Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: INFÂNCIA CLANDESTINA



Sinopse:Argentina, 1979. Da mesma forma que seu pai (César Troncoso), sua mãe (Natalia Oreiro) e seu querido tio Beto (Ernesto Alterio), Juan (Teo Gutiérrez Romero) leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele é conhecido por um outro nome, Ernesto, e precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país. Tudo corre bem, até ele se apaixonar por Maria, uma colega de escola. Sonhando com voos mais altos ao seu lado, ele passa por cima das rígidas regras familiares para poder ficar mais tempo com ela.

Com o fim da Ditadura nos países latinos americanos, começaram a surgir bons filmes que retrava esse nebuloso período, tanto o nosso, como dos países vizinhos. A Argentina foi uma, que não se intimidou em lançar filmes pesados sobre a época, como Crônicas de uma Fuga, mas cabe observar, que um assunto tão conhecido por muitos, pode ser observado por uma ótica diferente. Em Infância Clandestina, vemos esse período conturbado através do olhar do jovem Juan (Teo Gutiérrez Romero), que embora aparente ser leigo sobre o que está acontecendo, não disfarça o incomodo de ter que viver disfarçado junto com os seus pais, que lutam contra o governo opressor.
Com a câmera na mão, o cineasta Benjamin Avila transforma, no que poderia ser mais um filme que retrata o período, numa fabula sobre o amadurecimento de uma criança perante aos obstáculos da vida real, que tenta de todas as formas fazer coisas normais, desde há ir à escola e se apaixonar por uma bela jovem. Curiosamente, a câmera de Avila desfila nas cenas, que da a entender, que ela representa visão que Juan tem com relação ao universo em que vive. Com isso, em muitos momentos apreciamos inúmeras belas cenas, desde ao mais simples movimentos dos corpos dos personagens, como também aos objetos inanimados que desfilam nas imagens.   
De uma forma certeira (mesmo não muito original), o cineasta cria seqüências na forma de desenho (parecendo HQ), quando surge a realidade crua batendo a porta de Juan. Isso pode até amenizar as cenas com teor mais impactante, mas não diminui as conseqüências que mudam a vida do protagonista, principalmente no ato final, no qual coloca o destino do jovem em xeque. Do resto do elenco, destaque pela estupenda interpretação de Ernesto Alterio, que interpreta o revolucionário e tio de Juan, cujas cenas de ambos juntos são cativantes e sem sombra de duvida as melhores partes do filme.
Um filme singelo sobre o período, que embora pessimista em alguns momentos, entrega momentos de esperança, por mais que a realidade possa ser dura.  

Me  Sigam no Facebook e Twitter

Cine Dica: Curso de Ferias: Steven Spielberg

CURSO DE FÉRIAS

APRESENTAÇÃO

Steven Spielberg é um dos diretores mais (re)conhecidos do cinema mundial desde a metade dos anos 70 com o lançamento de Tubarão, que explodiu para o mundo e criou o conceito deblockbuster. O sucesso estrondoso daquele filme (que estava fadado ao fracasso) redesenhou uma nova Hollywood, que mudou sua forma de encarar o mercado, buscando uma aproximação com plateias mais jovens, distantes do cinema clássico que imperava até então.
Passados 40 anos da entrada de Spielberg no cenário do cinema mundial, o cineasta hoje é um dos mais bem sucedidos de todos os tempos, seja como diretor, seja como produtor.
Sem dúvida, uma das personalidades mais influentes da história do cinema, Steven Spielberg é, para muitos, o melhor diretor da atual Hollywood, e um dos mais ricos e poderosos cineastas do mundo. Spielberg possui inúmeros sucessos de bilheteria, e é aclamado pela crítica por seu trabalho como diretor, produtor e escritor. O grande Stanley Kubrick, que era amigo pessoal de Spielberg, sempre admirou e respeitou a capacidade de comunicação que os seus filmes exercem nas plateias. Hoje Steven Spielberg é o realizador que mais possui produções na lista dos "100 Melhores Filmes de Todos os Tempos", feita pelo American Film Institute (AFI), e é considerado por muitos, inclusive por críticos de renome, um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos.
OBJETIVOS
O curso O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, ministrado por Robledo Milani, fará um panorama do sobre a obra do cineasta que mudou o rumo do cinema contemporâneo, cuja filmografia transita do fantástico ao drama, do filme histórico aos projetos infantis, da aventura à ficção científica.
.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, com análise da filmografia, exibição de trechos de seus filmes e discussão das principais características estilísticas e temáticas da obra do cineasta.

MINISTRANTE
ROBLEDO MILANI
Crítico de cinema, publicitário e produtor de TV, com atuação em rádio, jornal, internet, revista e televisão. Sócio-proprietário da agência de comunicação Phosphoros Novas Ideias e editor do site “Papo de Cinema”, membro fundador da ACCIRS (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) e integrante da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Já ministrou o curso "Marilyn Monroe - Mito Eterno", pela Cena UM.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso abordará o cineasta Steven Spielberg sob dois aspectos: a Fantasia e o Real.

1º Encontro 
SPIELBERG - FANTASIA

As origens familiares; os faturamentos astronômicos; o surgimento do conceito "blockbuster"; as sequencias e seu trabalho como produtor. As suas influências como cineasta; o papel dos efeitos especiais; os grandes personagens que criou; o encantamento que seus filmes provocam; o deslumbramento de suas criações; a importancia da imagem e os temas em comum. Os atores que lhe são fiéis (Harrison Ford, Tom Cruise, Richard Dreyfuss).
Tubarāo / Contatos Imediatos do Terceiro Grau / Os Caçadores da Arca Perdida / E.T. O Extraterrestre / Indiana Jones e o Templo da Perdiçāo / Indiana Jones e a Última Cruzada / Hook, A Volta do Capitāo Gancho / Jurassic Park / O Mundo Perdido / A.I. - Inteligência Artificial / Minority Report / Guerra dos Mundos / Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal / As Aventuras de Timtim.

2º Encontro
SPIELBERG - REAL
O cineasta reconhecido e aplaudido pela crítica; a conquista do Oscar; o respeito dos estudiosos do cinema. Spielberg deixa de ser influenciado e vira influência. A origem judaica e sua ligação com os excluídos - representados também pelos negros. Seus atores favoritos (Tom Hanks); a unidade temática em torno da Guerra; O despertar como cineasta novato; a experiência do fracasso (1941) e um pouco sobre o novo filme da vertente realista: Lincoln.
Encurralado / Louca Escapada / 1941 / A Cor Púrpura / Império do Sol / Além da Eternidade / A Lista de Schindler / Amistad / O Resgate do Soldado Ryan / Prenda-me se for Capaz / O Terminal / Munique / Cavalo de Guerra.


Curso “O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG” - de Robledo Milani

Datas: 22 e 23 de Janeiro (terça e quarta)

Horário: 16h às 19h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico – P. Alegre / RS)
Investimento: R$ 70,00 (valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: www.cinemacenaum.blogspot.com.br
Realização: Cena UM
Apoio: Santander Cultural
Parceiros de divulgação: E O Vídeo Levou / Papo de Cinema / Mundo Cult / Cult News.


Me  Sigam no Facebook e Twitter

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: PARANORMAN



Sinopse: A partir de 6 anos Norman Babcock (Kodi Smit-McPhee) é um garoto que consegue ver e falar com os mortos. Entretanto, o único que acredita em suas habilidades é Neil, um amigo excêntrico. Um dia, o tio de Norman conta sobre um importante ritual anual realizado na cidade, com o objetivo de protegê-la de uma maldição jogada por uma bruxa séculos atrás. Norman resolve ajudar no ritual, mas as coisas não saem como planejado e uma nuvem mágica faz com que os mortos se levantem das tumbas da cidade.

Embora o mercado cinematográfico esteja refleto de animações em computação gráfica, é de se admirar como as outras formas de se fazer a animação tenha ainda o seu espaço ao sol, desde a animação tradicional ao estop motion. Esse ultimo é preciso ter um grande amor para a criação, pois requer bastante trabalho, desde a fazer os bonequinhos (de pano ou massa), para filmar um movimento de cada vez, para só então ver o resultado final no filme. ParaNorman é mais uma prova que ainda existe pessoas que possuem um amor imenso por essa forma de se criar arte, pois a produção em si, tem tantos detalhes de imensa magnitude, que ficamos nos perguntando como puderam fazer tão bem.
A trama em si não tem nada de original, mas é prato cheio para os amantes de cinema, que vão fisgar a cada momento referencias de outros grandes filmes, como Sexto Sentido, A Noite dos Mortos Vivos, Sexta Feira 13, Halloween e dentre outros. Embora seja uma animação para todas as idades, a trama chega até mesmo assustar em alguns momentos, principalmente para os menores que não estão acostumados a determinados momentos horripilantes, mas que felizmente não cai na apelação de violência gratuita. A produtora Laka já havia provado que é capaz fazer uma animação dessa envergadura e atrair todas as idades: basta, por exemplo, ver o seu sucesso anterior que foi a obra prima Coraline: E o Mundo Secreto.
Mas embora o filme seja uma bela homenagem aos filmes de terror, o filme foca mais no sofrimento do individuo ser diferente perante a sociedade, que aqui no caso, o pequeno Norman possui o dom de ver os mortos em todo lugar, mas foi só contar para os seus pais e para outras pessoas, que passou a ser discriminado e tachado como louco. Com isso, é fácil nos identificarmos com o pequeno protagonista, pois quem nessa vida já não foi discriminado, por agir diferente ou pensar diferente das outras pessoas?
No fim, o filme possui inúmeras lições de moral de como não julgar as pessoas precipitadamente, ou então não descer ao nível das pessoas que lhe incomodam por ser diferente. O ato final reserva inúmeros momentos como esse, que nos faz pensar e refletir sobre as nossas ações que provocamos para nos mesmos  e contra aqueles que nos rodeiam. Para uma animação feita para todas as idades, o filme é muito corajoso em inúmeros quesitos e, portanto, é uma animação imperdível.  

Me  Sigam no Facebook e Twitter

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Resident Evil 5: Retribuição

Leia minha critica já publicada clicando aqui. 

Me  Sigam no Facebook e Twitter

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Cine Especial: Cinema 2013: Parte 4


Os Miseráveis

Sinopse: Adaptação de musical da Broadway, que por sua vez foi inspirado em clássica obra do escritor Victor Hugo. A história se passa em plena Revolução Francesa do século XIX. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

Quando parece que o gênero musical está morto e enterrado, eis que surge uma produção ambiciosa no qual coloca novamente esse tipo de filme em destaque. A trama não é nenhuma novidade, já que a obra de Victor Hugo já foi levada ao cinema, como aquela dos anos 90 estrelada por Liam Nelson, só aqui, tudo embalado num belo musical, onde se exige ao máximo um bom desempenho vocal dos atores.
Para que um filme como esse funcione para um novo publico, é preciso ter um elenco conhecido e nisso, o diretor Tom Hooper (O Discurso do Rei) não poupou esforços. Russell Crowe, Hugh Jackman, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Amanda Seyfried e  Sacha Baron Cohen são as principais estrelas desse grande épico musical, que tem todos os ingredientes para conquistar um publico e critica mais exigente e que busca um grande espetáculo.     
O filme estréia dia 1º de fevereiro de 2013.   

Me  Sigam no Facebook e Twitter

Cine Dica: Em DVD e Blu-ray: O LEGADO DE BOURNE

Leia minha critica já publicada clicando aqui 

Me  Sigam no Facebook e Twitter

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Cine Especial: Cinema 2013: Parte 3


Django Livre

Sinopse: Django é um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão, torna-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras de Monsieur Calvin Candie, charmoso e inescrupuloso proprietário da Candyland, casa no Mississippi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados pra lutar entre si.

O que eu acho: Sempre quando eu via um filme de Tarantino, me perguntava para mim mesmo: “Puxa, como ele seria ótimo dirigindo um faroeste”.
Meu pensamento se fortaleceu quando em 2004 assisti no cinema Kill Bill: Volume 2, onde na seqüência em que a Noiva se encontra com Bill, Tarantino usa a trilha sonora de Três Homens e Um Conflito e o close da câmera para a entrada da igreja, é uma referencia mais do que explicita da seqüência final de Rastros do Ódio de John Ford. As homenagens ao gênero não param por ai, sendo que em Bastardos Inglórios, mesmo que a trama se passe durante a Segunda Guerra Mundial, várias seqüências ali poderiam ser muito bem inseridas no gênero faroeste, desde a enigmática abertura, para a seqüência do tiroteio dentro do bar nazista.
Mas esse namoro finalmente acabou e Tarantino  entrega um faroeste, que nada mais é do que uma homenagem mais do que justa, de um dos períodos que o gênero fazia imenso sucesso, mas não nos EUA, mas sim em território Italiano: o gênero westerns Spaghetti, que consagrou gênios como Sergio Leone. Assim como no seu ultimo filme, Tarantino explora uma trama, que se passa não somente dentro do gênero, como também num período histórico dos EUA que foi a guerra civil e os primeiros anos da libertação dos escravos. Jamie Foxx e Christoph Waltz são uma dupla improvável, que devido as circunstancias das quais irão se meter, precisam se unir. Mas durante a jornada, ambos darão de cara com Leonardo Dicaprio, num papel vilanesco que muitos críticos apontam como nova indicação para o ator.
Não importa se o filme irá revitalizar mais o gênero, ou se irá ganhar prêmios, mas o que eu quero ver mesmo é um filme de Tarantino puro, com muito dialogo, movimento de câmera inovadora e um humor negro caprichado, no qual o cineasta sabe fazer como ninguém.
Estreia dia 18 de Janeiro de 2013.


Me  Sigam no Facebook e Twitter