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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 19 de maio de 2017

Cine Especial: Horror Britânico - Uma Orgia de Sangue e Pavor: FINAL



O curso é amanhã e, portanto gostaria de encerrar essas postagens especiais destacando esse filme abaixo que, para mim, pode ser considerado como obra prima do gênero de horror britânico. Estejam todos comigo nessa atividade amanhã e boas sessões de cinema para todos.     

 O Homem de Palha (1973)



Sinopse:O policial Neil Howie (Edward Woodward) chega à ilha de Summerisle, na Escócia, para investigar o desaparecimento de uma jovem. Logo ele descobre que os habitantes não estão nem um pouco dispostos a colaborar. A tensão e o mistério aumentam ainda mais quando ele conhece o Lord Summerisle (Christopher Lee), um poderoso fazendeiro que lidera uma estranha seita pagã.

Este é um filme incomum, mas bastante interessante, um misto de policial e terror. Após um começo relativamente lento, O Homem de Palha fica cada vez mais intrincado e culmina num final que, hoje talvez soe previsível, mas corajoso para o seu tempo. O filme toca em pontos nem sempre fáceis de serem discutidos: religião, moralismo  como ponto principal o roteiro do dramaturgo Anthony Shaffer, que teve a idéia de escrever um longa diferente dos filmes de terror feitos na época pela produtora inglesa Hammer, que usava artifícios clássicos com sombras, portas fechando sozinhas e barulhos estranhos para assustar. 
Ao invés disso, acertou em cheio no roteiro, criando uma história bem diferente. Um documentário (The Wicker Man Enigma) realizado em 2001 fala da produção, e das dificuldades sofridas pela mesma. Christopher Lee celebra O Homem de Palha como o ponto alto de sua carreira, queixando-se da pouca divulgação - e subseqüente repercussão baixa - do longa-metragem. Este provocativo filme de Robin Hardy, porém, segue cultuada por uma legião de fãs e críticos que o consideram uma obra prima do moderno cinema de horror. Uma coisa é certa, é muito difícil ficar indiferente ao filme.
Falar mais sobre a obra seria estragar as inúmeras surpresas das quais elas contem e de seu final surpreendente.

Leia também: Partes 1, 2 e 3

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Cine Especial: Políticas + Corrupção + Notícias = Verdades?



 Todos os Homens do Presidente

Nos últimos dias o povo brasileiro está sendo bombardeado por notícias das quais estremecem os alicerces de nossa política e afetando então a tão fina e frágil camada de confiança que ainda tínhamos por ela. Em meio a denúncias, com ou sem provas, além das delações premiadas, a mídia, para o bem ou para o mau, vem tendo um papel fundamental para que as pessoas se mantenham informadas com relação aqueles que nos governam. Mas até onde tudo isso é verídico?
Nem vou me estender com o fato de que há meios de comunicação atuais, por exemplo, que decidiram usar os seus recursos para formar um verdadeiro circo, independente de haver ou não provas concretas contra determinados políticos, desde que isso molde a mente das pessoas e nasça então um lucro para a fonte graças a audiência. Felizmente já se foi o tempo em que os nossos recursos para se informar eram limitados, pois temos a internet, por exemplo, para então pesquisarmos em fontes confiáveis e formarmos uma opinião própria com relação ao que está acontecendo. Mas o jornalismo, seja parcial ou imparcial, não é novidade no nosso mundo atual, pois o cinema já fez questão de mostrar que esse cabo de guerra já dura há muito tempo.
Abaixo, segue cinco filmes essenciais e que refletem o que os brasileiros passam atualmente em meio a esse furacão de acontecimentos imprevisíveis.  

 

 A Montanha dos Sete Abutres (1951)



Sinopse: Repórter inescrupuloso (Kirk Douglas) explora o drama de um homem preso em uma mina (Richard Benedict). Ao perceber que esta reportagem pode ser a chance profissional de sua vida, transforma a operação de resgate em um assunto nacional, atraindo milhares de curiosos, cinegrafistas de noticiários e comentaristas de rádio, fazendo uso dos piores expedientes éticos.


Denuncia atroz da chamada imprensa marrom, aquela que vive do sensacionalismo. E não para nisso: a história, co-escrita e produzida pelo próprio Billy Wider, acaba afirmando que esta situação dá ao público o que ele quer. Se a venalidade é suavizada por certos personagens e comportamentos dramáticos, a narrativa sufoca o espectador do começo ao fim. Controlado pelo diretor, Douglas tem uma excelente interpretação até o último segundo de projeção. 


Todos os homens do presidente (1976)



Sinopse: Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford), jornalistas do Washington Post, investigam a invasão da sede do Partido Democrata, ocorrida durante a campanha presidencial dos EUA, em 1972. O trabalho acabou sendo um dos principais motivos da renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, em 1974. Foi o famoso escândalo de Watergate.


