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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Legalidade' - Problemático, Mas Necessário

Sinopse: Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. 

Nos últimos tempos, adaptar a vida de uma figura política não tem sido nada fácil, pois na maioria dos casos, o interprete fica preso naquela figura histórica e ficando até mesmo difícil de inventar alguma coisa de especial em cena. Em “Getúlio”, por exemplo, Tony Ramos parecia estar no piloto automático ao interpretar um dos maiores ícones da nossa história política e fazendo o filme valer mais pela sua boa reconstituição de época. É aí que chegamos em 'Legalidade', filme com diversos problemas, mas também com algumas qualidades que merecem ser vistas e debatidas hoje em dia.
Dirigido por Zeca Brito, do filme "97 Era Assim"(2018), o filme se passa no ano de 1961, quando Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil, o vice-presidente João Goulart torna-se o sucessor natural ao cargo, porém, setores da sociedade, liderados pelos militares, clamavam pelo impedimento da posse de Jango, temerosos de suas posições de esquerda. Liderado por Leonel Brizola (Leonardo Machado), o movimento Legalidade é criado para garantir a posse do vice-presidente, colocando grande parte do Rio Grande do Sul contra o núcleo do exército.

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Zeca Brito foi feliz na reconstituição da Porto Alegre de 1961, mesmo com poucos recursos à disposição. Ao invés de criar grandes cenários para reconstituir os fatos, o cineasta usa os verdadeiros monumentos históricos da cidade de Porto Alegre para moldar a sua história, usando assim planos fechados e esconder o ambiente atual de nossa cidade. Não deixa de ser surpreendente, por exemplo, a cena em que se passa na Igreja Nossa Senhora das Dores e comprovando o perfeccionismo e esforço do cineasta como um todo.
Além disso, devido à falta de recursos, os realizadores também foram sábios ao usarem registros históricos da época, cuja as imagens reais se entrelaçam com as cenas reconstituídas e criando assim um interessante jogo de cena entre fatos históricos e ficção. Esses momentos, aliás, se tornam bastante ricos se for comparado por situações que mais parecem que foram inventadas para melhorar na dramaticidade da trama, mas que fica difícil de engolir algumas delas: a cena em que se passa em um aeroporto em Canoas sintetiza muito bem essa dúvida.
Falando em invenções, as subtramas inseridas dentro da trama principal se tornam o ponto mais negativo na obra como um todo. Em meio à turbulência política e social, um triângulo amoroso é formado entre Cecília (Cleo Pires), Luis Carlos (Fernando Alves Pinto) e Tonho (José Henrique Ligabue) e fazendo disso uma espécie de versão de “Casablanca” mas de muito mal gosto. Mas, se por lado Cleo Pires se apresenta em cena com uma de suas piores atuações de sua carreira, em contrapartida, Fernando Alves Pinto faz o que pode numa interpretação convincente em uma subtrama monótona e dispensável.
O filme só não vai ladeira abaixo graças a presença de Leonardo Machado na pele de Leonel Brizola. No ato final da trama, por exemplo, há o famoso discurso do governador na época e que fez muitos gaúchos se levantarem contra o possível golpe que poderia acontecer a qualquer momento naquele período. Curiosamente, Machado imita com exatidão a voz do falecido político e faz com ela se case muito bem nos momentos em que a voz do verdadeiro Brizola entra em cena.
É um momento que, particularmente, eu acho que possui uma grande força perante os tempos de hoje em que políticos tentam ser fortes com fake news mas que jamais chegaram aos pés dos verdadeiros líderes políticos. Mesmo tendo somente o recurso do rádio naqueles tempos longínquos, Brizola mobilizou vários gaúchos em acreditar em uma ideia, de um país livre de um possível golpe e de fortalecer a democracia acima de tudo. Infelizmente a vida dá voltas para quem vive no Brasil e cabe seguirmos exemplos como de Brizola para que o mal atual que nos governa não piore as nossas vidas.
"Legalidade" é um filme de altos e baixos, mas cuja mensagem principal é mais do que necessária para tempos atuais e nebulosos.   





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Cine Dica: Werner Herzog em Porto Alegre



O cineasta colecionador de prêmios e referências no universo cinematográfico, Werner Herzog,  traz para a Sala Redenção algumas das suas principais obras produzidas em mais de 50 anos de carreira, na mostra que leva seu nome. Além da programação semanal de parte de sua filmografia, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, em realização com o Goethe-Institut, recebe Herzog para compartilhar sua genialidade em uma discussão aberta, no dia 23 de setembro, às 18h. Para participar do evento (todo em inglês e sem tradução), mediado por Francisco Azevedo – produtor do projeto Fronteiras do Pensamento -, basta retirar senhas de acesso na Sala Redenção no dia a partir das 17h.
A Mostra Werner Herzog, uma parceria conjunta  do cinema da UFRGS e o Goethe-Institut, exibe nove títulos de curta, média e longa metragens, entre os dias 16 e 23 de setembro. O ciclo conta com produções como Aguirre – A Cólera dos Deuses (1972), filme honrado com prêmios como o da Sociedade Nacional de Críticos de Cinema, de Melhor Fotografia, e o Prêmio de Cinema Alemão, também na mesma categoria. A obra, realizada em solo peruano e baseada em fatos históricos, relata a ambiciosa expedição de conquistadores espanhóis em busca do Eldorado, a lendária cidade de ouro, com enfoque nos efeitos mentais e emocionais sofridos por homens em situações-limite. A produção idealizada na natureza primitiva divide as telas com o cenário de temperaturas extremas, em Fata Morgana (1971),  considerado um dos filmes mais visionários do alemão Herzog. A produção que se passa na região do Saara é composta pelo enredo de uma aventura impressionante e carregada de críticas à civilização. Os créditos e os direitos de imagens da Werner Herzog Film GmbH.
Além da exibição de produções herzogianas, a Sala Redenção abre as portas para mais uma edição da bem sucedida Sessão Incluir. O cinema acessível, com audiodescrição para o público com deficiência visual, convida a todos para prestigiar a obra de Daniela Sallet, diretora e roteirista de Hermenegildo (2019). O documentário denuncia o acidente ambiental no extremo sul do Brasil, na Praia do Hermenegildo, através dos olhares sensíveis do jornalista Marco Antônio Villalobos após quarenta anos do maior desastre ecológico do Estado. A sessão é gratuita e acontece no dia 18 de setembro, às 14h. Ainda na próxima quarta-feira, 18, o Cinema Universitário conta com a exibição de Piratas da Informática – Piratas do vale do silício (1999). A obra dirigida por Martyn Burke faz parte da Sessão Inovação nas Telas, uma série de cinedebates que pauta temas como empreendedorismo e inovação, tanto na tela quanto na conversa com personalidades referentes nas áreas. 
Ainda nesta semana, a Sala Redenção transmite o documentário de Ana Flauzina, Além do Espelho (2017), no dia 19 de setembro, às 19h. A produção compõe o projeto Cinemas em Rede, uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Governo Federal. Resistência negra, o cenário internacional contemporâneo e os desafios do racismo são alguns dos temas provocados pelo jornalista Edson Cardoso e o cineasta etíope Haile Gerima. As reflexões continuam após a sessão, agora propostas por Flauzina, em um debate gerado e transmitido a partir da Universidade Federal da Bahia, UFBA.

Veja a programação completa pelo site oficial clicando aqui. 




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sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (13/09/19)

Legalidade 

Sinopse: Brasil, 1961. Quando Jânio Quadros renuncia à presidência do Brasil, o vice-presidente João Goulart torna-se o sucessor natural ao cargo. No entanto setores da sociedade, liderados pelos militares, clamavam pelo impedimento da posse de Jango, temerosos de suas posições de esquerda. 

Rainha de Copas 

Sinopse: Anne é uma advogada do direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada com lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido Peter que acaba de se mudar para sua casa.


Quem Você Pensa que Sou

Sinopse: Desconfiada de seu marido Ludo, Claire Millaud, de 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. Alex, amigo de seu marido, é uma das pessoas com a qual o avatar interage. O homem acaba se apaixonando por Clara, enquanto Claire, por trás das telas, também nutre um sentimento de amor por Alex. 

Marés
 
Sinopse: Valdo (Lourinelson Vladmir) é um fotógrafo muito talentoso que está se separando de esposa, Clara (Julieta Zarza), com quem tem uma filha de três anos. Depois de anos negligenciando o alcoolismo em sua vida, ele se vê em uma situação muito arriscada e percebe que dar continuidade a essa condição significa perder a guarda da filha que tanto ama.
Divaldo - O Mensageiro da Paz

Sinopse: "Divaldo - O Mensageiro da Paz” traz para o cinema a biografia do líder humanitário brasileiro Divaldo Franco, desde sua infância no interior da Bahia até sua consagração como filantropo e orador em prol da divulgação da doutrina espírita no Brasil e no mundo.

Tsé

Sinopse: Tsecha Szpigel foi uma judia polonesa que migrou para o Brasil em 1949, onde morreu mais de 50 anos mais tarde. Contada pela própria Tsé, por seus netos e bisnetos, a sua jornada começa no ponto em que sua mãe a atira, ainda criança, de um trem que as leva para um campo de concentração durante o regime nazista.

Peterloo

Sinopse: Em 1819, as forças britânicas matarem quinze pessoas e feriram mais de setecentas durante um protesto pacífico pelos direitos à voto em Manchester, Inglaterra. O episódio ficou conhecido mundialmente como o Massacre de Manchester.

Adeus à Noite

Sinopse: Muriel (Catherine Deneuve) é uma mulher idosa que viveu na Argélia durante muitos anos, e hoje comanda uma fazenda na França, onde diversos jovens de talento são treinados para a equitação. Ela possui um carinho especial pelo neto Alex (Kacey Mottet Klein), com quem não se encontra há anos.

Vai Que Cola 2: O Começo

Sinopse: Antes de Dona Jô ter uma pensão. Antes de Jéssica conhecer Máicol. Assim que Ferdinando desembarcou no Rio e quando Terezinha ainda vivia com Tiziu... Era uma vez "Vai Que Cola - O Começo". Uma feijoada no Morro do Cerol põe juntos pela primeira vez os personagens que conquistaram o público na TV e no cinema. 

Abigail e A Cidade Proibida

Sinopse: Lá, vive uma jovem chamada Abigail (Tinatin Dalakishvili), que, ainda criança, teve seu pai levado da cidade onde moravam por ter sido afetado por essa doença misteriosa. Mais velha, Abigail decide quebrar as regras e passar por cima das autoridades da região para ir à procura de seu pai.

A Música do Tempo

Sinopse: O documentário aborda a trajetória e a importância do Grupo de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, que se debruça sobre a musicalidade medieval e renascentista.

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Cine DIcas: Próximas Atrações do Clube de Cinema de Porto Alegre

No próximo Sábado as 13h50 na Cinemateca Capitólio Petrobras assistiremos ao filme "O fim da viagem, o começo de tudo" (Tabi no Owari Sekai no Hajimari).  

Pré-estreia do mais recente filme de Kiyoshi Kurosawa.
Ingressos para o público em geral: R$ 16,00 e R$ 8,00.
Associados do Clube de Cinema não pagam.
​Duração: 119 min
Nacionalidade: Japão, Uzbequistão, Qatar
Data de lançamento: 12 de setembro de 2019 (Brasil)
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Cinematografia: Akiko Ashizawa
Roteiro: Kiyoshi Kurosawa
Indicações: Variety Piazza Grande Award, Prix du Public UBS
Sinopse: A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Apesar do perfil internacional do programa, Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudaram sua visão da vida.

No próximo DOMINGO (15/09) as 10h15 na Sala Paulo Amorim, Casa de Cultura Mário Quintana; assistiremos ao filme "Entre Tempos" (Ricordi?). 

Duração: 106 minutos. 
Nacionalidade: Itália / França, 2018. 
Direção: Valerio Mieli
Elenco: Luca Marinelli, Linda Caridi, Giovanni Anzaldo
Sinopse: Casados há alguns anos, Lui e Lei têm uma vida em comum marcada por lembranças, tempos felizes, algumas dificuldades e um amor intenso. O que chama a atenção é que os dois são completamente diferentes: enquanto ela é positiva e acredita em um futuro brilhante, Lei não consegue deixar de viver no passado e sempre prefere ver os fatos com um tom mais sombrio.

Sessão gratuita apenas para associados. 
Demais presentes pagarão meia entrada: R$ 7,00.  


Faça parte do Clube de Cinema de Porto Alegre.  
Mais informações através das redes sociais:
twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'Histórias Assustadoras para Contar no Escuro'

Sinopse: A cidade de Mill Valley é assombrada há décadas pelos mistérios envolvendo o casarão da família Bellows.  

Em tempos de nostalgia, principalmente com relação aos anos oitenta, era questão de tempo que alguém fosse resgatar um material literário daqueles anos e para serem então adaptados para o cinema atual. Mesmo correndo o risco de déjà vu, ao menos, os realizadores possuem um público garantido e ganhando assim uma bela fatia do bolo. Porém, é preciso destacar que "Histórias Assustadoras para Contar no Escuro" possui as suas qualidades, mesmo que a intenção ali seja para se criar uma nova franquia em meio a tantas hoje em dia.
Dirigido por André Øvredal, do filme "A Autópsia" (2017) e produzido pelo mestre Guilherme Del Toro, o filme conta a história da cidade de Mill Valley, que é assombrada por vários anos pelos mistérios envolvendo a casa da família Bellows. No final do século 19, a jovem Sarah Bellows, uma garota que mantinha um mau relacionamento com os pais, foi ao porão para escrever um livro repleto de histórias aterrorizantes. Vários anos depois, mais precisamente em 1968, um grupo de adolescentes descobre o livro e começa a investigar o passado de Sarah, mas as histórias do livro começam a se tornar  verdadeiras.


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O filme adapta um contemporâneo de Stephen King, Alvin Schwartz, cuja série de "terror de acampamento" se estendeu por três coleções de contos, publicadas entre 1981 e 1991. Schwartz e King pegaram a época áurea do horror juvenil, pois só no ano de 1981 foram lançados "Um Lobisomem Americano em Londres", "Grito de Horror", "A Morte do Demônio", o segundo "Sexta-Feira 13" e o segundo "Halloween", além de "Pague para Entrar, Reze para Sair". Agora no cinema, "Histórias Assustadoras" inevitavelmente levanta comparações, em meio ao revival do horror teen.
Porém, é preciso destacar que o filme possui as suas qualidades, pois o roteiro usa eventos de 1968 como pano de fundo e sintetizando os temores daqueles tempos longínquos. Logo de cara o filme presta uma homenagem ao clássico "A Noite dos Mortos Vivos" (1968), que por sua vez era uma crítica social dentro do seu argumento proposto. Vale destacar que foi o ano que Richard Nixon foi eleito presidente, o Vietnã estava explodindo e com ele elevando o número de corpos de soldados norte-americanos.
Portanto, o horror do mundo real fica em volta dos jovens protagonistas da trama, sendo que, talvez, as raízes desse horror em solo norte americano tenham criado um monstro e do qual não descansa devido a tanto ódio. É aí que a fórmula de horror teeen entra em cena e fazendo com que essa nova geração atual se lembre da série "Stranger Things". Porém, são duas histórias distintas se formos compara-las uma com a outra, mesmo usando fórmulas de sucesso um tanto que parecidas.
Aliás, é preciso destacar que, tecnicamente, o filme é certeiro ao não exagerar nos efeitos visuais, mas sim usando velhos recursos, principalmente com alguns vistos nos anos oitenta. Em tempos em que os efeitos visuais não impressionam mais, as técnicas de maquiagem, alinhadas com bonecos animatrónicos, trazem, portanto, um novo frescor aos olhos. Não há como não se assustar com a sequência do corredor vermelho, desde já o momento mais assustador do longa como um todo.
Infelizmente, ou não, o filme fica em aberto para uma eventual sequência. Logicamente é uma forma para se adaptar outras histórias do livro de Alvin Schwartz, mas que nos vem também aquela sensação de que tudo é uma forma para nascer uma nova franquia e fazendo assim o estúdio ganhar um grande lucro através dela. Polêmicas à parte, "Histórias Assustadoras para Contar no Escuro" é um ótimo entretenimento para os fãs do horror, mesmo quando alguns sentirem uma pequena sensação de déjà vu. 



