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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 10 de junho de 2014

Cine Especial: QUADRINHOS NO CINEMA: UMA HISTÓRIA QUADRO A QUADRO: Parte 8



É hoje que (com muito orgulho) será a minha 35ª participação nos cursos elaborados pelo Cena Um. Mas os especiais sobre as adaptações das HQ para o cinema continuam pó aqui. Confiram:   


UNIVERSO MARVEL NO CINEMA

Antes o que parecia um sonho impossível, mas acabou acontecendo, quando a editora Marvel decidiu inaugurar o seu próprio estúdio e criar um universo em que os heróis tivessem uma  interligação no cinema. Com isso, heróis como Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk e dentre outros, poderiam simplesmente se cruzar num determinado momento. Após alguns filmes, o estúdio Marvel se tornou atualmente a marca mais poderosa do cinema americano e motivos para isso é o que não faltam.
Abaixo, confiram em ordem cronológica  o caminho do sucesso do universo Marvel no cinema:



(2008) HOMEM DE FERRO

Filme que deu uma virada na carreira do ator Robert Downey Jr. De um ator problemático (álcool, drogas prisão) durante uma boa parte dos anos 90, a carreira dele estava praticamente indo ladeira abaixo, mas foi graças o convite da Marvel que o ator teve sua segunda chance de dar uma volta por cima. O resultado foi um sucesso estrondoso, inaugurando o primeiro grande filme do estúdio e dando uma dica do que estaria por vir no final dos créditos.



(2008) O INCRÍVEL HULK

Ignorando os eventos vistos no filme de Ang Lee, o gigante esmeralda recomeça do zero por aqui e interpretado Edward Norton (Clube da Luta). Embora seja um bom filme de ação e que presta uma bela homenagem a clássica série dos anos 70, o filme fez apenas um relativo sucesso no cinema e deixando uma incerteza para o publico se o veríamos novamente na tela grande. No final do filme, Tony Stark (Robert Downey Jr) surge dizendo que esta sendo preparada uma super equipe pela SHIELD.   



(2010) HOMEM DE FERRO 2

Após o sucesso do primeiro filme, Robert Downey Jr volta mais a vontade com o personagem, numa aventura mais leve e despretensiosa. Destaque pela primeira aparição de Scarlett Johansson como Viúva Negra e indícios de que Nick Fury realmente está disposto a criar uma super equipe de super heróis. No final dos créditos, Agent Coulson (Clark Gregg) encontra o martelo de Thor no novo México.


(2011) THOR

Numa aventura comandada inesperadamente pelo cineasta Kenneth Branagh (HAMLET), acompanhamos as origens dos irmãos Thor (Chris Hemsworth) e Loki (Tom Hiddleston) e os motivos que o levaram a se tornarem inimigos um do outro. Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) aparece rapidamente numa determinada parte do filme e Nick Fury (Samuel L. Jackson) pede ao cientista Eric (Stellan Skarsgård), analisar um poderoso artefato, que se tornaria peça fundamental futuramente.  


(2011) Capitão América: O Primeiro Vingador

Numa bela aventura retro, acompanhamos a origem do Capitão América (Chris Evans) e sua luta contra o Caveira Vermelha (Hugo Weaving) durante a segunda guerra mundial. No final do filme, o herói acaba acordando (após o descongelamento) na nossa época e recebendo esclarecimentos sobre o que aconteceu com ele, através de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Durante os créditos, finalmente é revelado que heróis apresentados pelo próprio estúdio se uniriam no cinema, formando então o grupo dos Vingadores.



(2012) OS VINGADORES

O sonho de qualquer leitor de HQ que se preze finalmente aconteceu. Os principais heróis da Marvel se unem para enfrentar um inimigo em comum: Loki, interpretado novamente de forma formidável pelo ator Tom Hiddleston. Uma das grandes surpresas do filme é do estúdio finalmente ter se acertado com o Hulk, que a aqui é interpretado Mark Ruffalo (Minhas mães e meu pai).
O filme se tornou a terceira maior bilheteria da historia do cinema e fazendo com que o estúdio Marvel unisse forças com a Disney para a distribuição de seus filmes.