Belo e ágil drama político, que muitos consideram como um dos melhores filmes sobre o tão falado escândalo de Watergate que, curiosamente, foi feito pouco tempo depois após á polêmica que abalou os EUA. A forma como o filme é construído em que recria a investigação dos repórteres passo a passo, com certeza ao longo do tempo, serviu de base para a criação de outros filmes sobre investigação, como no caso de Zodíaco de David Fincher. Infelizmente, o diretor Alan J. Pakula só voltaria a fazer um filme tão significativo como esse em A escolha de Sofia, mas depois disso, os outros títulos podem ser considerados dispensáveis.
Outra coisa que ajudou e muito no filme é a química quase contagiante, da parceria de Dustin Hoffman e Robert Redford em cena, onde ambos os personagens que eles interpretam se completam, ao investigar a fundo o importante caso da trama. Muito embora, Jason Robards (Era uma vez no Oeste), roube a cena a cada momento que surge e não é a toa que recebeu um merecido Oscar de ator coadjuvante.

 

Rede de Intrigas (1976)



Sinopse: Apresentador de noticiário (Peter Finch) recebe a notícia de que está demitido em razão dos seus baixos índices de audiência. Um dia, com o programa no ar, comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará na próxima semana, quando o programa estiver no ar. É imediatamente afastado, mas o público pede a sua volta e como a rede estava com problemas de audiência resolve lançá-lo. A partir de então ele passa a encarnar o profeta louco, mas mesmo tendo um comportamento insano a recepção do público é altamente positiva. No entanto, as pessoas responsáveis pela sua ascensão agora querem detê-lo.

Apesar de alguns clichês na trama e nos personagens, o filme é uma sarcástica e absorvente crônica sobre os bastidores da TV. A eterna luta pela audiência e a ligação umbilical que ela tem com a apelação e a falta de propósito. Lumet foi um dos primeiros a retratar com profundidade e nenhuma inocência o que pode acontecer nos corredores da notícia. O limite entre o ousado, o cinismo, a histeria e a falta de noção completa dentro de uma rede de televisão que quer tudo menos perder telespectadores.  Oscar de melhor ator para Peter Finch (que acabou morrendo dias antes da cerimônia), atriz e atriz coadjuvantes para as atrizes Faye Dunaway e Beatrice Straight e melhor roteiro para Paddy Chayefsky.     
 
 O Informante (1999)



Sinopse: Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco concedeu entrevista bombástica ao programa jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acentuar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.

Há dois conflitos fortes nesta produção finalista em sete categorias do Oscar: uma é o que atormenta o executivo Jeffrey (Crowe) em função do seu antigo emprego, o outro aparece nas ameaças da emissora que emprega o produtor Lowell (Pacino). Nesta parte, o filme ganha vigor, apesar dos clichês de suspense, algumas vezes desnecessários e que parecem trapaça narrativa. Há um grande desempenho de Christopher Plummer como o apresentador Mike.

ZODÍACO  (2007)



Sinopse: 1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino, dando detalhes da morte de 3 pessoas e da tentativa de homicídio de outra, com informações que apenas a polícia e o assassino poderiam saber. As três cartas formavam um código que supostamente revelaria sua identidade ao ser decifrado. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista editorial, que descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme "Zaroff, o Caçador de Vidas" (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco. A situação faz com que os detetives David Toschi (Mark Ruffalo) e William Armstrong (Anthony Edwards) e o repórter Paul Avery (Robert Downey Jr.), que trabalham no caso, tornem-se celebridades instantâneas. Graysmith, que trabalha no mesmo jornal de Avery, apenas ajuda quando lhe é permitido. Mas o Zodíaco, como o assassino era chamado, estava sempre um passo a frente.

Baseado em fatos reais sobre os assassinatos em massa que aconteceu devido ao assassino que auto se dominava zodíaco. Até hoje não fica muito claro quem foi ele realmente e o que o filme de David Fincher tenta fazer é trazer uma luz de verdade dessa estranha história. Por alguns momentos, o filme lembra as investigações retratadas em filmes como Todos os Homens do Presidente e JFK, mas o filme fala por si graças a agilidade do diretor em contar a longa história sem cansar.
Destaque para Robert Downey Jr que na época estava se recuperando em sua carreira e se estabelecendo em Homem De Ferro.



Curiosidades: O roteirista Shane Salerno teve a preferência de compra do livro de Robert Graysmith quando tinha apenas 19 anos. Durante anos ele e Graysmith desenvolveram o roteiro do filme, até que os direitos de adaptação foram negociados com a Touchstone Pictures. Mesmo após a venda Salerno escreveu várias versões do roteiro, encomendadas por diversas administrações da Touchstone.




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quinta-feira, 18 de maio de 2017

Cine Dica: Fantaspoa 2017

PROGRAMAÇÃO DO FANTASPOA NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS

A Cinemateca Capitólio Petrobras é uma das principais casas da décima terceira edição do Fantaspoa. Aqui serão realizadas 62 sessões com muitos filmes inéditos na América Latina, em 26 exibições comentadas com diretores e produtores. Entre os destaques, Sessões Petrobras da Meia-Noite com dois clássicos, Hardware - O Destruidor do Futuro, do sul-africano Richard Stanley, e Canibal Holocausto, do italiano Ruggero Deodato, e exibições dos filmes dos três diretores homenageados desta edição, Katt Shea (Strip-Tease da Morte), Jeff Lieberman (Pouco Antes do Amanhecer) e Bill Plympton (Eu me Casei Com Uma Pessoa Estranha!). Também acontecem sessões das mostras competitivas (Ibero-Americana e Internacional) com alguns dos filmes mais aguardados da temporada, como The Void, dos canadenses Jeremy Gillespie e Steven Kostanski, e The Mole Song 2: Hong Kong Cappricion, do cultuado diretor japonês Takashi Miike. A sessão de abertura acontece no dia 19 de maio, às 21h30, com o filme O Livro de Birdie, da diretora inglesa Elizabeth E. Schuch. A noite de encerramento acontece no dia 4 de junho, às 21h30, com a exibição do filme Tragedy Girls, do diretor canadense Tyler MacIntyre. Confira a programação completa no site do festival – http://www.fantaspoa.com/2017/!





GRADE DE HORÁRIOS

19 de maio a 04 de junho de 2017



PREÇO ÚNICO R$ 10,00



19 de maio (sexta)

15h – Salvando Sally

17h – O Morto Conta a Sua História

19h – The Mole Song 2: Hong Kong Cappricion

21h30 – O Livro de Birdie



20 de maio (sábado)

15h – The Lure

17h – The Void

19h – Assassination Classroom 2: A Formatura

21h30 – 13 Histórias Estranhas 2



21 de maio (domingo)

15h – 1974: A Possessão de Altair

17h – 13 Histórias Estranhas 2

19h – Cinelab - Pré-Estreia 3ª Temporada

21h30 – A Repartição do Tempo



23 de maio (terça)

15h – Fashionista

17h – Sem Nome

19h – The Mole Song 2: Hong Kong Cappricion

21h30 – O Morto Conta a Sua História



24 de maio (quarta)

15h – Miruthan

17h – Salvando Sally

19h – Assassination Classroom 2: A Formatura

21h30 – 1974: A Possessão de Altair



25 de maio (quinta)

15h – Interchange

17h – O Invisível

19h – Esta Pedra Gigante de Papel Machê é Realmente Muito Pesada

21h30 – Psiconautas, as Crianças Esquecidas



26 de maio (sexta)

15h – Freddy Eddy

17h – The Lure

19h – Ron Goossens, Dublê de Baixo Orçamento

21h30 – Vovó Está Dançando na Mesa



27 de maio (sábado)

15h – Psiconautas, as Crianças Esquecidas Just Before Dawn

17h – Just Before Dawn

19h – Terror 5

21h30 – Mexico Bárbaro 2

23h55 – Holocausto Canibal (GRATUITO–SEM VENDA ANTECIPADA)



28 de maio (domingo)

15h – Mexico Bárbaro 2

17h – Terror 5

19h – Interchange

21h30 – Freddy Eddy



30 de maio (terça)

15h – Vovó Está Dançando na Mesa

17h – Querida Irmã

19h – Miruthan

21h30 – Strip-Tease da Morte





31 de maio (terça)

15h – A Repartição do Tempo

17h – Don't Kill It

19h – Fashionista

21h30 – Querida Irmã



01 de junho (quinta)

15h – The Void

17h – Esta Pedra Gigante de Papel Machê é Realmente Muito Pesada

19h – Sem Nome

21h30 – Replace



02 de junho (sexta)

15h – Replace

17h – Ron Goossens, Dublê de Baixo Orçamento

19h – Jogo da Morte

21h30 – Dave Fez um Labirinto



03 de junho (sábado)

15h – Dave Fez um Labirinto

17h – Jogo da Morte

19h – A Noite do Virgem

21h30 – Don't Kill It

23h55 – Hardware - O Destruidor do Futuro (GRATUITO–SEM VENDA ANTECIPADA)



04 de junho (domingo)

15h – O Invisível

17h – A Noite do Virgem

19h – Eu me Casei Com Uma Pessoa Estranha!
21h30 – Tragedy Girls