Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE DEZEMBRO DE 2024

 PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE DEZEMBRO DE 2024

(SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES)

O CONDE DE MONTE CRISTO

A cinesemana de 12 a 18 de dezembro destaca a estreia do longa italiano A HORA DO ORVALHO, em que o diretor Marco Risi homenageia seu pai, o grande cineasta Dino Risi. Outra novidade da semana é O CONDE DE MONTE CRISTO, nova adaptação do clássico francês escrito por Alexandre Dumas. Também recebemos a produção brasileira ANTES QUE ME ESQUEÇAM, MEU NOME É EDY STAR, documentário do diretor Fernando Morais sobre o artista baiano.

A mostra Bicentenário, que comemora os 200 anos da imigração alemã no Brasil, chega à Cinemateca Paulo Amorim com dois títulos nesta semana: PRAIA DO FUTURO, de Karim Ainouz, e SEGUNDO TEMPO, de Rubens Rewald. E a última Sessão Nostalgia do ano tem gostinho de Natal: é ESQUECERAM DE MIM, um dos filmes mais festejados de 1990 e que fez a fama de Macaulay Culkin.

Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


O CONDE DE MONTE CRISTO Assista o trailer aqui.

(Le Comte de Monte Cristo - França, 2024, 180min) Direção de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, com Pierre Niney, Bastien Bouillon, Anaïs Demoustier. Paris Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Com um público de 7 milhões de espectadores na França, esta nova adaptação de um dos maiores clássicos da literatura francesa é assinada pelos mesmos roteiristas de "Os Três Mosqueteiros - D´Artagnan". Na história, ambientada no início do século XIX, o jovem Edmond Dantè é preso no dia de seu casamento por um crime que não cometeu. Depois de 14 anos, ele consegue fugir da prisão, se apossa de uma fortuna e volta à sua cidade com um elaborado plano de vingança contra seus inimigos.

Sessões: 15h15min (não haverá exibições no domingo e na terça, dias 15 e 17)


ESTREIA: A HORA DO ORVALHO Assista o trailer aqui.

(Il punto di rugiada - Itália, 2023,112min). Direção de Marco Risi, com Massimo De Francovich, Luigi Diberti, Ariella Reggio. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Carlo provocou um acidente de carro, enquanto Manuel foi pego traficando drogas. Ambos são jovens e terão que cumprir a mesma pena: um ano de trabalho social na Villa Bianca, uma casa de repouso. Sob a orientação da enfermeira Luisa e a partir da convivência com os mais velhos, Carlo e Manuel viverão experiências que vão mudar suas vidas para sempre. Marco Risi é filho do grande diretor Dino Risi, considerado o pai da comédia italiana, e fez o filme inspirado nas histórias que viveu ao seu lado.

Sessões: 19h (não haverá exibição na terça, dia 17)


SESSÃO NOSTALGIA:  ESQUECERAM DE MIM

(Home Alone - EUA, 1990, 103min). Direção de Chris Columbus, com Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard e Catherine O'Hara. Livre.

Sinopse: A Sessão Nostalgia do mês de dezembro traz o clássico natalino estrelado por Macaulay Culkin. Kevin McCallister tem 8 anos e é esquecido pela família, que voa para Paris na viagem de férias. Ao acordar e encontrar a casa vazia, Kevin acredita que está vivendo o sonho da liberdade – até ser surpreendido por uma dupla de ladrões. Sucesso de bilheteria à época do seu lançamento, o filme rendeu ao jovem protagonista a indicação para o Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical.

Sessão: domingo, dia 15, às 14h. Ingressos a R$ 10 – preço único


SALA EDUARDO HIRTZ


OS SONHOS DE PEPE Assista o trailer aqui.

(Los Suenõs de Pepe – Uruguai, 2024,86min). Documentário de Pablo Trobo. Pandora Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme nos aproxima de Pepe Mujica, um dos principais políticos da América Latina. Prestes a completar 90 anos, ele segue com um discurso sobre como deixar um mundo melhor para as gerações futuras. Também viaja aos Estados Unidos, Japão, Brasil, Reino Unido, Alemanha e ao interior do Uruguai, se encontrando com grandes líderes mundiais e com pessoas tão simples quanto ele.

Sessões: 15h (não haverá sessão no sábado, dia 14)


MOSTRA FRAPA ACESSÍVEL:  Exibições com acessibilidades abertas, incluindo legendas, audiodescrição e Libras. Entrada franca.

14/12, sábado, às 14h – OESTE OUTRA VEZ, de Erico Rassi


A FAVORITA DO REI Assista o trailer aqui.

(Jeanne Du Barry – França, 2023, 120min). Direção de Maïwenn, com Maïwenn, Johnny Depp, Benjamin Lavernhe. Mares Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Na França do século XVIII, a jovem Jeanne Vaubernier aproveita sua beleza para sair da condição miserável em que nasceu. Como amante de um conde, ela se aproxima de ninguém menos que o rei Luis XV – e se torna uma das companhias mais frequentes e envolventes do poderoso monarca. Durante cinco anos, a despeito das regras da corte, Luis XV e Jeanne viveram intensamente sua paixão e entraram para os livros de História. O filme, que abriu o Festival de Cannes em maio passado, causou polêmica por conta da presença de Johnny Depp, que fez sua primeira aparição pública após as denúncias feitas pela sua ex-mulher.

Sessões: 17h


ESTREIA: ANTES QUE ME ESQUEÇAM, MEU NOME É EDY STAR Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 94min). Documentário de Fernando Morais. Lança Filmes, 14 anos.

Sinopse: Edy Star, o pioneiro do Glam no Brasil, tem uma trajetória marcada por glamour e polêmica. Ícone da contracultura underground brasileira, o documentário revela sua personalidade libertária e inovadora e traz depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Zeca Baleiro e DJ Zé Pedro.

Sessões: 19h15min (exibições no sábado e terça - dias 14 e 17)


O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Anna Muylaert, com Cristina Pereira, Louise Cardoso, Grace Gianoukas, Luis Miranda, Rafa Vitti, Katiuscia Canoro. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Em um mundo distópico, os estereótipos de gênero estão invertidos. Um grupo de mulheres poderosas se diverte em seu clube de campo, enquanto os homens passam por intimidações e ameaças. Mas todo o poder e as mentiras são postos à prova quando três onças escapam do cativeiro e espalham o terror no lugar.

Sessões: 19h15min (exibições no domingo e quarta - dias 15 e 18)


MOSTRA BICENTENÁRIO – em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Entrada franca.


PRAIA DO FUTURO

(Brasil/Alemanha, 2014, 106 min). Direção de Karim Ainouz, com Wagner Moura e Jesuíta Barbosa. 14 anos.

Sinopse: Donato trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

Sessão: quinta, dia 12, às 19h15min


SEGUNDO TEMPO

(Brasil/Alemanha, 2023, 107 min). Direção de Rubens Rewald, com Kauê Telloli e Priscila Steinman. 14 anos.

Sinopse: Ana e Carl são dois jovens irmãos que nunca se deram bem, mas, depois de sofrerem uma grande perda familiar, partem em busca de respostas. Os dois tentam encontrar no Brasil e na Alemanha seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século XX.

Sessão: sexta, dia 13, às 19h15min


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 12 a 18 DE DEZEMBRO DE 2024

ESTREIAS:

POVO DA FLORESTA

Brasil/ Documentário/ 2023/ 80 min.

Direção: Rafa Calil

Sinopse: O legado da luta de Chico Mendes. O filme acompanha o cotidiano dos moradores do Seringal Cachoeira, onde Chico cresceu, revelando os desdobramentos da luta de um dos maiores ambientalistas brasileiros. O legado de Chico reverbera na região que ainda lida com muitos desafios para garantir que a floresta continue em pé.



DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?

Brasil/Documentário/ 2022/ 74 min.

Direção: Adilson Mendes

Sinopse: Poderia o capitalismo ser reformado por dentro? O documentário aborda o encontro improvável de um ex-banqueiro com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), principal movimento social de reforma agrária da América Latina.



EM CARTAZ:

OS SONHOS DE PEPE


Uruguai/ Documentário/2024/ 86min

Direção: Pablo Tropo

Sinopse: Em um planeta a caminho do colapso climático, onde a humanidade persegue um modelo predatório de desenvolvimento e consumo, a filosofia do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acende um alerta em todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo está se esgotando e não pode ser recuperado.


SESSÃO ESPECIAL DIA 18 DE DEZEMBRO, ÁS 19H, COM ENTRADA FRANCA: UM CORPO SÓ, de Cacá Nazario

Brasil/ Documentário com elementos de ficção/ 105 min.

Direção: Cacá Nazario

Sinopse: Um documentário com elementos de ficção, teatro e delírio que acompanha a trajetória da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz. O que começa como um registro da produção teatral do grupo acaba tornando-se uma investigação acerca dos limites estéticos e éticos, em que o limiar entre a vida e a arte, a ficção e a realidade, o íntimo e o político é borrado pela possibilidade de entender a imaginação criadora como ferramenta de resistência.


HORÁRIOS DE 12 A 17 DE DEZEMBRO(não há sessões nas segundas):

15h: POVO DA FLORESTA

17h: OS SONHOS DE PEPE

19h: DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?


HORÁRIOS DIA 18 DE DEZEMBRO:

15h: POVO DA FLORESTA

17h: OS SONHOS DE PEPE

19H: Sessão especial UM CORPO SÓ – Entrada Franca


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.

CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (12/12): "Anhangabaú" na Sala Redenção (Ciclo Documentários)

Nesta quinta-feira (12), o Clube de Cinema encerra o Ciclo Documentários com a exibição de Anhangabaú, documentário vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2023. A sessão contará com a presença especial do diretor Lufe Bollini, que participará de um bate-papo conosco sobre o processo de produção do filme. O documentário aborda as disputas territoriais da cidade de São Paulo, conectando a resistência indígena Mbyá-Guarani, a ocupação artística da Ouvidor 63 e o legado do Teatro Oficina Uzyna Uzona.


A sessão é aberta ao público e gratuita, traga seus amigos! Veja mais informações:


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Redenção, UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Central)

Data: 12/12/2024, quinta-feira, às 19h.

Anhangabaú

Brasil, 2023, Livre, 88min

Direção: Lufe Bollini

Equipe: Rafael Avancini (fotografia), André Luís Garcia (roteiro)

Sinopse: Anhangabaú conecta os conflitos territoriais da comunidade indígena Guarani Mbya com a resistência da Ouvidor, a maior ocupação artística da América Latina, e do grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona, na cidade de São Paulo.

Contamos com sua presença, até lá!

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 10 a 15 de dezembro de 2024

Falsa Loura

A Cinemateca Capitólio e a revista La Vida Útil apresentam na cidade de Porto Alegre, entre 10 e 15 de dezembro, a Semana Mundial da Cinefilia, uma edição especial da programação argentina que celebra a paixão cinéfila e os encontros na sala de cinema.


FILME ITALIANO NA SESSÃO DE ABERTURA

Na terça-feira, 10 de dezembro, a sessão de abertura apresenta uma obra-prima desconhecida do mestre italiano Luigi Comencini: A Maleta dos Sonhos. Lançado em 1953, a obra narra história de um velho ator do cinema mudo que ganha a vida projetando filmes condenados à destruição.


EXIBIÇÕES EM 35MM

Na quarta-feira, 11 de dezembro, às 20h30, Vento Norte, de Salomão Scliar, o primeiro longa de ficção do cinema sonoro produzido no RS, será exibido em 35mm, a partir da cópia do acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. No sábado, 14 de dezembro, às 20h30, um filme surpresa de um grande nome da cinematografia argentina, com a presença de Odete Lara no elenco, será exibido em 35mm, em uma cortesia do Museo del Cine, de Buenos Aires. O filme O Menino e o Vento, de Carlos Hugo Christensen, também será projetado em 35mm no domingo, 15 de dezembro, às 18h.


PROJETO RAROS 300

Venha celebrar durante toda a madrugada a trecentésima noite da sessão mais especial da Cinemateca Capitólio na Semana Mundial da Cinefilia! A maratona festiva do Raros 300 começa na noite da sexta-feira, 13 de dezembro, às 23h59, com a exibição da cópia restaurada do cultuado longa brasileiro Onda Nova, de José Antônio Garcia e Ícaro Martins, sobre o time de futebol feminino Gayvotas Futebol Clube e segue até a manhã de sábado com dois filmes que narram histórias insólitas, aventureiras e pitorescas no mundo do cinema: o canadense Crime Wave, de John Paisz, e o norte-americano Drive-in, de Rod Amateau.


CARLOS REICHENBACH NO ENCERRAMENTO DO ANO

No domingo, 15 de dezembro, às 20h30, a sessão de encerramento apresenta uma projeção em 35mm de Falsa Loura, o último longa-metragem do diretor brasileiro Carlos Reichenbach, lançado em 2007.


GRADE DE HORÁRIOS

10 a 15 de dezembro de 2024


10 de dezembro (terça-feira)

15h – Tudo Que Imaginamos Como Luz (pré-estreia)

17h – Malu

20h – A Maleta dos Sonhos (Luigi Comencini, 1953, 84 minutos)


11 de dezembro (quarta-feira)

15h30 – Hoteles japoneses: Nuvens Dispersas (Mikio Naruse, 1967, 108 minutos)

18h – Helena y Eva (A entrevista 19′, Horas extras 17′, Meio-dia 10′, O emprego 25′) + conversa sobre a programação

20h30 – Souvenir brasileiro: Memória (Roberto Henkin, 1990, 14 minutos) + Vento Norte (Salomão Scliar, 1951, 75 minutos) 35mm


12 de dezembro (quinta-feira)

15h – Hoteles japoneses: Grampo Ornamental (Hiroshi Shimizu, 1941, 75 minutos)

16h30 – Hoteles japoneses: Love Hotel (Shinji Somai, 1985, 88 minutos)

18h – SELECCIÓN OFICIAL: A Vida de um Homem Amoroso (Yukio Abe, 1991, 55 minutos) + L.A. Plays Itself (Fred Halsted, 1972, 55 minutos)

20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Uma Menina Decente (Klaus Lemke, Peter Hajek, 1968, 10 minutos) + Rocker (Klaus Lemke, 1972, 86 minutos)


13 de dezembro (sexta-feira)

15h – Hoteles japoneses: Dias de Juventude (Yasujirô Ozu, 1928, 104 minutos)

17h – Hoteles japoneses: Tripas de Anjo: Sala Vermelha (Chûsei Sone, 1979, 76 minutos)

18h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Os Homens que Eu Tive (Tereza Trautman, 1973, 80 minutos)

20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Não Quero Ser Um Homem (Ernst Lubitsch, 1918, 45 minutos)


PROJETO RAROS 300

23h59 – Onda Nova (José Antônio Garcia e Ícaro Martins, 1983, 93 minutos)

02h – Crime Wave (John Paizs, 1985, 80 minutos)

04h – Drive-in (Rod Amateau, 1976, 96 minutos)


14 de dezembro (sábado)

15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: A Besta Deve Morrer (Román Viñoly Barreto, 1952, 95 minutos)

17h – SELECCIÓN OFICIAL: Arrebato (Ivan Zulueta, 1979, 105 minutos)

19h – SELECCIÓN OFICIAL: Travolta e Eu (Patricia Mazuy, 1993, 60 minutos)

20h30 – Souvenir argentino: Sábado à Noite, Cinema (Fernando Ayala, 1960, 97 minutos) 35mm


15 de dezembro (domingo)

15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: Veneno (Gianni Pons, 1952, 75 minutos)

16h30 – Christensen Argentino: Nunca Abras Essa Porta (Carlos Hugo Christensen, 1952, 85 minutos)

18h – Christensen Brasileiro: O Homem Sensorial (Eugenio Puppo, 2013, 15 minutos) + O Menino e o Vento (Carlos Hugo Christensen, 1967, 100 minutos) 35mm

20h30 – Encerramento: Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2007, 103 minutos) 35mm

Cine Curiosidade: Indicados ao Globo de Ouro 2025

Para alegria dos brasileiros cinéfilos "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, é indicado ao Oscar de Melhor Filme de língua Estrangeira, enquanto Fernanda Torres recebe a sua primeira indicação na categoria. Resta torcer para que isso sirva de termômetro para o próximo Oscar. Confira a lista completa.     

 

Cinema

Melhor Filme de Drama

O Brutalista

Um Completo Desconhecido

Conclave

Dune: Parte 2

Nickel Boys

Setembro 5


Melhor Filme de Comédia ou Musical

Anora

Rivais

Emilia Perez

A Verdadeira Dor

A Substância

Wicked


Melhor Direção

Jacques Audiard, Emilia Pérez

Sean Baker, Anora

Edward Berger, Conclave

Brady Corbet, O Brutalista

Coralie Fargeat, A Substância

Payal Kapadia, Tudo Que Imaginamos Como Luz


Melhor Ator em Filme de Drama

Adrien Brody, O Brutalista

Timothée Chalamet, Um Completo Desconhecido

Daniel Craig, Queer

Colman Domingo, Sing Sing

Ralph Fiennes, Conclave

Sebastian Stan, O Aprendiz


Melhor Atriz em Filme de Drama

Pamela Anderson, The Last Showgirl

Angelina Jolie, Maria Callas

Nicole Kidman, Babygirl

Tilda Swinton, O Quarto ao Lado

Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui

Kate Winslet, Lee


Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical

Jesse Eisenberg, A Verdadeira Dor

Hugh Grant, Herege

Gabriel LaBelle, Saturday Night

Jesse Plemons, Tipos de Gentileza

Glen Powell, Assassino por Acaso

Sebastian Stan, Um Homem Diferente


Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical

Amy Adams, Canina

Cynthia Erivo, Wicked

Karla Sofía Gascón, Emilia Pérez

Mikey Madison, Anora

Demi Moore, A Substância

Zendaya, Rivais


Melhor Ator Coadjuvante

Denzel Washington, Gladiador II

Kieran Culkin, A Verdadeira Dor

Guy Pearce, O Brutalista

Jeremy Strong, O Aprendiz

Yura Borisov, Anora

Edward Norton, Um Completo Desconhecido


Melhor Atriz Coadjuvante

Selena Gomez, Emilia Pérez

Ariana Grande, Wicked

Felicity Jones, O Brutalista

Margaret Qualley, A Substância

Isabella Rossellini, Conclave

Zoe Saldaña, Emilia Pérez


Melhor Roteiro

Emilia Pérez

Anora

O Brutalista

A Verdadeira Dor

A Substância

Conclave


Melhor Trilha Sonora

O Brutalista

Conclave

Robô Selvagem

Emilia Pérez

Rivais

Duna: Parte 2


Melhor Canção Original

The Last Showgirl – “Beautiful That Way”

Rivais – “Compress/Repress”

Emilia Pérez – “El Mal”

Better Man – “Forbidden Road”

Robô Selvagem — “Kiss the Sky”

Emilia Pérez – “Mi Camino”


Melhor Filme de Língua Não-Inglesa

Tudo Que Imaginamos Como Luz

Emilia Pérez

The Girl With the Needle

Ainda Estou Aqui

The Seed of the Sacred Fig

Vermiglio


Melhor Filme de Animação

Flow

Divertida Mente 2

Memórias de um Caracol

Moana 2

Wallace & Gromit: Avengança

Robô Selvagem


Maior Evento Cinematográfico do Ano

Alien: Romulus

Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice

Deadpool & Wolverine

Gladiador 2

Divertida Mente 2

Twisters

Wicked

Robô Selvagem


Televisão/Streaming

Melhor Série de Drama

O Dia do Chacal

A Diplomata

Sr. e Sra. Smith

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Slow Horses

Round 6


Melhor Ator de Drama em Série de TV

Donald Glover, Sr. e Sra. Smith

Jake Gyllenhaal, Acima de Qualquer Suspeita

Gary Oldman, Slow Horses

Eddie Redmayne, O Dia Do Chacal

Hiroyuki Sanada, Xógum

Billy Bob Thornton, Landman


Melhor Atriz de Drama em Série de TV

Kathy Bates, Matlock

Emma D’Arcy, A Casa do Dragão

Maya Erskine, Sr. e Sra. Smith

Keira Knightley, Black Doves

Keri Russell, A Diplomata

Anna Sawai, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão


Melhor Série de Comédia

Abbott Elementary

O Urso

Magnatas do Crime

Hacks

Ninguém Quer

Only Murders in the Building


Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical

Adam Brody, Ninguém Quer

Ted Danson, Um Espião Infiltrado

Steve Martin, Only Murders in the Building

Jason Segel, Falando a Real

Martin Short, Only Murders in the Building

Jeremy Allen White, O Urso


Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical

Kristen Bell, Ninguém Quer

Quinta Brunson, Abbott Elementary

Ayo Edebiri, O Urso

Selena Gomez, Only Murders in the Building

Kathryn Hahn, Agatha Desde Sempre

Jean Smart, Hacks


Melhor Filme para TV ou Série Limitada

Monstros

Bebê Rena

Difamação

Pinguim

True Detective: Terra Noturna

Ripley


Melhor Ator de Filme para TV ou Série Limitada

Colin Farrell, Pinguim

Richard Gadd, Bebê Rena

Kevin Kline, Disclaimer

Cooper Koch, Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais

Ewan McGregor, Um Cavalheiro Em Moscou

Andrew Scott, Ripley


Melhor Atriz de Filme para TV ou Série Limitada

Cate Blanchett, Disclaimer

Jodie Foster, True Detective: Night Country

Cristin Milioti, Pinguim

Sofía Vergara, Griselda

Naomi Watts, Feud: Capote vs. the Swans

Kate Winslet, O Regime


Melhor Ator Coadjuvante em Título para a Televisão ou Streaming

Tadanobu Asano, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Javier Bardem, Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos de Pais

Harrison Ford, Falando a Real

Jack Lowden, Slow Horses

Diego Luna, A Máquina

Ebon Moss-Bachrach, O Urso


Melhor Atriz Coadjuvante em Título para a Televisão ou Streaming

Liza Colón-Zayas, O Urso

Hannah Einbinder, Hacks

Dakota Fanning, Ripley

Jessica Gunning, Bebê Rena

Allison Janney, A Diplomata

Kali Reis, True Detective: Night Country


Melhor Comediante

Jamie Foxx, What Had Happened Was

Nikki Glaser, Someday You’ll Die

Seth Meyers, Dad Man Walking

Adam Sandler, Love You

Ali Wong, Single Lady

Ramy Youssef, More Feelings


Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Cine Especial: Conhecendo 'Sinfonia em Paris'

O Oscar de 1999 é apontado por muitos como uma das piores cerimônias da história, ao consagrar o filme "Shakespeare Apaixonado" (1998) com o prêmio de melhor filme ao invés de "O Resgate do Soldado Ryan"(1998). Nem irei me estender muito pois essa cerimônia é ainda mais dolorosa para os brasileiros, porém, já houve outras injustiças piores ao longo da história e motivos é o que não falta.

Porém, há alguns casos que merece dar uma olhada mais de perto e decidi dar uma chance para "Sinfonia em Paris" (1951), filme que levou o prêmio máximo perante títulos como "Uma Rua Chamada Pecado", Um Lugar ao Sol (1952) e "Quo Vadis?" (1951).  O filme foi dirigido por Vincente Minnelli, sendo apontado pelos historiadores do cinema como o pai do gênero musical, o que não está muito longe da verdade, pois é preciso muito empenho e dedicação para elaboração de determinados números musicais vistos neste filme. Além disso, o realizador estava enfrentando um drama pessoal na época, já que até então a sua esposa Judy Garland vivia com problemas de saúde devido aos seus vícios e fazendo com que o realizador quase tivesse um ataque dos nervos.

Ambos se separaram após a produção e seguindo caminhos distintos na carreira.  O filme veio em um momento em que o gênero musical não estava no auge de sua fase de ouro, mas como Hollywood sempre gostava de realizar obras para entreter a massa era uma questão de tempo para que um longa como esse fosse realizado. O filme conta a história de Jerry Mulligan (Gene Kelly), que lutou pelo exército americano na Segunda Guerra Mundial, mas após isso decidiu viver em Paris. Lá ele tenta ganhar reputação por seu trabalho como pintor.

Adam Cook (Oscar Levant), seu amigo, é um pianista que está batalhando para vencer na vida ao lado de seu parceiro musical, o cantor francês Henri Baurel (Georges Guetary). Porém, as coisas ficam complexas quando Jerry e Henri passam a disputar o amor da bela Lise Bouvier (Leslie Caron), mas sem ao menos saberem disso.  filme foi produzido ainda no auge do technicolor e se tornando na época o segundo em cores ao receber Oscar de Melhor filme, sendo que o primeiro foi "E o Vento Levou" (1939).