                                   (2013)Homem de Ferro 3

Embora tenha se tornado o segundo maior sucesso do estúdio, o filme dividiu muito a opinião do publico e da critica. Um dos motivos foi pela forma que foi apresentado um dos grandes inimigos do herói, Mandarim, que aqui foi interpretado (?) por Ben Kingsley



(2013) THOR: O MUNDO SOMBRIO

Numa aventura muito melhor desenvolvida, a trama acontece imediatamente após os eventos de Vingadores, onde vemos o herói e o vilão se unirem contra um vilão comum. 


(2014) Capitão América: O Soldado Invernal

Na aventura mais adulta da Marvel no cinema, acompanhamos o herói sendo obrigado a enfrentar um velho amigo que acreditava que estava morto e da derradeira revelação sobre quem realmente comanda a SHIELD. Durante os créditos, trama da pista sobre o que irá acontecer no segundo filme de Vingadores. 


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Cine Dica: Cinema australiano na Sala P. F. Gastal


 CLÁSSICOS E RARIDADES DO CINEMA AUSTRALIANO NA SALA P. F. GASTAL



Com a chegada da Copa do Mundo, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta uma programação especial com filmes realizados nos países que disputarão jogos em Porto Alegre. Entre os dias 13 e 23 de junho, o primeiro ciclo, Austrália Mon Amour, exibe clássicos, raridades e filmes cult do cinema australiano.

Entre os destaques, há pilares do cinema moderno do país como três obras da primeira fase de Peter WeirViolência por Acidente (1973), Picnic na Montanha Misteriosa (1975) e A Última Onda (1977); os assustadores Enigma na Estrada (1981), de Richard Franklin; O Corte da Navalha (1984), de Russell Mulcahy e Um Grito no Escuro (1988), de Fred Schepisi, que rendeu à atriz Meryl Streep o prêmio no Festival de Cannes daquele ano.   

No início dos anos 1970, os trabalhos de co-produção movimentaram a indústria local, revelando obras impacatantes de estrangeiros como A Longa Caminhada (1970), delírio estético do inglês Nicolas Roeg e A Forca Será Tua Recompensa (1970), faroeste de seu conterrâneo Tony Richardson, baseado na vida de Ned Kelly, célebre bandido do imaginário australiano do século dezenove, com Mick Jagger no papel principal. O polêmico cineasta iugoslavo Dusan Makavejev também aparece com Coca-Coca Kid (1986), produção rodada na Austrália durante seu exílio.

Grandes sucessos populares do cinema australiano também fazem parte do ciclo, como a trilogia Mad Max, de George Miller, Priscilla – A Rainha do Deserto (1994), de Stephan Elliott O Casamento de Muriel (1994), de P. J Hogan.
Na sexta-feira, 13 de junho, dentro do Projeto Raros, será exibido o terror psicológico Pelos Caminhos do Inferno (1971), de Ted Kotcheff, um dos marcos iniciais do chamado Ozploitation, ciclo de filmes de gênero de baixo-orçamento, realizados entre as décadas de 1970 e 1980. A sessão será comentada pelo especialista em cinema exploitation César Almeida.
O ciclo Austrália Mon Amour tem apoio da distribuidora MPLC e da locadora E O Vídeo Levou.     


GRADE DE PROGRAMAÇÃO
13 de 23 de junho de 2014
A Longa Caminhada (Walkabout), de Nicolas Roeg (Inglaterra/Austrália, 1970, 100 minutos)
Dois irmãos, um garoto e uma adolescente, são abandonados numa região remota da Austrália e se vêem obrigados a enfrentar todo o tipo de dificuldades. Suas vidas vão ganhar novo significado e um grande desafio quando eles encontram um jovem aborígine que está em ritual de iniciação da tribo de que faz parte. Exibição em DVD.


A Forca Será Tua Recompensa (Ned Nelly), de Tony Richardson (Inglaterra, 1970, 99 minutos)
O superastro do rock, Mick Jagger faz sua dinâmica estréia nas telas cinematográficas com esta explosiva história do diretor Tony Richardson, ganhador do Oscar® (melhor filme e diretor por As aventuras de Tom Jones, em 1963). Baseado em uma história real australiana do século XIX, sobre o "Bandido da armadura", Ned Kelly é uma aventura instigante e ágil que captura o espírito arrojado e rebelde da época. Exibição em DVD.

