Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

Cine Especial: DE VOLTA PARA O FUTURO (25 ANOS DEPOIS)


No ultimo dia 3 de Julho se comemorou os 25 anos do primeiro filme que deu origem a uma das melhores e mais divertidas trilogias de todos os tempos.


DE VOLTA PARA O FUTURO
sinopse: Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.
Com produção do gênio Steven Spielberg, De volta para o Futuro se tornou um dos melhores filmes de aventura e fantasia dos anos 80, ao brincar com as teorias de viagem no tempo. O filme toca em assuntos de como seria interessante visitar o passado dos nossos pais por exemplo, ao mesmo tempo que acaba causando certas mudanças para o presente. O filme é de tudo um pouco, ação, ficção e humor na medida certa, a dupla central Michael J. Fox e Chistopher Lloyd são um show aparte, uma química perfeita de amigos completamente diferentes um do outro mas que graças a magia do cinema faz deles uma dupla inesquecível. Apartir desse filme Robert Zemeckis se tornou um diretor mais requisitado e que futuramente faria mais outros sucessos, mas a historia de De volta para o Futuro estava apenas começando.


curiosidades: O ator inicialmente contratado para interpretar Marty McFly foi Eric Stoltz, que chegou até a gravar algumas cenas como o personagem. Mas, como os produtores consideraram que Stoltz não convenceria como um adolescente nas telas, ele foi preterido por Michael J. Fox;
Originalmente, era intenção de Robert Zemeckis que a máquina do tempo fosse construída em uma geladeira. A idéia foi abortada porque havia o temor de que crianças resolvessem escalar geladeiras e até mesmo entrar nelas, por causa do filme.


DE VOLTA PARA O FUTURO 2
sinopse: O cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) leva Marty (Michael J. Fox) e sua namorada (Elisabeth Shue) para o ano 2015, com a finalidade de resolver uma questão familiar no futuro deles. Mas Biff (Thomas F. Wilson), velho inimigo da família, obriga-os a correrem contra o tempo (literalmente falando) para não alterarem os acontecimentos.

Começando exatamente no ponto em que a trama anterior parou, a segunda a parte é mais movimentada, uma verdadeira montanha russa de acontecimentos que envolve tanto o futuro como o passado. Os criadores da série tiveram a idéia genial de não só visitar o futuro dos personagens como também fazerem eles se envolverem no passado, ou seja, no ano de 1955 e justamente no dia em que eles estavam na primeira aventura, portanto é fascinante eles estarem no mesmo cenário  aonde se passou a primeira historia e é completamente divertido rever as situações do primeiro filme.
Como não bastasse isso, o filme entrega um final digno de segunda parte de uma trilogia onde a trama deixa um enorme gancho para a terceira e derradeira parte final.


Curiosidades: As filmagens de De Volta Para o Futuro 2 e De Volta Para o Futuro 3 ocorreram simultaneamente, com os dois filmes sendo lançados nos cinemas com uma diferença de apenas 6 meses.
O Almanaque que é entregue ao jovem Biff dizia que em 1997 um time da Florida ganharia o Campeonato Nacional de Baseball. Pois em 1997, o Florida Marlins, um time que nem existia quando De Volta Para o Futuro 2 foi realizado, ganhou o Campeonato Nacional de Baseball;



DE VOLTA PARA O FUTURO  3
sinopse: Após de receber uma carta de Doc (Christopher Lloyd) datada de 1885, Marty (Michael J. Fox) viaja ao Velho Oeste, no dia 2 de setembro do mesmo ano, tendo apenas cinco dias para salvar a si e aos seus amigos e voltar para o futuro.

Muitos acreditam que a aceleração da segunda parte da trilogia se devia ao fato que o diretor Robert Zemeckis estava louco para chegar logo a terceira parte na qual ele iria adorar filmar, onde os personagens acabam parando justamente em 1885, ou seja, o velho oeste, onde o diretor sempre tinha uma paixão tremenda pelo gênero que fez muito sucesso durante vários anos no cinema. Pelo fato da historia se passar então no velho oeste, o filme é o mais lento dos três capítulos, mas isso não quer dizer que o filme seja ruim, muito pelo contrario, a trama é uma verdadeira homenagem aos velhos faroestes como Rastros do Ódio, Tempo das Diligencias e Por um punhado de dólares. O interessante é que dentre os três filmes é mesta parte em que a trama trabalha melhor no lado psicológico dos personagens, como no caso de Doc Brown que se vê apaixonado e fica dividido entre a logica e sentimentos e de Marty que se vê diante de escolhas nas quais fará ele amadurecer. Encerrando a trilogia com chave de outro, alguns fãs até hoje se ficam perguntando se irá haver uma quarta parte, acho desnecessário, pois como diz um velho ditado, jamais se deve mexer no time que está ganhando e De volta para o Futuro é para ser lembrado como uma trilogia que funcionou de maneira perfeita do inicio ao fim.


Curiosidades: O editor do jornal de Hill Valley chama-se M.R. Gale, uma homenagem a Bob Gale, um dos roteiristas da trilogia "De Volta Para o Futuro";

Um comentário:

Juliana Prado disse...

Seu Blog é perfeito como tu! TRi legal !! não entendo muito de cinema, mas quero aprender com vc, será um Prazer !! beijuss

Juliana Prado
São Paulo