Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cine Dicas: Estreias do final de semana (01/10/15)



A Possessão do Mal


Sinopse: Michael King não acredita nem em Deus nem no Diabo. Depois de perder sua esposa, Michael decide fazer um experimento com ele mesmo e registrar tudo em vídeo. A sua intenção é comprovar que não existe espiritualismo e religião, mas quando menos espera uma força maligna toma conta dele.




La Sapienza


Sinopse:Alexandre Schmid (Fabrizio Rongione) é um brilhante arquiteto que, atormentado pela sua falta de inspiração, resolve embarcar em uma viagem de renovação, através dos estudos da arquitetura do lendário Francesco Borromini. Sua esposa, Aliénor (Christelle Prot), decide acompanhá-lo, e quando os dois encontram o casal de irmãos Goffredo (Ludovico Succio) e Lavinia (Arianna Nastro), os quatro começam a viver uma série de experiências que irão mudar suas vidas.

  

O Clube


Sinopse: Um grupo eclético de sacerdotes convive com Mónica, uma freira, em uma casa na costa chilena. Quando não estão orando e expiando seus pecados, eles treinam seu cachorro para a próxima corrida. O que será que os levou até ali, praticamente no meio do nada, onde o vento sopra forte frequentemente? Quando um novo sacerdote muda-se para lá, um homem começa a lhe fazer fortes acusações. Sua voz aumenta mais e mais até que um tiro soa. O padre evita as acusações dizendo ser suicídio. A igreja envia um investigador, mas será que ele realmente tem a intenção de descobrir a verdade ou apenas garantir que a aparência santa seja mantida?

 

O Preço da Fama


Sinopse: 1977, perto do Lago de Genebra, na Suíça. Eddy Ricaart (Benoît Poelvoorde) acaba de sair da prisão e recebe a ajuda de um velho amigo, Osman Bricha (Roschdy Zem), cuja vida foi salva por ele no passado. Eddy fica alojado em um trailer, localizado no quintal da casa em que vivem Osman e sua filha pequena, Samira (Séli Gmach). Percebendo que o amigo enfrenta dificuldades financeiras, devido à doença que impede que sua esposa Noor (Nadine Labaki) deixe o hospital, Eddy lhe propõe um plano ousado: sequestrar o corpo de Charles Chaplin, que morrera recentemente, e exigir um alto resgate. Inicialmente Osman recusa a proposta, mas diante do agravamento de seus problemas acaba embarcando na ideia.




Perdido em Marte


Sinopse: Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive e encontra-se sem recursos e sozinho no planeta hostil. Apenas com suprimentos escassos, Watney deve contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo. A milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer ""o marciano"" de volta enquanto seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada, se não impossível, missão de resgate. Conforme essas histórias de incrível bravura se desdobram, o mundo se une para torcer pelo retorno seguro de Watney.

 

Vai que Cola - O Filme


Sinopse: Valdomiro Lacerda é um tipo metido a malandro, que perdeu todo seu dinheiro ao ser envolvido em uma falcatrua da empresa da qual era sócio. Para fugir da polícia, Valdo se muda para pensão de Dona Jô, no subúrbio do Rio de Janeiro, onde passa os dias reclamando da nova realidade e sonhando com um retorno apoteótico à antiga vida de luxo. Quando um ex-sócio o procura com um plano para recuperar sua cobertura de frente para o mar, Valdo acha que suas preces foram atendidas... Só que Valdo não contava que a ida inesperada e imprevista de toda a turma da pensão - além de Dona Jô, Ferdinando (Marcus Majella), Terezinha, Jéssica, Máicol, Velna e Wilson - fosse pôr em risco seu plano. Prepare-se: a turma do subúrbio carioca vai levar muita confusão para o bairro mais caro do Brasil.

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Cine Especial:MARIO BAVA:Maestro do Macabro:Parte 2



Nos dias 10 e 11 de Outubro,  eu estarei no Cine Capitólio,  participando do curso Mario Bava: Maestro do Macabro, criado pelo Cine Um e ministrado pelo doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com especialização em romance gótico, Fernando Brito. Enquanto atividade não chega, irei falar dos principais filmes desse diretor que foi fonte de influência para inúmeros outros diretores como Francis Ford Coppola e Tim Burton. 



As Três Máscaras do Terror (1963)

Sinopse: Nesta obra inesquecível, Mario Bava nos brinda com seu talento em três pequenos clássicos do cinema de horror.
 
Clássico do terror italiano que influenciou as temáticas e o nome da banda britânica Black Sabbath. O longa une dois ícones do gênero: o diretor Mario Bava e o ator Boris Karloff, conhecido mundialmente por sua atuação em Frankenstein de 1931. As Três Máscaras do Terror é um filme de episódios. O primeiro, O Telefone, é uma típica história de suspense, onde Bava cria grande tensão utilizando o ambiente claustrofóbico de um pequeno apartamento. O Wurdalak é o segundo, baseado em uma lenda do folclore russo adaptada pelo escritor Aleksei Tolstoy. Os Wurdalaks são vampiros que sugam o sangue apenas daqueles que amam. O longa é finalizado com o episódio A Gota D’água, um aterrorizante conto envolvendo uma enfermeira gananciosa e uma velha paranormal recém falecida. Destaque para a emblemática caracterização de maquiagem, algo inovador e medonho para os padrões da época. Um filme onde Mario Bava mostra toda sua genialidade utilizando jogos de luz e sombra, cores vivas e enquadramentos minuciosos, garantindo uma sofisticação visual única.
De brinde, é muito divertido da maneira como o filme é finalizado, onde Boris Karloff surge para falar com a gente e enxergamos aonde realmente ele está naquele momento. 
 

Planeta dos Vampiros (1965) 

Sinopse: A trama gira em torno da luta pela sobrevivência dos tripulantes de duas naves que acabam caindo em um planeta insólito e tem que lutar contra uma espécie de parasita invisível capaz de controlar mentalmente os humanos.
 
Estilosa ficção de horror dirigida por Mario Bava em 1965 com atuação da brasileira Norma Bengell (1935-2013), atriz que alcançou sucesso internacional com sua atuação no filme O Pagador de Promessas (1962), filme premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1962. Após o prestígio alcançado Norma recebeu então convites para atuar em produções italianas, sendo uma delas este Planeta dos Vampiros, ficção que inspirou nada mais nada menos do que o Alien (1979) de Ridley Scott. O melhor do filme é a atmosfera de tensão criada, além do figurino estiloso e o cenário sombrio. Belo filme, um clássico da ficção de horror. 


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Curiosidade: Fox Film do Brasil divulga novo trailer e imagens de "O Regresso"

cid:image001.jpg@01D0FAA2.32E48F30
A Fox Film do Brasil divulga o novo trailer de “O Regresso”, filme dirigido por Alejandro González Iñárritu e protagonizado por Leonardo DiCaprio.
 
Inspirado em eventos reais, O REGRESSO é uma experiência cinematográfica imersiva e visceral, capturando a épica aventura de sobrevivência de um homem e o extraordinário poder do espírito humano. Numa expedição pelas florestas norte-americanas selvagens, o lendário explorador Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é brutalmente atacado por um urso e abandonado à morte pelos companheiros de sua própria equipe de caçadores. Para sobreviver, Glass resiste ao sofrimento inimaginável, bem como a traição de seu confidente John Fitzgerald (Tom Hardy). Guiado por pura força de vontade e amor à sua família, Glass deve enfrentar um inverno cruel e uma busca incessante para sobreviver e encontrar a redenção. O REGRESSO é dirigido e escrito pelo renomado cineasta, ganhador do Oscar® Alejandro González Iñárritu (Birdman, Babel).

O download das imagens pode ser feito através deste link:

O filme estreia dia 4 de fevereiro de 2016.
 À disposição,
assinaturaEZ-poa-lisi
 

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Cine Especial:MARIO BAVA:Maestro do Macabro:Parte 1



Nos dias 10 e 11 de Outubro,  eu estarei no Cine Capitólio,  participando do curso Mario Bava: Maestro do Macabro, criado pelo Cine Um e ministrado pelo doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com especialização em romance gótico, Fernando Brito. Enquanto atividade não chega, irei falar dos principais filmes desse diretor que foi fonte de influência para inúmeros outros diretores como Francis Ford Coppola e Tim Burton.  



A MÁSCARA DE SATÃ (1960)



Sinopse: Uma bruxa vingativa (Barbara Steele) e seu servo abandonam suas tumbas espalhando terror e sangue. Eles voltaram para possuir o corpo da bela e jovem descendente da feiticeira, mas antes terão de enfrentar o irmão da garota e um médico.

A Máscara de Satã é o primeiro filme dirigido pelo mestre Mario Bava (antes já havia completado Os Vampiros, para Ricardo Freda em 1956, que abandonou as filmagens por problemas com o estúdio), e isso quando ele já tinha 46 anos de idade. Bava anteriormente havia trabalhado como Diretor de Fotografia de diversas produções italianas. Mas foi seu debute na direção que colocou seu nome definitivamente no hall da fama do horror e inspiraria uma safra talentosíssima de diretores italianos que viriam a aparecer, como Dario Argento e Lucio Fulci. 
A história de bruxaria, possessão e satanismo é magistralmente conduzida por Bava, com todo seu cuidado nas nuâncias da fotografia preta e branca (parceria de Bava com Ubaldo Terzano). Um perfeito e magistral conto de horror sobrenatural, A Máscara de Satã é o primeiro grande filme de terror do cinema italiano, e só isso já seria o suficiente, dado sua importância histórica, se Bava não se tornasse, começando por este mesmo filme, o maior diretor italiano do gênero de todos os tempos.A sequência de abertura é uma das melhores da história do cinema de horror até hoje. 

 

A Garota que Sabia Demais 1965



Sinopse: A jovem norte-americana Nora Davis viaja para passar férias em Roma, onde testemunha um assassinato.


Mario Bava ataca novamente aqui no Hell Business, dessa vez com o último filme produzido em preto e branco pelo diretor e que fundou as bases daquilo que seria conhecido posteriormente como o subgênero Giallo. Apesar de partir de uma premissa simples, considerada fraca pelo próprio diretor, que preferiu se dedicar a parte técnica, o filme, além de pioneiro, é perfeito em técnica e estética, marca registrada de Mario Bava.

 

O Alerta Vermelho da Loucura 1970 


Sinopse: Um proprietário de loja de noivas mata vários jovens casados em uma tentativa de libertar um trauma de infância reprimida que está o levando a cometer assassinatos.


Assim como Hitchcock, Bava era um experimentador.Neste filme, ele usa ângulos estranhos, visões diferentes e observações de coisas cotidianas através de objetos. Magnificamente filmado, mostrando a qualidade deste gênio a ser descoberto por gerações por vir. Tim Lucas, autor da biografia crítica de Mario Bava: All the Colors of the Dark , chama o filme de "Mario Bava's most personal horror movie" , ou seja, seu filme mais pessoal. O filme foi inexplicavelmente considerado um filme menor de Bava.
Em alguns momentos parecemos estar na cabeça do assassino. O filme parece um longo sonho para ele... ou pesadelo, dependendo de como interpretar. A metalinguagem usada no filme é uma aula de cinema. Uma má compreensão que o tempo cuidou de consertar. O filme influenciou grandes filmes de psicopatia atuais como Psicopata Americano.
 


Cães Raivosos 1974



Sinopse: Após um violento assalto, ladrões fazem uma mulher de refém e obrigam um senhor de carro, que carrega uma criança doente no interior do veículo, a conduzí-los com segurança até o local onde vão dividir o dinheiro.


Último filme dirigido por Bava, Cães Raivosos foi rodado em 16mm, em 1978, apenas cinco anos antes de sua morte. Devido a problemas com os produtores, Bava não conseguiu concluir o projeto, que só seria finalizado em 1998, quando os negativos foram encontrados e o filme pode ser finalmente editado, tal como Bava o imaginou, a partir de anotações deixadas por ele. Lamberto Bava, filho do diretor e seu assistente no filme, acompanhou a edição final.
  

Me sigam no Facebook, twitter e Google+