Pelos Caminhos do Inferno (Wake in Fright), de Ted Kotcheff (Austrália, 1971, 114 minutos)
Um professor cansado da vida que leva tira folga do trabalho e viaja para encontrar a mulher com quem teve um caso tempos atrás. Mas no caminho passa por uma cidade em que calor é insuportável, e onde todas as pessoas aparentam ser vítimas da perdição. O difícil vai ser esse homem sair desse lugar "possuído" pela jogatina e pela cerveja. Exibição em DVD.

Violência por Acidente (The Cars That Ate Paris), de Peter Weir (Austrália, 1973, 91 minutos)
Os moradores da pequena cidade rural de Paris, na Austrália, ganham a vida causando acidentes de automóvel para saquear os destroços. Exibição em DVD.
Picnic na Montanha Misteriosa (Picnic at Hanging Rock), de Peter Weir (Austrália, 1975, 115 minutos)
No anos de 1900, um grupo de alunas do Liceu vai fazer piquenique no dia de São Valentim. Duas delas nunca mais irão voltar... Baseado em fatos verídicos que ainda permanecem obscuros nos dias de hoje, Piquenique na Montanha Misteriosa está envolto em terror, misticismo e uma lânguida sensualidade adolescente. Exibição em DVD.
A Última Onda (The Last Wave), de Peter Weir (Austrália, 1977, 106 minutos)
David Burton (Richard Chamberlein) é um jovem advogado tributarista, com esposa, duas filhas e uma situação financeira confortável. Sua vida sofre uma estranha reviravolta quando lhe pedem para defender um grupo de Aborígines que foi acusado de assassinato. Exibição em DVD.

Mad Max (Mad Max), de George Miller (Austrália, 1978, 88 minutos)
Num futuro próximo, o combustível que alimenta os motores dos carros é também motivo para crimes cometidos por violentas gangues. Max é um jovem policial e, junto com seus companheiros, patrulha as estradas a fim de impedir a ação daqueles que insistem em perturbar a paz. A morte de um membro pelas mãos de Max dá início a uma série de crimes cruéis cometidos contra sua família e o melhor amigo. Assim, Max só tem uma escolha: vingança. Exibição em DVD.

Mad Max 2 – A Caçada Continua (Mad Max 2: The Road Warrior), de George Miller (Austrália, 1981, 95 minutos)
No futuro o bem mais precioso é a gasolina, em virtude de uma guerra que acabou com os campos petrolíferos do Oriente Médio. Tendo combustível pode-se fugir da morte ou se dirigir a algum lugar para matar alguém. Neste contexto, Max (Mel Gibson) resolve ajudar uma comunidade a defender sua refinaria contra uma gangue de motoqueiros. Exibição em DVD.

Enigma na Estrada (Roadgames), de Richard Franklin (Austrália, 1981, 96 minutos)
Enigma na Estrada é um thriller de suspense sobre os esforços de um motorista de caminhão para parar um assassino demente. Pat Quid foi contratado para entregar porco em Perth, Austrália. Depois de ouvir no rádio a respeito de uma farra mortal cujo culpado continua desconhecido, Pat começa a acreditar que o demônio é de fato o motorista da Van verde que cruzou seu caminho. Exibição em DVD.

O Corte da Navalha (Razorblade), de Russell Mulcahy. (Austrália, 1984, 95 minutos)
Um javali gigantesco começa a atacar os habitantes de uma cidadezinha no interior da Austrália. Uma jornalista americana com preocupações ecológicas, Sarah Cameron, chega ao local para fazer uma matéria sobre a matança de cangurus e torna outra vítima do descomunal animal. Carl Winters, sem notícias de sua mulher Sarah, também vai à Austrália para descobrir seu paradeiro. Exibição em DVD.

Mad Max 3 – Além da Cúpula do Trovão (Mad Max Beyond Thunderdome), de George Miller (Austrália, 1985, 107 minutos)
Após a destruição da civilização surge Bartertown, uma cidade no deserto com regras primitivas e mortais que tem uma governante (Tina Turner) que deseja consolidar seu poder a qualquer preço. Até que lá chega Max (Mel Gibson), que é forçado a participar de uma luta e, por ter se recusado a matar seu oponente, acaba sendo banido no deserto. Até que um grupo de jovens selvagens o salvam e passam a considerá-lo um messias que os levará até uma nova terra. Exibição em DVD.

Coca-Cola Kid (The Coca-Cola Kid), de Dusan Makavejev (Estados Unidos/Australia, 1985, 94 minutos)
O executivo Robert Becker (Eric Roberts de Star 80), funcionário da Coca-Cola em Atlanta, na Georgia, é encarregado de ir a Austrália descobrir porque uma pequena comunidade não consome o produto. Durante a missão, ele vai procurar o rei dos refrigerantes local e envolve-se com a secretária Terri (a belíssima Greta Scacchi, em sua segunda aparição no cinema). Exibição em DVD.

A Fortaleza (Fortress), de Arch Nicholson (Austrália, 1985, 85 minutos)
A professora australiana Sally Jones (Rachel Ward) e seus alunos estão em mais um dia comum na escola quando são sequestrados e coagidos a entrarem em uma van por homens mascarados - eles usam assustadoras máscaras de animais e Papai Noel. Exibição em DVD.

Um Grito no Escuro (Evil Angels), de Fred Schepisi (Austrália, 1988, 121 minutos)
Adaptação para o cinema de um caso que abalou a justiça australiana. Pastor adventista (Sam Neil) vai para um acampamento no interior da Austrália com a mulher e os três filhos, a menor recém-nascida. Na calada da noite, o bebê some, carregado por um cão selvagem, como eles afirmam. As buscas dão em nada e o comportamento estranho do casal de adventistas passa a ser alvo de desconfianças. Exibição em DVD.


Priscilla – A Rainha do Deserto (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert), de Stephan Elliott. (Inglaterra/Austrália, 1994, 104 minutos)
As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem que quem os contratou foi a esposa de Anthony. Exibição em DVD.

O Casamento de Muriel (Muriel's Wedding), de P. J. Hogan (Australia, 1994, 101 minutos)
Menosprezada pelo pai e rejeitada por suas amigas, Muriel é uma jovem cujo sonho de realização e sucesso pode ser traduzido em uma única palavra: casamento. Em sua luta para ser aceita e escapar de sua triste rotina, ela tenta de tudo. Para aliviar os momentos de frustração, faz das músicas da banda Abba seu refúgio contra a solidão. Exibição em DVD.

  
GRADE DE HORÁRIOS
13 de 23 de junho de 2014

13 de junho (sexta)

15:00 – Coca-Cola Kid, de Dusan Makavejev
17:00 – O Casamento de Muriel, de P. J. Hogan
20:00 – Projeto Raros: Pelos Caminhos do Inferno, de Ted Kotcheff

14 de junho (sábado)

15:00 – Picnic na Montanha Misteriosa, de Peter Weir
18:00 – Sessão Plataforma Reprise

15 de junho (domingo)

15:00 – Mad Max, de George Miller
17:00 – Mad Max 2, de George Miller
19:00 – Mad Max 3, de George Miller

18 de junho (quarta)

15:00 – Um Grito no Escuro, de Fred Schepisi
17:00 – Enigma na Estrada, de Richard Franklin
19:00 – Priscilla – A Rainha do Deserto, de Stephan Elliott

19 de junho (quinta)

15:00 – O Corte da Navalha, de Russell Mulcahy
17:00 – Violência por Acidente, de Peter Weir

20 de junho (sexta)

15:00 – A Última Onda, de Peter Weir
17:00 – A Forca Será Tua Recompensa, de Tony Richardson

21 de junho (sábado)

15:00 – Picnic na Montanha Misteriosa, de Peter Weir
17:00 – A Longa Caminhada, de Nicolas Roeg

22 de junho (domingo)

15:00 – Um Grito no Escuro, de Fred Schepisi
17:00 – A Fortaleza, de Arch Nicholson


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segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cine Especial: QUADRINHOS NO CINEMA: UMA HISTÓRIA QUADRO A QUADRO: Parte 7


Nos dias 10 e 11 de Junho, eu estarei participando do curso Quadrinhos no cinema: Uma História quadro a quadro, criado pelo Cena Um e ministrado pelo autor da "Enciclopédia dos Quadrinhos" (Editora L&PM) André Kleinert. Enquanto o curso não chega, por aqui estarei fazendo uma retrospectiva das melhores adaptações das HQ para o cinema e sobre o que mudou para aqueles que curtem essas duas artes de contar historias.



HERÓIS HUMANOS

Cavaleiro das Trevas, Watchmen, A Queda de Murdock, Piada Mortal e dentre outras, foram HQ que mudaram a cara dessa arte para sempre nos anos 80. Antes invencíveis, os anos 80 trouxeram um lado mais sombrio e humano para os super heróis e conquistando novamente aqueles leitores que um dia leram as suas historias e conquistando uma nova geração que acreditava que HQ era somente para criança. Nas adaptações para o cinema essa mudança também foi sentida, confiram:

 (2005) Batman Begins

Sinopse: Marcado pelo assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne (Christian Bale) decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter-ego: Batman, um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico para combater o crime.


Após o fiasco que a Warner fez com Batman e Robin, parecia que jamais haveria uma chance de Batman retornar aos cinemas para limpar a sua imagem depois daquele vexame. Eis que então, a Warner decidida a trazer novamente o herói de volta, contratou Christopher Nolan que, soube criar um filme, cuja trama não só soube respeitar o personagem do inicio ao fim, como também criou o universo do morcego algo mais crível para o nosso mundo real. A trama não tem pressa em apresentar o personagem já encapuzado e sim mostrar todo o desenvolvimento e os motivos que levaram um homem a combater o crime de uma cidade corrupta, sendo algo que nem nas outras adaptações soube mostrar isso. Christian Bale faz do seu personagem, algo mais humano, e também não esconder as dores que carrega ao longo dos anos e desde já se tornou o melhor Bruce Wayne/Batman. Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman, Gary Oldman, Ken Watanabe, Katie Holmes, Cillian Murphy, Tom Wilkinson e Rutger Hauer completam o elenco de estrelas, nesse belo filme que trouxe respeito e dignidade de volta para o ícone dos quadrinhos.
Curiosidades: Antes do início das filmagens o diretor Christopher Nolan reuniu todo o elenco para uma sessão privada de Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982). Após o encerramento do filme, Nolan disse a todos que era daquele jeito que queria que fosse Batman Begins. Apesar de Cillian Murphy não ter sido escolhido para interpretar Batman, o diretor Christopher Nolan gostou tanto de seu teste de cena que o convidou para interpretar o personagem Espantalho.

(2006) V DE VINGANÇA

Sinopse: Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.


Marcando a estreia do australiano James McTeigue na direção, após ter auxiliado o trabalho dos irmãos Wachowski (trilogia Matrix), agora produtores e roteiristas, V de Vingança é a adaptação para os cinemas da HQ dos renomados autores Alan Moore e David Lloyd. Lembrando muito o clássico 1984, de George Orwell, o filme constrói um Reino Unido tomado por um Partido autoritário, cujo poder tem como consequência um controle intenso sobre a população. No entanto, um misterioso – e sobretudo poético – personagem mascarado, conhecido por V (Hugo Weaving), confronta o partido e transmite uma mensagem a toda a nação: dentro de um ano, a situação vai mudar, quando o mesmo planeja destruir o edifício do Parlamento Britânica.
Quando a funcionária de um meio de comunicação Evey Hammond (Natalie Portman), salva por V em um dado momento, resolve ajudá-lo, torna-se um meio termo entre cúmplice e refém. Dessa forma, os membros do Partido, liderados por Adam Sutler (John Hurt), o Chanceler, tentam capturá-la como forma de obter informações do mascarado. No entanto, V, motivado por uma vingança de um passado sofrido por conta do Partido, esconde muitos segredos e pretende levar seu plano até o final. Embora de temática forte e bastante política, V de Vingança possui uma leveza beirando à ingenuidade. O enigmático protagonista, que possui um gosto pela erudição e é incrivelmente habilidoso no combate, encanta o espectador pela sua desafiadora mensagem de esperança. Em 1984, o protagonista também arma contra o Partido, mas é incomparavelmente menos imponente.
Desse modo, mesclando falas otimistas, poéticas e ao mesmo tempo contundentes, V investe no seu objetivo e parece ter tudo muito bem planejado. Paralelamente, Evey, apesar de contribuir um pouco, torna-se uma grande aprendiz – mesmo a contragosto – dos valores pregados por V. Há relação desses valores com a anarquia. Não por acaso, o símbolo adotado por V é desta letra envolta por um círculo, na cor vermelha. De cabeça para baixo, é o ícone anarquista. A cena em que Evey é levada a uma prisão e tem contato com bilhetes escritos por uma moça que foi detida por ser homossexual, é uma das mais bonitas do filme e ilustra bem a luta que se prega pela justiça, liberdade individual e igualdade de direitos. Nessas esferas, o filme expande seu significado.
O lado culto que o filme evoca é uma constante. V, por exemplo, executa demolições de prédios imaginando-se como regente de uma orquestra (detalhe: nas suas bombas, há vários fogos de artifício, que dão um ar de festa). Outro personagem, companheiro de Evey, cozinha ao som de bossa nova. Uma boa produção, que conta com ótimas cenas de ação, misturada com um roteiro interessante que traz uma história envolvente, uma vez que V corre atrás dos “cobrões” do Partido, além de toda a poesia, resultam no sucesso do filme. De V de Vingança podemos concluir que os governos autoritários podem até obter controle político e ideológico, mas nunca vão calar as idéias e a voz dos dissidentes.




(2008) O CAVALEIRO DAS TREVAS

Sinopse: Em sua nova aventura para o cinema, Batman segue como o vigilante de Gotham City e tem Jim Gordon (Gary Oldman) e o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) como aliados, além do apoio de seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine) e do amigo Lucius Fox (Morgan Freeman). Mas um inimigo surge para ameaçar a paz da cidade: o Coringa (Heath Ledger), que inicia uma série de ataques e ameaça Rachel Dawes (Maggie Gylenhaal). Batman então percebe que não enfrenta simplesmente mais um vilão, e sim um adversário maquiavélico e inteligente que não poupará esforços para sair triunfante da batalha.



Christopher Nolan havia feito no filme anterior, um filme correto e no momento certo para tentar revitalizar o personagem no cinema, ao fazer um filme pé no chão em que a ficção se misturasse com a realidade. Agora, ninguém esperava que a seqüência fosse tão boa ao ponto de chegar a um novo patamar nas adaptações das historias em quadrinhos. Se no filme anterior era trazer mais realismo ao universo do morcego, aqui mostra o que realmente aconteceria se uma pessoa decidisse combater o crime, sendo que sempre haveria consequências e o nome de uma delas é Coringa.
Ao introduzir o personagem no filme, a trama vai a níveis nunca alcançados antes em outras adaptações de HQ. Quando acha que o personagem já fez de tudo, pode esperar pelo efeito surpresa e isso, claro, se deve a assombrosa interpretação de Heath Ledger. Se em 2006 ele ousou ao interpretar o caubói gay em O Segredo em Brokeback Mountain de Ang Lee, aqui ele simplesmente desaparece no personagem tornando um ser humano assustador e imprevisível que deseja nada mais além do mais puro caos.
Com isso, o filme explora até que ponto vai a maldade e a loucura humana, até que ponto o ser humano pode ou não ceder ao seu lado sombrio perante o horror que há no mundo, e isso é muito bem retratado pelos personagens Batman/Bruce (Christian Bale), Gordon (Gary Oldman) e Harvey Dent (Aaron Eckhart, espetacular), uma trindade que se uniu para o bem de uma cidade, mas mal sabem que haveria tantos sacrifícios em prol de algo maior.
Cenas ação realistas ao extremo, e espetaculares em momentos de pura tensão psicológica, fazem desse filme um dos melhores dos últimos anos que infelizmente não foi reconhecido muito bem na academia (com exceção Heath Ledger que acabou sendo indicado e ganhando todos os prêmios incluindo o Oscar).



(2009) Watchmen - O Filme

sinopse: Em 1977 foi aprovada pelo congresso norte-americano a Lei Keene, que proibia as atividades de mascarados no combate ao crime. Isto fez com que vários super-heróis deixassem a carreira, como o Coruja (Patrick Wilson) e Espectral (Malin Akerman). Outros, como o Comediante (Jeffrey Dean Morgan) e o Dr. Manhattan (Billy Crudup), passaram a trabalhar para o governo. Dois anos antes da implementação desta lei Adrian Veidt (Matthew Goode) decidiu revelar sua identidade como Ozymandias, dedicando-se a partir de então na construção de um império econômico. Em 1985 o mundo vive o clima da Guerra Fria, no qual um ataque nuclear pode acontecer a qualquer momento, vindo dos Estados Unidos ou da União Soviética. Neste clima de tensão política Edward Blake, o Comediante, é assassinado. Em seu funeral comparecem, em momentos diversos, seus antigos companheiros. Entre eles está Rorschach (Jackie Earle Haley), que acredita que sua morte seja o indício da existência de um assassino de mascarados.

 Quando se achava que nada poderia se igualar a Batman: Cavaleiro das Trevas, eis que o diretor Zack Snyder (300) leva para os cinemas a historia conhecida por muitos como a bíblia dos quadrinhos, um verdadeiro marco dessa arte. Resumidamente o filme levanta a seguinte questão: O mundo seria melhor se os super heróis realmente existissem? A resposta esta numa trama de mais de duas horas e meia, recheada de personagens humanos e com os seus inúmeros defeitos perante as escolhas que terão que saber (ou não) administrar. Elenco de primeiro linha ( Jackie Earle Haley como o personagem Rorschach está impecável) efeitos especiais de ultima geração e isso sem contar o maravilhoso crédito de abertura onde se reconstitui inúmeros momentos históricos americanos e mundiais da nossa realidade onde os heróis desse universo participam, embalado com uma fantástica musica do mestre Bob Dylan, desde já uma das melhores adaptações de HQ para o cinema.

 

Curiosidades: Durante a escalação do elenco o diretor Zack Snyder deu a cada ator uma cópia do roteiro e outra da graphic novel “Watchmen”. Posteriormente, já durante as filmagens, Snyder permitiu que os atores levassem ao set a graphic novel e reescrevessem eles próprios seus diálogos.O próprio Zack Snyder pediu a Dave Gibbons, um dos autores de “Watchmen”, que desenhasse o primeiro cartaz do filme. Gibbons aceitou o convite e o fez com algumas pistas sobre a trama da história, escondidas no próprio visual.

Inscrições para o curso clique aqui

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Cine Dica: Sessão Plataforma apresenta filme romeno sobre futebol

Nesta terça-feira, 10 de junho, às 20h30, a Sessão Plataforma exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme O Segundo Jogo (Al doilea joc) de Corneliu Porumboiu, um dos mais importantes e premiados diretores romenos da atualidade.



Em seu quarto longa-metragem, Porumboiu senta-se com seu pai para assistir uma gravação em VHS de uma partida de futebol entre Dinamo e Steaua, na qual o pai foi árbitro. O jogo, um clássico do campeonato romeno entre as duas principais equipes do país, se passa em 1988, um ano antes da revolução que derrubou o regime de Ceaușescu. Em seu irreverente e instigante dispositivo, Porumboiu parece se apoiar em um material banal e raso, enquanto na verdade propõe um olhar bastante particular para sua história e de seu país. A neve que castiga o campo e quase impossibilita o jogo, é poesia para Porumboiu, como ele mesmo diz, e ironiza a conturbada situação da Romênia na época. A transmissão da partida, então veículada pela televisão nacional, parece arcaica em comparação aos modelos contemporâneos com super slow em HD, edição mirabolante e movimentos de câmera que deixariam Christopher Nolan com inveja. "Tu não acha que isso parece com um dos meus filmes? É lento e não acontece nada!" pergunta Porumboiu ao seu pai. O realizador vai lançando diferentes níveis de texto, entrelaçados, onde pontua a disputa extra-campo das duas equipes na partida, uma delas preferida de Ceaușescu e a outra aliada ao exército, que um ano depois tiraria o ditador do poder.

Depois de realizar três premiadíssimos longas metragens, entre eles, "A Leste de Bucareste" (Caméra d'Or - Cannes 2006) e "Polícia, Adjetivo" (Prêmio do Júri e FIPRESCI da Un Certain Regard - Cannes 2009), Porumboiu, mais do que nunca, parece se divertir fazendo seu cinema.

SERVIÇO:

Terça feira, 10 de junho, 20h30

* O SEGUNDO JOGO, dir: Corneliu Porumboiu, 97min, ROM, 2014.

Principais exibições anteriores:
- 64th Berlin International FIlm Festival - Forum.
- 38th Hong Kong International Film Festival - Documentary Competition.
- 16th BAFICI - Filme de Encerramento.
- Art of The Real (Film Society of Lincoln Center) - Filme de Abertura.

Sessão Plataforma.
Realização: Tokyo Filmes, Livre Associação, Coordenação de Cinema e Video da Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
Apoio: Cervejaria Seasons

Ingresso: R$ 03,00
Projeção: Bluray - legendas em português.
Reprise - Sábado, 14 de junho, 18h00.

Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada mensalmente desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes, de qualquer nacionalidade, duração e bitola.


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