Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Neste mês das bruxas, vamos relembrar de umas das sessões de filmes que agente assistia na TV que mais deixou saudades, o Cine Trash. O programa comandado pelo saudoso Zé do Caixão exibia filmes de terror de baixo orçamento, mas muitos se tornaram pequenos clássicos do gênero e que muitos se lembram com bastante saudosismo.
Sinopse: grupo de estudantes de medicina que decidem participar de um estranho jogo(tipo rpg) na cia do seu professor(roddy macdowell) dentro do edificio onde estudam a noite, por azar deles um babuíno acorda de uma dose cavalar de calmantes e foge pelos corredores do prédio causando pânico e morte entre os envolvidos no jogo.
Depois desse filme, qualquer babuíno que uma pessoa vê hoje em dia num zoológico, imediatamente se lembra dessa produção. Shakma - A fúria Assassina pode ser considerado um trash, mas acaba entretendo pela sua história bizarra e suspense na medida certa. Exibido somente uma ou duas vezes na sessão do cine trash, o filme logo se tornou um clássico instantâneo da sessão. Mesmo sendo um filme de terror de baixo orçamento, Shakma se torna interessante por mostrar inúmeras cenas impactantes de violência explícita do enfurecido primata.
Nos dias 22 e 23 de outubro, estarei participando do curso O FANTASTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, na Rua General da Câmera 424 – Porto Alegre/RS. Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme que esse fantástico diretor criou e que foi um dos primeiros que fez nascer o conceito “blockbuster”.
ET, o Extra-terrestre
Sinopse: Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade.
Suspense, sustos, gargalhadas, ternura e lirismo. Grande clássico dos 80 que arrastou milhares de pessoas de todos os cantos do mundo, para assistir a amizade de um garoto com ser vindo do espaço. Spielberg cria aqui uma fabula moderna cheia de esperança, embalado com cenas inesquecíveis que se tornaram marca registrada do diretor. Pois quem não se lembra da famosa cena de Eliot com ET na bicicleta? Ambos voando e passando pela lua? Claro que todos nos lembramos. E como não poderia ser diferente, novamente John Williams é a cereja do bolo e cria aqui uma de suas melhores trilhas sonoras de sua carreira. Com um verdadeiro casamento perfeito com a trilha e as cenas, nas quais arrancaram lagrimas de milhares de pessoas.
Curiosidade: Durante os testes para a escolha do protagonista de ET, o Extra-terrestre, Henry Thomas imaginou que seu cachorro tinha morrido e utilizou esta idéia em sua audição para o papel, na intenção de passar às pessoas a sensação de tristeza de seu personagem. Steven Spielberg gostou tanto que terminou chorando durante a audição e o escolheu para protagonizar o filme;
PARQUE DOS DINOSSAUROS
Sinopse: Um milionário vê seu parque de diversões, estrelado por dinossauros recriados por engenharia genética, sair do controle quando uma falha humana os deixa livres pelo parque e oferecendo perigo aos visitantes.
Adaptação do romance de Michael Crichton que recebeu três Oscar técnicos. Devido aos ultimo avanços em efeitos especiais na época (principalmente após a revolução vista em T2 em 1991) Steven recorreu ao estúdio de efeitos especiais do seu amigo George Lucas, a Liv Magic. O resultado visto na época (e até hoje) é de impressionar com tamanha perfeição quando é mostrado os Dinossauros andando ou contracenando com humanos. Depois disso o cinema jamais foi o mesmo, e qualquer coisa que antes parecia impossível de se adaptar para o cinema, começou a se tornar realidade.
Curiosidade: Por causa do início das filmagens de A Lista de Schindler, o diretor Steven Spielberg deixou o trabalho de pós-produção de Jurassic Park nas mãos de George Lucas, amigo pessoal de Spielberg.
Sinopse: Leo, Norberto e Paula são muito mais que amigos. No início de uma viagem para o litoral, conhecem um estranho que não fala. Os quatro partem em uma aventura em que o percurso é vivenciado sem pressa.
Primeiro longa metragem do diretor Gaucho Fabiano Souza. Depois da passagem em curtas como Um Estrangeiro em Porto Alegre (1999) e Cinco Naipes (2004), demonstra total controle em longa metragem, com uma trama simples, mas que tem muito a dizer, mesmo com um dos protagonistas que surge mudo e sai calado, mas que se torna o melhor personagem de toda a trama, interpretado com excelência pelo ator Rafael Sieg. Esse, surge do nada, e sem querer, se une ao trio de amigos “coloridos” (Marcos Contreras, Miriã Possani e Marcelo Adams) e partem para uma viagem, bem ao estilo "road movie", e durante o percurso, curtem ao máximo os lugares que passam, embalado com muita azararão, sexo e bebida.
O passado do quarteto pouco é explorado, principalmente do personagem de Rafael Seg, mesmo tendo afinidade com o personagem de Contreras. Tudo que sabemos é que tem medo de ambulância, e seja o que for algo de muito ruim deve ter acontecido, mas as perguntas jamais são respondidas, e é ai que o filme ganha pontos, ao fazer o espectador tirar suas próprias conclusões.
O melhor fica no terceiro ato do final da trama, onde o foco fica em torno somente de Sieg e Contreras, e como cenário somente a praia, dando a sensação de que chegaram ao nada, e tudo que resta é somente os dois juntos, para preencherem o vazio que ambos sentem perante a solidão que existe no lugar, que pode ser interpretado em muitos sentidos, como o fim do mundo ou o começo de uma nova vida para ambos, mesmo que isso leve a dupla para caminhos diferentes.
Com o resultado tão positivo, Sousa já esta sendo convidado para dirigir novos projetos, e se colocar essa mesma vitalidade e o desejo de criar algo no mínimo original, como foi neste longa, podemos esperar pro ótimos filmes futuros desse ótimo cineasta.
O Veneno esta na mesa
Sinopse: Documentário que revela os males da indústria dos agrotóxicos e quais são as conseqüências em meio aos alimentos.
Pequeno documentário, mas que tem muito a dizer. O que não deixa de ser polemico, já que não é sempre que um filme bate de frente com algo que o próprio governo financia. Dirigido por Silvio Tendler, o filme propõe uma dura reflexão mas que é preciso ser olvida e sentida, já que o Brasil é um dos países que mais usa e abusa do diariamente do agrotóxicos nos alimentos. Atualmente, o brasileiro é o povo que mais consome agrotóxico em todo o mundo, sendo 5,2 litros a cada ano por habitante. A conseqüência como mostra o documentário são preocupantes, principalmente se levarmos em conta a origem do agrotóxico em si, que foi usado em duas épocas de guerra distintas, como a segunda guerra e o conflito do Vietnam, com imagem fortes e desconcertantes.
Indispensável, para aqueles que realmente se preocupam com o que ingere no dia a dia.
Em Cartaz: CineBancários: Rua General Câmara, nº 424 - Centro Porto Alegre / RS
Nos dias 22 e 23 de outubro, estarei participando do curso O FANTASTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, na Rua General da Câmera 424 – Porto Alegre/RS. Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme que esse fantástico diretor criou e que foi um dos primeiros que fez nascer o conceito “blockbuster”.
OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Sinopse: Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras conteria "Os Dez Mandamentos" que Moisés trouxe do Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.
Projeto dos sonhos de George Lucas (junto com Star Wars), cuja historia é toda dele. Contudo, como estava ocupado com a trilogia espacial, Lucas decidiu dar o trabalho de direção para seu colega e amigo Steven Spielberg, que na época, estava interessado em fazer um filme de 007. Lucas o persuadiu, e o convenceu que Indiana Jones seria um filme muito melhor. Com a escolha de Harrison Ford como protagonista, a produção seguiu adiante de vento e poupa. O resultado é um dos melhores filmes de aventura de todos os tempos. O filme diverte com um ritmo vertiginoso com as constantes reviravoltas inspirado nos antigos seriados apresentados nas matines antes ou depois do filme principal. Vencedor de 4 Oscar.
Curiosidade: Nos hieróglifos encontrados por Indiana Jones no Poço das Almas, podem ser vistos, direita de Indy, inscrições com as palavras R2-D2 e C-3PO, outra homenagem saga Guerra nas Estrelas.
INDIANA JONES:
E O TEMPLO DA PERDIÇÃO
Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) tem agora que resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro, para libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.
O heróico personagem da fabulosa aventura anterior volta a agir desta vez, numa aventura situada em tempo anterior. Contem cenas inesquecíveis que garantiram o Oscar de efeitos visuais. As seqüências são marcantes como o musical de abertura (Anything Goes, “Vale Tudo”), a dança da morte no cabaré em polvorosa, a pane do avião, o ritual satânico e a luta da ponte Pênsil.
Curiosidade: O clube que aparece logo no início do filme chama-se "Club Obi-Wan", uma referência à saga Guerra nas Estrelas, elaborada por George Lucas.
INDIANA JONES:
E A ULTIMA CRUZADA
Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) desta vez enfrenta os nazistas para salvar seu pai (Sean Connery) e encontrar o Santo Graal, o cálice sagrado.
Conclusão da trilogia de aventura iniciada com Os Caçadores da Arca Perdida. O grande destaque dessa terceira aventura esta no duelo de interpretação entre Ford e Connery, cuja química de ambos é prazeroso de assistir e juntos, protagonizam momentos de grande emoção e humor acavalar, como na cena hilária em que a dupla tenta escapar de um avião nazista dentro de um túnel. A ótima seqüência de abertura estrelada por River Phonix deu origem a elogiada (e curta) serie do Jovem Indiana Jones. A decifração do enigma da caverna e os heróis partindo embora durante o por sol (embalado pela inesquecível trilha de John Willians) fechou com chave de ouro essa inesquecível trilogia. Oscar de efeitos sonoros.
Curiosidade: O diretor Steven Spielberg incluiu na cena de abertura um tributo pessoal à sua experiência como escoteiro, quando garoto.
INDIANA JONES:
E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL
Sinopse: 1957. Indiana Jones (Harrison Ford) e seu ajudante Mac (Ray Winstone) escapam por pouco de um encontro com agentes soviéticos, em um campo de pouso remoto. Agora Indiana está de volta à sua casa na Universidade Marshall, mas seu amigo e reitor da escola, Dean Stanforth (Jim Broadbent), explica que suas ações recentes o tornaram alvo de suspeita e que o governo está pressionando para que o demita. Ao deixar a cidade Indiana conhece o rebelde jovem Mutt Williams (Shia LaBeouf), que tem uma proposta: caso o ajude em uma missão Indiana pode deparar-se com a caveira de cristal de Akator. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e bela Irina Spalko (Cate Blanchett), cujo esquadrão de elite está cruzando o globo atrás da Caveira de Cristal.Sinopse: O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) desta vez enfrenta os nazistas para salvar seu pai (Sean Connery) e encontrar o Santo Graal, o cálice sagrado.
Filme que retorna (depois de vários anos) as aventuras do corajoso arqueólogo. Com a idade já um tanto avançada, o filme explora as dificuldades do personagem perante a um mundo diferente se comparado da época de suas primeiras aventuras. O filme aproveita homenagear os filmes de ficção cientifica B dos anos cinqüenta, ao mesmo tempo, busca um tempinho para explorar as paranóias da guerra fria.
Se comparada aos filmes anteriores, (principalmente ao terceiro e melhor filme do cine serie) essa nova aventura é um tanto que inferior, mas não menos divertida, e que retorna com elementos e personagens que fizeram sucesso nas aventuras anteriores.
Curiosidade: Harrison Ford passou 3 horas por dia na academia e fez uma dieta composta principalmente de peixe e vegetais, para voltar a interpretar Indiana Jones. Steven Spielberg declarou que ficou tão impressionado com a forma física de Ford que não conseguia perceber diferenças entre as cenas por ele rodadas para o 3º e o 4º filme da série.
Sinopse: Sílvio Tendler comprova que o Brasil está envenenando diariamente sua população a partir do uso abusivo de agrotóxicos nos alimentos. Atualmente, o brasileiro é o povo que mais consome agrotóxico em todo o mundo, sendo 5,2 litros a cada ano por habitante. As conseqüências, como mostra o documentário, são desastrosas.
COPACABANA
Sinopse: Jovial e inconsequente, Babou (Isabelle Huppert) passou a vida ignorando as convenções sociais. Nunca se casou ou teve um emprego fixo, e levou uma vida nômade ao lado da filha Esmeralda (Lolita Chammah), que acabou se envergonhando da mãe e não planejando convidá-la para seu casamento. Ferida em seu amor maternal, Babou decide mudar. Vai atrás de um emprego e é contratada para vender apartamentos no litoral em pleno inverno. Para sua própria surpresa torna-se a funcionária modelo e agora precisa encontrar um presente de casamento digno de sua filha e, ao mesmo tempo, sincero de sua parte.
Hiroshima – Um Musical Silencioso
Sinopse: Praticamente sem diálogos e com muita música (rock contemporêneo), acompanha um dia na vida de um jovem (o irmão do diretor, Juan Andrés Stoll) que tem uma banda de rock e trabalha numa padaria.
Os Três Mosqueteiros 3D
Sinopse: DArtagnan vai a Paris buscando se tornar membro do corpo de elite dos guardas do rei os mosqueteiros. Chegando lá após acontecimentos singulares ele conhece três mosqueteiros conhecidos como os inseparáveis: Athos Porthos e Aramis.
Não Tenha Medo do Escuro
Sinopse: Sally Hurst (Bailee Madison) uma criança solitária e introvertida acaba de chegar a Rhode Island para morar com o pai Alex (Guy Pearce) e a nova namorada dele Kim (Katie Holmes) na mansão do século 19 que eles estão reformando. Enquanto explora a ampla propriedade a menina descobre um porão oculto intocado desde o estranho desaparecimento do construtor da mansão um século antes. Quando Sally inadvertidamente liberta uma raça antiga e obscura de criaturas que conspiram para dragá-la para as profundezas infinitas da misteriosa casa ela precisa convencer Alex e Kim que não se trata de uma fantasia antes que o mal que espreita na escuridão os consuma.
Nos dias 22 e 23 de outubro, estarei participando do curso O FANTASTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, na Rua General da Câmera 424 – Porto Alegre/RS. Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme que esse fantástico diretor criou e que foi um dos primeiros que fez nascer o conceito “blockbuster”.
CONTATOS IMEDIATOS DE 3º GRAU
Sinopse: Roy Neary (Richard Dreyfuss) é um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Como ele diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.
Apesar do filme ter sido lançado no mesmo ano do arrasa quarteirão do amigo George Lucas (Star Wars) e por focar a historia num lado menos aventureiro da ficção cientifica, o filme se tornou um dos grandes sucessos da carreira do diretor, que se estabeleceu de uma vez por todas como um dos melhores diretores que surgiram na década de 70. Com um toque especial de Spielberg, clima envolvente, efeitos especiais competentes, que mesmos nos dias de hoje, não envelheceram, e uma antológica seqüencial final que se tornou magistral de tão mágica e envolvente. Alias, vale salientar que (assim como em Tubarão) John Willians foi encarregado da trilha sonora do filme, mas não foi só isso, já que seu talento foi usado para a criação da famosa cinco notas musicais que servia de uma forma de contato com os Ets, e com isso, novamente sua trilha serviu de papel fundamental para a trama.
Com um excelente elenco (com a presença do meu diretor Frances favorito François Truffaut, num papel de um cientista), a produção ainda foi agraciada com Oscar de melhor fotografia. Atualmente, se encontra o DVD da produção em três versões, uma do lançamento da época, outra em uma edição especial (com a famosa cena do protagonista dentro da nave mãe) e uma versão definitiva, segundo as próprias palavras do diretor.
Curiosidade: Para realizar a cena em que o garoto Barry Guiller se surpreende com os extraterrestres, o diretor Steven Spielberg usou um truque inusitado. A fim de captar exatamente as emoções que queria do garoto, Spielberg pediu a dois integrantes da equipe que se fantasiassem, um de palhaço e outro de gorila, e se escondessem em grandes caixas que estavam no set de filmagens. Quando a cena começou a ser rodada os dois deixaram repentinamente as caixas a fim de assustar o menino, com o integrante fantasiado de gorila segurando uma câmera e registrando tudo. Logo após Spielberg ordenou que fosse retirada a máscara de gorila, o que fez com que o garoto abrisse um grande sorriso.
Neste mês das bruxas, vamos relembrar de umas das sessões de filmes que agente assistia na TV que mais deixou saudades, o Cine Trash. O programa comandado pelo saudoso Zé do Caixão exibia filmes de terror de baixo orçamento, mas muitos se tornaram pequenos clássicos do gênero e que muitos se lembram com bastante saudosismo.
A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1990)
Sinopse: Numa cidadezinha, a queda de um meteoro trasforma os mortos em zumbis canibais, que saem de suas tumbas e passam a perseguir os vivos. Pessoas amedrontadas tentam se proteger do ataque numa fazenda, mas os zumbis são ferozes e numerosos.
Apesar da sessão da Band ter se dedicado exclusivamente a filmes B de baixíssimo orçamento e que na maioria das vezes eram desconhecidos pela maioria do publico, houve muitos casos de filmes de grande quilate que foram exibidos nesta sessão e que passaram a virar clássicos do horário da tarde da programação, e com esse, não foi diferente. O primeiro contato que eu tive com filmes de zumbis foi justamente com esse filme, graças ao programa Cine Trash. Nem imaginava que se tratava de uma refilmagem de um clássico de Romero de 1968e quando falavam da Noite dos Mortos Vivos, sempre achava que era sobre esse filme de 1990. Mas convenhamos, apesar da maioria das refilmagens de certos clássicos nunca prestar, essa versão em cores chega a ser tão boa quanto a original. Claro que muito se deve o fato do próprio Romeroretornar nesta refilmagem, e com isso, foi sucesso garantido. Muito fiel ao filme original, mas diferente do clássico, esse possui um orçamento mais generoso e com isso, possui cenas muito mais elaboradas e efeitos especiais e de maquiagem de primeira. Mas diferente do passado, Romero retornou aqui como produtor e roteirista, sendo que o cargo de direção ficou para Tom Savini que na época era um dos mais requisitados maquiadores de filmes de terror e atualmente muitos se lembram dele atuando como coadjuvante em filmes doRobert Rodrigues comoUm Drink no Inferno.