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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 20 de abril de 2016

Cine Dica: Homenagem a David Bowie segue em exibição


HOMENAGEM A DAVID BOWIE SEGUE EM EXIBIÇÃO


A homenagem a David Bowie segue em exibição na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). Os destaques da programação do fim de semana são O Homem que Caiu na Terra, de Nicholas Roeg, Furyo, em Nome da Honra, de Nagisa Oshima, e Twin Peaks: Os Ultimos Dias de Laura Palmer, de David Lynch. A mostra tem apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou. O valor do ingresso é R$ 4,00.
   
GRADE DE HORÁRIOS
22 a 24 de abril de 2016
 
22 de abril (sexta)
19h – O Homem que Caiu na Terra
 
23 de abril (sábado)
17h – Zoolander
19h – Furyo, em Nome da Honra
 
24 de abril (domingo)
17h – Basquiat - Traços de Uma Vida
19h – Twin Peaks: Os Ultimos Dias de Laura Palmer
 
FILMES
Zoolander
(Zoolander)
Estados Unidos, 2001, 98 minutos
Direção: Ben Stiller
Achem uma saída para Derek Zoolander (Ben Stiller), três vezes eleito modelo masculino do ano. Sua cara começa a decair quando surge o hippie-chic Hansel (Owen Wilson) para roubar o prêmio. O diabólico guru da moda Mugatu (Will Ferrell) agarra então a oportunidade de transformar Derek em uma máquina mortífera. É uma bem tramada conspiração e somente com a ajuda de Hansel e alguns bem escolhidos asseclas, como Matilda (Christine Taylor) é que Derek poderá tornar o mundo mais seguro para todos os modelos masculinos. Exibição em DVD.
Twin Peaks: Os Ultimos Dias de Laura Palmer
(Twin Peaks: Fire Walk With Me)
Estados Unidos, 1992, 135 minutos
Direção: David Lynch
Prelúdio para a famosa série de TV homônima. Vemos primeiramente as investigações do agente especial do FBI Chester Desmond no caso Teresa Banks. Então saltamos no tempo para uma semana antes do início da série, e acompanhamos todos os acontecimentos de Laura Palmer durante o eterno pesadelo até a hora de sua morte. Exibição em DVD.
O Homem que Caiu na Terra
(The Man Who Fell to Earth)
Reino Unido, 1976, 120 minutos
Direção: Nicolas Roeg
 
Thomas Jerome Newton (David Bowie) é um alienígena que vem à Terra em busca da salvação de seu planeta: água. Disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. Para isso, no entanto, ele deverá sobreviver à dura competição do mundo dos negócios e às tentações terráqueas. Exibição em DVD.
Furyo, em Nome da Honra
(Merry Christmas, Mr Lawrence)
Japão/Reino Unido, 1983, 124 minutos
Direção: Nagisa Oshima
 
Em 1942 a tensão toma conta de um campo de concentração na ilha de Java. O prisioneiro inglês Jack Celliers (David Bowie) provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi (Ryuichi Sakamoto). A insolência é repudiada com violência, mas esta não consegue acabar com o orgulho e a honra do oficial inglês, o que enfurece ainda mais o capitão. Parecendo ser o único a compreender o que se passa, o também prisioneiro John Lawrence (Tom Conti), que fala japonês, tenta acalmar os ânimos. Exibição em DVD.
Basquiat - Traços de Uma Vida
(Basquiat)
Estados Unidos, 1996, 98 minutos
Direção: Julian Schnabel
 
Em 1981, Jean-Michel Basquiat passou de um desconhecido pintor de graffiti de 19 anos, que vivia nas ruas de Nova Iorque, a um dos artistas mais controversos e famosos do mundo, pelas mãos de Andy Warhol. Exibição em DVD.
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

terça-feira, 19 de abril de 2016

Cine Dicas: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo: 2 COELHOS



Sinopse: Após se envolver em um grave acidente automobilístico, no qual uma mulher e seu filho são mortos, Edgar (Fernando Alves Pinto) é indiciado, mas consegue escapar da prisão graças à influência de um deputado estadual. Logo em seguida ele parte para uma temporada em Miami, onde retorna com um elaborado plano em que pretende atingir tanto o deputado que o ajudou, símbolo da corrupção política, quanto Maicon (Marat Descartes), um criminoso que consegue escapar da justiça graças ao suborno de políticos influentes.
 
O cinema nacional vem criando uma nova cara. Há uma diferença entre as produções feitas para vender milhares de ingressos e também aquelas em que a mira é para um público mais exigente. Porém, ainda falta mais fé na diversidade de gêneros. Há muitas comédias e dramas. Filmes de terror, suspense, ficção científica e ação, infelizmente, quase não existe. Muitos produtores apontam dos problemas: a falta de público para esses gêneros e principalmente as dificuldades de desenvolver um ótimo trabalho técnico em produções que contam com um orçamento tão baixo. 
2 Coelhos esteve longe de repetir o fenômeno de um Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro, mas prova que é possível sim realizar um cinema recheado de cenas de ação e ao mesmo tempo ser bastante criativo em sua elaboração.  Todos os méritos deste feito são exclusivos do cineasta Afonso Poyart, que em sua estreia em longa-metragem facilmente supera uma grande parte de bluckbusters americanos que invadem constantemente o nosso circuito – aliás, os direitos de 2 Coelhos já foram adquiridos por produtores americanos que desejam refilmá-lo.
Na trama fragmentada, o protagonista Edgar (Fernando Alves Pinto) executa um plano mirabolante que tem como intenção atingir dois coelhos com uma única jogada. O primeiro coelho é representado pela figura de Jader (Roberto Marchese), um político corrupto. O segundo coelho, Maicom (Marat Descartes, de Trabalhar Cansa), é um criminoso. Um casal de promotores (Neco Vila Lobos e Alessandra Negrini), um professor (Caco Ciocler) deprimido com a morte da esposa e do filho em um acidente, dois bandidos pé de chinelo (Robson Nunes e Thogun) e uma maleta com milhares de dólares – um típico McGuffin – são os personagens que se moverão de forma imprevisível dentro do plano de Edgar. 
Ao conduzir esse plano, Afonso Poyart adiciona diversos elementos pop. Há sequências que brincam com a estética e montagem, bandas como Radiohead e 30 Seconds To Mars na trilha-sonora e sequências de ação inspiradas no game Grand Theft Auto. A boa notícia é que tais referências não fazem de 2 Coelhos um filme feito para um determinado tipo de público. Servem apenas de artimanhas para uma história elaborada com esperteza e que poderá representar um pontapé para um cinema que clama por mais diversidade.
Enfim, um filme que facilmente entrará nas listas futuras dos melhores filmes nacionais de todos os tempos. Duvidam? Então aguardem.   



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Cine Dica: Tabu, Em Busca da Vida e Uma História de Amor e Fúria seguem em cartaz

Os filmes Tabu, do português Miguel Gomes, Em Busca da Vida, do chinês Jia Zhang-ke, e Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, seguem em cartaz na Cinemateca Capitólio até o dia 24 de abril. O valor do ingresso é R$ 10,00. 
O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS – FUNDACINE.

GRADE DE HORÁRIOS
19 a 24 de abril

19 de abril
15h30 – Tabu
18h – Uma História de Amor e Fúria
20h – Em Busca da Vida

20 de abril
15h30 – Em Busca da Vida
18h – Uma História de Amor e Fúria
20h – Tabu

21 de abril
15h30 – Tabu
18h – Uma História de Amor e Fúria
20h – Em Busca da Vida

22 de abril
15h30 – Em Busca da Vida
18h – Uma História de Amor e Fúria
20h – Tabu

23 de abril
15h30 – Tabu
18h – Uma História de Amor e Fúria
20h – Em Busca da Vida

24 de abril
15h30 – Em Busca da Vida
18h – Uma História de Amor e Fúria
20h – Tabu 

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: Sinfonia da Necrópole



Sinopse: Deodato (Eduardo Gomes) é um coveiro em começo de carreira que ajuda uma nova funcionária do cemitério, Jaqueline (Luciana Paes) a fazer um recadastramento dos túmulos abandonados. À medida em que o trabalho avança, estranhos acontecimentos fazem Deodato questionar sua ligação com os mortos.
 
Foi-se o tempo em que cinema nacional era conhecido por fazer apenas alguns gêneros, sendo que agora fazemos de tudo. Há algum tempo fomos brindados com até mesmo suspenses que, para os olhos dos desavisados, se torna até mesmo incomum ver tal feito.  Uma descoberta do cinema de gênero em benefício de uma cinematografia mais rica para este povo que faz cinema muito bem. Cannes viu e elogiou o surpreendente Trabalhar Cansa do Marco Dutra e Juliana Rojas. O próprio Dutra voltou às telonas com Quando Eu Era Vivo. Esse ainda veio acompanhado por Entre Nós de Paulo Morelli e do aflitivo O Lobo Atrás da Porta de Fernando Coimbra. Ou seja, quem acha que vivemos somente de comédia descartável está redondamente indo contra a maré.
Juliana Rojas assumiu a direção de seu primeiro longa-metragem. Num primeiro momento podemos até mesmo estranhar a sinopse: um jovem coveiro, Deodato (Eduardo Gomes) precisa fazer o recadastramento de túmulos abandonados juntamente uma nova funcionária. No entanto, após algum tempo, percebe algumas coisas sobrenaturais o assombrarem a medida que vai realizando seu  ofício. Soa por um momento convencional, contudo, o filme ganha sabor com a injeção de humor e canções. Por mais raro que seja para o nosso cinema, o filme é um musical assumido. Marco Dutra, parceiro de vários anos da cineasta, contribuiu na construção das canções.
Assistir Sinfonia da Necrópole é de se estranha num primeiro momento, mas logo a obra arranca inúmeras risadas e não me admira que tenha sido elogiado pela crítica especializada pelo país a fora. O filme funciona por talvez tocar em assuntos que, embora delicados, faça com que o público em geral se identifique. Por possuir um alto grau de simplicidade, o filme acabou dando espaço para originalidade, principalmente quando os protagonistas soltam a voz.
Mas o trunfo se encontra mesmo no fato do roteiro se concentrar no simples coveiro, do qual ele se torna crível aos nossos olhos. Surgem então as brincadeiras, das quais soam cômicas, mas jamais bobas e forçadas. Com isso, o cômico e o sobrenatural (mesmo visto em pouco tempo) se cruzam no decorrer da trama e faz com que o filme nos prenda até o seu fim.
Por um lado crítico, o filme implica numa critica social sobre os espaços e realocações, questões temáticas de uma São Paulo de hoje. Porém, a brincadeira é o que mais prevalece, sendo que os atores se vêm claramente se divertindo em cena, seja quando estão atuando ou cantando. Vale ressaltar que o filme foi quase que inteiramente filmado num cemitério, um feito raro que, poderia nascer mórbido, mas nos conquista gradualmente de tal forma, que a gente deseja saber os caminhos que aqueles personagens irão trilhar posteriormente. 



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