O filme marca a estreia da atriz Leslie Caron no cinema, sendo apontada na época como uma das mais belas descobertas daquele período e tendo um par de pernas que levou o público masculino ao delírio. Isso foi o suficiente para lhe garantir já na estreia sua primeira indicação ao Oscar e, posteriormente, atriz voltaria a trabalhar com Vincente Minnelli em "Gigi" (1958), também ganhador do Oscar de melhor filme.  Como sempre, Gene Kelly faz o que melhor fez em sua carreira, ao criar para si um personagem que nos soa sempre amigável e tendo um talento no sapateado como um todo.

Pode-se dizer que os seus maiores sucessos de sua carreira ele praticamente interpretou o mesmo tipo de personagem, mas isso não era um defeito em um tempo em que os estúdios somente pensavam em comandar grandes espetáculos e sendo algo que não é muito diferente de hoje em dia. Pode-se dizer que esse longa, ao lado da obra prima "Cantando na Chuva" (1952), sejam os seus maiores feitos no cinema e sendo mais do que suficiente para entrar no imaginário da cinefilia.

Quanto a trama em si ela não é muito diferente das típicas comédias românticas, mas tudo embalado com inúmeros números musicais que impressionam até hoje e que com certeza boa parte do orçamento foi investido nestes momentos. Vale destacar que boa parte do filme não foi realizada em Paris, sendo que o deslocamento sairia muito caro e fazendo com que os produtores rodassem as cenas em estúdio. Se por um lado a Paris vista no filme pode soar artificial hoje em dia, ao menos, a belíssima edição de arte compensa todo o resto, principalmente pelo fato dela se casar com o lado artístico do protagonista como um todo.

Falando nisso, é preciso tirar o chapéu para os vinte minutos finais do longa, onde o protagonista começa a se imaginar adentrando em suas diversas pinturas e protagonizando inúmeros números musicais que enchem os nossos olhos. Cenários gigantescos, cores vibrantes, figurinos exóticos e muita dança ao ponto de não sabermos onde começa e onde termina. O filme somente peca com o seu final feliz forçadamente inserido no último minuto de projeção, sendo que o close na rosa onde se encerra o último número musical poderia ser muito bem o encerramento da história.

Porém, isso não tira a força da obra como um todo, pois revisto hoje nos dá uma dimensão de como funcionava a Hollywood de antigamente, sempre querendo moldar grandes espetáculos para fazer com que o público se esqueça do mundo real em alguns momentos. Não é nem de longe melhor que "Uma Rua Chamada Pecado" ou "Um Lugar ao Sol", mas pode sim ser apreciado hoje sem esse peso de comparação. Em tempos de "Coringa - Delírio a Dois" (2024) nunca é tarde demais para que essa geração atual descubra como eram os filmes musicais de antigamente.

"Sinfonia em Paris" é um clássico que melhor nos diz como Hollywood de tempos mais dourados queria entreter o seu grande público a todo custo. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (07/12): "Retrato de um Certo Oriente" na Cinemateca Paulo Amorim

Neste sábado, o Clube de Cinema exibe Retrato de um Certo Oriente, a mais recente obra de Marcelo Gomes, diretor já consagrado por Cinema, Aspirinas e Urubus. Adaptado do romance de Milton Hatoum, o filme traz uma narrativa envolvente sobre imigração, amor proibido e tensões religiosas, acompanhando a jornada de dois irmãos em busca de uma nova vida no Brasil. Ao revisitar o passado e a guerra no Líbano, a obra traça um paralelo com questões contemporâneas, tornando-se um retrato atual e muito relevante. Veja mais informações sobre a sessão:


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

Data: 07/12/2024, sábado, às 10:15 da manhã

Retrato de um Certo Oriente

Brasil, 2024, 16 anos, 83min

Direção: Marcelo Gomes

Elenco: Wafa'a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour

Sinopse: Emilie e Emir, dois irmãos católicos, deixam sua terra natal em busca de um futuro melhor no Brasil. Durante a viagem, Emilie se apaixona por Omar, um comerciante muçulmano. Emir, tomado pelo ciúme e pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, desencadeando conflitos que vão além da família.

Contamos com sua presença, até lá!


Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok