Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Cine Dicas: Estreias do final de semana (16/06/16)



As Tartarugas Ninja - Fora das Sombras


Sinopse: Auxiliado pelo dr. Baxter Stockman (Tyler Perry), o Clã do Pé planeja libertar o vilão Destruidor (Brian Tee) exatamente quando ele é transferido para a prisão. Após o plano de resgate ser descoberto por April O'Neal (Megan Fox), as tartarugas ninja entram em ação para impedi-lo - só que fracassam graças à iniciativa de Krang, um ser alienígena que planeja invadir a Terra. Para enfrentá-los, as tartarugas contam com a ajuda de um novo combatente: Casey Jones (Stephen Amell), um policial que estava no camburão que conduzia o Destruidor quando conseguiu escapar.  


Big Jato


Sinopse:Nos anos 70, um homem (Matheus Nachtergaele) trabalha como motorista de caminhão limpa fossa, apelidado de Big Jato, em Cariri, Ceará. Seu filho, Francisco, sempre o acompanha. A cada dia, o menino vê sua vida se transformar, assim como tudo ao seu redor.

 

Como Eu Era Antes de Você


Sinopse: Lou (Emilia Clarke) não tem muitas ambições. Mas sua vida muda quando passa a cuidar de Will (Sam Clafin), um homem que ficou tetraplégico após um acidente de moto. A rotina de ambos é transformada por meio desse contato e os dois acabam se apaixonando.

 

Doce Veneno


Sinopse: Os amigos Laurent (Vincent Cassel) e Antoine (François Cluzet) vão passar férias numa cidade praiana, cada um na companhia de sua filha adolescente. O que era para ser um leve descanso, se torna uma situação complicada para Laurent quando a filha de Antoine começa a dar em cima dele. 



Elvis & Nixon


Sinopse: Em dezembro de 1970, o presidente Richard Nixon (Kevin Spacey) arranja um espaço em sua agenda para atender um pedido do cantor Elvis Presley (Michael Shannon), que queria conhecer o político. O Rei do Rock ficou empolgado, dando de presente um revólver Colt 45 para o governante. Elvis ainda se prontifica a ajudar em campanhas de combate às drogas.  

Paulina


Sinopse: Paulina (Dolores Fonzi) preferiu deixar os estudos em advocacia para fazer trabalhos sociais e ser professora numa região pobre da Argentina. Na segunda semana de trabalho, Paulina é estuprada por um grupo e em vez de abandonar o lugar, segue com sua vida sem imaginar que os agressores são bem próximos dela.

 

Tini: Depois de Violetta


Sinopse:Tini (Martina Stoessel) dedica sua vida à musica, adora tocar piano e encanta a todos quando está nos palcos. O verão está chegando e ela parte para uma viagem que a fará evoluir profissionalmente e intimamente. 



Trago Comigo

Sinopse: O diretor de teatro Telmo (Carlos Alberto Riccelli) é atormentado pelo o que não consegue lembrar de seu passado. Ele foi preso durante a ditadura militar e para tentar relembrar de tudo, decide montar uma peça.

 

Vida Selvagem


Sinopse:Paco e Nora decidem criar os filhos longe da sociedade e sem estudos. Mas a mãe desiste desse estilo de vida, foge com os filhos e consegue a guarda deles. Mas numa visita, o pai  sequestra os meninos e o trio voltar a levar a vida de antes, virando alvo da mãe e da polícia.

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: TRAGO COMIGO



Sinopse: Telmo (Carlos Alberto Riccelli), um diretor de teatro aposentado, foi membro da luta armada durante a ditadura militar e chegou a ser preso por seis meses por conta disso. Porém, ele não consegue se lembrar de nada desse período, além de alguns lapsos momentâneos. Para tentar reativar sua memória e descobrir o que aconteceu, ele decide criar uma peça de teatro. Contando com um jovem elenco de atores, Telmo vai reconstruir a sua própria história.

No filme HOJE, a personagem de Vera (Denise Fraga) está se mudando para um novo apartamento, já que conseguiu através de uma indenização vinda do governo em decorrência do assassinato do seu marido Luiz (César Troncoso) no tempo em que eram militantes. No decorrer da obra, a personagem relembra o seu passado e enfrentando dolorosas lembranças e fantasmas dos quais não consegue desvencilhar. Toda a trama se passa em um único cenário, ou seja, o apartamento, do qual se torna uma espécie peça fundamental para a trama.
Naquele filme, Tata Amaral quis fazer uma trama da qual as lembranças de tempos difíceis como da ditadura se tornassem algo dolorido e que dificilmente a pessoa consegue esquecer. Quem vivenciou sabe o que eram aqueles tempos, mas que não se pode esquecer e que se deve passar como fonte de informação para as novas gerações que mal sabem o que realmente acontecia naquele período. Em Trago Comigo, a cineasta dá continuidade de como se deve da melhor forma possível manter essa história viva e para servir de alerta para que os erros do passado não se repitam em nosso presente. 
Telmo (Carlos Alberto Riccelli) é um ex militante e agora aposentado. Apaixonado pelo teatro decide adaptar a sua vida de luta no palco, para que então, somente assim, não somente exorcize as suas antigas dores, como também consiga lembrar-se de coisas que ele próprio havia esquecido. Contudo, o fantasma de seu antigo amor do qual havia perdido pode se tornar o seu calcanhar de Aquiles para realização de sua obra.
Assim como HOJE, boa parte da trama se passa em um único cenário, ou seja, tudo ocorre dentro do teatro do qual eles irão fazer a peça. Porém, mais do que vermos os personagens centrais ensaiando para a peça, vemos também essas determinadas cenas cortarem para cenas da peça já sendo encenada pra valer. Isso se cria um belo jogo de cena e fazendo com que criamos um quebra cabeça mental, onde comparamos o antes e o depois da cena já orquestrada para um possível público que for assistir.
O casamento entre cinema e teatro não é exatamente novo para o cinema brasileiro autoral de hoje, já que ano passado havia sido lançado o filme Orestes, de Rodrigo Siqueira, e que tratava de temas semelhantes. Curiosamente, ambos possuem o teatro como pano de fundo, dando a entender que essa arte, ou qualquer outra que preze, seja uma espécie de escape para exorcizar os seus demônios pessoais. Outra semelhança é de ambos serem ficção/documentário, já que aqui, a trama principal se entre corta entre depoimentos de ex-militantes e de parentes de pessoas que ainda hoje se encontram desaparecidos desde os anos de chumbo.
Interessante observar que, embora ajam pessoas conhecedoras de história, é impressionante como ainda exista pessoas do nosso mundo real que desconhecem as consequências daquele período e até mesmo desejam o seu retorno. Pegamos, por exemplo, o personagem Miguel Jarra (Felipe Rocha), um ator, aparentemente, limitado de novelas, mas que deseja atuar na peça. Porém, ele demonstra total desconhecimento da época da ditadura e não consegue entrar no personagem, sendo justamente Telmo (Riccelli) quando ele era militante.
Embora seja coadjuvante, o personagem de Felipe Rocha se torna bem interessante no decorrer da trama, já que ele seria uma espécie crítica que a cineasta faz, não somente sobre a geração atual desinformada, como também a geração de atores televisivos, que nada mais são do que meros bonecos que fazem pose de galão. Contudo, o seu personagem vai se transformando, principalmente quando descobre aos poucos o que Telmo realmente passou. Quando chegamos ao final, percebemos uma transformação completa de seu personagem e se distanciando da imagem do que ele foi um dia no princípio do filme.
Claro que a verdadeira alma do longa acaba sendo o próprio Telmo, sendo interpretado de uma forma convincente, para não dizer inesperada, pelo ator Carlos Alberto Riccelli. De forma eficiente, ele consegue passar para nós o fato de seu personagem carregar um grande peso do mundo nas costas, principalmente quando se considera culpado pela perda de um grande amor do seu passado. Riccelli transmite bem para nós, tanto no olhar, como nas palavras e trejeitos, uma pessoa cheia de cicatriz internas e que às vezes uma delas se reabre para lhe atormentar.
Em tempos em que vemos na tv deputados conservadores que idolatram torturadores do tempo da ditadura, filmes como Trago Comigo se tornam obras mais atuais do que nunca e obrigatório para ser visto e revisto por pessoas que procuram os verdadeiros fatos de nossa história.      



Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Abbas Kiarostami, Karim Aïnouz e Wong Kar-wai em exibição

A programação de 14 a 19 de junho da Cinemateca Capitólio traz a mostra Um Filme, Cem Histórias: Abbas Kiarostami, com filmes do mestre iraniano, e segue com as exibições de O Abismo Prateado, de  Karim Aïnouz, e O Grande Mestre, de Wong Kar-wai.
A mostra Um Filme, Cem Histórias: Abbas Kiarostami, é uma apresentação de Ministério da Cultura, Banco do Brasil, Sala Redenção – Cinema UniversitárioCinemateca Capitólio e Sala P. F. Gastal. 
 A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS – FUNDACINE.


FILMES

ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS
Zir-e derakhtan-e zeytun, 1994, cor, 103’
Roteiro Abbas Kiarostami
Direção de fotografia Hosein Jafarian e Farhad Saba
Som Hossein Moradi, Mahmud Samakbashi e Yadollah Nayafi
Montagem Abbas Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami
Elenco Farhad Kheradmand, Hossein Rezai, Mohamad Ali Keshavarz,
Tahereh Ladania e Zarifeh Shiva
Durante as filmagens numa região devastada pelo terremoto de 1990,
o diretor percebe que Hossein, um jovem escolhido para encenar
uma das personagens, está apaixonado na vida real por Tahereh,
que fará o papel da esposa. A família da moça é hostil ao casamento,
mas o terremoto e o filme dão a Hossein uma nova esperança. Exibição em 35mm


DEZ
Dah, 2002 , cor, 94’
Roteiro, direção de fotografia, som e montagem Abbas Kiarostami
Produção Abbas Kiarostami e Marin Karmitz (MK2)
Elenco Amin Maher, Amene Moradi, Katayoun Taleizadeh,
Mandana Sharbaf, Mania Akbari e Roya Arabshahi
Uma mulher, divorciada e casada uma segunda vez, tem problemas
de comunicação com o filho, que insiste em viver com o pai. Ao longo de dez
passeios dentro de um carro, a mulher conversa com o garoto e com outras
mulheres sobre questões de âmbito pessoal. O filme explora a vida
da mulher no Irã contemporâneo. Exibição em 35mm

UM ALGUÉM APAIXONADO
Like Someone in Love, 2012, cor, 109’
Roteiro Abbas Kiarostami
Fotografia Katsumi Yanagijima
Som Mohammad Reza Delpak
Montagem Bahman Kiarostami
Produção Marin Karmitz e Kenzo Horikoshi
Elenco Rin Takanashi, Ryo Kase e Tadashi Okuno
Encontro entre um senhor erudito guardião das tradições, uma jovem
sedutora que se prostitui para pagar os estudos e seu namorado ciumento. As histórias se entrelaçam num dia que mudará a vida deles para sempre. Exibição em 35mm

O Abismo Prateado
(Brasil, 2013, 82 minutos)
Direção: Karim Aïnouz

Violeta (Alessandra Negrini) é uma dentista casada e com um filho, que tem um dia normal de trabalho. Ao ouvir uma mensagem deixada na secretária do celular ela entra em desespero. A mensagem foi gravada por seu marido, Djalma (Otto Jr.), que disse que estava deixando-a e partindo para Porto Alegre. Ele pede para que Violeta não o siga, mas ela não segue o conselho e tenta viajar, o quanto antes, para a capital do Rio Grande do Sul.

 

O Grande Mestre
(Yut doi jung si, Hong Kong, China, França, 2013, 123 minutos)
Direção: Wong Kar-wai

Este drama de ação mostra a história de um dos maiores mestres em artes marciais da história, Ip Man (Tony Leung), o homem que treinou Bruce Lee. O lema desta trama é "Nas artes marciais não existe certo ou errado, apenas o último homem de pé".

GRADE DE HORÁRIOS
14 a 19 de junho de 2016

14 de junho (terça-feira)
16h – O Abismo Prateado
17h30 – O Grande Mestre
20h – O Grande Mestre

15 de junho (quarta-feira) 
16h – O Abismo Prateado
17h30 – O Grande Mestre
20h – Através das Oliveiras

16 de junho (quinta-feira) 
16h – O Abismo Prateado
17h30 – O Grande Mestre
20h – Dez

17 de junho (sexta-feira) 
16h – O Abismo Prateado
17h30 – O Grande Mestre
20h – O Grande Mestre

18 de junho (sábado) 
16h – Através das Oliveiras
18h – Dez
20h – Um Alguém Apaixonado

19 de junho (domingo) 
16h – O Abismo Prateado
17h30 – O Grande Mestre
20h – O Grande Mestre