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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cine Dicas: Em Cartaz: GIGANTE

Depois do filme O Banheiro do Papa, Uruguai invade os cinemas gaúchos com mais um ótimo filme

Sinopse:
 Segurança noturno de um supermercado na periferia de Montevidéu, Jara é um solitário homem de 35 anos. Trabalhando trancado em uma sala, apenas observando os monitores do sistema de segurança do local, ele pouco tem o que fazer, já que seu serviço se dá quando a loja já está fechada. Dividindo seu tempo entre assistir vídeos, fazer palavras cruzadas e escutar música, ele segue sua rotina até perceber a presença de Júlia, a faxineira de lá.
Com uma grande atração pela jovem, Jara passa a observá-la cada vez mais. Seu trabalho, então, passa a se resumir em ver a moça trabalhando através das câmeras de monitoramento do supermercado. Em pouco tempo, ele já começa a seguí-la também pelas ruas, mas sua timidez o impede de se aproximar mais dela. Quando Jara descobre que vai haver uma demissão em massa no local, e que Julia será uma das atingidas, ele precisa tomar coragem para se declarar, ou corre o risco de nunca mais ver a moça.


Dirigido pelo cantor argentino Adrián Biniez, Gigante conquistou diversos prêmios, como o Urso de Prata, o de diretor estreante e de inovação cinematográfica, todos no 59º Festival de Berlim. O longa uruguaio ainda foi selecionado para o Festival de Gramado de 2009. Horacio Camadulle, ator que representa Jara, tem 1,93m de altura, mas usou sapato com plataforma para parecer ainda maior. Todo o resto do elenco foi escolhido também pela altura, quanto menor, melhor. No Uruguai, Camadulle é conhecido como um comediante de stand up.
Curiosamente o diretor fez sempre questão de lembrar que seu filme é Uruguaio, apesar de ter morado em um subúrbio de Buenos Aires até os 29 anos.
“Gigante é uma produção uruguaia, porque vivo no Uruguai desde 2004. Escrevi o roteiro pensando não nas ruas de Montevidéu e em sua gente”, frisa o cineasta.
Distante de ser uma superprodução, Gigante custou pouco mais do que US$ 600mil e mesmo assim com criatividade e originalidade provou potencial nos festivais aonde passou e também aos olhos da critica.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cine Curiosidades: Nova SET na area

Mesmo com os atrasos a SET chega as bancas no final do mês. Já diz o ditado, Antes tarde do que nunca.
Reparo nos tópicos de comentários do ORKUT de que como as pessoas ficaram dependentes ao longo dos anos com a revista e que por mais que tenha vários sites de cinema, parece que não é o bastante. Por isso mesmo que muitas pessoas levantaram as mãos para o céu quando ela voltou a ativa depois de terem anunciado o cancelamento.
Nesta edição teremos Bastardos Inglórios na capa, mais do que justo, afinal nem sempre os novos responsáveis da revista poderiam ir contra a maré como fizeram nas edições anteriores

Espero que melhore mais e mais e que a revista dure eternamente.

 

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cine Clássicos: A Noiva de Frankenstein

Numa raridade na época, seqüência se tornou melhor que o filme original

Sinopse:
O filme começa de onde o original, de 1931, terminou: Frankenstein escapa do cerco ao moinho vivo, enquanto Dr. Frankenstein tem sua noiva sequestrada por outro lunático cientista. O objetivo dele é convencer o doutor a criar uma companheira para o monstro.
Apesar de relutante James Whale acabou cedendo as pressões do estúdio e criou essa seqüência que por sinal acabou se tornando melhor que o filme o original. Fotografia e edição de arte soberba, remetendo bastante ao expressionismo alemão. As melhores partes do filme ficam por conta do momento que a criatura encontra o velho sego e o surgimento da noiva da criatura que se tornou um grande momento da sétima arte. Do elenco destaque novamente para Boris Karloff e pela excentricidade do personagem cientista louco interpretado pelo também excêntrico Ernest Thesiger.


Curiosidades:
Atriz Elsa Lanchester que no inicio do filme aparece representando a própria Mary Shelley escritora do livro Frankenstein interpreta a noiva da criatura no final do filme
Boris Karloff não queria que a criatura do filme falasse mas devido as pressões dos estúdios ele acabou cedendo, que por sinal mostrou um melhor desempenho com relação ao filme anterior

Cine Curiosidade: Kirsten Dustin voltara em Homem Aranha 4 e qual a novidade?

Foi confirmado hoje que a atriz retornara para a quarta aventura do herói mas qual a novidade disso? Nenhuma, em time que ganha não se meche, ouve até boatos que o elenco poderia ser mudado mas seria que nem dar um tiro no pé, mesmo que o terceiro filme tenha dividido a opinião do publico e da critica.
Torço que neste quarto filme recuperem o prestigio que ganharam pelo segundo e se perdeu um pouco no terceiro. Olho vivo Sam;

Cine Curiosidades: Os melhores dos melhores por Rbsann

Como todos sabem sou fã de cinema de carteirinha e para desenterrar certos clássicos que nem eu ao menos conhecia achei um site bem interessante.
Bom parece mais um blog, o nome do criador é Rbsann, quem é ele?
Não faço idéia.
Mas parece que ele faz uma lista dos melhores dos melhores e ao mesmo tempo o publico vota nos seus filmes preferidos. De uns tempos para cá comecei a acompanhar a cotação dele para os filme e pelo visto não só ele mas também o publico que vota entende bastante de filme.
Caso alguém se interessa em acessar confira ai e o site (ou blog) e se acha facilmente buscando pelo Google.

http://melhoresfilmes.com.br/

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Cine Clássicos: Magnólia

Clássico do inesquecível ano de 1999 continua sendo arrebatador e com um dos finais mais enigmáticos de todos os tempos


Sinopse
A história se desenvolve em Los Angeles, nos arredores da rua Magnólia, acompanhando um dia na vida de nove personagens, que moram na mesma área e cujas histórias se cruzam por coincidências do destino. O filme aborda diversos temas polêmicos, como incesto, homossexualidade, drogas e violência.

Ousado mosaico dramático dirigido e escrito por Anderson que chamou a atenção da critica por Boogie Nights. A semelhança de Shorts Cuts, de Robert Altman, o roteiro apresenta vários personagens do inicio desconexos. A excessiva duração do filme é a proposta do diretor, que quis compor um épico sobre dramas comuns. O roteiro pesado, alguns espectadores testarão os seus nervos ou usarão muitos lenços. Atuações surpreendentes, destaque para Cruise, vencedor do Globo de Ouro 2000 de ator coadjuvante, ótimo papel de um guru dos machistas .
Curiosidades:
O filme faz várias referências ao número 82. Este número se refere a uma passagem da Bíblia, mais especificamente ao livro do Êxodo, 8:2
Jason Robards (Era uma vez no Oeste), em seu último papel no cinema, vindo à falecer pouco depois do fim das filmagens.

Cine Clássicos: Frankenstein

Mesmo após diversas adaptações ao longo dos anos, filme de 1931 ficou imortalizado no imaginário popular
Sinopse
Henry Frankenstein (Colin Clive), um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz (Dwight Frye), um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" a vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos. Fritz seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, fazendo-o derrubar o jarro. Ele rapidamente pega outro, sem reparar que no rótulo está escrito "cérebro criminoso". Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, que ele precisa para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo da sua criatura. Durante esta experiência estranha Dr. Waldman (Edward Van Sloan), um tutor de Frankenstein no passado; Elizabeth (Mae Clarke), a noiva de Frankenstein; e Victor (John Boles), seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento. Mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura dele, mas as conseqüências de tal ato serão trágicas.

Baseado no romance de Mary Shelley, é considerado um clássico pois marca a definição da linguagem do gênero de terror. Foi bastante influenciado pelos filmes do expressionismo alemão (O Gabinete do Dr Galigari, Nosferatu) especialmente na fotografia em preto e branco e no modo de interpretar, repleto de gestos bruscos. Assinala também o surgimento de um dos grandes interpretes de filmes de horror Boris Karloff, até então um ator secundário na época.
Curiosidades:
Nos créditos iniciais de Frankenstein o nome do ator Boris Karloff é omitido, sendo substituído por uma interrogração. O nome de Karloff apenas surge nos créditos finais do filme;
O papel do monstro de Frankenstein chegou a ser oferecido ao ator Bela Lugosi, Drácula que recusou o papel por não poder criar sua própria maquiagem para o personagem, além dele não ter falas durante todo o filme;