Nos dias 24 e 25 de
novembro, estarei participando do curso Neorrealismo Italiano, criado pelo Cena
Um e ministrado pelo jornalista
Franthiesco Ballerini. Enquanto os dois dias não chegam, estarei por aqui
escrevendo sobre os principais filmes, desse movimento que é considerado um dos
mais importantes da historia do cinema mundial.
Paisà
Sinopse: Paisà traz
seis episódios que mostram a luta das tropas aliadas para libertar diferentes
regiões da Itália do domínio nazista, entre 1943 e 1944.
São histórias de
amor, amizade e lealdade, que focalizam o relacionamento do povo italiano com
os soldados estrangeiros. Paisà integra a célebre "trilogia da
guerra" de Rossellini, iniciada por Roma, Cidade Aberta e finalizada com
Alemanha, Ano Zero. Federico Fellini participa no argumento enquanto Giulietta
Masina (Noites de Cabíria) faz sua estréia no cinema europeu.
Em 1943, Rossellini
ingressou na Resistência, passando a viver na clandestinidade. Dois meses
depois da liberação da Itália, em 1945, deu início às filmagens de Roma, Cidade
Aberta, obra que, incompreendida e recusada pela crítica italiana, foi, um ano
depois, aclamada pela crítica francesa e se tornou um dos marcos fundamentais
do neo-realismo italiano. Contudo, Roma, Cidade Aberta e Paisà (1946) extrapolaram
o contexto do cinema italiano, influenciando decisivamente o moderno cinema do
pós-guerra.
As filmagens de
"Paisà" seguiram o mesmo estilo do seu filme anterior, usando luz
natural e atores amadores. Em "Paisà", cada episódio é separado por
uma narração 'off screen', acompanhada do mapa da Itália, onde é mostrado o
local onde o próximo episódio terá lugar.
Tal como "Roma, Cidade
Aberta", este também foi nomeado para o Óscar de melhor argumento. Foi
escrito por 5 argumentistas, entre os quais, o próprio realizador e os dois
autores do argumento do filmes anterior: Federico Fellini e Sergio Amidei.