Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse: Os habitantes da
Transilvânia sempre foram inimigos dos turcos, com quem tiveram batalhas
épicas. Para evitar que sua população fosse massacrada, o rei local aceitou
entregar aos turcos centenas de crianças. Entre elas estava seu próprio filho,
Vlad Tepes (Luke Evans), que aprendeu com os turcos a arte de guerrear. Logo
Vlad ganhou fama pela ferocidade nas batalhas e também por empalar os
derrotados. De volta à Transilvânia, onde é nomeado príncipe, ele governa em
paz por 10 anos. Só que o rei Mehmed (Dominic Cooper) mais uma vez exige que
100 crianças sejam entregues aos turcos. Vlad se recusa e, com isso, inicia uma
nova guerra. Para vencê-la, ele recorre a um ser das trevas (Charles Dance) que
vive pela região. Após beber o sangue dele, Vlad se torna um vampiro e ganha
poderes sobre-humanos.
Relatos Selvagens
Sinopse: Diante de uma realidade crua
e imprevisível os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que
separa a civilização da barbárie.
O apocalipse
Sinopse: Um pequeno grupo de sobreviventes é deixado para trás depois que milhões de pessoas desapareceram
de repente o que tornou o mundo um lugar de caos e destruição.
Cantinflas - A Magia da Comédia
Sinopse: Mario Moreno (Óscar
Jaenada) sai de sua origem humilde para atuar e fazer o público rir. Ele passa
a ser conhecido como Cantiflas, a maior estrela dos filmes de comédia
mexicanos. Cantiflas encanta o público com seu estilo leve de fazer comédia. Em
seu caminho surge Michael Todd (Michael Imperioli), um produtor da Broadway que
lutan para produzir uma versão de "Volta ao Mundo em 80 Dias". Quando
os dois se tornam parceiros, o sucesso é inevitável.
Alexandre e o dia terrível horrível
espantoso e horroroso
Sinopse: Alexandre e o Dia
Terrível Horrível Espantoso e Horroroso da Disney segue as proezas de Alexander
de 11 anos enquanto ele atravessa o dia mais terrível e horrível de sua jovem
vida: um dia que começa com chiclete grudado no cabelo e continua com uma
calamidade atrás da outra. Mas quando Alexander conta as desventuras de seu dia
desastroso para sua família otimista ninguém parece compreendê-lo e ele começa
a se perguntar se as coisas ruins só acontecem com ele. Logo ele descobre que
não está sozinho quando sua mãe (Jennifer Garner) pai (Steve Carell) irmão
(Dylan Minnette) e irmã (Kerris Dorsey) também começam a se ver no mais
horrível terrível e pior dos dias.
Sinopse:Um homem de
50 anos de idade e ex-alcoólatra decide que chegou o momento de mudar de vida.
Ele quer restabelecer os vínculos com sua filha Ana (Victoria Almeida) e para
isso viaja até a Patagônia argentina para procurá-la, só que ele não sabe onde
ela mora. Além de viajar para ganhar a filha de volta, ele quer pescar, fazer
um pouco de turismo, e é claro, mudar de vida.
Na nova onda do cinema Argentino Carlos Sorín surgiu como aquele que conta historias mínimas e curtas, para usar da expressão que deu
título a um de seus primeiros longas-metragens, numa cada vez mais rara conversão de um
cinema mais comercial para outro de um tom de reflexão. Encontrar um modelo de trama no qual chame o cinéfilo para fazer pensar muito além do que a historia apresenta pode
ser considerado corajoso e A Filha Distante, seu novo filme em cartaz fortalece essa ideia. Há no geral o mesmo partido do pouco dito, como em O Cachorro ou O
Desaparecimento do Gato, e a condição atípica. Entre econômicas
informações, esta fica clara de início, quando Marco (Alejandro Awada)
estaciona num posto de gasolina e anuncia uma longa viagem. Ele é um
ex-alcoólatra de 52 anos que parte em busca de uma pesca perfeita de tubarões
na Patagônia, cenário habitual de Sorín, e quer rever a filha. Da primeira das
intenções logo iremos saber que é falsa, pois Marco não sabe nenhum pouco como pescar.
Menos clara é a visita à
filha, de sugestiva dubiedade. Entre esta e a atividade esportiva há revelações
trazidas por metáforas bem engendradas pelo roteiro. Isto a quem se propuser
buscar a sutileza, a construção lacunar das situações e diálogos. Mostrando
paisagens tão belíssimas quanto desoladas da Patagônia, o longa apresenta um
cenário de encher os olhos. E, excetuando-se os dois atores que interpretam
Marco e sua filha, todos os outros membros do elenco não são profissionais,
fato que impressiona pela qualidade das atuações, todas muito naturais.Com
menos de 80 minutos de duração, acaba sendo também bastante rápido e, quando
você se dá conta, já acabou. Ainda que isso ajude a não deixar o ritmo lento
demais, também poderia ter buscado um desfecho menos abrupto, ainda que seja
totalmente coerente com o tom da película.
Filha Distante é um pequeno
filme sobre a luta de renascer das cinzas um relacionamento que talvez não tenha
mais solução, sendo totalmente centrada em seu protagonista e em sua relação com o meio
onde se encontra. Não é um trabalho para todo mundo, mas para quem gosta do
cinema argentino atual, fica mais fácil de recomendar.
Nos dias 24 e 25de Outubro eu estarei me encaminhando para
minha 40ª participação nos cursos do Cena Um. Na próxima aula o tema será sobre
o gênero Noir, que será ministrado pelo Doutor de Cinema Fernando Mascarello.
Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei postando sobre os
filmes que eu assisti desse cinema inovador, corajoso para a época e que se não
fosse por eles, não existiria filmes como Pulp Fiction ou Sin City.
Até a vista querida
Sinopse: O
ex-prisioneiro Moose Malloy (Mike Mazurki) contrata o detetive Philipe Marlowe
(Dick Powell) para localizar Velma (Claire Trevor), uma ex-namorada que o
delatou, porém por quem ainda é apaixonado. Só que o caso dá uma reviravolta
quando o detetive Marlowe também é contratado por Helen Grayle (Claire Trevor),
uma mulher da alta sociedade, que lhe pede que resgate uma pedra roubada e que
se livre de um chantagista.
Baseado em um romance
homônimo, "Até a Vista, Querida" é considerado uma das melhores
adaptações da obra de Raymons Chandler. Em meados dos anos 40, Dick Powell
decidiu mudar a sua distinta imagem de cantor romântico, representando o
detetive durão Philip Marlowe, criado por Raymond Chandler.
Um Retrato de Mulher
Sinopse: O professor
Wanley, do colégio Gotham, e seus amigos estão obcecados por uma bela mulher.
Ele vai até o apartamento dela, mas encontra com seu namorado e, depois de uma
briga, acaba o matando. O professor precisa manter sua boa reputação, e para
isso precisa esconder o crime que cometeu.
Com um final
destoante da forma como toda a história estava sendo conduzida mas o que
importa, de fato, é todas as características que fazem de Um Retrato de Mulher
um dos filmes responsáveis pelo surgimento do cinema noir, principalmente a
questão da mulher fatal ou femme fatale: a mulher misteriosa, entre a sagrada
mãe, esposa e dona-de-casa e a mulher “vulgar”, ou seja, aquela que não ligava
para as regras da sociedade da época e fazia o que queria.
A Dama do Lago
Sinopse: Hollywood,
anos 40. Phillip Marlowe, detetive particular, é encontrado pelo editor Derace
Kingsby, para encontrar sua última esposa, que no mês anterior teria enviado um
telegrama, dizendo que estava indo para o México, para se casar com um homem
chamado Chris Lavery. Entreanto, Kingsby avistara recentemente Lavery em
Hollywood, e este demonstrou desconhecer a viagem ao México. Marlowe começa sua
investigação na casa de campo da família ao lado de um lago.
Baseado no livro de
Raymond Chandler, o longa se tornou notável por ser inteiramente filmado a
partir do ponto de vista do detetive. Montgomery, que também assinou a direção,
aparecia na tela apenas quando era refletido num espelho.
À Beira do Abismo
Sinopse: Bogart é o
detetive particular Philip Marlowe, que se vê numa delicada situação ao ser
contratado por Carmen (Martha Vickers), a jovem filha do General Sternwood
(Charles Waldron). O trabalho é ser responsável pela segurança da família, mas
Marlowe imediatamente se apaixona pela irmã de Carmen, Vivien (Lauren Bacall) -
ainda que no início a moça não tenha simpatizado com o detetive.
Até a realização deste
filme, ninguém havia percebido a “química” entre Bogart e Bacall na tela. O
casamento tempestuoso de Bogart com Mayo Methot entrou em declínio assim que a
bela loura entrou em cena, mas a ruptura definitiva ocorreu no início destas
filmagens.O detetive particular durão vivido Philip Marlowe investiga um
assassinato que envolve chantagem, ninfomaníacas e gangues perigosas em ruas
escuras e lugares sujos de Hollywood. Marlowe é um detetive impassível, não
teme o submundo em que se meteu para desvendar a trama, afinal, é o seu
habitat.