Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de junho de 2015

Cine Especial: Desconstruindo Woody Allen: Parte 5



Nos dias 13 e 14 de Junho eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre participando do curso Desconstruindo Woody Allen, criado pelo Cine Um e ministrado pelo Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação Josmar Reyes. Enquanto os dois dias da atividade não chegam, estarei postando por aqui sobre os filmes que eu assisti desse gênio e neurótico diretor de cinema.

 

Vicky Cristina Barcelona (2008)



Sinopse: Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são amigas e passam férias em Barcelona. Vicky está noiva e é sensata nas questões do amor. Cristina é pura emoção e movida a paixão. Durante uma exposição de arte, as duas se encantam pelo pintor Juan Antonio (Javier Bardem), que as convida mais tarde, durante um jantar, para uma viagem. O que elas não sabiam é que o galante sedutor mantém um relacionamento problemático com sua ex esposa Maria Elena (Penélope Cruz). E as coisas ainda ficam piores porque as duas, cada uma de sua forma, se interessam por ele, dando início a um complicado "quadrado" amoroso.


Vicky Cristina Barcelona definitivamente não se trata de uma típica comédia romântica hollywoodiana. O humor é feito para quem gosta de pensar, sem piadas prontas como estamos acostumados a ver no cinema. Woody Allen se utiliza do gênero cínico e debochado, sua marca registrada e os diálogos muito bem construídos deixam as imagens em segundo plano. Apesar do excesso de cenas com estereótipos da cultura espanhola, a brilhante atuação do elenco (com destaque a Penélope Cruz) e a fotografia, regada a tons pastel, fazem valer à pena a película.


 

Tudo Pode Dar Certo (2009)



sinopse: Boris Yellnikoff (Larry David) é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele.


Para mim, esse é o filme ao estilo dos velhos e bons tempos de Wood Allen. Não que os outros filmes anteriormente dele sejam ruins, muito pelo contrario, mas o caso que eu estava com saudades do velho sujeito excêntrico e paranoico que tanto o ator e diretor gosta de retratar. Mas diferente do que muitos imaginam, aqui não é Wood Allen que atua, mas sim Larry David, mas faz alguma diferença?? Nenhuma! O ator simplesmente entrega o bom e velho tipo de personagem dos bons tempos dos filmes do diretor como Hannah e Suas Irmãs, com humor sofisticado, refinado e com alguns toques de humor negro.

O principal tema do filme é “o que tiver que ser será” e o Wood faz de uma forma magnífica e bem humorada, não só com o protagonista, mas também com o resto do elenco.

 

Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos (2010)



Sinopse: Alfie (Anthony Hopkins) é um homem de 70 anos que envolve com uma ex-prostituta muito mais nova do que ele após divorcia-se de Helea (Gemma Jones), com quem foi casado por 40 anos. Sally (Naomi Watts), filha co casal recém-divorciado, é casada com Roy (Josh Brolin). Roy é frustrado pelo fracasso da publicação do segundo livro, após o sucesso do primeiro. O medo da fama passageira tornou a convivência difícil e atrapalhou o sonho de Sally em ser mãe.


Alguns dizem que ele perdeu a mão nos seus recentes filmes, mas eu não vejo isso. Woody Allen sempre mostrou ter bom olho em mostrar na tela o lado neurótico do ser humano com relação à vida e suas difíceis escolhas com relação a relacionamentos por exemplo. Ao criar um retrato dos altos e baixos de um grupo de pessoas que são interligadas uma com a outra, o diretor cria um belo e divertido retrato sobre a difícil jornada do ser humano atual em administrar os relacionamentos afetivos atualmente e nem todos eles acabam sendo bem sucedidos. Com situações inusitadas e ao mesmo tempo humanas e divertidas, o filme é uma comédia romântica de primeira, mas diferente do convencional por fugir do típico final previsível e deixa mais questões em aberto do que se pode imaginar, o que pode causar até uma estranheza ou aborrecimento para alguns. Contudo, para os fãs fieis do diretor é uma ótima pedida.



Meia Noite em Paris (2011)



Sinopse: Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Leia a minha critica já publicada clicando aqui. 

 
Mais informações e inscrições para o curso você acessa clicando aqui.
 

 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Três estreias na Sala P. F. Gastal


OUSADO FILME ALEMÃO E DOCUMENTÁRIOS DE COUTINHO E BODANZKY NA SALA P. F. GASTAL
Nesta terça-feira, 9 de junho, três filmes entram em cartaz na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). Os documentários Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho e No Meio do Rio, Entre as Árvores, de Jorge Bodanzky, e a ficção alemã Top Girl ou a Deformação Profissional, de Tatjana Turanskyj. As sessões têm projeção digital em alta definição. O valor do ingresso é de R$ 8,00.


GRADE DE HORÁRIOS
09 a 14 de junho de 2014
 
09 de junho (terça-feira)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

10 de junho (quarta-feira)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

11 de junho (quinta-feira)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

12 de junho (sexta-feira)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

13 de junho (sábado)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas

14 de junho (domingo)

15:00 – Últimas Conversas
16:30 – No Meio do Rio, Entre as Árvores
17:45 – Top Girl ou a Deformação Profissional
19:30 – Últimas Conversas
 

ÚLTIMAS CONVERSAS
Diretor: Eduardo Coutinho
Brasil, 2014, 85 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

O cineasta Eduardo Coutinho entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre suas vidas atuais e expectativas para o futuro.
Documentarista renomado de filmes como "Cabra Marcado para Morrer", "Edifício Master", "Jogo de Cena", e o mais recente "As Canções", Coutinho morreu antes de finalizar "Últimas Conversas". O projeto foi assumido por João Moreira Salles, diretor e produtor da VideoFilmes, e pela montadora Jordana Berg. No longa, Coutinho entrevista adolescentes da rede pública de ensino do Rio. Foram filmados aproximadamente 30 jovens dos 250 inicialmente pesquisados. O material bruto tem 32 horas. O cineasta os questiona sobre vida, amor, Deus, fé e outros temas.
 

TOP GIRL OU A DEFORMAÇÃO PROFISSIONAL
Diretora: Tatjana Turanskyj
(Top girl oder la déformation professionnelle)
Alemanha, 2014, 95 minutos
Classificação indicativa: 18 anos

Helena é mãe solteira e vive com sua filha de 11 anos. Ela conseguiu atingir um razoável sucesso em sua carreira como atriz, mas ganha a vida de fato como acompanhante na indústria do sexo. Helena tem um relacionamento tenso com a mãe, uma conservadora professora de canto, e está cada vez mais insatisfeita com o seu trabalho. Ao conhecer David, uma nova oportunidade lhe é oferecida. Helena agora trabalha vestida de látex e meia arrastão enquanto manipula brinquedinhos sexuais. No novo papel de sua vida, ela é uma mulher com um desejo incontrolável.
Tatjana Turanskyj, diretora de cinema e artista performática desde 2001, ano em que ajudou a fundar a "Berlin Women's Film Collective Hangover Ltda.", da qual foi membro até 2007, participando de seus filmes como atriz, corroteirista e codiretora. O seu filme "Remake" (2004), da Collective, venceu o Festival Internacional de Curtas de Oberhausen em 2005. Desde 2008, Tatjana Turanskyj é sócia-proprietária da produtora Turanskyj & Ahlrichs ***, onde realizou o seu primeiro projeto: o aclamado e premiado filme "Eine Flexible Frau" (The Drifter, 2010), que participou dos festivais de Berlim e Cannes, e primeira parte da trilogia Mulher e Trabalho. O seu segundo filme, o segundo da trilogia, produzido pela Turanskyj & Ahlrichs ***, Top Girl ou A Deformação Profissional, teve a sua première mundial na Seção Fórum do 64º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Ela reside em Berlim e atualmente está trabalhando na pós-produção do filme "Athens – Disorientation is no Crime”, que dirigiu junto com a documentarista Marita Meher.


NO MEIO DO RIO, ENTRE AS ÁRVORES
Diretor: Jorge Bodanzky
Brasil, 2010, 70 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Na Amazônia, diversas moradoras das comunidades locais participaram de oficinas de vídeo e fotografia. Com o conhecimento adquirido, os próprios alunos começam a registrar as suas vidas cotidianas, destacando tanto a beleza natural da região quanto as consequências negativas da exploração econômica dos recursos disponíveis.
O realizador paulistano já trabalhou ao lado de Hector Babenco, Antunes Filho, Maurice Capovilla, José Agripino de Paula, Reinhard Kahn e João Batista Andrade, entre outros. Seu longa mais conhecido e premiado, “Iracema, Uma Transa Amazônica” (1975), foi censurado por seis anos no Brasil. Também dirigiu “O Terceiro Milênio” (1982), “A Igreja dos Oprimidos” (1986) e Pandemonium (2010).

  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

www.salapfgastal.blogspot.com

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cine Especial: Desconstruindo Woody Allen: Parte 4



Nos dias 13 e 14 de Junho eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre participando do curso Desconstruindo Woody Allen, criado pelo Cine Um e ministrado pelo Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação Josmar Reyes. Enquanto os dois dias da atividade não chegam, estarei postando por aqui sobre os filmes que eu assisti desse gênio e neurótico diretor de cinema.

Celebridades (1998)



Sinopse: Quando um repórter (Kenneth Branagh) começa a andar com celebridades, ele automaticamente fica excitado com a nova situação. Mas ele nunca esperava entrar em rota de colisão com quatro das pessoas mais estranhas que ele já conheceu: uma sensual atriz em ascensão (Melanie Griffith), um astro do cinema fora do controle (Leonardo DiCaprio), uma aspirante a atriz (Winona Ryder) e uma sexy modelo (Charlize Theron). Juntos, irão fazer um passeio inesquecível pelo lado selvagem da fama e da fortuna.


Woody Allen já se dedicou de corpo e alma, a filmes inteiros, para discutir o momento da fama instantânea que tanto acontece hoje em dia. Trata-se de Celebridades 1998, uma obra madura, em preto-e-branco e com muitas doses sobre o existencialismo e o vazio das celebridades de hoje. Em Celebridades, a crítica do cineasta não fica rasteira, porém mesmo assim evita o esforço em tentar entender essas pessoas que se tornaram famosas da noite por dia sem fazer muito esforço. Ao longo do filme, é muito divertido observarmos que conhecemos o personagem Lee Simon muito bem, pois, como já é da especialidade de Allen, mesmo quando não esta atuando, faz com que os seus protagonistas lembrem os seus personagens dos filmes anteriores.
Portanto, mesmo mesquinho, o protagonista é compreendido por nós, pois parece um velho conhecido nosso que adoramos amar e odiar.
  


Ponto Final - Match Point (2005)



Sinopse: Chris Wilton (Jonathan Rhys-Meyers) é um jogador de tênis profissional que, cansado da rotina de viagens, decide abandonar o circuito e se dedicar a dar aulas do esporte em um clube de elite. É lá que conhece Tom Hewett (Matthew Goode), filho de família rica que logo se torna seu amigo devido a alguns interesses em comum. Convidado para ir à ópera, Chris lá conhece Chloe (Emily Mortimer), irmã de Tom. Logo os dois iniciam um relacionamento, para a alegria dos pais dela. Só que Chris fica abalado quando conhece Nola Rice (Scarlett Johansson), a bela namorada de Tom que não é bem aceita pela mãe dele.


As referências a Crime e Castigo de Dostoievski acabam antecipando o desfecho surpreendente, na qual a trama de paixão se transforma em desgraça e potencial expiação. Mas Allen é habilidoso o suficiente para plantar as pistas certas de maneira a nos fazer acreditar num determinado resultado. No entanto, como a primeira cena do filme indica, o fator mais importante na vida é, às vezes, a sorte.Não há peripécias no enredo, mesmo assim o filme é incrivelmente original. Todas as consequências possuem uma causa, e podemos acompanhar gradativamente a insustentabilidade da situação derivada de uma paixão proibida. 
Ponto Final - Match Point é um filme sobre escolhas, ambição, paixão e, acima de tudo, a demonstração de que Allen pode conquistar mesmo aqueles que odeiam seu trabalho.

Mais informações e inscrições para o curso você acessa clicando aqui. 
 
 Me sigam no Facebook, twitter e Google+