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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cine Dica: Sala P. F. Gastal apresenta retrospectiva integral de Pierre Etaix em 35mm


Entre os dias 24 e 29 de junho, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro apresenta em parceria com aEmbaixada da França, da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, aRetrospectiva Pierre Étaix, com oito filmes em 35mm deste que é um dos realizadores e atores mais cultuados da comédia moderna francesa. A programação tem entrada franca. 

Nascido em 1928, o francês Pierre Étaix desenvolveu sua trajetória cinematográfica durante a década de 1960, após atuar em Pickpocket de Robert Bresson e ser assistente de direção de Jacques Tati no clássico Meu Tio. Ao lado do roteirista Jean-Claude Carrière, ganhou diversos prêmios internacionais, incluindo um Oscar pelo filme “Feliz Aniversário” (Heureux Anniversaire), de 1962. Após uma série de curtas e longas-metragens, Étaix voltou à sua carreira de palhaço e passou a dedicar-se a escrever peças de teatro, livros e séries. Filmes como YoYo (1965) e Grande Amor (1969) tornaram-se clássicos cultuados da comédia francesa dos anos 1960. 
Durante 20 anos, os filmes de Pierre Étaix tiveram sua exibição proibida devido a uma briga judicial interminável. Até que, em 2009, a Fundação Technicolor e a Fundação Groupama decidiram trabalhar lado a lado com Pierre Etaix e seu amigo e corroteirista Jean-Claude Carrière para resolver de vez todas as questões de direitos autorais. Em 2010, uma solução foi encontrada e o Festival de Cannes apresentou, em sua versão restaurada, Grande Amor. Além desse, foi possível restaurar mais sete filmes de Pierre Etaix que são agora apresentados na RETROSPECTIVA PIERRE ÉTAIX, inédita e que revela o cinema do ator, diretor, roteirista e palhaço francês Pierre Étaix apresentando seus oito filmes restaurados.
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
24 a 29 de junho de 2014
·         Rupture Rupture  França/1961/11min/Cor/1:1,37
Com Pierre Étaix, Anne-Marie Royer, Anny Nelsen
Roteiro original : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Fotografia : Pierre Levent, Música : Jean Paillaud

Um homem recebe uma carta de ruptura da sua amada com uma fotografia sua rasgada. O apaixonado ferido decide responder a esta carta. Caneta tinteiro, mesa de trabalho, selos, papel e tinteiro se tornam diabolicamente recalcitrantes e, cúmulo do azar, o jovem é lançado  da sua cadeira de balanço pela janela.
. Prêmio FIPRESCI em Mannheim, 1961
. Grande Prêmio do Festival de Oberhausen, 1961

·         Feliz Aniversário Heureux Anniversaire – França /1962/12min/Cor/1 :1,37
Com Pierre Étaix, Géorges Loriot, Nono Zammit, Lucien Fregis, Laurence Lignières
Roteiro e diálogos : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Fotografia : Pierre Leven ; Música : Claude Stiemans

Uma jovem mulher prepara a mesa para festejar seu aniversário de casamento. O marido se acha preso nos engarrafamentos parisienses. Algumas paradas para as últimas compras só fazem aumentar o atraso.
. Grande Prêmio do Festival Oberhausen, 1962
.  Prêmio Simone  Dubreuilh  em Mannheim, 1962
. Oscar de melhor curta-metragem Hollywood, 1963
. Melhor curta-metragem do British Film Academy de Londres, 1963
. Menção especial da Semana Internacional dos Filmes em Viena, 1963

·         O Enamorado Le soupirant  – França/81min/P&B/1 :1,66
Com Pierre Étaix, Karin Vesely, Claude Massot, France Amell, Laurence Lignières, Dénise Peronne…
Roteiro original : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Diretor de Produção : Paul Claudon ; Diretor de Fotografia : Pierre Levent ; Música : Jean Paillaud
Inteiramente obsecado pela pesquisa científica e o estudo dos astros, um jovem parisiense de excelente família, cheio de boa vontade, renuncia bruscamente , por insistência dos pais, à cosmografia, para partir em busca de uma esposa…

. Prêmio Louis Delluc, 1963
. Prêmio do Filme Cômico de Moscou, 1963
. Grande Prêmio do Festival Internacional de Acapulco

·         YoYo – França/1965/92min/P&B/1 :1,66
Com Pierre Étaix, Claudine Auger, Luce Klein, Philippe Dionnet…
Roteiro original, adaptação e diálogos : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Fotografia : Jean Boffety ; Música : Jean Paillaud ; Edição : Henri Lanoë ; cenários : Raymond Gabutti e Raymond Tournon

Um bilionário arruinado viaja acompanhado de uma amazona de circo. Seu filho torna-se palhaço e restaura a sua fortuna.

. Grande Prêmio da Juventude do Festival Internacional de Cannes, 1965
. Grande Prêmio OCIC, Festival Internacional de Veneza, 1965


·         Enquanto tivermos saúde Tant qu’on a la santé – França/1966/65min/P&B/1 :1,66
Com: Pierre Étaix, Denise Peronne, Simone Fonder, Sabine Sun, Vera Belmont, François Occipint, Claude Massot…
Roteiro Original e Diálogos : Pierre Étaix
Diretor de Fotografia : Jean Boffety ; Fotografia : Roger Forster ; Música : Luce Klein e Jean Paillaud ; Edição : Henri Lanoë ; Cenários :  Jacques d’Ovidio ; Som : Jean Bertrand
Pierre é um jovem sério, cheio de boa vontade, mas não se sente mais à vontade nesse século 20 ameaçado pelos efeitos de um modernismo absurdo. Tudo à sua volta é apenas barulho, precipitação, confusão. Tudo balança na sua rua e treme em seu apartamento.  O retrato da sua noiva cai na cesta de papéis. Ela fica atônita quando chega ao seu apartamento. E foge. Não aguentando mais o barulho, Pierre viaja para descansar no campo com seu material  de camping  e degustar as delícias da tranquilidade e do silêncio.
. Sereia de Prata no Festival Internacional de Sorrento
. Concha de prata no Festival Internacional de San Sebastian

·         Grande Amor Le Grand Amour - /França/1969/86mir/ 1 : 1,66
Com Pierre Étaix, Annie Fratellini, Nicole Kalfan, Louis Mais, Alain Janey, Micha Bayard…
Roteiro e diálogos : Pierre Étaix e Jean-Claude Carrière
Diretor de Fotografia : Jean Boffety ; Engenheiro de Som : Jean Bertrand ; Música : Claude Stiermans ; Cenários : Daniel Louradour ; Edição : Henri Lanoë

Pierre é casado com Florence. Tudo vai bem com seu casamento e o trabalho. Diretor de uma fábrica de seu sogro, ele passa os dias a assinar cheques ou as noites a assistir televisão. Os anos passam, monótonos e, quando chega uma nova secretária, ele se apaixona e começa a sonhar…
. Grande Prêmio do Cinema Francês, 1969
. Prêmio do Ofício Católico do Festival de Cannes, 1969
. Prêmio de interpretação do Festival Internacional do Panama

·         Pays de Cocagne – França/1971/86min/Cor/ 1 :1,66
Roteiro original: Pierre Étaix; Diretor de fotografia: Georges Lendi; Edição: Michel Lewin e Raymon Lewin; Som: Paul Habans

Logo após maio de 1968, Pierre Étaix descobre os franceses em férias. Ele capta cenas ao vivo que edita e cria assim o primeiro documentário de construção burlesca.

·         Em plena Forma En plein forme – França/1966/13 min/P&B +Cor/  1 :1,66
Com Pierre Étaix, Jean Preston, Bocky Randell, Roger Trapp, Robert Blome   
Roteiro Original e Diálogos : Pierre Étaix ; Diretor de Fotografia : Jean Boffety ; Música : Luce Klein e Jean Paillaud ; Edição : Henri Lanoë ; Cenários : Jacques d’Ovidio ; Som : Jean Bertrand.
Este curta-metragem é originalmente uma das sequências do longa-metragem Enquanto tivermos saúde em sua versão de 1965. Em 1971, Pierre Étaix volta à edição desse filme e extrai essa sequência que se torna o curta-metragem Em plena Forma. Em 2010, ele decide apresentá-lo por ocasião do relançamento de seus filmes restaurados.

GRADE DE HORÁRIOS
24 a 29 de junho de 2014

24 de junho (terça)

20:00 – O Enamorado (1961, 81 minutos)

26 de junho (quinta)

16:00 – Programa de curtas (Rupture, 1961, 11 minutos, Feliz Aniversário, 1962, 12 minutos e Em Plena Forma, 1966, 13 minutos)
18:00 – Enquanto Tivermos Saúde (1966, 65 minutos)
20:00 – YoYo (1965, 95 minutos)

27 de junho (sexta)

18:00 – Pays de Cocagne (1971, 86 minutos)
20:00 – Grande Amor (1969, 86 minutos)

28 de junho (sábado)

15:00 – Programa de curtas (Rupture, 1961, 11 minutos, Feliz Aniversário, 1962, 12 minutos e Em Plena Forma, 1966, 13 minutos)
17:00 – Enquanto Tivermos Saúde (1966, 65 minutos)
19:00 – Pays de Cocagne (1971, 86 minutos)

29 de junho (domingo)

15:00 – O Enamorado (1961, 81 minutos)
17:00 – YoYo (1965, 95 minutos)
19:00 – Grande Amor (1969, 86 minutos)

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sexta-feira, 20 de junho de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: O Homem Duplicado




Sinopse: Um professor de história depressivo descobre acidentalmente a existência de um sósia seu quando assiste a um filme. Ele passa a seguir este homem transformando a vida de ambos.


Infelizmente não li praticamente nada do escritor José Saramago, sendo que já ouvi falar muito de que suas obras seriam praticamente impossíveis de serem adaptadas para o cinema, devido as suas inquietantes e complicadas tramas. Porém, Fernando Meirelles provou que, sim seria possível levar uma de suas obras para o cinema e o resultado foi à adaptação de Ensaio sobre a Cegueira. Antes de morrer, Saramago havia vendido os direitos para adaptação de Homem de Duplicado para ser levado para a tela grande e coube ao mais novo cineasta do momento  Denis Villeneuve tomar conta dessa difícil tarefa.
Vindo dos sucessos de critica (Incêndios) e publico (Os Suspeitos) Villeneuve cria aqui um filme visualmente inquietante, onde da à impressão que aquela cidade onde o protagonista está é um mundo a parte do nosso. Algo curioso, já que Ensaio sobre Cegueira, Saramago jamais deixa claro onde se passa a trama e aqui não é muito diferente. Com imensos arranhas céus, arrisco dizer que a trama se passa no futuro, mas a historia não se prende a isso e sim na questão da identidade do protagonista. 
Adam Bell (Jake Gyllenhaal, ótimo como sempre), um professor de história, que após um dia de trabalho, volta para casa, fica com a sua namorada (Mélanie Laurent) e ficam sempre nessa rotina todos os dias. Numa determinada noite, ao assistir um filme, ele descobre que um dos atores é extremamente parecido com ele. Depois de uma investigação aprofundada, se descobre que o ator se chama Anthony St. Claire (Jake Gyllenhaal, claro) e que tem uma esposa grávida (Sarah Gadon).
Num primeiro momento, acreditamos realmente que existe sim outra pessoa idêntica ao protagonista, mas as coisas não são bem por ai. Para começar, não espere uma trama linear com começo, meio e fim, pois da à impressão que estamos assistindo o presente, mas num determinado momento se tem a idéia de que a trama vem e volta, se dividindo entre o passado e o presente. Se você se descuida, não irá saber, por exemplo, quem está em cena, se é Adam ou Anthony, mesmo ambos aparentando personalidades distintas.
Além de possuir um roteiro que foge de um lugar comum, Villeneuve  surpreende ao criar um clima apreensivo, onde aquele mundo, por vezes sombrio, não parece reconfortante em nenhum momento. Muito se deve a bela fotografia em tons pastel, que por vezes se aproxima daquele tão conhecido gênero de filmes chamado noir, com suas luzes, sombras e mulheres belas, porém enigmáticas. Na medida em que o filme vai avançando, criamos em nossas mentes diversas possibilidades sobre o que realmente esta acontecendo e por incrível que pareça cada possibilidade levantada pode sim estar certa.
A meu ver, mais do que sobre a possibilidade de haver duas pessoas iguais, na realidade a trama de Saramago é uma espécie de metáfora sobre inquietude do ser humano contemporâneo em querer sempre ser uma coisa que gostaria de ser mais não pode. Por vezes imaginamos ser outra pessoa, que serviria então como uma bela desculpa, para poder então escapar da rotina e da vida alienada do seu dia a dia, que por vezes impede de despertar o seu outro eu interior. Mas uma vez esse lado desperto, sempre ocorrerá riscos de se tornar alguém que poderá machucar alguém próximo e a pergunta que se fica no ar é: vale à pena arriscar para querer mudar algo que sente em seu intimo?
Com uma pequena, mas importante participação de Isabella Rossellini, O Homem Duplicado possui um dos finais mais surpreendentes e enigmáticos desse ano, que embora rápido, ele nos levanta mais perguntas do que respostas e que fará com que saiamos do cinema a procura delas. 

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (20/06/14)



O Homem Duplicado




Sinopse: Um professor de história depressivo descobre acidentalmente a existência de um sósia seu quando assiste a um filme. Ele passa a seguir este homem transformando a vida de ambos.




Como treinar o seu dragão 2




Sinopse: Continuação da animação de sucesso lançada em 2010. Depois de cinco anos o jovem Soluço e seu dragão vivem nova aventura.




13º Distrito




Sinopse: Refilmagem do fracês B13 - 13 Distrito (2004) a trama acompanha um policial infiltrado que procura por uma arma de destruição em massa roubada por um criminoso que vive num gueto chamado Brick Mansions (Mansão de Tijolos). O policial resolve se infiltrar na gangue para resolver o caso mas ele precisará da ajuda de Lino um ágil rapaz que conhece o lugar como ninguém. 



Transcendence - A Revolução




Sinopse: O Dr. Will Caster é o mais notável pesquisador no campo da Inteligência Artificial. Ele trabalha no projeto de criação de uma máquina consciente capaz de combinar a inteligência coletiva de tudo o que existe com todas as possibilidades de emoções humanas. Os experimentos altamente controversos trouxeram fama ao cientista mas também o transformaram no alvo principal dos extremistas anti-tecnologia que farão o que for necessário para destruí-lo. 



Coração de Leão - O Amor Não Tem Tamanho


 Sinopse: Ivana Cornejo (Julieta Díaz) é uma advogada bem sucedida. Ela está divorciada há três anos mas compartilha o escritório com seu ex-marido que também é advogado e associado. Depois de perder seu telefone celular Ivana recebe um telefonema da pessoa que encontrou. É León Godoy (Guillermo Francella) um importante arquiteto de personalidade forte ele é muito atraente charmoso carismático um perfeito cavalheiro e também divorciado. Eles se sentem muito atraídos um pelo outro durante a conversa e concordam em se encontrar no dia seguinte para que ele possa devolver o celular. Mas quando ele chega ela fica em choque quando descobre que ele tem cerca de 136 metros de altura A partir desse momento Ivana tenta superar o preconceito da sociedade e seus próprios medos para viver momentos que são definitivamente o melhor que ela já teve.




Um plano brilhante




Sinopse: O casal divorciado Kate e Richard arma um divertido plano para tentar recuperar o dinheiro de sua aposentadoria que foi roubado por um empresário inescrupuloso.



                                            Vizinhos


Sinopse: Mac e Kelly Radner acabaram de se mudar para uma casa nova junto com o filho recém-nascido deles. Aparentemente trata-se do local perfeito para criar uma família mas logo o casal percebe que as aparências enganam. Especialmente quando um dos vizinhos é Teddy Sanders que lidera os jovens das redondezas nas confusões aprontadas por eles.




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