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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Cine Curiosidade: Ficção infanto-juvenil inspirado em "Rei Arthur" fala de criança se tornando adolescente em seu mundo imaginário




A mãe (vivida pela atriz internacional Cris Lopes) quer que o filho adolescente Artur (ator Pedro Carvalho) faça doação de seus brinquedos para deixar de ser criança enquanto ele vive em seu reino encantado com lendas de Rei Arthur e seu mestre dos Magos interpretado pelo ator Carlos Dória.
                                              atriz Cris Lopes e ator Pedro Carvalho com diretores Dario Alvarez e Bruno Sabongi

O filme "O Cavaleiro e o Mago" com roteiro e direção de Dario Alvarez e Bruno Sabongi, traz uma reflexão sobre a transição da infância para a adolescência, traçando um contraste entre a mente imaginária e inocente do filho com um toque de reino encantado e o mundo realistico da mãe preocupada com o crescimento e maturidade do filho para encarar a fase da adolescência, sendo super-protetora mas exigente com o adolescente para que ele cresça e assuma responsabilidades. Assim, Artur (filho) é forçado por sua mãe a livrar-se de seus brinquedos antigos. Agora, com a ajuda de um Mago, ele batalhará por sua infância.
Com 3 atores experientes no elenco em tv e cinema como "a mãe" com a atriz Cris Lopes (atriz internacional de cinema em 2 longas em 2017: canadense: "Freer" e o nacional: "Meio-Irmão" exibido no Festival de Toulouse na França) e "o Mago" com o ator Carlos Dória (Rede Globo em 2017: "A lei do Amor" e a minisérie"Vade Retro") e o protagonista, o filho Artur, vivido pelo ator Pedro Carvalho (longa "O Diabo Mora Aqui" e série "Nerd of the Dead"), o filme "O Cavaleiro e o Mago" segue rumo aos festivais nacionais e internacionais de cinema em 2017 e 2018.

Assista aqui cenas do filme "O Cavaleiro e o Mago": 

 Cris Lopes (mãe) e Pedro 

 Carlos Dória (mago) e Pedro Carvalho (filho)

Seguir atriz Cris Lopes: Cinema & Tv : Fan Page:  @crislopesoficial
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terça-feira, 10 de outubro de 2017

Cine Especial: Fritz Lang: O Arquiteto das Sombras: Parte 2


Nos dias 14 e 15 de outubro eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre, participando do curso Fritz Lang: O Arquiteto das Sombras, criado pelo Cine Um e ministrado pela Mestra e Doutoranda em Comunicação Social Janaina Gamba. Enquanto os dias da atividade não chegam, eu estarei por aqui relembrando dos principais clássicos desse pai do expressionismo cinematográfico.            
    

O homem que quis matar Hitler (1941)

Sinopse: Um atirador inglês planeja matar Hitler, e quando está prestes a atirar no líder nazista, é capturado pela Gestapo, que o obriga a assinar um termo responsabilizando o governo inglês pelo atentado.
Desde o magnífico plano de abertura, em que a câmera desce na paisagem até captar pegadas de um homem, tudo em O Homem que Quis Matar Hitler fascina um fã de cinema. A maneira como mostra um homem torturado (o caçador que, por esporte, arma uma situação em que poderia ter matado Hitler), sem mostrar um segundo de tortura, podia servir de lição a cineastas de hoje.A forma como encadeia os planos, como consegue partir do detalhe para o quadro amplo, ou vice-versa, é até hoje inimitável. O filme é rico de detalhes e sutilezas em todos os aspectos. A forma como Lang trabalhou o roteiro faz com que não tenha envelhecido nada.



Um retrato de mulher (1944)



Sinopse: O professor universitário Richard Wanley tem a chance de conhecer a modelo de uma foto que muito admira. Os dois saem juntos e acabam no apartamento da moça, mas são surpreendidos pelo namorado dela, sendo todos envolvidos em uma tragédia.
 
Com um final destoante da forma como toda a história estava sendo conduzida mas o que importa, de fato, é todas as características que fazem de Um Retrato de Mulher um dos filmes responsáveis pelo surgimento do cinema noir, principalmente a questão da mulher fatal ou femme fatale: a mulher misteriosa, entre a sagrada mãe, esposa e dona-de-casa e a mulher “vulgar”, ou seja, aquela que não ligava para as regras da sociedade da época e fazia o que queria.



 Quando Desceram as Trevas (1944)



Sinopse: Acusado de um assassinato que não cometeu, perseguido por espiões e pela polícia, Neale foge e tenta resolver o intrincado caso, mas sem saber em quem pode confiar.

Produção aparentemente modesta, que nem mesmo busca apresentar cenas em locações londrinas como era então habitual ou fazendo uso de back shots, que não deixam de se encontrar presentes aqui, mas por motivos outros. Vale mais para aqueles que são verdadeiros fãs do cineasta. 


Os corruptos (1953)



Sinopse: Um policial parece ter cometido suicídio, mas o detetive Dave Bannion (Glenn Ford) acha que há mais nesta história. Depois de conversar com a amante do homem que é conectada a máfia, Bannion descobre que a corrupção vai da delegacia até o chefão Mike Lagana (Alexander Scourby). Mas quando a amante do policial é morta, torna-se claro que ir contra Lagana é perigoso. Logo, Bannion e sua família estão em perigo.

Com roteiro escrito por Sydney Boehm, Os Corruptos é um ótimo filme “noir” produzido pela Columbia Pictures Corporation em 1953. Sua trama, baseada num livro de William P. McGivern, mostra-se bem estruturada e acompanha o esforço de um detetive para desmantelar uma rede criminosa e vingar a morte de sua esposa.Partindo de um roteiro bastante original e inteligente, Lang nos brinda com um belo trabalho de direção, marcado por uma boa dose de ação, notadamente na segunda parte do filme.


Desejo Humano (1954)



Sinopse: De volta da Guerra da Coréia, o engenheiro e ex-militar Jeff é seduzido pela mulher de seu patrão, envolvendo-se posteriormente em um assassinato.


Baseado no romance A Besta Humana, de Émile Zola. Temos aqui, como em outros filmes de Lang, o tema do homem normal, quase um modelo de integridade, que subitamente experimenta um princípio de autodestruição, geralmente por conta de uma dama fatal. Fritz Lang não estava muito disposto a fazer este filme, mas foi contratualmente obrigado a fazê-lo pela Columbia, que esperava se aproveitar do sucesso de Os Corruptos, um ano antes.

Mais informações sobre atividade cliquem aqui.


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Cine Dica: Curso Desconstruindo Woody Allen

Curso

** Valor promocional para os primeiros inscritos **


Apresentação

Cineasta, roteirista, escritor, ator e músico, Allan Stewart Konigsberg, é o diretor de cinema mais identificado com Nova Iorque, a metrópole onde nasceu e desenvolveu sua carreira. Homem das letras e do Jazz, de humor refinado e sarcástico, Woody Allen construiu uma sólida e extensa filmografia. Hoje ocupa na indústria uma posição privilegiada para um cineasta já está prestes a completar 80 anos. Com prestígio inabalável, ainda que não seja exatamente um campeão de bilheterias, o cineasta mantém uma impressionante marca de produção: realiza em média um filme por ano há mais de três décadas.


Woody Allen começou a trabalhar como redator de comédia e humor na década de 50, inicialmente para a televisão e o teatro. Na virada da década venceu sua reconhecida timidez e encarou o palco atuando em antológicas apresentações solo de comédia stand up. Logo foi reconhecido por seu talento peculiar que unia humor, crítica e ironia em piadas impagáveis. Em rápido destaque na indústria do entretenimento, Allen logo foi convidado para escrever também para o cinema. Iniciou então uma carreira de roteirista, cujo primeiro trabalho foi o longa-metragem O Que é Que Há, Gatinha? de 1965. Já no ano seguinte estreia como diretor com a comédia What's Up, Tiger Lily?, que no Brasil recebeu o título de O Que Há, Tigresa?. A partir destas duas experiências Woody Allen passa a se dedicar quase que exclusivamente para o cinema.


Desde então foram mais de 30 longas-metragens como diretor, roteirista e ator. Em 1977 recebe a consagração da Academia ao receber quatro prêmios Oscar (Filme, Roteiro, Direção e Atriz) pela comédia Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall). Woody Allen já foi indicado 23 vezes para a maior premiação do cinema norte-americano. Destas indicações, 16 delas foram para o Oscar de Melhor Roteiro, um recorde na categoria. No entanto, apesar de toda esta atenção da Academia para seu trabalho, Woody Allen mantém uma distância regulamentar de Hollywood. Ao invés de comparecer à cerimônias de entrega do Oscar, Allen prefere ir tocar clarinete com seu grupo de Jazz no Bar Carlyle de Nova Iorque.


Woody Allen se descreve da seguinte maneira:

"As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual, porque uso óculos,
e que sou um artista, porque meus filmes sempre perdem dinheiro".


Objetivos

O Curso Desconstruindo Woody Allen, ministrado por Josmar Reyes, vai explorar toda a filmografia do realizador a partir de um olhar analítico sobre sua obra. O curso ressaltará os aspectos narrativos, estéticos e técnicos, bem como as particularidades da carreira do diretor e suas influências artísticas. Serão abordados também os temas recorrentes em seus filmes, assim como curiosidades relativas à produção de seus filmes.


Não é necessário nenhum pré-requisito para frequentar esta atividade.
O cursos é aberto a todos os interessados.


Temas

- O início da carreira
- A consagração de "Annie Hall" e "Manhattan"
- Da comédia ao drama
- Cinema e Psicanálise: as neuroses de um cineasta
- As principais influências: Bergman, Truffaut e Fellini
- Experiências fora dos EUA




Ministrante: Josmar Reyes
 
Doutor em Ciências da Comunicação e da Informação, Novas Tecnologias e Artes do Espetáculo (Université de Paris III - Sorbonne Nouvelle). Professor do Curso de Realização Audiovisual (Unisinos) e do Curso de Comunicação Social (UNISC). Licenciado em Letras / Português - Francês (UFRGS) e Mestre em Estudos Francófonos (UFRGS). Já ministrou os cursos “Todas as Cores de Pedro Almodóvar” e “Nouvelle Vague do Cinema Coreano” pela Cine UM.


Curso
Desconstruindo Woody Allen
de Josmar Reyes

Datas: 28 e 29 de Outubro (sábado e domingo)

Horário: 14h às 17h

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)


Investimento: R$ 85,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 70,00 (primeiras 10 inscrições)
b) R$ 80,00 (demais inscrições)

Formas de pagamento: Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Inscrições

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Editora Intrínseca
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Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras