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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Cine Dicas: Estreias do final de semana (22/11/18)

INFILTRADO NA KLAN
Sinopse: Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo através de telefonemas e cartas, e quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.


SLAM: VOZ DE LEVANTE
Sinopse: Uma atividade cada vez mais comum no país nos últimos anos, as Poetry Slams são batalhas de poesia performáticas que atraem ouvintes de diferentes realidades sociais e vivências.

O SEGREDO DE DAVI
Sinopse: Davi é um tímido estudante de cinema que esconde um passado sombrio. Ao visitar sua vizinha, Maria, um instinto esquecido vem à tona e ele comete seu primeiro assassinato. Na manhã seguinte, para surpresa de Davi, Maria reaparece em seu apartamento e passa a influenciar o garoto a seguir numa jornada de crimes que revelarão sua verdadeira natureza: a de um serial killer.

O Fantástico Patinho Feio 
Sinopse: Nos anos 1960, quatro jovens de Brasília decidiram construir um carro para competir na segunda maior corrida do país, os 500 km de Brasília. Pilotando contra outros 33 veículos, a maioria de grandes marcas internacionais, eles largaram em último lugar mas conseguiram terminar a corrida na segunda posição.

A Voz do Silêncio 
Sinopse: O passar dos anos é impiedoso para todos. Sete personagens aparentemente comuns conduzem suas vidas buscando, cada um, aquilo que acredita lhe trazer satisfação pessoal. Mas, mesmo com vidas distintas e distantes, eles se aproximam pela maneira como orientam suas existências com base em preocupações mundanas.

SEQUESTRO RELÂMPAGO
Sinopse: Matheus e Japonês são dois jovens, não amigos, mas que se juntam para realizar uma série de sequestros na noite de São Paulo. A primeira vítima é Isabel, uma garota de 21 anos que está saindo de um bar. Os três estão nervosos. Quando encontram o primeiro caixa eletrônico, ele está quebrado. Os bandidos percebem que não conseguirão encontrar outro antes da manhã do dia seguinte. Mantendo-a refém, dirigem de um lado para o outro, decidindo o que fazer com ela.
PO
Sinopse: Patrick, mais conhecido como Po, é uma criança com traços de autismo que sofre com o recente falecimento da mãe. Esta situação faz com que ele constantemente mergulhe em um mundo imaginário, onde é apenas um garoto sem preocupações rodeado por amigos. Quem tenta ajudá-lo a superar este momento é seu pai, David, que precisa se dividir entre a criação do filho e o trabalho, extremamente exigente.


REFÉM DO JOGO
Sinopse: Durante a final de um grande evento esportivo, um grupo de bandidos sequestra um estádio lotado e mantém as pessoas oprimidas por meio da violência. É quando um homem, que durante anos esteve a serviço militar, usará seus recursos com a ajuda de alguns voluntários para salvar a todos.

O COLAR DE CORALINA
Sinopse: A menina Aninha, futura poeta e doceira, é uma criança considerada feia, frágil, desajeitada e oprimida por praticamente todos que a cercam. Ela encontra no jogo da amarelinha um meio de superar os próprios limites e, na imaginação, uma fuga do meio opressivo em que vive. Sua infância, marcada pela rejeição, é relembrada na vida adulta por sua ligação afetiva e trágica com o prato azul-pombinho, último de uma coleção de noventa e duas peças, pertencente à sua bisavó Antônia.


PARQUE DO INFERNO
Sinopse: Durante a noite de Halloween, um grupo de amigos começa a ser perseguido por um assassino mascarado em um parque de diversões temático. O mais terrível é que todas as atrocidades cometidas pelo criminoso são praticadas na frente do público alienado presente no local. Eles acreditam que tudo faz parte do “show”, ignorando os pedidos de socorro dos jovens.



Cine Dica: Cine Esquema Novo 2018 (22 a 28 de novembro)

Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira 2018 ocorre de 22 a 28 de novembro em Porto Alegre
Tinta Bruta

Três Mostras, oficinas e seminários integram programação que ocorre na Cinemateca Capitólio Petrobras, Goethe-Institut Porto Alegre e Ocupação Utopia e Luta
O Cine Esquema Novo – Arte Audiovisual Brasileira 2018 ocorre entre os dias 22 e 28 de novembro, com atividades gratuitas na Cinemateca Capitólio Petrobras, Goethe-Institut Porto Alegre e Ocupação Utopia e Luta. São três mostras, duas oficinas e dois seminários que integram a programação do evento, que em 2018 completa 15 anos de existência e chega a sua 12ª edição.
A programação do Cine Esquema Novo inicia em grande estilo, com uma sessão de abertura especial: no dia 22 de novembro às 20h na Cinemateca Capitólio o público poderá conferir o show do trio instrumental Reverba Trio, Por um Punhado de Trilhas, onde o grupo executa versões de grandes clássicos do cinema, como O Poderoso Chefão, Tubarão, Amarcord, Blade Runner,  A Primeira Noite de um Homem e ET, o extraterrestre. Os arranjos compostos tradicionalmente para grandes orquestras foram convertidos para o formato power trio formado pelo guitarrista Julio Cascaes, o baixista Régis Sam e o baterista Gustavo Telles. Por um Punhado de Trilhas contará com projeções e imagens selecionadas por Carolina Grimm.  
Após a apresentação, a Mostra Competitiva Brasil abre sua programação às 21h com a exibição de A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra. A Mostra Competitiva Brasil apresenta 39 obras – 35 exibidas na Cinemateca Capitólio e quatro videoinstalações expostas no Goethe Institut, corealizadores do CEN 2018. seleção conta com 13 projetos dirigidos por grupos, 13 realizadoras e 36 realizadores.
Serão 35 obras exibidas na Cinemateca Capitólio e quatro videoinstalações que serão expostas no Goethe-Institut Porto Alegre, co-realizadores do CEN 2018. A seleção conta com 13 projetos dirigidos por grupos, 13 realizadoras e 36 realizadores. Temáticas como feminismo, empoderamento da negritude, política atual, colonialismo, questões indígenas, pertencimento, religião, queer, entre outras, pautam os títulos selecionados de onze Estados brasileiros e nove produções assinadas por brasileiros realizadas no exterior (ou em coprodução internacional).
“Neste amplo panorama da recente produção autoral e independente do país, fica bastante claro que será uma edição extremamente posicionada e política”, afirmam os curadores que assinam a seleção, Jaqueline Beltrame, Ramiro Azevedo e Vinicius Lopes.  A lista integra títulos como “Sol Alegria”, de Tavinho Teixeira e sua filha Mariah Teixeira, uma ficção científica lo-fi, onde uma família nada tradicional corre por um país dominado por uma junta militar e pastores corruptos; “Supercomplexo Metropolitano Expandido”, de Guerreiro do Divino Amor, que investiga como forças ocultas e ficções de diferentes naturezas, sejam elas geográficas, sociais, midiáticas, políticas ou religiosas, interferem na construção do território e do imaginário coletivo a ideia de cidade-máquina em São Paulo; e “Azougue Nazaré” de Tiago Melo, eleito o melhor filme da mostra Bright Future da 47ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã,  que incorpora elementos sobrenaturais em um retrato quase antropológico de uma pequena comunidade canavieira, dividida entre o Maracatu e o evangelismo.
Destaque também para “Majur”, documentário de Rafael Irineu Alves Lacerda que mostra um ano na  vida de Majur, chefe de comunicação de uma aldeia no interior do Mato Grosso; “O Peixe”, curta-metragem documental experimental que retrata uma vila de pescadores que tem o ritual de abraçar os peixes ao pesca-los; além de “Terremoto Santo” de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, um curta musical com jovens cantores da cena da música evangélica da cidade de Palmares em Pernambuco, explorando com poesia e uma direção de fotografia muito autêntica a cultura evangélica do país.
O festival que, há quinze anos e onze edições derruba as barreiras simbólicas e experienciais entre o cinema e as artes visuais para exibir obras tanto na tradicional sala de cinema quanto em galerias de arte e espaços públicos, apresentará a performance “Título Provisório Para Obras de Formação Indeterminada”, de Marcelo Birck. Realizada em tempo real, exibe animações feitas à mão em super-8, antigas lâminas de lanterna mágica, e slides encontrados com som gerado a partir de um processo similar à montagem do cinema, transposto para outro material: vinis cortados a laser e recolados.
Entre os realizadores gaúchos, destacam-se “Tinta Bruta”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, premiado como Melhor Longa Metragem no 68º Festival Internacional de Cinema de Berlim e “Música para quando as luzes se apagam” de Ismael Canepppelle.
O público poderá conferir três filmes com sessões acessíveis na Cinemateca Capitólio Petrobras: no dia 23 de novembro, às 17h, será exibido o longa A Cidade dos Piratas e no dia 27, às 15h, os filmes profanAÇÃO e Majur.
A Mostra Competitiva premiará ao final do evento, no dia 28 de novembro, às 20h, na Cinemateca Capitólio, o Grande Prêmio Cine Esquema Novo 2018 e cinco Prêmios Especiais do Júri (o Júri Oficial poderá outorgar até cinco prêmios, de forma livre, dentre todas as obras em competição), com apoio da Locall. O júri desta edição é composto por Leo BomFim, Renata de Lélis e Romy Pocztaruk.
O realizador alemão Philip Widmann, artista convidado do CEN 2018, vem a Porto Alegre para exibição de mostra e seminário com entrada franca no Goethe-Institut Porto Alegre. Topographical Translations reúne trabalhos que tentam situar questões de representatividade e inteligibilidade na visibilidade de superfícies construídas e crescidas, contrastando com a evanescência do discurso escrito e falado. O artista apresentará dois programas no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre: às 14h, os curtas Fictitious Force, Das Gestell (ambos de Widmann), em diálgo com os filmes The Voice of God (de Bernd Lützeler) e Nutsigassat (Translations) (de Tinne Zenner), e às 16h, o primeiro longa-metragem do realizador, Szenario. Às 17h30, Widmann promove um Seminário com entrada franca. Os filmes possuem legendas em português e o seminário será realizado em inglês. No dia 26, a mostra tem reprise nos mesmos horários.
O Duo Strangloscope, dos artistas Cláudia Cárdenas & Rafael Schilchting, promove a mostra Existir/Resistir no dia 27, na Cinemateca Capitólio. A dupla executa a performance Carcará, com filmes e projetores 35mm, 16mm e Super 8 e apresenta uma curadoria de seis filmes experimentais de artistas do México, Argentina, EUA, Espanha, Venezuela e  França, três deles em 16mm, que refletem e dão forma a questões sobre existência e resistência.
Duas oficinas integram a programação do evento: Crítica no Brasil Hoje, ministrada pelo jornalista e crítico de cinema Daniel Feix, ocorre nos dias 22, 23 e 26 de novembro, na Cinemateca Capitólio. O curso de três módulos sobre análise de filmes na contemporaneidade com foco na produção atual cinematográfica brasileira ocorre das 15h às 18h e tem 20 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site do festival. Já o projeto Câmera Causa, ministrado por Gustavo Spolidoro e Jadhe Fucilini, ocorre nos dias 24 e 25 de novembro na Ocupação Utopia e Luta e contará com projeções dos filmes realizados na oficina no dia 27, no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre.
Oficina voltada para pessoas são pertencentes ou atuam junto a projetos sociais e grupos em vulnerabilidade social. O intuito é levar a estes grupos/pessoas uma reflexão e prática da realização audiovisual voltada a criação de conteúdo que possa ser utilizado como divulgação do trabalho destes grupos, sua realidade e causas. As inscrições estão abertas até 18 de novembro e as 20 vagas serão preenchidas mediante seleção, feita pelo site do festival. A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 20.
No sábado, 24 de novembro, das 10h30 às 12h, a artista visual, professora de Artes Visuais na  UFRGS Elaine Tedesco, professor da Unisinos e Doutorando em Poéticas Visuais pela UFRGS James Zortéa e a jornalista, doutora em cinema e professora da PUCRS Maria Henriqueta  Creidy Satt integram o Seminário Pensar a Imagem, no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre. A atividade é uma reflexão sobre a imagem contemporânea, abordando especificidades teóricas, técnicas, conceituais, narrativas e de circulação, entre outros aspectos, associados à produção autoral e experimental de imagens no século 21. Não é necessária inscrição prévia.
Com financiamento do edital de apoio a festivais e mostras do Ministério da Cultura / Secretaria do Audiovisual, o Cine Esquema Novo 2018 ocorre na Cinemateca Capitólio e Goethe-Institut Porto Alegre. O CEN é uma realização da ACENDI – Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem, em co-realização com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre através da Secretaria Municipal da Cultura e Cinemateca Capitólio Petrobras e Goethe-Institut Porto Alegre, apoio institucional TECNA PUCRS, apoio de premiação da Locall e apoio Prime Box Brazil, Unisinos FM, Grupo RBS, Studio Leo Zamper, rogerlerina.com.br e Ocupação Utopia e Luta. Mais informações, acesse: 


@cineesquemanovo

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: O Grande Circo Místico



Sinopse: A história de cinco gerações de uma mesma família circense, da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 aos dias de hoje. Celavi, o mestre de cerimônias que nunca envelhece, mostra as aventuras e os amores dos Knieps, do apogeu à decadência.



“O tempo destrói tudo”. Essa frase é citada no filme francês Irreversível de Gaspar Noé, mas que pode ser muito bem reaproveitada por outros filmes, onde se vê o retrato do auge e a decadência de alguém, ou até mesmo de algum lugar. O Grande Circo Místico segue essas duas linhas de pensamento, onde retrata o auge, queda, mas também uma possível redenção de uma família circense que tenta manter durante um século o seu grande show no meio do picadeiro.
Dirigido por Cacá Diegues (Bye Bye Brasil), e baseado no conto Balé de 1982 de Jorge de Lima, o filme acompanha a história de cinco gerações de uma família circense, da qual o seu circo teve grande inauguração no ano de 1910. Ao longo das décadas acompanhamos o auge e a decadências desses artistas enquanto o mundo vai mudando rapidamente. Em meio aos conflitos familiares, Celavi (Jesuíta Barbosa) é o mestre de cerimônia, além de ser observador de tudo que acontece naquele universo familiar. 
O Grande Circo Místico é aquele típico filme que pode muito bem ser mal avaliado num primeiro momento, já que a sua trama se divide entre a fantasia farsante para um realismo, por vezes, cru e do qual nem sempre essa união trás bons frutos. Contudo, a trama nos encanta já em sua apresentação, onde a fotografia com suas cores berrantes, além de uma edição de arte caprichada, conquistam a nossa atenção de forma imediata. Aliás, é preciso ser cego para não se encantar com a presença sempre fortíssima da atriz Bruna Linzmeyer que, como sempre, nos conquista com a sua beleza, talento e se misturando com as cores quentes daquele cenário.
Porém, aos poucos, as luzes e cores vão dando lugar a uma fotografia pálida, suja e representando os ventos da mudança. Embora vamos conhecendo personagens que nascem e morrem ao longo dos cem anos desse circo, Celavi é o único que não envelhece e ganhando certo estranhamento para aqueles que assistem. Em minha opinião Celavi seria representação da alma daquele universo circense e se casando perfeitamente com aquela velha frase “o show precisa continuar”.
Curiosamente, embora quase nunca seja destacada explicitamente, a história do Brasil é representada através da história que aquela família passa. Nascendo nos primeiros anos da democracia, o circo vai mudando conforme o que o país vai passando, de valorizar pelo que é seu, mas sendo substituída pela ideia de vender as suas posses pela melhor proposta que for lançada. Se isso é sentido na geração comandada pelo ganancioso Jean Paul (Vincent Cassel), isso vai aos limites da tolerância em sua reta final da história.
Mas antes do derradeiro final, a geração comandada por Margarete (Mariana Ximenes, ótima), passa pelos tempos em que as cores e a magia cultural brasileira vai dando lugar às doutrinações, censuras tanto elas vindas de uma política golpista, como também da própria igreja. Margarete seria uma representação de um povo moldado por essas regras, da qual não consegue se desvencilhar: a cena em que ela passa por um momento traumático, para logo depois se revelar quem ela é através da imagem do seu corpo, sintetiza muito bem esse pensamento.
Em sua reta final, vemos um circo acabado, desolado e perdendo os seus bens mais preciosos. Seria, no meu entendimento, um Brasil sendo vendido a preço de banana para os estrangeiros e lhe restando somente um sonho do que poderia um dia ter se tornado. Os minutos finais com certeza muitos irão reprová-lo por não saberem compreender num primeiro momento, mas vejo ali um país nu, que vende o que tem, mas tendo ainda a esperança de resgatar o que já foi um dia. Com trilha sonora de Chico Buarque e Edu Lobo, incluindo canções belíssimas como “Beatriz” e “Ciranda da Bailarina”, O Grande Circo Místico é a representação de tempos mais dourados para degradação de um país sendo devorado pelo próprio capitalismo. 

Cine Dica: Programação CineBancários 22 a 28 de novembro




EXCELENTÍSSIMOS

Brasil, 2018, Documentário, 152 min.

Direção: Douglas Duarte

Sinopse: EXCELENTÍSSIMOS é um registro a quente dos fatos, personagens e articulações por trás da maior crise política do país desde a redemocratização. Gravado dentro do Congresso ao longo dos meses em que corria o impeachment, o filme retrata quem, como e porque se derruba uma presidente.




SUENO FLORIANÓPOLIS

Brasil/Argentina/França I 2018 I Ficção I 104 min.

Direção: Ana Katz

Sinopse:Buenos Aires, Argentina, verão de 1990, Pedro (Gustavo Garzón) e Lucrécia (Mercedes Morán), separados após vinte e dois anos de casamento, decidem viajar de férias com seus dois filhosadolescentes rumo ao litoral Sul do Brasil. Motivados pelo câmbio favorável, caem na estrada em um Renault 12, sem ar-condicionado, e viajam 1.750 km até Florianópolis (Santa Catarina). Juntos, porém separados, conhecem Marco (Marco Ricca) e Larissa (Andrea Beltrão). Pouco a pouco vão descobrindo qual é o sonho de cada um.





GRADE DE HORÁRIOS DE 22 A 28 DE NOVEMBRO:

Não abrimos nas segundas-feiras



Dia 22 de novembro:

14h 30m- Excelentíssimos

17h15m – Sueno Florianopolis

19h - Excelentíssimos



Dia 23 de novembro:

14h 30m- Excelentíssimos

17h15m – Sueno Florianopolis

19h - Excelentíssimos



Dia 24 de novembro:

14h 30m- Excelentíssimos

17h15m – Sueno Florianopolis

19h - Excelentíssimos



Dia 25 de novembro:

14h 30m- Excelentíssimos

17h15m – Sueno Florianopolis

19h - Excelentíssimos



Dia 27 de novembro:

14h 30m- Excelentíssimos

17h15m – Sueno Florianopolis

19h - Excelentíssimos



Dia 28 de novembro:

14h 30m- Excelentíssimos

17h15m – Sueno Florianopolis

19h - Excelentíssimos



Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema ou no site ingresso.com . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.



C i n e B a n c á r i o s

Rua General Câmara, 424, Centro

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230

Fone: (51) 34331204