Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CINE ESPECIAL: ALFRED HITCHCOCK: Parte 5

Nos dias 16 a 19 de novembro, estarei participando do curso, criado pelo CENA UM, intitulado “A OBRA DE ALFRED HITCHCOCK”, no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS). Enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme desse diretor, que não é somente o mestre do suspense, mas um dos melhores diretores de todos os tempos.

ALFRED HITCHCOCK COM JOAN FONTAINE


Rebecca: A Mulher Inesquecível
Sinopse: Uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) se casa com um riquíssimo nobre inglês (Laurence Olivier), que ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela vai gradativamente descobrindo surpreendentes segredos sobre o passado dele.
Primeiro grande sucesso de Alfred Hitchcock nos EUA em 1940 (e único da sua carreira a ganhar Oscar de melhor filme) explora os significados das verdades e mentiras através das sombras do passado. Um dos maiores méritos desse filme seja pelo fato da protagonista nunca aparecer de fato. Rebecca está morta, mas o restante dos personagens trama, vivem para o bem e para o mau sobre sua sombra. Até o final da projeção fica a pergunta quem foi realmente essa mulher?
Joan Fontaine e Laurence Olivier esbanjam talento a todo o momento, mas é Judith Anderson que consegue criar uma das mais assustadoras vilãs da historia do cinema interpretando Sra. Danvers empregada de Rebecca no passado.

Curiosidades: Em suas clássicas aparições, o diretor Alfred Hitchcock surge no filme de Rebecca na rua, perto de uma cabine telefônica, aos 126 minutos de filme. Durante o período de testes para a intérprete da Sra. de Winter, Laurence Olivier fez pressão para que a escolhida fosse sua namorada Vivien Leigh. Como Leigh terminou não sendo contratada, Olivier passou a tratar friamente Joan Fontaine, a escolhida para o papel. Percebendo a frustração de Fontaine com o tratamento recebido por Olivier e sabendo que era exatamente aquele sentimento que ela deveria passar à sua personagem, Hitchcock ordenou que todos nos sets de filmagens fizessem com que ela ficasse tímida e deslocada durante as filmagens, de forma a ajudá-la em sua performance em Rebecca, A Mulher Inesquecível.


SUSPEITA

Sinopse:  A socialite Lina McLaidlaw está apaixonada. Ela suspeita que Johnnie Aysgarth, o playboy que entrou na sua vida e casou com ela, é um assassino - e que ela poderá ser sua próxima vítima.
Suspeita de Alfred Hitchcock, combina, de maneira inteligente, romance, mistério e uma incrível atmosfera (como um estranho e incandescente copo de leite, efeito possível graças a uma lâmpada acesa colocada dentro do vidro). Joan Fontaine vive a vulnerável e neurótica Lina, depois de ser aclamada por seu trabalho em Rebecca, também de Hitchcock, numa incrível desempenho que lhe rendeu o Oscar e o Prêmio de Melhor Atriz segundo o New York Film Critics Award, em 1941. Vivendo um papel bem diferente do seu estilo, Cary Grant interpreta Johnnie, um trapaceiro e charmoso esbanjador. Mas seria ele também um assassino? Como um copo que pode ou não conter veneno, as palavras e atos de Johnnie podem ou não ser bem ameaçadores.

Curiosidades: Alfred Hitchcock originalmente queria Johnnie como o culpado, mas o estúdio achou que o público não aceitaria Cary Grant como um assassino. Alfred Hitchcock parece no filme enviando uma carta no posto dos correios da cidade.



Me Sigam no Facebook e Twitter:

Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Stake Land - Anoitecer Violento

Sinopse: Uma terrível epidemia de vampiros avança e os humanos precisam correr para salvarem-se das feras. Cidades foram tomadas e os sobreviventes se reúnem em grupos na área rural, temendo o cair da noite. Quando uma família inteira é massacrada, o jovem Martin é acolhido por um caçador, que vive em busca dos mortos-vivos. Os dois seguem procurando por um lugar melhor para viver, enquanto vão deixando, pelo caminho, os corpos dos vampiros que cruzam com a dupla. Os dois encontram novos companheiros de jornada como uma freira, em plena crise de fé, e vão precisar encarar desafios inesperados, como o líder de uma seita que vê, na epidemia de vampiros, uma resposta dos céus.

