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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 2 de junho de 2015

Cine Dicas: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo:



Corações de Ferro
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Snipe- Americano 
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A Teoria de Tudo


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Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
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segunda-feira, 1 de junho de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: PERMANÊNCIA



Sinopse: Ivo (Irandhir Santos) é um fotográfo pernambucano que viaja a São Paulo para fazer sua primeira exposição individual. Ele aceita o convite da ex-namorada Rita (Rita Carelli) para se hospedar na casa dela. Mas hoje, Rita já está casada com outro homem, e Ivo também deixou um amor em sua cidade natal. A proximidade entre eles desperta sentimentos antigos.
Para um cinéfilo atento, percebesse que as produções Pernambucanas se transformaram em referencias em termos de qualidade e de um olhar mais autoral do nosso cinema brasileiro. Com isso, títulos como O Som ao Redor, Tatuagem, Verônica e A Febre de Rato colheram inúmeros prêmios nessa fase que muitos intitulam a “nova onda” do cinema Pernambucano. Permanência, dirigido pelo cineasta Leonardo Lacca, mantém essa tendência desse cinema de lá, adquirindo sucesso de critica e inúmeros prêmios em outros estados.
Embora mantenha o mesmo trajeto em termos de qualidade dos filmes citados, a trama é simples: Ivo (Irandhir Santos, ótimo como sempre) é um fotografo que vai a São Paulo para inaugurar sua exposição de fotografias. Ele acaba se hospedando na casa da ex namorada Rita (Rita Carelli), que atualmente é casada. É nesse reencontro que se inicia inúmeros atos e consequências, mas de uma forma não convencional. 
Embora a trama venda um romance não resolvido, não se trata de uma simples história de amor. Leonardo Lacca se mostra mais interessado em focar um lado mais sugestivo da trama, ao em vez do que é propriamente dito nas cenas através dos protagonistas. O silêncio dos personagens, os seus olhares e suas expressões, falam muito mais do que simples palavras. Com isso, o cinéfilo se lança a uma teia de inúmeras teorias sobre o que realmente aconteceu com o casal central e fica se perguntando sobre o futuro deles.
Falando em silêncio, é interessante que há inúmeros momentos silenciosos, para logo depois ser intercalados com muitos barulhos vindos de uma cidade grande como São Paulo. A meu ver, é uma forma de como os dias corridos de hoje interferem no cotidiano da pessoa, fazendo dessa, uma pessoa desligada do seu próximo em meio à selva urbana. É nesse pensamento que me vêm à mente o personagem Mauro (Silvio Restiffe), arquiteto e casado com Rita que, embora aparente ciúmes do ex dela, ao mesmo tempo não se esforça para dar melhor atenção a ela.
Curiosamente essa não é a primeira vez que Leonardo Lacca trabalha com a dupla de personagens principais. Em 2007, ele havia dirigido o curta Décimo Segundo, que lhe garantiu o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília. Comparando as duas obras, percebesse que o curta é um pequeno ensaio do que viria a ser esse longa atual.
Como sempre, Irandhir Santos é a alma do filme, mesmo quando contracena com coadjuvantes que se tornam tão bons quanto ele próprio em cena. O final é ambíguo, fazendo com que desejamos saber qual seria o próximo passo de cada um daqueles personagens em meio à selva de concreto que, por vezes, atrapalha uma relação como um todo. A relação acaba, mas não significa que o amor termine para cada um dos protagonistas.
Embora com toda a sua simplicidade, Permanência talvez venha ser a ser que nem um bom vinho vindo de Pernambuco, que melhorará cada vez mais no decorrer do tempo.    




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Cine Curiosidade: Novo featurette de ‘Jurassic World’ mostra as atrações do parque e relembra o sucesso dos primeiros filmes

COM DIREÇÃO DE COLIN TREVORROW E PRODUÇÃO EXECUTIVA DE
STEVEN SPIELBERG, LONGA ESTREIA EM 11 DE JUNHO NO BRASIL
A Universal Pictures acaba de divulgar um novo featurette de “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros” (Jurassic World), que pode ser assistido aqui: http://migre.me/q1sr9. Já com legendas em português, o vídeo traz depoimentos da equipe de produção, incluindo Steven Spielberg, e ainda apresenta cenas inéditas do filme e do novo parque, que chega a receber mais de 20 mil visitantes por dia.
Com uma narração que nos remete ao primeiro filme da série, o featurette transita entre nostalgia e caos. “Como fã de Jurassic Park, sinto a responsabilidade de garantir a entrega de uma coisa que encheria de orgulho os criadores da franquia”, admite Chris Pratt, que interpreta o biólogo Owen.      
Para Colin Trevorrow, dirigir um filme como “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros”, mais de vinte anos após “Jurassic Park” se tornar um sucesso mundial, é um desafio e também uma aventura: “Minha meta nesse filme sempre foi fazer os adultos se sentirem crianças de novo”, explica.    
Com estreia marcada para 11 de junho nos cinemas brasileiros, o filme é baseado nos personagens criados por Michael Crichton com história de Rick Jaffa e Amanda Silver. A produção, que tem roteiro assinado por Rick Jaffa, Amanda Silver, Derek Connolly, além do próprio Trevorrow, conta ainda com Bryce Dallas Howard, Ty Simpkins, Nick Robinson, Irrfan Khan, Vincent D’Onofrio, Jake Johnson, Omar Sy, BD Wong e Judy Greer no elenco.               
Para mais informações, acesse o site oficial: www.jurassicworldfilme.com.br

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Cine Especial: HISTÓRIA DO CINEMA GAÚCHO: FINAL



Nesse final de semana finalmente irei participar do curso da história do cinema Gaúcho. Durante as ultimas semanas tentei ao máximo falar um pouco sobre alguns filmes rodados na minha terra e que eu vi ao longo dos anos. Claro que nem todos tive tempo para falar sobre eles por aqui, mas acredito que os mais essenciais eu dei destaque.

Como hoje é a ultima postagem antes do curso, dou destaque ao clássico Vento Norte de 1951, dirigido por Salomão Scliar e exibido recentemente na reabertura do Cine Capitólio de Porto Alegre. O filme se encontra completo no Youtube. Confiram abaixo:  


VENTO NORTE (1951)

Sinopse: Primeiro filme gaúcho de longa-metragem, realizado nos arredores de Torres no ano de 1951. Participação dos pescadores da praia de Torres. Luta árdua de todos os dias de pescadores da costa do Atlântico, envolvidos em violenta tragédia sob a estranha pressão de uma ventania que sopra do norte e que traz.

Leia também: Partes 1,2,3,4,5,6 e 7


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Cine Especial: ALICE E SEUS 150 ANOS NO PAÍS DAS MARAVILHAS




Ao longo de mais de cem anos, o conto da menina que cai numa toca de coelho e vai parar num universo hiper-realista, conquistou inúmeras gerações de todas as idades e ainda hoje fascina pela forma como atrai novos seguidores.

 

Criador: Lewis Carroll



Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll (Cheshire, 27 de janeiro de 1832 — Guildford, 14 de Janeiro de 1898), foi um escritor e um matemático britânico. Lecionava matemática no Christ College, em Oxford, e é mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro Alice no país das maravilhas.



Infância

Quando criança Carroll brincava com marionetes e prestidigitação (também chamado magia ou ilusionismo), e durante a vida inteira gostava de fazer passes de mágica, especialmente para as crianças. Gostava de modelar um camundongo com um lenço e em seguida fazê-lo pular misteriosamente com a mão. Ensinava as crianças a fazer barquinhos de papel e também pistolas de papel que estalavam ao serem vibradas no ar. Interessou-se pela fotografia quando esta arte mal havia surgido, especializando-se em retratos de crianças e pessoas famosas e compondo suas imagens com notável habilidade e bom gosto."

Carrol era apaixonado por vários tipos de jogos, tanto que inventou um grande número de enigmas, jogos matemáticos e de lógica; gostava de teatro e era freqüentador de ópera, e manteve uma amizade por toda a vida com a atriz Ellen Terry.



Sua Obra Prima

A história de Alice no País das Maravilhas se originou em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e suas duas irmãs, sendo as três filhas do reitor da Christ Church. Lá ele começou a contar uma história que deu origem à atual, sobre uma garota chamada Alice que ia parar em um mundo fantástico após cair em uma toca de um coelho. A Alice da vida real gostou tanto da estória que pediu que Carroll a escrevesse.

Dodgson atendeu ao pedido e em 1864 ele a presenteou com um manuscrito chamado Alice's Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice Embaixo da Terra, em português. Mais tarde ele decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro Louco (ou Chapeleiro Maluco).

A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865 foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra se tornou um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória e tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.

Em 1998, a primeira impressão do livro (que fora rejeitada) foi leiloada por 1,5 milhão de dólares americanos.



Obras no Brasil

Edições brasileiras das obras de Carroll são: Alice no país das maravilhas (1865) e Alice no país do espelho (Alice do outro lado do espelho, no título mais conhecido em Portugal) (1872), Algumas Aventuras de Silvia e Bruno, Rimas do país das maravilhas, A caça ao turpente e Obras escolhidas.


AS VERSÕES DEFINITIVAS PARA O CINEMA:  
 ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (1951)

Sinopse:Após seguir um coelho de colete e relógio, Alice embarca em uma aventura por um mágico mundo cheio de figuras inusitadas. Tentando encontrar o coelho, acaba conhecendo diversos personagens marcantes e se envolve em grandes confusões.



 Baseado na obra do escritor britânico Lewis Carroll, o filme deu uma boa condensada nos inúmeros personagens que existe no conto e o que acabou sendo um pouco criticado pelos apreciadores da obra na época. Devemos levar em conta é claro, que os criadores da Disney fizeram até uma boa proeza, em criar uma adaptação de um livro que possui tantos significados e que ainda hoje faz pensar. O que eles fizeram, foi simplesmente criar um filme que fosse apreciado por todas as plateias, que mesmo assim, a trama em inúmeros momentos, bebe da sua fonte literária e com isso se diferencia e muito dos outros clássicos Disney. Na época do lançamento, o filme foi um relativo fracasso para o estúdio, contudo, o filme começou ao longo dos anos ser  reconhecido, ganhando grande sucesso com as reprises pela televisão e provando que o filme na época do seu lançamento estava a frente do seu tempo mas não seria jamais esquecido.
Momentos sublimes, como o encontro de Alice com gato, ou então com a lagarta num famoso jogo de palavras que ainda hoje encanta. Recomendo 
Curiosidades: No Brasil o filme teve duas dublagens, a original feita no ano de 1951 no estúdio Continental Discos, e uma segunda feita em 1991 na Herbert Richers sob encomenda do SBT. Alice no país das maravilhas recebeu indicação ao prêmio Oscar de Melhor Trilha Sonora. O filme foi indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.
 

 Alice No País das Maravilhas (2010)



Sou admirador incondicional de Tim Burton, sempre o admirei sua fidelidade pelo filmes com visual  sombrio, onírico e personagens estranhos, como os vistos em  Fantasmas se Divertem, Edward mãos de tesoura e Peixe Grande. Contudo, Burton sabe a palavra que move a indústria do cinema: “bilheteria" e para isso nada melhor do que encher os cofres dos engravatados com superproduções e Burton arriscou em filmes como Batman, Planeta dos Macacos e Fantástica Fabrica chocolate. São filmes no qual ele injetou sua visão própria, mas não teve uma total liberdade criativa. No filme Alice no País das Maravilhas se encaixa bem nesse segundo grupo. Voltando a fazer um filme para Disney depois de vários anos afastado, Burton faz um filme para a família toda como ninguém, mas não espere mais do que isso. A trama em si tem começo, meio e fim, previsível, algo um tanto que frustrante para aqueles que são fãs de carteirinha da obra de Lewis Carroll. Contudo, é de se tirar o chapéu pelo desafio cumprido pelo diretor em conseguir tal feito em fazer um filme baseado em um livro com tantos símbolos, significados e charadas no escuro que ainda hoje deixam inúmeros leitores intrigados.
Mas diferente do que muitos imaginam, essa historia é uma espécie de continuação mostrando acontecimentos após Alice ter ido para o mundo das maravilhas quando pequena, agora com 17 anos, Alice busca compreender o que esta acontecendo em sua volta, se é um sonho, fruto de uma possível loucura sua ou pura realidade. Ao mesmo tempo em que essa nova aventura irá lhe servir como uma espécie de lição de como saber lidar com o mundo normal onde vive. E por ser um mundo mágico cheio de cores, Burton quis usar ao máximo a ferramenta do momento que é o 3D, e pelo visto fez a lição de casa, pois nunca um mundo mágico se tornou tão vivo como esse. Assim como Avatar, nos sentimos dentro da floresta onde flores e lagartas falam com maior naturalidade. E o que dizer do elenco? Tenho pouco a dizer sobre Mia Wasikowska como Alice, pois sua interpretação como a personagem não ajuda, mas também não atrapalha e talvez fosse exigir demais dela em seu primeiro papel de destaque. Já não posso dizer a mesma coisa sobre a dupla que o diretor gosta tanto de trabalhar: Depp e Carter. Enquanto o primeiro interpreta um chapeleiro maluco que por vezes é insano e por vezes controlado e com boas motivações, Helena Bonham Carter da um show de excentricidade com sua Rainha de copas e seu cabeção descomunal. Suas aparições em cena são os melhores momentos do filme (a parte do porco que é usado de uma maneira inusitada é digna de nota). Já Anne Hathaway faz uma curiosa Rainha Branca que a primeira vista parece uma verdadeira princesa saída dos contos de fadas, mas possui uma pequena dose de excentricidade, principalmente em fazer determinados chás. Com isso, Anne prende a atenção do espectador numa personagem menos conhecida da obra de Lewis Carroll.
Mesmo com as velhas lições de moral sobre escolhas e o bem vence o mal impregnado no decorrer do ato final, o filme com certeza irá agradar o publico jovem pouco exigente e que busca somente duas horas de boa diversão, mesmo que para alguns seja um tanto que frustrante depois de tamanha expectativa, mas que esta muito longe de ser um filme ruim. Talvez seja o melhor filme de Burton em termos de superprodução e se não foi agora que ele teve total liberdade criativa, com certeza terá, devido ao sucesso desse filme. Burton é mais que um diretor, é um autor que fala por si, mas com uma determinada sintonia da forma que as coisas funcionam, principalmente no mundo do cinema: "agrade os grandes primeiro e domine depois", talvez esse seja seu lema. Talvez não tenha sempre uma total liberdade com suas obras, mas quanto mais contem, melhor será o recheio quando for liberado e esperamos ansiosos Sr Burton. 
 

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