OS 30 ANOS DA APTC NA CINEMATECA CAPITÓLIO
Na próxima sexta-feira, dia 8 de maio, às 20h, a
Cinemateca Capitólio promove uma sessão especial em comemoração aos 30 anos de fundação da APTC, a
Associação Profissional de 
Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul, com a exibição de quatro
 curtas-metragens gaúchos e um debate sobre a preservação audiovisual. 
Na ocasião, serão exibidos os filmes
O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, de Jorge Furtado e José Pedro Goulart,
O Arraial, de Otto Guerra e Adalgisa Luz, Outros, de 
Gustavo Spolidoro, e Quarto de Espera, de Davi Pretto e Bruno Carboni. O debate após a exibição dos filmes irá contar com a participação de
Fernanda Coelho, Glênio Póvoas, Luciana Tomasi e Marcus Mello, com mediação de
Giba Assis Brasil. O evento é aberto ao público, com entrada franca.
 O projeto de restauração da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela
Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social 
– BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da
Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.
  
A APTC
Desde
 1985, a APTC tornou-se a porta-voz dos cineastas gaúchos junto aos 
governos municipal, estadual e federal, ao poder legislativo e às 
associações empresariais,
 além de auxiliar o SATED e o Ministério do Trabalho na concessão de 
Registro Profissional de artistas e técnicos na área de cinema. A 
entidade sempre lutou pela adoção de critérios transparentes no emprego 
de verbas e equipamentos públicos. Através do trabalho
 da entidade junto aos órgãos de governo, foram realizados vários 
concursos públicos para seleção de projetos, que resultaram na produção 
de inúmeros filmes gaúchos. 
OS FILMES
 
 
        
Os filmes escolhidos para a sessão comemorativa dos 30 anos da 
APTC ilustram momentos marcantes da produção local ao longo das últimas 
décadas, da explosão criativa dos curtas em meados dos anos 80 
(representada pelo internacionalmente premiado
O Dia em que Dorival Encarou a Guarda, que revelou os cineastas Jorge Furtado e José Pedro Goulart) à consolidação do cinema de animação no RS (com
O Arraial, de Otto Guerra e Adalgisa Luz), passando pela geração surgida nos anos 90 (com
Outros, uma das tantas bem sucedidas experiências formais de 
Gustavo Spolidoro com o plano-sequência), até chegar à nova leva de 
profissionais formados nos cursos de cinema criados no RS a partir dos 
anos 2000 (com
Quarto de Espera, de Bruno Carboni e Davi Pretto). A sessão é uma
 oportunidade rara de assistir a estes filmes projetados em 35mm, 
formato no qual não são exibidos há muito tempo.
O Dia em que Dorival Encarou a Guarda
 (1986, 14 minutos)
Direção: Jorge Furtado e José Pedro Goulart
Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer.
 A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.
O Arraial (1997, 13
 minutos)
Direção: Otto Guerra e Adalgisa Luz
O filme aborda a Guerra de Canudos no final do século XIX, quando soldados e generais se unem para
 destruir a cidade fundada por Antônio Conselheiro.
Outros (2000, 14 minutos)
Direção: Gustavo Spolidoro
Numa das mais tradicionais avenidas da capital gaúcha, pessoas se encontram, discutindo as suas
 e as nossas vidas.
Quarto de Espera (2009,
 12 minutos)
Direção: Bruno Carboni e Davi Pretto
Um jovem usando uma máscara de gás transita em uma cidade vazia e cinzenta.
 
 
OS DEBATEDORES
Fernanda Coelho
Bacharel
 em Comunicação Social, com especialização em Cinema, Rádio e TV pela 
Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Museóloga formada pelo 
Instituto de Museologia da escola de Pós-Graduação da Fundação Escola de
 comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da
 Universidade de São Paulo (EC/USP), com dissertação desenvolvida na 
área da conservação audiovisual. Trabalha em arquivos audiovisuais desde
 1979, principalmente na Cinemateca Brasileira, onde ocupou o cargo de 
Coordenadora de Preservação no período de 2000
 a 2008 e em 2014. Como funcionária da Cinemateca Brasileira ou 
particularmente, ofereceu consultoria e treinamento de equipe técnica 
para acervos audiovisuais de todo Brasil. Desde 2005 ministra o módulo 
"Gestão de Arquivos Audiovisuais", como professora convidada,
 na Pós-gradação da FESP-SP.
Glênio Póvoas
Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e Doutor em Comunicação Social (PUC-RS) com a tese
Histórias do Cinema Gaúcho. Professor da PUC-RS, nos cursos de Comunicação e Produção Audiovisual. Publicou os livros
Cinema RS - Produção Audiovisual 1998-2000 (IECINE, 2000), Vento Norte - História e Análise do Filme de
Salomão Scliar (Unidade Editorial, 2002), Cinema RS - Produção Audiovisual 2004-2010 (Fundacine, 2005). Em parceria com Jorge Furtado foi co-roteirista de
Memorial de Maria Moura (1994), Benjamim (2003) e Oscar Boz
 (2003). Foi programador do Cine Santander Cultural (2003-2012). 
Trabalhou para a RBS TV na catalogação do Arquivo Leopoldis-Som 
(2008-2010). Desde 2002 integrante dos grupos
 de trabalho da criação e desenvolvimento da Cinemateca Capitólio.
Luciana Tomasi
Formada em Jornalismo pela UFRGS (1980). Foi sócia da Casa de Cinema de Porto Alegre (1987-2011)
 e desde 2011 dirige a Prana Filmes. Produziu nove longas-metragens, entre eles 
Inverno (1983), Tolerância (2000), O Homem que Copiava (2003),
Antes que o Mundo Acabe (2008) e Menos que Nada (2011). Produziu mais de 20 curtas, como
Passageiros (1986), Memória (1990), Deus Ex-Machina (1995), 
Três Minutos (1999) e Os Caminhos de Scliar (2014). Produziu ainda vários programas de televisão para a Rede Globo, como
Incidente em Antares (1994), Luna Caliente (1998) e Brava Gente (1999). Publicou os livros
Um Spa na Índia (Libretos, 2007) e (Artes e Ofícios, 2011). É diretora do Cine Santander Cultural desde 2011.
Marcus Mello
Formado
 em Letras, é Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS e especialista 
em gestão cultural pela Universidade de Girona, na
 Espanha, em curso realizado em parceria com o Itaú Cultural de São 
Paulo. Crítico de cinema, é um dos editores da revista
Teorema, fundada em agosto de 2002, uma das publicações de cinema
 mais respeitadas do país. Funcionário da Secretaria da Cultura de Porto
 Alegre, na qual ingressou através de concurso público para o cargo de 
Técnico em Cultura, em outubro de 1996. Atualmente
 ocupa o cargo de Coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC. 
Membro da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Tem 
ensaios publicados nos livros
Cinema dos Anos 90 (Editora Argos, 2005), Cinema Mundial Contemporâneo (Papirus Editora, 2008),
Os Filmes que Sonhamos (Lume Filmes, 2011) e Irmãos Coen: Duas Mentes Brilhantes (Caixa Cultural, 2012), entre outros.
 Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com