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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cine Dica: MALVADOS FAVORITOS


Apresentação

O ser humano sempre teve a necessidade de separar o bem do mal, as trevas da luz. E na ficção não é diferente. Sabendo que o que vemos nos filmes é um reflexo das relações sociais, vividas no dia-a-dia, construímos um imaginário sobre Vilões e Heróis. O Vilão exerce fascínio nos espectadores (do contrário, não existiriam tantos filmes que os retratassem!). Mas quem são, de fato, os Vilões? São “gente como a gente”? Pessoas comuns que, em algum momento, perdem o controle? Ou simplesmente pessoas nascidas sob a marca da maldade? O que leva esses personagens a praticarem seus atos? Quais são seus desejos e motivações?


Ao longo dos 120 anos da história do cinema os Vilões são presença constante nas telas. Heróis só existem quando confrontados com grandes desafios e também quando enfrentam astuciosos gênios do mal. Lados opostos de uma mesma moeda, Vilões e Heróis são, em última análise, dependentes e complementares. Ardilosos do crime, que usam as mais diversas armas, desde uma mente privilegiada e um charme irresistível, passando por armamentos poderosos e um incontrolável desejo de poder (e vingança, também), os Vilões normalmente são os motores que movem as narrativas, seja na literatura ou no cinema.

Geralmente incorporado sob a forma de uma figura sinistra, o Vilão usa suas habilidades para conquistar seus desejos mais profundos, mesmo que para isto prejudique alguém, cometa ilegalidades ou rompa com a ordem natural da sociedade. Mas, ao final de tudo, para o bem geral de todos, acaba sucumbido pela ação heroica dos personagens do bem. Ainda assim, mesmo representando o lado obscuro de todos nós, a vilania dos personagens malignos continuam a seduzir as plateias.



Objetivo

O curso“Vilões do Cinema: Nossos Malvados Favoritos”, ministrado por Janaina Gamba, propõe uma reflexão sobre os Vilões, buscando entender este personagem – muitas vezes incompreendido, e mal interpretado – revelando suas diversas facetas, complexidades, ambiguidades, procurando descobrir porque eles são nossos malvados favoritos.


Conteúdos

Aula 1
O que é personagem? Surgimento do personagem; como se configura um personagem;
diferentes tipos de personagem.
Imaginário sobre o Vilão: Como é o imaginário acerca dos Vilões.
Estereótipo: Como a cultura pop apresenta o Vilão?

Aula 2
Quem é o Vilão? Quem, de verdade, é o personagem.
Vilões X Heróis: A dualidade representada no Cinema.
Nossos Malvados Favoritos: Os vilões mais marcantes, e inusitados,da História do Cinema.



Ministrante: Janaina Gamba

Mestra e Doutoranda em Comunicação Social (PUCRS). Apaixonada por vilões, e pesquisadora do assunto desde 2011, recentemente lançou o livro “Cara de Vilão”, onde analisa diversos aspectos da figura do Vilão em filmes de horror.


Curso
VILÕES DO CINEMA
Nossos Malvados Favoritos
de Janaina Gamba

DATAS
Dias 27 e 28 / Junho (sábado e domingo)

HORÁRIO
14h às 16h30

LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO
R$ 70,00

FORMAS DE PAGAMENTO
Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL
Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural
PATROCÍNIO
PARCERIA

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Cine Especial: Desconstruindo Woody Allen: Parte 3


Nos dias 13 e 14 de Junho eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre participando do curso Desconstruindo Woody Allen, criado pelo Cine Um e ministrado pelo Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação Josmar Reyes. Enquanto os dois dias da atividade não chegam, estarei postando por aqui sobre os filmes que eu assisti desse gênio e neurótico diretor de cinema.
 

A Rosa Púrpura do Cairo (1985)



Sinopse: Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes. Mas ao ver pela quinta vez "A Rosa Púrpura do Cairo" acontece o impossível! Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que encarna o herói viaja para lá, tentando contornar a situação. Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.


A situação de base é delirante, mas Woody Allen consegue combinar habilmente a comédia com a fantasia, gerando uma bela sátira social aos anos 30 nos EUA, que é também um dos seus filmes mais originais. É exatamente a situação surreal que gera grande parte dos momentos divertidos: a multiplicidade de dimensões acaba também por criar um jogo inteligente e delicioso de ficções cruzadas.
Amplamente premiado, o filme foi nomeado para o Oscar de Melhor Argumento, tendo vencido o Globo de Ouro na mesma categoria. Venceu ainda os BAFTA de Melhor Filme e de Melhor Argumento, o césar para o Melhor Filme Estrangeiro e o prémio FIPRESCI do Festival de Cannes.

 

Hannah e Suas Irmãs (1986)



Sinopse: A amizade e o relacionamento de três irmãs vivendo em Nova York. No dia de Ação de Graças seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogêneo. Lee (Barbara Hershey) é uma velha pintora casada com Frederick (Max von Sydow), Holly (Dianne Wiest) sonha em ser uma escritora e Hannah (Mia Farrow) é uma famosa atriz, perfeita em tudo na vida.


Geralmente classificado como comédia, na realidade ele se acha entre a comédia e o drama.  Por um lado, não se pode negar o diálogo extremamente engraçado, característica dos filmes de Woody Allen.  Por outro lado, entretanto, trata de temas potencialmente trágicos, como o adultério e a depressão suicida.
Cuidadosamente escrito e dirigido por Allen, o filme conta ainda com uma bela trilha sonora e as magníficas atuações de um elenco estelar. Mia Farrow está ótima como a dedicada Hannah, mas o maior destaque feminino fica por conta do excepcional desempenho de Dianne Wiest, que dá uma maior dimensão à sua personagem.  Em relação aos atores, o maior destaque é o do veterano inglês Michael Caine, seguido pela atuação de Woody Allen.  Merecem ainda ser mencionadas as atuações de  Barbara Hershey, Max von Sydow e Julie Kavner, todas muito boas.





Crimes e Pecados (1989)



Sinopse: Duas histórias seguem paralelamente. Na primeira um oftalmologista (Martin Landau) de sucesso se depara com o fim do seu casamento e da carreira, pois sua amante (Anjelica Huston), cansada da situação, ameaça revelar o caso e também os atos ilícitos cometidos por ele. Ele decide, então, mandar matá-la. Na outra história, um produtor de documentários (Woody Allen) casado ama outra mulher (Mia Farrow), que, no entanto, prefere um outro produtor (Alan Alda). Apenas na cena final as histórias se encontram.


Crimes e Pecados na realidade é fruto da adoração que Woody Allen tem com a obra do sueco Ingmar Bergman, conhecido por produções densas e perturbadoras como Persona, ou Gritos e Sussurros. Prova de que Crimes e Pecados evoca Bergman está na escolha do mesmo diretor de fotografia de ambos, Sven Nykvist. Porém, o filme não é de todo sério. Ele se divide em duas narrativas distintas, uma densa e séria, outra mais leve e complexa (o que remete a outro filme de Woody dividido na dualidade sério/engraçado: Melinda & Melinda, muito bom). Crimes e Pecados aprofunda alguns pontos mais obscuros da própria obra do diretor, como moralidade, ética, fé, e o sentido da vida.

 

Poderosa Afrodite (1995)



Sinopse: Em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a sua mãe biológica do seu filho. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino), que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum e que nem sabe quem é o pai do garoto. O pai adotivo decide então aconselhá-la a abandonar este tipo de vida.

O que esperar de um filme de Woody Allen? Roteiro magnífico, diálogos afiados e divertidos, um belo cenário e ótimas atuações. Um diferencial fantástico que esse filme traz é sua narração. Ele é narrado por um coro grego que se compõe, entre outros, de Jocasta e Édipo. Personagens marcantes nas fantásticas tragédias gregas. As cenas de Allen e Sorvino são incríveis e provoca muitas risadas. A ingenuidade da prostituta e a forma como encara as situações é hilária. Mira foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por esse papel e levou a estatueta. Com todo merecimento deixo claro, pois sua composição do papel é impecável. Sem dúvida é seu melhor papel já feito.
 
Mais informações e inscrições para o curso você acessa clicando aqui. 
 
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Cine Dicas: Estreias do final de semana (05/06/15)



Bem Perto de Buenos Aires
 
Sinopse:Um helicóptero policial circula sobre um condomínio fechado na periferia de Buenos Aires. A aparição de um buraco na cerca que protege a propriedade deixa seus moradores em pânico. Cada vez mais isolada, a população vai ficando gradualmente mais paranóica. Este acontecimento marca o início de um submundo em que as pessoas estão convencidas de que criaturas duvidosas e imprevisíveis estão prestes a atacá-las, alimentando sentimentos ansiedade e medo quase primitivos.


De Gravata e Unha Vermelha
 
Sinopse: Transsexuais, transgêneros, adeptos do crossdressing e entusiastas debatem sobre a construção individual do próprio corpo. Uma defesa da livre escolha de gênero.


Romance Policial
Sinopse: O funcionário público - e escritor nas horas vagas - Antônio (Daniel de Oliveira) viaja até o Deserto do Atacama, no Chile, em busca de inspiração para um conto. Acaba encontrando um corpo e é impedido de voltar ao Brasil. Ao se envolver com Florencia (Daniela Ramirez), uma moradora local, ele desvenda o crime e escreve sua grande obra.


Território do Brincar
Sinopse:O longa tem como propósito sustentar uma narrativa do brincar infantil. Ao longo de vinte e um meses, diversas crianças e seus trejeitos, das variadas realidades do Brasil, foram representadas. O filme faz parte de um projeto de pesquisa, registro e divulgação.


Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível
 Sinopse: Casey Newton (Britt Robertson) é uma adolescente com enorme curiosidade pela ciência. Um dia, ela encontra um pequeno broche que permite que se transporte automaticamente para uma realidade paralela chamada Tomorrowland, repleta de invenções futuristas visando o bem da humanidade. Ela logo busca um meio de chegar ao lugar e, no caminho, conta com a ajuda da misteriosa Athena (Raffey Cassidy) e de Frank Walker (George Clooney), que esteve em Tomorrowland quando garoto mas hoje leva uma vida amargurada.  

A Espiã que Sabia de Menos
Sinopse: Susan Cooper (Melissa McCarthy) é uma despretensiosa analista de base da CIA, e heroína não reconhecida por trás das missões mais perigosas da Agência. Mas quando seu parceiro (Jude Law) sai da jogada, e outro agente (Jason Statham) fica comprometido, Susan se voluntaria para se infiltrar no mundo de um traficante de armas mortais e evitar um desastre global.

Qualquer Gato Vira-Lata 2
Sinopse: Tati (Cléo Pires) e Conrado (Malvino Salvador), que terminam juntos o primeiro filme, viajam a Cancún, onde ele participa de uma conferência para o lançamento de seu livro. Lá, ela aproveita a ocasião para pedi-lo em casamento, com transmissão via internet para todos os amigos no Brasil. Mas, ao responder, Conrado solta apenas um “Posso pensar?”. A moça, então, se decepciona e Marcelo (Dudu Azevedo), ex de Tati, volta a ter esperanças. Para complicar, Ângela (Rita Guedes), a ex de Conrado, também é convidada para o mesmo evento no México, onde também está lançando um livro, cuja tese bate de frente com a dele.



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