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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Cine Dica: Curso Cinema e Pintura - Últimos dias para participar

ÚLTIMOS DIAS PARA FAZER A INSCRIÇÃO
CURSOS DE FÉRIAS 2020




Apresentação
Em mais de um século de existência, a pintura está presente no cinema de várias maneiras. Alguns filmes são sobre pintores; em outros, a pintura tem uma importância fundamental na narrativa; outros, ainda, tem sua imagem baseada em movimentos ou pintores específicos - e alguns, claro, tem todos esses aspectos juntos.

O Curso de Férias CINEMA & PINTURA: UM ENCONTRO ARTÍSTICO, ministrado por Milton do Prado, tem como objetivo apresentar todas essas tendências e entender, com o uso de exemplos, como o diálogo entre essas duas formas de expressão se deu através do tempo, das tendências estéticas de um e outro campo, assim como das expressões pessoais de alguns realizadores e diretores de fotografia.




Curso de Férias
CINEMA & PINTURA: UM ENCONTRO ARTÍSTICO
de Milton do Prado


* Datas: 11 e 12 / Janeiro (sábado e domingo)
* Horário: 14h às 17h
* Local: Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

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              e ganhe DESCONTOS!              


a) 1 Curso de Férias: R$ 80,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/ curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/ curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/ curso)


*****************************

 * Confira a programação dos Cursos de Férias 2020

INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
http://cinemacineum.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Cine Curiosidade: Vencedores do Globo de Ouro 2020

Coringa. 

Aconteceu nesse último domingo a premiação do Globo de Ouro 2020, promovido pela Hollywood Foreign Press Association, apresentado por Ricky Gervais. O inédito 1917, de Sam Mendes, levou para casa as estatuetas de Melhor Filme e Melhor Diretor. Coringa recebeu Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Ator para Joaquin Phoenix. Brad Pitt e Quentin Tarantino foram premiados com as estatuetas de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro e Melhor Filme – Comédia ou Musical por Era Uma Vez… em Hollywood, que tem o maior número de vitórias da noite.
Nas séries, a grande vencedora da noite foi Succession, premiada como Melhor Série Dramática e Melhor Ator para Brian Cox. Phoebe Waller-Bridge foi duplamente vencedora com Melhor Série de Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Comédia por Fleabag. Chernobyl foi premiada Melhor Minissérie e Melhor Ator em Minissérie para Stellan Skarsgård.

Confira todos os vencedores da noite abaixo:

Melhor Filme Dramático
O Irlandês
História de um Casamento
1917
Coringa
Dois Papas

Melhor Filme de Comédia ou Musical
Era Uma Vez Em… Hollywood
Jojo Rabbit
Entre Facas e Segredos
Rocketman
Meu Nome é Dolemite

Melhor Filme Estrangeiro
The Farewell (China)
Dor e Glória (Espanha)
Retrato de uma Jovem em Chamas (França)
Parasita (Coréia do Sul)
Os Miseráveis (França)

Melhor Animação
Frozen 2
Como Treinar o seu Dragão 3
Link Perdido
Toy Story 4
O Rei Leão

Melhor Diretor
Bong Joon-ho – Parasita
Sam Mendes – 1917
Todd Phillips – Coringa
Martin Scorsese – O Irlandês
Quentin Tarantino – Era Uma Vez Em… Hollywood

Melhor Atriz
Cynthia Erivo – Harriet
Scarlett Johansson – História de um Casamento
Saoirse Ronan – Adoráveis Mulheres
Charlize Theron – O Escândalo
Renée Zellweger – Judy

Melhor Ator
Christian Bale – Ford v Ferrari
Antonio Banderas – Dor e Glória
Adam Driver – História de um Casamento
Joaquin Phoenix – Coringa
Jonathan Pryce – Dois Papas

Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical
Awkwafina – The Farewell
Ana de Armas– Entre Facas e Segredos
Cate Blanchett – Cadê Você, Bernadette?
Beanie Feldstein – Fora de Série
Emma Thompson – Late Night

Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical
Daniel Craig – Entre Facas e Segredos
Roman Griffin Davis – Jojo Rabbit
Leonardo DiCaprio – Era Uma Vez Em… Hollywood
Taron Egerton – Rocketman
Eddie Murphy – Meu Nome é Dolemite

Melhor Atriz Coadjuvante
Kathy Bates – Richard Jewell
Annette Bening – O Relatório
Laura Dern – História de um Casamento
Jennifer Lopez – As Golpistas
Margot Robbie – O Escândalo

Melhor Ator Coadjuvante
Tom Hanks – Um Lindo Dia na Vizinhança
Anthony Hopkins – Dois Papas
Al Pacino – O Irlandês
Joe Pesci – O Irlandês
Brad Pitt – Era Uma Vez Em… Hollywood

Melhor Roteiro
Noah Baumbach  – História de um Casamento
Bong Joon-ho e Han Jin-won – Parasita
Anthony McCarten – Dois Papas
Quentin Tarantino – Era Uma Vez Em… Hollywood
Steven Zaillian – O Irlandês

Melhor Trilha Sonora Original
Daniel Pemberton – Brooklyn – Sem Pai Nem Mãe
Alexandre Desplat – Adoráveis Mulheres
Hildur Guðnadóttir – Coringa
Thomas Newman – 1917
Randy Newman– História de um Casamento

Melhor Canção Original
“Beautiful Ghosts” – Cats
“(I’m Gonna) Love Me Again” – Rocketman
“Into the Unknown” – Frozen 2
“Spirit” – O Rei Leão
“Stand Up” – Harriet

Melhor Série Dramática
Big Little Lies (HBO)
The Crown (Netflix)
Killing Eve (BBC America)
The Morning Show (Apple TV+)
Succession (HBO)

Melhor Atriz de Série Dramática
Jennifer Aniston – The Morning Show
Olivia Colman  – The Crown
Jodie Comer – Killing Eve
Nicole Kidman – Big Little Lies
Reese Witherspoon – Big Little Lies

Melhor Ator de Série Dramática
Brian Cox – Succession
Kit Harington – Game of Thrones
Rami Malek – Mr. Robot
Tobias Menzies – The Crown
Billy Porter – Pose

Melhor Série de Comédia ou Musical
Barry (HBO)
Fleabag (BBC/Amazon)
O Método Kominsky (Netflix)
The Marvelous Mrs. Maisel (Amazon)
The Politician (Netflix)

Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical
Christina Applegate – Disque Amiga Para Matar
Rachel Brosnahan – The Marvelous Mrs. Maisel
Kirsten Dunst – On Becoming a God in Central Florida
Natasha Lyonne – Boneca Russa
Phoebe Waller-Bridge – Fleabag

Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical
Michael Douglas – O Método Kominsky
Bill Hader – Barry
Ben Platt – The Politician
Paul Rudd – Cara x Cara
Ramy Youssef – Ramy

Melhor Filme ou Minissérie para TV
Catch-22 (Hulu)
Chernobyl (HBO)
Fosse/Verdon (FX)
The Loudest Voice (Showtime)
Inacreditável (Netflix)

Melhor Atriz por Minissérie ou Filme para a TV
Kaitlyn Dever – Inacreditável
Joey King– The Act
Helen Mirren – Catherine the Great
Merritt Wever – Inacreditável
Michelle William – Fosse/Verdon

Melhor Ator por Minissérie ou Filme para a TV
Christopher Abbott – Catch-22
Sacha Baron Cohen – O Espião
Russell Crowe – The Loudest Voice
Jared Harris – Chernobyl
Sam Rockwell – Fosse/Verdon

Melhor Atriz Coadjuvante por Minissérie ou Filme para a TV
Patricia Arquette – The Act
Helena Bonham Carter – The Crown
Toni Collette – Inacreditável
Meryl Streep – Big Little Lies
Emily Watson – Chernobyl

Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV
Alan Arkin – O Método Kominsky
Kieran Culkin – Succession
Andrew Scott – Fleabag
Stellan Skarsgård – Chernobyl
Henry Winkler – Barry


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Cine Dica: Costa-Gavras, Joe D'Amato e O Farol (7 a 15 de janeiro)

MOSTRA COM FILMES DE COSTA-GAVRAS O FAROL EM CARTAZ HORROR ITALIANO NO PROJETO RAROS
O Farol

A partir de 7 de janeiro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra 4x Costa-Gavras, com os quatro primeiros longas-metragens do realizador greco-francês Constantin Costa-Gavras, um dos nomes mais importantes do cinema político moderno. A programação apresenta duas de suas obras políticas mais admiradas, Z (1969) e A Confissão (1971), e seus dois primeiros filmes, o policial Crime no Carro Dormitório (1965) e Tropa de Choque: Um Homem a Mais (1967), ambientado na Segunda Guerra Mundial. 
A mostra é uma realização da Coordenação de Cinema e Audiovisual de Porto Alegre, em parceria com a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. Programação completa http://www.capitolio.org.br/novidades/3927/4x-costa-gavras/

CLÁSSICO DE JOE D’AMATO NO PROJETO RAROS

Na sexta-feira, 10 de janeiro, às 20h, a primeira edição de 2020 do Projeto Raros apresenta um clássico do diretor italiano Joe D’Amato: Buio Omega (1979, 94 minutos). A sessão será comentada pelos pesquisadores Laura Cánepa, Leandro Caraça e Carlos Thomaz Albornoz. Exibição em HD com legendas em português. Entrada franca.
Sinopse: Frank é um jovem milionário que vive numa mansão afastada da cidade. Na casa, acompanhado apenas pela sinistra governanta Iris, dedica-se ao hobby da taxidermia. Quando sua namorada, Anna, morre vitimada por uma doença misteriosa, o rapaz enlouquece e resolve roubar seu cadáver do cemitério para mantê-lo consigo no casarão. É apenas o início de uma sangrenta jornada de assassinatos e terror. Com inspirada trilha sonora do lendário conjunto Goblin, Buio Omega é uma das obras-primas essenciais do famigerado realizador italiano Joe D’Amato, autor de pérolas como Antropophagus, As Aventuras Eróticas de Aladin, Emanuelle e os Últimos Canibais, Noites Eróticas dos Mortos Vivos e Holocausto Pornô.

O FAROL ENTRA EM CARTAZ

O Farol, novo filme de Robert Eggers, o diretor de A Bruxa, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio no dia 9 de janeiro. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos. Início do século XX. Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

GRADE DE HORÁRIOS
7 a 15 de janeiro de 2020

7 de janeiro (terça-feira)
14h – Crime no Carro Dormitório
16h – A Confissão
18h30 – Diante dos Meus Olhos
20h – Z

8 de janeiro (quarta-feira)
14h – Tropa de Choque: Um Homem a Mais
16h – Z
18h30 – Diante dos Meus Olhos
20h – Crime no Carro Dormitório

9 de janeiro (quinta-feira)
14h – A Confissão
16h30 – Tropa de Choque: Um Homem a Mais
18h30 – Diante dos Meus Olhos
20h – O Farol

10 de janeiro (sexta-feira)
14h – Crime no Carro Dormitório
16h – O Farol
18h30 – Diante dos Meus Olhos
20h – Projeto Raros: Buio Omega

11 de janeiro (sábado)
14h – Diante dos Meus Olhos
16h – Sessão Vagalume: Historietas Assombradas
17h30 – Z
20h – O Farol

12 de janeiro (domingo)
14h – Diante dos Meus Olhos
16h – Sessão Vagalume: Historietas Assombradas
17h30 – A Confissão
20h – O Farol

14 de janeiro (terça-feira)
14h – Tropa de Choque: Um Homem a Mais
16h – O Farol
18h30 – Diante dos Meus Olhos
20h – Sessão ACCIRS: Elefante

15 de janeiro (quarta-feira)
14h – Crime no Carro Dormitório
16h – A Confissão
18h30 – Diante dos Meus Olhos
20h – O Farol

domingo, 5 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Cartaz: 'Frozen 2' - Conhece a ti mesmo

Sinopse: De volta à infância de Elsa e Anna, as duas garotas descobrem a verdadeira origem dos seus pais.  

Acho que nem os próprios realizadores da Disney tinham tamanha ideia do que "Frozen" (2013) proporcionaria, ao ponto de não se tornar somente um sucesso de bilheteria, como também um símbolo para as jovens feministas e até mesmo para a comunidade LGBT. A Música "Livre Estou" se tornou uma espécie de hino para as garotas que buscam independência e que se identificavam facilmente com a princesa Elsa. Eis que então chega "Frozen 2", filme que não supera o original, mas dá continuidade ao melhor que havia naquele filme e explorando o amadurecimento e novas revelações sobre o passado de Elsa e Anna.
Dirigido por Jennifer Lee, Chris Buck, o filme retorna à infância de Elsa e Anna, onde as duas garotas descobrem uma história do pai, quando ainda era príncipe de Arendelle. Ele conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a separação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. Esta revelação ajudará Elsa a compreender a origem de seus poderes.
No filme não há o típico embate entre o bem o mal, mas sim retrata a encruzilhada de auto descoberta que as duas protagonistas terão que trilhar para saber sobre suas verdadeiras origens e tentar salvar o seu reino. Em meio a isso, o filme é modelado por diversas canções caprichadas e que cada uma delas vai revelando novas camadas da personalidade dos personagens principais vistos na tela. Se por um lado a música "Minha Intuição" não supera a badalada "Livre Estou", do outro, os primeiros acordes da letra com certeza faram com que muitos não se esqueçam dela.
Curiosamente, a trama faz diversas referências ao filme original, porém, consegue criar uma trama em que não obriga o marinheiro de primeira viagem a ter que assistir obrigatoriamente a primeira a aventura. Temos aqui um filme de origem, onde se entrelaça com eventos anteriores, mas soando de um modo fresco e muito bem-vindo. Ponto para Disney que soube não se repetir, mas sim em dar um novo passo para esses personagens tão adorados por pessoas de todas as idades.
Elsa e Anna, por exemplo, são a força matriz do filme como um todo, sendo que a primeira terá que usar todas as suas forças para obter revelações, por vezes, doloridas. Em contrapartida, Anna nos surpreende ao alcançar novos patamares, mesmo não possuindo os mesmos poderes da irmã, mas abraçando uma autoestima contra as adversidades que terá que enfrentar. Aliás, o ato final nos é revelado desdobramentos surpreendentes, onde colocará as duas protagonistas em situações inéditas e abrindo portas para uma nova fase da vida delas.
Infelizmente o filme se perde um pouco ao dar espaço para personagens dispensáveis, como no caso, por exemplo, de  Kristoff que se torna um alivio cômico sem graça, sendo que a sua subtrama em querer se declarar para Anna só atrapalha o ritmo da trama. Em contrapartida Olaf, novamente, rouba a cena no filme, onde a sua nova fase com pensamentos existencialistas irá fazer muitos cinéfilos caírem na gargalhada. Mas também é justamente com o próprio Olaf que o filme nos brinda com uma cena emocionante e que fará a plateia respirar fundo e cair em lagrimas facilmente.
"Frozen 2" é uma continuação digna de nota e que fará muitas meninas saírem por aí com o desejo de se tornarem mais independentes e enfrentarem os problemas do dia a dia de frente. 


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sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: 'A Rebelião' - Eles estão entre nós

Sinopse: Chicago  é ocupada por extraterrestres e seus detratores estão prontos para agir. O conflito ocupa os dias e as noites dos colaboradores e dos dissidentes que estão localizados dos dois lados. 

A sombra dos governos autoritários que é sentido nos dias atuais, principalmente para quem vive na América Do Sul, não é algo novo e o cinema fez o seu papel em sintetizar esses tempos nebulosos. Filmes como, por exemplo, "1984" (1984) e Farenheit 451 (1966), são obras que representam os temores de uma civilização que sentia na pele tempos em que a liberdade de expressão estava sendo ameaçada e, por fim, extinta. "Rebelião" é um filme que usa a ficção como pano de fundo para falar sobre o nosso tempo atual, muito embora o resultado poderia ter sido muito melhor.
Dirigido por Rupert Wyatt, mesmo diretor de "Planeta dos Macacos - A Origem" (2011), o filme se passa em um bairro de Chicago, quase uma década após uma invasão alienígena no planeta Terra. Acompanhamos como é a vida das pessoas nos dois lados do conflito, o dos colaboradores e o dos dissidentes. Chega uma hora que esses dois grupos se colidem e nos revelando situações surpreendentes.
A sua abertura já começa de uma forma que nos fisga facilmente pois, diferente de outros títulos do gênero, o filme não começa com um show de efeitos visuais e mostrando a destruição orquestrada pela invasão, mas sim de uma forma mais simples e já nos colocando no cenário pronto da trama. Além disso, as cenas são bastante verossímeis, onde elas falam como a população está sendo cada vez mais observada pelos alienígenas, controlando o sistema do planeta e resultando em uma cada vez maior divisão entre os ricos e os pobres. Qualquer semelhança com a nossa realidade não é mera coincidência, pois a proposta é exatamente essa.
É uma pena, portanto, que o filme se perca um pouco com um número elevado de personagens que entram e saem de cena e fazendo a gente se perder em algumas situações da trama. O que faz sentindo é o personagem  Mulligan (John Goodman), agente a serviço do governo autoritário, mas que tem uma ligação com o passado dos pais de Gabriel, interpretado pelo ator Ashton Sanders do filme "Moonlignt" (2017). Do elenco secundário, a personagem mais mal aproveitada acaba sendo a da atriz Vera Farmiga e tendo somente grande relevância somente no final da trama.
Até lá, o filme transita entre momentos de suspense, tensão e discursos políticos que nos soam familiares nos dias de hoje. A trama não poupa nem mesmo o próprio governo dos EUA, que se vendeu para os invasores e para assim obterem recursos para continuarem sendo uma potência que sempre quiseram. Se a proposta é ousada, por outro lado, faltou um pouco mais de cuidado para ela ter sido maior ainda.
"Rebelião" é aquele tipo de filme cuja a sua proposta corajosa não se sustentou nas telas dos cinemas, mas que merece uma segunda chance na sua casa. 


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Cine Dica: Programação da Cinemateca Paulo Amorim de 2 a 8 de Janeiro

PROGRAMAÇÃO DE 2 A 8 DE JANEIRO DE 2020 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES


SALA 1 / PAULO AMORIM

15h – E ENTÃO NÓS DANÇAMOS
(And then We Danced - Suécia/França/Georgia, 2019, 110min). Direção de Levan Akin, com Levan Gelbakhiani, Bachi Valishvili. Zeta Filmes, Drama. 14 anos.
Sinopse: Merab dança no Balé Nacional da Georgia desde criança e faz par com Mary. Mas, no auge da carreira, ele precisa lidar com a chegada do carismático e talentoso Irakli, que se torna seu principal rival e, também, seu amor secreto.

17h – FELIZ ANIVERSÁRIO
(Fête de Famille - França, 2019, 100min). Direção de Cédric Kahn, com Catherine Deneuve, Emmanuelle Bercot, Vincent Macaigne. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Para comemorar os seus 70 anos, Andrea reúne os filhos, noras e netos em um almoço. A ideia é que seja um dia de amor e alegria, já que Romain, o filho cineasta, vai registrar o encontro. Mas a chegada de Claire, filha de um outro casamento de Andrea, traz à tona vários problemas do passado.

19h15 – UM AMANTE FRANCÊS
(Just a Gigolo - França, 2019, 94 min). Direção de Olivier Baroux, com Kad Merad e Anne Charrier. Pagu Filmes, 12 anos. Comédia.
Sinopse: Depois de vários anos vivendo com Denise, Alex é dispensado da sua função de amante oficial. Forçado a se instalar na casa de sua irmã e de seu sobrinho de 10 anos, ele só pensa em encontrar uma nova mulher que possa sustentá-lo. E, para isso, vai contar com a ajuda do garoto.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

14h - BACURAU
(Brasil, 2019, 135min). Direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com Barbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier. Vitrine Filmes, 16 anos. Suspense.
Sinopse: Em um futuro próximo, no esquecido vilarejo de Bacurau, os moradores percebem que coisas estranhas estão acontecendo. Primeiro, a cidade some dos mapas; depois, um disco voador aparece no céu e algumas pessoas morrem violentamente. Para se proteger dos ataques, a comunidade se une e criam uma maneira bem particular de defesa. O filme ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes.

16h30 – A VIDA INVISÍVEL
(Brasil, 2019, 140min). Direção de Karim Ainouz, com Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse:Filhas de imigrantes portugueses, as jovens Guida e Eurídice vivem no Rio de Janeiro dos anos 1950. A primeira está à espera de um grande amor, enquanto Eurídice sonha com uma carreira de pianista. Mas seus projetos de vida são interrompidos pela postura machista e conservadora do pai, que se vale de uma mentira para separar as duas irmãs. Inspirado no livro "A vida invisível de Eurídice Gusmão", de Martha Batalha, o filme é indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

19h – A REVOLUÇÃO EM PARIS
(Un Peuple et son roi - França, 2019, 120min). Direção de Pierre Schoeller, com Gaspard Ulliel, Adèle Haenel. BonFilm. 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: Em 1789, o povo francês se mostra cada vez mais descontente com o rei Luís XVI. Homens e mulheres clamam para que o monarca abandone o luxo do Palácio de Versalhes e veja a miséria das ruas de Paris. Juntos, eles vão à Assembleia Nacional para fazer pressão em nome de uma revolução. O filme fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês em 2019.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – A RESISTÊNCIA DE INGA
(Héraðið - Islândia/Dinamarca/Alemanha/França, 2019, 92min). Direção de Grímur Hákonarson, com Arndís Hrönn Egilsdóttir, Sveinn Ólafur Gunnarsson. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Inga acaba de ficar viúva e precisa assumir os negócios da fazenda que tinha com o marido no interior da Islândia. Decidida a começar uma nova vida de acordo com suas convicções, ela decide lutar contra a corrupção e injustiça dentro de sua comunidade e se rebela contra uma poderosa empresa local.

17h – ESTAREMOS SEMPRE JUNTOS
(Nous Finirons Ensemble - França, 2018, 135min). Direção de Guillaume Canet, com François Cluzet, Marion Cotillard, Gilles Lellouche. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Preocupado com os rumos da vida, Max decide tirar um final de semana de folga em sua casa de praia. Mas seus planos são interrompidos com a chegada de Eric, Vincent, Isabelle, Marie e Antoine, seus amigos de longa data e que planejaram uma festa surpresa para ele. O longa é uma continuação de “Além da Eternidade”, que Canet lançou em 2010 com os mesmos atores.

19h30 – A ROSA AZUL DE NOVALIS
(Brasil, 2019, 70min) Direção de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, com Marcelo Diorio. Sessão Vitrine, 18 anos. Drama.
Sinopse: Marcelo tem uma memória impressionante. Ao mesmo tempo em que é capaz de lembrar seus encontros com homens de aplicativos, ele consegue dar detalhes de histórias familiares e também tem recordações de suas vidas passadas. Em uma delas, ele foi Novalis, poeta alemão que perseguia uma rosa azul.

PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 
Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.
Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.
*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.
A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelo telefone (51) 3226-5787.

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quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Cartaz: 'O Farol' - No limiar da loucura

Sinopse: Thomas Wake trabalha como guardião de um farol. Ele contrata o jovem Ephraim como ajudante. Com o passar dos dias, o rapaz demonstra uma curiosidade quase incontrolável em relação ao que se passa naquele local.  

Robert Eggers chamou atenção do público e da crítica com o seu filme "A Bruxa" (2015), obra que deu muito o que falar, ao tirar o cinéfilo de sua zona de conforto e fazendo o mesmo testemunhar algo bem imprevisível. O filme transitava entre horror fantástico e psicológico e nos dando assim uma experiência pouco vista dentro do gênero. Eis que então o cineasta repete a dose no filme "O Farol",  fazendo a gente se perguntar sobre o pior que poderá acontecer a seguir, uma vez que o realizador consegue fazer com que não desviemos o nosso olhar.
A trama se passa no início do século XX, onde Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.
Os primeiros segundos do filme já nos dão uma dica do que virá a seguir. O filme nos é apresentado com uma tela quadrada, alinhado com uma fotografia em preto e branco suja e sintetizando o clima mórbido que irá impregnar o cenário logo em seguida. Aliás, o cenário em si me lembrou muito o ótimo filme húngaro "Cavalo de Turin" (2011), de Béla Tarr, mas cujo os desdobramentos de ambas as tramas ressoam diferentes uma da outra.
No melhor estilo "pós terror", o filme ganha contornos de horror psicológico, cuja as situações que acontecem na tela podem ser, ou não, frutos de uma mente fragmentada. Com apenas um cenário e dois personagens, o filme vai cada vez se tornando mais claustrofóbico na medida em que a trama avança e tornando a convivência de ambos no mesmo local insuportável. Por alguns momentos, por exemplo, o mistério em torno do farol fica em segundo plano, pois os dois protagonistas se destacam por possuírem personalidades distintas e segredos para serem revelados logo em seguida. Tanto Willem Dafoe como Robert Pattinson estão impressionantes em cena e na medida em que a trama avança seus personagens vão cada vez mais abraçando o limiar da loucura. Robert Pattinson, aliás, nos brinda no que talvez seja a melhor interpretação de sua carreira e provando que a sua participação na franquia "Crepúsculo" foi um mero acidente de percurso. O confronto verbal de ambos em cena é em vários momentos tenso e fazendo do cenário se tornar mais claustrofóbico e degradante para ambas as partes.
Mas assim como ocorreu em clássicos do gênero de horror como, por exemplo, "O Iluminado" (1980), o verdadeiro mostro da trama talvez não se encontre dentro do armário, mas talvez em uma mente humana que transita entre a realidade e a loucura. Claro que o cineasta brinca com a nossa perspectiva com relação ao que acontece na tela, mas também nos dá a possibilidade de tirarmos as nossas próprias conclusões com relação aos desdobramentos da trama. O ato final é corajoso em sua proposta, mas assim como ocorreu em "A Bruxa", irá fazer muitos se perguntarem o que aconteceu dentro da história.
"O Farol" é um filme incomodo, imprevisível e são graças a esses ingredientes que o tornam tão  imperdível. 


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