Alguns culpam a saga Crepúsculo em desvirtuar completamente o que é um vampiro de verdade. É bem da verdade que isso não deixa de ter certo fundamento, pois como ficam os vampiros malvados que nos sempre curtíamos antigamente? Essa geração nova só ficara com vampiro bonzinho e romântico na cabeça e sem poder conhecer o lado mais forte e clássico dos vampiros de antigamente como os da Hammer? Felizmente, se por um lado esses vampiros que brilham no sol, desvirtua a mitolgia clássica dos vampiros, por outro, serve de uma bela descupa, para  renasce novas idéias, para a criação de novas historias onde se pode se explorar e deitar e rolar com a mitologia vampiresca. Com isso, surgiram 2019: O ano da Extinção, o Sueco Deixe ela Entrar (e sua boa refilmagem americana) a serie true blood e agora Anoitecer Violento, que passou no ultimo festival de Fantaspoa, onde recebeu bastante elogios dos cinéfilos, e que agora chega as locadoras.
Misturando elementos do já citado 2019, com Eu Sou A Lenda e filmes de zumbis como Extermino, filme acompanha a jornada do anti-herói e caçador de vampiros Mister (Nick Damici) e de seu pupilo Martin (Connor Paolo) em uma jornada pelas cidades americanas devastadas pelo apocalipse imposto pelos vampiros que surgiram devido a uma possível praga. É bem da verdade que já vimos filmes parecidos como esse, mas nunca até agora inventaram vampiros desse tipo, que parecem mais um cruzamento com zumbis de filmes como do já citado Extermínio e de Madrugada dos Mortos, e com isso, se tornam muito mais perigosos e horripilantes. A trama aproveita para também explorar o lado sombrio do ser humano perante o caos, sendo que muitos mantêm o bom senso, outros se entregam a loucura e a religiões malucas, e isso é muito bem retratado em um líder de uma seita, em que vê a epidemia de vampiros, como uma resposta vinda de Deus. Com isso, a dupla de protagonistas (mais alguns sobreviventes) lutam no dia a dia em meio ao caos, tentando achar um pouco de conforto e felicidade, em meio ao fim do mundo.
Um ótimo filme e uma prova que pode sim ser feitos filmes de vampiros, para um publico mais a fim de curtir assistindo vampiros sanguinários e mortíferos cromo de antigamente.




Me Sigam no Facebook e Twitter:





segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CINE ESPECIAL: ALFRED HITCHCOCK: Parte 4

Nos dias 16 a 19 de novembro, estarei participando do curso, criado pelo CENA UM, intitulado “A OBRA DE ALFRED HITCHCOCK”, no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS). Enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme desse diretor, que não é somente o mestre do suspense, mas um dos melhores diretores de todos os tempos.


ALFRED HITCHCOCK COM INGRID BERGMAN

Quando Fala o Coração
Sinopse: A dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro dr. Edwards.
Delirante alegoria que teve a preciosa colaboração de Salvador Dalí nas cenas de sonho. Há uma arrepiante cena de violencia contra um garoto durante uma cena de flashibak. Trilha sonora envolvente de Miklos Roza, premiado com um Oscar.

Curiosidades: O diretor Alfred Hitchcock aparece em cena aos 40 minutos, ao sair do elevador do Empire Hotel. Ele está carregando um violino e fumando um cigarro.
A sequência do sonho foi criada por Salvador Dali, que foi convidado a participar do filme por Alfred Hitchcock. O diretor, que era admirador de seu trabalho, acreditava que Dali seria o único que poderia criar uma imagem de sonho que inicialmente seria incompreensível ao público, para depois ser explicada através da psicanálise.