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Cine Dica: Noites na Cinemateca, Projeto Raros e pré-estreia de O Fim da Viagem, o Começo de Tudo

CINEMA E DANÇA DURANTE A MADRUGADA
PROJETO RAROS EXIBE CLÁSSICO DO CINEMA DE ARTES MARCIAIS
PRÉ-ESTREIA DE KIYOSHI KUROSAWA
DRAGON INN: A ESTALAGEM DO DRAGÃO

Neste sábado, 14 de setembro, às 23h59, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a terceira edição do projeto Noites na Cinemateca, que promove maratonas cinematográficas temáticas na madrugada de sábado para domingo. Nesta edição, que coincide com a realização do 26º Porto Alegre em Cena, o tema será Cinema & Dança e terá como atrações um programa de documentários, um filme surpresa (uma produção internacionalmente cultuada, lançada há mais de 30 anos) e o clássico da era de ouro dos musicais hollywoodianos Entre a Loura e a Morena, estrelado por Carmen Miranda.
O Noites na Cinemateca faz parte das ações do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – Programação Especial 2019. Entre os meses de março e novembro deste ano, a Cinemateca Capitólio Petrobras promoverá uma programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras através da Lei Rouanet/Governo Federal e cooperação cultural da Fundacine – Fundação Cinema RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura/Coordenação Cinema e Vídeo.
O ingresso para o Noites na Cinemateca tem o valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), e é válido para as três sessões da maratona. Entre uma sessão e outra, haverá pequenos intervalos para os espectadores dispostos a atravessarem essa madrugada marcada por muita música e dança poderem recarregar suas energias. Caso haja disponibilidade de lugares, também serão colocados à venda ingressos para quem desejar assistir a apenas parte da programação.
23:59 – Documentários de Dança (Movimento à Margem, A Dançarina de Ébano e O Homem que Dança)
02:00 – Filme Surpresa (110 minutos)
04:00 – Entre a Loura e a Morena (The Gang’s is All Here), de Busby Berkeley (EUA, 1943, 100 minutos)

PROGRAMAÇÃO

Documentários de Dança
Movimento à Margem, Lícia Arosteguy e Lucas Tergolina (Brasil, 2018, 20 minutos).
Localizada na Usina do Gasômetro, a sala 209 foi um espaço público dedicado ao desenvolvimento e difusão da dança contemporânea em Porto Alegre. A partir do relato dos artistas do Coletivo de Dança da Sala 209, o documentário traça um panorama do trabalho desenvolvido nesse espaço e o contexto que levou ao encerramento de suas atividades.

A Dançarina de Ébano (La Danseuse d’Ébène), de Seydou Boro (França 2002, documentário, 52 minutos).
Documentário sobre uma das maiores personalidades da dança de origem africana, Irène Tassembédo – natural de Burkina Fasso, onde o filme foi inteiramente rodado. Este “retrato filmado” contribui para a restauração de todo um segmento da história da dança, investigando os laços e as tensões existentes entre dois continentes e duas culturas. Irène Tassembédo reside na França há 20 anos. Em 1978, em Burkina Fasso, foi selecionada para freqüentar a escola Mudra-África, fundada por Maurice Béjart em Dacar e dirigida por Germaine Acogny. Conhecer Irène Tassembédo conduz à reflexão sobre um tema essencial: a questão do corpo, tanto em termos dos seus valores como do seu imaginário, e a concepção particular que ele assume para os dançarinos africanos confrontados com a aprendizagem da dança contem.
O Homem que Dança (Homme qui Danse), Rosita Boisseau e Valérie Urréa (França, 2004, documentário, 59 minutos).
Angelin Preljocaj, Christian Bourrigault, Dimitri Chamblas, Mark Tompkins, François Verret, Alain Buffard, Kader Belarbi, Josef Nadj e Philippe Decouflé são alguns dos artistas – todos do sexo masculino – retratados na tela. Amadurecido durante muito tempo, este projeto da crítica de dança Rosita Boisseau e da cineasta Valérie Urréa reúne trechos de espetáculos e entrevistas em torno de uma questão central: o homem e a dança. No documentário, o tema é explorado passo a passo a partir de um mesmo ponto de vista. Ao abrir espaço para que “os homens que fazem viver a dança contemporânea”, ou seja, intérpretes e coreógrafos com sólidas trajetórias profissionais se expressem sobre uma mesma figura, o homem e a sua identidade.

Filme Surpresa
Uma obra-prima do cinema europeu realizada há mais de três décadas, na qual a dança desempenha papel central. Um filme adorado pelos cinéfilos à época de seu lançamento, permaneceu meses em cartaz em Porto Alegre, mas há anos não é exibido nos cinemas brasileiros. Além de ter colecionado prêmios pelo mundo, foi um êxito tanto de público quanto de crítica.

PROJETO RAROS EXIBE CLÁSSICO DO CINEMA DE ARTES MARCIAIS
Dragon Inn: A Estalagem do Dragão, uma obra-prima do cinema de artes marciais dirigida pelo mestre King Hu, é a próxima atração do Projeto Raros! A edição especial da sessão faz parte da mostra O Cinema da Ásia, que segue em exibição na Cinemateca Capitólio Petrobras até o dia 18 de setembro. A sessão será comentada pelo pesquisador César Almeida, organizador das duas edições do livro Cemitério Perdido dos Filmes B, e curador da mostra Mestres & Dragões - A Era de Ouro das Artes Marciais, realizada na Sala Redenção em 2013. Entrada franca.

PROJETO RAROS ESPECIAL:
13/09 – 20h
DRAGON INN: A ESTALAGEM DO DRAGÃO
(Dragon Inn)
Taiwan/Hong Kong, 1967, 111 min, HD para DCP

Direção: King Hu
China, ano de 1457. O ministro da defesa é executado, e seus dois filhos são condenados ao exílio por ordem do tirânico Tsao. Temeroso por uma futura vingança dos jovens, Tsao envia cruéis soldados para assassiná-los, mas um valoroso grupo de espadachins pode mudar o rumo da batalha na Estalagem do Dragão. Um dos wuxia mais influentes de todos os tempos, obra-prima do renomado realizador King Hu. Nos anos 2000, o filme foi homenageado por Tsai Ming-liang em uma de suas obras-primas, Adeus Dragon Inn.

PRÉ-ESTREIA DE NOVO FILME DE KIYOSHI KUROSAWA
A partir de sexta-feira, 13 de setembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove sessões de pré-estreia de O Fim da Viagem, o Começo de Tudo, novo filme do diretor japonês Kiyoshi Kurosawa. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos. 

O fim da viagem, o começo de tudo
um filme de Kiyoshi Kurosawa
119 min., 2019, Japão/Uzbequistão/Qatar, DCP

distribuição: Zeta Filmes
sinopse A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Apesar do perfil internacional do programa, Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudaram sua visão da vida.

GRADE DE HORÁRIOS
12 a 18 de setembro de 2019

12 de setembro (quinta-feira)
14h – Kinoclube: Edward Mãos de Tesoura
17h – Cães Errantes
19h30 – Amor até as Cinzas

13 de setembro (sexta-feira)
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – Cassandro, o Exótico
18h – Quando os Meus Pais Não Estão Em Casa
20h – Projeto Raros (Dragon Inn + debate com Cesar Almeida)

14 de setembro (sábado)
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – Dersu Uzala
20h – O Funeral das Rosas
23h59 – Noites na Cinemateca: Cinema e Dança

15 de setembro (domingo)
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
16h – A Assassina
18h – Norte, O Fim da História

17 de setembro (terça-feira)
17h – Creepy
19h30 – Em Chamas

18 de setembro (quarta-feira)
14h – O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (pré-estreia)
17h – Cemitério do Esplendor
19h30 – Cães Errantes

A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019 aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela FUNDACINE – Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da PETROBRAS. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.



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