Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Cine Especial: Revisitando ‘A Tortura do Medo’

Durante os anos 50, enquanto o cinema norte americano sofria com as regras do Código Hays, os demais países apresentavam filmes mais corajosos, ousados e dos quais serviram como modelo para a formação de futuros cineastas. Mesmo com algumas regras impostas pela censura, o cinema britânico, por sua vez, sempre ousou em dar um passo adiante se for comparado ao que era apresentado no cinema norte americano naqueles tempos longínquos. Foi graças ao estúdio inglês Hammer, por exemplo, que os monstros clássicos ganharam cores, sangue e revitalizando o gênero de horror como um todo.

Do universo inglês saiu também diretores consagrados e que, talvez, o melhor exemplo tenha sido o mestre do suspense Alfred Hitchcock. Embora tenha sofrido nas mãos de produtores ao desembarcar em Hollywood no início da década de 40, isso não o impediu de elaborar obras de sua autoria. Em 1960, por exemplo, realizou a sua maior obra prima, "Psicose", um filme a frente do seu tempo e que desafiou a censura como um todo. O ano de 1960, aliás, foi o ano que começaram a surgir cada vez mais filmes de suspense diferenciados e cujo os vilões não eram monstros saídos de um castelo mal-assombrado, mas sim verdadeiramente humanos.

Foi um período também que as visões com relação sobre o bem e o mal, antes bem definidas, começaram a ser questionadas. Por mais que Hollywood quisesse manter uma fantasia plástica para ser vendida para a massa, com os seus gêneros musicais e faroestes se encaminhando para o seu esgotamento, uma hora ou outra a bolha viria a estourar. O ano de 1960 provou isso, não somente graças a “Psicose”, como também com o filme britânico "A Tortura do Medo".

Dirigido por Michael Powell, do filme "Sapatinhos Vermelhos" (1948), o filme conta a história de Mark Lewis (Karlheinz Böhm) que é cameraman de um estúdio britânico. Obcecado em capturar a expressão de medo no rosto das pessoas, ele assassina mulheres para deixar tudo devidamente registrado em seus filmes pessoais. Quando criança, Lewis foi usado pelo pai num estudo sobre psicologia do terror, sendo submetido a cruéis experiências. Agora ele planeja montar um documentário com as doentias imagens que vem produzindo durante os seus crimes cometidos.

O filme já começa fora do convencional para a época, pois se inicia com uma câmera objetiva, ou seja, testemunhamos alguém usando-a e filmando sua futura vítima. A cena, aliás, não é somente criativa, como também serviu de inspiração para cineastas que viriam posteriormente. Basta a gente se lembrar do início do clássico "Um Tiro na Noite" (1981), de Brian de Palma, para nos darmos conta que Michael Powell fez escola.

Com um roteiro criado pelo dramaturgo Leo Marks, o filme desconstrói fórmulas já manjadas dentro do cinema como um todo. Para começar, já sabemos desde o princípio sobre quem é o vilão da história, onde o acompanhamos para compreender a sua real natureza e ao ponto de simpatizarmos com ele mesmo com os seus atos inconsequentes. Karlheinz Böhm tem uma atuação fantástica, cujo o olhar do seu personagem enxergamos um ser trágico e atormentado pelos seus próprios demônios vindos do passado.

Passado esse que é, gradualmente, apresentado através da curiosidade da personagem Helen (Anna Massey) e da qual se torna uma representação do cinéfilo em cena com relação ao universo particular e misterioso de Mark. Aliás, é através do passado do protagonista que Michael Powell disseca ao estremo a questão do voyeurismo e que determinados cineastas já haviam anteriormente dado sinais de interesse sobre isso. Se o próprio Hitchcock já havia explorado a questão no seu clássico "Janela Indiscreta" (1954), Michael Powell vai além com relação a essa obsessão das pessoas em observar umas às outras e criando assim um prenúncio sobre o que viria surgir na vida social das pessoas no futuro.

Visualmente, com um belíssimo technicolor, o filme serviria de inspiração, não somente para os cineastas norte americanos, como no caso do já citado Brian de Palma, como também de outros vindos de outros países. Testemunhar o filme foi me relembrar das obras de cineastas italianos, como no caso de Dario Argento e, principalmente, Mario Bava e que com certeza beberam da fonte de inspiração vinda desse filme britânico. Curiosamente, o filme foi mal avaliado pela crítica e se tornando um fracasso público na época.

Assim como inúmeros filmes a frente do seu tempo, "A Tortura do Medo" teve que passar por uma penosa gestação para ser novamente reavaliado e reconhecido. Com o tempo, o filme passou a ser cultuado e ganhando o status que sempre mereceu como obra prima. Mesmo com o seu final um tanto que questionável, é inegável que o filme foi muito além de sua proposta inicial, ao criar personagens complexos, trágicos e verdadeiramente humanos.   

"A Tortura do Medo" é cinema de qualidade, sobrevivente ao seu próprio tempo e abrindo uma janela sobre o que viria para o cinema no futuro. 

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Estreias do Final de Semana (01/09/23)

 AS TARTARUGAS NINJA: CAOS MUTANTE

Sinopse: O enredo do longa mostrará como, após anos se escondendo dos humanos, os irmãos mutantes decidem fazer atos heróicos para tentar conquistar os corações dos nova-iorquinos e serem aceitos como adolescentes normais. Com a ajuda de um novo amigo, April O’Neil, eles enfrentarão um misterioso sindicato do crime, mas a situação logo se complica quando eles libertam um exército de mutantes.


GOLDA – A MULHER DE UMA NAÇÃO

Sinopse: Estrelado por Helen Mirren, GOLDA - A MULHER DE UMA NAÇÃO narra as decisões dramáticas e de alto risco que Golda Meir, primeira-ministra de Israel, enfrentou durante a Guerra do Yom Kippur em 1973. Em circunstâncias inimagináveis, as ações da ‘Dama de Ferro de Israel‘, primeira mulher a ocupar esse posto na nação, definiram o destino de milhares de vidas.


A FREIRA 2

Sinopse: Sequência de A Freira (2018), fazendo parte da franquia Invocação do Mal. Nesta continuação, na França de 1956, um padre é assassinado e parece que o mal está se espalhando por toda a região. Acompanhamos a Irmã Irene quando, mais uma vez, ela fica cara a cara com uma força demoníaca.


TOC TOC TOC – ECOS DO ALÉM

Sinopse: TOC TOC TOC - Ecos do Além se passa em uma pequena cidade, em uma casa aparentemente comum, onde um menino tímido ouve uma batida misteriosa de dentro das paredes. Uma série de acontecimentos macabros reforçam uma suspeita do jovem, de que seus pais estão escondendo um terrível segredo. Nessa família envolta em enigmas, caberá ao professor substituto do menino, levantar a questão: o que aconteceu com seu primeiro professor? - E o que pode acontecer a partir de agora?

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 31 DE AGOSTO A 6 DE SETEMBRO DE 2023

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 ITHAKA: A LUTA DE ASSANGE

A cinesemana de 31 de agosto a 6 de setembro oferece uma programação variada, com destaque para duas estreias: o longa italiano AS OITO MONTANHAS, sobre a amizade entre dois garotos; e o documentário australiano ITHAKA: A LUTA DE ASSANGE, com foco na prisão do jornalista Julian Assange. Seguem em cartaz o elogiado RETRATOS FANTASMAS, de Kleber Mendonça Filho, e o longa gaúcho CASA VAZIA, de Giovani Borba, que entra em sua quinta semana de exibição. Também seguem na programação PASSAGENS, novo filme de Ira Sachs, que foi rodado em Paris; e UMA NOITE EM HAIFA, do diretor israelense Amos Gitai.


Confira nossa programação e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


15h10 – CASA VAZIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2019, 85min). Direção de Giovani Borba, com Hugo Noguera, Nelson Diniz, Roberto Oliveira. Panda Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Raúl é um homem simples, que vive na imensidão do pampa gaúcho. Ele sempre trabalhou como peão em fazendas, mas agora está desempregado e acaba se envolvendo com ladrões de gado que atuam na escuridão da noite. Ao mesmo tempo, descobre que foi abandonado pela mulher e pelos filhos. Estreia de Borba como diretor de longas, o filme ganhou os prêmios de melhor ator, roteiro, trilha sonora, desenho de som e fotografia na mostra gaúcha do Festival de Gramado 2022.


17h – RETRATOS FANTASMAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 91min). Documentário de Kleber Mendonça Filho. Vitrine Filmes, 12 anos.

Sinopse: O quinto filme do diretor é uma visão pessoal sobre memória e cotidiano. A partir de muito material de arquivo, próprio e pertencente a instituições, ele costura lembranças sobre o apartamento onde cresceu e sobre os antigos cinemas de rua de Recife, o que acaba revelando algumas verdades sobre a vida em sociedade. O documentário estreou no Festival de Cannes, em maio, e abriu o Festival de Gramado no sábado passado.


19h15 – PASSAGENS Assista o trailer aqui.

(Passages - França/Alemanha/Estados Unidos, 2023, 92min). Direção de Ira Sachs, com Franz Rogowski, Ben Whishaw e Adèle Exarchopoulos. O2 Play/Mubi, 18 anos. Drama.

Sinopse: No último dia das filmagens de seu novo longa, o diretor Tomas se encanta com a jovem professora Agathe e dorme com ela. Esta é uma experiência absolutamente nova na vida do cineasta, já que ele é casado há 15 anos com Martin. À medida que os dias passam, a relação entre os três se intensifica e os sentimentos afloram num misto de paixão e narcisismo.

(NÃO HAVERÁ EXIBIÇÃO NO DIA 5, TERÇA)


SALA EDUARDO HIRTZ


14h30 – AS OITO MONTANHAS Assista o trailer aqui.

(Le Otto Montagne - Itália, 2022, 145min). Direção de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, com Lupo Barbiero, Cristiano Sassella, Elena Lietti, Chiara Jorrioz, Filippo Timi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Pietro é um menino da cidade, enquanto Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Entre eles nasce uma amizade improvável e, apesar de tentarem trilhar um caminho diferente dos pais, sempre acabam voltando para casa. Ao longo da vida, descobrem sobre amor, perdas e o significado da verdadeira amizade. O filme é baseado no livro homônimo de Paolo Cognetti, vencedor do Prêmio Strega de literatura, e venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes 2022.


17h15 – O ACIDENTE Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 95min). Direção de Bruno Carboni, com Carol Martins, Marcelo Crawshaw, Carina Sehn. Produtora Criativa, 14 anos. Drama.

Sinopse: Joana sofre um estranho acidente enquanto anda de bicicleta: é atropelada e carregada por alguns metros sobre o capô do carro. Ela sai ilesa e decide esconder o ocorrido da sua mulher, mas logo um vídeo do acidente, filmado por um adolescente que estava no carro, viraliza na internet. Depois disso, Joana se vê obrigada a prestar queixas na polícia e acaba se envolvendo com os integrantes da família que causou o acidente. O filme conquistou os Kikitos de direção de arte, roteiro e atriz (para Carol Martins) na mostra gaúcha de longas do Festival de Cinema de Gramado. 


19h – AS OITO MONTANHAS

(Le Otto Montagne - Itália, 2022, 145min). Direção de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, com Lupo Barbiero, Cristiano Sassella, Elena Lietti, Chiara Jorrioz, Filippo Timi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Pietro é um menino da cidade, enquanto Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Entre eles nasce uma amizade improvável e, apesar de tentarem trilhar um caminho diferente dos pais, sempre acabam voltando para casa. Ao longo da vida, descobrem sobre amor, perdas e o significado da verdadeira amizade. O filme é baseado no livro homônimo de Paolo Cognetti, vencedor do Prêmio Strega de literatura, e venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes 2022.

(SESSÕES SOMENTE NOS DIAS 1 E 2, SEXTA E SÁBADO)


SESSÃO ESPECIAL

DIA 31, QUINTA, ÀS 19h


CANTATA SETE POVOS - EPISÓDIO 2

(Brasil, 2022, 20min). Direção de Omar L. de Barros Filho.

Sinopse: Exibição do segundo episódio da série documental baseada na obra do compositor Raul Ellwanger. A sua “Cantata Sete Povos” - uma suíte popular de 12 canções em diferentes estilos - narra a saga guarani em busca da Terra-Sem-Males e sua relação com os religiosos europeus.

(SEGUIDA DE DEBATE COM O DIRETOR E O COMPOSITOR.)


SALA NORBERTO LUBISCO


14h45 – COISAS DO AMOR Assista o trailer aqui.

(Liebesdings - Alemanha,2022, 100min). Direção de Anika Decker, com Marco Albrecht, Peri Baumeister, Lucie Heinze. A2 Filmes, 14 anos. Comédia romântica.

Sinopse: Marvin Bosch, o principal astro do cinema alemão, se desentende com uma jornalista e resolve abandonar a entrevista. Na fuga das fãs, ele acaba se refugiando em um pequeno teatro alternativo, o 3000, que é dirigido por Frieda e está à beira da falência. Juntos, eles tentam salvar o teatro, restaurar a reputação de Marvin e, quem sabe, dar uma chance para um amor verdadeiro.


16h45 – UMA NOITE EM HAIFA Assista o trailer aqui.

(Laila in Haifa - Israel/França, 2023, 100min). Direção de Amos Gitai, com Maria Zreik, Khawla Ibraheem, Bahira Ablassi. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: A boate Fattoush, em Haifa, é um dos únicos lugares em Israel onde israelenses e palestinos se reúnem para compartilhar drinks, amizades, o amor pela arte e se envolver em relacionamentos. É este o cenário onde se desenrolam as histórias de cinco mulheres, cada uma com seus objetivos e dilemas pessoais. Haifa também é a cidade natal do diretor Amos Gitai, reconhecido por mostrar o cotidiano de Israel em seus filmes. O longa competiu no Festival de Veneza em 2020.


18h45 – ITHAKA – A LUTA DE ASSANGE Assista o trailer aqui.

(Ithaka: a father. a family. a fight for justice - Austrália, 2021, 106min). Documentário de Ben Lawrence. Pandora Filmes, 12 anos.

Sinopse: John Shipton viaja pelo mundo na tentativa de libertar seu filho da prisão. Ele é pai de ninguém menos que o jornalista e ativista australiano Julian Assange, um dos presos mais famosos do mundo. Em 2010, Assange divulgou em seu site, o Wikileaks, milhares de documentos secretos do exército dos Estados Unidos sobre atuações em guerras. Atualmente, ele está em uma prisão de segurança máxima na Inglaterra - e, se for extraditado para os EUA, sua pena pode chegar a 175 anos.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema - 'As Oito Montanhas'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA 

Local: Espaço de Cinema, Sala 3, Bourbon Shopping Country

Data: 02/09/2023, sábado, às 10:00 da manhã 


"As Oito Montanhas" (Le Otto Montagne)

Itália/ Bélgica/ França, 2022, 147 min, 12 anos

Direção: Felix Van Groeningen, Charlotte Vandermeersch

Elenco: Alessandro Borghi, Luca Marinelli, Filippo Timi, Lupo Barbiero, Cristiano Sassella, Elena Lietti, Chiara Jorrioz


Sinopse: Pietro é um menino da cidade, enquanto Bruno é o último filho de uma aldeia esquecida nas montanhas. Entre eles nasce uma amizade improvável e, apesar de tentarem trilhar um caminho diferente dos pais, sempre acabam voltando para casa. Ao longo da vida, descobrem sobre amor, perdas e o significado da verdadeira amizade. O filme é baseado no livro homônimo de Paolo Cognetti, vencedor do Prêmio Strega de literatura, e venceu o prêmio do júri no Festival de Cannes 2022.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Cine Dica: Streaming - 'The Mandalorian - 3ª Temporada'

Sejamos francos conosco com relação a "O Livro de Boba Fett" (2021) que revisto hoje ele serviu somente como preludio para a terceira temporada do Mandaloriano. O caso que a Disney com o seu poder em mãos conseguiu criar um grande personagem que vai muito além do clássico caçador de recompensas e provando que o universo criado por George Lucas pode sim ir muito mais além do que o protagonismo dos jedis. Neste terceiro ano a realidade dos Mandalorianos se expande e fazendo a gente conhecer ainda mais as suas raízes.

Conhecemos o seu planeta de origem, além de testemunharmos a estabilização de uma vez por todas da relação do protagonista com o seu pequeno Yoda e que se torna o seu filho adotivo. Infelizmente a série decai um pouco se formos compará-la com as temporadas anteriores, pois roteiristas se apressam em dar soluções rápidas com relação as pontas soltas da trama. Ao menos há alguns episódios que são maravilhosamente bem dirigidos, como aqueles realizados pela atriz e diretora Bryce Dallas Howard e fazendo a gente torcer que se mantenha no ramo da direção.

Vale destacar as incríveis cena de ação, tanto do espaço como em terra e não devendo em nada ao que é visto da franquia quando ela é levada ao cinema. Como sempre, Pedro Pascal faz a sua parte e nos brindando novamente com uma ótima interpretação mesmo usando máscara em toda a temporada. Porém, Bo-Katan (Katee Sackhoff) rouba a cena e se torna a verdadeira protagonista dessa temporada e fazendo a gente imaginar que a princesa mandaloriana possa futuramente ganhar uma série ou filme só para ela.

Com uma terceira temporada que se encerra de forma bem redondinha, o futuro de "The Mandalorian" é ainda uma incógnita, mas até aqui a missão se encontra cumprida. 

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: 'Para Onde Voam as Feiticeiras' no Cinebancários.

 Para Onde Voam as Feiticeiras

Sinopse: Para onde voam as feiticeiras acompanha a deriva de encenações e improvisos de sete artistas pelas ruas do centro de São Paulo em uma experiência cinematográfica que torna visível a persistência de preconceitos arcaicos de gênero e raça no imaginário comum.



O Acidente 

Sinopse: Ela sai ilesa e decide esconder o ocorrido da companheira, porém, um vídeo do acidente viraliza na internet e a ciclista se vê obrigada a prestar queixa na polícia. Joana, então, começa aos poucos a se envolver na vida da família da pessoa que a atropelou.



Retratos Fantasmas

Sinopse: No centro do Recife, no século 20, conheça a história do centro da cidade contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.

HORÁRIOS CINEBANCÁRIOS DE 24 A 30 DE AGOSTO (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: O Acidente 

17h: Para Onde Voam as Feiticeiras

19h: RETRATOS FANTASMAS


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


ATENÇÃO: NAS QUINTAS-FEIRAS TODOS PAGAM MEIA ENTRADA EM TODAS AS SESSÕES!

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email:cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Cine Dica: Breve em Cartaz - 'Pessoas Humanas'

Sinopse: Imigrante que morou nos EUA por mais de trinta anos retorna ao seu país de origem para traficar órgãos humanos.  

Países como os EUA invadem diversos países em busca pelo petróleo, mas talvez o líquido escuro não seja o suficiente. No mercado ilícito o tráfico de órgãos é algo lucrativo, mas que passa longe da justiça e da mídia mais preocupava em vender notícias sensacionalistas. "Pessoas Humanas" (2023) retrata pessoas comuns envolvidas nestes crimes hediondos, mas que tiveram escolhas para seguir um outro caminho.

Dirigido por Frank Spano, além de ser baseado em fatos reais, o roteiro foi criado a partir de uma pesquisa realizada pelo próprio diretor do filme, incluindo sobreviventes desse tipo de crime. O protagonista é James (Luis Fernández), um imigrante que morou por 35 anos em solo norte-americano, onde passou a integrar uma organização criminosa. Agora, ele precisa voltar à sua terra natal, Medelín, com um único objetivo: conseguir um fígado e contrabandeá-lo de volta para os Estados Unidos. Nessa viagem, ele encontra outros criminosos, como o brasileiro João, vivido por Roberto Biridelli, e revive memórias de seu próprio passado violento.

Rodado em Chicago (EUA), Medelín (Colômbia) e na Cidade do Panamá, o longa-metragem é um thriller que aborda o tráfico internacional de órgãos humanos de forma pesada, porém, realista na medida do possível. O realizador consegue realizar momentos tensos e dos quais nos damos conta que qualquer um que aparecer na tela poderá sair morto. Interpretado por Luis Fernández, o protagonista James sente na pele o preço por ter sobrevivido até os dias de hoje, pois quando jovem ele fez sacrifícios para sair vivo, mas tendo algo que pagar em sua jornada adentro.

O filme começa um tanto que confuso, já que somos jogados diante de personagens que não sabemos ao certo o que realmente estão fazendo, mas que aos poucos é tudo revelado. Com uma fotografia nada reconfortante, a obra transita entre realismo e pesadelo, como se o protagonista buscasse uma forma de acordar, mas nunca obtendo a chance de abrir uma porta e escapar. Destaque para uma edição primorosa realizada nas ruas, onde pessoas desfilando em seu dia a dia mal sabendo que podem serem alvos do tráfico.

Sendo uma coprodução de diversos países o filme possui a participação do nosso ator Roberto Birindelli e que para mim é uma das melhores atuações em cena. Em um determinado momento, por exemplo, ele começa a tocar uma clássica música brasileira enquanto começa agitar uma caixa de fosforo e ao mesmo tempo apontando uma arma para um comparsa. Uma cena digna de nota e desde já uma das melhores do longa.

O filme não dá uma solução com relação ao tráfico de órgãos, mas sim somente escancarando um mal que persiste em ainda não ser extinto. Cabe ao estado agir, mas até lá, ao menos, ainda haverá obras como essa que servem de alerta, mesmo quando o resultado não soe cem porcento perfeito. Para aqueles que esperam um filme policial tradicional passe longe, pois aqui não há herói que salve da ambição vinda do próprio homem.

"Pessoas Humanas" toca em um assunto espinhoso, universal e cuja grandes potenciais como os EUA ignoram enquanto investem na invasão de outros países em busca de enriquecimento.  

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.