INTERLÚDIO
Sinopse: Um agente do governo (Cary Grant) estadunidense chantageia a filha de um nazista (Ingrid Bergman), para forçá-la a espionar um agente alemão que mora no Rio de Janeiro.
Com a linguagem cinematográfica ainda moderna, Hitchock concilia tensão e romantismo de maneira peculiar e expressiva, embora algumas situações do roteiro de Bem Hecht tenham envelhecido dramaticamente. Marcantes desempenhos de Claude Rains e principalmente de Bergman que oferece uma provocante sensualidade, ousada para os padrões da época.

Curiosidades: Em Interlúdio tradicional aparição do diretor Alfred Hitchcock surge com aproximadamente uma hora de filme, em meio à festa realizada na mansão de Alexander Sebastian.
Em muitas das cenas em que contracenou com Ingrid Bergman, o ator Claude Raines estava sobre um caixote, para dar a impressão que ele era bem mais alto que a atriz.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Cine Curiosidade: O QUE EU AINDA NÃO SABIA DE BERGMAN?


Terminou neste domingo o curso sobre Ingmar Bergman, criado pelo CENA UM e administrado pelo entendedor de Bergman, Jorge Roldán. Primeiramente, devo dizer que o curso (mesmo curto) foi ótimo, pois tocou em assuntos que eu mesmo desconhecia sobre o diretor sueco, como no caso de sua infância difícil e de ele sempre ter tido medo da morte. Esses problemas durante a vida acabou por, não só servir de base para a criação de suas principais obras, como também por exorcizar seus medos pessoais. Com isso, Bergman não deixou que seus problemas internos lhe prejudicassem, e seguiu fazendo obras primas até os seus últimos ano de vida.
De legado, deixou filmes que são maiores que a vida, onde cada um deles, poderia se criar um livro, como no caso das misteriosas cenas de Persona, ou da estranha interligação que ele criou entre Vergonha e Paixão de Ana, onde se podem tirar inúmeras interpretações, e que acabou se tornando um dos principais pontos de interroganção no curso, onde cada um tinha a sua interpretação (em breve, abordarei mais sobre esses dois filmes por aqui). O curso também serviu para realizar um pequeno desejo, (pessoal) de ver na tela grande, o belo rosto de Liv Ullmann o grande xodó de Bergman em seus filmes, que atualmente, é bem difícil imaginar a filmografia dele, sem a presença magnética dessa bela e grande atriz.
 E para terminar, fiquei perplexo sobre o poder que Bergman tinha dentro da TV Sueca, com seus tele filmes e mini series. Eu já tinha visto Retratos de um Casamento e sabia de todas as suas qualidades, mas foi só ver uma única cena do tele-filme criado por ele, A Flauta Mágica, que tive a absoluta certeza, que as limitações impostas pela TV não eram problema para Bergman, para criar um verdadeiro espetáculo de imagem e interpretação. Uma pena que nos não temos um Bergman para injetar um pouco de inteligência nessas novelas da Globo, que são uns verdadeiros nós na vida.
Finalizo dizendo, que espero poder retornar novamente ao universo de Bergman e conhecer as inúmeras camadas desconhecidas, seja da sua vida, seja de suas obras.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CINE ESPECIAL: INGMAR BERGMAN: FINAL

Enfim, chego aqui com a ultima postagem sobre Ingmar Bergman antes de eu participar do curso de amanhã. Claro que nem todos os filmes que eu assisti sobre ele  estão nestes especiais por falta de tempo mesmo, mas quem sabe retorne a falar mais sobre ele e cite os filmes que faltaram por aqui, como a Flauta Mágica, Noites de Circo, O Ovo da Serpente e dentre outros. Espero que todos tenham curtido o especial até aqui e quem se interessou pelo curso que começa amanha, que agente se cruza por lá, para apreciarmos  juntos, uma viajem ao universo desse diretor Sueco que deixou a sua marca na sétima arte para sempre.  
REVEJA AQUI O ESPECIAL: Parte 1, 2, 3, 4, 56 

Cine Dicas: Estréias no final de semana (04-11-11)

Para todos um ótimo final de semana e tenham boas sessões de cinema. No meu caso, estarei ocupado com o curso sobre Ingmar Bergman, que espero que todos estejam acompanhando os meus especiais que fiz sobre ele. Infelizmente é aquela historia uma coisa ou outra, pois devido ao curso, não irei assistir a ultima sessão desse ano do Cine Clube ZH, onde atração principal (com debate) seria o mais novo filme de Pedro Almodóvar, A Pele que Habito. O Cine Clube ZH conheci apartir da exibição do filme Copia Fiel (inesquecível alias) e desde então, tenho acompanhado todas as sessões. Com essa de amanhã será a ultima desse ano, mas os organizadores do evento prometem mais no ano que vem, portanto vale à pena aguardar.


Confiram as outras estréias.


A Pele Que Habito
Sinopse: Antonio Banderas é o protagonista da nova produção assinada pelo renomado cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Em A Pele que Habito Banderas interpreta Robert um obcecado cirurgião plástico que após a morte de sua esposa num acidente concentra todas as suas energias e conhecimento na criação de uma pele com a qual ela poderia ter sobrevivido. Após 12 anos de estudos ele consegue criar em seu laboratório um tecido sensível ao toque mas resistente a qualquer tipo de agressão. Porém para chegar num resultado perfeito seria necessária uma cobaia humana além de um cúmplice e uma grande dose da falta de escrúpulos por parte de Robert. A cúmplice é Marília a mulher que o criou desde o dia em que nasceu. Já a cobaia uma jovem desaparecida para sua família não o fará de forma voluntária. O longa escrito pelo prórpio diretor em parceria com Augustín Almodóvar é baseado em Mygale de Thierry Jonquet.




A Árvore do Amor
Sinopse: Após ver seu pai preso pelo governo da China, Jing é mandada para o campo para passar por um período de reeducação durante a Revolução Cultural no país. Preocupada com o futuro de sua família, a jovem adota um comportamente bem prudente. Mas isso muda quando ela conhece Sun, o filho de um oficial, por quem se apaixona. Mesmo com origens tão distintas, os dois vivem um amor em segredo. Mas um dia Sun desaparece e retorna um tempo depois mudado. Jing terá que rever suas convicções para lutar pelo que realmente acredita.




A Casa dos Sonhos
Sinopse: Em A Casa dos Sonhos o bem-sucedido editor Will Atenton (Craig) deixa seu emprego de importante executivo em Manhattan e se muda com a esposa e duas filhas para uma charmosa cidade da Nova Inglaterra. Mas à medida que vão se adaptando à sua nova vida eles descobrem que seu lar perfeito foi o local do assassinato de uma mãe e seus filhos. E a cidade inteira acredita que foi pelas mãos do marido que sobreviveu. Quando Will investiga ele não tem certeza se está começando a ver fantasmas ou se a história trágica está chegando perto demais da sua casa.




O Preço do Amanhã
Sinopse: O filme se passa em um futuro não muito distante onde a ciência descobriu um processo que interrompe o envelhecimento aos 25 anos. Com os ricos se tornando belos imortais o resto da humanidade terá de lutar para sobreviver.


Terror na Água 3D
Sinopse: Um fim de semana sensual acaba em um sangrento pesadelo para um grupo de universitários assombrados por predadores sedentos por sangue em Terror na Água 3D uma apavorante jornada com um belo e jovem elenco.brChegando de barco à casa de sua família às margens do lago Louisiana Sara (Sara Paxton) e seus amigos logo vestem seus trajes de banho para um fim de semana de diversão sob o sol. Mas quando o jogador de futebol americano Malik (Sinqua Walls) sai cambaleando da água salgada do lago com o braço arrancado o humor do grupo subitamente escurece. Nick (Dustin Milligan) um tímido estudante e candidato à faculdade de medicina se vê cuidando do ferido &822 administrando os primeiros socorros e informando a Sara que eles não têm nem mesmo um único minuto a perder para levar Malik ao hospital do outro lado do lago.




Me Sigam no Facebook e Twitter:



CINE ESPECIAL: ALFRED HITCHCOCK: Parte 3

Nos dias 16 a 19 de novembro, estarei participando do curso, “A OBRA DE ALFRED HITCHCOCK”, no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS). Enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme desse diretor, que não é somente o mestre do suspense, mas um dos melhores diretores de todos os tempos.



A Sombra de uma Dúvida
Sinopse: Charlie Oackley é um criminoso que seduz e mata viúvas. Para fugir da polícia, acaba indo visitar sua irmã Emma, que vive com seu marido e sua filha Charlie. Com a convivência, Charlie – a sobrinha - começa a cada dia mais desconfiar de que seu tio não seja realmente a pessoa que diz ser.
Alfred Hitchcock sempre disse que A sombra de Uma duvida era o seu filme preferido, e mesmo fazendo ao longo da historia do cinema inúmeros clássicos, é neste pequeno filme que o diretor depositava seu carinho. Hitchcock  sempre gostava de colocar uma pessoa comum perante a uma situação inexplicável, cuja qual, não sabe se sairá vivo dessa, e neste filme, apesar de ser o mais simples de toda a sua filmografia, é o melhor que representa essa idéia. Joseph Cotten que faz o Tio Charlie é o protagonista da trama, e mesmo sendo suspeito de algo que cometeu, Hitchcock sabe brincar com agente e faz que nos fiquemos mais ou menos torcendo pôr ele, para não ser realmente culpado, contudo, ao longo da historia, percebesse que a algo de errado nele, e uma das minhas partes favoritas da historia, é quando toda a família está sentada na mesa e seu lado sombrio começa aflorar, demonstrando total falta de amor com o próximo, mesmo que cauteloso.
A trama em si já diz que o ser humano, pôr mais que se comporte bem, talvez aja nele um lado que floresça, para o bem ou para o mau. E fora o tio, a melhor personagem que representa isso é a sobrinha, interpretada com maestria pela atriz Teresa Wright que na época tinha 25 anos e foi justamente interpretar uma garota de 19 anos, contudo o seu desempenho foi tão bom que faz com que ela demonstre uma total inocência perante o mundo que vive. Contudo, ao decorrer da trama, em que ela começa a descobrir a verdade sobre o tio e vemos que ela começa a amadurecer e encarar o lado sombrio da vida, principalmente pelo fato de ela enxergar que não tem escolha e parte em defesa da família perante o tio, numa cena digna de nota, onde ela ameaça em matar o tio caso ele faça algum mau a eles, é nesta cena que de menina ela vira mulher e chega até a mudar a vos pôr um momento, fazendo um verdadeiro show de interpretação. Como eu disse no inicio da matéria, Hitchcock gostava de colocar pessoas comuns perante o inexplicável e aqui ele faz com louvor, uma das partes mais interessantes sobre isso foi pôr exemplo a chegada do tio no trem.
A família esta a sua espera, tudo está claro e sereno, então, o trem chega, como se fosse uma verdadeira nuvem negra chegando à cidade de Santa Rosa, fazendo que pôr um momento a sobrinha se amedronte. Mas como todo bom filme do mestre do suspense que se preze, não falta humor negro nesta película e isso fica com o pai da sobrinha, cujo seu hobby discutir com o seu amigo, diversos modos de assassinar um ao outro e, embora essas cenas sejam um tanto quanto deslocadas da história principal, trazem um teor muito agradável à obra, definindo-a de vez como um filme leve - mas não superficial.
A Sombra de uma Dúvida é adepto do Expressionismo Alemão, apesar de Hitchcock ter começado a carreira de cinema na Inglaterra, ele era fã de filmar nesta forma. Sombras compridas e destacadas, além de ângulos de câmera irregulares fazem parte de muitas cenas-chaves do filme. É bom destacar que o aspecto visual jamais é muito carregado, como são os filmes expressionistas de forma geral, e somos brindados com cenas externas muito suaves e alegres.
Quando Charlie demonstra ser uma ameaça, o filme adquire tons mais escuros, o que traz uma variedade interessante às cenas. A música está sempre presente nos momentos de suspense, embora não seja especialmente marcante. Mesmo sendo um filme pequeno se comparado a grandes obras do diretor, A Sombra de Uma duvida é o melhor filme de Alfred Hitchcock que destaca todas as marcas registradas que o diretor usou ao longo de sua brilhante carreira, e como diz o ditado o melhor perfume esta sempre nos menores frascos.


 Me Sigam no Facebook e Twitter: