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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 22 de dezembro de 2024

Cine Dica: Cineclube Torres vai apresentar "Feliz Natal", estreia na direção do Selton Melo.

 Segunda dia 23, às 20h, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, o Cineclube Torres vai apresentar o filme "Feliz Natal", estreia na direção do Selton Melo.

Enquanto na TV se multiplicam as comédias clássicas natalinas, o cineclube exibirá um retrato familiar amargo, ambientado em tempo de festas. Na primeira prova na direção cinematográfica, inspirado diretamente nas realizações do brasileiro Luiz Fernando Carvalho que o dirigiu em "Lavoura Arcaica", Selton Mello entrega um drama fascinante e surpreendente. Um homem, Caio (Leonardo Medeiros), que trabalha num ferro-velho no interior, resolve visitar sua família justamente para a comemoração do Natal.

O título é irônico pois as espectativas não demoram a sairem frustradas: "Selton Mello demonstra segurança na direção de atores. Ele consegue articular bem os elementos do roteiro e dosar o sarcasmo e a ironia que transbordam destes encontros natalinos revestidos por camadas generosas de sentimentos fabricados, nada genuínos" (Leonardo Campos, Plano Crítico). Premiado como Melhor Direção em Los Angeles, Paulínia e Goiânia, o filme "Feliz Natal" obteve mais de 30 prêmios nacionais e internacionais.

A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Serviço:

O que:  Exibição de "Feliz Natal", de Selton Mello, ficção, 100min., 2008.

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, dia 23/12, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Cine Especial: Revisitando 'Nosferatu'

Ao longo desses quase vinte anos que eu escrevo sobre cinema por aqui é notório que uma vez ou outra sempre escrevo novamente sobre o clássico do expressionismo alemão "Nosferatu" (1922) do diretor F.W Murnau. Um dos motivos que talvez leve a isso é que o filme é puramente cinema, gótico, expressionista e do qual é até mesmo revisitado por cineastas que se inspiram neste longa. Tantas vezes escrevendo sobre ele então porque escrever novamente?

Talvez não somente pelo fato que em breve haverá uma nova versão que sairá pelas mãos do diretor Robert Eggers, como também pelo fato de que "Nosferatu" é um daqueles filmes cujas lembranças me fazem acreditar que cada filme que eu vá conhecer se torne uma bela aventura. Porém, é preciso me lembrar de passagens da minha vida do qual as imagens já se embaçam através dos anos que passam.  Acho que o primeiro vislumbre que eu tive sobre o filme foi em uma edição especial de vários anos atrás do Globo Repórter da Rede Globo sobre Drácula.

Para os que estavam fora do planeta, "Nosferatu" é na realidade uma versão não autorizada do clássico literário escrito por Bram Stoker, mas que, ironicamente, se tornou através dos anos uma das melhores adaptações já feitas até hoje. O livro foi publicado pela primeira vez em 26 de maio de 1897 e provavelmente o especial do programa tenha sido exibido em 1997, ano que o livro estava completando cem anos. Quando estava assistindo ao programa me lembro claramente do teor mórbido quando estava sendo exibida diversas versões de Drácula para o cinema e dentre elas lá estava "Nosferatu".

Não sei ao certo, mas acho que deram destaque a cena em que ele ouve o galo cantar antes de sucumbir ao sol. Curiosamente, foi a partir desse clássico que levantou a ideia que os vampiros morriam perante os raios de sol.  Naquele tempo eu já alugava filmes para assistir em casa, sendo que a cidade de Guaíba onde eu morava tinha tantas vídeo locadoras que eu fazia questão de me cadastrar em cada uma delas.

Curiosamente, eu fui alugar o filme pela primeira vez em uma locadora bem vagabunda perto da escola Ruy Coelho Gonçalves onde eu estudava, sendo que foi indicado por uma colega minha que ficou fascinada pelo filme, mesmo sendo uma obra de vários anos atrás. Foi lá então que achei o VHS, mas ele estava empoeirado, perdido em meio a tantos títulos e temia por estar até mesmo estragado. Felizmente eu assisti em minha casa pela primeira vez.

Era uma cópia original em VHS lançada pelo Continental da época e que, curiosamente, havia lançado também no mesmo período "King Kong" (1933). Porém, em termos de imagem, ela era desgastada, não restaurada e cuja trilha tocada em um órgão era por vezes insuportável. Mesmo assim tive uma vaga ideia do porque o longa ser até hoje reverenciado e sendo que vários elementos do clássico viriam posteriormente na filmografia do diretor Tim Burton que é um grande fã do cinema gótico.

Algum tempo depois obtive umas revistas antigas da revista SET onde havia um texto especial sobre o clássico e fazendo com que visitasse ele diversas vezes na locadora. No decorrer dos anos, "Nosferatu" foi um daqueles filmes que acabou sendo restaurado, principalmente na era do DVD e recursos digitais que deram um novo verniz aos filmes para eles continuarem ainda vivos. Me lembro que uma das últimas restaurações para o filme foi feita entre 2005 e 2006 por Luciano Berritatúa para a fundação Friedrich Wilhelm Murnau com base de uma cópia de 1922, com intertítulos e coloração original.

Logicamente eu comprei uma versão do filme em DVD original, novamente pela Continental, mas infelizmente veio danificado e nunca pude trocá-lo. Anos depois, felizmente, a Versátil lançou um box especial com clássicos filmes de vampiros e 'Nosferatu" estava entre eles. Porém, F.W Murnau não criou uma obra para ser vista e revista em uma telinha, mas sim na tela grande onde ela foi exibida nos seus primeiros anos de vida.

Se tornou comum eu me pegar assistindo ao clássico toda vez que era exibido em uma mostra especial de Porto Alegre. O Fantaspoa, por exemplo, é um dos festivais do gênero fantástico mais conhecidos do país e sempre quando dá os programadores exibem o filme do Murnau e se tornando um grande sucesso de público. Em uma das edições, por exemplo, o filme foi exibido no Instituto Goethe com trilha sonora ao vivo e nem preciso dizer que isso foi inesquecível.

Por ser uma obra de domínio público, o filme é exibido até mesmo no Youtube hoje em dia e se tornando até mesmo meme nas redes sociais. Curiosamente, o personagem acabou tendo uma rápida participação no desenho "Bob Esponja" no episódio "Turno Macabro" e fazendo com uma nova geração tivesse conhecimento sobre o clássico. Se não conhece através dos livros de história sobre o cinema, ao menos irá conhecer através de outra mídia.

Mais de cem anos depois vemos a obra se tornar mais conhecida do que nunca, principalmente agora com a chegada de sua nova versão comandada por Robert Eggers. Independentemente dela ser boa ou ruim, ao menos o clássico estará sempre lá para podermos apreciá-la e sentirmos o sabor do mais puro cinema. Talvez F.W Murnau não tenha vivido o suficiente para ver o seu legado sendo lembrado com glórias, mas ao menos o seu perfeccionismo serviu de inspiração para várias gerações que surgiram através das décadas.

"Nosferatu" é um daqueles clássicos que me fez embarcar em uma grande aventura para conhecê-lo e que cada revisão era como se estivesse assistindo a obra pela primeira vez como um todo. 

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quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Cine Dica: ÚLTIMA SESSÃO CLUBE DE CINEMA 2024 (21/12): "O Conde de Monte Cristo" na Cinemateca Paulo Amorim

Chegamos ao grande momento de encerramento da temporada 2024 do Clube de Cinema de Porto Alegre, e preparamos uma despedida à altura: a exibição do épico francês "O Conde de Monte Cristo". Este grande sucesso, que levou mais de 7 milhões de espectadores aos cinemas na França, traz uma nova adaptação do clássico de Alexandre Dumas.

Devido à duração de 3 horas, nossa sessão especial terá início mais cedo, às 10h da manhã. Confira os detalhes: 

SESSÃO CLUBE DE CINEMA


Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Data: 21/12/2024, sábado, às 10 horas da manhã  


"O Conde de Monte Cristo" (Le Comte de Monte Cristo)

França, 2024, 180 min, 14 anos  

Direção: Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte  

Elenco: Pierre Niney, Bastien Bouillon, Anaïs Demoustier  

Sinopse: No início do século XIX, Edmond Dantè é preso injustamente no dia de seu casamento. Após 14 anos de prisão, ele foge, descobre uma fortuna e retorna com um plano elaborado de vingança contra aqueles que o traíram.  



Esperamos contar com sua presença para celebrarmos juntos o encerramento de mais um ano de cinefilia e encontros inesquecíveis no Clube de Cinema de Porto Alegre!  


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 19 A 25 DE DEZEMBRO DE 2024

(SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES)

HISTÓRIAS QUE É MELHOR NÃO CONTAR


ATENÇÃO: DEVIDO AO FERIADO DE NATAL, NÃO HAVERÁ SESSÕES NOS DIAS 24 E 25 DE DEZEMBRO

A cinesemana do Natal destaca duas estreias em nossa programação: o longa indiano TUDO QUE IMAGINAMOS COMO LUZ, que é destaque em todas as listas de melhores do ano, e a comédia episódica espanhola HISTÓRIAS QUE É MELHOR NÃO CONTAR. Duas produções francesas baseadas em histórias clássicas continuam entre as preferidas do nosso público: O CONDE DE MONTE CRISTO, sobre o romance de Alexandre Dumas, e A FAVORITA DO REI, ambientada na corte de Luiz XV.

Estes são os últimos dias para assistir ao documentário uruguaio OS SONHOS DE PEPE, de Pablo Trobo, e à produção italiana A HORA DO ORVALHO, de Marco Risi. Confira nossa programação completa e o Portal do Cinema Gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


O CONDE DE MONTE CRISTO Assista o trailer aqui.

(Le Comte de Monte Cristo - França, 2024, 180min) Direção de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, com Pierre Niney, Bastien Bouillon, Anaïs Demoustier. Paris Filmes, 14 anos. Drama..

Sinopse: Com um público de 7 milhões de espectadores na França, esta nova adaptação de um dos maiores clássico da literatura francesa é assinada pelos mesmos roteiristas de "Os Três Mosqueteiros - D´Artagnan". Na história, ambientada no início do século XIX, o jovem Edmond Dantè é preso por um crime que não cometeu no dia de seu casamento. Depois de 14 anos, ele consegue fugir da prisão, se apossa de uma fortuna e volta à sua cidade com um elaborado plano de vingança contra seus inimigos.

Sessões: 15h15min (não haverá exibição nos dias 24 e 25 - terça e quarta)


ESTREIA: TUDO QUE IMAGINAMOS COMO LUZ 

(All we imagine as light - Índia/França/Holanda/Luxemburgo, 2024, 120min). Direção de Payal Kapadia, com Kani Kusruti, Divya Prabha, Chhaya Kadam. Filmes da Mostra, 14 anos. Drama.

Sinopse: Na caótica Mumbai, a rotina de três mulheres que trabalham em um hospital é atravessada por sentimentos e situações que dão conta das tradições de um país. Prahna não tem notícias do marido, que foi tentar a sorte em outro país. Anu vive um romance com um rapaz que os pais não aprovam. Parvaty perdeu o marido e também está prestes a perder sua casa. O alento para o caos pode estar em uma viagem para o interior, onde há paz de espírito. O filme foi o vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Cannes e já aparece em várias listas de melhores produções do ano.

Sessões: 19h (não haverá exibição nos dias 19, 24 e 25 – quinta, terça e quarta)


SALA EDUARDO HIRTZ


A FAVORITA DO REI Assista o trailer aqui.

(Jeanne Du Barry – França, 2023, 120min). Direção de Maïwenn, com Maïwenn, Johnny Depp, Benjamin Lavernhe. Mares Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Na França do século XVIII, a jovem Jeanne Vaubernier aproveita sua beleza para sair da condição miserável em que nasceu. Como amante de um conde, ela se aproxima de ninguém menos que o rei Luis XV – e se torna uma das companhias mais frequentes e envolventes do poderoso monarca. Durante cinco anos, a despeito das regras da corte, Luis XV e Jeanne viveram intensamente sua paixão e entraram para os livros de História. O filme, que abriu o Festival de Cannes em maio passado, causou polêmica por conta da presença de Johnny Depp, que fez sua primeira aparição pública após as denúncias feitas pela sua ex-mulher.

Sessões: 15h (exibição somente no sábado, dia 21)


A HORA DO ORVALHO Assista o trailer aqui.

(Il punto di rugiada - Itália, 2023,112min). Direção de Marco Risi, com Massimo De Francovich, Luigi Diberti, Ariella Reggio. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Carlo provocou um acidente de carro, enquanto Manuel foi pego traficando drogas. Ambos são jovens e terão que cumprir a mesma pena: um ano de trabalho social na Villa Bianca, uma casa de repouso. Sob a orientação da enfermeira Luisa e a convivência com os mais velhos, Carlo e Manuel viverão experiências que vão mudar suas vidas para sempre. Marco Risi é filho do grande diretor Dino Risi, considerado o pai da comédia italiano, e fez o filme inspirado nas histórias que viveu ao seu lado.

Sessões: 15h (exibições somente nos dias 20 e 22 – sexta e domingo)


ESTREIA: HISTÓRIAS QUE É MELHOR NÃO CONTAR Assista o trailer aqui.

(Historias para no contar - Espanha, 2024, 100min). Direção de Cesc Gay, com Anna Castillo, Chino Darín, Maribel Verdú, José Coronado, Javier Cámara. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Um elenco talentoso protagoniza cinco episódios de situações embaraçosas do dia a dia, provavelmente já vividas por muitas pessoas e que seria melhor não serem reveladas. Em comum, as histórias são tratados com bom humor e desfechos inesperados, incluindo o encontro de três amigas atrizes para um teste de elenco ou a tentativa de um casal de arranjar uma namorada para um amigo desiludido.

Sessões: 17h15min (não haverá exibição nos dias 24 e 25 - terça e quarta)


OS SONHOS DE PEPE Assista o trailer aqui.

(Los Suenõs de Pepe – Uruguai, 2024,86min). Documentário de Pablo Trobo. Pandora Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme nos aproxima de Pepe Mujica, um dos principais políticos da América Latina. Prestes a completar 90 anos, ele segue com um discurso sobre como deixar um mundo melhor para as gerações futuras. Também viaja aos Estados Unidos, Japão, Brasil, Reino Unido, Alemanha e ao interior do Uruguai, se encontrando com grandes líderes mundiais e com pessoas tão simples quanto ele.

Sessões: 19h15min (não haverá exibição nos dias 24 e 25 - terça e quarta)


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'O Segredo de Beethoven'

Sinopse: Na véspera da estreia de sua Nona Sinfonia, Beethoven contrata uma jovem assistente. 

Beethoven foi sem sombra de dúvida um dos maiores artistas da música e cuja sua Nona Sinfonia entrou para a história. Porém, todo gênio é um ser humano cheio de falhas, mas que ao mesmo tempo sempre obterá certa ajuda daqueles que admiram a sua obra. "O Segredo de Beethoven" (2006) fala sobre a possível origem de uma de suas maiores obras primas, mas cabe nós tirarmos as nossas próprias conclusões.

Dirigido por Agnieszka Hollhand, do longa "O Terceiro Milagre (1999)", o filme conta sobre os últimos anos de vida de Beethoven (Ed Harris) e cujo mesmo estava se preparando para a realização de sua Nona Sinfonia. Ao mesmo tempo, ele contrata uma jovem assistente chamada Anna (Diane Kruger) que sonha também ser uma compositora. Uma vez que se conhecem um ajuda o outro para adentrar ainda mais em seus principais objetivos.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que Anna é uma personagem fictícia, ou inspirada nas várias pessoas que colaboraram para o sucesso de Beethoven no universo da música. Ao meu ver, Agnieszka Hollhand optou pela criação dessa personagem para que ela fosse uma representação de nós mesmos quando adentramos no mundo da arte musical e cuja as letras que conquistaram o mundo só podiam ser emolduradas por pessoas que colocam em prática a sua verdadeira paixão. Beethoven foi um destes casos que procurou ser ele mesmo e se dedicando a sua maior paixão, nem que para isso colocasse a sua saúde, tanto mental como física em risco.

É preciso dar crédito para o ator veterano Ed Harris, que simplesmente desaparece em cena e dando lugar a esse personagem histórico que tem muito a dizer em suas partituras. Harris procura fazer para si um Bethoven que se diferencia das outras versões já levadas para as telas, mas que ao mesmo tempo pudesse manter a real essência de loucura que sempre estava impregnada no artista. É a partir dessa observação que fez dele um verdadeiro gênio e do qual Harris consegue transmitir isso através do seu talento.

Diane Kruger, por  sua vez, interpreta uma personagem que tinha tudo para se tornar secundária na medida em que a  trama avança. Porém, ela se sobressai ao interpretar uma mulher que busca obter luz própria através de um de vários ramos artísticos em que os homens dominavam, mas que basta uma para fazer a diferença. Talvez Anna nunca tenha existido, mas a sua força e determinação representa várias histórias de mulheres reais que fizeram a diferença no ramo, tanto da música, como também de outras artes através dos séculos.

Com uma reconstituição de época impecável, o filme poderia se sustentar unicamente pelas interpretações do casal principal. porém, Agnieszka Hollhand nos brinda com a reconstituição do que poderia ter sido a primeira apresentação da Nona Sinfonia de  Beethoven e que ocupa mais de dez minutos de projeção, mas que desejamos que dure minutos a mais, pois nos conquista na medida em que ela se torna cada vez mais poderosa. Desde já uma das melhores passagens como um todo e cujo os personagens centrais se complementam para moldar o espetáculo.

"O Segredo de Beethoven"  foi para mim uma grata surpresa e que fez somente me lamentar por não ter apreciado em sua estreia.

Onde Assistir: Youtube 

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terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Um Homem Diferente'

Sinopse: Edward é um ator que passa por um experimento radical para mudar a sua aparência, mas ao mesmo tempo conhece o outro lado dessa história.

O ano de 2024 talvez venha ser lembrado em que houve filmes em que se lançou uma crítica ácida contra o próprio mundo do sucesso que prega a beleza acima de tudo. Tanto "Substância" (2024) como "Sorria 2" (2024) foram longas que escancararam o lado hipócrita e a obsessão em se conseguir o sucesso artístico, mas tendo um alto preço para se pagar ao longo do percurso. "Um Homem Diferente" (2024) vai para um caminho ainda mais complexo e que nos coloca frente a frente sobre até que ponto o politicamente correto dos tempos de hoje é realmente viável.

Dirigido por Aaron Schimberg, o filme conta a história de Edward (Sebastina Stan), um ator que busca pelo reconhecimento, mas que sofre de uma deformidade devido a doença neurofibromatose. Em certa ocasião ele passa por um procedimento que faz com que o seu rosto fique impecável, mas curiosamente a sua vida se torna uma peça de teatro. Ao invés de interpretar ele mesmo, surge Oswald (Adam Pearson), que possui realmente um problema facial e se tornando a escolha ideal para o projeto.

Aaron Schimberg cria uma trama que consegue transitar nos momentos de drama com pitadas de um humor sombrio incomum, principalmente pela forma que as pessoas se comportam perante Edward. Em tempos politicamente corretos as pessoas agem das formas mais hipócritas ao tratarem o protagonista em termos de igualdade, mas não escondendo aquele olhar de repulsa vindo das mesmas. O protagonista, por sua vez, busca uma solução para atingir um novo patamar, mas ao mesmo tempo se dá conta que o problema se encontra muito mais embaixo do que se pode imaginar.

O filme é uma análise sobre o potencial interior da pessoa, independente dela ser perfeita ou não por fora e por conta disso escancarando os erros e acertos do indivíduo perante uma situação em que ele deseja ficar bem na foto. Curiosamente, uma vez que surge o rosto perfeito de Sebastian Stan é aí que realmente surgem os problemas para o protagonista, já que ele renega o seu passado, como se ele jamais tivesse existido e tentando começar, portanto, tudo do zero. Ou seja, ele abraça a ideia da perfeição que o mundo dos famosos tanto exige, mas dando um passo em falso uma vez que abandona a sua própria identidade.

Conhecido como Soldado Invernal dos filmes da Marvel, Sebstian Stan entrega o melhor desempenho de sua carreira, onde o seu personagem transita entre a lucidez para o desequilíbrio, uma vez que os seus desejos não são alcançados. Curiosamente, o ator Adam Pearson que interpreta Oswald realmente tem a doença neurofibromatose na vida real, mas aqui ele atua de uma forma tão intensa que cria um verdadeiro contraste com o modo que o protagonista enfrentava o mesmo problema dentro da história. As pessoas não enxergam a deformidade de Oswald, mas sim a sua personalidade intensa, genuína e fazendo com que o mesmo obtenha o papel principal da peça.

Aaron Schimberg lança perguntas cuja as respostas são difíceis de serem respondidas, principalmente para uma sociedade atual obcecada pelo sucesso e que insiste em posar para fotos do Instagram que revelam somente uma felicidade artificial na maioria das vezes. Assim como o já citado "Substância", o filme é corajoso ao tocar o dedo na ferida, ao revelar um sistema em que o poder vem através da beleza, mas que ao mesmo tempo compra a ideia de que é preciso vender a diversidade, mesmo quando ela soa extremamente hipócrita. No final das contas, o longa nos passa aquela velha frase, "seja você mesmo", sendo que ela nunca esteve mais atual do que nunca, mesmo quando o sistema pela perfeição lhe diz ao contrário nas entrelinhas.

"Um Homem Diferente" é um filme corajoso ao explorar o lado hipócrita de uma sociedade atual que transita entre o desejo pela perfeição e que ao mesmo tempo finge que aceita a diversidade em tempos politicamente corretos. 

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 19 A 29 DE DEZEMBRO DE 2024

 ESTREIA:

AGRESTE

Brasil/Ficção / 2024/103 min

Direção: Sérgio Roizenblit, Ricardo Mordoch

Sinopse: Agreste é uma história de amor no Sertão brasileiro. Etevaldo, um trabalhador rural, guarda um segredo. Encontra Maria, jovem de espírito livre, porém prometida em casamento a um senhor da vizinhança, ambos se apaixonam e se deparam com conflitos e ameaças que os forçam a fugir e a revelar segredos do passado.

Elenco: Badu Morais, Aury PortoLuci Pereira

EM CARTAZ:

OS SONHOS DE PEPE

Uruguai/ Documentário/2024/ 86min

Direção: Pablo Tropo

Sinopse: Em um planeta a caminho do colapso climático, onde a humanidade persegue um modelo predatório de desenvolvimento e consumo, a filosofia do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acende um alerta em todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo está se esgotando e não pode ser recuperado.


DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?

Brasil/Documentário/ 2022/ 74 min.

Direção: Adilson Mendes

Sinopse: Poderia o capitalismo ser reformado por dentro? O documentário aborda o encontro improvável de um ex-banqueiro com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), principal movimento social de reforma agrária da América Latina.


HORÁRIOS DE 19 A 29 DE DEZEMBRO (Exceto dias 23, 24, 25/12):

15h: OS SONHOS DE PEPE

17h: DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?

19h: AGRESTE


ATENÇÃO: O CINEBANCÁRIOS NÃO TERÁ SESSÕES NOS DIAS 23, 24 E 25/12 E A PARTIR DE 31 DE DEZEMBRO ENTRARÁ EM RECESSO DURANTE O MES DE JANEIRO.

Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405