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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 3 de abril de 2018

Cine Dica: 2 Mostra Sesc de Cinema

2ª MOSTRA SESC DE CINEMA – ETAPA ESTADUAL 2018       

A 2ª Mostra Sesc de Cinema – Etapa Estadual é resultado do edital nacional lançado para seleção de filmes nas modalidades curta e longa-metragem. O projeto tem o intuito de contribuir na difusão da produção cinematográfica brasileira e incentivar a linguagem audiovisual.
Desta maneira, possibilita reconhecimento, visibilidade e janelas de exibição às produções. A programação inclui 20 filmes gaúchos, sendo 02 longas e 18 curtas-metragens. A seleção é composta por filmes de animação, ficção e documentários, apresentando um panorama da produção gaúcha contemporânea. Além das exibições, serão realizados debates com os diretores dos filmes a fim de explanarem sobre o filme, a produção, seu processo criativo e discussões que suscitam a obra. 
Participaram da curadoria, Anderson Mueller (Coordenador de Audiovisual do Sesc/RS), Simone Constante (Agente de Cultura e Lazer Sesc-RS), Daniel Feix (Crítico de Cinema Jornal Zero Hora) e Tânia Cardoso de cardoso (Coordenadora e Curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário).
 
 
Realização:                                        Parceria:
   1cor    Logo Sala Redenção - PRETO             
 
O quê: 2ª MOSTRA SESC DE CINEMA – ETAPA ESTADUAL 2018
Quando: 02 A 06 DE ABRIL
Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS - Rua Luis Englert, s/n.
Quanto: Entrada Franca
BANDIDOS DESALMADOS

02 de abril | segunda-feira |19h
03 de abril | terça-feira |16h

Dir. Paulo Alcaraz | Ficção | 2016 | 7min
            Bandidos Desalmados conta a história de um roteirista obsessivo que cruza as fronteiras entre a ficção e a realidade para encontrar sua trama em uma jornada de paixão, sangue e pólvora. Atormentado pela angústia da criação, ele da vida e mata seus personagens, que existem em um mundo onde o crime é a lei vigente. O que ele não esperava é que o mais cruel deles invadiria o mundo real em busca de vingança.

MÃE DOS MONSTROS
02 de abril | segunda-feira |19h
03 de abril | terça-feira |16h

Dir. Julia Zanin de Paula | Ficção | 2017 | 9 min
            Uma garota é perseguida por uma trupe circense. Ela está sozinha em um lugar desconhecido tentando achar a saída. Será um show de horrores? Uma história baseada no conto "La Mère aux Monstres", de Guy de Maupassant, que pretende homenagear clássicos do horror.

REDENÇÃO
02 de abril | segunda-feira |19h
03 de abril | terça-feira |16h

Dir. Marcel Kunzler | Ficção | 2016 | 74 min
            Uma cidade abandonada. Em meio à escassez de recursos, um grupo de sobreviventes tenta entender o que poderia ter provocado a devastação. A chegada de um desconhecido representa uma ameaça ainda maior. O que esperar do futuro em Redenção?

COSME
03 de abril | terça-feira |19h
04 de abril | quarta-feira | 16h

Dir. Luciano Scherer | Documentário | 2016 | 14 min
            Thiago Médici é Cosme, um cantor e compositor que ninguém ouviu.

GESTOS
03 de abril | terça-feira |19h
04 de abril | quarta-feira | 16h

Dir. Alberto Goldim e Júlia Cazarré | Ficção | 2017 | 11 min
            Anna trabalha em uma livraria. Lucas de repente se vê muito interessado em livros. Uma comédia romântica na qual Chaplin encontra a Nouvelle Vague.

LÁ NO CHÁ
03 de abril | terça-feira |19h
04 de abril | quarta-feira | 16h

Dir. Lisiane Cohen | Ficção | 2015 | 20 min
            Estela é uma garota como tantas outras que saem de casa para ter seu próprio espaço. Mas ela tem algo a mais que as outras garotas. É durante um chá de panelas, que passamos a conhecer o universo de Estela e sua familia. Isabel é a mãe, Helga, Lorena, Matilde e Zélia são as tias; Fran, a amiga de infância. Elas têm muito a dizer e mostrar lá no chá.

VELHA CASA
03 de abril | terça-feira |19h
04 de abril | quarta-feira | 16h

Dir. Pedro Clezar | Ficção  | 2016 | 15 min
            Partidas, reencontros e desencontros. Joaquim é movido por um único sentimento: saudade.

DESFRAGMENTO
03 de abril | terça-feira |19h
04 de abril | quarta-feira | 16h

Dir. Helena Lukianski e Giuliana Heberle | Ficção | 2017 | 14 min
            Clara é uma jovem de 23 anos que sofreu um acidente de carro há tempos que resultou na morte de seus pais e fez seu irmão, Rafael, entrar em um coma prolongado. Solitária e introspectiva, ela precisará lidar com o seu despertar repentino.

CORES DE BISSAU
03 de abril | terça-feira |19h
04 de abril | quarta-feira | 16h

Dir. Maurício Canterle Gonçalves | Documentário | 2017 | 16 min
            Aborda a realidade precária de um dos dez países mais pobres do mundo, através do relato de quatro moradores. Vemos um hospital, uma casa de nutrição, uma escola e uma moradia e conhecemos um pouco mais das suas dificuldades.

SOLITO
04 de abril | quarta-feira |19h
05 de abril | quinta-feira | 16h

Dir. Eduardo Reis | Ficção | 2017 | 5 min
            Um morador de rua caminha pela cidade com sua única companhia, a Solidão, um monstro fantasmagórico que o segue por todo o lugar.

DESVIOS
04 de abril | quarta-feira |19h
05 de abril | quinta-feira | 16h

Dir. Pedro Guindani | Ficção | 2016 | 94 min
            Daniel, um jovem corretor de valores, dá um grande golpe em sua empresa de investimentos, fazendo-a comprar 15 milhões em ações de uma empresa fantasma. Romano, seu primo policial, fica encarregado de obter-lhe um passaporte falso para a fuga do país, e recomenda que Daniel se esconda por alguns dias em um apartamento do Centro da cidade, “até a poeira baixar”. Mas a poeira nunca baixa, e Daniel vai se deixando consumir pela espera, pela prisão que se impôs e pelo medo de falhar em sua ambiciosa empreitada.

BANZO
05 de abril | quinta-feira |19h
06 de abril | sexta-feira |16h


Dir. Pedro Gossler  | Ficção | 2015 | 15 min
            Marcelo, um motorista de ônibus intermunicipal, parece não se encontrar. Sozinho e preso na única imagem que consegue enxergar, sente saudades das coisas que não teve.

SOBRE SONHOS E ÁGUAS
05 de abril | quinta-feira |19h
06 de abril | sexta-feira |16h

Dir. Mirela Kruel | Ficção | 2017 | 19 min
            Inspirado na poesia do belga Emile Verhaeren, um barqueiro tenta recuperar a esperança e os sonhos. Através de uma voz divina ele dialoga com o rio, a natureza e faz reflexes profundas sobre a vida, a perda da esperança e os seres humanos.

KÁTHARSIS
05 de abril | quinta-feira |19h
06 de abril | sexta-feira |16h


Dir. Mirela Kruel | Ficção | 2017 | 18 min
            Clarice entra em um teatro abatida e com amnésia. Sua única lembrança é a de estar ali para fazer um teste. O frio e lacônico Hermes, diretor da peça, a desafia a ler e encenar trechos de uma tragédia teatral que revelarão obscuras verdades e mudarão para sempre a sua existência.

POR CONTA DA CASA
05 de abril | quinta-feira |19h
06 de abril | sexta-feira |16h


Dir. Flávio Costa | Ficção | 2017 | 15 min
            Marcão, Cabelo, Figueira e Montanha. Em uma mesa de restaurante existem mais segredos do que copos vazios. Trapaças, corrupção e um assassino. Em um vai e vem de diálogos absurdos a banalidade e a violência se encontram.

MICHEL
05 de abril | quinta-feira |19h
06 de abril | sexta-feira |16h

Dir. Guilherme Novello | Ficção | 2017 | 15 min
            Michel quer voltar pra casa.

DJORGE – DA BONJA PRO MUNDO
05 de abril | quinta-feira |19h
06 de abril | sexta-feira |16h

Dir. Leco Petersen | Documentário | 2016 | 14 min
            "Djorge - Da Bonja pro Mundo" documenta a trajetória do skatista Djorge de Oliveira. Morador de uma das vilas mais pobres e violentas da capital gaúcha, a Bom Jesus, o esportista começou sua adoração pelo skate antes mesmo de ter acesso à realidade do esporte. Dos jogos de videogame até sua primeira viagem para a Europa, passaram-se mais de dez anos, e agora Djorge busca despertar nas crianças da comunidade a paixão pelo esporte.


ANOTHER EMPTY SPACE
06 de abril | sexta-feira | 20h

Dir. Davi de Oliveira Pinheiro | Ficção | 2015 | 8 min
            No inverno de Berlim, dois ex-amantes se encontram pela primeira vez desde a separação.

  
SOB ÁGUAS CLARAS E INOCENTES
06 de abril | sexta-feira | 20h

Dir. Emiliano Cunha | Ficção | 2016 | 17 min
            As últimas horas de um sujeito numa cidade que não mais o aceita. Sozinho e irrelevante, se despede daqueles que ama, enquanto reconstrói sua identidade e encontra a redenção e o renascimento ao mergulhar, livre, em águas claras e inocentes. Uma carta para nossa pátria mãe em seu leito de morte.


SECUNDAS
06 de abril | sexta-feira | 20h

Dir. Caca Nazário | Documentário | 2017 | 20 min
            SECUNDAS registra o movimento de estudantes que foram presos e agredidos pela polícia ao ocupar a Secretaria da Fazenda do RS. Investiga os reflexos traumáticos que estes estudantes vivenciam na espera da decisão judicial que pode condená-los.


           Locais de Realização
Teatro do Sesc – Av. Alberto Bins, 665
Sala Redenção - Cinema Universitário – Av. Paulo Gama, 110
          
           Entrada FRANCA
           Informações pelo telefone (51) 3284-2071 / 3308-3034.
             www.sesc-rs.com.br/mostradecinema
 
Tânia Cardoso de Cardoso
Coordenadora e curadora
Sala Redenção – Cinema Universitário

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Cine Especial: Cinema Russo: Parte 4

Nos dias 07 e 08 de Abril eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre participando do curso Cinema Russo: Diretores, Diretoras e um pouco de História, criado pelo Cine Um e ministrado pela editora da revista cinema Teorema Ivonete Pinto e pela pesquisadora de cinema Juliana Costa. Antes disso, eu estarei por aqui postando sobre os melhores filmes daquele país, cujo alguns clássicos nos ensinam até mesmo o verdadeiro significado da palavra “socialismo”.


SOLARIS (1972)


Sinopse: Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin - conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes - é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.
Refilmado em 2002 por Steven Soderbergh, Solaris é um clássico filme russo dirigido por Andrey Tarkovskiy baseado na obra do autor polonês Stanislaw Lem. Há quem considere Solaris uma resposta soviética ao americano 2001 – Uma Odisséia no Espaço. Mas Tarkovsky afirmava não ter assistido o filme dirigido por Stanley Kubrick antes de produzir sua aclamada ficção científica. Stanisław Lem quase não permitiu a adaptação de Tarkovski, pois o diretor russo inicialmente insistia em retirar do roteiro toda referência à ficção científica, o que desagradou o escritor. 
Solaris apresenta uma das histórias mais complexas, belas e trágicas. Muitos reclamam do início lento da obra, e realmente sua primeira meia hora é lentíssima, às vezes com cenas muito desconexas em relação à trama principal. Mas o filme cresce assustadoramente quando o protagonista Kelvin chega à Estação Solaris e o que se segue é quase um filme de terror com vultos passando, silêncio inquietante, um clima realmente assustador.



Stalker (1979)



Sinopse: Três viajantes do futuro atravessam uma zona proibida e encontram um lugar onde as fantasias são realizadas e a verdade é revelada.


Em 1979, ao realizar Stalker, o cineasta confirmava-se independente dentro do cinema soviético, nem padronizado, nem cumpridor de cânones. E aqui, ia mais longe. Além da adequação de cada diálogo em prol da narrativa, cada gesto, cada pequena contração dos músculos faciais carregava uma representação.
Os personagens principais dessa trama são três: Stalker (uma espécie de andarilho de caminhar titubeante), o professor e o escritor. E são os três que partem numa jornada a uma terra abandonada e proibida, a Zona. Perigosa e nascida de uma catástrofe, essa área reclama visitas por possuir uma caverna que supostamente preenche os desejos mais escondidos. 
O filme gira, então, em torno da busca da fé. Cada frase, principalmente as do personagem Stalker, e cada expressão facial vêm para requerer essa fé, seja ela dos outros personagens (o professor e o escritor), seja ela dos próprios espectadores. Mesmo que contemplativamente, o espectador parece precisar crer para o filme fazer sentido. Tarkovsky, então, ao longo da narrativa, vai colocando gradativamente essa semente de crença em nossas mentes.
E isso só tem a se exacerbar com cada enquadramento, cada música, cada fala. Enfim, cada plano, com seus corpos, objetos, paisagens, vento e neve contribuindo, indiretamente, para tecer o fio narrativo. O cinema de Tarkovsky carrega a característica primeira das coisas perfeitas: o que ali não aparece, com certeza seria excesso.

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Cine Curiosidade: Até que ponto a nossa realidade que vivenciamos deve ser retratada como uma piada?


Deixo aqui a minha opinião, que havia sido publicado hoje no jornal do Comércio, sobre a polêmica série O Mecanismo .



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sexta-feira, 30 de março de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: ZAMA

Sinopse: No fim do século XVIII, Don Diego de Zama é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Ele junta-se a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.

Se há um avanço da direita em busca pelos frutos do capitalismo de hoje, há de lembrarmos que isso já vem de muito antigamente, mais especificamente em tempos em  que alguns países da América Latina não passavam de colonias e que eram sugadas por outros países. O filme brasileiro recente Joaquim, por exemplo, além de retratar uma visão mais crua do nosso personagem histórico Tiradentes, escancarava que até ele mesmo estava ali como fantoche a serviço da coroa portuguesa e que, no principio, estava consumido pelo desejo de consumo e poder. Zama retrata esse mesmo cenário, do qual é ainda mais desolador, selvagem, mas cujo o passado  não é muito diferente dos dias de hoje. 
Dirigido por Lucrecia Martel (O Pântano), a trama se passa no final século XVIII, onde conhecemos Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho), um oficial da Coroa Espanhola que não vê a hora de partir para Buenos Aires. Porém, é incumbido de  Juntar-se a um grupo de soldados à caça de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.  Se tem então uma cruzada da qual pode o levar a um caminho sem volta.
Assim como o nosso Tiradentes, Don Diego é inquieto no desejo de mudar de vida, ao ponto que realidade da qual se encontra se torna cada vez mais sufocante. Nem mesmo os serviços e adornos que a Espanha lhe oferece são o suficientes para fazer com que se sinta-se acomodado. Porém, diferente do nosso personagem histórico, Don Diego não terá tempo para enxergar o lado do qual poderia desejar  preservar ou até mesmo  salvar, mas sim tentando a partir dele tentar fugir antes que seja tarde demais.
Lucrecia Martel então faz uma dura crítica contra os poderosos, já que eles parecem mais vampiros com o desejo de sugar os  recursos e explorar os índios daquele tempo. Ao mesmo tempo que isso acontece, há o nascimento da vida estagnada, onde os ricos se acomodam por não haver mais nenhum desafio e acabam por então se afogando gradualmente ao longo do tempo. Don Diego tem ambições, mas talvez  elas venham a ser uma paz de espirito do qual a sua gente desconheça por completo.
É aí que, achando que o contato com a natureza irá encontrar o seu caminho, eis que ele dá de encontro com homens talvez não a serviço de poderosos, mas sim para saciar as suas próprias ambições. Eis que dessa trupe surge o personagem Vicunña Torpo, interpretado com intensidade espantosa por Matheus Nachtergaele e que não irá desistir em obter as riquezas da terra onde pisa. O seu personagem, aliás, fez me lembrar do personagem de Klaus Kinski em Aguirre, a Cólera dos Deuses e cuja ambição leva os demais personagens a um apocalipse particular devido a busca pelo poder.
Se for então para simplicar, Zama seria então um filme em que retrata exploração feroz por riquezas de um passado distante, mas sendo algo que ecoa em tempos contemporâneos, onde cada vez mais se encontra sucumbido ao poder e um consumo cego desenfreado. 

Onde assistir:  R. Gen. Câmara, 424 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS. Horários: 15h e 19h.


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