Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Desde
semana passada circula em Porto Alegre, a edição de Julho do Jornal das Artes,
um jornal que fala do melhor que está rolando na área cultural na capital, criado pelo editor João Clauveci. Eu o conheci
no curso sobre Martin Scorsese e desde então, tenho tido contato com ele, pois ele
me ofereceu um espaço no jornal, dando uma opinião pessoal, com relação à 7º
arte logicamente. Nesta edição, se encontra matéria que eu fiz sobre Xingu e a repercussão
das palavras de Fernando Meirelles, sobre o desempenho do filme em território gaucho.
Quem
quiser adquirir um fascículo, ele pode ser encontrado nos pontos culturais da
capital gaucha como a Usina do Gasômetro, Casa de Cultura Mario Quintana e
Museu da Comunicação. Ou então, vejam a versão online clicando aqui.
Nos dias 14 e 15 de Julho, estarei participando do curso TODAS AS CORES DE PEDRO ALMODÓVAR, criado pelo CENA UM e ministrado pelo Doutor em Ciências da Comunicação Josmar Reyes. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um pouco sobre o que eu sei desse cineasta, que adora explorar o universo feminino de várias maneiras possíveis.
A Lei do Desejo
Sinopse: Um intenso triângulo de paixões envolvendo um cineasta gay, sua irmã transexual e um jovem indeciso quanto à sua sexualidade.
Lançado no Brasil, quase dez anos depois de seu lançamento, este é o filme mais radical, ousado e pessoal de Almodóvar. Ele quebra quase todos os tabus, sexuais, religiosos e morais, realizando mais uma de suas assumidas odes á estética kitsch. O filme é acido e combina em doses equilibradas de tragédia e humor rasgado. Amantes de Almodóvar consideram este o seu melhor filme. Já os demais espectadores podem se divertir com o universo surreal e hedonista do roteiro.
De
Salto Alto
Sinopse:Anos após ter abandonado sua filha Rebecca, a cantora Becky está
de volta a Madrid. O reencontro é constrangedor, até porque Rebecca está casada
com Manuel, ex-amante da mãe. Junte-se aos três a atual amante Isabel e a
confusão está formada. Manuel aparece morto. Resta saber qual das três o matou.
Nono filme do cineasta que deixa levar para territórios até então pouco explorados em seu cinema. A narrativa eletrizada se atenua um pouco, os momentos melodramáticos superam os cômicos, os personagens parecem ganhar mais relevo, desenhados em seus mínimos detalhes. Embora seja uma produção antes de outros clássicos do diretor como Carne Tremula, Fale com Ela e Tudo sobre Minha Mãe, é de se espantar de como o filme era muito a frente de seu tempo, em termos de historia, que dificilmente se via algo parecido naquele tempo (1991).
À história da relação da mãe com a filha se adiciona outra, a do assassinato de Manuel, e posteriormente a do amor que o juiz nutre por Rebeca. A sobreposição de histórias, ao contrário dos filmes mais recentes, não serve para dimensionar a história principal (utilização clássica de trama e sub-trama), mas justamente como efeito de ligeira irreverência pós-moderna, criando um sentimento de imperfeição lúdica muito freqüente até A Flor do Meu Segredo.
Em De Salto Alto, como na maior parte de seus filmes, Almodóvar cria um universo de drama queens, paixões fulminantes, personagens que precisam desesperadamente de atenção, egoísmos, traições e lutas pelo poder. Pode não ser um dos melhores da carreira do cineasta, mas é um dos mais gostosos e interessantes de se assistir.
Sinopse: Billy Beane
(Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco
dinheiro em caixa, ele desenvolveu um sofisticado programa de estatísticas para
o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos
anos 80.
Embora seja uma trama,
que envolva um esporte que brasileiro nenhum entende ainda, o filme pode ser
muito bem apreciado, pois ele vai mais para o lado da superação e reinvenção.
Brat Pitt, embora já tenha visto em papeis melhores, está bem neste filme, mas prefiro-o,
quando ele desaparece em seus personagens excêntricos, tipo visto em oClube da
Lutapor exemplo. Mas a agradável surpresa fica por conta de Jonah Hill, conhecido
pela sua veia cômica, em comedias como O Pior Trabalho do Mundo. Aqui, ele interpreta
com maestria o discreto e inteligente Peter Brand, o que valeu uma indicação ao
Oscar de ator coadjuvante.
É um típico filme que
o cinema americano faz bem, para concorrer ao Oscar, sendo que o diretor
Bennett Miller cumpre o seu dever de casa, mas nada que demonstre certa
genialidade. Se os bons tempos da Sessão da Tarde voltassem, esse seria o filme
correto para assistir naquele horário.
Tão Forte e Tão Perto
Sinopse: Oskar Schell
(Thomas Horn) é um garoto muito apegado ao pai, Thomas (Tom Hanks), que
inventou que Nova York tinha um distrito hoje desaparecido para fazer com que o
filho tivesse iniciativa e aprendesse a falar com todo tipo de pessoa. Thomas
estava no World Trade Center no fatídico 11 de setembro de 2001, tendo falecido
devido aos ataques terroristas. A perda foi um baque para Oskar e sua mãe,
Linda (Sandra Bullock). Um ano depois, Oskar teme perder a lembrança do pai. Um
dia, ao vasculhar o guarda-roupas dele, quebra acidentalmente um pequeno vaso
azul. Dentre há um envelope onde aparece escrito Black e, dentro dele, uma
misteriosa chave. Convencido que ela é um enigma deixado pelo pai para que
pudesse desvendar, Oskar inicia uma expedição pela cidade de Nova York, em
busca de todos os habitantes que tenham o sobrenome Black.
Neste drama baseado
no romance de Jonathan Safran Foer, a tragédia de 11 de setembro funciona como pano
de fundo, para a jornada do garoto paranóico (Thomas Horn, espetacular), na sua
busca por pistas em que o seu pai (Ton Hanks) deixou, para encontrar um segredo
escondido. Durante o filme, vemos o amadurecimento do jovem, perante o mundo
que ele teme, após aquele dia fatídico, mas que de uma simples busca, se torna uma
pequena aventura de auto descobrimento. Em meio à descobertas e reflexões
dolorosas, o protagonista recebe o auxilio de um simpático idoso mudo,
interpretado de uma forma magistral pelo veterano Max Von Sydow (O Sétimo Selo), que
guarda em si, um segredo a muito guardado. É uma boa historia de superação, que
poderia ter sido visto já alguns anos, mas como aquela data demorou á
cicatrizar na alma dos americanos, demorou certo tempo para ser realizada. Com
o tempo, não me surpreenderia que novos filmes comecem a chegar as telas, explorando
aquela data, após a poeira ter jaz baixado a muito tempo.
Curiosidade: A
intenção do diretor Stephen Daldry era lançar o filme em setembro de 2011 para
que coincidisse com o aniversário de 10 anos do atentado, mas não ficou pronto
a tempo.
Sinopse: Jotuomba
fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as
até então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local.
Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é
muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único
cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E.
Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.
O mundo envelhece,
doa o que doer! Esse foi o meu pensamento ao assistir esse belo filme, da
cineasta Julia Murat, sobre uma pequena comunidade que ainda sobrevive com a
união de quem vive por lá, mas que, ao poucos, tanto o ambiente como as pessoas vão envelhecendo e se tornando apenas imagens pálidas do que já foram um dia. O filme começa retratando o dia a dia
de todos, ao começar pela protagonista Madalena (Sônia Guedes, espetacular),
que vive na rotina, fazendo pão na madrugada e entregando na padaria do seu
melhor amigo. Aparentemente, todos que vivem nessa pequena cidade se
acostumaram com a rotina, sem perceber os anos que vão passando. Dito isso, eles somente se
dão conta do peso da idade quando eles se vêem por dentro e por fora, quando
sentem o peso da perda de seus entes queridos, ou quando vêem a degradação do
ambiente que um dia foi mais colorido.
Neste lugar desolado que beira há a uma cidade fantasma, Rita (Lisa E Fávaro, ótima), é uma jovem fotografa,
que enxerga neste lugar um universo cheio de significado, para ser estudado,
destrinchado ao longo dos dias e que acabará desestabilizando a rotina do local.
Gradualmente, faz amizade com Madalena, sendo que, aos poucos, elas acabam enxergando
uma na outra, uma imagem do passado e o futuro de ambas. Rita, aliás, pode não ser
muito diferente do que Madalena foi um dia, já que a própria jovem se identifica
mais com o universo da idosa e do lugar em que ela vive, do que na própria civilização
de onde ela saiu e que não tem pressa em voltar.
O filme toca em
assuntos delicados sobre o tempo, vida, morte e sobre lembranças boas (ou ruins) do
passado. Tornando-se assim essas lembranças, ás únicas coisas que restam para essas pessoas do presente, que
acabam guardando elas em suas mentes, ou em fotografias na parede onde acaba se
criando um pouco da vida de um tempo longínquo e se tornando presente no ambiente
em que ainda se vive. Um filme em que todos se identificam e que, assim como a
jovem Rita, acabam por se contagiar por esse universo desgastado, mas cheio de
vida e de histórias para serem contadas.
Em Cartaz: CineBancários:Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre / RS. Sessões: 15h, 17h e 19horas.
Nos dias 14 e 15 de Julho, estarei participando do cursoTODAS AS CORES DE PEDRO ALMODÓVAR,criado peloCENA UMe ministrado pelo Doutor em
Ciências da ComunicaçãoJosmar
Reyes. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um
pouco sobre o que eu sei desse cineasta, que adora explorar o universo
feminino de várias maneiras possíveis.
Carne Trêmula
sinopse: Victor (Liberto
Rabal) se apaixona perdidamente pela belíssima Elena (Francesca Neri), mas um
golpe do destino impede que o namoro vá para frente. A jovem que é viciada em
drogas, no primeiro encontro saca um revólver e quando a policia chega em seu
apartamento para averiguar o que está acontecendo, um tiro acidental atinge
David, um dos policiais,agora condenado a viver numa cadeira de rodas. Mas o
que poderia ser uma tragédia transforma-se numa reviravolta fantástica dando a
todos os envolvidos a oportunidade de encontrar a felicidade. O talento e
ousadia de Pedro Almodóvar são sua marca registrada em Carne Trêmula, uma
história chocante com muito erotismo que vai deixar você extasiado!
Baseado
no livro da Inglesa Ruth Rendell (como profícua autora de policiais), Almodóvar
faz aqui sua obra prima de comédia dramática. Ação e erotismo se mesclam
formando um estranho e fascinante encadeamento em diversas situações. Político
melodramático ao mesmo tempo, o filme tem um belo epílogo algo cíclico. Excelentes
atuações de todo o elenco, com destaque para Barden como o policial David. A
controlada visualização beneficiou-se com a fotografia do brasileiro
Afonso Beato.
VOLVER
Sinopse: Após sua
morte, uma mãe (Maura) retorna a sua casa para resolver problemas que ficaram
pendentes durante sua vida. Aos poucos seu fantasma vai lentamente se tornando
um conforto para as filhas (Cruz e Dueñas), assim como para a neta (Cobo).
Após ter começado uma carreira irregular no cinema americano (com direito
a uma desastrosa união com Tom Cruise), Penélope Cruz acertou em cheio, ao
decidir voltar há fazer parceria novamente com Pedro Almodóvar na Espanhae o resultado
foi pra lá de positivo. Mesclando momento de humor, drama (com umas pitadas de suspense), Almodóvar novamente
explora o universo feminino, onde retrata o lado mais forte e independente da
mulher, contra irracionalidade do homem. Embora Penélope esteja ótima (sendo a
primeira atriz espanhola a ser indicada ao Oscar) e seja a protagonista, Carmen
Maura da um show de interpretação, em momentos em que ela engana os nossos
sentidos, com uma personagem imprevisível em suas ações, mas que explicadas,
faz todo o sentido.
Um
final de semana onde um filme domina todo o circuito e o Espetacular Homem
Aranha é a bola da vez. Como é de costume, ninguém se atreve a bater de frente
com uma estréia dessa magnitude, portanto, existe tantas poucas opções, mas
elas existem. Confiram:
O Espetacular Homem-Aranha
Sinopse:
Peter Parker (Garfield), um estudante rejeitado
por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então
criado por seu Tio Ben (Sheen) e pela Tia May (Field). Como muitos
adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como ele se tornou a pessoa
que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão,
Gwen Stacy (Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos.
Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa
uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais – o que o leva
diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Ifans), antigo sócio
de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o
coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como
Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar
seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.
A Guerra dos Botões
Sinopse: Em 1960 em uma aldeia no sul da França um bando de meninos com
idades entre 7 a 14 anos liderados pelo audacioso Lebrac está em guerra com as
crianças da aldeia vizinha. Para vencer seus inimigos vale tudo até aceitar a
ajuda de uma garota Mas não é fácil ser um pequeno exército de homens sem ser pego por mamãe e papai Ao voltar para casa após um dia de
batalha com as roupas rasgadas e botões a menos o maior desafio é ser discreto
para fugir do castigo...br O filme dirigido por Yann Samuell é baseado no clássico
romance francês A Guerra dos Botões de Louis Pergaud que já foi adaptado para o
cinema em três ocasiões anteriores. Para a adaptação de 2011 uma personagem
feminina foi criada: Lanterne que tenta desesperadamente se integrar no bando
dos meninos e com essa personagem o diretor quis representar o movimento de
emancipação das mulheres que era bastante em voga nos anos 60 época em que se
passa a história.
Apenas uma Noite
Sinopse:Michael e Joanna Reed (Sam Worthington e Keira Knightley) formam
um casal que parece ter tudo. Eles são Jovens atraentes e bem sucedidos.
Possuem estabilidade financeira e um apartamento além de aparentarem ter aquele
bem estar de vida que beira a perfeição. No entanto tudo mudaquando os Reeds
vão a uma festa de trabalho de Michael na qual Joanna presencia um momento
suspeito entre o marido e a sua nova bela colega de trabalho Laura interpretada
por (Eva Mendes). O Incidente é fugaz e ambíguo Joanna nõ tem certeza do que
presenciou mas planta uma semente de dúvida insidiosa na relação do casal que
acaba por contaminar o cerne de seu amor.
No Olho da Rua
Sinopse: Otoniel
Badaró (Murilo Rosa) é um metalúrgico que, após trabalhar em uma fábrica por 20
anos, é demitido. A situação fica mais complicada ainda porque Camila (Gabriela
Flores), sua esposa, está grávida. Revoltado, Otoniel resolve cortar o próprio
braço e assina sua demissão com o próprio sangue. A partir de então ele passa a
fazer carretos ao lado de Algodão (Leandro Firmino da Hora), um estudante de
cinema que vive na favela e mantém um canal pirata de TV. Tudo piora ainda mais
quando Otoniel tem seu carro roubado.