Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
É hoje que (com muito orgulho) será a minha 35ª participação nos cursos elaborados pelo Cena Um. Mas os especiais sobre as adaptações das HQ
para o cinema continuam pó aqui. Confiram:
UNIVERSO MARVEL NO
CINEMA
Antes o que parecia um sonho impossível,
mas acabou acontecendo, quando a editora Marvel decidiu inaugurar o seu próprio estúdio e
criar um universo em que os heróis tivessem uma interligação no cinema. Com isso, heróis como
Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk e dentre outros, poderiam simplesmente
se cruzar num determinado momento. Após alguns filmes, o estúdio Marvel se
tornou atualmente a marca mais poderosa do cinema americano e motivos para isso
é o que não faltam. Abaixo, confiram em ordem cronológica
o caminho do sucesso do universo Marvel
no cinema:
(2008) HOMEM DE FERRO
Filme que deu uma virada na
carreira do atorRobert Downey Jr. De um ator problemático (álcool, drogas
prisão) durante uma boa parte dos anos 90, a carreira dele estava praticamente
indo ladeira abaixo, mas foi graças o convite da Marvel que o ator teve sua
segunda chance de dar uma volta por cima. O resultado foi um sucesso estrondoso,
inaugurando o primeiro grande filme do estúdio e dando uma dica do que estaria
por vir no final dos créditos.
(2008)
O INCRÍVEL HULK
Ignorando os eventos vistos
no filme de Ang Lee, o gigante esmeralda recomeça do zero por aqui e
interpretado Edward Norton (Clube da Luta). Embora seja um bom filme de ação e
que presta uma bela homenagem a clássica série dos anos 70, o filme fez apenas
um relativo sucesso no cinema e deixando uma incerteza para o publico se o veríamos
novamente na tela grande. No final do filme, Tony Stark (Robert Downey Jr) surge
dizendo que esta sendo preparada uma super equipe pela SHIELD.
(2010) HOMEM DE FERRO
2
Após o sucesso do primeiro filme, Robert Downey Jr volta mais
a vontade com o personagem, numa aventura mais leve e despretensiosa. Destaque pela
primeira aparição de Scarlett Johansson como Viúva Negra e indícios de que Nick
Fury realmente está disposto a criar uma super equipe de super heróis. No final
dos créditos, Agent Coulson (Clark Gregg) encontra o martelo de Thor no novo México.
(2011) THOR
Numa aventura comandada
inesperadamente pelo cineasta Kenneth Branagh (HAMLET), acompanhamos as
origens dos irmãos Thor (Chris Hemsworth) e Loki (Tom Hiddleston) e os motivos
que o levaram a se tornarem inimigos um do outro. Gavião Arqueiro (Jeremy
Renner) aparece rapidamente numa determinada parte do filme e Nick Fury (Samuel
L. Jackson) pede ao cientista Eric (Stellan Skarsgård), analisar um poderoso
artefato, que se tornaria peça fundamental futuramente.
(2011) Capitão
América: O Primeiro Vingador
Numa bela aventura retro,
acompanhamos a origem do Capitão América (Chris Evans) e sua luta contra o
Caveira Vermelha (Hugo Weaving) durante a segunda guerra mundial. No final do
filme, o herói acaba acordando (após o descongelamento) na nossa época e recebendo
esclarecimentos sobre o que aconteceu com ele, através de Nick Fury (Samuel L.
Jackson). Durante os créditos, finalmente é revelado que heróis apresentados
pelo próprio estúdio se uniriam no cinema, formando então o grupo dos
Vingadores.
(2012) OS VINGADORES
O sonho de qualquer leitor
de HQ que se preze finalmente aconteceu. Os principais heróis da Marvel se unem
para enfrentar um inimigo em comum: Loki, interpretado novamente de forma formidável
pelo ator Tom Hiddleston. Uma das grandes surpresas do filme é do estúdio finalmente
ter se acertado com o Hulk, que a aqui é interpretado Mark Ruffalo (Minhas mães
e meu pai). O filme se tornou a terceira
maior bilheteria da historia do cinema e fazendo com que o estúdio Marvel unisse
forças com a Disney para a distribuição de seus filmes.
(2013)Homem
de Ferro 3
Embora tenha se tornado o
segundo maior sucesso do estúdio, o filme dividiu muito a opinião do publico e
da critica. Um dos motivos foi pela forma que foi apresentado um dos grandes
inimigos do herói, Mandarim, que aqui foi interpretado (?) por Ben Kingsley
(2013) THOR:
O MUNDO SOMBRIO
Numa
aventura muito melhor desenvolvida, a trama acontece imediatamente após os
eventos de Vingadores, onde vemos o herói e o vilão se unirem contra um vilão comum.
(2014) Capitão América: O Soldado Invernal
Na
aventura mais adulta da Marvel no cinema, acompanhamos o herói sendo obrigado a
enfrentar um velho amigo que acreditava que estava morto e da derradeira revelação
sobre quem realmente comanda a SHIELD. Durante os créditos, trama da pista
sobre o que irá acontecer no segundo filme de Vingadores.
CLÁSSICOS E RARIDADES DO CINEMA AUSTRALIANO NA SALA P. F. GASTAL
Com a chegada da Copa do Mundo, a
Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta uma
programação especial com filmes realizados nos países que disputarão
jogos em Porto Alegre. Entre os dias 13 e 23 de junho, o primeiro ciclo, Austrália Mon Amour, exibe clássicos, raridades e filmes cult do cinema australiano.
Entre os destaques, há pilares do cinema moderno do país como três obras da primeira fase de
Peter Weir – Violência por Acidente (1973), Picnic na Montanha Misteriosa (1975) e
A Última Onda (1977); os assustadores Enigma na Estrada (1981), de
Richard Franklin; O Corte da Navalha (1984), de Russell Mulcahy e
Um Grito no Escuro (1988), de Fred Schepisi, que rendeu à atriz
Meryl Streep o prêmio no Festival de Cannes daquele ano.
No
início dos anos 1970, os trabalhos de co-produção movimentaram a
indústria local, revelando obras impacatantes de estrangeiros como
A Longa Caminhada (1970), delírio estético do inglês Nicolas Roeg e
A Forca Será Tua Recompensa (1970), faroeste de seu conterrâneo Tony Richardson, baseado na vida de
Ned Kelly, célebre bandido do imaginário australiano do século dezenove, com
Mick Jagger no papel principal. O polêmico cineasta iugoslavo Dusan Makavejev também aparece com
Coca-Coca Kid (1986), produção rodada na Austrália durante seu exílio.
Grandes sucessos populares do cinema australiano também fazem parte do ciclo, como a trilogia
Mad Max, de George Miller, Priscilla – A Rainha do Deserto
(1994), de Stephan Elliott e O Casamento de Muriel
(1994), de P. J Hogan.
Na sexta-feira, 13 de junho, dentro do
Projeto Raros, será exibido o terror psicológico Pelos Caminhos do Inferno (1971), de
Ted Kotcheff, um dos marcos iniciais do chamado Ozploitation, ciclo de filmes de gênero de baixo-orçamento, realizados entre as décadas de 1970 e
1980. A sessão será comentada pelo especialista em cinema exploitation
César Almeida.
O ciclo
Austrália Mon Amour tem apoio da distribuidora MPLC e da locadora
E O Vídeo Levou.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
13 de 23 de junho de 2014
A Longa Caminhada
(Walkabout), de Nicolas Roeg (Inglaterra/Austrália, 1970, 100 minutos)
Dois
irmãos, um garoto e uma adolescente, são abandonados numa região remota
da Austrália e se vêem obrigados a enfrentar todo o
tipo de dificuldades. Suas vidas vão ganhar novo significado e um
grande desafio quando eles encontram um jovem aborígine que está em
ritual de iniciação da tribo de que faz parte. Exibição em DVD.
A Forca Será Tua Recompensa (Ned Nelly), de Tony Richardson
(Inglaterra, 1970, 99 minutos)
O
superastro do rock, Mick Jagger faz sua dinâmica estréia nas telas
cinematográficas com esta explosiva história do diretor Tony
Richardson, ganhador do Oscar® (melhor filme e diretor por As aventuras
de Tom Jones, em 1963). Baseado em uma história real australiana do
século XIX, sobre o "Bandido da armadura", Ned Kelly é uma aventura
instigante e ágil que captura o espírito arrojado
e rebelde da época. Exibição em DVD.
Pelos Caminhos do Inferno (Wake in Fright),
de Ted Kotcheff (Austrália, 1971, 114 minutos)
Um
professor cansado da vida que leva tira folga do trabalho e viaja para
encontrar a mulher com quem teve um caso tempos atrás.
Mas no caminho passa por uma cidade em que calor é insuportável, e onde
todas as pessoas aparentam ser vítimas da perdição. O difícil vai ser
esse homem sair desse lugar "possuído" pela jogatina e pela cerveja.
Exibição em DVD.
Violência por Acidente (The Cars That Ate Paris), de Peter Weir (Austrália, 1973, 91
minutos)
Os
moradores da pequena cidade rural de Paris, na Austrália, ganham a vida
causando acidentes de automóvel para saquear os destroços.
Exibição em DVD.
Picnic na Montanha Misteriosa
(Picnic at Hanging Rock), de Peter Weir (Austrália, 1975, 115 minutos)
No anos de 1900, um grupo de alunas do Liceu vai fazer piquenique no dia de São Valentim. Duas delas nunca mais irão voltar...
Baseado em fatos verídicos que ainda
permanecem obscuros nos dias de hoje, Piquenique na Montanha Misteriosa
está envolto em terror, misticismo e uma lânguida sensualidade
adolescente. Exibição em DVD.
A Última Onda (The Last Wave), de Peter Weir (Austrália, 1977, 106 minutos)
David
Burton (Richard Chamberlein) é um jovem advogado tributarista, com
esposa, duas filhas e uma situação financeira confortável.
Sua vida sofre uma estranha reviravolta quando lhe pedem para defender
um grupo de Aborígines que foi acusado de assassinato. Exibição em DVD.
Mad Max
(Mad Max), de George Miller (Austrália, 1978, 88 minutos)
Num
futuro próximo, o combustível que alimenta os motores dos carros é
também motivo para crimes cometidos por violentas gangues.
Max é um jovem policial e, junto com seus companheiros, patrulha as
estradas a fim de impedir a ação daqueles que insistem em perturbar a
paz. A morte de um membro pelas mãos de Max dá início a uma série de
crimes cruéis cometidos contra sua família e o melhor
amigo. Assim, Max só tem uma escolha: vingança. Exibição em DVD.
Mad Max 2 – A Caçada Continua (Mad Max 2: The Road Warrior), de George Miller (Austrália,
1981, 95 minutos)
No
futuro o bem mais precioso é a gasolina, em virtude de uma guerra que
acabou com os campos petrolíferos do Oriente Médio. Tendo
combustível pode-se fugir da morte ou se dirigir a algum lugar para
matar alguém. Neste contexto, Max (Mel Gibson) resolve ajudar uma
comunidade a defender sua refinaria contra uma gangue de motoqueiros.
Exibição em DVD.
Enigma na Estrada (Roadgames), de Richard Franklin (Austrália, 1981, 96 minutos)
Enigma
na Estrada é um thriller de suspense sobre os esforços de um motorista
de caminhão para parar um assassino demente. Pat Quid foi contratado
para
entregar porco em Perth, Austrália. Depois de ouvir no rádio a respeito
de uma farra mortal cujo culpado continua desconhecido, Pat começa a
acreditar que o demônio é de fato o motorista da Van verde que cruzou
seu caminho. Exibição em DVD.
O Corte da Navalha (Razorblade), de Russell Mulcahy. (Austrália, 1984, 95 minutos)
Um
javali gigantesco começa a atacar os habitantes de uma cidadezinha no
interior da Austrália. Uma jornalista americana com preocupações
ecológicas,
Sarah Cameron, chega ao local para fazer uma matéria sobre a matança de
cangurus e torna outra vítima do descomunal animal. Carl Winters, sem
notícias de sua mulher Sarah, também vai à Austrália para descobrir seu
paradeiro. Exibição em DVD.
Mad Max 3 – Além da Cúpula do Trovão
(Mad Max Beyond Thunderdome), de George Miller (Austrália, 1985, 107 minutos)
Após
a destruição da civilização surge Bartertown, uma cidade no deserto com
regras primitivas e mortais que tem uma governante
(Tina Turner) que deseja consolidar seu poder a qualquer preço. Até que
lá chega Max (Mel Gibson), que é forçado a participar de uma luta e,
por ter se recusado a matar seu oponente, acaba sendo banido no deserto.
Até que um grupo de jovens selvagens o salvam
e passam a considerá-lo um messias que os levará até uma nova terra.
Exibição em DVD.
Coca-Cola Kid (The Coca-Cola Kid), de Dusan Makavejev
(Estados Unidos/Australia, 1985, 94 minutos)
O
executivo Robert Becker (Eric Roberts de Star 80), funcionário da
Coca-Cola em Atlanta, na Georgia, é encarregado de ir a Austrália
descobrir porque
uma pequena comunidade não consome o produto. Durante a missão, ele vai
procurar o rei dos refrigerantes local e envolve-se com a secretária
Terri (a belíssima Greta Scacchi, em sua segunda aparição no cinema).
Exibição em DVD.
A Fortaleza (Fortress), de Arch Nicholson (Austrália, 1985, 85 minutos)
A
professora australiana Sally Jones (Rachel Ward) e seus alunos estão em
mais um dia comum na escola quando são sequestrados e coagidos a
entrarem em
uma van por homens mascarados - eles usam assustadoras máscaras de
animais e Papai Noel. Exibição em DVD.
Um Grito no Escuro
(Evil Angels), de Fred Schepisi (Austrália, 1988, 121 minutos)
Adaptação
para o cinema de um caso que abalou a justiça australiana. Pastor
adventista (Sam Neil) vai para um acampamento no interior
da Austrália com a mulher e os três filhos, a menor recém-nascida. Na
calada da noite, o bebê some, carregado por um cão selvagem, como eles
afirmam. As buscas dão em nada e o comportamento estranho do casal de
adventistas passa a ser alvo de desconfianças.
Exibição em DVD.
Priscilla – A Rainha do Deserto (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert),
de Stephan Elliott. (Inglaterra/Austrália, 1994, 104 minutos)
As
drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual
Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar
um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto
australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus,
tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem
que quem os contratou foi a esposa de Anthony. Exibição
em DVD.
O Casamento de Muriel (Muriel's Wedding), de P. J. Hogan
(Australia, 1994, 101 minutos)
Menosprezada
pelo pai e rejeitada por suas amigas, Muriel é uma jovem cujo sonho de
realização e sucesso pode ser traduzido em uma
única palavra: casamento. Em sua luta para ser aceita e escapar de sua
triste rotina, ela tenta de tudo. Para aliviar os momentos de
frustração, faz das músicas da banda Abba seu refúgio contra a solidão.
Exibição em DVD.
GRADE DE HORÁRIOS
13 de 23 de junho de 2014
13 de junho (sexta)
15:00 – Coca-Cola Kid, de Dusan Makavejev
17:00
– O Casamento de Muriel, de P. J. Hogan
20:00
– Projeto Raros: Pelos Caminhos do Inferno, de Ted Kotcheff
14 de junho (sábado)
15:00 – Picnic na Montanha Misteriosa, de Peter Weir
18:00 – Sessão Plataforma Reprise
15 de junho (domingo)
15:00 – Mad Max, de George Miller
17:00 – Mad Max 2, de George Miller
19:00 – Mad Max 3, de George Miller
18 de junho (quarta)
15:00 – Um Grito no Escuro, de Fred Schepisi
17:00 – Enigma na Estrada, de Richard Franklin
19:00 – Priscilla – A Rainha do Deserto, de Stephan Elliott
19 de junho (quinta)
15:00 – O Corte da Navalha, de Russell Mulcahy
17:00 – Violência por Acidente, de Peter Weir
20 de junho (sexta)
15:00 – A Última Onda, de Peter Weir
17:00 – A Forca Será Tua Recompensa, de Tony Richardson
21 de junho (sábado)
15:00 – Picnic na Montanha Misteriosa, de Peter Weir
Nos dias 10 e 11 de Junho,
eu estarei participando do curso Quadrinhos no cinema: Uma História quadro a
quadro, criado pelo Cena Um e ministrado pelo autor da "Enciclopédia dos
Quadrinhos" (Editora L&PM) André Kleinert. Enquanto o curso não
chega, por aqui estarei fazendo uma retrospectiva das melhores adaptações das
HQ para o cinema e sobre o que mudou para aqueles que curtem essas duas artes
de contar historias.
HERÓIS HUMANOS
Cavaleiro das Trevas, Watchmen,
A Queda de Murdock, Piada Mortal e dentre outras, foram HQ que mudaram a cara
dessa arte para sempre nos anos 80. Antes invencíveis, os anos 80 trouxeram um
lado mais sombrio e humano para os super heróis e conquistando novamente aqueles
leitores que um dia leram as suas historias e conquistando uma nova geração que
acreditava que HQ era somente para criança. Nas adaptações para o cinema
essa mudança também foi sentida, confiram:
(2005) Batman Begins
Sinopse: Marcado pelo
assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne
(Christian Bale) decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe
permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após
retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter-ego: Batman,
um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico
para combater o crime.
Após o fiasco que a
Warner fez com Batman e Robin, parecia que jamais haveria uma chance de Batman
retornar aos cinemas para limpar a sua imagem depois daquele vexame. Eis que
então, a Warner decidida a trazer novamente o herói de volta, contratou
Christopher Nolan que, soube criar um filme, cuja trama não só soube respeitar
o personagem do inicio ao fim, como também criou o universo do morcego algo
mais crível para o nosso mundo real. A trama não tem pressa em apresentar o
personagem já encapuzado e sim mostrar todo o desenvolvimento e os motivos que
levaram um homem a combater o crime de uma cidade corrupta, sendo algo que nem
nas outras adaptações soube mostrar isso. Christian Bale faz do seu personagem,
algo mais humano, e também não esconder as dores que carrega ao longo dos anos
e desde já se tornou o melhor Bruce Wayne/Batman. Michael Caine, Liam Neeson,
Morgan Freeman, Gary Oldman, Ken Watanabe, Katie Holmes, Cillian Murphy, Tom
Wilkinson e Rutger Hauer completam o elenco de estrelas, nesse belo filme que
trouxe respeito e dignidade de volta para o ícone dos quadrinhos.
Curiosidades: Antes
do início das filmagens o diretor Christopher Nolan reuniu todo o elenco para
uma sessão privada de Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982). Após o
encerramento do filme, Nolan disse a todos que era daquele jeito que queria que
fosse Batman Begins. Apesar de Cillian Murphy não ter sido escolhido para
interpretar Batman, o diretor Christopher Nolan gostou tanto de seu teste de
cena que o convidou para interpretar o personagem Espantalho.
(2006) V DE VINGANÇA
Sinopse: Em uma
Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey
Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um
homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é
extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao
convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do
governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber
mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no
plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.
Marcando a estreia do australiano James
McTeigue na direção, após ter auxiliado o trabalho dos irmãos Wachowski
(trilogia Matrix), agora produtores e roteiristas, V de Vingança é a adaptação para os cinemas da HQ dos renomados
autores Alan Moore e David Lloyd. Lembrando muito o clássico 1984, de George
Orwell, o filme constrói um Reino Unido tomado por um Partido autoritário, cujo
poder tem como consequência um controle intenso sobre a população. No entanto,
um misterioso – e sobretudo poético – personagem mascarado, conhecido por V
(Hugo Weaving), confronta o partido e transmite uma mensagem a toda a nação:
dentro de um ano, a situação vai mudar, quando o mesmo planeja destruir o
edifício do Parlamento Britânica. Quando a funcionária
de um meio de comunicação Evey Hammond (Natalie Portman), salva por V em um
dado momento, resolve ajudá-lo, torna-se um meio termo entre cúmplice e refém.
Dessa forma, os membros do Partido, liderados por Adam Sutler (John Hurt), o
Chanceler, tentam capturá-la como forma de obter informações do mascarado. No
entanto, V, motivado por uma vingança de um passado sofrido por conta do
Partido, esconde muitos segredos e pretende levar seu plano até o final. Embora
de temática forte e bastante política, V de Vingança possui uma leveza beirando
à ingenuidade. O enigmático protagonista, que possui um gosto pela erudição e é
incrivelmente habilidoso no combate, encanta o espectador pela sua desafiadora
mensagem de esperança. Em 1984, o protagonista também arma contra o Partido,
mas é incomparavelmente menos imponente. Desse modo, mesclando
falas otimistas, poéticas e ao mesmo tempo contundentes, V investe no seu
objetivo e parece ter tudo muito bem planejado. Paralelamente, Evey, apesar de
contribuir um pouco, torna-se uma grande aprendiz – mesmo a contragosto – dos
valores pregados por V. Há relação desses valores com a anarquia. Não por
acaso, o símbolo adotado por V é desta letra envolta por um círculo, na cor
vermelha. De cabeça para baixo, é o ícone anarquista. A cena em que Evey é
levada a uma prisão e tem contato com bilhetes escritos por uma moça que foi
detida por ser homossexual, é uma das mais bonitas do filme e ilustra bem a
luta que se prega pela justiça, liberdade individual e igualdade de direitos.
Nessas esferas, o filme expande seu significado. O lado culto que o
filme evoca é uma constante. V, por exemplo, executa demolições de prédios
imaginando-se como regente de uma orquestra (detalhe: nas suas bombas, há
vários fogos de artifício, que dão um ar de festa). Outro personagem,
companheiro de Evey, cozinha ao som de bossa nova. Uma boa produção, que conta
com ótimas cenas de ação, misturada com um roteiro interessante que traz uma
história envolvente, uma vez que V corre atrás dos “cobrões” do Partido, além
de toda a poesia, resultam no sucesso do filme. De V de Vingança podemos
concluir que os governos autoritários podem até obter controle político e
ideológico, mas nunca vão calar as idéias e a voz dos dissidentes.
(2008) O CAVALEIRO
DAS TREVAS
Sinopse: Em sua nova
aventura para o cinema, Batman segue como o vigilante de Gotham City e tem Jim
Gordon (Gary Oldman) e o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) como
aliados, além do apoio de seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine) e do amigo
Lucius Fox (Morgan Freeman). Mas um inimigo surge para ameaçar a paz da cidade:
o Coringa (Heath Ledger), que inicia uma série de ataques e ameaça Rachel Dawes
(Maggie Gylenhaal). Batman então percebe que não enfrenta simplesmente mais um
vilão, e sim um adversário maquiavélico e inteligente que não poupará esforços
para sair triunfante da batalha.
Christopher Nolan havia feito no filme
anterior, um filme correto e no momento certo para tentar revitalizar o
personagem no cinema, ao fazer um filme pé no chão em que a ficção se
misturasse com a realidade. Agora, ninguém esperava que a seqüência fosse tão
boa ao ponto de chegar a um novo patamar nas adaptações das historias em
quadrinhos. Se no filme anterior era trazer mais realismo ao universo do
morcego, aqui mostra o que realmente aconteceria se uma pessoa decidisse
combater o crime, sendo que sempre haveria consequências e o nome de uma delas
é Coringa. Ao introduzir o
personagem no filme, a trama vai a níveis nunca alcançados antes em outras
adaptações de HQ. Quando acha que o personagem já fez de tudo, pode esperar
pelo efeito surpresa e isso, claro, se deve a assombrosa interpretação de Heath
Ledger. Se em 2006 ele ousou ao interpretar o caubói gay em O Segredo em
Brokeback Mountain de Ang Lee, aqui ele simplesmente desaparece no personagem
tornando um ser humano assustador e imprevisível que deseja nada mais além do
mais puro caos. Com isso, o filme
explora até que ponto vai a maldade e a loucura humana, até que ponto o ser
humano pode ou não ceder ao seu lado sombrio perante o horror que há no mundo,
e isso é muito bem retratado pelos personagens Batman/Bruce (Christian Bale),
Gordon (Gary Oldman) e Harvey Dent (Aaron Eckhart, espetacular), uma trindade
que se uniu para o bem de uma cidade, mas mal sabem que haveria tantos
sacrifícios em prol de algo maior. Cenas ação realistas
ao extremo, e espetaculares em momentos de pura tensão psicológica, fazem desse
filme um dos melhores dos últimos anos que infelizmente não foi reconhecido
muito bem na academia (com exceção Heath Ledger que acabou sendo indicado e
ganhando todos os prêmios incluindo o Oscar).
(2009) Watchmen - O
Filme
sinopse: Em 1977 foi
aprovada pelo congresso norte-americano a Lei Keene, que proibia as atividades
de mascarados no combate ao crime. Isto fez com que vários super-heróis
deixassem a carreira, como o Coruja (Patrick Wilson) e Espectral (Malin
Akerman). Outros, como o Comediante (Jeffrey Dean Morgan) e o Dr. Manhattan
(Billy Crudup), passaram a trabalhar para o governo. Dois anos antes da
implementação desta lei Adrian Veidt (Matthew Goode) decidiu revelar sua
identidade como Ozymandias, dedicando-se a partir de então na construção de um
império econômico. Em 1985 o mundo vive o clima da Guerra Fria, no qual um
ataque nuclear pode acontecer a qualquer momento, vindo dos Estados Unidos ou
da União Soviética. Neste clima de tensão política Edward Blake, o Comediante,
é assassinado. Em seu funeral comparecem, em momentos diversos, seus antigos
companheiros. Entre eles está Rorschach (Jackie Earle Haley), que acredita que
sua morte seja o indício da existência de um assassino de mascarados.
Quando se achava que
nada poderia se igualar a Batman: Cavaleiro das Trevas, eis que o diretor Zack
Snyder (300) leva para os cinemas a historia conhecida por muitos como a bíblia
dos quadrinhos, um verdadeiro marco dessa arte. Resumidamente o filme levanta a
seguinte questão: O mundo seria melhor se os super heróis realmente existissem?
A resposta esta numa trama de mais de duas horas e meia, recheada de
personagens humanos e com os seus inúmeros defeitos perante as escolhas que
terão que saber (ou não) administrar. Elenco de primeiro linha ( Jackie Earle
Haley como o personagem Rorschach está impecável) efeitos especiais de ultima
geração e isso sem contar o maravilhoso crédito de abertura onde se reconstitui
inúmeros momentos históricos americanos e mundiais da nossa realidade onde os
heróis desse universo participam, embalado com uma fantástica musica do mestre
Bob Dylan, desde já uma das melhores adaptações de HQ para o cinema.
Curiosidades: Durante
a escalação do elenco o diretor Zack Snyder deu a cada ator uma cópia do
roteiro e outra da graphic novel “Watchmen”. Posteriormente, já durante as
filmagens, Snyder permitiu que os atores levassem ao set a graphic novel e
reescrevessem eles próprios seus diálogos.O próprio Zack Snyder pediu a Dave
Gibbons, um dos autores de “Watchmen”, que desenhasse o primeiro cartaz do
filme. Gibbons aceitou o convite e o fez com algumas pistas sobre a trama da
história, escondidas no próprio visual.
Nesta terça-feira, 10 de junho, às 20h30, a
Sessão Plataforma exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme
O Segundo Jogo (Al doilea joc) de Corneliu Porumboiu, um dos mais importantes e premiados diretores romenos da atualidade.
Em
seu quarto longa-metragem, Porumboiu senta-se com seu pai para assistir
uma gravação em VHS de uma partida de futebol entre Dinamo e Steaua, na
qual
o pai foi árbitro. O jogo, um clássico do campeonato romeno entre as
duas principais equipes do país, se passa em 1988, um ano antes da
revolução que derrubou o regime de Ceaușescu. Em seu irreverente e
instigante dispositivo, Porumboiu parece se apoiar em
um material banal e raso, enquanto na verdade propõe um olhar bastante
particular para sua história e de seu país. A neve que castiga o campo e
quase impossibilita o jogo, é poesia para Porumboiu, como ele mesmo
diz, e ironiza a conturbada situação da Romênia
na época. A transmissão da partida, então veículada pela televisão
nacional, parece arcaica em comparação aos modelos contemporâneos com
super slow em HD, edição mirabolante e movimentos de câmera que
deixariam Christopher Nolan com inveja. "Tu não acha que
isso parece com um dos meus filmes? É lento e não acontece nada!"
pergunta Porumboiu ao seu pai. O realizador vai lançando diferentes
níveis de texto, entrelaçados, onde pontua a disputa extra-campo das
duas equipes na partida, uma delas preferida de Ceaușescu
e a outra aliada ao exército, que um ano depois tiraria o ditador do
poder.
Depois
de realizar três premiadíssimos longas metragens, entre eles, "A Leste
de Bucareste" (Caméra d'Or - Cannes 2006) e "Polícia, Adjetivo" (Prêmio
do Júri e FIPRESCI da Un Certain Regard - Cannes 2009), Porumboiu, mais
do que nunca, parece se divertir fazendo seu cinema.
SERVIÇO:
Terça feira, 10 de junho, 20h30
* O SEGUNDO JOGO, dir: Corneliu Porumboiu, 97min, ROM, 2014.
Principais exibições anteriores:
- 64th Berlin International FIlm Festival - Forum.
- 38th Hong Kong International Film Festival - Documentary Competition.
- 16th BAFICI - Filme de Encerramento.
- Art of The Real (Film Society of Lincoln Center) - Filme de Abertura.
Sessão Plataforma.
Realização: Tokyo Filmes, Livre Associação, Coordenação de Cinema e Video da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
Apoio: Cervejaria Seasons
Ingresso: R$ 03,00
Projeção: Bluray - legendas em português.
Reprise - Sábado, 14 de junho, 18h00.
Sessão
Plataforma é uma sessão de cinema, realizada mensalmente desde agosto
de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes, de
qualquer
nacionalidade, duração e bitola.