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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 9 de outubro de 2012

Cine Especial: EXPRESSIONISMO ALEMÃO - UMA SINFONIA DE LUZES E SOMBRAS: EXTRA

O curso ministrado por Carlos Primati já começou, mas me peguei vendo mais dois filmes do período neste final de semana. Portanto solto ai mais dois grandes clássicos do expressionismo.   


A Caixa de Pandora
  
Sinopse: Louise Brooks, neste audacioso e magistral melodrama, que se tornou uma obra prima indiscutível do cinema, ela interpreta Lulu, a amante de um editor de jornal que depois de casar-se com ele, uma série de acontecimentos trágicos rondarão sua vida.

Muitos consideram o expressionismo alemão, como a semente que deu a origem a diversos gêneros, desde ficção, terror e filmes noir. Esse ultimo, aliás, é um gênero que ficou marcado por suas lindas, e fatais mulheres, sendo que uma das grandes precursoras desses maus caminhos  é Louise Brooks.
Dona de uma incrível beleza, e um corte de cabelo inconfundível, Brooks viveria neste filme, um papel que muitos dizem que não era muito diferente de sua vida pessoal que era em volta de muitos homens. Se for verdade ou não, isso pouco importa, sendo que ao fazer a personagem Lulu, uma mulher que domina, e conquista os homens com um olhar, e um sorriso, foi o suficiente para ficar no imaginário de qualquer cinéfilo que se preze.
Como só isso não bastava, o cineasta Georg Wilhelm Pabst, cria um universo na trama, em que os personagens se vêem envolvidos em volta da protagonista, seja para lhe conquistar ou para se beneficiar de acordo com a situação em que ela está envolvida. Curiosamente, não foram somente os homens, que se viam envolta dela, sendo que a condessa Anna Geschwitz é considerada por muitos historiadores como sendo a 1ª personagem lésbica do cinema, mesmo no contra gosto da atriz Alice Roberts que fez a personagem.
Com um final que deixa os personagens a mercê dos resultados dos seus próprios erros, A Caixa de Pandora é uma verdadeira aula de sugestão e gestos dos personagens, em que basta um olhar para se dizer tudo o que o eles pensam e o que irão fazer.  
  
A Morte Cansada

Sinopse:Recém-chegada a um vilarejo perdido no tempo, A Morte compra um terreno ao lado do cemitério local, onde constrói um gigantesco muro ao redor. Segue um casal em lua-de-mel e leva o marido, assim fazendo com que sua esposa o procure... ou melhor, cometa o suicídio para encontrá-lo.

A primeira vista, esse filme mais parece do Murnal do que de Fritz Lang, principalmente para aqueles que assistiram aos filmes do primeiro, como Nosferatu, e Fausto que eram em volta de um visual gótico e deslumbrante. Embora todo muito saiba que Lang, foi um diretor não preso a um único gênero, e ao contar uma fabula sobre o significado da vida e da morte, mostra como o cineasta possuía certa versatilidade, que há quem diga, vinha muito da ajuda da sua esposa da época  Thea von Harbou, que trabalhava como roteirista para ele.
A trama em si, é uma bela fabula sombria, em que mostra até aonde a protagonista irá para conseguir o seu amado de volta. Neste ponto, Lang nos brinda com uma historia imaginativa, em que cada vela apresentada no lar da morte, seria então outras vidas. É-nos apresentado então três historias sem interligação, mas que serve de desafio para a protagonista vencer a morte. Esse ponto, para mim é interessante, sendo que me lembrou muito a forma de contar historias de como o estúdio inglês Amicus apresentava em seus filmes. Sendo assim, não me surpreenda se o rival da Hammer na época, tenha se inspirado neste clássico para a realização de seus projetos.   
Visto atualmente, é uma trama que faz agente sentir, que já tenhamos testemunhado uma historia parecida em outras mídias, mas que neste filme, ela é muito bem orquestrada pelo cineasta austríaco.

Leia mais sobre o expressionismo alemão clicando aqui. 

