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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 22 de abril de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: AVE, CÉSAR!




Sinopse: Hollywood, anos 1950. Edward Mannix (Josh Brolin) é o responsável por proteger as estrelas do estúdio Capitol Pictures de escândalos e polêmicas e vive um dia intenso quando Baird Whitlock (George Clooney), astro da superprodução Hail, Caesar!, é sequestrado no meio das filmagens por uma organização chamada "Futuro".

Durante as décadas de 40 e 50, enquanto o mundo gradualmente abraçava um cinema mais realista, a partir do que foi visto no cinema neo-realista Italiano, Hollywood ainda se espreguiçava em uma fábrica de sonhos, ou mais precisamente um cinema plástico. Faroestes, filmes bíblicos e musicais eram os lideres de bilheteria naquele tempo, onde se passava a sensação de grandiosidade e perfeição inabalada, bem ao gosto do norte americano daquele período. Mas por detrás das cortinas sempre havia alguma podridão no ar do qual sempre os engravatados escondiam e cabe os irmãos Coen (Fargo) revelar um pouco disso através de inúmeras histórias pertencentes em única teia de eventos.
Ao acompanharmos o dia a dia do produtor de cinema Eddie Mannix (Josh Brolin), ficamos sabendo que ele está mais do que pronto em lançar mais um épico bíblico e estrelado pelo seu astro canastrão Baird Whitlock (George Clooney). Porém, o seu astro é sequestrado por grupo misterioso, mas isso não é tudo. Ele precisa lidar com a gravidez indesejada de sua atriz favorita (Scarlett Johansson), driblar as irmãs gêmeas jornalistas (Tilda Swinton) que buscam por um furo e enfrentar o perfeccionismo de um cineasta (Ralph Fiennes) que não suporta dirigir um astro de faroeste sem talento (Alden Ehrenreich).
São inúmeras sub-tramas, mas que jamais nos deixa confusos, mas sim nos diverte, principalmente por fazer inúmeras referencias a inúmeros clássicos da era de ouro, que são: Quo Vadis, Ben-Hur, Manto Sagrado, Marujos do Amor e etc. Para o cinéfilo é um verdadeiro prato cheio, mas para o marinheiro de primeira viagem é uma verdadeira analise em forma de crítica ácida sobre o que rolava realmente nos bastidores de uma das maiores fábricas cinematográficas do mundo.
Hollywood sempre vendia uma perfeição falsa através dos seus astros, mas eles eram humanos e cheios de falhas. A personagem de Scarlett Johansson, por exemplo, é uma representação de inúmeras atrizes envolvidas em escândalos, que vão desde os casamentos arranjados e traições. Por detrás de um sorriso plástico, sempre se escondia os problemas que vinham graças ao sucesso meteórico.
O filme não poupa nem ao menos a imagem de John Wayne: idolatrado pelos americanos direitistas daquele tempo, aqui o personagem interpretado por Alden Ehrenreich nada mais é do que uma crítica ácida contra o astro, que somente dava certo atuando em inúmeros filmes, mas sendo todos faroestes. Não que os irmos Coen estejam menosprezando a imagem de Wayne, mas sim mais fazendo uma analise de como as engrenagens do cinema americano funciona realmente, pois se uma fórmula rende dinheiro infinitamente, eles a usam até se esgotar por completo.
Isso acaba levando ao ponto sobre os comunistas: perseguidos de uma forma injusta naquele tempo, aqui eles surgem de uma forma bem humorada, mas sem deixar de tocar na ferida, pois Hollywood foi responsável pela destruição da carreira de inúmeros astros, principalmente roteiristas, que chegaram ao ponto de ter que abandonar o seu país unicamente por pensarem de uma forma diferente sobre o capitalismo. Com isso, os irmãos Coen dão tiros para todos os lados com seu retrato daquele tempo e fazendo ecoar e chegar ao cinema dos dias de hoje, pois querendo ou não, Hollywood não mudou muito na forma de arrecadar nas bilheterias a todo custo e criar inúmeros astros da noite pro dia de uma forma, por vezes, forçada. 
Podendo ser interpretado simplesmente com uma continuação do clássico Barton Fink - Delírios de Hollywood, criado também pelos irmãos cineastas, Ave, César! é uma corajosa, porém divertida crítica dos irmãos Coen com relação a uma fábrica de sonhos de décadas passadas, mas que pelo visto ela ainda possui certos vícios lucrativos e vazios até hoje.   



