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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 21 de abril de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (21/04/2023)

 A MORTE DO DEMÔNIO – A ASCENSÃO

Sinopse: Um conto distorcido de duas irmãs distantes cujo reencontro é interrompido pela ascensão de demônios possuidores de carne, empurrando-as para uma batalha primordial pela sobrevivência enquanto enfrentam a versão mais aterrorizante da família imaginável.


BEAU TEM MEDO

Sinopse: Em BEAU IS AFRAID, Beau (Joaquin Phoenix) é um homem paranoico que embarca em uma odisseia épica para visitar a casa de sua mãe controladora. Inteligente e ousado, o filme foi escrito, produzido e dirigido por Ari Aster (“Hereditário” e “Midsommar - O Mal Não Espera a Noite”).



A TERRA NEGRA DOS KAWA

Sinopse: Um grupo de cientistas faz escavações em terrenos no interior do Amazonas em busca de uma terra preta fértil, usada para fins agrícolas. Conforme se aproximam do sítio dos indígenas Kawa, notam que a terra adquire poderes energéticos e sensoriais. Obs: Dia 22/04 às 15:30 - Sessão para professores cadastrados e aberto ao público.



OS TRÊS MOSQUETEIROS: D’ARTAGNAN

Sinopse: D‘Artagnan é um jovem que sonha em fazer parte da guarda real e se juntará aos famosos soldados do Rei, os Três Mosqueteiros. As coisas ficam mais emocionantes quando, em um período de guerra, o jovem mosqueteiro começa a viver uma paixão que o coloca no rastro da verdadeira vilã: Milady de Winter.


RIO DOCE

Sinopse: Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente, quando conhece as suas meias irmãs, fato que o leva a questionar a sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos. Morando em Rio Doce, na periferia de Olinda, região metropolitana do Recife, ele luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo, ele fortalece laços afetivos, transformando assim sua forma de ser e de ver o mundo.


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quinta-feira, 20 de abril de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Super Mario Bros: O Filme'

Sinopse: Mario é um encanador junto com seu irmão Luigi. Um dia, eles vão parar no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach, mas ameaçado pelo rei dos Koopas, que faz de tudo para conseguir reinar em todos os lugares. 

Muitas pessoas se perguntam por que as adaptações de video game para o cinema falham quando são lançadas. Se já houve um tempo que adaptar HQ já era complicado, por outro lado, levar um jogo para as telas e que desse certo era quase impossível, mas isso se deve ao fato que esse entretenimento somente funcionava em sua fonte original, já que a sua trama era simples e direta e sendo praticamente complicado adaptar história como essa sem que faça alguns ajustes para que se torne um grande filme. E se no passado já era complicado a missão de hoje é ainda mais complexa, já que os jogos de hoje já são praticamente um filme então para que adaptar para o cinema?

Talvez o segredo para que uma adaptação não falhe é saber ser sincero com a sua fonte original e ao mesmo tempo poder casar-se com a linguagem cinematográfica. "Mortal Combate - O Filme" (1995), foi por muito tempo uma das melhores adaptações, ao ser fiel, simples, mas possuindo uma linguagem que o cinéfilo entenderia do começo ao fim dela. Pois bem, chega então aos cinemas "Super Mario Bros: O Filme" (2023), que não tem vergonha de ser fiel a sua fonte original e o que faz dele ser tão bom.

Dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic, o filme conta a história de Mario (Chris Pratt), um encanador qualquer no bairro de Brooklyn junto com seu irmão Luigi (Charlie Day). Um dia, Mario e Luigi vão para no reino dos cogumelos, governado pela Princesa Peach (Anya Taylor-Joy), mas ameaçado pelo rei dos Koopas, Bowser (Jack Black), que vai fazer de tudo para conseguir reinar todos os lugares. É então quando Luigi é raptado por Bowser e o usa para procurar Mario, o único capaz de deter o Koopa e restabelecer a paz.

Basicamente é somente isso a trama, onde os dois protagonistas principais se envolvem em uma situação surreal, mas que era funcional no jogo. Falando nele, é surpreendente que todos os desafios, artifícios e prêmios são adaptados fielmente para o filme, desde o fato de Mario bater em caixas especiais para se tornar forte, como também as flores e cogumelos que lhe dão, tanto a força para vencer, como também enfraquecer. Aliás, o cenário do reino dos cogumelos é desde já um dos mais fantásticos do ano, onde cada detalhe de luz e cores formam um belo mosaico surreal e cuja profundidade é ainda mais sentida principalmente se você for em um cinema de qualidade e que respeite a obra.

Rápido no gatilho, o roteiro não dá espaço para dramas ou apresentação muito longa sobre os personagens principais, sendo que tudo é feito de uma forma básica, ligeira, mas ao mesmo tempo compreendida por todas as idades. Acho que o segredo do sucesso está neste ponto, ao saber vender a obra para essa nova geração, mas não se esquecendo daqueles que ficavam jogando o jogo pela Nintendo até tarde da noite. Portanto, não se surpreenda, por exemplo, se você começar a sentir certa vertigem em alguns momentos, pois os personagens nunca param, correm e pulam a todo momento e tudo embalado com uma trilha sonora familiar e que remete aos bons e velhos tempos dos anos oitenta.

É claro que algumas readaptações precisavam serem feitas, como no caso da Princesa Peach, que aqui não é uma mera princesa indefesa que espera ser salva, mas sim uma grande guerreira e que protege o seu povo não importa o que aconteça. Os demais seguem a cartilha de fidelidade pura, como no caso do vilão Koopas, cuja suas ambições podem até ser unidimensionais, mas que ao menos ganha uma veia cómica graças a voz de Jack Black. Já Mario e Luigi são 100% corretos na prática do bem, sendo personificações sobre a típica jornada do herói e que aqui funciona de acordo com a proposta principal da obra.

"Super Mario Bros: O Filme" é bom ao não ter vergonha alguma de ser o que é de acordo com a sua fonte original e os fãs de ontem e hoje só tem que agradecer. 


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 20 A 26 DE ABRIL DE 2023

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

3ª Terceira Guerra Mundial 


SALA PAULO AMORIM


FANTASPOA – FESTIVAL DE CINEMA FANTÁSTICO DE PORTO ALEGRE

Programação de filmes dedicados ao gênero fantástico, incluindo terror, fantasia e ficção científica.

SESSÕES ÀS 14h, 15h30, 17h30 E 19h30.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – A ESPOSA DE TCHAIKOVSKY Assista o trailer aqui.

(Zhena Chaikovskogo – Rússia/ França/ Suíça, 2022, 143min). Direção de Kirill Serebrennikov, com Alyona Mikhailova, Odin Lund Biron e Miron Fedorov. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: Antonina Miliukova é uma jovem bonita e inteligente que pertence a uma família da aristocracia russa. Apesar de ter o mundo a seus pés, seu maior sonho é se casar com o compositor Pyotr Tchaikovsky (1840 – 1893). O músico aceita o casamento para acabar com os rumores sobre sua sexualidade, mas, à medida em que o tempo passa, a relação fica insustentável. O filme é baseado no livro “Antonina Tchaikovsky: História de uma Vida Esquecida”, de Valeri Sokolov, e destaca o trabalho de Serebrennikov - que também é diretor de ópera e teatro – à frente de um filme de época.


17h15 – BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Documentário de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Clariô Filmes. 14 anos.

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.


19h – O PASTOR E O GUERRILHEIRO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 110min). Direção de José Eduardo Belmonte, com Johnny Massaro, Cesar Mello, Julia Dalavia. A2 Filmes. 14 anos. Drama.

Sinopse: Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília. O filme foi selecionado para a competição nacional do 50° Festival de Cinema de Gramado.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h - NOITES ALIENÍGENAS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 91min). Direção de Sérgio de Carvalho, com Gabriel Knoxx, Joana Gattis, Chico Diaz. Vitrine Filmes,16 anos. Drama.

Sinopse: Em Rio Branco, capital do Acre, a cultura do povo da floresta se mistura com as questões urbanas. É neste ambiente que três amigos de infância tentam viver suas vidas de adulto, trocando os sonhos da adolescência por uma realidade que insiste em ser dura e injusta - principalmente para quem vive em regiões periféricas. Primeiro longa feito no Acre, o filme foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado em 2022, levando os Kikitos de melhor filme, ator, atriz e ator coadjuvante e o prêmio do júri da crítica.


16h45 – O COLIBRI Assista o trailer aqui.

(Il Colibri - Itália, 2023, 125min). Direção de Francesca Archibugi, com Pierfrancesco Favino, Kasia Smutniak, Bérénice Bejo. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Adaptação do romance homônimo de Sandro Veronesi, o filme segue a jornada de Marco Carrera, mais conhecido como Colibri. Sua vida, como a de muitas pessoas, é marcada por grandes desafios e adversidades, conquistas e paixões. A história é contada por meio de memórias que conduzem o espectador de um período para outro, num tempo que vai do início dos anos 1970 ao futuro próximo.


19h15 – CLOSE (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUARTA, DIA 26) Assista o trailer aqui.

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.


MOSTRA DE CINEMA INDÍGENA ENTRE RIOS

Programação integrada à exposição ENTRE RIOS: SUL TERRA INDÍGENA, promovida pelo Instituto Estadual de Arte Visuais.


19h15 – TAVA, A CASA DE PEDRA (SOMENTE NA QUARTA, DIA 26) – ENTRADA FRANCA

(Brasil, 2015, 77min). Documentário de Ariel Duarte Ortega, Patricia Ferreira, Ernesto de Carvalho e Vincent Carelli.

Sinopse: O filme mostra a interpretação mítico religiosa dos Mbya-Guarani sobre as reduções jesuíticas do século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina. Acompanha o curta “No caminho com Mário” (20min), dos mesmos diretores.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 20 A 26 DE ABRIL

 ESTREIAS:

PARAÍBrasil/Drama/2018/81 min.

Direção: Vinicius Toro

Classificação Indicativa: Livre

Sinopse: Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.


RIO DOCE

Brasil-França/Drama/ 2021/90min

Direção: FELLIPE FERNANDES

Classificação indicativa:

Sinopse: Tiago é um jovem trabalhador que descobre a identidade do pai ausente, quando conhece as suas meias irmãs, fato que o leva a questionar a sua própria identidade às vésperas de completar 28 anos. Morando em Rio Doce, na periferia de Olinda, região metropolitana do Recife, ele luta para encontrar seu lugar no mundo. Nesse processo, ele fortalece laços afetivos, transformando assim sua forma de ser e de ver o mundo.

Elenco: Okado do Canal, Cíntia Lima,Carlos Francisco


EM CARTAZ:


O PASTOR E O GUERRILHEIRO

Brasil/Drama/2022/115min.

Direção: José Eduardo Belmonte

Classificação Indicativa: 14 anos

Sinopse: Em 1968, o jovem comunista João deixa a universidade e vai para uma guerrilha na Amazônia. É preso, torturado e enviado para a prisão em Brasília, onde encontra Zaqueu, um cristão evangélico preso por engano. Eles sofrem juntos, superam diferenças ideológicas, se ajudam e marcam um encontro para 27 anos depois, à meia-noite, na virada do milênio, em cima da Torre de TV de Brasília - mas João morre em um acidente de carro, em 1990. Em 1999, um velho coronel do exército suicida-se e deixa parte de sua herança para Juliana, filha bastarda fruto de seu relacionamento com a antiga empregada da casa. Através de um livro encontrado na casa, ela descobrirá que seu falecido pai foi o torturador dos dois jovens no passado e que o encontro marcado entre os rapazes não ocorrerá. O destino colocou Juliana na história e o encontro marcado terá um desfecho diferente do que foi combinado.

Elenco: Johnny Massaro,Cesar Mello,Julia Dalavia


HORÁRIOS DE 20 A 26 de abril (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: PARAÍ

17h: O PASTOR E O GUERRILHEIRO

19h: RIO DOCE


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Cine Dica: Streaming - 'Noites Brutais'

Sinopse: Uma jovem descobre que a casa que alugou já está ocupada por um estranho. Contra seu melhor julgamento, ela decide passar a noite, mas logo percebe que há muito mais a temer do que apenas um hóspede inesperado. 

Recentemente eu assisti há dois filmes de terror completamente diferentes um do outro que foram "Sorria" e "Você Não Estará Só". Se o primeiro consegue usar os clichês básicos do gênero para criar algo criativo, por outro lado, o segundo surpreende ao transitar entre o gênero fantástico e ao mesmo tempo explorar assuntos bastante abordados nestes últimos tempos dentro do subgênero "Pós-Terror". Por outro lado, "Noites Brutais" (2022) se destaca ao usar todos esses ingredientes em um só e agradando tanto aquela plateia que aprecia o básico como também aquela que procure algo que desafie a sua perspectiva.

Dirigido por Zach Cregger, o filme começa quando uma jovem (Georgina Campbell) vai para uma cidade para obter uma entrevista de emprego. Ela aluga uma casa em um determinado bairro para somente descobrir que o local foi reservado por engano e um homem estranho (Bill Skarsgård) já está hospedado lá. Contra seu melhor julgamento, ela decide passar a noite de qualquer maneira, mas logo descobre que há muito mais a temer na casa do que o outro hóspede.

O filme começa já com um clima mórbido, com uma noite chuvosa e cuja a trilha ecoa vozes e gritos de pessoas aparentemente desesperadas. O cenário principal parece uma espécie de versão alternativa do clássico "Psicose" (1960) e logo de cara já tememos pelo destino da protagonista, já que o ator que interpreta o rapaz misterioso que se encontra no local é figura conhecida dos filmes de terror pois basta a gente se lembrar dele como o palhaço demoníaco de "IT - A Coisa"(2017). Porém, o filme vai se enveredando para situações que fogem de nossa perspectiva e elevando a nossa tensão na medida em que a trama avança.

O cenário, aliás, é cheio de surpresas, onde cada camada descascada se revela algo que nos faz a gente montar um verdadeiro quebra cabeça e quando achamos que descobrimos o grande segredo, eis que nos damos conta que fomos bastante ingênuos. Zach Cregger surpreende ao quebrar por um momento a linha narrativa, ao nos apresentar uma nova subtrama e com um novo personagem, mas que somente faz com que esse mesmo acabe caindo no cenário principal da história. Como se não bastasse eis que temos uma volta no tempo brusca e revelando que o grande segredo daquele cenário já se encontrava vivo muito antes do que nós imaginávamos.

Tudo isso embalado por fórmulas já usadas dentro do gênero, mas que para nossa surpresa nos soa fresco, principalmente por saber brincar com as nossas previsões que se encontravam erradas até aquele momento. Para a minha surpresa, o filme nos passa uma crítica ácida com relação a própria sociedade norte americana, que desde sempre quer nos passar que possuem uma realidade perfeita, quando na verdade podem esconder terríveis segredos por detrás da porta. Não deixa também de ser interessante, por exemplo, a questão do machismo explorado na história, já que ao longo do tempo diversas mulheres são abusadas por homens aparentemente simples, mas que se revelam verdadeiros monstros e sendo responsável por criar um cenário caótico.

O ato final é surpreendente ao saber jogar isso no nosso colo sem medo, ao ponto de não faltar até mesmo um retrato peculiar das forças que se dizem ser as nossas protetoras, quando na verdade se encontram atualmente cada vez mais alienadas e pouco se importando com a vida humana. Nada mal para um filme cujo o projeto foi recusado por diversos estúdios, pois eles não tinham uma noção do grande potencial que nasceria disso.

"Noites Brutais" é um exemplo sobre criatividade muito bem alinhada com os velhos recursos e ideias do gênero de horror, mas que sendo bem conduzida acabam nos surpreendendo e isso já um grande feito. 

Onde Assistir: Star+

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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Terceira Guerra Mundial'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 22/04/2023, sábado, às 10:15 da manhã

"Terceira Guerra Mundial" (World War 3 / Jang-e jahani sevom)

Irã, 2022, 117 min, 16 anos


Direção: Houman Seyyedi

Elenco: Mohsen Tanabandeh, Neda Jebraeili, Mahsa Hejazi, Navid Nosrati

Sinopse: Shakib é um operário sem-teto que não consegue superar a perda de sua esposa e filho em um terremoto anos atrás. Nos últimos dois anos, ele passou a se relacionar com Ladan, uma mulher surda e muda. O canteiro de obras em que ele trabalha serve de cenário para um filme sobre as atrocidades cometidas por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Inesperadamente, ele recebe um papel no filme, uma casa e a chance de um recomeço.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

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terça-feira, 18 de abril de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Babilônia'

Sinopse: Decadência, depravação e excessos escandalosos levam à ascensão e queda de vários sonhadores ambiciosos na Hollywood dos anos 1920. 

Damien Chazelle se tornou em pouco tempo um dos cineastas autorais mais promissores da Hollywood atual. Nunca me esquecerei da grande energia que eu senti quando testemunhei "Whiplash - Em Busca da Perfeição" (2015), ou da bela homenagem que o realizador faz com relação ao universo do cinema em "La La Land" (2017). Portanto, assistir "Babilônia" (2022) é novamente uma grande experiência, da qual o realizador presta uma bela homenagem a essa arte, mas desta vez de uma forma mais crua, mas não menos do que fantástica.

O filme conta história sobre grandes atores do cinema mudo no final da década de 1920, justamente quando o cinema passa a ser falado. Em 1926, o imigrante mexicano Manny (Diego Calva), ajuda a transportar um elefante para a festa do executivo da Kinoscope Studios. Lá, conhece a atriz Nellie LaRoy (Margot Robbie) e também a atriz Jane Thornton. Durante a festa, Manny passa a ver outros atores em suas versões menos glamorosas. Nellie acaba sendo recrutada para substituir Thornton na Kinoscope e rapidamente começa a ser a nova "it girl" de Hollywood, aparecendo em inúmeros filmes e sendo a mais amada. Porém, tanto ela como também o astro Jack Conrad (Brad Pitt), sentem na pele os ventos da mudança com a chegada do cinema falado.

Com o título inspirado em "Apocalipse 18:2-3", o filme é uma verdadeira subida ao paraíso para logo depois descer ao verdadeiro inferno na terra. É preciso avisar que para assistir ao filme deve estar consciente que não estará assistindo algo qualquer, mas sim uma obra autoral de um realizador que usa e abusa da edição de uma forma vertiginosa e cuja sua câmera é quase que frenética do começo ao final dela. Imagine "Whiplash" em doses cavalares e terá uma verdadeira montanha russa em sua frente e da qual sintetiza toda a luxuria, festas, drogas e riquezas em abundância da época do cinema mudo.

Abertura, aliás, acontece de tudo um pouco, desde o surgimento de um elefante dentro de uma festa bestial, como também a mesma estar ocorrendo muito sexo, dança, luzes, bebida e como se não houvesse amanhã para aqueles seres inquietantes. Em meio a isso, acompanhamos os primeiros passos do sucesso da protagonista Nellie, interpretada de forma estupenda por Margot Robbie e cuja mesma está à vontade em colocar para fora toda a sua loucura que havia construído para sua versão como Arlequina. Quanto ao personagem Brad Pitt nada mais é do que a representação de muitos astros daqueles tempos, mas que já estava sentindo os tempos mudando.

Damien Chazelle não poupa esforços em retratar como se fazia um filme naquela época, já que eram tempos em que se fazia tudo com a mão na massa e sendo de uma forma esplendorosa. Em um determinado momento, por exemplo, vemos uma guerra campal sendo filmada, mas ao mesmo tempo a trilha sonora está sendo tocada ao vivo e muitos figurantes sendo feridos o tempo todo. Em meio a esse redemoinho, Nellie LaRoy dá os seus primeiros passos como atriz, onde Damien Chazelle consegue obter o melhor desempenho da carreira Margot Robbie e ao mesmo tempo sendo uma bela representação do cinema autoral perfeccionista daqueles tempos.

Ao menos durante duas horas o filme é basicamente isso, uma edição frenética onde acontece algo a todo momento e fazendo de o tempo correr de uma forma tão rápida que eu somente havia testemunhado algo parecido no filme "Cassino" (1995) de Martin Scorsese. Além disso, os planos-sequências que o realizador elabora é a cereja do bolo da parte técnica, já que ela possui inúmeros detalhes escondidos enquanto os personagens são acompanhados pela câmera e fazendo com que a gente exige de si mesmo uma atenção redobrada. Edição de arte e fotografia muito bem alinhadas, além de um figurino que faz jus aos anos mais libertadores daqueles artistas.

Contudo, o filme também é uma verdadeira crítica ácida com relação a própria Hollywood, da qual a mesma constrói os seus grandes astros, porém, basta qualquer deslise vinda dos mesmos para que sejam descartados pela toda poderosa fábrica dos sonhos. Isso é ainda mais acentuado quando é retratado a transição do cinema mudo para o falado e do qual arruinou a carreira de vários astros. Se isso já havia sido revisitado no clássico "Cantando na Chuva" (1952), ou mais recentemente em "O Artista" (2011), aqui é retratado de uma forma ainda mais dura, mas não poupando um humor acalorado, principalmente na cena em que a protagonista tenta se reajustar com o novo mundo.

Infelizmente o realizador tira o pé do acelerador perto da uma hora final, mas isso é justificável principalmente da forma em que os protagonistas se encontram, onde cada um está naquele momento enfrentando os seus próprios demônios. É interessante observar que, embora seja um retrato da transição do cinema mudo para o falado, não deixa de ser um filme que fala sobre as metamorfoses que o cinema vive enfrentando ao longo da história para continuar existindo, mas tendo diversas baixas ao longo do percurso. Portanto, ao vermos o personagem de Brad Pitt se dar conta que o seu tempo passou nós não estamos diante somente de uma atuação, mas sim do próprio astro falando sobre si próprio perante a Hollywood do século vinte um e da qual a mesma se encontra em uma metamorfose ainda indefinida, mas da qual irá traçar o próprio futuro do cinema.

Portanto, Damien Chazelle cria um paralelo do cinema de ontem e hoje, do qual sobrevive em meio a tantas mudanças, onde astros vivem e morrem devido a sua arte, mas ficando eternizados na tela grande. O tempo é o maior Juiz com relação a isso e os minutos finais talvez sejam um dos mais sublimes do cinema recente, onde o realizador presta uma homenagem a essa arte tão fantástica, mas da qual sofre em meio a ganância de produtores gananciosos enquanto a massa que vai ao escurinho do cinema curtir um belo filme e mal tendo consciência sobre isso. Um final corajoso para dizer o mínimo, mas que ganhou o meu total respeito.

"Babilônia" é uma lúcida carta de amor que Damien Chazelle faz ao cinema, cuja arte vem de altos e baixos ao longo de mais de cem anos, mas resistindo perante as mudanças inevitáveis que vão acontecendo. 

Onde Assistir: Apple TV, Google Play Filmes e Youtube.  


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