Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
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quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
Cine Dica: Acompanhe aqui ao vivo o anuncio dos indicados ao Oscar 2014
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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quarta-feira, 15 de janeiro de 2014
Cine Especial: Retrospectiva 2013: Parte 3
OS 10 MELHORES FILMES BRASILEIROS DE 2013
Alguns me criticam por eu não
fazer uma única lista dos melhores filmes do ano, em que um ou outro filme
brasileiro se destaca entre os filmes estrangeiros. A meu ver, o cinema
brasileiro merece uma lista separada sobre os melhores do ano, pois vivemos
atualmente num período em que o cinema brasileiro se destaca por nos apresentar inúmeras
opções, que por vezes há muitos filmes lançados que nem sequer a maioria do
publico assistiu. Enquanto é sempre divulgado as comédias da Globo filmes na mídia,
filmes de pequeno porte e aqueles que tem vindo de Pernambuco, tem se destacado
entre os cinéfilos graças as suas tramas criativas, mesmo sem uma divulgação maciça
e ficando por várias semanas em cartaz em salas especializadas para o cinema
brasileiro, como Cinebancários aqui de Porto Alegre como belo exemplo.
2013 foi o ano que eu mais assisti
filmes nacionais no cinema e, portanto é um tanto que difícil lançar uma lista,
onde com certeza aquele que for ler, irá sentir falta de um ou outro filme. Mas
enfim, curtem abaixo a lista dos dez melhores filmes brasileiros de 2013, com a minha opinião
como critico.
NOTA: Leiam as minhas matérias
sobre cada filme clicando nos títulos.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Cine Dica: Em Cartaz: O LOBO DE WALL STREET
Sinopse: O filme é adaptação
do livro de memórias de Jordan Belfort que no Brasil ganhou o nome de O Lobo de
Wall Street. Belfort foi um corretor de títulos da bolsa norte-americana que
entrou em decadência nos anos 90. Sua história envolve o uso de drogas e crimes
do colarinho branco.
Entre o início de 2003 a junho do mesmo ano, eu trabalhava como promotor de vendas em Porto Alegre, onde
eu vendia consórcios e prometia para o cliente que ele conseguiria em pouco
tempo um carro. Mas o que eu dizia para ele era um discurso copiado à exaustão,
cujas mesmas frases eu dizia para todos os clientes, que infelizmente não liam
a letra miúda do contrato quando assinavam e devido a isso, nada de
carro tão cedo na garagem. Quando as vacas começaram a ficar magras e senti a
falcatrua no ar cada vez mais empestando aquele lugar, decidi então cair fora e
tentar procurar outra coisa mais honesta para mim, antes que fosse tarde demais.
Tempos depois eu soube
que alguns foram presos devido a esse esquema e atualmente, até aonde eu sei,
essa empresa trabalha apenas em seguros. Somente eu e outro amigo da época é
que temos uma ideia de como aquilo era uma loucura, que precisava ser louco
para conseguir dinheiro a todo custo, mesmo que para isso pudesse custar a sua própria
alma. Todas essas lembranças de um período de desespero para conseguir um
emprego e dinheiro, vieram a minha mente ao assistir O Lobo de Wall Street,
nova parceria do diretor Martins Scorsese e Leonardo DiCaprio.
Baseado nas memórias de
Jordan Belfort acompanhamos o protagonista interpretado por DiCaprio, que é um
corretor de títulos da bolsa norte-americana. Durante o dia ele ganhava milhões
de dólares por minuto e nas noites gastava com sexo e drogas, além das viagens
internacionais. Dinheiro, poder, mulheres e drogas nunca eram suficientes,
porém, suas artimanhas e a vida corrupta levaram-no para a prisão.
É aquela velha
historia de que poder corrompe as pessoas, mas até lá, se a pessoa não sai já
no principio, acaba subindo e subindo, ao ponto que o poder que investiu acaba
se tornando sua maldição, mas ao mesmo tempo tendo o dom de criar ouro, para o
bem ou para o mal. Nisso, Scorsese retrata de uma forma enlouquecedora, com uma
montagem rápida, câmera sempre em movimento, música ao fundo, diálogos rápidos
e afiados, que fazem do filme, mesmo com 3 horas de duração, o longa mais ágil do diretor desde Cassino que possuía o mesmo tempo de projeção. A intenção dele talvez nunca fosse endeusar esse universo mentiroso que foi de Belfort,
mas mostrar o seu dia a dia e como precisava ser louco, ambicioso e ter uma energia
fora do comum, para saber sobreviver e ganhar num mundo como esse.
Loucura e ambição são
os ingredientes que moldaram a vida do personagem, sendo que essas virtudes
suspeitas, para seguirem em frente sempre lado a lado, era preciso um escape
para ele, sendo drogas e mulheres aos montes. Sexo e drogas é outra coisa que
chove no filme do Scorsese, onde o protagonista e seus companheiros se esbaldam
sem pestanejar em situações loucas e com uma grande dosagem de humor negro que
não se via na carreira do diretor há um bom tempo.
Claro que além do lado
autoral do cineasta, o filme funciona também graças ao ótimo desempenho dos
seus atores, principalmente de DiCaprio. De uma parceria com Scorsese que
iniciou a partir Gangues de Nova York, DiCaprio cada vez mais se consolida como
um dos melhores intérpretes da nossa geração e aqui ele simplesmente incorpora
o seu personagem de uma forma tão assombrosa e explosiva, que fico me
perguntando se ele não saiu afetado durante o percurso. Curiosamente, essa
energia não se sente em seu personagem no principio do filme, mas sim no
personagem Mark Hanna, que deu o empurrão para que Belfort seguisse nesse
universo de negócios ilícitos e aqui é interpretado por Matthew McConaughey, que
mesmo em poucos minutos em cena, nos brinda com uma cena que se tornou clássica
instantaneamente.
Embora sejam baseados
em fatos reais, alguns irão suspeitar que algumas situações absurdas (acredite, tem muitas!) na realidade não aconteceram, mas os que vivenciaram aquilo e
segundo o próprio Belfort, realmente tudo aconteceu. Então, se presenciarmos um
dos protagonistas sofrendo uma incrível dose de drogas, mas mesmo assim
conseguindo pegar o carro e dirigindo com o corpo todo mole até chegar a sua
casa, acredite, realmente aconteceu. Aliás, essa parte é disparada o momento
mais ensandecido do filme e tudo causado pelo personagem Donnie Azoff,
companheiro de Belfort e interpretado pelo comediante Jonah Hill, no que talvez
seja o seu melhor desempenho na carreira.
É claro que os atos finais
do filme mostram que o crime não compensa e isso é muito bem representado numa bela
seqüência onde vemos o tira bom interpretado por Kyle Chandler indo de trem para
casa e seguindo sua pacata vida honesta. Um contraste se compararmos ao destino
de Belfort, que embora tenha pagado pelos seus erros, estamos falando da
America, que se diz a terra das oportunidades, ou seja, para todos. Os minutos
finais sintetizam bem isso, onde eu simplesmente não pude deixar de me enxergar
no ano de 2003, em meio a dúzias de pessoas em busca dos seus sonhos, mas mal
sabendo (ou sabendo muito bem), que sempre há um porém em se tratando de vendas
ou a forma mais fácil de conseguir dinheiro na vida.
O Lobo de Wall Street
passa o recado para nós, que na realidade somos ovelhas em meio a inúmeros lobos,
mas em vez de sermos devorados, corremos o risco de perder a nossa lã que nos
cobre e revelar o lobo que não queremos despertar em nós mesmos.
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Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD: Os Suspeitos (2013)
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segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Cine Dica: Em Cartaz: Ninfomaníaca - Volume 1
Sinopse: Bastante
machucada e largada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um
homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a
leva para sua casa, onde possa descansar e se recuperar. Ao despertar, Joe
começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma
ninfomaníaca e que não é, de forma alguma, uma pessoa boa, ela narra algumas
das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto
avaliação.
Chegamos ao fim da
expectativa em torno da estréia do mais novo filme de Von Trier. Aliás, a
propaganda criada em torno do seu mais novo filme é digno de nota. Meses atrás,
o cineasta era um diretor cultuado pelos cinéfilos, mesmo quando ele lançava polemicas
das quais meio que arranhou a sua imagem de gênio.
Considerado persona non
grata em Cannes depois de declarações bombásticas durante o lançamento do filme
Melancolia, Von Trier retorna com esse projeto digno novamente de nota, que
vinha sendo divulgado de uma forma maciça de propagandas, tanto pela internet,
como TV e revistas de cinema. Mas para a
surpresa de todo mundo, resultado final foi uma produção de mais de cinco horas
de projeção, o que forçou a tomar decisão de lançar o filme em duas partes,
sendo que a segunda será lançada no próximo mês de março.
Nessas primeiras duas horas
de trama, conhecemos Joe (Charlotte Gainsbourg), uma enigmática mulher que é
encontrada desmaiada em um beco sujo. É levada para a casa do Seligman (Stellan
Skarsgård) para que possa se recuperar. Ela, então, começa a contar a sua
historia e o que a levou a se tornar uma ninfomaníaca, desde que era criança
até os seus vinte e poucos anos (interpretada pela jovem e ótima atriz Stacy
Martin).
Através de cinco capítulos,
acompanhamos a perda da virgindade, a primeira paixão(?), a descoberta da
libido, a relação estranha com o pai
(Christian Slater) e o número estrondoso de parceiros sexuais crescendo cada
vez mais. Quanto às tão polemicas cenas de sexo, é importante salientar que foi
lançado uma versão por aqui com cortes
(a estendida será exibida em Festival de Veneza), mas creio que a alteração
esteja apenas no tempo de duração desses momentos, que já são suficientemente meio
chocantes, muito embora não seja nada fora do comum que já nos acostumamos há ver em muitos
outros exemplos e sinceramente passa longe do que é visto num filme pornô.
Ninfomaníaca, pelo menos
nessa primeira parte, conquistou a minha simpatia por saber prender a nossa
atenção do começo ao fim(?) e tentar saber do porque ela ter se tornado assim.
Além disso, a fusão das cenas com conhecimentos culturais que vai da musica
clássica, para a melhor forma de pescar peixe (ou homem) tornam a sessão ainda
mais imperdível. Das cenas do filme, destaco a participação de Uma
Thurman, como uma desequilibrada esposa de um dos amantes da protagonista.
Embora em pouco tempo de cena, Thurman da um verdadeiro show de interpretação,
que é algo que não se via dela desde Kill Bill.
Infelizmente quando a gente
está todo envolvido com o filme, ele acaba, mas deixando claro através de cenas nos créditos
que o melhor estar por vir. Que março chegue logo.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Cine Curiosidade: VENCEDORES DO GLOBO DE OURO 2014
Melhor filme dramático
· 12 Anos de Escravidão
· Capitão Phillips
· Gravidade
· Philomena
· Rush - No Limite da Emoção
Melhor ator em filme dramático
· Chiwetel Ejiofor - 12 Anos de Escravidão
· Idris Elba - Mandela: Long Walk to Freedom
· Tom Hanks - Capitão Phillips
· Matthew McConaughey - Dallas Buyers Club
· Robert Redford - All is Lost
Melhor atriz em filme dramático
· Cate Blanchett - Blue Jasmine
· Sandra Bullock - Gravidade
· Judy Dench - Philomena
· Emma Thompson - Walt nos Bastidores de Mary Poppins
· Kate Winslet - Refém da Paixão
Melhor filme de humor ou musical
· Trapaça
· Ela
· Inside Llewyn Davis
· Nebraska
· O Lobo de Wall Street
Melhor ator em filme de humor ou musical
· Christian Bale - Trapaça
· Bruce Dern - Nebraska
· Leonardo DiCaprio - O Lobo de Wall Street
· Oscar Isaac - Inside Llewyn Davis
· Joaquin Phoenix - Ela
Melhor diretor
· Alfonso Cuarón - Gravidade
· Paul Greengrass - Capitão Phillips
· Steve McQueen -12 Anos de Escravidão
· Alexander Payne - Nebraska
· David O. Russell - Trapaça
Melhor longa animado
· Os Croods
· Meu Malvado Favorito 2
· Frozen - Uma Aventura Congelante
Melhor filme em lingua estrangeira
· Azul é a Cor Mais Quente (França)
· A Grande Beleza (Itália)
· A Caça (Dinamarca)
· O Passado (Irã)
· Vidas ao Vento (Japão)
Melhor roteiro
· Spike Jonze - Ela
· Bob Nelson - Nebraska
· Jeff Pope Steve - Philomena
· John Ridley - 12 Anos de Escravidão
· David O. Russell - Trapaça
Melhor ator coadjuvante
· Barkhad Abdi – Capitão Phillips
· Daniel Bruhl – Rush - No Limite da Emoção
· Bradley Cooper – Trapaça
· Michael Fassbender –12 Anos de Escravidão
· Jared Leto – Dallas Buyers Club
Melhor atriz em filme de humor ou musical
· Amy Adams - Trapaça
· Julie Delphy - Antes da Meia-Noite
· Greta Gerwig - Frances Ha
· Julia Louis-Dreyfus - À Procura do Amor
· Meryl Streep - Álbum de Família
Melhor canção original
· "Atlas" - Jogos Vorazes - Em Chamas
· "Let it Go" - Frozen - Uma Aventura Congelante
· "Ordinary Love" - Mandela: Long Walk to Freedom
· "Please Mr Kennedy" - Inside Llewyn Davis
· "Sweeter Than Fiction" - One Chance
Melhor trilha sonora original
· All is Lost
· Mandela: Long Walk to Freedom
· Gravidade
· A Menina que Roubava Livros
· 12 Anos de Escravidão
Melhor atriz coadjuvante
· Sally Hawkins - Blue Jasmine
· Jennifer Lawrence - Trapaça
· Lupita Nyong'o - 12 Anos de Escravidão
· Julia Roberts - Álbum de Família
· June Squibb - Nebraska
TV
Melhor série de humor ou musical
· The Big Bang Theory
· Brooklyn Nine-Nine
· Girls
· Modern Family
· Parks and Recreation
Melhor atriz em série de humor ou musical
· Zooey Deschanel - New Girl
· Julia Louis-Dreyfus - Veep
· Lena Dunham - Girls
· Edie Falco - Nurse Jackie
· Amy Poehler - Parks and Recreation
Melhor ator em uma minissérie ou telefilme
· Matt Damon - Behind the Candelabra
· Chiwetel Ejiofor - Dancing on the Edge
· Idris Elba - Luther
· Al Pacino - Phil Spector
· Michael Douglas - Behind the Candelabra
Melhor ator em série de humor ou musical
· Jason Bateman - Arrested Development
· Don Cheadle - House of Lies
· Michael J. Fox - The Michael J. Fox Show
· Andy Samberg - Brooklyn Nine-Nine
· Jim Parsons - The Big Bang Theory
Melhor atriz em série dramática
· Tatiana Maslany - Orphan Black
· Taylor Schilling - Orange is the New Black
· Kerry Washington - Scandal
· Robin Wright - House of Cards
· Julianna Margulies - The Good Wife
Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
· Josh Charles - The Good Wife
· Rob Lowe -Behind the Candelabra
· Aaron Paul - Breaking Bad
· Corey Stoll - House of Cards
· Jon Voight - Ray Donovan
Melhor série dramática
· Breaking Bad
· The Good Wife
· House of Cards
· Masters of Sex
· The Newsroom
Melhor ator em série dramática
· Liev Schreiber - Ray Donovan
· Bryan Cranston - Breaking Bad
· Michael Sheen - Masters of Sex
· Kevin Spacey - House of Cards
· James Spader - The Blacklist
Melhor atriz em uma minissérie ou telefilme
· Helena Bonham Carter - Burton and Taylor
· Rebecca Ferguson - The White Queen
· Jessica Lange -American Horror Story: Coven
· Helen Mirren - Phil Spector
· Elisabeth Moss - Top of the Lake
Melhor minissérie ou telefilme
· American Horror Story: Coven
· Behind the Candelabra
· Dancing on the Edge
· Top of the Lake
· The White Queen
Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
· Hayden Panettiere - Nashville
· Monica Potter - Parenthood
· Janet McTeer - The White Queen
· Jacqueline Bisset - Dancing on the Edge
· Sofia Vergara - Modern Family
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sexta-feira, 10 de janeiro de 2014
Cine Dicas: Estreias do final de semana (10/01/13)
Ninfomaníaca - Volume
1
Sinopse: Bastante
machucada e largada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um
homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a
leva para sua casa, onde possa descansar e se recuperar. Ao despertar, Joe
começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma
ninfomaníaca e que não é, de forma alguma, uma pessoa boa, ela narra algumas
das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto
avaliação.
Ajuste de Contas
Sinopse: Em Ajuste de
Contas Sylvester Stallone e Robert De Niro interpretam Henry Razor Sharp e
Billy The Kid McDonnen dois pugilistas de Pittsburg que chamam a atenção dos
holofotes pela feroz rivalidade entre si. Cada um venceu uma disputa entre eles
durante o seu apogeu mas em 1983 às vesperas da terceira e decisiva luta Razor
anuncia repentinamente sua aposentadoria recusando-se a explicar o motivo mas
efetivamente desferindo um soco de nocaute nas duas carreiras. Trinta anos
depois o promotor de boxe Dante Slate Jr. enxergando a possibilidade de lucro
alto faz uma oferta que eles não podem recusar: voltar aos ringues e ajustar as
contas de uma vez por todas.
Atividade paranormal:
Marcados pelo mal
Sinopse: Atividade
Paranormal: Marcados Pelo Mal é um spin-off da franquia de terror Atividade
Paranormal. No filme Jesse é um adolescente latino do subúrbio de Los Angeles
que após acordar com uma estranha marca em seu corpo começa a ser perseguido
por forças misteriosas enquanto sua família e amigos tentam salvá-lo.
Confissões de
Adolescente
Sinopse: Segue as
confusões das jovens amigas Tina Bianca Alice e Carina. Versão para o cinema da
série Confissões de Adolescente que foi exibida na TV brasileira entre 1994 e
1996. A direção é de responsabilidade de Daniel Filho.
De repente pai
Sinopse: De Repente Pai é
estrelado por Vince Vaughn no papel do gentil fracassado David Wozniak cujas
doações anônimas para uma clínica de fertilização 20 anos antes resultaram em
533 filhos. Agora David deve embarcar em uma jornada que o leva a descobrir não
apenas seu verdadeiro eu mas também o pai que ele pode se tornar.
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