Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse: Jotuomba
fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as
até então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local.
Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é
muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único
cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E.
Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.
O mundo envelhece,
doa o que doer! Esse foi o meu pensamento ao assistir esse belo filme, da
cineasta Julia Murat, sobre uma pequena comunidade que ainda sobrevive com a
união de quem vive por lá, mas que, ao poucos, tanto o ambiente como as pessoas vão envelhecendo e se tornando apenas imagens pálidas do que já foram um dia. O filme começa retratando o dia a dia
de todos, ao começar pela protagonista Madalena (Sônia Guedes, espetacular),
que vive na rotina, fazendo pão na madrugada e entregando na padaria do seu
melhor amigo. Aparentemente, todos que vivem nessa pequena cidade se
acostumaram com a rotina, sem perceber os anos que vão passando. Dito isso, eles somente se
dão conta do peso da idade quando eles se vêem por dentro e por fora, quando
sentem o peso da perda de seus entes queridos, ou quando vêem a degradação do
ambiente que um dia foi mais colorido.
Neste lugar desolado que beira há a uma cidade fantasma, Rita (Lisa E Fávaro, ótima), é uma jovem fotografa,
que enxerga neste lugar um universo cheio de significado, para ser estudado,
destrinchado ao longo dos dias e que acabará desestabilizando a rotina do local.
Gradualmente, faz amizade com Madalena, sendo que, aos poucos, elas acabam enxergando
uma na outra, uma imagem do passado e o futuro de ambas. Rita, aliás, pode não ser
muito diferente do que Madalena foi um dia, já que a própria jovem se identifica
mais com o universo da idosa e do lugar em que ela vive, do que na própria civilização
de onde ela saiu e que não tem pressa em voltar.
O filme toca em
assuntos delicados sobre o tempo, vida, morte e sobre lembranças boas (ou ruins) do
passado. Tornando-se assim essas lembranças, ás únicas coisas que restam para essas pessoas do presente, que
acabam guardando elas em suas mentes, ou em fotografias na parede onde acaba se
criando um pouco da vida de um tempo longínquo e se tornando presente no ambiente
em que ainda se vive. Um filme em que todos se identificam e que, assim como a
jovem Rita, acabam por se contagiar por esse universo desgastado, mas cheio de
vida e de histórias para serem contadas.
Em Cartaz: CineBancários:Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre / RS. Sessões: 15h, 17h e 19horas.
Nos dias 14 e 15 de Julho, estarei participando do cursoTODAS AS CORES DE PEDRO ALMODÓVAR,criado peloCENA UMe ministrado pelo Doutor em
Ciências da ComunicaçãoJosmar
Reyes. E enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei escrevendo um
pouco sobre o que eu sei desse cineasta, que adora explorar o universo
feminino de várias maneiras possíveis.
Carne Trêmula
sinopse: Victor (Liberto
Rabal) se apaixona perdidamente pela belíssima Elena (Francesca Neri), mas um
golpe do destino impede que o namoro vá para frente. A jovem que é viciada em
drogas, no primeiro encontro saca um revólver e quando a policia chega em seu
apartamento para averiguar o que está acontecendo, um tiro acidental atinge
David, um dos policiais,agora condenado a viver numa cadeira de rodas. Mas o
que poderia ser uma tragédia transforma-se numa reviravolta fantástica dando a
todos os envolvidos a oportunidade de encontrar a felicidade. O talento e
ousadia de Pedro Almodóvar são sua marca registrada em Carne Trêmula, uma
história chocante com muito erotismo que vai deixar você extasiado!
Baseado
no livro da Inglesa Ruth Rendell (como profícua autora de policiais), Almodóvar
faz aqui sua obra prima de comédia dramática. Ação e erotismo se mesclam
formando um estranho e fascinante encadeamento em diversas situações. Político
melodramático ao mesmo tempo, o filme tem um belo epílogo algo cíclico. Excelentes
atuações de todo o elenco, com destaque para Barden como o policial David. A
controlada visualização beneficiou-se com a fotografia do brasileiro
Afonso Beato.
VOLVER
Sinopse: Após sua
morte, uma mãe (Maura) retorna a sua casa para resolver problemas que ficaram
pendentes durante sua vida. Aos poucos seu fantasma vai lentamente se tornando
um conforto para as filhas (Cruz e Dueñas), assim como para a neta (Cobo).
Após ter começado uma carreira irregular no cinema americano (com direito
a uma desastrosa união com Tom Cruise), Penélope Cruz acertou em cheio, ao
decidir voltar há fazer parceria novamente com Pedro Almodóvar na Espanhae o resultado
foi pra lá de positivo. Mesclando momento de humor, drama (com umas pitadas de suspense), Almodóvar novamente
explora o universo feminino, onde retrata o lado mais forte e independente da
mulher, contra irracionalidade do homem. Embora Penélope esteja ótima (sendo a
primeira atriz espanhola a ser indicada ao Oscar) e seja a protagonista, Carmen
Maura da um show de interpretação, em momentos em que ela engana os nossos
sentidos, com uma personagem imprevisível em suas ações, mas que explicadas,
faz todo o sentido.
Um
final de semana onde um filme domina todo o circuito e o Espetacular Homem
Aranha é a bola da vez. Como é de costume, ninguém se atreve a bater de frente
com uma estréia dessa magnitude, portanto, existe tantas poucas opções, mas
elas existem. Confiram:
O Espetacular Homem-Aranha
Sinopse:
Peter Parker (Garfield), um estudante rejeitado
por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então
criado por seu Tio Ben (Sheen) e pela Tia May (Field). Como muitos
adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como ele se tornou a pessoa
que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão,
Gwen Stacy (Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos.
Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa
uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais – o que o leva
diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Ifans), antigo sócio
de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o
coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como
Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar
seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.
A Guerra dos Botões
Sinopse: Em 1960 em uma aldeia no sul da França um bando de meninos com
idades entre 7 a 14 anos liderados pelo audacioso Lebrac está em guerra com as
crianças da aldeia vizinha. Para vencer seus inimigos vale tudo até aceitar a
ajuda de uma garota Mas não é fácil ser um pequeno exército de homens sem ser pego por mamãe e papai Ao voltar para casa após um dia de
batalha com as roupas rasgadas e botões a menos o maior desafio é ser discreto
para fugir do castigo...br O filme dirigido por Yann Samuell é baseado no clássico
romance francês A Guerra dos Botões de Louis Pergaud que já foi adaptado para o
cinema em três ocasiões anteriores. Para a adaptação de 2011 uma personagem
feminina foi criada: Lanterne que tenta desesperadamente se integrar no bando
dos meninos e com essa personagem o diretor quis representar o movimento de
emancipação das mulheres que era bastante em voga nos anos 60 época em que se
passa a história.
Apenas uma Noite
Sinopse:Michael e Joanna Reed (Sam Worthington e Keira Knightley) formam
um casal que parece ter tudo. Eles são Jovens atraentes e bem sucedidos.
Possuem estabilidade financeira e um apartamento além de aparentarem ter aquele
bem estar de vida que beira a perfeição. No entanto tudo mudaquando os Reeds
vão a uma festa de trabalho de Michael na qual Joanna presencia um momento
suspeito entre o marido e a sua nova bela colega de trabalho Laura interpretada
por (Eva Mendes). O Incidente é fugaz e ambíguo Joanna nõ tem certeza do que
presenciou mas planta uma semente de dúvida insidiosa na relação do casal que
acaba por contaminar o cerne de seu amor.
No Olho da Rua
Sinopse: Otoniel
Badaró (Murilo Rosa) é um metalúrgico que, após trabalhar em uma fábrica por 20
anos, é demitido. A situação fica mais complicada ainda porque Camila (Gabriela
Flores), sua esposa, está grávida. Revoltado, Otoniel resolve cortar o próprio
braço e assina sua demissão com o próprio sangue. A partir de então ele passa a
fazer carretos ao lado de Algodão (Leandro Firmino da Hora), um estudante de
cinema que vive na favela e mantém um canal pirata de TV. Tudo piora ainda mais
quando Otoniel tem seu carro roubado.
Sinopse: Los Angeles, 1937. J.J. Gittes (Jack Nicholson), um detetive
particular, recebe a visita de uma mulher que deseja contratá-lo, pois acredita
que seu marido, o engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia, tem um
caso. Porém, Gittes logo descobre que sua cliente na verdade era uma farsante,
mas a verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) o encontra. Quando o marido
aparece morto no reservatório de água da cidade, Gittes percebe a gravidade do
caso. Seu envolvimento leva-o a ser atacado por gângsters e, após manter um
romance com Evelyn, descobre que ela é filha de Noah Cross (John Huston), um
dos homens mais poderosos da cidade. Gittes desconfia então que Cross, um rico
proprietário que tem interesses ilícitos nas terras próximas ao reservatório,
teve uma relação incestuosa com a filha, nascendo daí a jovem vista com o
marido de Evelyn.
Um dos filmes mais corajosos da historia do cinema e um dos melhores
do gênero noir. Muito embora, Polanski tenha optado por uma fotografia em cores,
com tons pastel (diferente do preto e branco habitual desse gênero), que
remetem a transição de uma época de ouro, para tempos mais sombrios. Todas as características
do gênero estão lá, desde casos estranhos, há mulheres fatais, que aqui, é
muito bem representada por Faye Dunaway, no auge da beleza e num papel corajoso
e que da o que pensar. John Huston interpreta o que muitos consideram um dos piores
e mais nojentos vilões do cinema, sendo que sua interpretação convincente, ajuda ainda
mais há odiá-lo, pois diferente de muitos vilões que sentimos certa simpatia,
não há nenhum modo de termos com relação a ele.
Mas novamente é Jack Nicholson que rouba cena, interpretando o típico detetive
particular desse tipo de filme, que embora demonstre segurança num primeiro
momento, começa há se desequilibrar perante o lado feio do caso em que ele
trabalha, com o direito de ter o nariz cortado numa cena clássica, onde o próprio
Polanski fez questão de interpretar um bandido, que comete tal ato. Os derradeiros minutos finais entraram para historia
do cinema, lançado ao espectador, a famosa frase que ficou no imaginário do cinéfilo
(“esqueça Jack. Isso é Chinatown!”), encerrando a trama com chave de ouro e
simbolizando o melhor do cinema corajoso de Hollywood daquele tempo.
Com a chegada do
Espetacular Homem Aranha nos cinemas, vamos relembrar um pouco da trilogia
comandada por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire.
Homem Aranha
Sinopse: Peter Parker
(Tobey Maguire) é um jovem estudioso que vive com seus tios, Ben (Cliff
Robertson) e May (Rosemary Harris), desde que seus pais faleceram. Inteligente
e com um grande interesse pela ciência, Peter tem dificuldade em se relacionar
com seus colegas, por ser tímido e por eles o considerarem um nerd. Até que, em
uma demonstração científica, um acidente inesperado faz com que aranha
modificada geneticamente pique Peter. A partir de então seu corpo é
quimicamente alterado pela picada da aranha, fazendo com que Peter possa escalar
paredes e tetos, emitir pelos punhos um fluido ultra-resistente semelhante à
uma teia de aranha e passe a ter um "sentido de aranha", que o avisa
sempre que há perigo por perto, além de superforça e visão ampliada.
Inicialmente Peter pensa em usar seus novos poderes para ganhar dinheiro,
adotando o nome de Homem-Aranha e se apresentando em lutas de exibição. Porém,
ao permitir que um ladrão fuja por não considerar sua função capturá-lo, o
fugitivo acaba assassinando seu tio Ben. A partir de então, Peter decide não
mais usar seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal, tendo
como seu primeiro grande desafio enfrentar o psicótico Duende Verde (Willem
Dafoe), que na verdade é o empresário Norman Osborn após ter sido exposto à um
gás experimental que lhe deu uma segunda personalidade e grande força física.
Durante muitos anos,
foi um verdadeiro parto levar as aventuras do popular herói Marvel para o
cinema, mas graças ao sucesso de Blade, e o primeiro filme dos X-Men, produtores
da Sony viram o potencial desses heróis no cinema, o que levou então a
produzirem adaptação que seria o inicio
da era de ouro das adaptações do inicio do século 21. Com a direção de Sam
Raimi, acompanhamos o nascimento do herói gradualmente e sem pressa, para
termos total simpatia por ele e compreender as suas motivações. Há primeira hora
é a montagem do palco, para a criação tanto do herói como do vilão, que aqui é
o Duende Verde, interpretado por competência habitual de Willem Dafoe.
O filme se divide na
ação, com o amadurecimento do personagem perante as adversidades trágicas que o
fazem a se tornar um herói, com o amor impossível que ele sente pela personagem Mary
Jane (Kisten Dunst). Embora seja um filme que possua ótimas cenas de ação, e
efeitos especiais caprichados, os fãs habituais de Raimi podem se sentir um
tanto que desapontados, por não enxergarem em nenhum momento do filme as
marcas registradas habituais do cineasta, como movimento vertiginoso da câmera tão usado na trilogia Uma Noite Alucinante. Mas nada que comprometa o resultado
final, que acabou se tornando tanto um sucesso de critica, como de publico e que
alavancou a grande leva de super heróis para o cinema.
Homem Aranha 2
Sinopse:Após derrotar
o Duende Verde a vida de Peter Parker (Tobey Maguire) muda por completo.
Temendo que Mary Jane (Kirsten Dunst) sofra algum risco por ser ele o
Homem-Aranha, Peter continua escondendo o amor que sente e se mantém longe
dela. Ao mesmo tempo precisa lidar com Harry (James Franco), seu melhor amigo,
cuja raiva pelo Homem-Aranha aumenta cada vez mais por considerá-lo como sendo
o assassino de seu pai. Além disso sua tia May (Rosemary Harris) passa por uma
fase difícil após a morte de seu tio Ben, estranhando também o comportamento do
sobrinho. Enquanto precisa lidar com seus problemas particulares Peter recebe
ainda uma má notícia: o surgimento do Dr. Octopus (Alfred Molina), um homem que
possui tentáculos presos ao corpo.
Com o sucesso
estrondoso do primeiro filme, Sam Raimi teve total liberdade criativa para a
criação dessa seqüência. Com a origem já contada, o filme explora outros pontos
da vida do personagem, como se dividir nos estudos, trabalho e na vida de super
herói. Isso acaba gerando um estresse psicológico no personagem, rendendo
momentos antológicos, em que ele perde os poderes e rendendo situações constrangedoras
(a cena do elevador é hilária). Além do já habitual "chove e não molha" da relação
de Peter e Mary Jane, temos o nascimento de um novo vilão, o Doutor Octopus,
brilhantemente interpretado por Alfred Molina (Frida).
E se muitos sentiam
falta da total liberdade criativa do diretor no filme anterior, aqui Raimi
soltas as amarras, e trás a tona o que sabe fazer de melhor com a câmera, desde zooms
rápidos há giros da câmera vertiginosos. Bom exemplo disso, é na seqüência em
que Octopus está na mesa de cirurgia de um hospital, e que acaba matando todos os médicos,
numa cena, que imediatamente nos faz agente se lembrar dos melhores momentos
da trilogia Uma Noite Alucinante. Com cenas fantásticas de ação (a do trem está
entre as melhores cenas de ação da historia), e um ato final que nos brinda com
um verdadeiro gancho para derradeira terceira parte, Homem Aranha 2 até hoje é
a melhor aventura do herói no cinema, por ser feita com coração e de uma forma bem
pensada.
Homem Aranha 3
Sinopse:Peter Parker
(Tobey Maguire) conseguiu encontrar um meio-termo entre seus deveres como o
Homem-Aranha e seu relacionamento com Mary Jane (Kirsten Dunst). Porém o
sucesso como herói e a bajulação dos fãs, entre eles Gwen Stacy (Bryce Dallas
Howard), faz com que Peter se torne auto-confiante demais e passe a
negligenciar as pessoas que se importam com ele. Porém a situação muda quando
ele precisa enfrentar Flint Marko (Thomas Haden Church), mais conhecido como o
Homem-Areia, que possui ligações com a morte do seu tio Ben. Tendo que lidar
com o sentimento de vingança, Peter passa a usar um estranho uniforme negro,
que se adapta ao seu corpo.
É aqui que a porca
torce o rabo. Não que Homem Aranha 3 seja um desastre por completo, pois tem uns momentos bons, como a origem do Homem
Areia (Thomas Haden Church), mas da a sensação que houve muito enchimento na linguiça,
ao ponto que por muitos momentos, o filme acaba se perdendo em inúmeras sub-tramas.
Mas foi a pretensão que falou mais alto, principalmente pela inclusão do vilão
Venon na trama, que foi exigência tanto da Sony, como da própria Marvel, que
queriam um vilão popular dos quadrinhos recentes do herói, mas que convenhamos,
o personagem é símbolo de umas piores fases dessa arte nos anos 90.
Repito, o filme tem os seus
momentos, quando o simbiose alienígena começa a dominar Peter, através do traje,
criando então, uma nova personalidade até então desconhecida do personagem. Mas
daí o filme se perde em muitas coincidências forçadas, tanto na origem de Venon,
como na modificação desnecessária sobre o verdadeiro assassino de Tio Bem. O
filme se tornou o mais lucrativo dos três, mas não impediu de ser bombardeado
pelos fãs do herói, o que acabou fazendo a Sony repensar numa trama que
recomeçasse tudo do zero, culminando então no novo O Espetacular Homem Aranha.