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Cine Dicas: Estreias do final de semana (22/04/16)



A Garota de Fogo

Sinopse: A menina de 12 anos Alicia (Lucía Pollán) está na fase terminal da leucemia. O sonho dela é ganhar o vestido da personagem Magical Girl Yukiro de um anime do qual é muito fã. A peça é muito cara, mas o pai de Alicia, Luis (Luis Bermejo), não mede esforços para realizar esse sonho, nem que tenha se envolver em situações escusas.




Amor por Direito



Sinopse: A policial Laurel Hester (Julianne Moore) descobre que tem uma doença terminal. Como se isso já não bastasse, ela e sua parceira, Stacie Andree (Ellen Page), precisam lidar com o preconceito, pois precisam brigar na justiça para terem os mesmos benefícios de casais heterosexuais. Para isso, o casal conta com a ajuda de Steven Goldstein (Steve Carell), ativista que luta pelos direitos da comunidade LGBT.



Em Nome da Lei



Sinopse: Vitor (Mateus Solano) é um juiz federal disposto a lutar contra o esquema de contrabando e tráfico de drogas na fronteira entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai. Ao chegar com suas ideias preconcebidas, Vitor é atropelado pela realidade e nota que precisa de estratégia e paciência. Para prender o criminoso Gomez (Chico Diaz), o juiz precisará da ajuda da procuradora Alice (Paolla Oliveira) e da equipe do policial federal Elton (Eduardo Galvão). 



Milagres do Paraíso



Sinopse: Uma menina tem uma doença digestiva rara. Ela se acidenta ao cair de uma árvore e consegue sobreviver. Ela conta a sua mãe que chegou a ir até o céu e miraculosamente, a garota fica curada após essa experiência.

 

Nise - O Coração da Loucura



Sinopse: A médica Nise da Silveira (Glória Pires) passou 15 meses presa por causa de seu envolvimento com o marxismo e volta ao trabalho no Hospital Psiquiátrico Pedro II. No entanto, ela entra em conflito com os colegas pelos métodos de tratamento, como lobotomia e eletrochoque. Ela então decide implementar um novo tipo de terapia, focada em pintura e no convívio com animais domésticos.

 

No Mundo da Lua


Sinopse: Um milionário quer colonizar a Lua e ainda tem planos maquiavélicos para execular lá. O governo e a NASA têm sérias dificuldades em impedir isso. Dessa forma entra em ação um grupo de astronautas, entre eles está pai e filho, que não se falam há muito tempo. O neto não quer perder esse reencontro por nada e decide se esconder na nave, embarcando na missão arriscada.

 

O Caçador e a Rainha do Gelo


Sinopse: Quando crianças, Eric (Chris Hemsworth) e Sara (Jessica Chastain) foram capturados pela Rainha do Gelo Freya (Emily Blunt). Os dois foram treinados para serem grandes guerreiros e sempre negarem o amor, regra estabelecida pela Rainha. Eric e Sara cresceram e não conseguem esconder o que sentem um pelo outro e estão dispostos a lutar por isso e enfrentar Freya e sua irmã, Ravenna (Charlize Theron).



Onde o Mar Descansa


Sinopse: No final do século 19, duas mulheres vivem um romance intenso. Mas o relacionamento termina inesperadamente. Uma delas fica desolada com a falta da amada e embarca numa jornada desesperada em busca de sobrevivência e se depara com forças desconhecidas.




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quarta-feira, 20 de abril de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: MOGLI: O MENINO LOBO



Sinopse: O filme acompanha a aventura de Mogli (Neel Sethi), um menino criado por uma família de lobos. Mas Mogli sente que a floresta não é seu lugar quando o tigre Shere Khan (Idris Elba) promete acabar com o garoto. Forçado a deixar seu lar, Mogli embarca numa jornada, acompanhado pela pantera e mentora Bagheera (Ben Kingsley) e pelo divertido urso Baloo (Bill Murray). Durante o percurso, Mogli se depara com criaturas da selva que não são tão bondosas, incluindo Kaa (Scarlett Johannsson), uma cobra cujos sedutores olhar e voz hipnotizam o menino, e Rei Loiue (Christopher Walken), o nobre que tenta convencer Mogli a por para fora o segredo da ilusória flor mortalmente vermelha: o fogo.

A vantagem de eu não ter ainda assistido a animação clássica da Disney Mogli: O Menino Lobo é do fato de eu não perder tempo fazendo comparações com essa nova versão e aproveitar 100% a sessão. Após Malévola e Cinderela, os estúdios Disney parecem dispostos em levar todos os seus clássicos para o cinema com uma nova roupagem, mas mantendo a essência do original. A vantagem dessas novas versões dá de encontro com os mais avançados efeitos visuais atuais, e com isso, Mogli: O Menino Lobo sai na frente em termos de som e imagem e nos proporcionando um verdadeiro show.
Talvez, os efeitos visuais vistos nesse novo filme são o mais novo passo após Avatar, pois os personagens animais são super realistas, ao ponto de crermos realmente que o menino Mogli (Neel Sethi) está realmente contracenando com animais falantes. Isso se fortalece pelo fato dos animadores não terem criado os animais de uma forma semelhante como visto na animação clássica, mas sim que eles se parecessem com animais do mundo real. Não há separação entre animação e cenas reais, elas se fundem de uma maneira jamais vista.
Além disso, é preciso tirar o chapéu com relação ao movimento do protagonista pelos galhos da floresta. Se em 1999 a Disney havia feito Tarzan em animação, já que para eles na época era a única forma do personagem ser fiel a visão do escritor de como ele se movimentava nas arvores, aqui temos a sensação de que realmente o pequeno herói esta se movimentando lá em cima e fazendo a gente crer que finalmente haverá um Tarzan em carne e osso futuramente. Quem sabe ainda esse ano.
Mas nem tudo claro são flores. Se por um lado o filme nos brinda com um passo a frente em termos de efeitos visuais, por outro lado tropeça um pouco ao inserir velhas formulas que aqui não funcionam muito bem. Como o filme clássico era um musical, os produtores inseriram alguns musicais durante a trama, mas em vez de empolgar, dá a sensação involuntária, como se aquilo tivesse sido inserido em última hora. É uma forma de se manter fiel a fonte original, mas não significa que tudo funcionaria com perfeição.
Quanto à trama em si ela é sobre a cruzada do herói, sobre o descobrimento de si mesmo. Claro que é algo que nós já vimos em inúmeros filmes de aventura do gênero, mas Jon Favreau (Homem De Ferro) tem o talento de driblar essa previsibilidade e tornar o conto visto na tela como se ele  fosse genuíno e nunca repetitivo. Aliás, não posso deixar de destacar o fato do 3D ser indispensável ao assistir a esse filme, pois fazia tempo que não via uma selva tão viva e cheia de detalhes, como se cada folha de arvore, ou movimento dos lobos e dos demais animais, saísse da tela de uma forma impressionante. 
Mogli: O Menino Lobo é um programa certeiro para toda a família, que irá se impressionar com os cenários, com personagens falantes carismáticos, e que nos faz desejar mais por uma possível nova aventura no coração da floresta. 





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Cine Dica: Homenagem a David Bowie segue em exibição


HOMENAGEM A DAVID BOWIE SEGUE EM EXIBIÇÃO


A homenagem a David Bowie segue em exibição na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). Os destaques da programação do fim de semana são O Homem que Caiu na Terra, de Nicholas Roeg, Furyo, em Nome da Honra, de Nagisa Oshima, e Twin Peaks: Os Ultimos Dias de Laura Palmer, de David Lynch. A mostra tem apoio da distribuidora MPLC e da locadora E o Vídeo Levou. O valor do ingresso é R$ 4,00.
   
GRADE DE HORÁRIOS
22 a 24 de abril de 2016
 
22 de abril (sexta)
19h – O Homem que Caiu na Terra
 
23 de abril (sábado)
17h – Zoolander
19h – Furyo, em Nome da Honra
 
24 de abril (domingo)
17h – Basquiat - Traços de Uma Vida
19h – Twin Peaks: Os Ultimos Dias de Laura Palmer
 
FILMES
Zoolander
(Zoolander)
Estados Unidos, 2001, 98 minutos
Direção: Ben Stiller
Achem uma saída para Derek Zoolander (Ben Stiller), três vezes eleito modelo masculino do ano. Sua cara começa a decair quando surge o hippie-chic Hansel (Owen Wilson) para roubar o prêmio. O diabólico guru da moda Mugatu (Will Ferrell) agarra então a oportunidade de transformar Derek em uma máquina mortífera. É uma bem tramada conspiração e somente com a ajuda de Hansel e alguns bem escolhidos asseclas, como Matilda (Christine Taylor) é que Derek poderá tornar o mundo mais seguro para todos os modelos masculinos. Exibição em DVD.
Twin Peaks: Os Ultimos Dias de Laura Palmer
(Twin Peaks: Fire Walk With Me)
Estados Unidos, 1992, 135 minutos
Direção: David Lynch
Prelúdio para a famosa série de TV homônima. Vemos primeiramente as investigações do agente especial do FBI Chester Desmond no caso Teresa Banks. Então saltamos no tempo para uma semana antes do início da série, e acompanhamos todos os acontecimentos de Laura Palmer durante o eterno pesadelo até a hora de sua morte. Exibição em DVD.
O Homem que Caiu na Terra
(The Man Who Fell to Earth)
Reino Unido, 1976, 120 minutos
Direção: Nicolas Roeg
 
Thomas Jerome Newton (David Bowie) é um alienígena que vem à Terra em busca da salvação de seu planeta: água. Disfarçado de empresário, ele faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa. Para isso, no entanto, ele deverá sobreviver à dura competição do mundo dos negócios e às tentações terráqueas. Exibição em DVD.
Furyo, em Nome da Honra
(Merry Christmas, Mr Lawrence)
Japão/Reino Unido, 1983, 124 minutos
Direção: Nagisa Oshima
 
Em 1942 a tensão toma conta de um campo de concentração na ilha de Java. O prisioneiro inglês Jack Celliers (David Bowie) provoca um conflito quando decide não obedecer às rígidas regras do capitão Yonoi (Ryuichi Sakamoto). A insolência é repudiada com violência, mas esta não consegue acabar com o orgulho e a honra do oficial inglês, o que enfurece ainda mais o capitão. Parecendo ser o único a compreender o que se passa, o também prisioneiro John Lawrence (Tom Conti), que fala japonês, tenta acalmar os ânimos. Exibição em DVD.
Basquiat - Traços de Uma Vida
(Basquiat)
Estados Unidos, 1996, 98 minutos
Direção: Julian Schnabel
 
Em 1981, Jean-Michel Basquiat passou de um desconhecido pintor de graffiti de 19 anos, que vivia nas ruas de Nova Iorque, a um dos artistas mais controversos e famosos do mundo, pelas mãos de Andy Warhol. Exibição em DVD.
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com