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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: ‘Liberdade é Uma Grande Palavra’ – Expectativa vs realidade sofrida

Sinopse: Mohammed passou 13 anos no campo de detenção na Base Militar Americana de Guantánamo, onde foi submetido à fome, à tortura e à humilhação. Aos 38 anos, este  palestino tem a chance de uma escolha: ficar em Guantánamo ou começar uma nova vida no Uruguai, o único país que lhe abriu as portas.  

Por eu frequentar bastante o centro de Porto Alegre vejo quase sempre haitianos trabalhando nas ruas em empregos, pro vezes, informais. Quando os mesmos vieram para o Brasil havia uma promessa de uma vida melhor, mas que, infelizmente, foram afetados pelo golpe de 2016 assim como todos nós. "Liberdade é Uma Grande Palavra" trata mais ou menos disso, onde vemos um imigrante procurar uma nova vida em um país estrangeiro, mas tendo que passar por uma burocracia infindável.
Dirigido por Guillermo Rocamora, o documentário registra o dia a dia de Muhammad, um homem palestino que passou 13 anos na Prisão de Guantánamo. Depois de anos de tortura, fome e humilhação, ele tem a oportunidade de começar uma nova vida com sua esposa no Uruguai. O diretor Guillermo Rocamora acompanha Muhammad nos dois anos em que ele tem o apoio financeiro do governo, enquanto ele lida com a burocracia, procura por emprego e tenta se reabilitar à vida fora da prisão.
Guillermo Rocamora não procura em momento algum dialogar com Muhammad, mas sim, com a sua câmera, acompanha-lo em seu dia a dia e na luta por um lugar ao sol em terra estrangeira. Com isso, a câmera se torna o nosso olhar perante os fatos em que o protagonista enfrenta, desde conhecer os novos costumes do local, como também se encaixar em um mercado de trabalho que já não é dos melhores. Pelo fato da trama se passar entre a divisa entre Uruguai e Brasil, Muhammad encara uma realidade já muito familiar para nós brasileiros, mas que para ele, aos poucos, se torna um verdadeiro inferno.
Ao longo da projeção, testemunhamos um Muhammad transitando entre a razão, serenidade, para momentos em que tenta conter dentro de si uma explosão. Através de suas palavras, além do seu olhar, conhecemos um pouco mais sobre o seu passado sombrio do qual conviveu em Guantánamo e como ele luta todos os dias para se esquecer daquilo. Porém, na medida em que o filme avança, concluímos que o governo local tem um certo limite para oferecer ajuda, ao escancarar um lado burocrático que, não só os imigrantes, como também todo o verdadeiro cidadão de bem passa para tentar obter a felicidade.
Muhammad, portanto, se torna um de milhares de imigrantes que migram para diversos países, para fugir dos conflitos de suas terras natais, mas que acabam enfrentando um outro tipo de guerra interna e da qual não há lados vencedores nesta história. Em tempos em que o socialismo está sendo cada vez mais evitado por países que pregam a todo custo o capitalismo, Muhammad é apenas uma gota de um grande problema e do qual nem a parcialidade da mídia conseguirá esconde-la.
"Liberdade é Uma Grande Palavra" fala da engrenagem atual burocrática, da qual afeta aqueles que desejam a liberdade e que vivem de um sonho cada vez mais distante. 



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Cine Dicas: Estreias Do Final De Semana (26/12/19)

Cats 

Sinopse: Todo ano, uma tribo de gatos chamada Jellicles precisa tomar uma grande decisão em uma noite especial.

Aqueles Que Ficaram 

Sinopse: Na Hungria, após o fim da Segunda Guerra Mundial, uma nação de sobreviventes do holocausto tenta se curar através do amor. 

Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia

Sinopse: Em Stip, pequena cidade na Macedônia, é uma tradição anual que o padre jogue uma cruz de maneira no rio. Dezenas de homens mergulham atrás dela, visando sorte e prosperidade. Petúnia, no entanto, chega antes, suscitando a revolta dos que não entendem como uma mulher ousa participar do ritual.  


Minha Irmã em Paris 

Sinopse: A famosa atriz Julie Varenne está desesperada por não agradar mais seu público. Quando finalmente consegue um bom contrato para estrelar uma comédia, se submete a um procedimento estético que não dá muito certo.

Minha Mãe é Uma Peça 3

Sinopse: Depois do sucesso como apresentadora de TV, Dona Hermínia está de volta, agora com o título de vovó, graças à gravidez de Marcelina.

O Último Amor de Casanova 

Sinopse: Perto da morte, o conquistador Giacomo Casanova (Vincent Lindon) confessa ter vivido um único amor marcante em sua vida.


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quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: Star Wars - 'A Ascensão Skywalker' - A velha e boa jornada do herói

Sinopse: Os conflitos internos dos sobreviventes da Resistência e a luta dos mesmos contra a Primeira Ordem estão em evidência. Uma antiga força do mal parece ter retornado das cinzas. Está na hora do fim de uma saga. 

Na minha crítica sobre o filme "Han Solo" (2018) eu havia feito uma observação que os fãs mais fanáticos pela franquia "Star Wars" exigem por demais desse universo criado por George Lucas. Quando ele havia realizado o clássico "Star Wars - Uma Nova Esperança" (1977) ele queria prestar uma homenagem aos velhos clássicos filmes de aventura que ele assistia antigamente quando criança. Embora tenha usado recursos revolucionários para época para a realização do projeto, o filme nada mais era do que a velha e boa fórmula de sucesso sobre a jornada do herói, mas que funciona até mesmo nos dias de hoje haja o que houver.
Quando os engravatados do estúdio Disney decidiram retomar a franquia com uma nova trilogia os ingredientes para o sucesso já  estavam lá o tempo todo. "Star Wars - O Despertar da Força" (2015) nada mais é do que uma releitura do clássico de 1977, mas obtendo identidade própria ao nos apresentar uma trama redondinha, com algumas surpresas, mas cumprindo com as nossas expectativas. Já a segunda parte, "Star Wars - Os Últimos Jedi" (2017) possui uma trama mais ousada, explorando o lado mais humano e falho dos protagonistas, mas desagradando os fãs mais fanáticos que reclamaram de forma até mesmo desnecessária. Portanto, a nova trilogia se encerra de uma forma mais simplista com "Star Wars - A Ascensão Skywalker", um filme que remete aos melhores momentos da trilogia clássica, mas que irá desagradar também aquele fã fanático que exigia algo além dessa proposta.
Novamente dirigido por J.J. Abrams, a trama revela que o imperador Palpatine (Ian McDiarmid) estava escondido nas sombras, fazendo todos a voltarem a temer seu poder e, com isso, a Resistência toma a frente da batalha que ditará os rumos da galáxia. Treinando para ser uma completa Jedi, Rey (Daisy Ridley) ainda se encontra em conflito com seu passado e futuro, mas teme pelas respostas que pode conseguir. Além disso, há a sua complexa ligação com Kylo Ren (Adam Driver), que também se encontra em conflito devido a Força.
Pelo fato de o filme anterior ter tido começo, meio e fim, esse novo "Star Wars" começa de uma forma simples e direta, mas pegando os fãs da velha guarda desprevenida, principalmente com a revelação de que Palpatine ainda está vivo. Esse é o primeiro exemplo do que veremos a seguir no decorrer da aventura, já que há muitos elementos que irão nos lembrar da trilogia clássica, principalmente de "Star Wars - O Retorno de Jedi" (1983) e fazendo a gente se relembrar de momentos críticos daquele filme. E diferente do filme anterior, a trama não se divide em várias, mas sim se concentra somente na nova trindade, ou seja, Rey, Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Issac).
Embora eles jamais serão o que Luke, Leia e Solo foram para uma geração, por outro lado, são personagens carismáticos e com o tempo soubemos aprecia-los. Rey, por exemplo, dá continuidade de forma digna sobre o significado da jornada do herói iniciada por Luke na saga e o talento de Daisy Ridley colabora com isso. Infelizmente os roteiristas foram infelizes ao quererem acrescentar algo a mais sobre a sua real origem, mas isso não tira o brilho de uma personagem que não caminha em direção a um destino, mas sim por uma escolha que virá a tomar a partir dos seus princípios.
Falando em roteiristas, os mesmos cometem alguns atos falhos em alguns momentos em que, por vezes, acaba sendo apenas um acréscimo desnecessário.  Sobre o destino de alguns personagens, por exemplo, os realizadores tentam a todo momento nos pregar uma peça em nós com relação ao que irá acontecer com eles, quando na verdade não irá acontecer nada. Uma forma de brincar com as nossas expectativas, mas de uma forma muito forçada.
Em contrapartida, é preciso reconhecer que os mesmos criaram uma boa ideia de como inserir Leia na trama, mesmo quando Carie Fincher não pode concluir o seu trabalho no longa. A forma como é selado o destino da personagem não só é digno de nota, como também causa uma reviravolta na trama e na cruzada final em que Kylo Ren precisará trilhar. É nesse ponto também que se dá continuidade a um dos momentos mais dramáticos de "O Despertar da Força" e fazendo a gente já ter uma ideia sobre o que irá acontecer em seguida.
O ato final, por sua vez, transita entre o previsível como também para momentos de pura nostalgia e que fará o fã de mente mais aberta adquirir um grande sorriso na cara. Não é nada revolucionário, mas sim apenas o capítulo final de uma grande aventura formada por nove capítulos e que aqui se encerra com certa dignidade e com nenhum peso de pretensão ou algo do gênero. Resta saber o que a Disney fará com a franquia daqui em diante, mas acredito que chegou a hora dos Skywalker finalmente descansarem.
"Star Wars: 'A Ascensão Skywalker" é um final necessário para uma aventura que começou há muito, muito tempo em um 1977 distante e que mudou o cinema como um todo para sempre. 


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terça-feira, 24 de dezembro de 2019

NOTA: UM FELIZ NATAL E BOAS SESSÕES DE CINEMA PARA TODOS NÓS

Que tenhamos um feliz natal, boas festas e que 2020 seja tudo diferente para todos nós. Pois  como  James Stewart disse uma vez, A Felicidade Não se Compra".    


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segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Cine Dica: Em Cartaz: 'A Camareira' - A Recompensa que nunca chega

Sinopse: Eve (Gabriela Cartol) é uma jovem mãe solteira que trabalha longas horas como camareira em um hotel de luxo na Cidade do México. Sonhando com uma vida melhor, ela se inscreve no programa de educação para adultos do hotel. 

O filme "Roma" (2018) de Alfonso Cuaron serviu para mostrar o verdadeiro papel dos empregados servindo as elites e que, por vezes, esses últimos vivem em uma redoma de vidro e sem enxergar o verdadeiro mundo. Através do olhar humilde dos empregados, por exemplo, enxergamos uma realidade verdadeiramente realista, trabalhadora e que persiste em abraçar o que almeja. "A Camareira" é um retrato cru de pessoas gente como a gente e que se encontram despertas para abraçar os seus sonhos para assim seguir sempre em frente.
Dirigido por Lila Avilés, o filme conta a história Eve (Gabriela Cartol), uma jovem mãe solteira que trabalha longas horas como camareira em um hotel de luxo na Cidade do México. Sonhando com uma vida melhor, ela se inscreve no programa de educação para adultos do hotel. Porém, ela logo percebe que nem sempre quem faz o trabalho pesado é recompensado.
Ao retratar o dia a dia de uma pessoa que facilmente podemos nos identificar, Lila Avilés opta em fazer de sua câmera o nosso próprio olhar, como se em determinados momentos estivéssemos atrás da protagonista e acompanhando os seus afazeres no enorme prédio em que ela trabalha. Ao menos, isso é bastante sentido no primeiro ato da trama, principalmente onde ocorre as primeiras cenas no elevador e do qual sintetiza muito bem essa minha observação. Aliás, a cena do elevador é simbólica, onde vemos uma outra personagem sobrecarregada em seu dia a dia, mas se sustentando com o que pode através da distração de uma boa leitura.
É nesse ponto, por exemplo, que observamos também que a cultura e a educação surgem como papeis fundamentais para que a protagonista consiga abrir ainda mais a sua mente e o desejo de seguir em frente. Porém, infelizmente, estamos falando de alguém que trabalha para poderosos e dos quais somente pensam em dinheiro e nunca em conhecimento. Em tempos em atuais, dos quais o capitalismo desenfreado devora inúmeros povos de acordo com as suas necessidades, o filme chega em um momento em que muitos de nós se encontram em um beco sem saída.
Ao menos, o filme passa também certas fagulhas de esperança, principalmente quando elas acontecem nos dois lados da mesma moeda. Se por um lado Eve consegue uma mão amiga vinda da sua área em que trabalha, por outro lado, é interessante a comunicação em que uma hospede rica tem por ela, ao ponto de ela não esconder a vida vazia que possui, mesmo quando dá a entender que adquiri tudo o que quer. Independente de classes, o filme fala sobre solidão, desejos quase nunca alcançados e de como facilmente podemos cair no vazio se não aceitarmos um pouco de carinho vindo do próximo.
"A Camareira" é um filme universal e que fala um pouco dos tempos atuais em que poderosos insistem em nos transformar em engrenagens para servir aos seus propositos. 


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Cine Dica: Curso de Férias - Cinema e Pintura


Apresentação
Em mais de um século de existência, a pintura está presente no cinema de várias maneiras. Alguns filmes são sobre pintores; em outros, a pintura tem uma importância fundamental na narrativa; outros, ainda, tem sua imagem baseada em movimentos ou pintores específicos - e alguns, claro, tem todos esses aspectos juntos.

O curso CINEMA & PINTURA: UM ENCONTRO ARTÍSTICO, ministrado por Milton do Prado, tem como objetivo apresentar todas essas tendências e entender, com o uso de exemplos, como o diálogo entre essas duas formas de expressão se deu através do tempo, das tendências estéticas de um e outro campo, assim como das expressões pessoais de alguns realizadores e diretores de fotografia.
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Curso de Férias

CINEMA & PINTURA: UM ENCONTRO ARTÍSTICO
de Milton do Prado

Datas: 11 e 12 / Janeiro (sábado e domingo)
Horário: 14h às 17h
* Local: Cinemateca Capitólio Petrobras / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

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Aproveite a PROMOÇÃO COMBO
para se inscrever em mais de um curso
da programação de Férias 2020.


a) 1 Curso de Férias: R$ 80,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/ curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/ curso)
d) 4 Cursos de Férias: R$ 50,00 (p/ curso)

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* INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
http://cinemacineum.blogspot.com/

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Cine Dicas: Estreias Do Final De Semana (20/12/19)

Star Wars: A Ascensão Skywalker 

Sinopse: Os conflitos internos dos sobreviventes da Resistência e a luta dos mesmos contra a Primeira Ordem estão em evidência. Uma antiga força do mal parece ter retornado das cinzas. Está na hora do fim de uma saga.

A Batalha das Correntes

Sinopse: No final do século XIX, Thomas Edison e George Westinghouse tiveram uma discussão sobre como deveria ser feita a distribuição da eletricidade. 

Carta Registrada

Sinopse: Desde que seu marido foi preso, Hala tem que enfrentar seus pensamentos suicidas sozinha. Sua força tem que vir de dentro, pois a sociedade não a ajuda e nem perdoa uma mulher deprimida, principalmente por ela ser mãe.

O Paraíso Deve Ser Aqui 

Sinopse: O diretor Elia Suleiman estrela essa saga cômica que investiga os significados do exílio e da busca intermitente por um lar. Palestino, ele deixa seu país em busca de uma nova vida. 


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