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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 6 A 12 DE FEVEREIRO DE 2025

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

CIDADE DOS SONHOS

Nossa programação de 6 a 12 de fevereiro segue com vários títulos prestigiados pelo público, como o iraniano MEU BOLO FAVORITO, premiado no Festival de Berlim, e a produção brasileira BABY, de Marcelo Caetano.  O documentário LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL é outro preferido dos nossos frequentadores e segue em mais uma semana de exibição. Seguimos com dois títulos indicados ao Oscar: TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, que concorre na categoria de melhor documentário, e A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, um dos cinco concorrentes ao prêmio de filme internacional.

Neste comecinho de fevereiro voltamos com a Sessão Nostalgia, que destaca O SEXTO SENTIDO, primeiro grande sucesso de M. Night Shyamalan. E David Lynch ganha mais duas homenagens: um bis de CORAÇÃO SELVAGEM, que lotou na primeira exibição, e o enigmático CIDADE DOS SONHOS, considerado um dos melhores longas de todos os tempos.


Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


14h15 – A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO (NÃO TEM SESSÃO NO DIA 9) Assista o trailer aqui.

(The Secret of the Sacred Fig - Alemanha/França/Irã, 2024, 165min). Direção de Mohammad Rasoulof, com Mahsa Rostami, Setareh Maleki, Niousha Akhshi. Mares Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Casado e pai de duas filhas, Iman acaba de ser promovido a juiz de instrução no Tribunal Revolucionário de Teerã. Isso representa uma vida mais confortável para a família, mas também obriga Iman a ignorar alguns valores éticos e morais. Ao mesmo tempo em que tenta se manter fiel ao regime, o protagonista vê as relações familiares se deteriorarem. O filme tem como pano de fundo os episódios recentes de protestos pela jovem que foi morta por usar o véu de maneira incorreta, que aparecem em imagens de arquivo. Proibido no Irã, o filme foi indicado pela Alemanha na corrida ao Oscar de filme internacional e já ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio Especial do Júri e o da crítica no Festival de Cannes.


17h10 – MEU BOLO FAVORITO Assista o trailer aqui.

(Keyke mahboobe man – Irã/França/ Suécia/Alemanha, 2024, 97min). Direção de Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, com Lily Farhadpour e Esmail Mehrabi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mahin tem 70 anos, é viúva e vive sozinha em Teerã. Apesar da rotina solitária, ela mantém a vitalidade e o interesse pelas coisas do cotidiano – o que inclui afrontar a Polícia da Moral que controla os costumes no país. Disposta a revitalizar sua vida amorosa, a viúva convida o taxista Faramarz para um encontro. O filme foi o vencedor do prêmio Fipresci (da crítica) e do Juri Ecumênico no Festival de Berlim 2024, mas seus diretores foram proibidos de deixar o Irã para acompanhar a premiação.


19h – BABY (NÃO TEM SESSÃO NOS DIAS 6 E 12) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 106min). Direção de Marcelo Caetano, com João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Após ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington se vê sozinho nas ruas de São Paulo, sem nenhum contato com os pais ou recursos para reconstruir a vida. Ele encontra Ronaldo, um homem maduro que lhe ensina novas formas de sobrevivência. Prêmios de melhor filme e ator no Festival do Rio.


SESSÃO EXTRA ALMANAQUE 21

Com apresentação de Rodrigo de Oliveira, editor da Almanaque 21.

DIA 6 ÀS 19h – INGRESSOS À R$ 8,00.


CORAÇÃO SELVAGEM

(Wild at Heart - EUA, 1990, 120min). Direção de David Lynch.

Sinopse: Sailor Ripley (Nicolas Cage) e Lula Pace Fortune (Laura Dern) são um jovem casal apaixonado que foge de mãe dominadora da garota e dos bandidos que ela contrata para matar Sailor. Com este filme, o diretor David Lynch, que morreu no dia 15 de janeiro, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.


SESSÃO NOSTALGIA

DIA 9 ÀS 14h – INGRESSOS À R$ 10,00.


O SEXTO SENTIDO

(The Sixth Sense - EUA, 1999, 107min). Direção de M. Night Shyamalan.

Sinopse: O primeiro grande sucesso de M. Night Shyamalan nos cinemas apresenta o drama de Cole (Haley Joel Osment), um menino que tem dificuldades de entrosamento e sofre de paralisia do sono. Ele começa um tratamento com o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis), que tenta ajudá-lo a descobrir o que está acontecendo. O filme foi indicado ao Oscar em seis categorias: filme, direção, montagem, roteiro original e ator e atriz coadjuvante.


SESSÃO ESPECIAL

Com apresentação do crítico e pesquisador Danilo Fantinel.

DIA 12 ÀS 19h – INGRESSOS À R$ 8,00.


CIDADE DOS SONHOS

(Mulholland Drive – EUA/França, 2002, 145min). Direção de David Lynch.

Sinopse: Betty (Naomi Watts) é uma jovem tímida que desembarca em Los Angeles em busca do sonho de se tornar atriz. Mas logo conhece Rita (Laura Harring), que foi vítima de um acidente de carro e perdeu a memória. Ao mesmo tempo, Adam (Justin Theroux), um diretor de cinema, procura uma atriz específica pressionado por dois irmãos com jeito de mafiosos. O filme rendeu a Lynch o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes em 2001, e, no ano seguinte, uma indicação ao Oscar na categoria.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h – LUIZ MELODIA - NO CORAÇÃO DO BRASIL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 75min). Documentário de Alessandra Dorgan. Embaúba Filmes, 12 anos.

Sinopse: Carioca do Morro do Estácio, Luiz Melodia (1951 - 2017) é um dos principais representantes da música brasileira dos anos 1970 e 1980, lembrado pela sua originalidade e mistura de ritmos. O filme, com narrativa em primeira pessoa, traz imagens raras e vídeos de arquivo que contam a história de canções como “Estácio Holly, Estácio”, “Pérola Negra” e “Juventude Transviada”, além das parcerias com Gal Costa, Elza Soares, Jards Macalé e outros artistas. Vencedor do prêmio de melhor filme no Festival In-Edit de 2024.


16h30 – TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO Assista o trailer aqui.

(Soundtrack to a Coup d'État – Bélgica/Holanda/França, 2024, 150min). Documentário de Johan Grimonprez. Pandora Filmes, 14 anos.

Sinopse: No início dos anos 1960, auge da Guerra Fria, Estados Unidos e Bélgica se uniram para impedir a posse de Patrice Lumumba, primeiro presidente eleito democraticamente na República do Congo. Em jogo, estavam os interesses comerciais das grandes nações do Ocidente e também da URSS nas riquezas do país africano. Em protesto, os instrumentistas Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU e fizeram uma apresentação musical. Ao mesmo tempo, Louis Armstrong foi enviado ao Congo para gerar uma cortina de fumaça sobre os planos norte-americanos de depor Patrice. O diretor Johan Grimonprez parte deste episódio para refletir sobre as conexões entre imperialismo, capitalismo e jazz. Um dos cinco indicados ao Oscar de melhor documentário, o filme traz um rico material de arquivo com imagens da música e da política da época.


19h15 – CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA (SESSÕES NOS DIAS 6, 8 E 11) Assista o trailer aqui.

(Chronique d'une liaison passagère - França, 2023, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Charlotte é uma mulher divorciada, independente e bem resolvida. Simon é casado e tem um jeito mais introspectivo. Eles se conhecem em uma festa e, apesar de terem personalidades opostas, acabam se envolvendo. A princípio, seria um caso sem compromisso e feito de encontros furtivos, mas aos poucos a situação assume outra dimensão e o casal precisa repensar suas convicções.


19h15 – SEBASTIAN (SESSÕES NOS DIAS 7, 9 E 12) Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/Finlândia/Bélgica, 2024, 110min). Direção de Mikko Mäkelä, com Ruaridh Mollica, Hiftu Quasem, Jonathan Hyde. Imovision, 18 anos. Drama.

Sinopse: Max é um escritor freelancer de 25 anos que vive em Londres. Durante a noite, ele se apresenta como Sebastian, um profissional do sexo. Sebastian é, na verdade, um personagem que Max criou para inspirar seu romance de estreia. Conforme Max luta para equilibrar essa vida dupla, ele recebe o reconhecimento pelos seus textos e começa a questionar se Sebastian é apenas uma ferramenta criativa ou se há algo mais em jogo.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Streaming - 'A Garota da Agulha'

Sinopse: Uma jovem grávida e recém-desempregada luta para sobreviver em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial. 

A guerra é uma droga e da qual somente traz morte e desunião entre as nações. Mesmo quando elas acabam as cicatrizes emocionais e física quase nunca se curam e fazendo com que o indivíduo lute para não cair em um determinado precipício. "A Garota da Agulha" (2024) fala sobre uma sociedade jogada na própria sorte e tendo que sobreviver das formas mais peculiares.

Dirigido por Magnus von Horn, se passa em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial, onde a jovem trabalhadora Karoline (Vic Carmen Sonne) é uma operária que perde seu emprego por conta da sua gravidez após se relacionar com o seu patão. Com o desaparecimento de seu marido em combate e o relacionamento fracassado entre ela e seu patrão, Karoline se vê abandonada, mas ela encontra consolo através Dagmar (Trígono Dyrholm), uma mulher mais velha, diretora de uma agência de adoção clandestina que vive sob o disfarce de uma loja de doces. Porém, nem tudo é o que parece ser.

Na abertura já temos uma noção do que esperarmos do filme, já que a escuridão do primeiro quadro é moldada por rostos tenebrosos e cuja as suas marcas do rosto representam uma vida dolorosa e fazendo disso um verdadeiro pesadelo.  Magnus von Horn em uma edição quase frenética no primeiro ato da trama, onde a sua câmera acompanha a protagonista de forma incessante, como se fosse uma representação de nossa pessoa e para que tentássemos compreender o que se passa na vida dela. Não demora muito para entendermos que não é somente ela que vive em um verdadeiro inferno na terra, como também todos envolto dela.

Pode-se dizer que o filme pertence ao gênero da guerra, mas que aqui não há metralhadoras ou tanques, mas sim ação e consequência brutal dos respectivos personagens em cena e cuja as suas escolhas não possui mais volta. Karoline toma as mais difíceis escolhas para se manter viva, mas tendo um fio de esperança quando acha que irá abraçar um verdadeiro conto de fadas, quando na verdade a realidade nua e crua irá bater fortemente a sua porta. A chegada do seu marido gravemente ferido durante a guerra sintetiza bem isso e sendo uma representação de como o horror ainda se encontra incrustrado interior da pessoa.

Vic Carmen Sonne dá um verdadeiro show de atuação, ao construir para si uma Karoline que carrega o peso do mundo através do seu olhar, mas não escondendo o desejo de desvencilhar da miséria que a rodeia, nem que para isso doe a sua filha que jamais queria. É então que entra em cena Trígono Dyrholm e cuja sua personagem Dagmar é o exemplo de mulher que sabe dar as cartas em meio ao inferno na terra, mesmo que isso lhe custe a sua própria alma. Ambas em cena são dois lados da mesma moeda, mas no caso de Karoline ela ainda busca uma forma de não cair na mesma armadilha que Dagmar caiu um dia.

O ato final nos reserva momentos muito tensos, principalmente quando Karoline descobre, não somente a real face de Dagmar, como também o pior dos horrores da alma humana. Com uma fotografia que simboliza a morte em vida na realidade daquelas pessoas, o filme nos revela que as guerras começam e terminam, mas a luta prossegue para testar o lado bom e pior do ser humano. Ao final cabe nós julgarmos, mas ao mesmo tempo nos colocando no lugar daquelas pessoas que buscaram viver em meio aos destroços.

"A Garota da Agulha" é um verdadeiro soco no estômago, onde o horror criado pela guerra perdura mesmo quando ela se encontra encerrada. 

Onde Assistir: Mubi. 

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Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 06 a 12 de fevereiro de 2025

Luiz Melodia – No Coração do Brasil


WILSON SIMONAL É ATRAÇÃO DO PROJETO RAROS

Na sexta-feira, 7 de fevereiro, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta uma edição do Projeto Raros com o filme É Simonal, dirigido por Domingos de Oliveira, protagonizado por Wilson Simonal, um dos maiores cantores da música brasileira. Com apoio da Programadora Brasil, a sessão tem entrada franca.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/8191/projeto-raros-e-simonal-2/


DOCUMENTÁRIO SOBRE LUIZ MELODIA EM CARTAZ

Na quinta-feira, 6 de fevereiro, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio o documentário Luiz Melodia – No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/8189/luiz-melodia-no-coracao-do-brasil/


SESSÃO ESPECIAL POADOC EXIBE GEOGRAFIA AFETIVA

No sábado, 08 de fevereiro, às 17h50, a Sessão Especial POADOC apresenta o documentário Geografia Afetiva. A diretora Mari Moraga participa de uma conversa após a sessão. Entrada franca.

Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/8193/geografia-afetiva-debate/


GRADE DE HORÁRIOS

6 a 12 de fevereiro


6 de fevereiro (quinta-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Salão de Baile

19h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil


7 de fevereiro (sexta-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

19h30 – Projeto Raros: É Simonal


8 de fevereiro (sábado)

15h – Misericórdia

17h30 – Geografia Afetiva + debate


9 de fevereiro (domingo)

15h – Sol de Inverno

17h – Salão de Baile

19h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil


11 de fevereiro (terça-feira)

15h – Sol de Inverno

17h – Salão de Baile

19h – Kasa Branca


12 de fevereiro (quarta-feira)

15h – Kasa Branca

17h – Salão de Baile

19h – Luiz Melodia - No Coração do Brasil

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Meu Bolo Favorito'

Sinopse: Mahin, de 70 anos, solitária até agora, decide reviver sua vida amorosa. Um encontro casual se transforma em uma noite inesquecível. 

Existe o antes e o depois da Revolução Iraniana, sendo que a maioria de nós ocidentais conhecemos mais os “pós” através de filmes como do mestre Abbas Kiarostami. Porém, nos últimos tempos, temos assistido a um outro tipo de Irã através de coproduções vinda de outros países como foi no caso de "A Semente do Fruto Sagrado" (2024). Em "Meu Bolo Favorito" (2024), é tratado sobre o antes e depois da Revolução Iraniana e através da perspectiva de duas pessoas solitárias que buscam saborear um pouco a vida.

Dirigido por Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha, o filme conta a história de uma senhora de 70 anos chamada Mahin (Lili Farhadpour), que vive sozinha em Teerã após a morte do marido e a ida da filha para a Europa. Seguindo sua rotina, regando as plantas, lavando as louças, vendo televisão à noite, Mahin é uma mulher solitária. Porém, certo dia em uma cafeteria, ela conhece um senhor taxista chamado Faramarz (Esmaeel Mehrabi) e decide lhe convidar para ir à sua casa.

Os cineastas desse longa procuram elaborar uma trama que fale um pouco sobre o país através da perspectiva da protagonista, sendo que ela pertence ao governo anterior da revolução e, portanto, ela conheceu ao longo da vida os dois lados desta história. Mesmo solitária ela procura, por exemplo, fazer a diferença ao ajudar uma jovem que seria interrogada por policiais que fiscalizam os bons costumes da população. Um momento que dificilmente seria visto antigamente em outros filmes, mas que talvez tenha chegado o momento em que não há mais censura que possa esconder o que realmente acontece naquele país.

O filme fala sobre a geração que está partindo e cuja a mesma se encontra em um estado de sonambulismo e sendo somente acordada pela nova geração que ainda se encontra ligada a ela. Mahin é somente lembrado que ainda existe através das ligações de sua filha, ou quando recebe as visitas de suas amigas, mas não tendo mais aquela sensação de experimentar o verdadeiro de viver. Portanto, por mais estranho que pareça em um primeiro momento, o convite dela para o taxista seria talvez a última chance de ela realmente despertar após muito tempo adormecida.

Tanto Lili Farhadpour como Esmaeel Mehrabi estão ótimos respectivamente em cena, onde ambos conseguem construir para os seus respectivos personagens aquela sensação eufórica que há muito tempo não se sentia. Através dos diálogos, por exemplo, não conhecemos somente as suas vidas, como também um pouco do próprio Irã e de uma sociedade passada cada vez mais ficando na história e da qual a maioria somente é lembrada através das fotos que sintetizam tempos mais dourados. Os cineastas, por sua vez, incrementam algo de especial para fazer com que sentíssemos ao lado desses personagens.

Em alguns momentos dentro da casa acontecem diversos planos-sequências, como se a fosse a intenção da câmera representar o nosso olhar perante a relação dos dois personagens e em situações que nos identificamos facilmente. Acima de tudo, é um filme que fala sobre o medo da solidão, e temor da morte e da maneira de como será lembrado por aqueles que ainda irão continuar existindo. O final, por sua vez, é surpreendente e vai contra as nossas expectativas e fazendo a gente continuar pensando no longa e sobre as nossas próprias vidas.

"Meu Bolo Favorito" é um belo e delicado conto sobre duas pessoas que conviveram com as mudanças Iranianas através das décadas, mas tudo que importa para eles é agora se sentirem vivos ao final dessa vida. 


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 06 A 12 DE FEVEREIRO

ESTREIAS:

A VOZ QUE RESTA

Brasil/ Drama/ 2024/ 85 min.

Direção: Roberta Ribas e Gustavo Machado

Sinopse: Paulo, um jornalista frustrado, se envolve com sua vizinha casada, Marina, enquanto lida com um emprego medíocre e bloqueio criativo. Em uma noite de embriaguez, ele grava uma carta de despedida repleta de amor e ódio em um cassete para ela, expondo seus demônios emocionais diante da câmera.


SOLDADOS DA BORRACHA

Brasil/Documentário/ 2019/ 82 min.

Direção: Wolney Oliveira

Sinopse: A saga de cerca de 60 mil brasileiros, enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, em mirabolante plano para extrair látex, material estratégico imprescindível para a vitória dos Aliados no conflito. As promessas da volta para casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares, nunca se cumpriram.


HOMENS DE BARRO

Brasil/ Drama/ 2024/ 72 min.

Direção: Angelisa Stein e codireção de Fernando Musa

Sinopse: Em meio a uma velha rivalidade entre famílias, Pássaro e Ângelo vivem um amor proibido, desafiando a culpa e seus próprios medos para viver um grande romance e moldar o próprio destino.

Elenco: Gui Mallmann, Alexandre Borin, João Pedro Prates

HORÁRIOS DE 06 A 12 DE FEVEREIRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: HOMENS DE BARRO

17h: SOLDADOS DA BORRACHA

19h: A VOZ QUE RESTA


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 14 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 7. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 7,00.

CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Em Cartaz - 'Viva a Vida'

Sinopse: Jessica é uma jovem que trabalha em uma loja de antiguidades. Um dia, no trabalho, ela se depara com um medalhão idêntico ao que foi deixado para ela pela mãe falecida.

Diferente do que os desinformados pensam, o cinema brasileiro oferece todos os gêneros, desde os filmes dramáticos ao mais puro terror. Porém, desde a partida de Paulo Gustavo, me parece que há um esforço da parte dos realizadores em querer fazer comédias para atrair o grande público, mas não obtendo o resultado esperado. "Viva a Vida" (2025) é um desses casos em que os realizadores procuram nos apresentar uma trama engraçadinha, mas que ainda não encontraram o equilíbrio perfeito como se deveria.

Dirigido por Cris D'Amato, o filme conta a história de Jessica (Thati Lopes), uma jovem dedicada ao trabalho e às responsabilidades, que leva uma vida regrada e cheia de contas a pagar. Ela trabalha em uma loja de antiguidades e parece não ter tempo para si mesma, sempre colocando suas obrigações à frente de seus desejos e sonhos. No entanto, sua rotina monótona sofre uma reviravolta quando, um dia, no trabalho, ela encontra um medalhão idêntico à jóia deixada para ela por sua mãe, que faleceu quando ela era ainda muito jovem.

A trama em si é um verdadeiro roadie movie, só que ao invés da protagonista atravessar ao Brasil ela chega justamente em Israel para conhecer as suas raízes, assim como também a sua avó. Logicamente, o filme se destaca ao apresentar cenários reais do país, ao ponto de testemunharmos o famoso Mar Morto. Claro que o longa foi rodado tempos antes de Israel ser atacado e desencadear uma guerra que persiste até hoje.

Thati Lopes se sai bem como protagonista, ao saber transitar entre momentos de humor pastelão para momentos que exijam um pouco mais de dramaticidade. O mesmo não se pode dizer de Rodrigo Simas que está mais canastrão do que nunca mesmo se esforçando em cena. Felizmente, o elenco de veteranos salva o longa em alguns momentos, como no caso Jonas Bloch e Regina Braga.

Mas eu acho que o principal problema desse filme é termos uma noção de como ele terminará já na abertura da história. Por conta disso, temos que acompanhar a jornada desses personagens tentando descobrir  como lidar com sentimentos, incertezas e aprender a saber se aproximar das pessoas que realmente valem a pena. Lição de moral muito bem vinda, mas que soa bobinha e que pouco nos emociona.

"Viva a Vida"  é só mais uma comédia brasileira bobinha e que nos esquecemos dela após o término da sessão, o que é uma pena.     

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domingo, 2 de fevereiro de 2025

Cine Dica: Cineclube Torres apresenta 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana “This is America”

 De fevereiro a março, sessões na segunda, às 20h, com entrada franca, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto da Up Idiomas Torres.



Para o período da temporada de verão, momento no qual tradicionalmente a cidade recebe turistas, alguns do cone sul do continente, o Cineclube Torres volta a elaborar uma programação centrada em produções cinematográficas de expressão ibero-americana, oriundas portanto de vários países sul-americanos e ibéricos. Para além da questão linguística, a importância da reflexão sobre esta complexa identidade cultural é particularmente interessante no Rio Grande do Sul, que culturalmente representa lugar de confluência das diretrizes fundamentais que compõem esta particular expressão cultural e fílmica.

Este será o 10º ano que o Cineclube Torres propõe essa temática no verão, tendo exibido nas edições passadas desse ciclo mais de 80 longas metragens, sempre com ótima presença de público e obtendo destaque na mídia local e regional pela qualidade da programação. Este ano, nas 9 datas previstas, de fevereiro a março, estarão representados 9 países, numa seleção ampla e variada; a cinematografia brasileira, a ibérica (Portugal/Espanha) e a latino-americana, com filmes argentinos, chilenos, mexicanos, venezuelanos, uruguaios e peruanos, conforme detalhado em seguida.

A programação abre e fecha com filmes em português e todos os demais serão exibidos, como usualmente no Cineclube Torres, em idioma original com legendas.  O ciclo, com entrada franca, integra a programação continuada realizada na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), Biblioteca Comunitária no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Serviço:

O que:

Exibições audiovisuais

Onde:

Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando:

Às Segundas-feiras, às 20:00, de fevereiro a março,

nos dias 3/2, 10/2, 17/2, 24/2, 3/3, 10/3, 17/3, 24/3 e 31/3.


Ingressos:

Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917