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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cine Dica: O FILME NOIR


Apresentação

Noir, como objeto artístico, é “o gênero que nunca existiu”. Durante sua ocorrência original, localizada em algum ponto entre o princípio dos anos 40 e meados dos 50, nem indústria, nem crítica, nem público jamais utilizaram o termo, em terras americanas, em referência ao que hoje se cultura como Filme Noir.

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Foram os franceses os seus criadores, e não os americanos. Privados de cinema hollywoodiano durante a Ocupação, os franceses viram-se diante de uma leva de filmes que incluía Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, John Huston, 1941); Laura (Otto Preminger, 1944); Até a Vista, Querida (Murder, My Lovely, Edward Dmytryk, 1943); Pacto de Sangue(Double Indemnity, Billy Wilder, 1944); Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window, Fritz Lang, 1944); Assassinos (Robert Siodmak, 1946); A Dama do Lago (Robert Montgomery, 1946); Gilda (Charles Vidor, 1946) e À Beira do Abismo (The Big Sleep, Howard Hawks, 1946). Então, em 46, o crítico e cineasta Nino Frank, em alusão à “série noire” (coleção editada na França contendo obras da literatura policial hard-boiled americana, base para a maioria desses filmes), cunhou o rótulo “Noir”.

Noir não é gênero, nem tom, nem estilo. É um fenômeno, e acima de tudo social. A maior prova de que existe? A fascinação que produz, o desejo que desperta: a “místicanoir”.


Objetivo

O curso FILME NOIR: CINEFILIA & SEXUALIDADE, ministrado por Fernando Mascarello, vai tratar das bases e do conceito que permeia toda a produção cinematográfica do período, enfocando com destaque a estética fílmica e o comportamento (a)moral das personagens, particularmente das femme fatales, figuras indissociáveis do imaginário clássico do noir.

Ministrante: Fernando Mascarello

Doutor em Cinema pela ECA/USP, Professor do CRAV (Curso de Realização Audiovisual) e Coordenador da Especialização em Cinema na UNISINOS, organizador dos livros História do Cinema Mundial (7a. ed.) e Cinema Mundial Contemporâneo (2a. ed.).

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Curso
FILME NOIR: CINEFILIA & SEXUALIDADE
de Fernando Mascarello

* Datas: 24 e 25 de Outubro de 2014 (sexta e sábado)
* Horário: Aula 1 (sexta) - 19h30 às 22h  /  Aula 2 (sábado) - 09h30 às 12h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre / RS)
* Investimento: R$ 70,00 (Valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições).
* Material: Apostila e Certificado de participação

* Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

* Realização:
Cena UM - Produtora Cultural

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cine Especial: CINEMA COREANO: OUSADIA, ESTILO E INOVAÇÃO: Parte 5



Pieta

Sinopse: Kang-do (Lee Jung-Jin) é um homem implacável e bastante cruel, que trabalha como cobrador para agiotas. Caso o devedor não tenha como pagar a quantia devida, ele quebra ou esmaga algum osso de seu corpo, já que desta forma o acidentado receberá um seguro de saúde que servirá para cobrir a dívida. A vida de Kang-do é bastante solitária, até que um dia surge em sua vida uma mulher que afirma ser sua verdadeira mãe. Kang-do não acredita na afirmação e passa a maltratá-la de todas as formas possíveis, recorrendo a humilhações e até mesmo abuso sexual.

É de uma beleza paradoxal a forma com que Kim Ki-Duk consegue tratar a natureza humana de forma íntima e poética. Cruel, como em boa parte de seus longas, ele não coloca limites na complexa construção de seus personagens ao passo que filma de modo simples, deixando a câmera muitas vezes vacilar, tremendo ou até mostrando um zoom automático que vem e volta. Apesar de ser uma ficção, faz lembrança ao espectador que está mergulhado no realismo íntimo daquelas pessoas em um cenário que se aproxima muito do real, sendo quase possível sentir a dor delas. 
Não há como sair impune de um longa de Kim ki-duk e Pietá não foge da regra de uma obra aparentemente cruel e fria, construída sobre a base das relações humanas nada simplórias, mas que vistas pelo olhar do espectador, ganham contornos de fábula.

Moebius

Sinopse: Uma família inicia um ciclo destrutivo quando começa a questionar seus desejos sexuais, nutrindo relações nocivas para todos, levando-os à um destino trágico. Um dos trabalhos mais controversos do diretor Kim Ki-Duk.

O provocador Kim Ki-duk volta com uma conturbada crônica familiar, uma mistura de thriller psicológico, comédia grotesca e uma perversa ode ao sadomasoquismo. Nesta metáfora sobre a obsessão contemporânea com a própria sexualidade, conduzida por personagens sem nomes e narrada sem auxílio de diálogos, o diretor coreano acompanha a briga entre um casal que, observado pelo filho adolescente, discute sobre a infidelidade do marido. O conflito se desdobra em uma cadeia de eventos violentos, culminando em um epilogo dramático de destruição.
Atenção para o surpreendente desempenho de Lee Eun-Woo que é a alma do filme. Ela interpreta a mãe e a amante com uma transformação impressionante. Sinceramente não havia notado que eram a mesma pessoa.





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Cine Curiosidade: Eu Sou a Lenda terá reboot??

Essa e outras noticias de ultima hora vcs conferem na pagina do meu parceiro Gabriel Buba clicando aqui.

Com relação a notícia de reboot de Eu sou a Lenda só tenho uma coisa a dizer..... 

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quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Cine Especial: CINEMA COREANO: OUSADIA, ESTILO E INOVAÇÃO: Parte 4



 O HOSPEDEIRO



sinopse: Na beira do rio Han moram Hie-bong (Byeon Hie-bong) e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du (Song Kang-ho), tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo (Ko Ah-sung), filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. É quando, em busca da menina, os membros da família decidem enfrentar o monstro. 

Um novo cinema foi descoberto no início do século 21, sendo mais precisamente o cinema Coreano. Isso foi graças ao sucesso da trilogia da vingança comandada por Chan-wook Park, cujo seu filme mais conhecido acabou sendo OldBoy. Premiado em Cannes e tendo tido reconhecimento mundial, o cinema Coreano foi cada vez mais observado e com isso as distribuidoras internacionais não pensaram duas vezes em distribuir esse genial filme de terror. O diretor Bong Joon-ho aqui, dá verdadeira aula de como se faz um verdadeiro filme de monstros, ao começar pela primeira aparição do bicho, que vai de genial, realista e completamente imprevisível. Com toques de humor negro, o filme também aproveita para alfinetar o governo norte americano, que mesmo sem querer, é responsável pela criação da criatura. Ao mesmo tempo a trama aproveita para explorar o tema da segunda chance com os protagonistas, cujos seus destinos são imprevisíveis aos olhos do cinéfilo. Não me admiraria se Hollywood quisesse fazer uma bendita refilmagem devida suas faltas de idéias no gênero.





 Mother - A Busca pela Verdade



sinopse: Uma mãe tenta desesperadamente encontrar o homem que incrimou o filho pelo assassinato que cometeu.

O diretor Coreano Bong Joon-ho deu boas aulas aos cineastas japoneses de como se faz um filme de monstros com o seu O HOSPEDEIRO e pelo visto não pretende ficar preso há um único gênero, mas sim tentar fazer diversos. Porém,  se tem algo em comum nos seus filmes até agora, é suspense com toques de humor negro. Em Mother- A Busca pela verdade o diretor cria uma bela historia de filme policial em que nem tudo é o que parece, ao mostrar uma mãe obstinada a todo o custo a livrar o filho da cadeia por um crime que ela acredita friamente que ele não cometeu.
Mas o que leva a protagonista a ir tão longe? Seria por amor ao filho? Culpa por algo do passado? Ou simplesmente não encarar certos fatos? Esses e outros assuntos são explorados de forma exemplar pelo diretor com um roteiro criativo e o uso da medida certa com a sua câmera em momentos de suspense (a cena que a protagonista se esconde num quarto de uma casa é ótimo) e momentos de diálogos fortes como, por exemplo, entre a mãe e o filho na prisão. 
Kim Hye da um show de interpretação ao fazer a protagonista mãe insistente e investigativa, onde acaba guardando certas camadas de culpa dentro de si, mas Won Bin não fica atrás ao interpretar um adulto com problemas mentais e passar para nós as incertezas sobre suas ações.



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Cine Dicas: Estreias do final de semana (09/10/14)

Trash - A esperança vem do lixo

Sinopse: Três adolescentes vivem e trabalham em um lixão no Rio de Janeiro e um dia encontram uma carteira que contém instruções para encontrar um tesouro. É o início de uma jornada feita pelo trio na qual encontrarão pessoas inesperadas pelo caminho.





 

 Annabelle
Sinopse: Um spin-off de Invocação do Mal retratando a origem da boneca Annabelle.

 








 O homem mais procurado
Sinopse: Esta adaptação do romance de John le Carré segue o espião alemão Gunther Bachmann durante sua busca por Issa um imigrante checheno-russo em fuga por Hamburgo. Pressionado por seus colegas a capturar e interrogar o suspeito Bachmann prefere usar seu tempo para estudar cuidadosamente os movimentos de Issa e sua relação com sua advogada Annabel Richter. Com habilidade aguçada ele aos poucos se envolve em um complexo esquema entre um famoso filantropo muçulmano e um poderoso grupo terrorista. Um dos últimos filmes do ator Philip Seymour Hoffman falecido este ano. Sundance 2014.

O Físico
Sinopse: A história se passa na Idade Média e mostra a história de Rob Cole um médico que busca explicações científicas para doenças em um mundo dominado pela religião. Kingsley interpretará Ibn Sina o médico dos médicos e Skarsgard será o Barbeiro mentor do protagonista.


 



A Lenda de Oz - 3D
Sinopse: Já em casa Dorothy decide voltar para Oz e ajudar seus amigos.


 




O inventor de jogos - 3D
Sinopse: Jovem apaixonado por jogos de tabuleiro é catapultado para o fantástico e competitivo mundo dos criadores de jogos.

 







 Um amor de vizinha
Sinopse: Um egocêntrico corretor de imóveis se vê forçado a pedir ajuda a sua vizinha quando subitamente se vê responsável por cuidar da neta que só vem a conhecer quando seu filho alienado a deixa em sua casa.








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