Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
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sábado, 11 de agosto de 2012
NOTA: EM BREVE NO MEU BLOG....
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Cine Especial: BATMAN NO CINEMA: FINAL
Batman Begins
DIRETOR NÃO SE
INTIMIDOU E CRIOU UM INICIO DEFINITIVO PARA O HOMEM MORCEGO
sinopse: Marcado pelo
assassinato de seus pais quando ainda era criança, o milionário Bruce Wayne
(Christian Bale) decide viajar pelo mundo em busca de encontrar meios que lhe
permitam combater a injustiça e provocar medo em seus adversários. Após
retornar a Gotham City, sua cidade-natal, ele idealiza seu alter-ego: Batman,
um justiceiro mascarado que usa força, inteligência e um arsenal tecnológico
para combater o crime.
Após o fiasco que a
Warner fez com Batman e Robin, parecia que jamais haveria uma chance de Batman
retornar aos cinemas para limpar a sua imagem depois daquele vexame. Eis que
então, a Warner decidida a trazer novamente o herói de volta, contratou
Christopher Nolan, que soube criar um filme, cuja trama não só soube respeitar
o personagem do inicio ao fim, como também criou o universo do morcego algo
mais crível para o nosso mundo real. A
trama não tem pressa em apresentar o personagem já encapuzado, e sim
mostrar todo o desenvolvimento e os motivos que levaram um homem a combater o
crime de uma cidade corrupta, sendo algo que nem nas outras adaptações soube
mostrar isso. Christian Bale faz do seu personagem, algo mais humano, e também
não esconder as dores que carrega ao longo dos anos e desde já se tornou o
melhor Bruce Wayne/Batman. Michael Caine, Liam Neeson, Morgan Freeman, Gary
Oldman, Ken Watanabe, Katie Holmes, Cillian Murphy, Tom Wilkinson e Rutger
Hauer completam o elenco de estrelas, nesse belo filme que trouxe respeito e
dignidade de volta para o ícone dos quadrinhos
Curiosidades: Antes
do início das filmagens o diretor Christopher Nolan reuniu todo o elenco para
uma sessão privada de Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982). Após o
encerramento do filme, Nolan disse a todos que era daquele jeito que queria que
fosse Batman Begins. Apesar de Cillian
Murphy não ter sido escolhido para interpretar Batman, o diretor Christopher
Nolan gostou tanto de seu teste de cena que o convidou para interpretar o
personagem Espantalho.
O CAVALEIRO DAS TREVAS
Sinopse: Em sua nova
aventura para o cinema, Batman segue como o vigilante de Gotham City e tem Jim
Gordon (Gary Oldman) e o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) como
aliados, além do apoio de seu fiel mordomo Alfred (Michael Caine) e do amigo
Lucius Fox (Morgan Freeman). Mas um inimigo surge para ameaçar a paz da cidade:
o Coringa (Heath Ledger), que inicia uma série de ataques e ameaça Rachel Dawes
(Maggie Gylenhaal). Batman então percebe que não enfrenta simplesmente mais um
vilão, e sim um adversário maquiavélico e inteligente que não poupará esforços
para sair triunfante da batalha.
Christopher Nolan
havia feito no filme anterior, um filme correto e no momento certo para tentar
revitalizar o personagem no cinema, ao fazer um filme pé no chão em que a
ficção se misturasse com a realidade. Agora, ninguém esperava que a seqüência
fosse tão boa ao ponto de chegar a um novo patamar nas adaptações das historias
em quadrinhos. Se no filme anterior era trazer mais realismo ao universo do
morcego, aqui mostra o que realmente aconteceria se uma pessoa decidisse
combater o crime, sendo que sempre haveria conseqüências e o nome de uma delas
é Coringa.
Ao introduzir o
personagem no filme, a trama vai a níveis nunca alcançados antes em outras
adaptações de HQ. Quando acha que o personagem já fez de tudo, pode esperar
pelo efeito surpresa e isso, claro, se deve a sombrosa interpretação de Heath
Ledger. Se em 2006 ele ousou ao interpretar o caubói gay em O Segredo em
Brokeback Mountain de Ang Lee, aqui ele simplesmente desaparece no personagem
tornando um ser humano assustador e imprevisível que deseja nada mais alem do
mais puro caos.
Com isso, o filme
explora até que ponto vai a maldade e a loucura humana, até que ponto o ser
humano pode ou não ceder ao seu lado sombrio perante o horror que há no mundo,
e isso é muito bem retratado pelos personagens Batman/Bruce (Christian Bale),
Gordon (Gary Oldman) e Harvey Dent (Aaron Eckhart, espetacular), uma trindade
que se uniu para o bem de uma cidade, mas mal sabem que haveria tantos
sacrifícios em prol de algo maior.
Cenas ação realistas
ao extremo, e espetaculares em momentos de pura tensão psicológica, fazem desse
filme um dos melhores dos últimos anos que infelizmente não foi reconhecido
muito bem na academia (com exceção Heath Ledger que acabou sendo indicado e
ganhando todos os prêmios incluindo o Oscar).
Leiam também: Batman:
O Cavaleiro das Trevas Ressurge
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Cine Dicas: Estreias no final de semana (10/08/12)
Após semanas, com estréias de super produções no
cinema, Porto Alegre se rende um pouco a
pequenos filmes, mas que tem muito a dizer. Começando com o filme Amor em
Transito, filme Argentino que estréia hoje no Cine Santander e terá a presença
ilustre do próprio diretor Lucas Blanco. Como os roadie movie são a bola da vez
de uns dois anos pra cá (vide o recente Na Estrada), A beira do Caminho é a
mais nova pedida desse gênero e o retorno do cineasta Breno Silveira (2 Filhos
de Francisco) na direção.
Enfim, desejo a todos um ótimo final de
semana, bons filmes e aguarde por um certo agente inglês que irá começar a
dominar o blog por aqui. Confiram as estreias:
Amor em
Trânsito
Sinopse: Em duas tramas, os
dois casais se conhecem na capital argentina, mas estão em trânsito: Mercedes
está prestes a embarcar para Barcelona, e Juan acaba de chegar à Argentina depois
de muitos anos fora. Conhecem respectivamente Ariel e Micaela em meio a
desencontros com outros namorados.
À Beira do Caminho
Sinopse: A emocionante história de João um homem que encontra na estrada
uma saída para esquecer os dramas de seu passado. Por acaso ou sorte seu
caminho se cruza com o de um menino em busca do pai que nunca conheceu. A
partir desse encontro nasce uma bela relação que movimentará odelicado
equilíbrio construído por João para enfrentar seus fantasmas.
A Primeira Coisa Bela
Sinopse: Bruno
Michelucci, professor de literatura em uma escola de hotelaria de Milão,
sobrevive às recordações de uma infância de novela e à beleza embaraçosa de uma
mãe vital e extrovertida. Tudo começa no verão de 1971, quando, na tradicional
eleição da Miss da praia mais popular de Livorno, Anna, sua mãe, foi coroada
inesperadamente como ?a mãe mais bela do verão?. A partir de então, chegam os
problemas para a família Michelucci, e viver se converterá a toda uma aventura
que vai superando Bruno até chegar aos nossos dias, quando Valeria, sua irmã,
decide reconciliar Bruno com seu passado e com sua mãe.
A Tentação
Sinopse: Nesse thriller
focado em uma corrida contra o tempo, filosofias opostas de dois homens
envolvidos em um complicado triângulo amoroso com uma bonita mulher (Liv Tyler)
se transformam em uma séria batalha que aborda as forças de vontades desses
dois homens. Na trama, o fundamentalista cristão (Patrick Wilson) força o ateu
(Charlie Hunnam) a ficar dependurado no topo de um alto edifício. O
fundamentalista dá ao ateu uma hora para escolher entre sua a própria vida e a
vida de outra pessoa, enquanto um policial (Terrence Howard) tenta convencê-lo
a descer do topo desse edifício. Sem acreditar na vida após a morte, seria ele
capaz de fazer tal sacrifício? “A TENTAÇÃO” (The Ledge) é um estudo do amor e
da convicção das personalidades envolvidas que nos força a nos perguntar quão
longe iríamos por algo em que realmente acreditássemos.
Lola
Sinopse: Em um mundo cada vez mais conectado pelas redes sociais Lola e
seus amigos navegam entre romances e amizades no colégio enquanto lidam com a
dificuldade de manter uma comunicação saudável com os pais. LOLA é uma autêntica
e divertida comédia que retrata com bom humor e naturalidade a realidade dos
jovens de hoje em dia.
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quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Cine Especial: OS BICHOS PAPÕES DO CINEMA DA MINHA INFANCIA
Muitos
dos grandes clássicos do terror, eu acabei vendo somente anos mais tarde, quando
tinha olhos e coração mais forte para encará-los, pois sinceramente, eu era
muito medroso quando eu era pequeno. Naqueles tempos (inicio dos anos 80) eu
tinha interesse, mas tinha o maior medo dos filmes de terror, tanto, que
somente quando determinado filme era anunciado eu tremia nas bases. Verdade
seja dita, a forma que o SBT anunciava antigamente, os filmes de terror e suspense
davam o maior calafrio, mesmo quando o filme era o mais puro trash.
Pensando
nisso, solto abaixo os filmes que me deixaram com as pernas bambas quando pequeno,
e não me importo se vocês forem rir de mim, pois é para descontrair mesmo.
OS
OLHOS NO ESCURO
Não,
o titulo do filme não é esse, sendo que nem sei qual era o titulo do filme,
pois nem sequer cheguei a assisti-lo e sim vi o SBT anunciar unicamente. Bom,
para inicio de conversa, estava assistindo a saudosa sessão das 10 do canal,
que estava passando o clássico infantil A Flauta Mágica. Quando estava dando os
comerciais, o SBT anuncia para a próxima
atração, um filme de terror que nem me lembro o nome, mas que unicamente
mostrava uns olhos arrepiantes no escuro e fazendo uma garota gritar e embalado
pela voz assustadora do narrador do canal.
Foi
então o suficiente para torcer, que a ultima parte do filme terminasse, para
então corresse para cama do meu quarto, mas para o meu azar, nos morávamos numa
área verde e tinha que subir umas escadas. Foi à subida mais longa da minha
vida, pois tive que subir com a luz desligada e minhas pernas amoleceram de
tanto medo, chegando a quase a rastejar nos degraus. Se tudo isso, foi por
causa da próxima atração do SBT, imagine se tivessem anunciado o Exorcista na
época.
Alligator - O
Jacaré Gigante
O clássico B do
diretor Lewis Teague, foi um enorme sucesso no canal do dono do Baú, tanto, que
ele vinha com aquela propaganda que a família dele viu e adorou etc. Naquele
tempo (três ou quatro anos eu tinha) eu já era vidrado em assistir tudo que
passava no SBT e queria porque queria ver Alligator. Mas como eu era um pequeno
menino covarde, quando bichão comia as pessoas, eu tinha medo de olhar e me
escondia rapidamente atrás do sofá.
Devido a isso,
tinha medo de qualquer lagarto que aparecia na cozinha naquela época,
acreditando que ele iria para o ralo e se transformasse num monstro. Vendo
atualmente, acho bem difícil uma criança se impressionar facilmente, pois até
mesmo quando Alligator esta andando na rua, percebemos quando os carros ou prédios
são maquetes.
O ATAQUE DAS FORMIGAS GIGANTES
Refilmagem para a TV, do clássico dos anos
50, o Mundo em Perigo. Foi outro filme, que o SBT incansavelmente reprisava a
exaustão na época e a luz do dia, só não me lembro se existiam cortes. Duas
coisas, que esse filme me amedrontava na época quando pequeno, que eram: o
barulho que elas faziam, quando atacavam as pessoas, sendo que parecia mais um
grito de mulher misturado com qualquer outra coisa, e claro, a morte das
pessoas sendo devoradas por elas, em que as cenas, a câmera ficava em movimento
constantemente.
Visto hoje, é até bem risível os efeitos
especiais, onde as formiga eram, às vezes bonecos, ou formigas de verdade mesmo,
que eram aumentadas com truques de câmera.
TUBARÃO
Um dos meus filmes preferidos do mestre
Steven Spielberg, mas se ele assombrou inúmeras pessoas já adultas nos anos 70,
o que dizer então, de um menino que ficou com as pernas moles por causa de um
anuncio de um filme de terror na TV. Na verdade, do inicio até o final do
filme, até que não me assustou muito, mas a cena que o tubarão começa a devorar
Quint (Robert Shaw), foi algo que me deu embrulho no estomago. Curiosamente, só
fui assistir a esse clássico, quando já tinha visto Tubarão 2, que de uma forma
ingênua na época, achava mais assustador
que o primeiro.
O INCRÍVEL HULK
Toda a criança que se prezava na época, fazia questão de se sentar na frente na TV,
para assistir ao seriado clássico do Incrível Hulk e eu não era diferente. Mas
se tem uma coisa que eu me lembro quando eu assistia a essa série, e rio
bastante quando me recordo, é o fato que eu sempre tinha medo da transformação do herói.
Adorava quando Lou Ferrigno rugia, corria em câmera lenta e arremessava a
pessoas que nem bonequinhos, mas antes disso, quando David Banner (Bill Bixby) começava
a sentir dor (ou nervoso) e começava a ficar com os olhos verdes, aquilo me
assustava de monte e rapidamente me escondia atrás do sofá.
Minha mãe se irritava comigo por causa disso,
ficava dizendo sempre que a transformação não era nada demais, mas vai dizer
isso para mim naquela época, não tinha como me convencer do contrario.
Enfim, recordando desses cinco momentos
assustadores da minha infância, fico me perguntando como seria então se tivesse
encarado verdadeiros pesos pesados dos filmes de terror como o Exorcista e a
Profecia. Em parte, até compreendo porque tem vários psicólogos por ai, dizendo
que as crianças devem ser sim poupadas de certos filmes violentos, senão elas
podem ficar traumatizadas pelo resto da vida. Atualmente é raro um filme de
terror me causar arrepios, mas quando eles acontecem felizmente não me escondo
mais atrás do sofá.
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quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Cine Especial: BATMAN NO CINEMA: Parte 4
Com o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge nos
cinemas, vamos recapitular todas as aventuras do homem morcego que já teve no
cinema, confiram:
BATMAN: A MASCARA DO FANTASMA
Sinopse: Desenho
animado no qual Bruce Wayne, o Homem-Morcego, combate o Fantasma, um novo
bandido que mata um grande criminoso e faz parecer que o herói encapuçado
cometeu o crime, fazendo com que Gotham City se volte contra ele. Além disso,
Batman ainda precisa se preocupar em defender a cidade do Coringa, um vilão
extremamente perigoso.
Entre sucessos e
fracassos que o homem morcego teve durante a década de 90, a série de desenho
animado para a TV, comandada pelo gênio Bruce Tim, se tornou rapidamente um
sucesso de publico e de critica, chegando até mesmo a conquistar alguns prêmios
importantes da TV norte americana. Todos esses louros se deve unicamente, pelo
fato da série seguir fielmente as raízes do herói, e ao mesmo tempo injetando um
estilo retro, que é muito parecido com a série clássica do Superman dos 40, que
acabou sendo uma grande fonte de inspiração.
Com o sucesso em
mãos, a Warner enxergou projetar esse universo para o cinema, o que acabou se
concretizando em novembro de 1992, com o lançamento de Batman: A Mascara do
Fantasma, que mostra tanto a origem do herói, como também do Coringa, que de
uma forma indireta, foi responsável por colaborar com a origem do herói. Embora
com uma animação econômica em alguns momentos, o filme conquista o espectador
por apresentar uma trama mais sombria e humana do herói, que fica dividido entre
proteger a sua cidade ou ter uma vida normal, ao lado da sua primeira namorada,
Andréia.
Com um ato final que
reserva inúmeras surpresas e com um Coringa completamente enlouquecido (dublado
de uma forma excepcional por Mark Hamill), Batman: A Mascara do Fantasma era um
bom exemplo, de como as historias do homem morcego deveriam ser trilhadas no
cinema. Pena que a Warner demorou em se dar conta disso.
Curiosidade: Inicialmente,
era intenção da Warner lançar Batman - A Máscara do Fantasma apenas em vídeo,
mas pouco após o início da produção o estúdio resolveu lançar o filme nos
cinemas americanos. Com isso, a equipe de produção do filme teve menos de um
ano para poder começar e concluir o filme.
Batman do Futuro - O Retorno do
Coringa
Sinopse: Enquanto
busca descobrir os segredos por trás do Coringa, Terry McGinnis, o novo Batman,
descobre também a verdade por trás do maior mistério da carreira do Batman
original: a verdadeira história em que Bruce Wayne e o Coringa se enfrentaram
pela última vez. Mas quando o Coringa retorna à ativa e quase mata Wayne, é
hora do novo Batman vingar seu mentor e acabar de uma vez por todas com a
ameaça do palhaço assassino.
Com o imenso sucesso
de Batman: A Série animada, o universo do homem morcego animado gerou inúmeros frutos,
como a elogiada Liga da Justiça, porém, uma desacreditada idéia de mostrar o
personagem num possível futuro, acabou rendendo boas historias. A trama mostra o
velho Bruce Wayne, comandando de longe pela Bat-caverna, o novo Batman, Terry
McGinnis, que combate o crime, numa Gotham City futurística. A série acabou
rendendo um elogiado filme para video, Intitulado Batman: O Retorno do Coringa,
que embora a origem do retorno do arquiinimigo do homem morcego no futuro soe um
tanto que forçada, a trama ganha pontos por colocar os personagens centrais em situações
em que se testa o lado psicológico de cada um deles, principalmente quando a
historia retorna ao passado, mostrando a queda do segundo Robin e aparentemente
morte do Coringa.
Após o retumbante
fracasso de publico e de critica de Batman e Robin no cinema, por muito tempo
Batman: O Retorno do Coringa salvava um pouco a honra e imagem do homem morcego,
que foi tão judiada no cinema naquela época.
Leiam
também: Batman:
O Cavaleiro das Trevas Ressurge
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Cine Dica: Em Breve no Cine bancários: Vou Rifar Meu Coração
Sinopse: Documentário que
trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra
dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega.
Letras de músicas de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick
Soriano, Evaldo Braga, Nelson Ned, Amado Batista e Wando, entre outros, formam
verdadeiras crônicas dos dramas da vida a dois. Em Vou rifar meu coração, os
temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas
comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade de pessoas reais, em
situações reais.
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terça-feira, 7 de agosto de 2012
Cine Especial: PAUL THOMAS ANDERSON
Nas ultimas horas,
foi anunciado que o mais novo filme de Paul Thomas Anderson ("The Master") irá concorrer no próximo festival
de Veneza. Embora tenha ainda uma filmografia pequena, Anderson chamou muito
atenção pela sua ousadia, forma de filmar e o talento por saber comandar um
super elenco, onde cada personagem é fator importante para desenrolar da trama.
Lembrando disso, solto abaixo os principais e melhores filmes da carreira desse
engenhoso diretor.
Boogie Nights -
Prazer Sem Limites
Sinopse: Eddie (Mark
Wahlberg) é um ator novato que acaba sendo descoberto por Jack Horner (Burt
Reynolds), um diretor de filmes pornográficos que considera seu trabalho uma
forma de arte. A partir daí, Eddie muda seu nome e passa a se envolver cada vez
mais em um mundo de prazer e drogas.
No seu segundo longa
metragem, o cineasta Anderson fez um raro mergulho do cinema convencional no
pornô de Hollywood. Sem moralismo, ele expõe esse mundo tão polêmico com ternura.
Mesmo distante de problemas práticos, com advento do video nos anos 80
alternando a conduta dos produtores, os integrantes do cinema erótico mantêm,
segundo Anderson, uma união efetiva quase familiar. Finalista em três
categorias do Oscar (roteiro original,
atriz coadjuvante para Julianne Moore e ator coadjuvante para Burt Reynold), o
filme ainda reserva a presensa de um dos grandes mitos do pornô, que é a bela
veterana Hartley, que no filme é uma ninfomaníaca esposa de um técnico, interpretado pelo
ator William H. Macy (A Vida em Preto e Branco).
Embora com elenco
cheio de rostos conhecidos, muitos se lembram que esse foi o filme que
consagrou Mark Wahlberg (Os Infiltrados) e até hoje é considerado o melhor
desempenho da carreira do ator. A cena em que ele se descontrola perante todos
e seus últimos minutos em cena (fazendo uma referencia ao clássico Touro Indomável,
mas de uma forma desconcertante), são dignas de nota.
Magnólia
Sinopse: A história
se desenvolve em Los Angeles, nos arredores da rua Magnólia, acompanhando um
dia na vida de nove personagens, que moram na mesma área e cujas histórias se
cruzam por coincidências do destino. O filme aborda diversos temas polêmicos,
como incesto, homossexualidade, drogas e violência.
Clássico do
inesquecível ano de 1999 continua sendo arrebatador e com um dos finais mais
enigmáticos de todos os tempos. Ousado mosaico dramático dirigido e escrito por
Anderson que chamou a atenção da critica por Boogie Nights. A semelhança de
Shorts Cuts, de Robert Altman, o roteiro apresenta vários personagens do inicio
desconexos. A excessiva duração do filme é a proposta do diretor, que quis
compor um épico sobre dramas comuns. O roteiro pesado, alguns espectadores
testarão os seus nervos ou usarão muitos lenços. Atuações surpreendentes, onde
se destaque Cruise, vencedor do Globo de Ouro 2000 de ator coadjuvante, ótimo
papel de um guru dos machistas.
É um filme que possui
inúmeros momentos magistrais, sendo que um todo mundo conhece, só não vou dizer
aqui para não estragar a surpresa daqueles que não viram, mas adianto que, como
eu disse acima, acontece nos minutos finais e com certeza é das coisas mais imprevisíveis
que já vi num filme. A outra cena é aquela em que todos os personagens da
trama, fragilizados perante as situações difíceis que andam passando, começam a
cantar a bela musica “Aimee Mann - Wise Up”. Curtam esse momento abaixo.
Curiosidades:O filme faz várias
referências ao número 82. Este número se refere a uma passagem da Bíblia, mais
especificamente ao livro do Êxodo, 8:2. Jason Robards (Era
uma vez no Oeste), em seu último papel no cinema, vindo à falecer pouco depois
do fim das filmagens.
Sangue Negro
Sinopse: Virada do
século XIX para o século XX, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview
(Daniel Day-Lewis) é um mineiro de minas de prata derrotado, que divide seu
tempo com a tarefa de ser pai solteiro. Um dia ele descobre a existência de uma
pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo está transbordando do solo.
Daniel decide partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). O nome
da cidade é Little Boston, sendo que a única diversão do local é a igreja do
carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). Daniel e H.W. se arriscam e logo
encontram um poço de petróleo, que lhes traz riqueza mas também uma série de
conflitos.
O Cidadão Kane do século 21.
Exageros a parte, o filme é ótimo por dois motivos: 1) Paul Thomas Anderson,
que desde maravilhoso, Magnólia, não fazia um filme tão marcante. 2º) Daniel
Day-Lewis que em cada filme que atua, age como se fosse seu ultimo desempenho
da carreira e que acaba dando tudo de si numa atuação extraordinariamente
assustadora. O filme é uma verdadeira critica ao consumismo de petróleo
desenfreado que existe, tanto ontem como atualmente e a típica historia que dinheiro
não é tudo, mas que aqui funciona a dedo.
Não tem como não deixar de
se lembrar dos primeiros dez minutos de filme, onde simplesmente não a palavras
dos personagens que se apresentam na trama, sendo que unicamente as coisas
ficam acontecendo na tela, embalado com uma bela trilha sonora e que as imagens
apresentadas falam por si, algo que é muitíssimo raro no cinema atual. E
logicamente, os minutos finais da trama são dignos de nota, onde Day Lewis
discursa sobre as engrenagens do seu universo envolta do petróleo, no qual é
encerrado de uma forma primorosa e desconcertante. Lewis acabou levando o seu
segundo Oscar (o primeiro foi por Meu Pé Esquerdo), sendo uma das premiações mais
justas da academia dos últimos anos.
Um filme que será lembrado a cada ano que
passar.
E em breve:
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