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Cine Dica: SALA P. F. GASTAL RECEBE MOSTRA INDIE



A Sala P. F. Gastal recebe a partir de terça-feira, 9 de outubro, a itinerância da Mostra Indie, um dos festivais internacionais de cinema mais importantes do país. Ao longo de uma semana, o público cinéfilo local poderá entrar em contato com alguns dos highlights da Indie 2012, a começar pelo premiadíssimo longa brasileiro O Som ao Redor, de Kléber Mendonça Filho, de quem a Sala P. F. Gastal já exibiu o documentário Crítico.
Uma seleção das retrospectivas dedicadas pela Indie 2012 ao diretor russo Aleksey Balabanov, ao norte-americano Charles Burnett e ao japonês Kazuyoshi Kumakiri se incluem desde logo entre os momentos históricos na trajetória da Sala P. F. Gastal. Balabanov é tido como um dos grandes cronistas da Rússia pós-glasnost. Burnett foi considerado pelo jornal The New York Times "o mais talentoso entre os cineastas negros do cinema americano". Kumakiri, a partir do sucesso internacional do cultuado Banquete das Bestas (1997), vem construindo uma obra aclamada por sua inusitada combinação de horror e denúncia política.
Vale destacar ainda, entre outras atrações, a estréia do último filme do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, Hotel Mekong, lançado este ano no Festival de Cannes. Depois de apresentar pela primeira vez na capital gaúcha as obras-primas Mal dos Trópicos e Síndromes e um Século, o novo Apichatpong inaugura a programação da Indie 2012 na Sala P. F. Gastal, oportunizando novamente aos seus freqüentadores o contato com a filmografia deste que é um dos principais artistas contemporâneos em atividade.
Mais informaçoes e horários das sessões vocês conferem na pagina da sala clicando aqui.

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segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cine Dica: Em Cartaz: CORALINE: E O MUNDO SECRETO


Sinopse: Entediada em sua nova casa, Caroline Jones (Dakota Fanning) um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.
  
Tenho boas lembranças com Coraline, pois afinal de contas, foi o primeiro filme em 3D que eu assisti no cinema. Aliás, Coraline demonstrou ser um ótimo exemplo, de como usar essa ferramenta de uma forma certeira, porque no filme, ela somente soltava aos nossos olhos, quando a protagonista adentrava em outra realidade. O filme também me pegou numa época em que ainda estava conhecendo o universo de Neil Gaiman pelos quadrinhos, pois eu ainda estava lendo a série Sandman que estava sendo relançada naquela época. Do pouco que eu conhecia, já era o suficiente para ficar encantando com o universo do escritor inglês, e Coraline é o mais bem sucedido filme para o cinema, ao transpor na tela toda essa magia de grande conteúdo.
Claro que esse sucesso, muito se deve ao fato de Coraline ser uma historia concebido ao publico mais jovem, mas todos os ingredientes de Gaiman estão lá, desde as outras realidades, a gatos no mínimo misteriosos. Tudo isso, muito bem orquestrado pelo cineasta Henry Selick, que embora tenha ficado um pouco eclipsado pela visão autoral de Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack (1993) é um filme dirigido por ele com maestria e muito desse talento novamente se vê Coraline. Com uma jovem protagonista cheia de carisma, e que faz qualquer criança se identificar com ela, Coraline: E o Mundo Secreto rapidamente se tornou um clássico instantâneo mais do que merecido, e é por isso mesmo, que o filme retorna em cartaz no Cine Bancarios nesta semana, no embalo do dia da criança.
Portanto, soltem a sua imaginação, e embarquem no universo do sonhar.      
    
 Curiosidades: Coraline se tornou a 1ª animação em stop-motion a ser feita originalmente para o formato 3D e também o mais longo filme neste formato.A gema de ovo que a Outra Mãe despeja em uma vasilha forma a imagem do personagem principal de O Estranho Mundo de Jack (1993), também dirigido por Henry Selick.

Em cartaz: As 15 horas no  CineBancários: Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre.

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Cine Dica: MOSTRA “NELSON RODRIGUES – 100 ANOS”


9 a 14 de outubro de 2012
 Entrada Franca

Na semana em que comemora seu quarto ano de existência – a ser celebrado em 14 de outubro –, o CineBancários oferece um presente aos seus frequentadores: uma mostra em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Nelson Rodrigues. Considerado o maior dramaturgo do país, Nelson também foi cronista, contista e romancista, e suas tramas sempre atraíram a atenção dos cineastas brasileiros em diferentes épocas. Marcada por uma visão extremamente crítica em relação ao moralismo e à hipocrisia da classe média, a obra de Nelson Rodrigues conheceu enorme popularidade nos teatros e livrarias. Este sucesso se repetiu no cinema, onde suas histórias recheadas de adultérios, incestos e paixões arrebatadas deram origem a uma série de filmes memoráveis, atraindo uma multidão de espectadores.
 Esta mostra conta com o patrocínio do Banrisul, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio da Programadora Brasil.
Mais informações, e horários das sessões, vocês conferem na pagina da sala clicando aqui. 


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sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Cine Especial: EXPRESSIONISMO ALEMÃO - UMA SINFONIA DE LUZES E SOMBRAS: FINAL

De 08 á 11 de outubro, estarei participando do curso EXPRESSIONISMO ALEMÃO - UMA SINFONIA DE LUZES E SOMBRAS, criado pelo Cena Um e ministrado pelo especialista no assunto Carlos Primati. E enquanto os quatro dias não vêm, por aqui, estarei postando os principais filmes, sobre o melhor período cinematográfico da Alemanha.
  
Gabinete do Dr Caligari
Sinopse: Hipnotizado pelo maléfico Dr Caligari, sonâmbulo vai assassinando diversas pessoas, até se rebelar quando lhe é exigido que mate bela jovem.

  
Em certa ocasião Tim Burton disse uma vez que se inspirava e muito no diretor Ed Wood nas suas criações, mas pelo visto, a filmografia de Wood não foi sua única inspiração. Assistindo recentemente o Gabinete do Dr. Caligari (dirigido por Robert Wiene), percebo vários elementos visuais que sempre estiveram nos filmes de Burton. Pegue o filme Batman: O Retorno como maior exemplo: o Pingüim (Dany Devito) na visão de Burton, era idêntico a Caligari. Marco do expressionismo alemão, fascina até hoje pelos criativos cenários e pela brilhante iluminação, que remetem o filme a um belíssimo clima surrealista que não deve nada ao salvador Dali. Trazendo ainda um desfecho fabuloso e surreal, O Gabinete do Dr. Caligari talvez tenha sido uma das obras mais influentes de todos os tempos: é fácil assistir o filme e pensar o quanto dele é tomado como referência, não só em obras feitas na época depois dele, como até hoje (o desfecho deve ter sido assistido inúmeras vezes por David Lynch, por exemplo). Merece ser revisto, relembrado, ou, descoberto pelos novos cinéfilos de hoje. 

Leia também: Partes 1,2,3 e 4.


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Cine Dicas: Estreias no final de semana (05/10/12)

Como uma final de semana de estreias bem diversificadas, não poderia deixar de mencionar a sessão Aurora desse mês que acontece na Usina do Gasômetro. O filme em questão que será exibido com debate é A Negra de...Mais informações vcs conferem na pagina da sala clicando aqui. Para todos um ótimo final de semana e boas sessões!    

Hotel Transilvânia

Sinopse: O Hotel Transilvânia é um resort cinco estrelas que serve de refúgio para que os monstros possam descansar do árduo trabalho de perseguir e assustar os humanos. O local é comandado pelo Conde Drácula (Adam Sandler), que resolve convidar os amigos para comemorar, ao longo de um fim de semana, o 118º aniversário de sua filha Mavis (Selena Gomez). O que ele não esperava era que Jonathan (Adam Samberg), um humano sem noção, fosse aparecer no local justo quando o hotel está repleto de convidados e, ainda por cima, se apaixonasse por Mavis.

Busca Implacável 2

Sinopse: Um agente da CIA aposentado volta à ativa durante viagem à Istambul depois que sua família é ameaçada.

  
A VIDA DE OUTRA MULHER 

Sinopse: A história de Marie (Juliette Binoche), uma mulher de 40 anos que acorda pensando ter 25. Esqueceu de 15 anos de sua vida e ainda vive uma história de amor que já terminou. Agora, ela tem uma segunda chance de reconquistar o amor de sua vida.


Antonio Conselheiro - O Taumaturgo dos Sertões

Sinopse: Líder espiritual e político na vida de Canudos, Antônio Conselheiro ganhou popularidade pelos sertões do Nordeste brasileiro graças também à religiosidade da população e o descaso dos governantes. De discurso forte e popular, ele despertava a paixão dos fiéis e a ira dos coronéis, que o consideravam uma ameaça aos seus interesses.


Até que a Sorte nos Separe

Sinopse: Tino é um pai de família de classe média que vê sua vida e, especialmente, seu casamento com Jane, completamente transformados após ganhar na loteria. O problema é que ele acaba perdendo tudo em dez anos de uma vida de ostentação. A partir daí, com a ajuda do vizinho Amauri e de seu melhor amigo Adelson, ele cria uma série de situações hilárias para que sua esposa, grávida do terceiro filho, não perceba que está falido.


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CINE ESPECIAL: FELIZ ANIVERSÁRIO JAMES BOND


 Leia tudo sobre 007 clicando aqui.

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