rober Calzadilla

05 de novembro (domingo)
15h – El Amparo, de Rober Calzadilla
17h – Retrospectiva Sessão Vitrine Petrobras: Nove Crônicas para um Coração aos Berros, de Gustavo Galvão
19h – El Amparo, de Rober Calzadilla

07 de novembro (terça-feira)
15h – El Amparo, de Rober Calzadilla
17h – Retrospectiva Sessão Vitrine Petrobras: Nove Crônicas para um Coração aos Berros, de Gustavo Galvão
19h – El Amparo, de Rober Calzadilla

08 de novembro (quarta-feira)
15h – El Amparo, de Rober Calzadilla
17h – Retrospectiva Sessão Vitrine Petrobras: Nove Crônicas para um Coração aos Berros, de Gustavo Galvão
19h – El Amparo, de Rober Calzadilla

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