Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Cine Especial (HQ): OLDBOY



Sinopse: Após dez anos preso sem qualquer razão em um cubículo, um homem é solto e começa a investigar a identidade do responsável pelo seu misterioso calvário.

Quando Quentin Tarantino (Cães de Aluguel) apresentou ao mundo Oldboy no festival de Cannes em 2003, nem ele talvez imaginasse como isso influenciaria o mundo do cinema posteriormente. A obra dirigida pelo cineasta Park Chan-wook fez com que as distribuidoras de todo mundo começassem a olhar com mais atenção aos filmes dos vizinhos do Japão e fez com que inúmeros ótimos filmes de lá fossem descobertos. Mais de uma década depois, Oldboy é considerado para muitos uma grande obra prima, em que muitos veem e reveem o filme para fazer inúmeras analises e levantar novas teorias.
O que até a pouco tempo ninguém sabia, é que o filme é baseado num manga japonês com o mesmo nome. Criado por Garon Tsuchiya (roteiro) e Nobuaki Minegishi (arte), a historia é basicamente a mesma, mas eu lendo até agora, percebo que o filme condensou inúmeras subtramas e focando apenas o essencial. O interessante é ler e ter a sensação de estarmos diante de uma historia completamente diferente, mesmo a gente percebendo que todos os pontos da narrativa até agora estejam se encaminhando para o tão polêmico ato final visto no filme e que pegou todo mundo desprevenido.
Contudo, não me surpreenderia se aquele final visto no filme não esteja realmente no manga e, portanto é preciso ler a HQ sem muitas expectativas quanto a isso e esperar por um desfecho completamente diferente. O manga em si lembra muito as novelas policiais de antigamente e até mesmo o gênero noir, onde a arte de Minegishi, embora simples, sintetize muito bem esse gênero com suas luzes e sombras em destaque. Falando em simplicidade, os diálogos dos personagens e a narração do protagonista (que aqui se chama Goto) são deveras simplórios, se casando muito bem com a arte, mas não quer dizer que facilite a mente do leitor que lê a historia.
A trama começa a se tornar gradualmente um verdadeiro quebra cabeças, principalmente quando entra em cena uma professora (ausente na adaptação) que tem interligação com o passado de Goto e com o grande vilão da trama que o prendeu durante dez anos em um quarto. Mas assim como no filme, talvez o protagonista esteja indo para o caminho errado em busca das respostas. A questão não é achar o motivo de o vilão tê-lo prendido, mas sim porque tê-lo soltado. Ou melhor: porque soltar Goto depois de tantos anos preso?
A resposta(s) será relevada nas ultimas duas edições publicadas pela editora Nova Sampa, que se em parte está de parabéns por ter trazido esse ótimo manga para o nosso país, por outro lado peca em não publicar nenhuma menção ao filme que revelou o cinema Coreano ao mundo. Quem sabe nas duas ultimas edições eles corrigem esse erro grotesco.  



 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: O Comboio do Medo na Sessão Aurora

SESSÃO AURORA EXIBE CLÁSSICO MALDITO DE WILLIAM FRIEDKIN
 
Neste sábado, 23 de agosto, às 19h, a Sessão Aurora exibe na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro a cópia restaurada de O Comboio do Medo (Sorcerer, 1977), clássico maldito do norte-americano William Friedkin. Com projeção digital, a sessão tem entrada franca. Depois da exibição, acontece um debate com os editores do Zinematógrafo.  
Numa refilmagem autoral do clássico de Henri-Georges Clouzot, O Salário do Medo (1953), quatro marginais fogem de seus respectivos países e se refugiam em uma vila isolada do mundo em algum ponto da América do Sul, onde funciona uma petrolífera. Depois de uma explosão na usina de extração, eles vêem uma chance de ganhar muito dinheiro aceitando transportar, em meio à mata selvagem e sobre montanhas rochosas, caixas de nitroglicerina - altamente instáveis e com vazamento - que serão utilizadas para explodir o poço e evitar uma tragédia maior.
Produção problemática, fracasso de bilheteria, poucos elogios entre a crítica da época: o prejuízo que O Comboio do Medo deu a Paramount foi de dez milhões de dólares. Vindo do sucesso absoluto de O Exorcista (1974), William Friedkin nunca mais recuperou o mesmo prestígio entre os grandes estúdios norte-americanos.
Também responsável por frear a guinada autoral da geração que tomou Hollywood nos anos 1970, O Comboio do Medo permaneceu muitos anos sem uma cópia razoável para exibição. Aos poucos, ganhou reavaliações entre novas gerações de críticos e cinéfilos, que passaram a situar o filme entre as produções mais expressivas do diretor. Em 2013, durante o Festival de Veneza, finalmente foi exibida uma cópia restaurada do filme, com sucesso absoluto de público e crítica.
  
Sessão Aurora
O COMBOIO DO MEDO
(Sorcerer)
Estados Unidos, 1977, 120 minutos
Direção: William Friedkin
Elenco: Roy Scheider, Bruno Cremer, Francisco Rabal, Amidou,Ramon Bieri
Exibição digital com legendas em português
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133 / 8135 / 8137

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cine Dicas: Estreias do final de semana (21/08/14)



                                                  A Casa Elétrica 


Sinopse: A história de três irmãos imigrantes italianos que abriram a primeira fábrica de gramofones da América Latina. Savério (Nicola Siri), Carlino (André Di Mauro) e Aquille (Juan Arana) fundaram em Porto Alegre, em 1913, a Casa A Electrica. A história da música na América do Sul contada junto com a história da realização dos sonhos de um imigrante, a do Brasil e também a de um amor.


Deus Não Está Morto


Sinopse: Quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista - até se afastar das pessoas mais importantes para eles.

 
O Que Será de Nozes?
 


Sinopse: Quando o teimoso esquilo Surly é expulso de um parque na cidade grande, ele precisa encontrar outras maneiras de sobreviver. Mas o lugar dos seus sonhos está muito perto dele: trata-se de Maury's Nut Store, uma loja repleta de nozes, castanhas, amêndoas... Surly reúne os amigos e bola um plano para invadir o lugar e roubar toda a comida para suportar o inverno.

Os Mercenários 3


Sinopse: Em Os Mercenários 3 Barney Ross (Stallone) Lee Christmas (Statham) e o resto da equipe ficam frente a frente com Conrad Stonebanks (Gibson) que anos atrás foi um dos co-fundadores dos Mercenários com Barney. Stonebanks acabou se tornando um impiedoso traficante de armas e foi alguém que Barney se viu forçado a matar ou pelo menos ele pensou que tinha. ... Stonebanks que já enganou a morte antes faz agora de sua missão eliminar Os Mercenários mas Barney tem outros planos. Barney decide que ele tem que lutar contra o velho sangue trazendo novo sangue e traz uma nova era da equipe dos Mercenários recrutando indivíduos que são mais jovens rápidos e experientes com tecnologia. A última missão se torna um embate entre o clássico estilo old-school contra a experiência tecnológica na batalha mais pessoal dos Mercenários até então.


Sex Tape: Perdido na Nuvem


Sinopse: Um casal (Cameron Diaz e Jason Segel) vive um longo relacionamento que começa a esfriar. Para tentar esquentar as coisas, eles decidem se gravar fazendo sexo. Para desespero da dupla, a fita de sexo desaparece e eles se veem em uma série de confusões na procura pelo constrangedor objeto.



 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Curiosidade: Scarlett Johansson muda de aparência em segundos em nova cena de “Lucy”

LONGA DE LUC BESSON ESTREIA EM 28 DE AGOSTO NO BRASIL
5703_D027_06627_RV2

Em cena de “Lucy” que a Universal Pictures acaba de divulgar, a protagonista do filme, interpretada por Scarlett Johansson, usa seus poderes para mudar de aparência e trocar a cor e o comprimento de seus cabelos em poucos segundos. Na sequência, ela surpreende o policial Pierre Del Rio (Amr Waked) ao informá-lo por telefone sobre pessoas que estão sendo usadas como “mulas” para entrar na Europa com uma droga poderosa. O vídeo pode ser conferido no link: http://migre.me/l5gtI .

Para assistir aos dois trailers já divulgados do filme, acesse os links: http://migre.me/jbfpZ e http://migre.me/iG8p4. Em “Lucy”, Scarlett Johansson vive uma jovem que acidentalmente se envolve em uma negociação de drogas no mercado negro. Depois de absorver a substância que carrega em seu estômago, ela se transforma em uma guerreira implacável capaz de evoluir além da lógica humana. Morgan Freeman, por sua vez, atua como um cientista que estuda os limites do cérebro humano e auxiliará Lucy a controlar suas novas habilidades. 
 
 
 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: TARTARUGAS NINJAS 3D




Sinopse: Desde que o Destruidor e o Clã do Pé assumiram o controle de Nova York a cidade está tomada pelas trevas. O futuro é sombrio até que quatro irmãos saem do esgoto e descobrem seu destino. Michelangelo Donatello Raphael e Leonardo são as Tartarugas Ninja e vão contar com a ajuda da destemida repórter April ONeil para salvar a cidade dos planos horríveis do Destruidor.


Entre o final dos anos 80 e inicio dos anos 90, as Tartarugas Ninjas fizeram parte da minha infância e de muita molecada que curtia o desenho animado nas manhãs do programa Show da Xuxa e posteriormente na TV Colosso. Baseado na HQ de Kevin Eastman e Peter Laird de 1983, a série durou dez anos, gerando quatro filmes para o cinema e mais duas séries televisivas que acabou não obtendo o mesmo sucesso do passado. Meio que esquecidas nos últimos anos, eis que os quatro cascudos retornam numa super produção turbinada, cheia de efeitos visuais e comandada pelo famigerado Michel Bay (Transformers).
Quem me acompanha aqui pelo meu blog, sabe que tenho uma grande antipatia pelo produtor e diretor, já que suas produções, principalmente da cine série estrelada pelos robôs gigantes, são basicamente vazias e somente elas existem para encher os olhos daqueles que assistem ou deixá-los tontos com tamanha correria, explosões e efeitos visuais loucos. Embora tenha ficado somente no cargo de produtor (o diretor é Jonathan Liebesman de Fúria de Titãs 2) o filme é a cara de Bay, principalmente do segundo ato em diante. Mas até lá, até que o roteiro nos convence no principio, principalmente dando nova luz sobre a origem dos personagens, que acaba se tornando muito mais próximo das HQ.
Porém, a produção falha ao focar demais a personagem April ONeil, fazendo dela, em parte, a grande responsável pela origem deles. Nada contra com relação em algumas mudanças, mas dando mais enfoque a ela, percebemos o quanto Megan Fox foi uma escolha errada ao viver a personagem. Protagonista dos dois primeiros filmes da franquia Transformers, Megan faz basicamente aqui a mesma coisa: encher a tela de beleza, mas que nada acrescenta em sua interpretação zero.
Se a produção focasse mais os quatro heróis, ai sim o filme sairia ganhando bem mais, já que a personalidade de cada um deles é a grande chave de sucesso desde os tempos do desenho animado. Michelangelo Donatello Raphael e Leonardo possuem personalidades distintas, o que gera conflitos, humor e que faz com que o fã se identifique com eles facilmente.
O mesmo não se pode dizer dos vilões, liderados pelo Destruidor, que aqui entra e sai como um vilão megalomaníaco (com um visual a lá transformers) sem nenhuma profundidade e William Fichtner (Batman - O Cavaleiro das Trevas), que embora se esforce, seu personagem podia facilmente ser riscado do roteiro que não faria falta. E se Whoopi Goldberg (Mudança de Habito) entra e sai do filme sem ter noção do porque esta ali, o mesmo não se pode dizer  de Will Arnett, que cria  o personagem humano mais divertido e interessante da produção. O ator de Arrested Development protagoniza os únicos momentos engraçados que não envolvem os quatro heróis.
Para minha surpresa, até que as cenas de ação são bem empolgantes. Diferente de Transformers, nós conseguimos enxergar o que realmente acontece na tela. Até mesmo na melhor cena de ação que acontece numa perseguição na neve, nós não acabamos nos perdendo, mesmo eu tendo a ligeira sensação de Michael Bay querer colocar o pé no acelerador a todo o momento.
Com um final bem previsível e redondinho, essas novas Tartarugas Ninjas do século 21 pelo visto vieram pra ficar. Mas se é para gerar uma franquia de filmes, que nos próximos tenha mais Tartarugas e menos Megan Fox com interpretação caricata. Afinal de contas, não se ganha na vida somente enchendo a tela com bunda sarada.   


 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Curiosidade: Primeira imagem de Paul Rudd como Scott Lang

 
SAN FRANCISCO, CALIFORNIA (18 de agosto de 2014) - Marvel Studios começou a fotografia principal de hoje em San Francisco, Califórnia, em sua mais nova franquia do super-herói da Marvel O filme traz um dos membros originais fundadores "da Marvel Comics com o" Homem-Formiga ". Avengers para a Marvel Cinematic Universe. A produção também filma em locações em Atlanta, Georgia, que serve como base para a produção do filme. 
Previsto para ser lançado nos Estados Unidos em 17 de julho de 2015, o filme é dirigido por Peyton Reed ("Bring it On", "The Break-Up") e as estrelas Paul Rudd ("Eu Te Amo, Cara", "modelos" ) como Scott Lang aka Homem-Formiga, e Michael Douglas ("Behind The Candelabra", "Wall Street") como seu mentor Dr. Hank Pym e Evangeline Lilly ("O Hobbit: A Desolação de Smaug", "Lost") como Espero Van Dyne, filha de Hank Pym. 
O filme também inclui excelente elenco adicional, incluindo Corey Stoll ("House of Cards", "O Legado Bourne"), Bobby Cannavale ("Danny Collins," "Annie", "da HBO" The Long Play "), Michael Peña (" End of Watch "," American Hustle "), Abby Ryder Fortson (" União "), Judy Greer (" 13 Going on 30 "," Dawn of the Planet of the Apes "), David Dastmalchian (" O Cavaleiro das Trevas "," Prisioneiros "), de madeira Harris (" Duelo de Titãs "," The Wire "), John Slattery (" Mad Men ", da Marvel" Homem de Ferro 2 ") e Gregg Turkington (" The Comedy "," Sobre Cinema ") e vários -hyphenate TI ("American Gangster", "Takers"). 
Baseado no personagem de quadrinhos Marvel publicada pela primeira vez em 1962, "Homem-Formiga" da Marvel   continua a linhagem de aventuras de tela grande épicos narrados na Marvel "Homem de Ferro", "O Incrível Hulk", "Homem de Ferro 2", "Thor", "Capitão América: O Primeiro Vingador", "Marvel Os Vingadores", "Iron Man 3 "," Thor: The Dark World "," Captain America: The Winter Soldier "," Guardiões da Galáxia "eo próximo da Marvel" Avengers:. Age of Ultron " 
Armado com a espantosa capacidade de encolher em escala, mas aumentar em força, con-homem Scott Lang (Paul Rudd) deve abraçar seu inner-herói e ajudar seu mentor, Dr. Hank Pym (Michael Douglas), proteger o segredo por trás de sua Ant espetacular terno -Man de uma nova geração de ameaças imponentes. Contra obstáculos aparentemente intransponíveis, Pym e Lang deve planejar e retirar um assalto que vai salvar o mundo. 
"Ant-Man" da Marvel é produzido pela presidente Marvel Studios ', Kevin Feige, com Louis D'Esposito, Alan Fine, Victoria Alonso, Michael Grillo e Stan Lee servindo como produtores executivos. 
Equipe criativa do diretor Peyton Reed também inclui o diretor de fotografia vencedor do Oscar ® Russell Carpenter ("Titanic", "21"), o designer de produção Sheppard Frankel ("Ladrão de Identidade", "Horrible Bosses") figurinista Sammy Sheldon diferiu ("X-Men: First Classe "," Kick Ass "), supervisor de efeitos visuais Jake Morrison (da Marvel" Thor: The Dark World "," O Senhor dos Anéis: As Duas Torres "), coordenador de dublês Jeff Habberstad (da Marvel" Homem de Ferro 3 "," X -Men: Days of Future Past ") e seis vezes ao Oscar ® candidato, supervisor de efeitos especiais Dan Sudik (" Captain America: The Winter Soldier "," Marvel Os Vingadores "). Os editores incluem Dan Lebental, ACE (da Marvel "Thor: O Mundo das Trevas", "Homem de Ferro" da Marvel) e Colby Parker Jr. ("Lone Survivor", "Hancock").
  Cronograma de lançamento da Marvel Studios 'inclui da Marvel "Avengers: Age of Ultron" em 1 de maio de 2015, da Marvel "Capitão América 3" em 6 de maio de 2016, e da Marvel "Guardians of the Galaxy 2", em 28 de julho de 2017.
 
Marvel Studios continuou o seu sucesso sem precedentes em 2014, com mais filmes recordistas incluindo o # 1 lançamentos da Marvel "Capitão América: O Soldado de Inverno", que registrou a maior abertura abril de todos os tempos em 95.000 mil dólares e Marvel "Guardiões da Galáxia, "que registrou a maior abertura em agosto de todos os tempos, com 94,1 milhões dólares. Ambos os filmes foram o 1 º filme do mundo, quando eles foram liberados em 04 de abril de 2014 e 01 de agosto de 2014, respectivamente.
 Em 2013, a Marvel Studios entregue # 1 aberturas para a Marvel "Thor: O Mundo das Trevas", que arrecadou mais de 640 milhões dólares americanos em todo o mundo e da Marvel "Homem de Ferro 3", que arrecadou mais de $ 1,2 billon em todo o mundo e foi o filme de maior bilheteria do ano civil.
 Em 2012, o estúdio produziu o aclamado pela crítica "da Marvel Os Vingadores", que definem o tempo todo, 3 dias recorde de bilheteria de fim de semana doméstica em 207,4 milhões dólares. O filme, que quebrou dois recordes de bilheteria nacional e internacional, é de maior bilheteria de lançamento global e doméstico da Disney de todos os tempos e marcou o quinto filme do estúdio a arrecadar mais de $ 1 bilhão em todo o mundo.
 
No verão de 2011, a Marvel lançou com sucesso dois novos franchises com a Marvel de "Thor", estrelado por Chris Hemsworth, e da Marvel "Capitão América: O Primeiro Vingador", estrelado por Chris Evans. Ambos os filmes abriu # 1 nas bilheterias e já arrecadou mais de $ 800.000.000 em todo o mundo combinados. Em 2010 da Marvel "Homem de Ferro 2", estrelado por Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Scarlett Johansson, Sam Rockwell, Mickey Rourke e Samuel L. Jackson como Nick Fury levou o 1 º lugar no primeiro fim de semana com uma caixa interna escritório bruta de 128.100 mil dolares. 
No verão de 2008, a Marvel produziu os filmes blockbuster de verão "Homem de Ferro" da Marvel e da Marvel "The Incredible Hulk". "Homem de Ferro", da Marvel, em que Robert Downey Jr. originalmente vestiu armadura poderosa do super-herói e estrelou ao lado de colegas de elenco Terrence Howard, Jeff Bridges, Shaun Toub e Gwyneth Paltrow, foi lançado em 2 de maio de 2008, e foi um sucesso imediato de bilheteria. 
Ganhando a primeira posição por duas semanas consecutivas, o filme arrecadou mais de US $ 100 milhões em sua semana de estréia. Em 13 de junho de 2008, a Marvel lançou Marvel "The Incredible Hulk", marcando seu segundo número um abridor de que o verão.
 
Sobre Marvel Entertainment
Marvel Entertainment, LLC, uma subsidiária integral da The Walt Disney Company, é uma das empresas de entretenimento do mundo mais importantes baseados em caracteres, construído em uma biblioteca comprovada de mais de 8.000 personagens apresentados em uma variedade de meios de mais de setenta anos. Marvel utiliza suas franquias de personagens em entretenimento, licenciamento e publicação. Para mais informações visite marvel.com . © MARVEL.

 assinaturaEZ-poa-luciana