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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cine Especial: A GÊNESE DA NOVA HOLLYWOOD: Parte 2



De 1967 a 1980, o cinema americano viveu o seu período mais criativo, onde eram apresentadas para o público, histórias sérias, reflexivas e que espelhasse um pouco que os EUA passavam naquele período (período pós Vietnam e o escândalo do Waltergate). Com uma nova e criativa geração de cineastas, Hollywood presenteou para os cinéfilos, algo que somente se via em outros países, como na França e sua “nova onda” (Nouvelle Vague).

O próximo curso criado pelo Cine Um e ministrado por Leonardo Bomfim, intitulado A Gênese da Nova Hollywood tratará exatamente disso. A atividade acontecerá em Porto Alegre, dos dias 05 e 06 de março, mas antes disso, postarei por aqui os primeiros filmes (entre anos 60 e 70) e que deram origem a esse rico período do cinema americano.

   
O CALOR DA NOITE (1967)



Sinopse: Quando Philip Colbert (Jack Teter), o principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem chance de argumentar. Quando Sam vê que Tibbs tinha uma incomum quantidade de dinheiro para um negro de Sparta, o policial fica certo que encontrou o assassino. Mas o xerife Bill Gillespie (Rod Steiger) descobre, para seu espanto e constrangimento, que Virgil é um detetive da polícia da Filadélfia, que visitava sua família. Ironicamente Virgil é um expert em homicídios e recebe recebe ordens do seu superior para ajudar no caso. Isto o desagrada e também a Gillespie, que não gosta de ter um policial negro ajudando nas investigações. Para deixar mais tensa a situação Leslie Colbert (Lee Grant), a viúva da vitima, vê a ineficiência da polícia de Sparta e exige a presença de Virgil. Gillespie odeia a idéia, mas há uma grande pressão para o caso ser solucionado, assim aceita a colaboração de Virgil. Aos poucos vai surgindo um respeito entre eles. Virgil reconhece que Gillespieé uma pessoa bem decente, que está tentando fazer o melhor possível, e Gillespie passa a admirar Virgil por sua experiência e profissionalismo. Mas um detetive negro comandar uma investigação em uma região muita racista pode não dar certo.

Assistir a esse filme é no mínimo curioso. Em um tempo que vivemos, onde toda a raça e credo são aceitos, assistir O Calor da Noite é nos dar conta que já ouve tempos bem piores, em que o preconceito era lá e aqui, onde qualquer um poderia ser suspeito de um crime tudo por causa da cor da sua pele.
Norman Jewison (Jesus SuperStar) retrata bem isso com o policial de  Sidney Poitier que sofre com o terrível preconceito, mas jamais se deixa cair (a cena que recebe um tapa e logo em seguida responde com outro tapa é digna de nota) e vai até o fundo sobre o misterioso crime que aconteceu nesta cidade. Atenção pelo ótimo desempenho  de Rod Steiger que interpreta o chefe de policia preconceituoso mas que terá que aprender aos poucos a viver neste novo mundo livre.
Curiosidade: No Calor da Noite foi o 1º filme com classificação de censura PG a ganhar o Oscar de melhor filme.

 

O Bebê de Rosemary (1968)



Sinopse: Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê à luz ao Filho das Trevas.

O filme baseado no best Seller de Ira Levin, marca a estreia de Polansk no cinema americano, levando a perfeição a técnica de confundir alucinação e realidade. Grande sucesso em todo o mundo foi precursor de outros exemplares do terror diabólicos que giram em torno de um bebê voltado para o mau. Ruth Gordon (a vizinha intrometida) recebeu o Oscar de atriz coadjuvante.

Curiosidade: Para fazer as cenas de rituais e cânticos satânicos serem o mais realista possível, o diretor Roman Polanski contou com o auxílio de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã e autor de "The Satanic Bibles", que serviu como consultor nestas cenas.- Foi durante as filmagens de O Bebê de Rosemary que a atriz Mia Farrow se divorciou de seu marido, o cantor Frank Sinatra.

Interessados em participar do curso cliquem aqui. 


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Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo:



O Menino e o Mundo



Sinopse:Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Visto por apenas 34 mil espectadores nos nossos cinemas, o filme de Alê Abreu fez grande sucesso em outros países como França e rapidamente foi reconhecido pela critica. Indicado ao Oscar de melhor longa de animação deste ano, a trama é criada do modo tradicional, deixando de lado a técnica computadorizada e tornando tudo mais singelo e saboroso de ser assistido. Durante a trama, assistimos a tudo através da perspectiva da criança que, gradualmente, vai compreendo o lado bom e ruim do mundo do qual o pai dele foi alcançar.
Embora seja uma obra feita para ser assistido por todas as idades, o filme possui uma pesada critica contra o consumismo industrializado, contra o trabalho escravo e o policiamento que, por vezes, é feroz contra aqueles que desejam fazer um protesto, Um filme que sintetiza a realidade brasileira de hoje e de uma forma bem acertada. Atenção para os detalhes do filme, pois ele guarda um segredo, do qual deixarão todos muito emocionados e surpresos.  
       


Como Sobreviver a um Ataque Zumbi



Sinopse:Ben (Tye Sheridan), Carter (Logan Miller) e Augie (Joey Morgan) são grandes amigos que se conheceram ainda crianças, no grupo de escoteiros. Entretanto, eles cresceram e agora Ben e Carter não vêem mais graça na atividade, especialmente pelo fato de serem motivo de piada de todos os demais jovens da cidade. Augie, por sua vez, continua empolgado com a ideia de ser um escoteiro. Um dia, quando o trio está acampando, Ben e Carter deixam o local para ir a uma badalada festa secreta. Só que, quando chegam à cidade, percebem que ela está tomada por zumbis, dispostos a matar qualquer um que surgir pela frente.

São tantos filmes de zumbis hoje em dia que chega a virar até piada. Pensando nisso, o diretor  Christopher Beau Landon (Atividade Paranormal 4) cria uma sátira ao gênero que, ao mesmo tempo, presta homenagens ao filmes protagonizados por adolescentes dos anos 80 e que envolve inúmeras situações, desde quererem transar com as melhores garotas ou tentar de alguma forma salvar o mundo de uma forma inusitada. E é justamente isso que acontece, ao colocarem três adolescentes escoteiros, e mais uma garota dos seus sonhos, irem baterem de frente com zumbis sedentos por carne.
O filme é uma grande bobagem, mas divertida para ser assistida sem compromisso. 




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quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: DEADPOOL


Sinopse:O mercenário Wade Wilson (Ryan Reynolds) é um anti-herói do universo Marvel, conhecido como Deadpool. Depois de ser submetido a um experimento para ganhar fator de cura, o mercenário tagarela, armado com suas habilidades e um senso de humor negro, vai atrás do homem que quase destruiu sua vida.

Quando eu assisti ano passado Os Vingadores: Era de Ultron, eu achei um ótimo filme, mas quando você começa a revelo você percebe que a formula talvez já esteja cansando. Quando um gênero faz sucesso, Hollywood o usa de todas as formas para conseguir dinheiro, ao ponto de esgotá-lo, assim como aconteceu com o próprio faroeste. Porém, ainda há esperança, quando surge um filme para, não somente reinventar o gênero, como também criticá-lo da forma como ele se encontra atualmente e Deadpool veio para dar uma sacudida de uma forma jamais vista. 
Para começar, não se pode assistir ao filme levando ele a sério, pois o próprio roteiro faz questão de momento algum fazer com que isso aconteça. A trama já começa nos jogando numa imagem em câmera lenta enlouquecedora que, já dá uma pista do que virá a seguir. Porém, ninguém e nem aquele fã mais fanático por HQ está preparado para o protagonista que surge de uma forma até então inédita para o gênero.
Criado em numa das piores épocas das HQ (os anos 90) Deadpool foi gradualmente se tornando um personagem divertido, sarcástico, completamente louco e uma verdadeira metralhadora de palavras das quais ficamos imaginando como ele tem a capacidade de falar tantas coisas então pouquíssimo tempo. Não demorou muito para ele ser levado para o cinema interpretado pela primeira vez por Ryan Reynolds, mas de uma forma desastrosa em Wolverine: Origens. Coube então o próprio interprete arregaçar as mangas, investir como produtor e roteirista, contratar um novato na direção (Tim Miller) e com um orçamento curto criar o filme dos seus sonhos.
Deadpool somente existe graças à persistência de Reynolds, onde aqui o ator simplesmente desaparece e dando lugar a essa criatura vermelha cheia de charme. Para o deleite dos cinéfilos em busca de algo inusitado, o personagem a todo o momento quebra a quarta parede, ou seja, falando com a gente em meio à situação e soltando piadas das quais todos irão rir. Acredite o personagem não poupa ninguém, nem mesmo personagens como Wolverine, a cronologia confusa da franquia X-men e até mesmo personagens da casa rival DC do qual sobra para Batman e até para Lanterna Verde, do qual o próprio Reynolds já havia interpretado no cinema.
Mas estamos falando de cinema e somente jogar o personagem como ele é talvez não fosse o suficiente para atrair a massa. Acontece que o próprio já tira sarro do fato de ter que precisar de um elo emocional, ou seja, do personagem ter um romance e um drama, do qual ele namora uma bela garota Vanessa Carlysle (a brasileira Morena Baccarin), mas que ao mesmo tempo descobre que tem câncer e decidi partir para achar uma cura. É ai que surge o diabo do personagem Ajax (Ed Skrein), que cura o seu câncer, lhe transformando num super soldado, mas ao mesmo tempo deformando o seu corpo e rosto.
É aí que talvez se encontre a parte mais irregular do filme, pois quando era para ser piada a todo o momento, o filme escorrega um pouco ao injetar momentos dramáticos em sua origem, para logo em seguida já começar as piadas a torto e a direito, como se essa mudança de tom da trama não significasse nada para o cinéfilo. Proposital ou não, após esse deslize, o filme entra numa quinta marcha e acelera tanto que, além das piadas politicamente incorretas, o filme se encarrega a todo o momento em inserir musicas clássicas dos anos oitenta e criando então uma sensação de pura nostalgia e que era muito bem visto em Guardiões da Galáxia. 
E para o deleite dos fãs dos X-Men, além das habituais referências ao universo dos mutantes, surge aqui um Colossus do qual sempre deveria ter sido usado no cinema. Interpretado agora por Andre Tricoteux, o personagem surge sempre falando, com um carregado sotaque russo e sempre querendo levar Deadpool para o grupo ou tentando dar uma lição de moral a ele. Embora seja a melhor versão até aqui do personagem no cinema, Colossus também pode ser interpretado aqui como uma forma de piada com relação ao gênero de super herói, pois a todo o momento ele se apresenta como um ser incorruptível e só faltando dizer a Deadpool que comer verdura faz bem ao crescimento.
Com muita violência, sexo, sangue, e com um final, cujo cenário tira o maior sarro dos filmes dos Vingadores, Deadpool talvez venha para nos dizer para deixarmos de sermos ingênuos  e não levarmos tanto a sério o gênero do qual ele pertence, ou talvez venha nos dizer que o gênero corre sérios riscos de ser extinto pelas suas próprias formulas usadas a exaustão. Seja como for, Deadpool está rindo da situação.


NOTA: Não deixe de ver uma cena no final dos créditos, do qual também tira o maior sarro, tanto dessa formula também já desgastada como também daqueles que esperam por alguma novidade vinda dela.

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (18/02/16)



13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi

Sinopse: No dia 11 de setembro de 2012, em Bengasi, na Líbia, a embaixada americana sofre um ataque terrorista contra a exibição de um filme sobre o profeta Maomé. O caos no interior do prédio se instaura e o embaixador dos Estados Unidos e outros três funcionários morrem. Resta aos militares tirarem os sobreviventes em segurança.

  A Floresta de Jonathas

Sinopse: Jonathas vive com os pais e o irmão, Juliano, em um sítio na área rural do Amazonas. A família colhe e vende frutas regionais. Uma barraca de frutas na beira da estrada é o lugar de contato com novos amigos e as novidades do mundo. Os irmãos conhecem Milly, uma visitante da Ucrânia, e o indígena Kedassere. O grupo decide então passar o fim de semana em um camping. Mesmo contra a vontade paterna, seduzido por Milly e pela Floresta, Jonathas empreende a mais transformadora de suas jornadas.


Boneco do Mal

Sinopse:Greta (Lauren Cohan) aceita o emprego de babá numa casa que fica em uma remota vila inglesa. No entanto, quando ela chega na residência dos novos patrões, descobre que o garoto do qual deveria tomar conta é apenas um boneco. O briquedo, na verdade, é a representação de um garoto que morreu há vinte anos.

 
Cinco Graças

Sinopse: Num vilarejo turco vive cinco irmãs de espírito livre, algo que desagrada os pais rígidos. Eles não gostam de uma determinada brincadeira delas com garotos e as proíbem de sair de casa, que vira uma prisão para elas. A irmãs deixam a escola, começam a usar roupas recatadas e seus pais lhe arranjam casamentos. Desesperadas em terem a vida que tinham de volta, as adolescentes cogitam uma fuga.

 
Horas Decisivas

Sinopse:Em 1952, uma tempestade atinge dois navios petroleiros. As tripulações das duas embarcações ficam à mercê e travam uma luta desesperada pela vida em meio à fúria da natureza na imensidão do Oceano Atlântico.

 
O QUARTO DE JACK
Sinopse: A única coisa no mundo que o menino Jack conhece é um quarto com uma pequena janela. É nesse lugar que ele nasceu e de onde nunca saiu. A criança já está com 5 anos e começa a questionar sua mãe o motivo de viverem presos no quarto, até o dia em que ele tem a chance de desbravar aquilo que nunca conheceu.

 
O Lobo do Deserto
Sinopse: Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, o menino Theeb vive na província otomana de Hijaz. Na imensidão do deserto, ele conhece um militar britânico, que aparece na região, pedindo ajuda para encontrar um poço romano e os dois acabam criando uma amizade.



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