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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 18 A 22 DE NOVEMBRO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Nossa cinesemana começa no dia 18, depois da programação do Frapa.

E a principal novidade é o Festival Varilux de Cinema Francês, que reúne nada menos que 18 títulos inéditos, incluindo produções de Martin Provost, André Téchiné, Catherine Breillart, Rodrigo Sorogoyen, e o clássico “E Deus Criou a Mulher”, de Roger Vadim.

Outro destaque da nossa programação é o longa SAMSARA – A JORNADA DA ALMA, do espanhol Lois Patiño, que faz uma abordagem criativa e delicada do pós-morte.

Seguem em cartaz alguns títulos muito festejados pelo público, como TIA VIRGINIA, de Fabio Meira; AFIRE, de Christian Petzold; ELIS & TOM, de Roberto Oliveira, e MEU NOME É GAL, de Lô Politi e Dandara Ferreira. O filme da Gal, inclusive, terá uma sessão especial no domingo, dentro da Semana Estadual do Bebê


Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SESSÕES ESPECIAIS DA SEMANA

DOMINGO, DIA 19, ÀS 14h30 – INGRESSOS À R$ 8,00


SESSÃO FAMÍLIA CINÉFILA

A exibição abre a programação da Semana Estadual do Bebê, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, e será adaptada para receber pais, mães e seus filhos até 12 anos.


EXIBIÇÃO NA SALA EDUARDO HIRTZ:


MEU NOME É GAL

(Brasil, 2022, 90min). Direção de Lo Politi e Dandara Ferreira, com Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis e Dandara Ferreira. Downtown/Paris Filmes, 16 anos. Cinebiografia.

Sinopse: Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa foi a musa do movimento Tropicalista e ajudou a transformar os rumos da música e da cultura brasileiras. Junto com os companheiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Jards Macalé, Tom Zé e Wally Salomão, ela enfrentou as dificuldades de ser de vanguarda em meio ao conservadorismo e à violência impostos pela ditadura militar no Brasil.


QUARTA, DIA 22, ÀS 19h15 – ENTRADA FRANCA

SESSÃO DE LANÇAMENTO DE MÉDIA-METRAGEM


EXIBIÇÃO NA SALA PAULO AMORIM:


A LUZ DO TEMPO

(Brasil, 2023, 35min). Documentário de Pedro Zimmermann. Okna Produções, Livre.

Sinopse: O filme tem como ponto de partida um depoimento da artista sérvia Marina Abramovic, em que fala sobre a utilização da "realidade aumentada" para registrar suas performances. Na produção, artistas e intelectuais são convidados a refletir sobre o desenvolvimento das artes ao longo do tempo.


SALA PAULO AMORIM


15h15 – ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 100min). Documentário de Roberto de Oliveira. O2 Play, 12 anos.

Sinopse: Lançado em 1974, "Elis & Tom" é um dos discos mais importantes da história da música brasileira. As gravações deste encontro entre Elis Regina e Tom Jobim ficaram guardadas por mais de quatro décadas e ganham às telas dos cinemas depois de um cuidadoso processo de restauração e remasterização. Além de clássicos como “Águas de Março”, Chovendo na Roseira” e “Modinha”, o público vai conhecer os bastidores no estúdio, incluindo algumas tensões e um pouco do processo criativo destes monstros sagrados da nossa música. A produção é também um reencontro emocionante do diretor com amigos e com os artistas envolvidos no projeto.


(NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DOMINGO, DIA 19)


17h15 – TIA VIRGÍNIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Fabio Meira, com Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Vera Valdez. Elo Studios, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Virgínia nunca se casou, não teve filhos e foi convencida pelas irmãs a cuidar dos pais. No primeiro Natal depois da morte do pai, com a mãe dependente de cuidados, Virginia reencontra suas irmãs. Enquanto preparam a ceia, os afetos e os ressentimentos dão o tom das conversas entre Virginia, Vanda e Valquiria. Inspirado nas memórias do próprio diretor, o filme ganhou seis Kikitos no Festival de Gramado, incluindo melhor filme pelo Júri da Crítica, melhor atriz para Vera Holtz e melhor roteiro.


19h15 – MEU NOME É GAL Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Direção de Lo Politi e Dandara Ferreira, com Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis e Dandara Ferreira. Downtown/Paris Filmes, 16 anos. Cinebiografia.

Sinopse: Com sua presença, sua atitude, seu corpo e sua voz, Gal Costa foi a musa do movimento Tropicalista e ajudou a transformar os rumos da música e da cultura brasileiras. Junto com os companheiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Jards Macalé, Tom Zé e Wally Salomão, ela enfrentou as dificuldades de ser de vanguarda em meio ao conservadorismo e à violência impostos pela ditadura militar no Brasil.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 22)


SALA EDUARDO HIRTZ


FESTIVAL VARILUX

PROGRAMAÇÃO:

SÁBADO, DIA 18

15h – MAESTRO(S)

(2022, 96min). Direção de Bruno Chiche, com Yvan Attal, Pierre Arditi, Miou-Miou, Caroline Anglade. Distribuidora Bonfilm, Drama. Livre.

Sinopse: O maestro Denis Dumar ganhou mais um prêmio nas Victoires de la Musique Classique, evento anual de premiação de música clássica francesa. Logo em seguida, seu pai, François – um brilhante maestro de renome internacional – recebe um telefonema anunciando que foi escolhido para reger a orquestra do Teatro Scala de Milão. Sendo esse seu maior sonho, ambos vibram com a notícia. Porém, Denis rapidamente se desilude ao descobrir que, na verdade, ele é quem foi escolhido para ir a Milão, e não seu pai.


17h – O RENASCIMENTO

(Un coup de maître – 2023, 95min). Direção de Rémi Bezançon, com Vincent Macaigne, Bouli Lanners, Bastien Ughetto. Distribuidora Bonfilm, Drama. Livre.

Sinopse: Dono de uma galeria de arte, Arthur Forestier representa Renzo Nervi, um pintor em plena crise existencial. Sem inspiração há vários anos, Renzo gradualmente afunda em um radicalismo que o torna incontrolável. Para salvá-lo, Arthur desenvolve um plano ousado que acabará testando sua relação.


19h – CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA

(Chroniques d’une liaison passagère – 2022, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne, Georgia Scalliet. Mares Filmes, Drama. 14 anos.

Sinopse: Durante uma festa, Charlotte, uma mãe solteira, conhece Simon, um homem casado. Este novo casal concorda em se ver apenas por diversão, sem vivenciar nada além. Porém, essa relação sem futuro fica perturbada quando novos sentimentos aparecem.


DOMINGO, DIA 19

15h – CRÔNICA DE UMA RELAÇÃO PASSAGEIRA (EXIBIÇÃO NA SALA PAULO AMORIM)

(Chroniques d’une liaison passagère – 2022, 100min). Direção de Emmanuel Mouret, com Sandrine Kiberlain, Vincent Macaigne, Georgia Scalliet. Mares Filmes, Drama. 14 anos.

Sinopse: Durante uma festa, Charlotte, uma mãe solteira, conhece Simon, um homem casado. Este novo casal concorda em se ver apenas por diversão, sem vivenciar nada além. Porém, essa relação sem futuro fica perturbada quando novos sentimentos aparecem.


17h – E DEUS CRIOU A MULHER

(Et Dieu créa la Femme – 1956, 95min). Direção de Roger Vadim, com Brigitte Bardot, Curd Jürgens, Jean-Louis Trintignant, Donovan Leitch Jr. Sessão clássica, Drama. 14 anos.

Sinopse: Na pequena comuna de Saint-Tropez, a sedutora órfã Juliette é o objeto de desejo de todos os homens. Ela provoca o milionário Eric e se sente atraída por Antoine. Para fugir do orfanato, ela aceita se casar com Michel, o irmão mais jovem de Antoine.


19h – A MUSA DE BONNARD

(Bonnard, Pierre et Marthe – 2023, 122min). Direção de Martin Provost, com Cécile de France, Vincent Macaigne, Stacy Martin. California Filmes, Drama, 14 anos.

Sinopse: A vida do pintor francês Pierre Bonnard (1867-1947) e de sua esposa, Marthe de Méligny (1869-1942), ao longo de cinco décadas. O homem que seu país natal apelidou de “pintor da felicidade” não seria o pintor que todos conhecem sem a enigmática Marthe.


TERÇA, DIA 21

15h – A VIAGEM DE ERNESTO E CELESTINE

(Ernest et Célestine, le voyage en Charabie – 2022, 80min. Animação dirigida por Julien Chheng e Jean-Christophe Roger, com vozes de Lambert Wilson, Michel Lerousseau, Lévanah Solomon, Pauline Brunner.  Distribuidora Bonfilm, Drama, Livre.

Sinopse: Ernesto e Celestine estão viajando de volta ao país de Ernesto para consertar seu violino quebrado. Esta terra exótica é o lar dos melhores músicos do planeta e a música enche constantemente o ar de alegria. Porém, ao chegarem, os dois heróis descobrem que todas as formas de música foram proibidas há muitos anos.


17h – MAKING OF

(2023, 120min). Direção de Cédric Kahn, com Denis Podalydès, Jonathan Cohen, Emmanuelle Bercot, Stefan Crepon. Drama. Distribuidora Bonfilm, Comédia dramática. Livre.

Sinopse: Simon, um diretor experiente, começa a rodar um filme sobre a luta dos trabalhadores para salvar sua fábrica. Mas nada sai como planejado. Sua produtora deseja reescrever o final, sua equipe entra em greve, sua vida pessoal está em ruínas e, para piorar as coisas, o ator principal é um desagradável egocêntrico. Joseph, um jovem cineasta, aceita dirigir o making of e começa a capturar toda a confusão.


19h – CULPA E DESEJO

(L’été dernier – 2023, 105min). Direção de Catherine Breillat, com Léa Drucker, Samuel Kircher, Olivier Rabourdin. Synapse Filmes, Drama, 16 anos.

Sinopse: Anne é uma renomada advogada especializada em violência sexual contra menores. Ao conhecer o filho de 17 anos de seu atual parceiro, ela inicia um relacionamento com ele. Ao fazê-lo, corre o risco de pôr em risco a sua carreira e desmembrar a sua família.


QUARTA, DIA 22

15h – A MUSA DE BONNARD

(Bonnard, Pierre et Marthe – 2023, 122min). Direção de Martin Provost, com Cécile de France, Vincent Macaigne, Stacy Martin. California Filmes, Drama, 14 anos.

Sinopse: A vida do pintor francês Pierre Bonnard (1867-1947) e de sua esposa, Marthe de Méligny (1869-1942), ao longo de cinco décadas. O homem que seu país natal apelidou de “pintor da felicidade” não seria o pintor que todos conhecem sem a enigmática Marthe.


17h15 – O DESAFIO DE MARGUERITE

(Le Théorème de Marguerite – 2023, 110min). Direção de Anne Novion, com Ella Rumpf, Jean-Pierre Darroussin, Clotilde Courau. Synapse Filmes. Drama, 14 anos.

Sinopse: O futuro de Marguerite parece claro. Brilhante aluna de matemática na renomada Escola Normal Superior de Paris, ela está finalizando uma tese que deverá apresentar diante de um público de pesquisadores. No grande dia, um erro abala todas as suas certezas e ela decide esquecer a matemática e começar uma nova vida.


19h30 – ALMAS GÊMEAS

(Les âmes soeurs – 2023, 100min). Direção de André Téchiné, com Benjamin Voisin, Noémie Merlant, Audrey Dana. Zeta Filmes. Drama. 14 anos.

Sinopse: Após um ataque contra seu comboio militar no Mali, o tenente francês David Faber é trazido de volta à França para se recuperar. Ele passa meses em recuperação, sob a cuidadosa vigilância de sua irmã Jeanne, que espera que ele recupere sua memória. Mas estranhamente, ele não parece muito ansioso para se reconciliar com quem era.


SALA NORBERTO LUBISCO

14h45 – A BELA AMÉRICA Assista o trailer aqui.

(Portugal/Brasil, 2023, 102min). Direção de António Ferreira, com Estevão Antunes e São José Correia. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Lucas é um sujeito pobre que ganha a vida como cozinheiro – talento que herdou do pai. Depois que perde sua casa, ele cruza o caminho de América, uma mulher notável que está em campanha à presidência do país. Lucas se apaixona e resolve conquistar a bela candidata pelo estômago – mesmo que para isso tenha que arriscar a própria vida.


16h45 – SAMSARA – A JORNADA DA ALMA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Samsara - Espanha, 2023, 110min). Direção de Lois Patiño, com Amid Kiomany e Simone Milavahn. Pandora Filmes, Drama. Livre.

Sinopse: Todas as manhãs, um adolescente budista do Laos visita a casa de uma idosa para ler o “Livro Tibetano dos mortos”, que serve como guia para o caminho entre a morte e o próximo renascimento. No último dia da mulher, quando ela finalmente fecha os olhos, o jovem medita ao seu lado e o público é convidado a imaginar como é esta jornada transformadora para uma outra vivência. Rodado entre Laos e Zanzibar, o filme é dividido em duas partes, sendo que cada uma foi captada por um diretor de fotografia diferente.


18h45 – AFIRE Assista o trailer aqui.

(Roter Himmel- Alemanha, 2023, 103min). Direção de Christian Petzold, com Thomas Schubert, Paula Beer, Langston Uibel, Enno Trebs, Matthias Brandt. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um grupo de jovens, entre conhecidos e desconhecidos, é obrigado a conviver por alguns dias em uma casa de férias junto ao mar Báltico. À medida em que o tempo passa, surge um clima de amizade e até de romance em parte do grupo, enquanto Leon se irrita com o desenrolar da situação. Lá fora, os dias estão quentes, não chove há semanas e as florestas secas da região começam a pegar fogo. O filme foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim 2023.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 16 a 22 de novembro de 2023

COMÉDIAS ITALIANAS EM EXIBIÇÃO

Pato com Laranja


A Cinemateca Capitólio recebe a partir do dia 21 de novembro uma retrospectiva de clássicos da comédia italiana. A programação integra a 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil. Realização da Embaixada da Itália no Brasil e do Consolato Generale d’Italia. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6826/festival-do-cinema-italiano/  


HOMENAGEM A SERGIO SILVA NA SESSÃO AAMICCA

A Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio (AAMICCA) convida a todas e a todos para a exibição comemorativa de 20 anos do filme Noite de São João (2003), do saudoso diretor Sergio Silva, a ser realizada no próximo sábado, 18 de novembro, às 16h, na Cinemateca Capitólio. A sessão contará com a presença do cineasta, pesquisador, crítico de cinema e membro da ACCIRS Giordano Gio, que fará uma conversa com o público após a sessão. O filme será exibido no seu formato original, em 35mm! Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6807/sessao-aamicca-noite-de-sao-joao/


DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO EM DEBATE

No sábado, 18 de novembro, às 19h, a Cinemateca Capitólio apresenta uma sessão especial do documentário Vai e Vem, seguida de debate com as diretoras Fernanda Pessoa e Chica Barbosa. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6809/vai-e-vem-debate/   


GRADE DE HORÁRIOS

16 a 22 de novembro de 2023


16 de novembro (quinta-feira)

17h – Implacáveis até o Inferno

19h – Compasso de Espera


17 de novembro (sexta-feira)

17h – Ganja & Hess

19h30 – Projeto Raros: Desire Ecaré


18 de novembro (sábado)

16h – Sessão AAMICCA: Noite de São João

19h – Vai e Vem + debate


19 de novembro (domingo)

15h – Shaft

17h – Implacáveis até o Inferno

19h – Hair


20 de novembro (segunda-feira)

20h – Um é Pouco, Dois é Bom


21 de novembro (terça-feira)

15h - Por um Destino Insólito

17h – Plauto, Um Sopro Musical

19h – Pato com Laranja


22 de novembro (quarta-feira)

15h - Esses Nossos Maridos

17h – Plauto, Um Sopro Musical

19h – Berlinguer I Love You

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 16 A 22 DE NOVEMBRO

 ESTREIAS:


VAI E VEM

Portugal/2023/Drama/72 min.

Direção: Fernanda Pessoa e Chica Barbosa

Sinopse: O ano em que tudo mudou radicalmente, onde as fronteiras reais e invisíveis ganharam outra dimensão, é a raiz de uma provocação fílmica. Duas amigas separadas pelos hemisférios norte e sul da América pretendem dançar no tumulto de imagens, violências, frustrações e desejos. Fazem-no através de um jogo onde o registro de si e das mulheres ao seu redor se transforma em um diálogo real e lúdico, como um encontro e um abraço decididos a resistir à distância. 



PROGRAMAÇÃO ESPECIAL MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA:


DIÁLOGOS COM RUTH DE SOUZA

Brasil/Documentário/2022/107min

Direção: Juliana Vicente

Sinopse: Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras nos palcos, na televisão e no cinema do Brasil. Num mergulho profundo em seu quase século de vida e obra, entre conversas com a diretora e arquivos, surge um caminho transcendental e mitológico entre mulheres e artistas negras.



EM CARTAZ:


TIA VIRGÍNIA

Brasil/Drama/2022/98min

Direção: Fábio Meira

Sinopse: Tia Virginia conta a história de uma mulher (interpretada por Vera Holtz) de 70 anos que não tem nenhum filho e nunca se casou, e acaba sendo convencida pelas irmãs, Vanda e Valquíria, a se mudar para outra cidade a fim de cuidar dos pais. Se passando em apenas um dia, o filme acompanha a preparação de Virginia para receber as irmãs que estão vindo até sua casa para celebrar o Natal.

Elenco: Vera Holtz. Arlete Salles. Louise Cardoso. Vera Valdez - Antonio Pitanga - Daniela Fontan - Iuri Saraiva - Amanda Lyra


HORÁRIOS DE 16 A 22 DE NOVEMBRO (não há sessões nas segundas-feiras):

15h: TIA VIRGÍNIA

17h: VAI E VEM

19h: DIÁLOGOS COM RUTH DE SOUZA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES! CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 18/11/2023 - 'Os Delinquentes'

Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana. A sessão iniciará mais cedo em virtude da duração do filme.


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 18/11/2023 - 'Os delinquentes'

Local: Sala  Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 18/11/2023, sábado, às 10:00 da manhã


"Os Delinquentes" (Los Delincuentes)

Argentina/ Brasil, 2023, 190min, 14 anos

Direção: Rodrigo Moreno

Elenco: Daniel Elias, Esteban Bigliardi, Margarita Molfino, Germán De Silva, Cecilia Rainero, Mariana Chaud, Gabriela Saidon, Javier Zoro

Sinopse: Morán planeja um crime perfeito para se livrar da monotonia do seu cotidiano: ele vai roubar do banco onde trabalha o suficiente para uma aposentadoria modesta, confessar o crime e, quando sair da prisão, poderá viver a vida que sempre quis. Mas, para o plano dar certo, Morán terá que contar com a ajuda de Román, que também trabalha no banco e precisa esconder o dinheiro até que ele saia da cadeia. O longa foi indicado pela Argentina para concorrer ao Oscar de melhor filme internacional. 

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segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Afire'

 Nota: Filme exibido aos associados no último dia 11/11/23.

Sinopse: As emoções aumentam para um grupo de amigos quando uma floresta seca ao redor deles pega fogo. 

Christian Petzold tem chamado atenção da crítica especializada pela sua construção criativa em tramas que beiram a ficção, mas com pé forte com relação a nossa realidade. "Em Trânsito" (2019), por exemplo, vemos uma sociedade francesa à mercê da invasão nazista, só que não nos tempos da Segunda Guerra Mundial, mas sim nos nossos dias atuais. "Afire" (2023) vemos uma trama que explora o poder da literatura e cuja nossa realidade ainda pode ser uma grande fonte de inspiração para ela.

Na trama, em uma pequena casa de férias no Mar Báltico, onde os dias são quentes e não chove há semanas, quatro jovens se reencontram, velhos e novos amigos. As florestas secas ao redor deles começam a pegar fogo gravemente, assim como suas emoções: felicidade, luxúria e amor, mas também ciúmes, ressentimentos e tensões - gradualmente, eles também são cercados por chamas. Ao longo desse processo, as pessoas também acabam se aproximando umas das outras dentro de casa. Até que os incêndios não podem mais ser ignorados.  

O filme se apresenta em um primeiro momento como uma série de erros que os personagens vão enfrentando no decorrer do seu percurso, até eles chegarem no cenário principal que é a casa de campo. A partir do momento em que eles se encontram no cenário dos acontecimentos nós vamos conhecendo aos poucos cada um deles, principalmente Leon, um personagem complexo, que se sente sempre incomodado com a realidade em sua volta, mas disposto em acabar o seu livro do qual está trabalhando há muito tempo. Porém, a sua trama literária talvez necessite de algo especial e sendo justamente a realidade em que ele próprio está ignorando.  

Christian Petzold cria aqui uma trama em que os personagens convivem uns com os outros em situações em que os sentimentos de cada um vão aflorando em tal ponto que não há como ser ignorado. A partir do momento em que Leon conhece Nadja há um despertar dentro dele, desde a paixão, curiosidade e até mesmo fúria, já que são dois personagens de personalidades distintas, mas que podem aprender alguma coisa uma com a outra. Tanto Thomas Schubert como Paula Beer estão ótimos em seus respectivos papeis, sendo personagens humanos que facilmente nos identificamos, mas cujo mesmos transitam perante uma realidade em que aos poucos não pode mais ser ignorada.  

A casa de campo se torna uma espécie de forte para manter eles seguros perante as mudanças que ocorrem ao redor, já que está havendo um incêndio nas redondezas, mas eles se sentem seguros até certo ponto da trama. Enquanto as chamas não chegam os protagonistas precisam lidar com seus próprios sentimentos, como se houvesse uma chama interior que não pode ser fortalecida através dos sentimentos do próximo, mas que torna isso uma missão impossível. A meu ver, o aprendizado que cada um tem através do outro é o que faz eles mudarem posteriormente, principalmente em um momento crucial dentro da trama como um todo. 

Ao final, cada um possui o seu destino traçado, como se não houvesse mais retorno, mas diferentes se formos comparar como eles eram no início da trama e cujo resultados acabam sendo mais do que evidentes para dizer o mínimo. Leon, por exemplo, somente se torna um bom escritor a partir do momento em que ele começa a enxergar além do que os seus olhos viam e podendo assim, não somente ser um bom profissional, como também um ser humano mais receptível com o seu próximo. O minuto final acaba se tornando primoroso, ao vermos o destino destes incríveis personagens em aberto e fazendo a gente imaginar qual seriam os seus próximos passos."Afire" é bela carta de amor para aqueles que apreciam o universo literário e de como a realidade é ainda mais impressionante do que qualquer ficção vinda do universo fantástico. 

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Cine Dica: Ciclo sobre cinema e instituições políticas

Nosferatu

De outubro a dezembro, a Sala Redenção recebe o ciclo “Cinema e Instituições Políticas”. A programação apresenta onze sessões comentadas, que acontecem às segundas-feiras, às 13h30. Contando com a curadoria de Luciano Miranda, professor de Ciências Sociais da UFRGS, o ciclo busca proporcionar uma reflexão sobre o papel que as instituições políticas têm na produção cinematográfica no Brasil e no mundo.

O ciclo “Cinema e Instituições Políticas” apresenta filmes da primeira metade do século XX. A seleção reúne obras de países que, na época, eram grandes produtores de cinema, como Alemanha, União Soviética, França, Estados Unidos e Reino Unido. A partir de duas obras brasileiras, a programação também se propõe a debater a produção cinematográfica nacional e a sua distribuição desigual de recursos materiais e simbólicos. Todas as exibições são seguidas de conversa com o curador Luciano Miranda, que aborda a relação histórica entre o cinema e as instituições políticas.

O ciclo está vinculado à disciplina “Cinema e Instituições Políticas”, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, mas as sessões podem ser frequentadas pelo público geral, de forma gratuita, e sem a necessidade de inscrição prévia.

A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Confira a programação completa no site oficial da sala clicando aqui. 

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Cine Especial: 'Encontros e Desencontros' - 20 Anos Depois

Sofia Coppola tinha todas as chances de abandonar o cinema após ser duramente criticada, tanto pelo público como pela crítica, pela sua atuação no filme "O Poderoso Chefão - Parte III" (1990). Porém, estamos falando da filha do diretor Francis Ford de Coppola, realizador de várias obras primas e das quais somente nasceram a partir da persistência do cineasta. Acredito eu que Sofia tenha puxado esse lado do pai, ao ponto de embarcar novamente no universo do cinema como diretora a partir do filme "Virgens Suicidas" (1999).

A história sobre um grupo de irmãs que põem em prática um suicídio coletivo rendeu elogios da parte da crítica e rapidamente se tornando cultuado. Isso foi o suficiente para a realizadora embarcar em seu próximo projeto, mesmo em uma época em que ela não parecia estar muito bem em sua vida pessoal. Porém, a construção de um filme talvez sirva para exorcizar os demônios interiores de um cineasta e acredito eu que isso serviu para Sofia Coppola no início deste século. "Encontros e Desencontros" (2004) é até hoje considerado o melhor e mais pessoal filme de sua carreira e elementos é o que não faltam para essa proeza.

O filme fala sobre Bob Harris (Bill Murray), uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos ou algo mais do que isso.

Revendo o filme eu sinto que a personagem de Charlotte seria uma representação do que a Sofia Coppola estava sentindo na época, sendo que a própria estava realmente em Tóquio elaborando esse longa e buscando Bill Murray a todo custo para embarcar neste projeto. A maneira como Scarlett Johansson constrói para si a sua Charlotte me passou a sensação de estarmos diante dos dilemas da vida em que a cineasta estava convivendo naquele momento e se tornando, talvez, o seu maior triunfo. Johansson nos brinda com uma de suas melhores atuações da carreira, cuja sua beleza não atrapalha a sua naturalidade na atuação e sendo bastante genuína.

Agora, quem iria imaginar que aquela jovem atriz se tornaria um par perfeito para Bill Murray em cena, sendo que estamos falando de um veterano vindo de clássicos como "Os Caça Fantasmas" (1984) e "Feitiço do Tempo" (1993). Porém, ambos em cena possuem uma energia da qual laça os dois e fazem com que as suas atuações fluírem perfeitamente. Aliás, é notório que alguns diálogos são até mesmo improvisados, sendo que o próprio Murray sempre foi especialista nisso e fazendo com que Johansson ficasse ainda mais a vontade nas cenas em que contracenavam juntos.

Não faltam momentos em que comprovam essa minha observação, seja nos momentos em que ambos estão conversando no bar, como também na cena em que Murray está dialogando com uma senhora em uma sala de espera de um hospital. Reparem que atrás deles há duas senhoras que não se aguentam de rir toda vez que olham para o intérprete e que com certeza isso não estava no script. Mas esse é o poder de Bill Murray, ao passar o seu lado sarcástico mesmo não dizendo uma só palavra, mas nos afetando de uma forma muito positiva.

O filme pode ser interpretado como uma comédia romântica, mas que não cai nas fórmulas que desgastaram o gênero ao longo da década de noventa. Sofia Coppola criou uma história de amor mais verossímil, fazendo com que nos identificássemos com os protagonistas de uma maneira até então inédita dentro do gênero e obtendo assim um grande feito. É gostoso assistir ambos conversando em meio a cultura japonesa que se encontra espalhada durante toda a história.

Vale destacar a própria cidade de Tóquio, da qual transita entre as velhas tradições e as novas tecnologias e simbolizando toda uma sociedade movida por um sistema que nunca dorme e prossegue sempre em movimento constante. Diante disso, os protagonistas se apresentam diante de nós perdidos naquela cidade desconhecida e não sabendo ao certo o que querem da vida. Porém, é através da relação amizade e respeito de ambas as partes que fazem com que se desperte algo dentro deles.

Vinte anos depois o filme possui ainda hoje um dos segredos mais bem guardados da história do cinema, pois ao final os personagens se despedem, só que Bob cochicha no ouvido de Charlotte e ambos se despedem sem que a gente saiba o que ele havia dito para ela. Até hoje Sofia Coppola nos diz que foi tudo uma improvisação de Bill Murray naquele momento e Scarlett Johansson, já tendo uma grande afinidade com o ator, se entregou naquela cena de forma ainda mais emocional. Um final perfeito e recompensado com um Oscar de Melhor Roteiro Original.

"Encontros e Desencontros" é um dos melhores filmes do início deste século, ao criar uma curiosa história de amor sobre duas pessoas que se cruzaram em Tóquio e simbolizando os dilemas da vida e dos relacionamentos contemporâneos. 

Onde Assistir: Amazon Prime Vídeo. 

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